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Persil lança edição solidária a favor da Make-A-Wish

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A Persil acaba de lançar uma edição limitada, em parceria com a Make-A-Wish, com o objetivo de ajudar a realizar os desejos de crianças e jovens que sofrem de doenças graves

Assim, entre os dias 16 de novembro e 31 de março de 2021, por cada unidade de Persil Universal Gel Edição Limitada Make-A-Wish e de Persil Universal Pó Edição Limitada Make-A-Wish vendida, 10 cêntimos revertem a favor da Make-A-Wish para contribuir para a realização de desejos de crianças e jovens gravemente doentes.  A Persil e a Henkel garantirão uma doação mínima de cinco mil euros.

Responsabilidade social

A Fundação Make-A-Wish está presente em mais de 50 países, nos cinco continentes, e conta com milhares de voluntários. Em Portugal desde 2007, e com mais de 1.400 desejos realizados, a Make-A-Wish procura concretizar desejos a crianças e jovens, entre os três e os 17 anos, em todo o território nacional, ao mesmo tempo que leva força, alegria e esperança.

Esta parceria junta-se a outras ações solidárias que a Henkel lançou, nos últimos meses, para ajudar a aliviar as consequências da crise sanitária, económica e social que também impactou bastante o trabalho ativo das associações de solidariedade social. Em abril, a multinacional alemã lançou um programa de solidariedade, a nível global e local, através do qual doou dois milhões de euros para o fundo Covid-19 à Organização Mundial de Saúde e à Fundação da Organização das Nações Unidas e outras organizações selecionadas, bem como cinco milhões de unidades de produtos de higiene pessoal e doméstica em todo o mundo.

Em Portugal, a Henkel Ibérica doou cerca de 225 mil doses de detergente para a máquina de lavar, 2.100 litros de detergente para limpeza do lar e 3.350 blocos sanitários para ajudar famílias carenciadas a manter a sua roupa e as suas casas limpas e higienizadas neste momento difícil.

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 17.11.2020

UHU apresenta nova gama de desumidificadores

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Os problemas de humidade afetam muitas casas e surgem, sobretudo, no inverno, quando chega o tempo mais frio e húmido

A UHU oferece algumas soluções simples que podem fazer toda a diferença.

O desumidificador UHU com 450 ou 900 gramas tem um design inteligente, apropriado a todas as recargas. É também seguro, já que contém clipes de segurança, para uma utilização mais fácil, e uma borda que previne o derrame de água quando movimentada. Além disso, funciona sem deixar marcas, não consome energia e possui 30% menos plástico.

Recargas 

Existem diferentes tipos de recarga para o desumidificador. O novo UHU Íman absorvente de humidade tem uma superfície de absorção 40% maior do que as pastilhas convencionais, que promove a circulação de ar e absorve a humidade mais rapidamente. Adequado para todos os equipamentos de desumidificação, funciona como um íman que elimina toda a humidade.

Em alternativa, existem os sacos de recarga, neutros ou com aroma a lavanda, prontos a utilizar e capazes de refrescar o ar sem consumir qualquer energia.

Já o Desumidificador Compact, disponível neutro ou com aroma a lavanda, combate eficazmente a humidade (relativa) excessivamente alta· A sua tecnologia de gel permite 300% de absorção e é 100% à prova de fugas. Não necessita de nenhum recipiente, podendo ser deixado diretamente no local pretendido, como guarda-roupas, caixotes do lixo e caixas de armazenamento, sacos desportivos, ou sapateiras.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 25.11.2020

Alta performance alavanca competividade no mercado de limpeza

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Novos hábitos do consumidor brasileiro priorizam eficácia, proteção e segurança

Por Estela Mendonça

A pandemia de COVID-19 colocou em evidência a indústria produtos de limpeza, com vendas globais em valor previstas para aumentar 4% em 2020, na previsão da Euromonitor, o dobro de antes da pandemia, quando a estimativa de crescimento era de 2%. “O mercado tem focado na higiene e eficácia, desfazendo anos em que ‘cheiro’, ‘suave’ e ‘sustentável’ eram as palavras da moda e onde havia um sentido palpável de ‘quimiofobia’”, disse a analista da Euromonitor, Camilla Butler.

Pesquisa encomendada pela SC Johnson, realizada em setembro, também destaca mudanças importantes no comportamento de limpeza dos brasileiros durante a pandemia da Covid-19. Cerca 63% dos entrevistados disseram que mudaram seus hábitos de desinfecção em suas casas e 69% das pessoas com filhos menores de 18 anos afirmaram que aumentaram as práticas de desinfecção doméstica.

Tatiana Ganem, gerente geral da SC Johnson Brasil

O levantamento também revelou que 67% dos brasileiros pretendem continuar desinfetando a casa pelo menos duas vezes por semana após a pandemia. “Esta pesquisa mostra que a pandemia mudou as percepções e hábitos das pessoas sobre como se protegerem. É muito importante que as pessoas mantenham seus hábitos de desinfecção como parte de suas rotinas de limpeza regulares para proteger suas famílias de vírus, germes e bactérias”, comenta Tatiana Ganem, gerente geral da SC Johnson Brasil.

Vendas surpreendem

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

Confirmando a tendência, as vendas de produtos de limpeza vêm superando as previsões da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A produção do setor cresceu 5,9% de janeiro a julho deste ano. O número é expressivo, já que as estimativas da Abipla antes da pandemia eram de alta entre 3% e 3,5% em 2020”, disse Paulo Engler, diretor executivo da entidade, durante sua participação no Household Summit, seminário online realizado entre os dias 6 e 7 de outubro.

As vendas online também aumentaram. Segundo pesquisa conduzida pelo Google, o segmento de limpeza, em julho, ficou em sétimo lugar nas buscas para as intenções de compras neste mês no Brasil.

Para a Euromonitor, o aumento foi mais notado no início da pandemia, à medida que consumidores ansiosos começaram a fazer uma limpeza mais frequente e completa com o aumento do uso de antibacterianos e alvejantes. “Esses comportamentos de limpeza ‘baseados em ameaças’ provavelmente continuarão no longo prazo. Os consumidores também estão aderindo às marcas clássicas de cuidados domésticos que conhecem e confiam nestes tempos incertos, com marcas clássicas de cuidados domésticos”, constata Camila.

Destaque regional

Gilmar Borscheid, diretor da Girando o Sol

Apesar de um quadro mais favorável para empresas maiores que oferecem produtos tradicionais, empresas menores ou com atuação regional precisarão provar que são eficazes, especialmente aquelas que focadas em sustentabilidade têm um desafio ainda maior.

