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Eletrodoméstico para desinfecção de objetos e alimentos contra vírus e bactérias

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O UOVO é um facilitador da rotina de higiene em casa ou no trabalho

A startup brasileira, UOVO Labs, fundada por Marcio Pacheco, Felipe Guerra e Rafael Soares, profissionais experientes em empreendedorismo no Paraná, inova ao lançar para o mercado nacional um novo conceito para desinfecção doméstica e comercial que utiliza a luz UVC como aliada no combate a agentes nocivos à saúde. O UOVO é um eletrodoméstico que ao ser acionado utiliza a luz UVC para desinfecção e descontaminação de objetos e alimentos, inclusive contra o novo coronavírus.

Fácil de usar e intuitivo, o primeiro eletrodoméstico descontaminador leva até três minutos para finalizar o processo de desinfecção. O formato esférico, como um ovo, com capacidade de 15,5 litros do modelo permite inclusive que compras de mercado, frutas, bebidas, mamadeira, chupetas, celular, carteira, chave, óculos e etc possam ser colocados no UOVO sem nenhum risco à saúde.

A UOVO Labs é uma spinoff da Quantum Eletrônica, que possui 45 anos de história, inúmeras certificações ISO e clientes de grande porte. A luz UVC destrói a camada protetora e material genético de agentes causadores de doenças, inativando a ação do microrganismo. Objetos expostos à luz ultravioleta têm 99,99% dos vírus, bactérias, fungos, ácaros e germes de forma geral a que foram expostos inativados.

“O UOVO é um facilitador da rotina de higiene. Em apenas dois minutos itens como carteiras, brinquedos, óculos, produtos que acabaram de chegar do mercado, entre outros, são descontaminados, garantindo a segurança da família e a redução da contaminação microorganismos no lar, com um eletroportátil de fácil manuseio e que ocupa pouco espaço em casa”, explica Felipe Guerra, idealizador do eletrodoméstico.

Mercado em expansão para a UOVO Labs

Marcio Pacheco e Rafael Soares explicam que o mercado de desinfecção está em crescimento no país e no mundo, uma vez que as pessoas têm o conhecimento sobre a contaminação de vírus e bactérias em sua saúde e o novo coronavírus reforçou a necessidade hábitos de higiene e descontaminação. “A partir de 26 de abril o UOVO estará disponível para entrega em todo o país na loja virtual da UOVO Labs. Este ano, a previsão inicial é comercializar 10 mil unidades e em um mercado com pelo menos 10 milhões de residências com potencial para adquirir o produto”, explica Marcio Pacheco.

“O UOVO tem um potencial enorme e o objetivo é torná-lo um produto que é parte da casa, como qualquer outro eletrodoméstico, que entrega qualidade de vida para as pessoas. Em receita, pretendemos faturar R$10 milhões com o produto, este ano”, conclui Rafael Soares.

“Trago verdades” é nova campanha de Brastemp com foco em lava-louças

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Aproveitando a conversa das redes sociais sobre a tarefa de lavar louças, a marca desmistifica o mundo das lava-louças e dá dicas de como o produto pode ajudar no dia a dia

A Brastemp, marca sinônimo de qualidade presente na maioria dos lares brasileiros, lança nova campanha de lava-louças em conexão com o cenário vivido pelos seus consumidores. Partindo do conceito “Cansei de Louça Suja”, abraçado pela marca no começo do ano, a Brastemp ressalta em sua nova campanha quais são as desculpas mais utilizadas na hora de escapar da “nada agradável” tarefa de encarar uma pia cheia de louça suja. A campanha irá desmistificar, de maneira leve e divertida, as dúvidas que cercam o universo do lava-louças com a campanha “Trago verdades”.

Criada pela agência BFerraz Retail, empresa da B&Partners.co, a nova campanha quer se aprofundar sobre os benefícios do produto, desmistificando alguns mitos e inseguranças do consumidor, como: “Lava direito panelas e travessas?”, “Pode colocar taça de vinho?” e “Gasta muita água? E se tiver pouca louça?”, trazendo as verdades da lava-louças com muito humor.

