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Novo dispositivo sustentável para lavar roupas é lançado no Reino Unido

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Equipamento cria explosão de água, ar e detergente

Acaba de ser lançado no Reino Unido o W’air, um laundry device com tecnologia hidrodinâmica que quer revolucionar como as pessoas lavam suas roupas.

O dispositivo W’air de cuidado com as roupas três em um levou seis anos de pesquisa e desenvolvimento e funciona criando uma explosão de água, ar e detergente que “colide ativamente” com a sujeira, fuligem e odores diários para limpar roupas, móveis e outros objetos.

Indicado para limpeza entre lavagens, W’air remove manchas, sujeira e odores, o que significa que a máquina de lavar pode ser usada com menos frequência, permitindo que os consumidores mantenham suas roupas favoritas “parecendo mais frescas e novas por mais tempo”.

O dispositivo também usa apenas uma fração da água, energia e detergente da lavadora convencional, com o fabricante afirmando que ele usa até 99% menos água e 77% menos detergente do que a lavanderia convencional.

A pegada ambiental da indústria da moda e sua pressão no planeta tem se tornado cada vez mais uma preocupação e, de acordo com um relatório encomendado pela W’air, 30% dos consumidores britânicos admite ter jogado uma peça de roupa no lixo devido a uma mancha que não conseguiram remover.

O relatório, em parceria com a organização ambiental Hubbub, acrescenta que o Reino Unido está se afastando da tendência da moda rápida, com mais da metade dos britânicos dizendo que compram roupas para vestir pelo menos 30 vezes. No entanto, 38% admitem não ter consciência do impacto que a lavagem de roupas tem no meio ambiente.

Globalmente, a forma como lavamos e secamos nossas roupas e a regularidade com que o fazemos são responsáveis ​​por enormes 120 milhões de toneladas de CO2, explica a W’air. Com cerca de um terço da pegada de carbono da roupa proveniente de como lavamos e cuidamos do que possuímos, acredita-se que a lavagem de tecidos seja responsável por até 35% dos microplásticos primários em nossos oceanos.

 

 

 

 

 

Fonte: Fashion United  09.06.2021

Unilever escolhe Brasil para lançar frasco de papel para detergente lava-roupas

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Um protótipo foi desenvolvido para a marca líder de lavanderia OMO  e está programado para estrear no Brasil no início de 2022, com a ambição de ser lançado na Europa e em outros países logo depois

A Unilever também está testando a mesma tecnologia para criar frascos de cuidados com os cabelos à base de papel.

Essa tecnologia foi desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex, uma colaboração entre Unilever, Diageo, Pilot Lite e outros membros da indústria. A Unilever conseguiu usar a tecnologia para embalar produtos líquidos em garrafas à base de papel, as primeiras de seu tipo, que são feitas de celulose de origem sustentável e projetadas para serem recicladas no fluxo de resíduos de papel.

Os frascos são revestidos internamente com um revestimento patenteado que repele a água, permitindo que o material de embalagem à base de papel retenha produtos líquidos como detergente, xampu e condicionadores, que contêm surfactantes, fragrâncias e outros ingredientes ativos.

“Para lidar com o lixo plástico, precisamos repensar completamente como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor. A tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo empolgante na direção certa e estamos muito satisfeitos por trabalharmos juntos para testar esta inovação para nossos produtos. Inovar com materiais alternativos é uma parte fundamental de nossa estratégia de embalagem sustentável e terá um papel importante em nosso compromisso de reduzir pela metade o uso de materiais plásticos virgens até 2025”, disse Richard Slater, diretor de P&D da Unilever.

 

 

 

 

 

Fonte: Packagin Europe 10.06.2021

Marca Brisa lança amaciante 500ml e sabão em barra unitário

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A busca por produtos em embalagens menores ou individuais é uma tendência também no setor de limpeza

A cada ano, cresce a preferência dos consumidores por itens que podem ser armazenados mais facilmente em casa e exigem um menor desembolso. Atenta a essas mudanças, a marca Brisa, da indústria nacional de bens de consumo Flora, lança três produtos: amaciante em embalagem econômica de 500ml e sabão em barra multiuso unitário nas versões Neutro e Limão.