A tradicional com atuação regional Girando Sol, sediada no município de Arroio do Meio (RS), fornecedora de produtos de limpeza na Região Sul viu suas vendas saltarem 60% entre março e abril e de 13% a 15% nos meses seguintes, segundo o diretor da companhia Gilmar Borscheid. Os produtos mais buscados foram água sanitária, desinfetantes, alvejante perfumado, sabão em barra e em pó, e detergente líquido.

Para aproveitar as boas oportunidades de negócios, a marca da Bettanin, também ampliou seu portfólio com EsfreBom Organic, limpador multiuso de vinagre, à base de álcool orgânico, que segundo o fabricante é biodegradável e está disponível em embalagem squeeze de 500 ml.

Já com a proposta de unir sustentabilidade, eficácia e preço acessível nasceu A Onda Faz Eco, marca curitibana de produtos de limpeza sustentáveis, criada pelas irmãs Stefania e Nicole Bonetti. Inicialmente com apenas três produtos: multiuso, lava-louças e lava-roupas, todos os produtos são veganos, com ingredientes naturais e embalagens feitas com plástico reciclado dos oceanos.

Um dos diferenciais, segundo Stefania, é o preço bem abaixo do cobrado por produtos similares. Com formulações biodegradáveis, totalmente produzidas com ingredientes naturais e sem substâncias tóxicas, os produtos são concentrados, prometem um rendimento três vezes maior do que as versões tradicionais do mercado. “Queremos dar opção aos consumidores que querem fazer a diferença, mas muitas vezes não possuem condições financeiras para investir mais de 30 reais em um lava-roupas, por exemplo”, reforça Stefania.

Multifuncionalidade

Também lançada recentemente, a marca UM® se posiciona como o primeiro smartclean do mundo. Segundo a empresa, sua formulação concentrada é capaz de identificar e remover a sujeira de várias superfícies, cômodos da casa e até roupas e louças. “UM® substitui mais de 20 produtos de limpeza convencionais, gerando uma economia de até 4 vezes”, garante o site da marca. Além disso, o produto é 100% biodegradável.

Limpeza e desinfecção

Por sua vez, as grandes empresas mostraram agilidade para lançar produtos que ofereçam a alta performance tão esperada pelos consumidores. A marca de Veja, da Reckitt Bekinser, reforçou seu portfólio de limpadores com dois produtos que garantem a remoção de sujeiras difíceis e eliminação de 99% do vírus e bactérias: Veja Banheiro Antibac e Veja Multiuso Antibac. De acordo com a empresa, as novidades trazem mais segurança e praticidade aos consumidores que procuram limpeza e desinfecção ao mesmo tempo, garantindo a eficácia contra bactérias e o vírus da Covid-19.

O novo Veja Banheiro Antibac, possui uma nova fórmula sem cloro, com fragrância mais suave, ação branqueadora e desinfetante, podendo ser usado em diversas superfícies, inclusive em metal. Já o novo Veja Multiuso Antibac traz fórmula com microbolhas de oxigênio ativo para remoção das sujeiras difíceis. O produto pode ser usado em diversas superfícies, como pias de cozinha, geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

Limpeza sem risco

A Casa KM também lançou recentemente o desinfetante Casa & Cuidado. Com poder 4 em 1, o produto limpa, desinfeta, desodoriza e perfuma, e pode ser utilizado em diversas superfícies – pisos, móveis, paredes e até mesmo em roupas. Ele tem ação comprovada contra germes, bactérias e até alguns vírus, como o SARS-COV-2, vírus da COVID-19. Disponível nas fragrâncias Brisa Serena, Escudo Floral e Perfeita Proteção, Casa & Cuidado vem em duas versões líquidas, regular e com gatilho, e uma versão sem fragrância de lenços desinfetantes, para assepsias rápidas. Sua fórmula promete proporcionar limpeza e proteção aos ambientes sem oferecer risco para os moradores e até mesmo cães e gatos.

A Colgate-Palmolive também investiu para aumentar a linha Pinho Sol, que se tornou tradição de várias gerações, com o lançamento de Pinho® Sol 2x Poder, que promete eliminar 99,9% das bactérias e germes em apenas 30 segundos, podendo ser usado em todos os cômodos da casa, além de portas, maçanetas e sapatos, inclusive na lavagem de roupas.

Oportunidades em lavanderia

As vendas de produtos de lavanderia permanecem ritmo semelhante ao pré-COVID-19, mas a pandemia criou novas oportunidades. A Mintel aponta que os consumidores estão mais propensos a claims mais atraentes de cuidados com a roupa. De olho em novas formas de atrair esses consumidores, a marca OMO, da Unilever, acaba de lançar em parceria com a Valisere, um detergente para roupas que também pode ser usado durante o banho para cuidar de peças mais delicadas, como sutiãs, calcinhas e biquínis: OMO Peças Íntimas e Biquínis, em embalagem pump de 300ml, com pH neutro e dermatologicamente testado. “Da fórmula a embalagem, foi tudo pensado para atender a necessidade de lavar com o cuidado e a delicadeza necessária as peças mais íntimas, para que fiquem como novas por mais tempo. OMO acredita que cada mulher é única e livre para cuidar da sua intimidade da forma que lhe faça bem. Algumas preferem lavar suas peças na lavanderia, outras usam o momento íntimo do banho. Muitas vezes, na correria cotidiana, esse é o único momento que as mulheres têm para focarem 100% em si e, pensando nisso, OMO Peças Íntimas e Biquínis pode ser utilizado durante o banho com tranquilidade”, revela Beatriz Seabra, gerente de marketing de OMO.

Baby Soft, marca do grupo Gtex Brasil, também anunciou o novo produto Sem Passar, um produto que, além de desamassar as roupas tem uma tecnologia que elimina maus odores. O produto, apresentado em embalagem de 300 ml com borrifador, deve ser aplicado diretamente sobre o tecido, esticando e alisando com as mãos.

“Dentre as tarefas domésticas, passar roupas é a atividade que os consumidores, de uma forma geral, menos gostam de executar. A ideia ao lançarmos o Sem Passar é resolver esta questão, facilitando o dia a dia de forma prática”, diz Segundo Marcos Santana, Gerente de Marketing da GTEX.

Enzimas combinadas com tensoativos

Formular um lava-roupas líquido enzimático sem precisar de estabilizantes, com alta eficácia na remoção de manchas sem danificar a fibra do tecido e, ao mesmo tempo, apresentar um impacto positivo ambientalmente, são algumas das propriedades entregues por OXIZYMES® F 0165. “Essa tecnologia desenvolvida para atender a necessidade do consumidor brasileiro que busca alto desempenho e praticidade nas formulações de lava-roupas líquidos”, ressalta Norma Gonçalves, especialista técnica de Care da Brenntag.

