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A revolução do mercado de lavanderias no Brasil

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Chegada de rede de lavanderias francesa especializada na limpeza e no tratamento de tecidos foi um divisor de águas no mercado brasileiro

Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele ano mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, a 5àsec é uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos que revolucionou o mercado brasileiro no seu segmento.

A 5àsec sempre se preocupou em buscar soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a lavagem das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Com isso, foi possível desenvolver uma lavanderia inteligente, que se destaca no mercado ao oferecer um serviço de qualidade para os clientes. A rede abriu suas primeiras lojas, entregando roupas como ternos, por exemplo, em até uma hora. Para os clientes e para todo o mercado esse fato foi revolucionário. “Era um outro jeito de trabalhar, havia as lavanderias de bairro, profissionais sem grande preparo ou conhecimento técnico, e a 5àsec realmente revolucionou o mercado”, assinala Marcelo Cherto, presidente do Grupo Cherto, em depoimento à revista comemorativa de 25 anos da 5àsec no Brasil, celebrado em 2019.

A 5àsec provocaria, ainda, novas transformações no serviço de lavanderias ao trazer tecnologia avançada para o mercado brasileiro, com máquinas importadas e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. A presença da marca em solo brasileiro provocaria também uma elevação da qualidade dos serviços prestados. De acordo com Claudia Bittencourt, sócia e diretora-geral do Grupo BITTENCOURT, que também concedeu depoimento à publicação comemorativa da rede, “com a entrada da 5àsec, as lavanderias passaram a se preocupar mais com o nível de serviço prestado, com a tecnologia empregada e com a conveniência nos mais diversos aspectos. Foi um divisor de águas no setor”, salienta.

Sistema Wet Cleaning

A implantação da lavagem Wet Cleaning no Brasil está relacionada à 5àsec. Sistema que elimina os odores das roupas, deixando-as com uma suave fragrância, o Wet Cleaning tem caráter ecológico e sustentável, pois utiliza pouca água e produtos biodegradáveis, que não prejudicam o meio ambiente. É o que contou à edição especial da revista da marca Othon Barcellos, presidente da Associação Nacional das Empresas de Lavanderias (Anel), à qual a 5àsec é associada desde que chegou ao país. “Quando foi desenvolvido o sistema Wet Cleaning, na Alemanha, a Anel e a 5àsec sempre conversaram para fazer a substituição da lavagem a seco para o Wet cleaning, mais ecológico e avançado, e paulatinamente a marca foi substituindo um pelo outro”, recorda-se Barcellos.

A 5àsec incorporou o delivery ao negócio em 2005, para facilitar ainda mais o dia a dia do cliente. Além das lojas físicas que retratam o DNA da marca e contam com uma equipe empenhada em oferecer serviços de qualidade, os consumidores da rede passaram a contar com o canal de e-commerce, lançado em 2018. O projeto incluiu um novo website e um aplicativo para smartphones e tablets. O e-commerce permite que os clientes adquiram virtualmente os serviços oferecidos pela marca, como de limpeza, secagem e passadoria de peças de vestuário, cama, mesa e banho. Neste cenário, o comprador pode efetuar o pagamento online, gerenciar as próprias assinaturas, escolher pacotes e agendar a coleta das peças a serem lavadas no endereço desejado.

De olho na evolução da tecnologia, na mudança de hábitos dos consumidores e a falta de tempo, a marca apostou nos lockers, armários digitais que podem ser implantados em locais estratégicos como mais uma alternativa para os clientes. A ideia surgiu graças a uma demanda dos próprios franqueados, que buscavam a abertura de pontos de coletas dentro de condomínios para atendimento em horários alternativos. Além disso, o modelo de negócio se torna mais eficiente porque dispensa o uso de um colaborador, além de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, de acordo com a necessidade dos consumidores e no horário de sua preferência. Os lockers são voltados para condomínios residenciais e comerciais, além de centros comerciais e academias. Para utilizar o serviço basta entrar no app da 5àsec, disponível em Android e iOS.

E para deixar o portfólio ainda mais completo, os lançamentos recentes da marca no Brasil foram o Pierre, um assistente virtual que presta atendimento, suporte e auxilia na indicação dos serviços disponibilizados pela marca. O intuito é facilitar ainda mais a experiência do consumidor ao utilizar a lavanderia on-line, como é chamado o e-commerce da rede. A 5àsec também criou um plano de assinatura. O conceito já é bem visto e aceito com outros tipos de serviços, como músicas, transporte e filmes e, agora, chegou ao segmento de lavanderia. Para ter acesso a esta novidade, o consumidor efetua a compra on-line da assinatura a um valor fixo mensal e livre de restrição de tipo de peças. Em seguida, basta escolher quais peças e em qual loja 5àsec deseja lavar. De forma fácil e totalmente livre de burocracia, o plano tem cobertura nacional. Outra opção é o Gift Card 5àsec. O vale presente, com créditos de R﹩50 e R﹩ 100, é uma forma de proporcionar aos consumidores da rede uma alternativa para presentear amigos e familiares.