O sabão em barra multiuso, que tem espaço garantido no carrinho de compras de grande parte dos consumidores das regiões Norte e Nordeste por ser um produto acessível e que pode ser usado tanto na lavagem das roupas quanto da louça, ganhou embalagens de 200g (unitárias), com foco no desembolso menor e na experimentação. Ambas as versões – Neutro e Limão – seguem a fórmula original de Brisa, com ação desengordurante e perfumação suave.

Já o primeiro amaciante 500ml da marca recebeu a mesma fragrância da versão 2 litros de maior sucesso: Carinho, que tem um delicado perfume floral. Além de trazer maciez para as roupas, o produto ainda facilita a tarefa de passar as peças.

Sexta fábrica do Grupo Raymundo da Fonte será inaugurada em julho

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Após registrar um crescimento de 16% em 2020, a pernambucana Indústria Raymundo da Fonte, responsável pelas marcas Brilux, Even, Sonho e Minhoto, anunciou a inauguração de sua sexta unidade industrial

Presente na Bahia, Ceará, Pará, Rio de Janeiro e Pernambuco, a companhia está expandindo sua atuação no Brasil e chegará ao Sudeste do país. O estado escolhido foi Minas Gerais.

Com um investimento de quase R$ 100 milhões, a nova planta fica no município de Itajubá. A inauguração está prevista para julho deste ano. Assim como as outras unidades do grupo, o parque industrial importará tecnologias da França, Alemanha, Japão, Suécia e Itália, que garantem o padrão de qualidade na fabricação dos produtos.

De acordo com a empresa, a expectativa é de que, no primeiro momento, mais de 100 empregos sejam gerados de forma direta. Nos próximos cinco anos, o número poderá chegar a 500. Atualmente, a Indústria Raymundo da Fonte conta com cerca de 2.200 funcionários.

A gerente de Marketing e Trade da Raymundo da Fonte, Renata Carvalho, afirmou que a expansão faz parte do planejamento estratégico da empresa. “Nós realizamos uma avaliação onde decidimos quais serão nossos planos para os próximos cinco anos. A expansão para o Sudeste faz parte do pilar de crescimento que está previsto para a empresa nesse período”, disse.

Atingindo 95% dos pontos de venda das regiões Norte e Nordeste, a empresa, com sede no município de Paulista, se destaca no segmento de limpeza doméstica. Com a abertura da unidade no estado de Minas Gerais, o grupo pretende consolidar uma imagem nacional.

“O Sudeste é uma região que concentra mais de 50% do PIB do Brasil. Estando lá, nós projetamos um bom crescimento para o nosso negócio. Já somos uma marca bastante conhecida no Norte e Nordeste, queremos agora fortalecer nossa presença nacionalmente”, afirmou Renata.

Produtos

Focada em saneantes clorados, a nova unidade fabricará cerca de 50 produtos da categoria. O centro de distribuição associado à fábrica, vai fornecer os mais de 350 itens de limpeza, higiene pessoal, condimentos e inseticidas que compõem o portfólio da Raymundo da Fonte.

De acordo com Renata, a localização estratégica de Itajubá contribuiu para a escolha do lugar, equidistante das cidades de São Paulo e Belo Horizonte. Isso, segundo ela, vai ajudar a atender bem os estados de Minas e de São Paulo, bastante relevantes para o Sudeste. “Além disso, é uma cidade universitária, o que ajuda a garantir uma mão-de-obra qualificada”.

 

 

 

 

Fonte: Diário de Pernambuco 31.05.2021

Para a Electrolux, futuro verde depende de mudar como se lava roupas

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Empresa tem apostado em eletrodomésticos inteligentes, que agridem menos as roupas e fazem a comida durar mais

A casa do futuro, para a Electrolux, gasta menos água, energia e os eletrodomésticos ficam com boa parte do trabalho de prevenir os desperdícios.

Com essa mentalidade, a empresa conseguiu reduzir as emissões de CO2 de seus produtos em uso nas casas em cerca de 20% desde 2015. No lado de dentro da empresa, a redução de emissões de gases são ainda maiores, de 70%.

Entre as mudanças nas novas linhas de produtos que têm ajudado a empresa a promover a reduzir a emissão de CO2 pelo lado dos clientes estão máquinas de levar que não agridem as roupas e geladeiras com apitos de abertura de portas.