Norma Gonçalves, especialista técnica de Care da Brenntag

A partir da combinação sinérgica entre tensoativos e diferentes enzimas equilibradas e estabilizadas entre si, OXIZYMES® F 0165, resultado da parceria entre a Oxiteno e a Novozymes, é um ativo exclusivo e inovador para categoria. Norma explica que ele oferece alta praticidade na formulação, pois não requer a presença de estabilizantes nem de outros ativos. “Sua performance superior deve-se à combinação da ação das enzimas, que fragmentam as moléculas de sujeira, em associação com os tensoativos, que fazem a remoção desses fragmentos da fibra do tecido. Esse mecanismo reduz o tempo de ciclo de lavagem, o que aumenta a durabilidade do tecido”.

Segundo Norma, sustentabilidade é outro benefício agregado à inovação. Obtido de matérias-primas 100% renováveis, o OXIZYMES® F 0165 é seguro para o consumidor e para o meio ambiente. De acordo com o relatório de análise de ciclo de vida, ao fabricar um lava-roupas líquido com OXIZYMES® F 0165, são necessários 50% menos combustível fóssil e 5,5% menos consumo de água e redução em 15% na eutrofização aquática, entre outros aspectos ambientais. “Além disso, o lava-roupas líquido formulado com essa tecnologia será uma formulação suave que não irá agredir as mãos de quem manuseia”, completa.

Efeito easy-to-clean

Nas formulações de detergentes e produtos de limpeza de superfícies, as proteínas podem ser aliadas de alto desempenho, econômicas e compatíveis com a saúde dos consumidores e o meio ambiente. Esta é a proposta do concentrado líquido à base de proteína de colágeno NOVOTEC® CB800, da Gelita. No Brasil, toda a linha de proteínas funcionais NOVOTEC® é representada com exclusividade pela IMCD.

Natália Scagliusi, especialista de produto da IMCD

Segundo Natália Carvalho Scagliusi, especialista de produto da IMCD, o NOVOTEC® CB800 fornece limpeza com efeito easy-to-clean (fácil de limpar). “Este inovador aditivo potencializa a ação dos detergentes e agentes de limpeza, pois é constituído por moléculas proteicas naturais e poli funcionais, que aderem às superfícies, formando películas hidrofílicas, que facilitam a remoção de sujeira por aumentar a atração de água na superfície”, explica, destacando que ele também facilita a remoção de biofilmes.

“O resultado são superfícies limpas, que podem ser lavadas posteriormente com maior facilidade. Novas sujeiras não conseguirão penetrar na superfície, podendo ser facilmente removidas da película protetora”, garante Natália. Vários estudos comprovaram a eficiência do NOVOTEC® CB800, entre eles testes de limpeza em vidros e cerâmica, remoção de óleo de placas de metal e de efeito ante embaçante.

O NOVOTEC® CB800, que é facilmente aplicado em agentes de limpeza de base água e compatível com os principais tensoativos utilizados no mercado, não só permite resultados de limpeza perfeitos sem o uso de produtos químicos agressivos, mas também, por ser um bi polímero natural, ajuda a melhorar significativamente compatibilidade com a pele e a reduzir o risco de alergias.  “Neste momento de pandemia, em que as pessoas têm cuidado pessoalmente da limpeza da casa, o uso de produtos seguros se tornou ainda mais valorizado pelos consumidores”.

Mecanismo de ação do NOVOTEC® CB800

Como será 2021?

Embora com um 2020 melhor do que o previsto anteriormente, com a pandemia resultando em um aumento no consumo de produtos de limpeza doméstica, para a Euromonitor, no longo prazo, o crescimento em valor não é garantido e, como o impacto dos efeitos recessivos, os consumidores procurarão buscaram descontos e talvez reduzam o consumo de produtos premium.

“Os fabricantes precisarão ser ágeis para atender a essas necessidades em constante mudança dos consumidores, bem como responder aos novos requisitos de saúde, segurança e higiene”, alerta Camilla Butler, da Euromonitor.

Purificadores de ar – a mais recente tendência global de Wellness

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Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar mata cerca de 7 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, e os dados mostram que 9 em cada 10 pessoas respiram ar contendo altos níveis de poluentes.  

Não é nenhuma surpresa que a qualidade do ar se tornou uma preocupação. O ar tóxico é uma epidemia global, e a luta para purificar o ar que respiramos está esquentando, com indivíduos, organizações ativistas, tecnólogos e empresários não mais dispostos a esperar que os governos resolvam o problema.

A poluição do ar é um risco não só no ambiente externo, mas também no interno

“A poluição interna é um problema muito sério e uma ameaça à saúde, não apenas na China, mas em todo o mundo”, disse Sieren Ernst, fundador da consultoria ambiental Ethics & Environment, ao The Guardian. “A maioria das pessoas passa 90% de seu tempo em ambientes fechados, e as exposições que estamos obtendo dessa época permanecem em grande parte não examinadas.”

Na Coreia do Sul, as vendas de purificadores de ar triplicaram desde 2016, com o governo anunciando recentemente um plano para instalar os dispositivos em todas as classes do jardim de infância e pré-escolas. Na China, onde a poluição atmosférica severa está associada a cerca de 1,6 milhão de mortes evitáveis, cerca de 7,5 milhões de dispositivos foram vendidos no ano passado, ante 3,1 milhões em 2013.

O ar puro é um requisito para o bem-estar geral.  Consumidores preocupados com a saúde e o bem-estar e ambientalmente conscientes estão assumindo a redução da exposição à poluição do ar em suas próprias mãos, limitando os riscos à saúde bem documentados associados à inalação de partículas finas e ultrafinas.

Tendências de limpeza do ar do Global Wellness Summit:

Ação por meio da arte: uma instalação de arte imersiva do artista britânico Michael Pinsky chamada “Pollution Pods” captura os cheiros únicos das cidades mais poluídas do mundo, forçando os hóspedes a experimentar o que milhões sofrem todos os dias por causa do impacto humano na atmosfera.

Haloterapia: aquecer-se em cavernas de sal naturais e inalar sal é uma prática europeia centenária. Estudos confirmaram seus benefícios à saúde e o sal está ressurgindo. Os spas estão recriando o microclima natural da caverna de sal usando tecnologia que infunde sal puro e íons negativos no ar, e dispositivos domésticos de inalação de sal estão em alta.

Sensores pessoais de poluição do ar: Minúsculos sensores de bolso medindo dióxido de carbono, níveis de ozônio e partículas em suspensão se tornarão onipresentes. O crowdsourcing dos dados permitirá a medição precisa e em tempo real da qualidade do ar, alertando as pessoas sobre as áreas problemáticas.