A campanha se inicia com um vídeo divertido onde o influenciador @vitordicastro, do canal Deboche Astral, aborda o comportamento de cada signo quando o assunto é, literalmente, colocar a mão na esponja e encarar a louça suja. Além da brincadeira, ao longo do mês de maio, um time de Influenciadores vai abordar um território diferente a cada semana e ,por meio de suas próprias rotinas, trazem a solução com a lava-louças Brastemp. O time é composto por: @vitordicastro, @leosemfiltro, @ademaravilha, @luhsicchierolli, @caroleasquadrigemeas, @chefraquelnovais e @pensandoaocontrario.

Como mensagem final, a Brastemp quer quebrar todos os mitos de se ter uma lava-louças, garantindo para o consumidor a oportunidade de descansar ou assistir um filme enquanto a máquina faz o serviço, sem que ele precise se preocupar com qualquer detalhe.

Para Frederico Silverio, Gerente Sênior da Whirlpool, detentora da marca Brastemp, o tempo despendido em casa tem mudado a relação dos consumidores com as tarefas domésticas – e lavar a louça é uma das que está no topo do incômodo diário.

“O consumidor brasileiro está atrás de praticidade, já que a rotina da casa foi intensificada desde o início do isolamento social. Nesse cenário, a lava-louças é uma grande aliada na economia de tempo daqueles que precisam otimizar as tarefas domésticas e continuar dando conta da rotina. Por isso, acreditamos que com essa campanha vamos ajudá-los a desmistificar o uso da lava-louças, facilitando a vida dos nossos consumidores”, comenta o executivo.

“Buscamos inspiração em uma linguagem memética e popular que já estivesse inserida no cotidiano das pessoas para ser o fio condutor desta fase. ‘Trago Verdades’ vem como uma chamada criativa que ao invés de mostrar o lado ruim (mito) valoriza o imaginário coletivo do ato de lavar louça” acrescenta Enricco Benetti, CCO & Partner da BFerraz

 

 

 

 

 

 

Fonte: Marcas Mais 05.05.2021

A ascensão e a retomada de Jessica Alba no mundo dos negócios

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Honest Company, empresa de produtos para limpeza e bebês fundada pela ex-atriz, realiza IPO e levanta R$ 2 bilhões, avaliada em cerca de R$ 6 bilhões

A jornada foi longa e tumultuada. Mas a ex-atriz Jessica Alba, estrela de produções aclamadas como “O Quarteto Fantástico” e “Sin City”, conseguiu tornar sua empresa de produtos de consumo pública. Na noite desta terça-feira, 5, a Honest Company, criada por Alba em 2011, realizou seu IPO na Nasdaq e levantou 413 milhões de dólares, o equivalente a mais de 2 bilhões de reais.

O propósito da Honest é oferecer alternativas mais “naturais” aos consumidores de produtos como fraudas, detergentes de uso geral, shampoos, vitaminas, entre outros bens de consumo utilizados no dia a dia. A inspiração para a criação da companhia veio da própria gravidez de Alba, em 2008. Com dificuldade em encontrar produtos para seu bebê que fossem amigáveis ao meio ambiente, ela decidiu produzir por conta própria. E foi um sucesso.

Alba já falava em abrir o capital da empresa em 2014. Logo depois, levantou 100 milhões de dólares em uma rodada de investimentos em que a Honest foi avaliada em 1,7 bilhão de reais. Na mesma época, a gigante Unilever apareceu como candidata a adquirir a empresa. As negociações não avançaram e, em pouco tempo, Alba e a Honest passariam por uma série de contratempos que jogaram um balde de água fria nas pretensões da atriz.

A partir de 2017, a empresa viveu uma espécie de inferno astral. Inicialmente, ela teve de fazer um recall do seu talco orgânico para bebês pela possível presença de micro-organismos causadores de infecção. Em seguida, precisou recolher algumas de suas fraudas pela possibilidade, ainda que remota, segunda a empresa, de formação de mofo. O mais grave, no entanto, foi um processo coletivo movido contra a companhia por desinformação em relação aos ingredientes presentes nos produtos. A empresa perdeu 700 milhões de dólares em valor de mercado, na época.

O início da recuperação veio com a contratação de um novo CEO, Nick Vlahos. Ele deu início a um processo de reformulação que cortou postos de trabalho, reformulou 90% dos produtos e abandonou o modelo de venda direta. As mudanças ajudaram a empresa a aumentar suas margens, porém, a Honest ainda apresenta números modestos em comparação a seus competidores de maior porte, inclusive.