As mudanças podem parecer simples, mas de acordo com João Zeni, diretor de Sustentabilidade para a América Latina da marca, são esses ajustes que quando são acumulados garantem as reduções.

As máquinas de lavar mais modernas, como o modelo lava&seca LSW11, já vem com uma tecnologia que analisa o nível de sujeira da água e otimiza o ciclo para lavar, secar e cuidar perfeitamente da roupa.

Um dos aperfeiçoamentos da máquina dilui o sabão e amaciante antes que eles entrem em contato com a roupa, garantindo assim 40% menos desbotamento dos tecidos, de acordo com a empresa.

Essa perspectiva vai ao encontro de uma tendência de mercado que a empresa já percebeu, de acordo com João Zeni: as pessoas estão mais preocupadas com a durabilidade das peças e a própria moda ficado menos “fast”.

As novas geladeiras da empresa também estão com tecnologias que tem perspectiva de gerar um impacto verde. Isso porque a empresa está preocupada com refrigerados que contribuam para a preservação dos alimentos.

No lado da fábrica, há um pensamento que é principalmente de reduzir o volume de plástico utilizado no desenvolvimento dos eletrodomésticos.

“Dentro de operações, a gente tem redução de 70% que foi possível devido à redução e uso de combustíveis fósseis e consumo de energia. Hoje, nossas fábricas no Brasil já tão rodando 100% com energia renovável. E a gente fez isso através de compra de certificado de energia renovável”, explica João Zeni, diretor de Sustentabilidade da empresa.

 

 

 

 

 

Fonte: Invest Exame 05.06.2021

Novo produto português permite desinfetar ambientes de espaços fechados através de um clique

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Solução purificadora de ar desenvolvida pela INOKEM já se encontra disponível em farmácias portuguesas

A empresa portuguesa INOKEM desenvolveu um produto que permite purificar o ambiente das divisões de forma simples, rápida e eficaz, encontrando-se já disponível no mercado.

“O Air Fresh é um produto inovador e único. Desenvolvido através de uma tecnologia avançada, esta solução virucida permite desinfetar e purificar o ambiente de espaços fechados de forma rápida e prática, através de um único clique para cada 30 metros quadros, sendo 100% biodegradável e sem contra-indicações para pessoas e animais”, explica Pedro Santos Martins, CEO da INOKEM..

Criado através de tecnologia portuguesa, o Air Fresh é um aerossol desinfetante, purificador, virucida e desodorizante que foi concebido à base de essências naturais, bactericidas e conservantes.

“Nos espaços fechados, existe uma maior probabilidade de contágio de vírus que permanecem em suspensão no ar. Por essa razão, é importante recorrer a desinfetantes virucidas específicos, que atuem como aliados nesta tarefa, visto que seja por motivos climatéricos ou logísticos, nem sempre é possível o arejamento permanente. Por esta razão, desenvolvemos o Air Fresh”, refere o responsável.

O modo de aplicação deste produto é simples e basta um clique: em dois segundos é possível garantir a sua eficácia em divisões de áreas com cerca de 30 metros quadrados durante um período entre duas a seis horas.

Segundo a INOKEM, a praticidade do Air fresh torna-o uma solução ideal para utilizar em diversos locais, nomeadamente em espaços de trabalho, como bancos, consultórios, escritórios, lares e escolas. “Este produto é direcionado para qualquer consumidor que pretenda purificar e desinfetar o ambiente de espaços fechados, seja em casa, no local de trabalho ou até nos transportes. Além do seu carácter desinfetante, este produto apresenta um aroma agradável proveniente de extratos naturais, pelo que facilmente se identifica a sua presença no ar”, diz Pedro Santos Martins.

“A sua inalação não é prejudicial à saúde de pessoas nem de animais. Uma das nossas preocupações ao desenvolver novos produtos é relacionada com a saúde de quem os utiliza e não só. Por esta razão, submetemos as nossas soluções a testes que nos garantam não só a sua eficácia, como as suas consequências de utilização”, garante Pedro Santos Martins.