Purificadores de ar pessoais inteligentes: Combine um sensor com um purificador de ar pessoal e um aplicativo para smartphone e você terá o Airbubbl, um novo produto que se concentra em limpar o ar que está poluindo o interior do seu carro, e o WYND, que promete “criar um  bolha de ar limpo ao seu redor, removendo poeira, alérgenos, fumaça e poluição do ar onde quer que você vá … refrescando o ar em um carro, avião, trem ou quarto de hotel! ”

A moda revida: as máscaras urbanas contra a poluição do ar se tornaram uma questão de moda, e a Airinum, com sede na Suécia, está trazendo essa tendência centrada na Ásia para a Europa. Há também roupas que mudam de cor ao monitorar a poluição em tempo real, e a promessa de roupas que eliminam a poluição antes que ela atinja a pele.

Tratamento antipoluição da pele: a qualidade do ar não é apenas um problema de saúde, mas as toxinas também criam fatores de estresse ambientais na pele – irritação, inflamação e envelhecimento prematuro. Os cuidados com a pele antipoluição estão se consolidando em linhas de produtos de beleza, especialmente na Ásia, tanto em proteção quanto em reparo, com vendas em alta. Os produtos antipoluição ou de proteção ambiental podem evoluir para uma categoria autônoma semelhante ao sol.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 03.11.2020

Condor relança a vassoura multiuso

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A Condor está relançando sua vassoura Varre Cantos. O produto possui cerdas sintéticas, macias, alongadas e anguladas, que alcançam a sujeira em cantos de difícil acesso e, por ser multiuso, pode ser usada em ambientes externos e internos.

Produzida para realçar a importância e a beleza da fauna e da flora brasileira, a nova edição da Varre Cantos possui uma combinação de cores e estampas bem característica: beija-flores, araras e tucanos, flores e plantas sul-americanas, como a costela-de-adão, embelezam seu cabo. E um verde vivo dá o acabamento em sua base.

“Os produtos do segmento de limpeza Condor são criados tanto para o uso durante a limpeza do lar como também para serem agradáveis aos olhos. Temos uma equipe que realiza um estudo profundo de tendências de cores e formas para tornar os produtos de limpeza versáteis em todos os sentidos. Este novo padrão de cores da Varre Cantos vem com a ideia de valorizar a fauna e a flora do nosso país”, conta Vanessa Gonzalez, responsável pelo Marketing do segmento de Limpeza da Condor.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Newtrade 27.11.2020

Girando Sol viu procura por produtos de limpeza aumentarem em 60%

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A Girando Sol foi agraciada com o prêmio de melhor fornecedora de produtos de limpeza do Rio Grande do Sul, novamente, neste ano

A empresa de Arroio do Meio vai receber seu 27º Carrinho Agas, reconhecimento da Associação Gaucha de Supermercados (Agas). Ela é a terceira maior vencedora do prêmio, só atrás das multinacionais Nestlé e Coca-Cola.

A conquista de 2020 é especial, considerando a pandemia da Covid-19, os novos cenários e ajustes que necessitaram ser feitos para que a produção, a comercialização e a logística de entrega não fossem prejudicadas. A Girando Sol doou mais de 25 mil litros de produtos para mais de 50 entidades e R$ 120 mil para o hospital da cidade.

A maior necessidade por produtos de higiene e limpeza na pandemia fez as vendas da empresa saltarem. Conforme o diretor, foram mais de 60% de crescimento nos meses de março e abril, pico da pandemia. No geral, a alta fica entre 13% e 15%.

Entre os produtos mais buscados estão água sanitária, desinfetantes, alvejante perfumado, sabão em barra e em pó, e detergente líquido.

Conforme Borscheid, o que atrapalha os resultados da empresa, no atual momento, é o câmbio, com o alto valor do dólar. De acordo com o gestor, cerca de 60% das matérias-primas utilizadas pela Girando Sol são dolarizadas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Independente 25.11.2020

Braskem e Haldor Topsoe produzem bio-MEG renovável a partir de cana de açúcar

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A Braskem e a dinamarquesa Haldor Topsoe anunciam a primeira produção de MEG (monoetilenoglicol) de origem renovável em escala de demonstração

Fruto da cooperação entre as duas empresas, o desenvolvimento da tecnologia MOSAIK de produção de bio-MEG vem progredindo conforme cronograma planejado, na unidade de demonstração localizada em Lyngby, na Dinamarca.

A unidade de demonstração iniciou sua operação em 2019 com o objetivo de demonstrar as principais características de design da tecnologia pioneira que transforma açúcar em MEG renovável. Desde então, outras áreas da unidade foram construídas, entraram em operação e o processo produtivo vem sendo otimizado.

O MEG é matéria-prima do PET (tereftalato de polietileno), que tem inúmeras aplicações e é fundamental para setores como o têxtil e de embalagens, principalmente garrafas de bebidas. Atualmente, o MEG é feito predominantemente com matérias-primas fósseis, como nafta, gás ou carvão. O mercado global de MEG representa um valor de aproximadamente 25 bilhões de dólares.

A tecnologia também produzirá, em menor quantidade, o MPG (monopropilenoglicol), produto com um amplo leque de aplicações que vão desde resinas poliéster insaturadas (UPR), muito comuns na construção civil, a produtos cosméticos.

A próxima etapa inclui a disponibilização de amostras para testes e validação com parceiros estratégicos. Os resultados de operação da planta de demonstração e da validação dos produtos serão essenciais para a tomada de decisão quanto à aplicação da tecnologia em escala comercial.

O desenvolvimento do bio-MEG é estratégico para a Braskem. “A primeira produção de MEG com a tecnologia MOSAIK representa um grande passo no desenvolvimento do nosso projeto e reforça o compromisso da Braskem com a Economia Circular por meio dos Químicos Renováveis. Essa tecnologia tem o potencial de revolucionar o mercado de PET. Por isso, estamos cada vez mais próximos de iniciar a construção dessa nova cadeia de valor, para entregar a solução sustentável que a sociedade procura”, avalia Gustavo Sergi, diretor de Químicos Renováveis e Especialidades da Braskem.

“Estamos extremamente satisfeitos por termos alcançado a primeira produção de MEG de base biológica junto com a Braskem. A Topsoe tem a visão estratégica de fornecer tecnologias para reduzir ou mesmo eliminar as emissões de carbono da produção de combustíveis e produtos químicos. Avançar nas tecnologias para produzir químicos de base renovável e torná-los uma opção comercialmente atraente é um passo essencial no caminho para um futuro mais sustentável ”, disse Kim Knudsen, Diretor de Estratégia e Inovação da Haldor Topsoe.