Enquanto a empresa de Alba segue avaliada na casa do um bilhão e meio de dólares, o mesmo que há cinco anos, a Estée Lauder, de cosméticos, viu seu valor de mercado mais do que triplicar. Mesmo a Unilever, uma gigante multinacional, cresceu 30% em valor, no mesmo período.

O bem-sucedido IPO, no entanto, não apaga as dúvidas em relação ao futuro da companhia. A Honest, que registrou prejuízo de 14,5 milhões de dólares no ano passado, nunca foi lucrativa em 10 anos de existência. Para quem entrou na Honest durante o pico de avaliação em 2015, como os fundos IVP e AllianceBernstein, ainda há um caminho difícil a ser percorrido para recuperar o investimento.

Já para Alba, que anunciou o fim de sua carreira de atriz neste ano, a distância até o primeiro bilhão, que parecia curta há cinco anos, hoje se mostra quase impossível. Sua participação na Honest, que já valeu quase 500 milhões, hoje vale 90 milhões de dólares.

 

 

 

 

Fonte: Invest Exame 05.05.2021

Brastemp questiona e debate sobre a divisão do trabalho doméstico

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Mulheres dedicam o dobro do tempo quando comparadas com os homens no trabalho doméstico e a Brastemp quer saber: até quando?

Majoritariamente responsáveis pelas tarefas domésticas, as mulheres carregam a pressão do dia a dia de trabalho e as pressões da sociedade para o cuidado com o lar e a família de forma histórica. Segundo pesquisa do IBGE de 2020, as mulheres dedicam o dobro do tempo do que os homens aos afazeres domésticos. Dentro desse contexto, a Brastemp, marca presente nos lares e no coração dos brasileiros, traz a discussão da equidade de jornada para sua nova campanha.

Conhecido por ser o “mês das Mães”, maio é marcado por campanhas que muitas vezes reforçam a cultura do trabalho doméstico como uma tarefa feminina. Para mudar o foco e gerar uma nova conversa no mercado e na sociedade, a Brastemp traz para o mês a campanha “Tarefa doméstica é tarefa de todos”, criada pela FCB em parceria com a consultoria Think Eva, que tem como objetivo de incentivar a divisão equânime das tarefas domésticas entre homens e mulheres. Com ativação no ambiente digital e em televisão, a Brastemp puxa a conversa a partir de um dado inédito, levantado pela Think Eva a pedido da marca, que revela que as mulheres passam em média quatro anos de suas vidas lavando roupas. Tempo que homens dedicam ao seu desenvolvimento pessoal, profissional, ao lazer e ao descanso.

Para aumentar a conscientização sobre o cenário, a Brastemp estende o debate também para o produto, “lançando” uma máquina de lavar roupas fictícia com o nome “Brastemp Edição Compartilhada”. O lançamento do produto tem como objetivo reforçar que lavar as roupas é uma atividade de todos – e não apenas das mulheres. O vídeo manifesto também vem para apoiar e reforçar que tarefa de casa é tarefa de todos, independente da configuração familiar. Por isso, a Brastemp escolheu cuidadosamente o seu casting de atores trazendo diversidade para esse vídeo que mostra: um casal 60+, um casal em que a mulher é transgênero, uma família negra angolana e uma mãe e um filho brancos.

“Dia das Mães é uma das grandes datas do ano para o varejo, isso é legítimo. Porém, quando falamos de eletrodomésticos, tradicionalmente, as marcas e o segmento associam a imagem de dos produtos com a figura materna, reforçando o estereótipo e a cultura do cuidado com o lar à data e à mulher, o que nos dias de hoje é um retrocesso. Nós, como uma empresa líder de mercado e top of mind na categoria de lavanderia, entendemos que era nosso papel social ressignificar a data. Assim, lançamos uma campanha que, ao invés de seguir reforçando os estereótipos, vai justamente no caminho oposto: levanta uma discussão na sociedade que fala de uma pauta tão urgente e necessária, que é promover a equidade no trabalho doméstico. Meu sonho é que daqui a alguns anos nenhuma marca de eletrodomésticos sugira seus produtos de presente para as mães e que tarefa de casa vire tarefa de todos”, afirma Allyne Magnoli, diretora de marketing da Whirlpool.