Além disso, a sustentabilidade e preservação do meio ambiente são fatores importantes para a rede. Por isso, as 468 lojas da marca contam com tecnologias que permitem economizar água (de 30% a 50%) e energia elétrica (10%) em relação ao consumo doméstico. Aliás, todos os produtos utilizados nas lavagens da marca são biodegradáveis. “Somos a marca pioneira no Brasil quando se trata de promover soluções inovadoras ao setor de lavanderia. Nosso intuito é continuar trazendo novidades tanto do ponto de vista do maquinário e dos processos de limpeza, quanto do operacional e de gestão ao longo dos anos. Essa constante evolução reafirma a força de uma marca líder em seu segmento, não apenas no mercado brasileiro, mas também no mundo. Hoje atuamos em mais de 30 países e temos planos de levar a 5àsec para outras nações”, finaliza o CEO da 5àsec Brasil, Fábio Roth.

Euromonitor prevê que Brasil ultrapassará Alemanha e Índia em produtos de limpeza até 2025

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Com crescimento previsto de 18% em cinco anos, país ocupará a quarta posição global 

Por Estela Mendonça

O mercado global de produtos de limpeza doméstica, que na média dos últimos 5 anos cresceu 4,8%, em 2020, registrou uma elevação de 8,4% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 166,461 bilhões, de acordo com a Euromonitor International, que prevê que as vendas atinjam US$ 185,860 bilhões em 2025, um aumento de 11,7% em cinco anos.

O melhor resultado de vendas foi alcançado pelos Estados Unidos (11,1%), com US$ 33,849 bilhões, que já ocupam a liderança do ranking global. O Brasil, com elevação de 8,5% e US$ 5,084 bilhões, acompanhou o crescimento global em 2020 e figura na 6ª posição. Entretanto, as previsões da Euromonitor dão conta que nos próximos 5 anos o país poderá ultrapassar Alemanha e Índia e assumir o quarto lugar, caso se confirme o crescimento esperado de 18% até 2025, o segundo melhor resultado entre os seis maiores mercados, atrás apenas da China, que deverá crescer 24,1%.

As categorias que apresentaram melhor desempenho no Brasil foram os produtos lava-louças, tanto para lavagem manual com em lavadoras, que cresceram 16,4%, além de limpadores em geral e água sanitária.

A Unilever, que lidera o ranking nacional de vendas, com mais de um quarto de participação, investiu em vários lançamentos no ano passado, entre elas ampliação da linha Cif e a entrada da marca Omo em desinfetantes e lenços umedecidos de limpeza. A Ypê, que lidera o mercado de detergentes lava-louças ampliou sua linha de desinfetantes e de limpadores. Já a Reckitt, referência em limpadores com a marca Veja, trouxe para o Brasil no ano passado a marca Lysol de desinfetante.

Produção interna

Paulo Engler, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), explica que as métricas da entidade se baseiam na produção. “Esse foi, sem dúvida, um ótimo resultado, dadas as circunstâncias enfrentadas pelo País, em decorrência da pandemia, decretos de quarentenas, fechamento de comércio, e crise econômica”.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

“Vivemos uma montanha-russa no ano passado. Apenas para ilustrar, de janeiro a julho de 2020, o incremento de produção do setor foi de 5,9%. Nos meses seguintes, no entanto, houve forte queda de demanda, em um período que coincide com o fim do Auxílio Emergencial. No último bimestre de 2020, notamos uma leve recuperação, que nos permitiu fechar o ano em níveis estáveis, em relação a 2019”, avalia Engler.

O dirigente aponta que, no primeiro semestre de 2020, a demanda por produtos voltados à desinfecção cresceu. Itens como água sanitária, desinfetantes, sabões em barra e álcool para limpeza passaram a ser bastante procurados, enquanto produtos multiuso e limpadores mais modernos e sofisticados, que vinham em tendência de alta, nos últimos três anos, estabilizaram suas vendas. “Esse movimento se estendeu por todo o ano de 2020 e continua com força, uma vez que a pandemia ainda pede um cuidado reforçado com a higienização de superfícies e ambientes”.

Além da volatilidade, as empresas tiveram que alterar cronogramas de lançamento e lidar com aumentos súbitos de demanda. Segundo Engler, como o setor costuma basear suas estratégias em planejamentos de longo prazo, foi um grande desafio. É interessante notar, também, que o volume de vendas on-line, de produtos de limpeza, era muito baixo até 2019. Com a pandemia, houve um salto considerável e a tendência se mantém alta, inclusive, com alguns fabricantes implementando canais B2C.

Para este ano, a Abipla prevê crescimento da produção entre 3% e 3,5%,  uma alta próxima à prevista para o PIB nacional. Além da possível recuperação da economia brasileira, com o avanço da vacinação contra a COVID-19, outros fatores podem influenciar no crescimento de produção do setor, entre eles, o recente retorno do Auxílio Emergencial, mesmo que em valores menores.

Investimentos em publicidade 

Os investimentos em publicidade no Brasil passaram de R$ 54,3 bilhões de janeiro a dezembro de 2019 para R$ 49 bilhões no ano passado, uma queda de 10%, de acordo com o estudo Inside Advertising da Kantar IBOPE Media, divulgado no final de abril, que avaliou os investimentos publicitários em oito meios de comunicação – cinema, jornal, revista, rádio, TV (aberta e por assinatura), Out of Home e Internet. O setor de limpeza doméstica aumentou em mais de 40% sua participação no bolo publicitário de 1,7% para 2,4%.

Limpeza intensa

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais e domésticos da Mintel, reforça que a pandemia fez com que os brasileiros adotassem rotinas mais intensas de limpeza da casa. Segundo pesquisa realizada pela Mintel, 74% dos brasileiros passaram a limpar a casa toda com maior frequência durante a pandemia e outros 71% passaram a lavar louça mais vezes. “Isso reflete o impacto do isolamento social na rotina de cuidados da casa e no aumento considerável na demanda por produtos para a limpeza de superfícies, em especial com ação desinfetante e por detergentes líquidos e em barra para louças”.