 

 

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 23.11.2020

Croda adquire Iberchem por € 820 milhões e ingressa no segmento de fragrâncias

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Croda International Plc (‘Croda’), a empresa de especialidades químicas que usa ciência inteligente para criar ingredientes e tecnologias de alta performance que melhoram vidas, e Iberchem, uma empresa líder global fabricante de fragrâncias e sabores, anunciam essa semana o seu futuro em conjunto

A Croda aceitou a aquisição da Iberchem, cuja sede fica na Espanha, por um valor total de €820m (c.£736m) livre de débitos ou créditos. Iberchem pertencia majoritariamente à empresa de investimentos francesa Eurazeo desde 2017.

As operações complementares das duas empresas combinadas com um programa de crescimento sinérgico trarão valor adicional aos clientes. Muitos clientes necessitam de ambos os ingredientes e as fragrâncias e podem contar com os benefícios do pensamento colaborativo e desenvolvimento completo de formulações graças a essa aquisição.

Iberchem continuará uma entidade independente com suporte extensivo da Croda, mantendo o atendimento aos seus clientes e colaborando com a Croda em vendas cruzadas e outras oportunidades de rendimento sinérgico. “Estamos muito contentes por adentrar a família Croda e fortalecer a nossa oferta de negócios” disse Ramón Fernández, CEO da Iberchem. “Além das suas atividades serem complementares, ambas empresas têm crescido e expandido suas atividades sob visões e valores fundamentais similares. A preservação da identidade da Iberchem, que é o motivo de nossos clientes confiarem em nós diariamente, foi de importância primordial para o time administrativo e estamos felizes com a forma com a qual a Croda tem sido compreensiva nesse aspecto. Estamos encantados por embarcar nessa nova aventura”.

Steve Foots, CEO na Croda, observou que “Nós conhecemos o time sênior e o negócio da Iberchem há muitos anos. Essa organização extraordinária se destaca por conta de sua forte exposição a mercados emergentes, por seu portfólio extenso de produtos de fragrâncias e sabores definidos para se adaptarem a tendências de sustentabilidade, por sua forte capacidade em P&D e por seu crescimento consistente ano-a-ano na última década. Ao unirmos os nossos negócios, nós criamos um serviço novo e completo para os nossos clientes no mercado de Consumer Care e uma plataforma estimulante de onde ambos os negócios poderão crescer nos anos seguintes. Estamos ansiosos por receber nossos novos colegas na Croda e alinhar a nossa expertise e as nossas redes de contatos.”

Household Virtual Summit 2020 reforça protagonismo do setor e reúne players importantes da indústria

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Com projeção nacional, evento se consolida como plataforma de atualização tecnológica e networking e faz participação crescer 30%

Por Estela Mendonça

O Household Summit 2020 – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, evento online organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, realizado entre os dias 6 e 7 de outubro, reuniu virtualmente profissionais e especialistas do mercado de produtos de limpeza, incluindo fornecedores de matérias-primas e serviços, fabricantes de produtos de limpeza, marcas, varejistas e entidades para discutir o futuro do setor no Brasil e no mundo. Foram abordados temas como os desafios do setor, práticas sustentáveis, assuntos regulatórios, inovações em ingredientes e formulações, insights, indústria 4.0, embalagens, movimentos e tendências.

Máquinas limpas

Mônica Simão, gerente de cliente para a América Latina da Mintel, trouxe um olhar para as tendências globais, projetando possíveis mudanças nas necessidades e comportamento do consumidor e o impacto da pandemia nas rotinas de cuidados com a casa. Ela apresentou duas tendências globais de cuidados domiciliares que moldarão o mercado como um todo, incluindo implicações para fabricantes, empresas, marcas e consumidores nos próximos 10 anos: máquinas limpas e juntos em isolamento.

Mônica Simão, gerente de cliente para a América Latina da Mintel

Em máquinas limpas, ela mostrou que o rápido avanço da tecnologia permitirá que os consumidores criem abordagens hiperpersonalizadas para gerenciar sua casa e sua saúde. “Nos próximos 10 anos, esperamos ver a automação residencial se tornar comum, com novos recursos adotados para atender às necessidades específicas dos consumidores. Ao mesmo tempo, alguns mercados verão uma reação contra a crescente dependência das máquinas, levando os consumidores a redescobrir um senso de comunidade”, explica Mônica.

Quanto à tendência juntos no isolamento, Mônica falou que a evolução das visões dos consumidores sobre o mundo levará a mudanças no que eles esperam da sustentabilidade e da responsabilidade social corporativa. “Sustentabilidade e responsabilidade social corporativa serão uma das principais áreas de foco das marcas na próxima década. Mas a maneira como abordam o assunto assumirá diferentes formas, especialmente à medida que a visão dos consumidores sobre o mundo evolui. A divergência entre localismo e globalismo, ao lado de mentalidades ativistas crescentes, concentrará a mente dos consumidores no que eles desejam das marcas e produtos que usam”.

Vendas surpreendem

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

A evolução do mercado de saneantes no Brasil nos últimos 5 anos foi o tema da apresentação de Paulo Engler, diretor executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. “A produção do setor cresceu 5,9% de janeiro a julho deste ano. O número é expressivo, já que as estimativas da Abipla antes da pandemia eram de alta entre 3% e 3,5% em 2020”, disse. As vendas de produtos de limpeza totalizaram R$ 26 bilhões em 2019, registrando um crescimento de 23,8% em relação ao ano anterior.

Menos impacto

Camila Vidal, gerente de novos projetos e parcerias da Eureciclo

Camila Vidal, gerente de novos projetos e parcerias da Eureciclo apresentou um panorama do atual da reciclagem dos resíduos sólidos no país e os desafios enfrentados. Ela também falou sobre o papel da Eureciclo e como funciona a parceria com as empresas e com todos os agentes da cadeia de reciclagem para reduzir o impacto ao meio ambiente. Segundo ela, a Eureciclo já conta com 98 operadores de triagem e cooperativas em 22 estados, 4500 vidas impactadas, 90 mil toneladas compensadas e 2700 marcas parceiras. “Precisamos atuar como a natureza nos ensinou, o mundo foi feito para uma economia circular e não linear”.

Case Baby Soft

Marcos Santana, head de marketing da GTEX

Um olhar mais profundo para o consumidor de produtos de limpeza permeou a palestra de Marcos Santana, head de marketing da GTEX, que apresentou o Case do Amaciante Baby Soft Infinit Care, lançado após uma ampla pesquisa das principais demandas e comportamentos desse novo consumidor. “Baby Soft Infinity Care é um produto inovador na categoria de amaciantes diluídos e o único no mercado com tecnologia que oferece oito benefícios para o cuidado e proteção das roupas”, destacou, elencando os atributos do produto: ação antiesgarçante, antiestática, rejuvenesce as fibras, fortalece os tecidos, protege as cores, combate os maus odores e promove maciez absoluta.