A Brastemp também convidou o Think Eva, consultoria de inovação social para auxiliar no desenvolvimento da narrativa e curadoria do conteúdo. “Estamos desde o ano passado estudando a Economia do Cuidado e nos traz esperança que uma marca do tamanho e abrangência da Brastemp assuma seu papel nesta discussão. O trabalho invisível de cuidado precisa ser de todos e poder trazer este tema, aliado ao nosso olhar estratégico de marca, para a campanha nos deixou confiantes de que alguma mudança seja possível”, diz Maíra Liguori, co-fundadora da consultoria.

“As marcas são parte importante da formação cultural da sociedade – especialmente marcas icônicas, como a Brastemp. Abordar a economia do cuidado em uma campanha é uma forma de assumirmos esse papel de influenciadores e colocarmos mais luz em um tema que é muito caro às mulheres há muito tempo”, comenta Anna Martha, Diretora Executiva de Criação da FCB Brasil.

A campanha terá um desdobramento na televisão, com uma discussão nos programas Papo de Segunda e Saia Justa, do canal GNT e um braço também no digital. Toda a ação com influenciadores foi desenvolvida pela FCB Brasil em parceria com a Mfield.

Confira o vídeo:

 

 

 

 

 

Fonte: Marcas Mais 04.05.2021

Detergentes passam por uma transformação

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O período de lockdown viu os consumidores mudando para máquinas de lavar e lava-louças em sua busca por autossuficiência e conveniência, abrindo o mercado para novas formas de detergentes e produtos de tratamento de tecidos

No ano passado, a P&G introduziu sua tecnologia de pod na Índia por meio de Tide Pods e Ariel Pods, e a HUL adicionou uma linha de produtos para lavagem automática de louças (para máquinas) sob sua marca Vim.

Pegue uma carga disso

Até 2020, marcas como Finish, Crystale, Fortune e outras de fabricantes de lava-louças como IFB e Bosch estavam disponíveis em plataformas de comércio eletrônico. A força de distribuição da Reckitt garantiu que o Finish fosse o único produto de marca do segmento que ocupava espaço nas prateleiras das lojas modernas e de comércio geral.

Em março de 2021, a HUL estreou no mercado de detergentes para lava-louças com a Vim Matic. O preço do pó é de Rs 425 por kg, o mesmo que o acabamento. “Quando os consumidores consideraram a adoção de uma máquina de lavar louça devido a preocupações relacionadas ao bloqueio, era responsabilidade da Vim como marca fazer parceria com os consumidores nesta atualização”, diz o porta-voz do HUL.

A entrada da Vim neste mercado – com presença significativa nos segmentos de bolo de sabão e gel líquido – está sendo vista como um sinal de que existe um mercado considerável para detergentes para máquinas de lavar louça na Índia.

A Vim Matic e a Voltas Beko firmaram uma parceria para comercializar a máquina de lavar louça e o detergente juntas. A empresa também está em negociações com outros fabricantes líderes de lava-louças para acordos semelhantes. A Reckitt tem parceria com a Bosch.

A P&G, conhecida internacionalmente por fazer detergentes para roupas em gel pod desde 2012, trouxe o produto para a Índia em meio à pandemia. “O lançamento dos pods Ariel e Tide na Índia visa simplificar a vida de nossos consumidores”, disse Sharat Verma, CMO e VP – tratamento de tecidos, P&G Índia. Os vagens são cápsulas pré-dosadas de uso único para lavagem de roupas que liberam três detergentes líquidos concentrados separados para limpar, remover manchas e iluminar tecidos.

Conveniência a um custo

O mercado indiano de tratamento de tecidos ainda não deu um passo significativo em direção a líquidos e produtos de valor agregado, como condicionadores de tecido. Um estudo da Mintel Índia sobre cuidados com tecidos descobriu que apenas 19% dos indianos usam detergentes líquidos para lavar a roupa na máquina, enquanto 40% usam pó. De acordo com a Euromonitor International, o mercado de amaciantes de roupas na Índia vale apenas Rs 115,8 crore, enquanto o mercado de removedores de manchas é significativamente maior, com Rs 413,6 crore.