Amanda Caridad, especialista sênior de beleza e cuidados pessoais e domésticos da Mintel

Com as rotinas mais intensas de limpeza e com a casa tornando-se o local de trabalho, lazer, homeschooling e prática de atividades físicas, segundo Amanda, os brasileiros também buscaram por meios de otimizar suas rotinas e 40% dos entrevistados afirmaram que durante a pandemia utilizaram dispositivos para facilitar a limpeza doméstica (aspirador de pó robô, lava-louças, mop). Considerando que muitas empresas irão manter o home office ou migrarão para um modelo híbrido, a especialista da Mintel acredita que esses dispositivos de limpeza encontram espaço para expandirem seu uso, em especial entre os consumidores que são donos de pets e que têm filhos em casa.

Apesar de consumo de produtos de limpeza ser uma das prioridades dos consumidores durante a pandemia, a busca por economia foi um comportamento adotado por 65% dos brasileiros, que reportaram a compra de marcas mais acessíveis. “As marcas podem investir na comunicação sobre o uso correto de produtos, incluindo os concentrados, educando os consumidores sobre a correta diluição desses produtos, bem como sua rentabilidade”.

Limpeza verde

No estudo Ingredients for Household, Industrial, and Institutional Applications, a Factor-kline prevê que, apesar de a tendência de ingredientes verdes tenha sido parcialmente deixada para trás durante a pandemia, ela se tornará ainda mais forte na indústria de limpeza no longo prazo e os formuladores procurarão usar ingredientes mais ecológicos em suas formulações. “A tendência de longo prazo criará novas oportunidades para os fornecedores de ingredientes trabalharem com os formuladores para desenvolver soluções inovadoras que sejam verdes e eficazes em termos de desempenho de limpeza”, diz o relatório.

Conheça 10 produtos de limpeza com o claim cruelty-free

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O selo Cruelty-free, do inglês “livre de crueldade”, é um reconhecimento internacional para produtos ou atividades livres de exploração animal em qualquer parte de seu processo, mesmo na produção das matérias-primas fornecidas por terceiros

Esses itens ainda podem ter ingredientes de origem animal, portanto, não são todos que são considerados veganos. Porém, todo produto vegano deve ser cruelty-free.

Com o crescimento do número de pessoas adeptas a práticas de consumo mais sustentáveis e o impulsionamento do movimento de proteção animal, diversos ramos da indústria estão procurando se adaptar à nova demanda do mercado. O principal deles é o de beleza e de cosméticos. Contudo, outros setores menos visados pelos ativistas também estão levantando esta bandeira, como as marcas de produtos de limpeza.

“Acho que, com tudo que está acontecendo no mundo devido à pandemia, ficou mais claro para muita gente que o planeta é um só e quando agimos local também impactamos globalmente. Portanto, ter consciência e escolher um produto de limpeza, biodegradável e de base vegetal, sem o uso de insumos petroquímicos, que não ameaça a vida marinha e que não polui o nosso ecossistema é uma conduta responsável a nível local e global”, comenta Bela Gil, culinarista, apresentadora de TV e parceira da marca vegana Biowash.

Alguns países, como a China, não permitem o comércio ou a importação de produtos que não foram testados em animais, ou seja, essas mercadorias não podem ser vendidas pelo território chinês. Mas, nos outros lugares, como as marcas garantem que seus cosméticos, detergentes, desinfetantes, xampus, entre outros itens, são seguros?

“Não é necessário realizar testes em animais para garantir a segurança e a eficácia de produtos de limpeza, seja para os cuidados com a casa, seja com as roupas. Existem testes alternativos, aprovados por agências sanitárias e órgãos governamentais, garantindo que esses itens são seguros para o uso”, explica o João Gandolfi, porta-voz da Flora, fabricante dos produtos da marca Minuano.

Cada indústria possui um protocolo específico a ser realizado e que também são diferentes entre os países. Os testes podem ser realizados in vitro ou in vivo, com voluntários humanos. Além disso, a tecnologia é essencial para o processo, com o desenvolvimento artificial de tecidos, como pele, olhos e gengiva, criados em laboratório.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já aprovou mais de 15 métodos alternativos para testes de substâncias e de produtos acabados de diversas categorias. Desde 2019, a Episkin – empresa que é dona da L’Oreal, possui no Brasil um laboratório dedicado ao desenvolvimento de pele humana para pesquisas.

Dado todo esse cenário, que tal aderir a um estilo de vida mais consciente? Você pode começar a usar em sua casa produtos de limpeza cruelty-free. Para isso, separamos uma lista com alguns deles disponíveis no Brasil, em mercados da vizinhança e lojas especializadas. Confira-os:

Limpa Pisos Biowash

A marca brasileira Biowash traz diversas soluções em limpeza biodegradáveis, livre de tóxicos, veganos e, por consequência, cruelty-free. Os produtos podem ser adquiridos no e-commerce da marca.

Lava Louças Positiv.a

Biodegradável, vegano, hipoalergênico e com embalagem feita de plástico reciclado retirado do litoral, este é só um entre os diversos itens de limpeza ecológicos da marca.