Metodologia multicritério

Eduardo Moura, supervisor de P&D da ASA Indústria

A jornada do consumidor, com foco na experiência que uma marca ou produto podem gerar conhecimento, a fim de alavancar negócios por meio de ferramentas e metodologias de aplicação, também fez parte da programação. A palestra de Eduardo Moura, supervisor de P&D da ASA Indústria, abordou a metodologia multicritério e a estratégia para que o formulador tenha uma percepção aguçada e capture os valores nos produtos para que estejam alinhados com os objetivos empresariais, como os hábitos do consumidor, que apoiem as tomadas de decisão. “O método Multicritério Smart para tomada de decisão é largamente utilizado devido à simplicidade, tanto das respostas exigidas pelo decisor, como também da análise que é feita sobre as respostas”.

Inovações em ingredientes

As inovações em ingredientes também foram destaque no evento. A Wana Química, que atua no mercado de home care desde 2013 e possui um amplo portfólio de ingredientes para as mais diversas formulações de saneantes, como detergentes líquidos, saponáceo cremoso, desinfetantes, gel de pinho, entre outros, destacou algumas de suas soluções para o mercado de produtos limpeza.

Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos da Wana Química

Entre os destaques, Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produtos, apontou a Linha ADWANA® de modificadores reológicos, que permitem viscosidade adequada a cada situação, elevada transparência após neutralização, excelente interação com eletrólitos, estabilidade na espuma e fácil aplicação, em formulações de detergentes líquidos, gel de pinho, entre outros.

Já os polímeros acrílicos especiais ecológicos da Linha POLIWAN® atuam como dispersantes de sujidades particuladas, evitando a sua redeposição nas superfícies e auxiliam sua eliminação no enxágue. “Eles também reduzem o tempo e aumentam a capacidade de processo, em formulações de lava-roupas líquidos e em pó, amaciantes, limpadores de superfície e outros itens”.

Outra indicação de Myrian é a Linha OPACIWAN®, composta por agentes opacificantes que podem ser utilizados em lava-louças, lava-roupas, desinfetantes, entre outros. “A linha possui excelente estabilidade ao congelamento e descongelamento, à ação mecânica, cisalhamento e calor. Também não interfere nas propriedades espumantes das formulações, além de ótimo pacote de preservação”.

Os itens da Linha WANSEQ® também são destaque da Wana Química. Segundo Myrian, eles atuam como agentes quelantes ecologicamente corretos (fonte renovável e biodegradável), que possuem ótima ação sequestrante em ampla faixa de pH, prevenindo a descoloração do produto. Além disso, a linha tem performance superior ao EDTA, NTA e fosfonatos, podendo ser utilizada em detergentes em geral, amaciantes, limpadores de superfície, entre outros.

“Possuímos um laboratório de pesquisa e desenvolvimento completo e uma equipe altamente qualificada de suporte técnico, que busca estabelecer uma parceria com cada cliente para atender todas as suas expectativas”, garante a executiva.

Fábrica da Wana em Jacareí (SP)

Soluções sustentáveis

Davi Pugliese, gerente de vendas para Home Care na América Latina da Croda

Davi Pugliese, gerente de vendas para Home Care na América Latina da Croda, falou sobre soluções sustentáveis, destacando a linha ECO de Surfactantes. “O consumidor está cada vez mais consciente e busca por soluções que ofereçam transparência sobre o que é o produto e o impacto dele para as pessoas e o planeta. A Linha Eco da Croda, além de oferecer uma linha completa de surfactantes 100% de origem biológica, também possui um processo de fabricação sustentável, reduzindo ainda mais a pegada de carbono do produto final”, disse.

A Polyorganic mostrou que é possível aliar sustentabilidade com qualidade e competitividade. Segundo Allan Lima, responsável pela área técnica e de vendas, a empresa otimizou suas tecnologias sustentáveis para os mercados de saneantes e cosméticos e lançou recentemente agentes quelantes verdes, derivados de aminoácido naturais, o que resulta em produtos ecológicos com 100% de biodegradabilidade. “Produtos já consolidados no mercado europeu e norte-americano, onde as restrições ambientais são maiores, POLYDISPERSE GLDA NA4 e POLYDISPERSE MDA NA3 são excelentes sequestrantes com atuação em ampla faixa de pH, além de uma resistência térmica superior aos tradicionais complexantes”, garante.

Angela Nogueira Fey, gerente de Sustentabilidade da Novozymes Latin America

Estratégias e desafios da Implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e os impactos no setor de produtos de limpeza foi o tema da palestra de Angela Nogueira Fey, gerente de Sustentabilidade da Novozymes Latin America. “Os ODS podem e devem ser encarados como tendência de consumo, já que mercados que apostam no desenvolvimento sustentável tendem a crescer até três vezes mais rápido. Os clientes clamam por produtos cada dia mais naturais e melhores para o meio ambiente e as enzimas podem ser a resposta a esta demanda”.

Rogério Collistochi, diretor comercial da empresa da Chemyunion

“A Chemyunion aceita o desafio de entregar benefícios relevantes em seus produtos para formulações de detergentes líquidos lava roupas e amaciantes, unindo praticidade no cuidado e consciência sustentável”, afirmou Rogério Collistochi, diretor comercial da empresa. “O Chemycare Color Proclean, por exemplo, utiliza tecnologia de ingredientes encapsulados em ciclodextrinas, no qual filtros solares e ativos naturais são liberados gradualmente, proporcionando cuidado e proteção duradoura aos tecidos coloridos, além de controlar o desgaste natural das fibras, reduzindo danos às roupas”, finaliza.

Daniela Tristão, coordenadora de Serviços Técnicos Mercosul da Stepan

Daniela Tristão, coordenadora de Serviços Técnicos Mercosul da Stepan, apresentou suas alternativas sustentáveis para formulações saneantes, dando exemplos de formulações desenvolvidas com matérias-primas com o selo ECOCERT (STEPANOL® WA EXTRA HA e STEPANOL® ALS 25-B), além da aminas óxidas AMMONYX® LMDO para melhoria de formulações concentradas e esterquats de fonte natural, que são ingredientes chave para os amaciantes. “A Stepan quis mostrar soluções de como dar o primeiro passo ao desenvolvimento de formulações mais sustentáveis, não só com matérias-primas de fonte natural, mas também com formulações concentradas, que diminuem a utilização de água.

Household Summit 2021

Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media

Para Murilo Marques, diretor da Innovation Business Media, esta edição do Household Summit, apesar de não poder ser realizada presencialmente, contou com 280 inscrições, uma participação cerca de 30% maior que a registrada em 2019. Como as palestras ficaram disponíveis por três semanas, 18% dos participantes acessaram ao conteúdo de acordo com sua disponibilidade.