Este produto biodegradável foi submetido ao controlo microbiológico da Faculdade Farmácia Universidade Lisboa e é possível adquiri-lo em várias farmácias na região de Lisboa: Farmácia Moderna, Farmácia Vila franca de Xira, Farmácia Nova Alverca, Fármacia Alverca, Farmácia Ribeiro Soares, Farmácia São João da Talha e Farmácia Parque das Nações. Também possível adquirir o produto na loja online da INOKEM.

 

 

 

 

 

Fonte: Sapo Lifestyle 26.05.2021

Ambipar transforma resíduos em produtos que você nem imagina

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Na sede da Ambipar em Nova Odessa, no interior de São Paulo, um time de pesquisadores se dedica a encontrar formas de transformar resíduos em produtos

Uma das descobertas ajudou uma indústria farmacêutica americana a transformar sobras de cápsulas de colágeno em uma base para produção de sabonetes, xampus e condicionadores. A solução fez tanto sucesso que foi exportada para filiais da companhia em outros países. “É uma solução aparentemente simples, mas com alto valor agregado”, destaca Gabriel Domingos, diretor de pesquisa e inovação da Ambipar.

Com esse trabalho, a empresa – líder em gestão de resíduos – vem conseguindo entregar uma solução completa, capaz de gerar benefícios não só ambientais como também sociais e econômicos a seus clientes. Confira, a seguir, alguns trechos da entrevista com o executivo. O bate-papo completo você confere logo abaixo, em mais um episódio do podcast ESG de A a Z.

ESolutions – Como funciona o laboratório de pesquisa e desenvolvimento da Ambipar?
Gabriel Domingos – Temos pesquisadores multidisciplinares dedicados a entender os desafios de nossos clientes. Eles pegam amostras de resíduos e identificam as potencialidades de cada uma delas e as sinergias. Feito isso, criamos a tecnologia, fazemos a prototipagem, o estudo financeiro e normativo e trazemos parceiros para mostrar essa nova forma de economia, que sai do linear rumo ao cíclico. O cliente, então, avalia se a nossa proposta está de acordo com suas diretrizes e parte para a implementação. Se eu sugiro que restos de cremes e perfumes se transformem em uma base para fazer amaciantes, por exemplo, a empresa vai avaliar aspectos legais, de compliance e se o produto não compete com seu core business.

Pode citar alguns exemplos de produtos criados a partir de resíduos?
Temos diversos produtos e projetos que já estão gerando receita e empregos. Eles vão desde os segmentos da linha alimentícia para a produção de subprodutos como ração para bovinos, até a produção de fermentação para álcool de limpeza, o álcool etílico, que usamos no dia a dia. Na linha de indústria de papel e celulose temos o Ecosolo, um fertilizante orgânico que pode nutrir qualquer tipo de vegetação e cultura de forma natural e com certificação a partir de compostagem industrial. Já na parte mineral, usamos resíduos de caldeiras para produzir pisos e blocos para a construção civil. Restos de cremes e de álcool também se transformam em base para produtos de limpeza. São coisas um tanto simples, mas com a ajuda de equipamentos e pesquisadores dedicados a criar inovação se transformam em realidade.

Quais são as principais vantagens da economia circular?
Posso citar algumas, como redução de custos, cumprimento de aspetos legais como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e valores intangíveis, como a substituição de matérias-primas por produtos reciclados e a preços competitivos. Com a economia circular, as empresas geram produtos e criam empregos.

E, assim, resíduos que seriam incinerados ou iriam para aterros ganham vida.

Quer saber mais? Clique aqui e conheça as iniciativas da Ambipar por um mundo mais sustentável.

 

 

 

 

Fonte: Exame 26.05.2021

AlEn USA Expande Portfólio da Marca Ensueño

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Novos produtos fornecem uma solução completa de lavanderia para os consumidores

A AlEn USA está expandindo sua linha de tratamento de roupas adicionando dois novos produtos: Ensueño  Detergente líquido para roupas e Ensueño ™ Scent Booster Dryer Sheets. Esses produtos se juntam ao Amaciante Líquido Ensueño ® para criar uma solução completa de cuidados com a lavanderia, disponível em varejistas selecionados em todo o país.