Desinfetante Minuano

O desinfetante em aerossol Minuano sem fragrância possui ação bactericida e eficácia comprovada contra 99,9% dos germes e das bactérias. Todos os produtos da marca são cruelty-free.

Multiuso UAU

O multiuso da UAU é uma substância higienizadora indicada para todas as superfícies laváveis. O produto é dermatologicamente testado e cruelty-free, assim como outros itens da marca.

Lustra-Móveis Ypê

Este lustra-móveis deixa uma fina película nas superfícies, protegendo contra a umidade e a poeira. O produto pode ser aplicado em móveis de madeira e superfícies lisas. Todos os produtos das linhas Tixan e Ypê não são testados em animais.

Sabão em Pó Urca

O lava roupas em pó da Urca é indicado para o dia a dia e remove manchas profundas e difíceis em roupas brancas e coloridas. Assim como os outros produtos do grupo GTEX, o sabão é cruelty-free.

Limpa Vidros Búfalo

Para limpeza instantânea de vidros, vitrines, telas de televisão, espelhos, entre outros, o produto, bem como diversos itens da marca, não é testado em animais.

Limpeza Pesada – Yvy

A Yvy é uma marca vegana de produtos de limpeza que entrega soluções em fórmulas ultraconcentradas com ingredientes naturais e renováveis em cápsulas retornáveis. O Limpeza Pesada Desengordurante Natural é indicado para higienizar fogão, quintal e até piso de garagem.

Detergente Capim Limão Bioz Green

Os produtos da Bioz possuem uma preocupação especial com o meio ambiente e vêm concentrados, em frascos de garrafa pet reciclada e reciclável e sem BPA, e são biodegradáveis, hipoalergênicos, feitos de ingredientes naturais e cruelty-free. O detergente com aroma capim limão é indicado para limpeza de pratos, copos, talheres, assadeiras, panelas, recipientes plásticos, frigideiras, louças e superfícies em geral.

Spray Ambiental AlkhemyLab

Para limpar as energias da casa e deixar um cheiro agradável, a marca possui o Spray Ambiental Tranquilidade indicado para proporcionar paz e harmonia ao ambiente: livre de parabenos, formaldeído e fragrâncias sintéticas, não testado em animais e sem ingredientes de origem animal.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Casa & Jardim 26.05.2021

BIOZ Green e MAM Baby lançam kit para limpeza de mamadeiras

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Novidade composta por uma escova e um limpa mamadeira já está disponível no e-commerce da BIOZ Green

Marca especializada em bebês, a MAM Baby firmou parceria com a BIOZ Green, fabricante nacional de produtos de limpeza natural, para desenvolver o kit Mamadeira Limpinha. O conjunto é composto pela escova para mamadeiras Soft Brush da MAM e um limpa mamadeira da BIOZ Green. As duas empresas prezam por valores sustentáveis e cuidam da qualidade da matéria prima de seus produtos para oferecer segurança aos consumidores e preservar o meio ambiente.

A idealização da parceria, iniciada em novembro de 2020, surgiu de uma oportunidade identificada por Bruno Cimino, fundador da BIOZ Green. A ideia é oferecer uma nova opção de presente para chás de bebês ou maternidade, que seja de boa qualidade e funcional, além de bonita esteticamente. Bruno reconheceu a qualidade e segurança dos itens da MAM, que está há quase 45 anos no mercado, e viu a possibilidade de aliar um de seus itens, produzido sem matérias-primas tóxicas, a uma empresa líder mundial em produtos para bebês. 

O kit reúne dois itens que devem facilitar o dia-a-dia dos pais. Com a Soft Brush da MAM é possível lavar as mamadeiras sem riscá-las, pois suas cerdas são flexíveis e adaptam-se aos diferentes formatos, além de ter a extremidade com superfície rígida que limpa cuidadosamente o bico por dentro. O design da escova também conta com um furo para pendurar, conservando de forma prática e higiênica, com secagem mais fácil. 

Já o limpa mamadeira da BIOZ Green é feito com ingredientes naturais (plantas) e hipoalergênico. Sua fórmula concentrada não agride superfícies, é dermatologicamente testado e tem PH neutro. O frasco é feito de PET reciclado e reciclável. Os dois produtos são livres de BPA (bisfenol A) e BPS (bisfenol S), materiais que produzem resíduos que podem fazer mal à saúde das crianças. 

A comercialização do kit, que tem uma caixa personalizada e custa R$ 69,90, será feita no e-commerce da BIOZ Green, outros parceiros on-line e, posteriormente, em lojas físicas.

Produtos de limpeza Yvy: ideais para casas com alérgicos, bebês e pets

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Com linha vegana, marca chama a atenção para os perigos e absurdos da indústria química, presentes no dia a dia da população

Existe algo mais agradável do que uma casa limpa de verdade? Sentir aquele cheirinho bom, ver os revestimentos, móveis e louças impecáveis são algumas das alegrias da vida adulta. Mas, já parou para pensar nos inconvenientes que os produtos de limpeza podem causar?

Alergias, irritações, rinite, náuseas. Algumas misturas aparentemente inofensivas, como água, sabão em pó e água sanitária, por exemplo, quando utilizadas em cômodos sem boa circulação de ar, podem causar tonturas, desmaios e outras consequências. Isso sem falar nos riscos que esses produtos representam para crianças e animais.