“As palestras também agradaram, especialmente por serem sequenciais e trazerem o mix entre mercado, tecnologia, comportamento do consumidor e tendências, trazendo várias visões e ferramentas para auxiliar nesse momento de grandes mudanças nas rotinas de limpeza”, avaliou Marques, que informa que a próxima edição será realizada nos dias 5 e 6 de outubro de 2021, na capital paulista, em formato híbrido, presencial e com transmissão online.

Confira no quadro abaixo todas as empresas e organizações que patrocinaram e apoiaram a realização do seminário.

Pesquisa encomendada pela marca OMO mostra que não foi a pandemia que deixou os brasileiros mais solidários

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Encomendada pela marca OMO, a pesquisa mostrou que 96% dos brasileiros têm o desejo de realizar mais ações de solidariedade, mas apesar da intenção, apenas 27% efetivamente se envolvem hoje em ações solidárias coletivas

Não foi a pandemia que deixou os brasileiros mais solidários: 95% dos entrevistados já costumava praticar pelo menos uma ação de solidariedade antes da pandemia.

Os últimos meses têm sido, de fato, muito desafiadores. As pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a uma realidade inusitada e singular. Mas nem tudo foram notícias ruins, na verdade, a solidariedade fez e está fazendo bonito nesses tempos difíceis, e não foi a pandemia que deixou os brasileiros mais solidários. Esse foi um dos grandes destaques de uma pesquisa do Datafolha encomendada por OMO – marca sinônimo de categoria, presente em 8 de cada 10 lares do país -, que buscou conhecer mais sobre os hábitos e ações de solidariedade dos brasileiros antes e durante a pandemia.

O Datafolha ouviu por telefone mais de 1.500 brasileiros de diversas faixas etárias (a partir de 16 anos) nas regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro Oeste do país, entre os dias 01 e 08 de setembro. Os resultados da pesquisa trouxeram insights interessantes sobre os hábitos de solidariedade dos brasileiros. Entre os destaques, a pesquisa mostrou que 96% dos brasileiros tem o desejo de ser mais solidário e busca realizar ações para fazer o bem e promover um futuro melhor, mas muitas vezes não sabem o caminho certo para colocar essa solidariedade em prática .

Apesar da intenção de ser mais solidário, apenas 27% efetivamente se envolvem hoje em ações coletivas organizadas. A maioria (68%) age de forma individual e pontualmente por não conhecer outras formas e oportunidades realizar essas ações. Aproximadamente sete de cada dez respostas dos brasileiros relacionam ações de solidariedade principalmente com o ato de ajudar quem está precisando, como pessoas em situações mais frágeis e de vulnerabilidade social. Em contrapartida, apenas três em cada dez citações associam ações de solidariedade com atitudes coletivas, como ações para o bem estar comum, ajuda a instituições – como ONGs, orfanatos, hospitais, asilos, e com a prestação de serviços voluntários e comunitários.

Praticamente todos os brasileiros declararam que costumavam praticar pelo menos uma ação de solidariedade antes da pandemia. 95% dos entrevistados costumava ajudar pessoas conhecidas ou desconhecidas sempre que tinha uma oportunidade e fazia pequenas ações pelo meio ambiente (separar lixo reciclável, economizar água, entre outras ações). 86% das pessoas realizava doações e/ou arrecadações de produtos, roupas, alimentos e medicamentos. Um fato curioso é que o brasileiro se enxerga solidário (92% dos entrevistados), mas a percepção é menor quando se olha para o outro (68% não considera o próximo solidário). O brasileiro se percebe mais solidário em relação à sociedade como um todo, trazendo esse dever para si, mas entende que essa responsabilidade não é só dele. Dos entrevistados, 84% acreditam que a responsabilidade de realizar ações em prol da sociedade seja do governo ou de ONGs, enquanto 72% defendem que ela é também das empresas.

Outro dado que ganha destaque na pesquisa é que o brasileiro atrela o propósito das marcas com solidariedade. Quando solicitado para as pessoas compararem o papel das marcas em prol da sociedade antes e durante a pandemia, vemos uma tendência de aumento nessa percepção de 43% para 46%. Além disso, a pesquisa mostrou que o brasileiro considera que cuidar do meio ambiente também é solidariedade. 95% dos entrevistados fazem ações simples para proteger a natureza e 91% afirmam que querem deixar um mundo pelo menos um pouco melhor para o futuro.

“Buscamos cada dia mais nos dedicar a entender o brasileiro e neste cenário tão desafiador em que as pessoas tiveram que se adaptar rapidamente a uma realidade inusitada e singular percebemos a importância de valorizar o poder do coletivo na construção de uma sociedade melhor. Para falar sobre isso com mais propriedade e detalhar também qual o papel das empresas e marcas neste ponto precisaríamos entender mais a fundo sobre os reais hábitos de solidariedade dos brasileiros. Foi assim que surgiu a ideia de fazer essa pesquisa em parceria com Datafolha. O resultado nos trouxe alguns destaques bem interessantes que revelam que ainda há, sim, muito espaço para fazer o bem coletivamente e que todos devem ajudar a potencializar esse movimento. É muito bacana ver que, apesar dos efeitos negativos da pandemia, não falta gente disposta a ajudar a construir um amanhã melhor. Por isso, lançamos recentemente uma campanha, Poder do SOMOS, para levar essa mensagem positiva e inspiradora para a sociedade”, finaliza Eduardo Campanella, Vice Presidente Unilever.

 

 

 

 

 

Fonte: Marcas Mais 20.11.2020

Multi-Desinfetante com poder 4 em 1 chega ao mercado

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Casa & Cuidado Limpa, Desinfeta e Protege os Ambientes

A Casa KM apresenta o desinfetante Casa & Cuidado. Com poder 4 em 1, o produto limpa, desinfeta, desodoriza e perfuma, e pode ser utilizado em diversas superfícies – pisos, móveis, paredes e até mesmo em roupas.

Ele se destaca por ter eficácia comprovada contra germes, bactérias e até alguns vírus, como o SARS-COV-2, vírus da COVID-19. O Casa & Cuidado chega ao consumidor como um aliado no combate ao Coronavírus, trazendo limpeza e proteção para a casa.

Disponível nas fragrâncias Brisa Serena, Escudo Floral e Perfeita Proteção, Casa & Cuidado vem em duas versões líquidas, regular e com gatilho, ambas de 500ml e uma versão sem fragrância de lenços desinfetantes, para assepsias rápidas que visam a praticidade para o consumidor e ajudam na limpeza do dia a dia.

Sua fórmula proporciona limpeza e proteção aos ambientes sem oferecer risco para os moradores e até mesmo cães e gatos.