Todos os produtos Ensueño estão disponíveis em dois aromas de base floral: Spring Fresh e Violet Bouquet . Quando usados ​​juntos em todas as etapas do processo de lavagem, os consumidores podem esperar um melhor desempenho com maior intensidade de aroma para um frescor mais duradouro em suas roupas.

“Nunca subestime o poder do perfume”, disse Greg Schwarz , vice-presidente executivo e líder nacional da AlEn nos EUA . “O perfume fornece uma conexão emocional poderosa para as pessoas, uma sensação de conforto e confiança e também é uma dica importante para a limpeza.”

A AlEn conduziu recentemente uma pesquisa nacional com consumidores e descobriu que a maioria dos entrevistados (63%) prefere produtos perfumados. Na verdade, um cheiro agradável (46%) e a remoção de odores (43%) são os atributos mais procurados na compra de produtos de limpeza. A linha completa de  cuidados para lavanderia da Ensueño é única por oferecer os mesmos aromas em todos os produtos.

“Os produtos para lavagem de roupa continuam a crescer em todas as categorias e acreditamos que o portfólio de lavanderias da Ensueño recém-expandido oferece à AlEn a oportunidade de aumentar a penetração nos lares, alavancando as credenciais da marca com consumidores novos e fiéis”, disse Schwarz. “Ensueño tem sido uma marca amada entre os consumidores hispânicos por muitos anos, e estamos entusiasmados em alcançar novos consumidores que desejam se sentir confiantes e prontos para enfrentar o dia com suas roupas recém-lavadas e limpas.”

AlEn e a marca também estão comprometidos com a construção de um mundo mais limpo e sustentável. AlEn usa materiais reciclados e de origem natural sempre que possível e orgulhosamente deu às garrafas de plástico uma segunda vida por mais de 25 anos. O sabão em pó e o amaciante de roupas são feitos com fórmula biodegradável, e o amaciante contém extratos amaciantes à base de plantas que prendem a fragrância e fazem a roupa florescer com perfume. AlEn recicla mais plástico do que usa.

Para saber mais sobre a linha de produtos Ensueño, visite o site.

 

 

 

 

 

 

Fonte: PR Newswire 01.06.2021

Grazi Massafera anuncia lançamento do amaciante concentrado Ypê Essencial

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Grazi Massafera anuncia a chegada do amaciante concentrado Ypê Essencial em campanha que mostra “o ritual de cuidado das suas roupas”

Veiculada na TV e plataformas digitais, a estratégia criativa e o desdobramento de mídia offline são da DPZ&T. Já a Ampfy responde pelo trabalho digital e conteúdos nativos.

Nas redes sociais, Grazi desafiará influenciadores a venderem uma peça de seu guarda-roupa na loja da Ypê no Enjoei, e o valor será doado a uma cooperativa parceira da plataforma de compra e venda de produtos usados.

“A campanha reflete a conexão do amaciante com o consumidor que busca inovação, e propõe um novo ritual de cuidado com as roupas”, comenta Cesar Nicolau, diretor de marketing da Ypê.

Na última sexta-feira (28), a marca da Química Amparo divulgou também o lançamento do lava-roupas Ypê Power Act com Rodrigo Hilbert em ação criada pela Area G. “Desenvolvido com tecnologia inovadora, o Ypê Power Act promove limpeza ao agir com maior rendimento e economia”, frisa Nicolau.

 

 

 

 

 

Fonte: Propmark 31.05.2021

Armários Tide Cleaners em shoppings são acionados por aplicativo

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Os novos armários Tide Cleaners acionados por aplicativo, disponíveis para os clientes depositarem roupas para lavar pelas empresas do aplicativo desenvolvido pela Nexcom já estão operando em shoppings dos Estados Unidos

Cada armário tem aproximadamente 15 polegadas de largura,  mas o cliente tem permissão para utilizar vários armários para uma variedade de itens que podem exceder o tamanho. Há também uma barra interna para itens que precisam ser pendurados”.

Os serviços prestados incluem lavagem a seco, somente passar roupa e lavagem, bem como lavagem e dobra. Há até uma escolha de preferências de lavagem para cada item, incluindo o tipo de detergente Tide.