Isso ocorre porque a maioria dos produtos de limpeza convencionais são composições químicas feitas a base de petróleo, amônia, soda cáustica, bórax, ácido clorídrico e formaldeído — comprovadamente prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

O que muita gente não sabe é que há outra opção: os produtos feitos com substâncias de origem vegetal que proporcionam a mesma qualidade de limpeza e aroma, mas sem os inconvenientes causados pelos compostos químicos.

Lançada há quatro anos, a Yvystartup fundada pelos empresários Marcelo Ebert e José Majolo, revolucionou o setor de homecare no Brasil, mostrando que é possível limpar a casa sem comprometer a saúde — a nossa e a do planeta.

Como funciona?

A linha de limpeza 100% natural é composta por multiuso, desinfetante, limpeza pesada, detergente para louças, sabão para roupas e limpa piso. Os produtos são comercializados em pequenas cápsulas de limpadores concentrados, com performance cientificamente comprovada.

As cápsulas recicláveis são vendidas no site da marca e entregues na casa do cliente, que tem a opção de comprar os itens avulsos ou fazer uma assinatura mensal, e custa a partir de R$ 69,90 com nove itens. O kit Yvy pode ser utilizado com borrifadores (entregues gratuitamente aos assinantes) ou diluído em maior quantidade de água. Em baldes, por exemplo.

A empresa conta ainda com sistema de logística reversa. A cada 60 cápsulas utilizadas, o consumidor pode solicitar um voucher por e-mail e enviar as embalagens pelos Correios, gratuitamente. O material será reciclado e reaproveitado pela Yvy sem nenhum custo para o assinante.

Solução para um problema tóxico

Os números da indústria são assustadores e revelam o tamanho do problema. Anualmente, no Brasil, são produzidos mais de 3 bilhões de litros de produtos de limpeza, armazenados em cerca de 6,4 bilhões de frascos de plástico, de uso único. E o pior, a maior parte do conteúdo dessas embalagens, entre 90 e 95%, é, na verdade, água.

Para chamar a atenção da população brasileira sobre o tema, a startup lançou a campanha O absurdo mundo dos absurdos da limpeza. Segundo o empresário Marcelo Ebert, o objetivo é mostrar que a inércia que domina o consumo de produtos de homecare pode e deve ser rompida, assim como aconteceu em outros mercados (streamingdelivery de comida, fintechs, transporte, etc).

Na avaliação dele, a indústria da limpeza presente no mundo inteiro suja o planeta e não cuida da saúde. “São produtos cheios de materiais sintéticos e petroquímicos, que tornam as fórmulas muitas vezes tóxicas, perigosas e poluentes. Além disso, por serem compostos de água em grandes percentuais, são difíceis de transportar e armazenar. Isso é um absurdo”, aponta.

Com narrativa lúdica e inspirada na vida real, a campanha convida o público a refletir e compreender que há um jeito mais sustentável e atual de coexistir com o mundo quando o assunto é limpar sem poluir.

Para Marcelo, Yvy é uma marca que veio para revolucionar o segmento. Os feedbacks dos consumidores — já são 5 mil assinantes — demonstram que a empresa está no caminho certo. “O melhor é quando escutamos: ‘nossa, como ninguém havia pensado nisso antes?’”, diz.

Experiência de quem usa

A paulista Bianca Moraes, de 27 anos, virou fã da marca. Desde os primeiros meses de vida, Arthur, filho mais velho da autônoma, sofria com intensas reações alérgicas nos olhos causadas por substâncias presentes nos produtos de limpeza convencionais.

Foram quase dois anos de crises recorrentes – com duas ou três vezes por mês – até o diagnóstico. A saída, num primeiro instante, foi utilizar sabão de coco para fazer a limpeza. “Desde a lavagem do banheiro até a louça, para tudo eu usava esse tipo de produto. Só que a casa não ficava efetivamente limpa, com aquele frescor”, conta Bianca, que descobriu a marca pelo Instagram e rapidamente fez o primeiro pedido.

Desde então, tornou- se cliente fiel. “Assim que o kit chegou, o Arthur mesmo me ajudou a montar, a colocar as cápsulas e a água nos borrifadores. Foi ótimo, uma experiência mesmo. Quando eu comecei a usar, senti uma diferença gigantesca na limpeza”, diz.

“Eu queria algo que não desse alergia no meu filho e que limpasse de verdade e foi uma experiência fantástica. Sempre falo que eu nunca usei um produto convencional de mercado que limpe tão bem quanto os produtos naturais da Yvy”, ressalta.

 

 

 

 

 

Fonte: Metrópoles 17.05.2021 

Lavadora com tecnologia Inverter: conheça as vantagens

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Máquinas lava e seca da Samsung possuem o motor Digital Inverter, que promete maior eficiência e menor consumo de energia

Já estão no mercado lavadoras de roupa e máquinas lava e seca que utilizam tecnologia Inverter, a mesma das mais modernas geladeiras e aparelhos de ar-condicionado, para entregar performance com eficiência energética. O Shoptime explica as vantagens dessa configuração, presente em máquinas de lavar da Samsung, como os modelos QDrive, WD6000 e WD4000.

Esses modelos Samsung são os chamados 3 em 1: lavam roupa, contam com programas de secagem e também de esterilização a seco, com vapor e ar quente.

A tecnologia Inverter foi desenvolvida para aparelhos elétricos e eletrônicos, como ar-condicionado, geladeira e freezer, com o objetivo de reduzir o consumo de energia com um tipo inovador de motorização.