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Fonte: GiroNews 20.11.2020

Venda disparou, mas ganho está mais difícil, diz Ypê

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Química Amparo prevê expansão no Nordeste e investe em nova fábrica

Segunda maior empresa de produtos de limpeza no Brasil, a paulista Química Amparo, dona das marcas Ypê, Assolan e Perfex, experimentou em 2020 um ambiente de aumento de demanda e produção ainda não observado ao longo de seus 70 anos. Reflexos da covid-19. Mas em proporção também expressiva, a companhia precisou lidar com aumento de preços e falta de insumos, desvalorização cambial de 40% e gargalos logísticos, conforme a atividade econômica parava e retomava em diferentes pontos do país.

“Foi interessante o mercado crescer, mas trouxe o grande desafio de se manter abastecido. Este ano foi de colocar o propósito da empresa em prática”, diz Waldir Beira Jr., filho do fundador e presidente da Química Amparo há 22 anos. “Conseguimos entregar nossas metas do ano com o trabalho de encontrar, continuamente, alternativas para não perder produção e nem volume. Resultados financeiros, no entanto, estão mais difíceis.”

Para manter o abastecimento no varejo, foi preciso, por exemplo, garantir refeições aos caminhoneiros, já que vários serviços ficaram fechados nos momentos mais críticos da pandemia. “Os caminhoneiros não tinham postos de serviço, não tinham onde se alimentar. A gente começou a servir refeição a eles.” Em cinco meses, a empresa entregou 12.375 refeições em Amparo (SP) a caminhoneiros que iam buscar mercadorias.

Outra iniciativa para se adaptar ao cenário foi converter uma das linhas de produção de detergente líquido para fabricar álcool em gel, que foi doado a hospitais e instituições sociais. Mas o espessante mais comumente utilizado nesse produto estava em falta no mercado. A equipe de pesquisa e inovação e os fornecedores trabalharam juntos para encontrar outro ingrediente que garantisse viscosidade ao produto final. Hoje, a empresa contabiliza 3,3 milhões de unidades produzidas. O álcool em gel também passou a integrar, este mês, o portfólio da Ypê.

Situações como essas, relata Beira Jr., são parte do dia a dia dos empresários, que têm precisado lidar com uma espécie de equilíbrio de pratos. No caso do setor de limpeza, mais da metade dos insumos têm seus preços atrelados ao dólar, que se valorizou 40% ante o real ao fim do terceiro trimestre. O presidente da empresa lista alguns dos itens com pouca oferta e preços elevados: o sebo bovino, cujo preço saltou mais de 100% com a maior demanda do biodiesel; o óleo de soja, que ficou 80% mais caro; o óleo de palma, também com preços 60% maiores; e o papelão, utilizado em embalagens, e a espuma, utilizada para a produção das esponjas, que passaram a ter períodos de reposição mais espaçados.

Diante da escassez e do reajuste de alguns insumos, o presidente da Química Amparo diz que a indústria precisa absorver os impactos do desequilíbrio do mercado causado pela pandemia, sem repasse integral aos preços ao consumidor, mas acredita em melhora a partir de 2021. “Com a questão do desemprego e da crise econômica, não faz sentido repassar todos os preços. Seria um repasse absurdo. Pretendemos segurar o máximo possível, esperando um retorno dos preços a níveis mais módicos para não ter que fazer um novo reajuste ou para que ele seja mínimo.”

Por causa da carestia, Beira Jr. avalia não ser possível cravar uma aumento de participação de mercado da companhia, mesmo com um crescimento das vendas em volume superior ao do setor como um todo. A estimativa da consultoria Euromonitor é de que o ritmo de crescimento anual composto (CAGR, na sigla em inglês) do setor seja de 3,2% até 2024, alcançando os R$ 30,4 bilhões. A Abipla, associação que representa o setor, também prevê crescimento do faturamento de pelo menos 3% neste ano.

Marca mais conhecida da empresa, a Ypê foi, em 2019, a primeira em participação no mercado brasileiro de limpeza doméstica, com uma fatia de 14,3%, segundo a Euromonitor. Se considerado o grupo inteiro e não as marcas sozinhas, a Química Amparo ocupa o segundo lugar, com 14,7%. Em primeiro está a multinacional Unilever, com 25,9%. No ano passado, o mercado brasileiro de produtos de limpeza movimentou R$ 26 bilhões.

Parte da estratégia da Química Amparo para abocanhar uma fatia maior desse total passa, agora, pela expansão nas regiões Norte e Nordeste. No começo deste ano, mesmo com as incertezas da pandemia, a empresa iniciou as obras daquela que será sua sexta fábrica no país, em Itapissuma (PE), com investimento de R$ 300 milhões. “É um mercado que estimamos que crescerá a taxas maiores do que as do Brasil, porque alguns produtos ainda não têm nível de penetração iguais ao do Sul e Sudeste. Então vemos um potencial de mercado maior.” A região também está no radar das rivais. No último mês, a Unilever lançou uma fragrância exclusiva de seu amaciante diluído Fofo para o mercado nordestino.

A nova fábrica também reflete o jeito de Beira Jr. de comandar a Química Amparo. Único da família na direção executiva desde que o pai faleceu em 1998 (os irmãos Jorge e Ricardo e a mãe Ana Maria atuam no conselho da companhia), ele promoveu a expansão dos negócios. Nas últimas duas décadas, a empresa comprou a marca Atol e sua fábrica em Simões Filho (BA), a Perfex e Assolan e sua fábrica em Goiânia (GO). Hoje, além dessas duas unidades, a empresa mantém a matriz em Amparo (SP), uma unidade em Salto (SP) e outra em Anápolis (GO).

Confiante no desenvolvimento de vacinas para a covid-19, o empresário acredita que o começo de 2021 já permitirá observar um alívio nos custos de muitos insumos com o reequilíbrio das cadeias de produção, enquanto a economia mostrará sinais de melhora. “Também acreditamos que o Brasil vai dar conta de endereçar algum desses temas que estão sendo discutidos, como as reformas, e que possa aliviar alguma pressão sobre o câmbio.”

O setor industrial responde pela maior pressão inflacionária no ano, uma vez que o mercado de serviços ainda se recupera. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acelerou em outubro para 3,92% no acumulado dos últimos doze meses. Enquanto as atividades não voltarem ao normal, Beira Jr. diz não ser possível ter uma “dimensão correta” de qual será o patamar de inflação, mas mantém uma visão otimista. “O governo vinha bem. Pegou o país em uma situação difícil, estava endereçando alguns temas importantes e estávamos tendo recuperação do emprego. A pandemia parou tudo, mas, passando esse período, as coisas devem se estabilizar.”

 

 

 

 

 

 

Fonte: Valor Econômico 16.11.2020 

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