“O fornecedor define o custo por item e o preço pode variar com base na localização, portanto, quando um cliente está no aplicativo, ele precisa se certificar de que está selecionando o local para para determinar o preço preciso”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Tester 27.05.2021

Spray desinfetante Lemi Shine supera eficiência de outros desinfetantes naturais

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Os consumidores americanos têm uma opção nova e eficaz para proteger casas, escolas e empresas em meio à pandemia COVID-19 em andamento

Alimentado por ar comprimido, o novo spray desinfetante da Lemi Shine Disinfecting Spray.  Em parceria com a Wexford Labs e de acordo com as diretrizes de teste da EPA, os ingredientes ativos do Lemi Shine Disinfecting Spray atenderam aos critérios de eficácia contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa o Covid-19. Os testes também revelaram que o produto mata 99,9% das bactérias e vírus, incluindo o vírus da gripe, na metade do tempo que outras marcas naturais.

Os sprays de ar convencionais dependem de propelentes à base de hidrocarbonetos classificados como VOCs (compostos orgânicos voláteis). O Spray Desinfetante Lemi Shine é isento de tais propelentes, usando ar comprimido em vez de VOCs inflamáveis, como propano ou butano. Também é isento de alvejante, amônia, formaldeído e compostos quaternários de amônio (também conhecidos como “quats”). O spray contínuo desinfeta e desodoriza as superfícies sem exigir uma limpeza adicional.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: PR Newswire 02.06.2021

Casa Vogue destaca cinco produtos de limpeza para quem mora em espaços pequenos

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Manter um ambiente pequeno sempre limpo e organizado pode parecer uma tarefa simples

Afinal, a limitação de metros quadrados implica em menos espaços para higienizar e um tempo reduzido de faxina. Por outro lado, as metragens reduzidas podem fazer com que os pertences fiquem amontoados em determinadas áreas da casa, o que faz com que a bagunça e o acúmulo de poeira também aumentem.

“Geralmente se associa a ideia de que quanto maior a casa ou apartamento, mais difícil de manter limpa e organizada. Mas nem sempre é verdade, pois a limitação de espaço pode causar a impressão que a bagunça pareça maior do que é”, diz Mônica Loureiro, especialista em organização parceira da Bettanin e criadora da comunidade Marias Vem Comigo.

Manter a casa sempre em ordem, no entanto, não é uma tarefa impossível. Com uma rotina de higienização e o uso de utensílios adequados, a limpeza se tornar bem mais prática. Pensando nisso, confira a seguir cinco produtos de limpeza fundamentais para quem vive em casas ou apartamentos pequenos!

1- Pastilha bloqueadora de odores

Em metragens reduzidas, é muito comum que o odor de um ambiente se espalhe rapidamente por toda a casa. Por conta disso, de acordo com Mônica, é importante ter sempre em casa uma pastilha bloqueadora de odores, especialmente para colocar na parte interna das lixeiras.

2- Produtos multiuso

Outra dica da especialista para quem vive em espaços pequenos é sempre ter em casa limpadores multiuso. Estes produtos são bastante práticos e podem ser utilizados para limpar o chão, dar brilho às superfícies e até mesmo para higienizar as áreas utilizadas por animais de estimação.

3- Desengordurante

O desengordurante também pode ser considerado um produto curinga. Este item é versátil e pode ser utilizado para higienizar fogões, fornos, azulejos, microondas e até armários de cozinha. “Por que ocupar espaço com vários produtos se pode limpar várias partes com um só?”, brinca Mônica.

4- MOP

Ainda com o objetivo de reduzir o espaço ocupado por produtos de limpeza, os mops são práticos e podem substituir panos, baldes e rodos. Este item remove a poeira sem espalhá-la e pode ser utilizado para remover manchas ou absorver líquidos das superfícies. “Ele limpa todos os ambientes da casa e até as sujeiras mais pesadas”, explica a especialista.

5- Panos umedecidos

Por fim, os panos umedecidos também são bastante úteis na higienização de espaços pequenos, especialmente para limpezas rápidas. Segundo Mônica, estes produtos podem ser utilizados na limpeza da bancada da cozinha ou de superfícies do banheiro e da sala. Além disso, uma dica da especialista é deixá-los próximo à porta de entrada para higienizar a sola dos calçados antes de entrar em casa.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Casa Vogue 28.05.2021

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