Diferentemente dos compressores tradicionais, que ligam e desligam durante o funcionamento, os motores Inverter nunca se desligam completamente. Ao evitar picos de consumo de energia elétrica, eles têm uma operação mais eficiente e provocam menos impacto na conta de luz.

Nas lavadoras e máquinas lava e seca, o compressor Inverter substitui os motores tradicionais, normalmente produzidos com correias e escovas, que costumam gerar atrito e ruído.

A tecnologia mantém o motor funcionando de forma contínua, com estabilidade e sem a necessidade de desligamentos ao longo do processo. Com funcionamento eletrônico e magnético, ele alcança rotação e velocidade mais rapidamente, de forma mais eficiente e silenciosa.

A rotação é controlada de acordo com a quantidade de roupas, para movimentar apenas o necessário em cada demanda de lavagem. Assim, máquinas com tecnologia Inverter entregam um funcionamento com menos instabilidades e menor consumo de energia.

Segundo a Samsung, o motor Digital Inverter possui eficiência energética superior, com menor nível de ruído e desempenho duradouro.

Os modelos da Samsung contam ainda com ciclo Hygiene Steam, que libera vapor pela parte inferior do tambor, para que cada peça seja envolvida, a fim de remover sujeiras profundas e 99,9% das bactérias e alérgenos inativos. E com a tecnologia Air Wash, que limpa as roupas de forma higiênica e profunda usando apenas ar quente, eliminando odores indesejáveis e até 99,9% das bactérias.

 

 

 

 

 

Fonte: TechTudo 24.05.2021

Omo apresenta crescimento histórico em vendas após patrocínio do BBB21

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Após 100 dias de confinamento, nos despedimos nas últimas semanas do BBB 21. Sucesso de público, o reality contou com o patrocínio de grandes marcas, entre elas, OMO, no TOP5 da atração

A marca ainda patrocinou o quadro “Café com eliminado” exibido no programa “Mais Você”. OMO também sentiu o impacto do “queridômetro” do programa entre os consumidores. Reflexo disso é que OMO apresentou um crescimento de vendas de 14,5% no período, 3x acima do restante da categoria de lava – roupas.

Cocriado com a Rede Globo e com a agência MullenLowe, o projeto de patrocínio também teve grande repercussão nas redes sociais, fazendo com que OMO crescesse em 44% das menções de marca, sendo 91% de comentários positivos.

A marca se conectou de forma divertida e inovadora com as conversas geradas pelo programa nas manhãs da Globo. Junto com a apresentadora Ana Maria Braga, o quadro “Café com Eliminado” prometia “lavar a roupa suja”, esclarecendo e lembrando todas as polêmicas envolvendo o último eliminado.

OMO também esteve presente todos os dias no TOP5 do BBB21 com dois ex-bbbs queridos entre o público: Kaysar Dadour e Babu Santana. A parceria com os ex-participantes gerou comentários positivos e saudosos do público, trazendo uma boa nostalgia e o principal, representatividade.

“Nós somos uma marca democrática e que conversa com todos os consumidores, por isso, não poderíamos ficar de fora do fenômeno que é o BBB. Estamos muito felizes com os resultados que obtivemos com o reality, esse crescimento em vendas de 3 vezes mais do que toda a categoria de lava roupas só comprova a efetividade da nossa campanha de marketing. Encontramos um nicho muito forte e estratégico junto com a Ana Maria que nos ajudou a alcançar esse resultado”, finaliza Eduardo Campanella, vice-presidente de marketing da Unilever.

 

 

 

 

 

Fonte: ADNews 24.05.2021

Pesquisadores da UFMG desenvolvem detergente que ‘blinda’ superfícies de resíduos de obras

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Produto é de rápida secagem e evita danos à saúde e ao meio ambiente

Aplicado na proteção de superfícies, o detergente mineral (DTM) desenvolvido por pesquisadores da UFMG é uma promissora solução para limpeza geral no pós-obra, com garantia de sustentabilidade ambiental e atoxicidade.

“O produto é capaz de ‘blindar’ as superfícies contra todo tipo de resíduo – de pó de asfalto a massa de concreto ou tinta –, mas se desfaz em contato com a água”, revela o estudante Felipe Monteiro, do curso de Engenharia Civil, um dos inventores do produto.

“Dessa forma, substâncias derramadas sobre as superfícies se incorporam à camada do detergente e ficam sólidas. Em seguida, basta passar um pano, com uma quantidade mínima de água, para que o DTM se desfaça e o local fique limpo novamente”, resume o graduando. O professor Ronaldo Lepesqueur, do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (Icex), é o outro inventor do DTM.

A dupla testou o detergente em superfícies de concretos lisos e porosos, materiais esmaltados, mármores e granitos, vidros, madeiras, alumínio, ferro e aço cromado. O produto não compromete a saúde humana nem o meio ambiente porque não contém, em sua composição, ácidos sulfônicos de qualquer tipo, polifosfatos, óxidos de aminas, álcoois saturados, derivados da betaína ou compostos aromáticos.

Descoberta ‘por acidente’

A formulação definitiva do DTM resultou de uma minuciosa pesquisa – que só foi empreendida, no entanto, depois de um acidente, ocorrido dentro do laboratório. “Estávamos envolvidos na criação de um método para purificar rejeitos industriais têxteis. Durante os testes, a filtragem dos resíduos gerava uma massa densa. No momento de descartar esse material, ele caiu sobre um armário de metal, encardido e velho. Quando fomos limpar, percebemos que a porção atingida do móvel ficou novinha”, relata Felipe Monteiro.

A dupla se dedicou, então, à tentativa de reproduzir aquela massa, manipulando suas propriedades para que ela se tornasse um produto de limpeza eficaz, seguro para a saúde e para o meio ambiente, barato e com cheiro agradável. “Testamos muitos componentes e trocamos muitas ideias, até chegar a uma fórmula com rendimento e capacidade de limpeza ideais”, relata Felipe.

Formuladores, analistas e ‘cobaias’

“Fomos os formuladores do DTM, analistas econômicos e até ‘cobaias’, já que testamos o produto na limpeza de casa e verificamos sua atoxicidade expondo nosso próprio corpo”, revela Ronaldo Lepesqueur. O docente ficou responsável pela formulação e análise química, enquanto Felipe gerenciou os padrões comerciais, incluindo os objetivos do produto, a relevância e o custo dos materiais.

A prioridade foi desenvolver um produto ambientalmente sustentável. Nesse sentido, os inventores se orgulham do fato de o DTM requerer, no máximo, um balde de água para a limpeza de um terreno de 50 metros quadrados e poder ser descartado na natureza.

Os pesquisadores também buscaram oferecer aos consumidores o menor custo possível. “Não adiantaria criar algo fantástico se não fosse financeiramente viável para o público. Por isso, em todos os testes de componentes, a gente começava com o mais barato”, relatou o professor.

Como observa Lepesqueur, há no mercado alguns produtos com utilidade similar, que, no entanto, são tóxicos. “O sapólio, por exemplo, contém ácidos muito danosos ao corpo humano. Existem também alguns líquidos que removem concreto e tinta, mas que não têm ação preventiva e ainda exigem luva, óculos e máscara no manuseio. Nosso produto pode ser inalado, não irrita os olhos nem a pele, mesmo que se deixe a mão mergulhada em um balde com DTM durante horas”, enfatiza.

A patente do detergente foi registrada pela UFMG por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Os direitos de fabricação e comercialização já podem ser negociados.

 

 

 

 

 

Fonte: UFMG 20.05.2021

Brilhus apresenta novos panos multiuso

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A Brilhus, marca da Bettanin, aumenta seu portfólio e lança novos modelos de panos multiuso, em duas cores distintas: o laranja e o branco

Com alta absorção e enxágue fácil e rápido, Brilhus Pano Multiuso Laranja e Brilhus Pano Multiuso Branco contêm ação antibacteriana, secando a pia com muito mais segurança.

A marca Brilhus, que recentemente passou por uma revitalização em sua embalagem e logomarca, agora também alterou alguns produtos. Brilhus Panos Multiuso Almofada e Brilhus Panos Multiuso Rolo ganharam uma nova cor, passando do laranja para o cinza, trazendo ainda mais modernidade aos produtos.

 

 

 

 

 

Fonte: Embalagem Marca 24.05.2021

Ypê cria área de Impacto em ESG

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Empresa, que já tem forte atuação em Sustentabilidade, cria frente para gerar mais impactos positivos para a sociedade

A Ypê, empresa reconhecida por sua forte atuação em sustentabilidade desde a sua fundação há 70 anos, anunciou a criação de uma frente de Impacto e Novos Negócios. A nova área de Sustentabilidade, Impacto e Novos Negócios tem o objetivo de ampliar o impacto social e ambiental de suas ações para a sociedade no médio e longo prazo.

Pioneira no Brasil, a Ypê segue tendência global e intensifica seu compromisso com temas de ESG (Environmental, Social, and Governance). “A ideia é expandir a atuação para gerar mais impactos positivos para a sociedade, contribuir para transformar a cadeia na qual a Ypê está inserida e influenciar positivamente suas relações e negócios de uma maneira proativa”, afirma Waldir Beira Júnior, presidente da Ypê.

A ampliação da área mostra a maturidade e o reconhecimento que a Ypê, líder no segmento de higiene e limpeza no Brasil, conquistou com as iniciativas ligadas à agenda de Sustentabilidade. “O nosso propósito é trabalhar pela construção de um mundo melhor. Com a frente de Impacto, a empresa reforça seu comprometimento com a atuação responsável e solidária e busca estender suas iniciativas para que todo seu ecossistema alcance melhores resultados”, diz o presidente da Ypê.

A área recém-criada foi estruturada com profissionais do mercado com sólida bagagem em ESG, além de talentos internos, alguns com mais de 30 anos de Ypê. A área tem como responsabilidade fortalecer ainda mais a cultura de inclusão e sustentabilidade na companhia, além de fomentar a cadeia de valor e gerar impacto em todos dos seus pontos de contato – desde os colaboradores até o consumidor final.

Ao longo de sua trajetória, a empresa conquistou resultados socioambientais relevantes. Para os próximos anos, a Ypê tem a expectativa de expandir ainda mais os negócios e seu legado para todos os brasileiros.

Esponja da Esfrelux possui ação antiviral Max Protection

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Doenças causadas por vírus são muito comuns e provocam sérios danos à saúde. Com o avanço da ciência e tecnologia, foi descoberto que a prata em nanopartícula é um eficiente agente antiviral

Com base nisso, a Santa Maria, indústria de produtos de limpeza, higiene e beleza, presente no mercado há 60 anos, desenvolveu uma solução de limpeza inteligente para os lares dos consumidores.

As esponjas Esfrelux, tanto na manta abrasiva quanto na espuma, possuem o aditivo antiviral Max Protection (H2BAC) com nanopartículas de prata, virucida que é e incorporado na fabricação da espuma fazendo com que todo o produto receba a proteção antiviral. A ação permanece atuando por toda a vida útil do produto, mesmo que sofra arranhões ou algum tipo de dano. Já na manta abrasiva, o aditivo antiviral Max Protection é incorporado em forma de absorção e sua fixação é extremamente alta, resistente e duradoura. Além disso, a atividade antiviral de Max Protection é capaz de inativar 99% dos vírus envelopados e vírus não envelopados em até 90%.

As esponjas Esfrelux possuem tecnologia 100% brasileira, garantem performance e uniformidade e não são tóxicas para os seres humanos.

Adquira já a Esfrelux Max Protection para sua loja! Saiba mais sobre esse produto e outras linhas da Santa Maria no site.

 

 

 

 

 

Fonte: Gironews 24.05.2021

Henkel avança para reduzir a sua pegada de carbono até 2030 com o apoio da Aveva

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As soluções digitais da AVEVA colocam a líder em bens de consumo e produtos químicos industriais no caminho para reduzir significativamente sua pegada de carbono até 2030

A AVEVA, líder global em software industrial, que impulsiona a transformação digital e a sustentabilidade, anunciou que a Henkel, fabricante global de bens de consumo e produtos químicos industriais com um portfólio diversificado de marcas conhecidas, implementou as soluções digitais AVEVA para ajudar a acelerar a sustentabilidade em sua cadeia de suprimentos. Ao integrar as soluções AVEVATM System Platform, AVEVA Historian e AVEVA Manufacturing Execution System, a Henkel está monitorando e minimizando seu consumo de energia, economizando € 8 milhões anuais em 2020 e trabalhando em direção à sua meta de se tornar três vezes mais eficiente em energia até 2030.

Com a sustentabilidade no centro de sua estratégia, a unidade de negócios Lavanderia e Cuidados Domésticos da Henkel desejava reduzir o consumo de energia e se alinhar aos padrões ISO 50001 em todos os seus locais de produção. Usando o software AVEVA instalado pela EMP Etteplan GmbH, a equipe foi capaz de otimizar, com sucesso, a coleta, o uso e a comunicação de consumo de energia e os dados de emissões em toda a sua cadeia de abastecimento. Como resultado, a equipe melhorou a eficiência dos recursos da cadeia de suprimentos da produção local em 5% a 6% ao ano.

“Quando começamos a implementar as soluções digitais AVEVA em 2013, já estávamos alcançando uma economia de energia de 3% ano a ano, em cada tonelada de produto produzida. Quando concluímos a implementação, vimos um claro aumento na eficiência energética. Por exemplo, o Sistema de Gestão Ambiental (EMS) baseado no AVEVA reduziu o consumo de energia da Henkel (kWh/ t), ano a ano, em até 16% em 2020, em comparação com uma operação normal. Para colocar isso em perspectiva, a energia economizada é equivalente à capacidade necessária para sustentar os 3 milhões de habitantes de duas capitais europeias, Amsterdã e Viena”, comentou Wolfgang Weber, Diretor Corporativo de Transformação Digital e de Engenharia – Laundy & Home Care da Henkel.

Usando a tecnologia para entregar resultados sustentáveis de maneira geral

A solução flexível da AVEVA permitiu que a unidade de negócios de Laundry & Home Care da Henkel atendesse a todos os requisitos de arquitetura de sistema de informação necessários para realizar essas economias de emissões. O projeto levou menos de 18 meses para começar a entregar benefícios auditados, e incluiu a solução de monitoramento de energia usando AVEVA System Platform e AVEVA Historian.

“Com muitas organizações hoje focadas em impulsionar práticas de negócios sustentáveis, a AVEVA deu passos positivos em direção a essa chamada universal à ação, desenvolvendo soluções de tecnologia que estão contribuindo para reduzir efetivamente as pegadas ambientais das organizações industriais. As tecnologias digitais desempenham um papel vital na realização de ambições sustentáveis, e a AVEVA está preparada para apoiar nossos clientes globalmente no controle de seus objetivos de sustentabilidade”, comentou Kim Custeau, vice-presidente sênior APM e MES, AVEVA.

“Nossas ofertas estão permitindo que nossos clientes integrem soluções legadas perfeitamente, fornecendo análises avançadas que conduzem à tomada de decisões sustentáveis por meio de percepções acionáveis. Nosso foco é continuar a trabalhar com líderes mundiais como a Henkel, onde nossos objetivos de negócios são tecnologicamente avançados e alinhados para apoiar a agenda de sustentabilidade global”, continuou Kim Custeau.

“Em termos de nossa visão para o futuro, o software AVEVA continuará a fornecer a tecnologia de que a Henkel precisa para atingir seus objetivos”, disse o Dr. Dirk Holbach, Vice-Presidente Sênior de Supply Chain Global – Laundy & Home Care da Henkel. “A sustentabilidade e o uso eficiente de recursos estão firmemente ancorados nos valores corporativos da Henkel – e isso não é algo recente. Fomos uma das primeiras empresas a começar a publicar um relatório anual de sustentabilidade há 30 anos e hoje temos nossos olhos postos firmemente em nossas metas de sustentabilidade de longo prazo e estamos orgulhosos de que nosso compromisso foi recentemente reconhecido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) designando várias de nossas fábricas como faróis de sustentabilidade”.

Saiba mais sobre o caso de sucesso da Henkel aqui .

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