Os vagens são posicionados como produtos que atendem a várias preocupações de uma vez, substituindo detergentes, removedores de manchas e agentes de branqueamento. “É improvável que os consumidores indianos, que em sua maioria têm pessoal de serviço para realizar tarefas domésticas, valorizem a conveniência de um produto como este em relação ao preço”, disse Subhendu Roy, parceiro, consumidor e prática de varejo da Kearney.

“Ao contrário do mercado de tratamento de tecidos, os líquidos testemunharam uma absorção significativa no segmento de lavagem de louça”, diz Roy. Nos últimos 15 anos, houve um movimento constante em direção aos géis líquidos porque são considerados mais suaves para a pele em comparação com os bolos de sabão e também porque podem ser dispensados ​​de uma maneira descomplicada.

A mudança para produtos de lavagem automática pode não ser fácil, pois esta categoria é totalmente dependente da penetração das máquinas de lavar louça. Embora a conveniência seja um grande atrativo, os especialistas dizem que a alta barreira de entrada – uma máquina de lavar louça básica custa cerca de Rs 23.000 – e as restrições de espaço nas residências podem atrapalhar.

Rajat Wahi, parceiro da Deloitte Índia, diz que, dado que os consumidores são excessivamente sensíveis aos preços na categoria de detergentes, “as marcas precisam introduzir embalagens grandes e descontos para impulsionar os consumidores a experimentar esses produtos”.

Por enquanto, tanto a P&G quanto a HUL estão seguindo uma estratégia de varejo pesado de e-commerce para testar o mercado antes de chegar às prateleiras.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Financial Express 12.04.2021

Aparelhos com novas tecnologias que vão ajudar na limpeza da casa

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Aspirador de pó, vassoura elétrica, lavadora de roupas, purificador de ar e água ganham inovações e conectividade para entregar mais funções e praticidade ao usuário

A aplicação de novas tecnologias, recursos de inteligência artificial e conectividade a aparelhos e objetos do nosso dia a dia visa proporcionar mais praticidade, acessibilidade, conforto e controle aos usuários. É o caso de robôs aspiradores de pó, cada vez mais inteligentes e autônomos.

Em um futuro próximo, não haverá categoria de eletrônicos que não se beneficiará da Internet das Coisas. Além disso, os fabricantes seguem desenvolvendo tecnologias e inovações para que os aparelhos atuem com mais eficiência e deixem nossa vida mais fácil. O Shoptime apresenta oito segmentos de produtos tecnológicos que, muito em breve, vão nos ajudar a cuidar da casa.

1- Robô aspirador de pó

Os aspiradores robôs já são conhecidos do consumidor e estão disponíveis, inclusive, em versões custo-benefício. Por outro lado, também já estão no mercado os equipamentos inteligentes, com conexão com assistentes de voz e app para celular, para controle à distância e acompanhamento do desempenho.

Em alguns modelos, o robô faz a primeira volta pela casa e apresenta um mapeamento completo. Pelo app, o usuário seleciona as áreas onde ele deve fazer a limpeza, os locais que vão exigir mais potência e as áreas proibidas, por exemplo, subir em tapetes ou mudar de ambiente. Em seguida, é só programar as limpezas e o aspirador sai da base de carregamento e se desloca para o cômodo desejado.

Além da conectividade, esses robozinhos vêm ganhando sensores mais modernos, para evitar quedas e obstáculos, e também baterias mais eficientes.

2- Aspirador de pó

Os aspiradores de pó tradicionais também evoluem. Além de equipamentos smart, alguns lançamentos têm tecnologia de separação de sujeiras, para facilitar a limpeza do compartimento e exigir menos dos filtros.

Há aspiradores que contam com reservatório de água e produtos de limpeza, para oferecer a função dupla de aspirar o piso e fazer uma limpeza molhada, com tecidos tecnológicos para passar pano sem esforço.

Também encontramos aspirador com emissão de luz UV-C concentrada, uma onda ultravioleta localizada entre o espectro de luz visível e o raio X, que promete eliminar ácaros, vírus, bactérias e outros microorganismos, durante o uso.

3- Vassoura e esfregão elétricos

Marcas já apresentaram protótipos e produtos prontos de vassoura elétrica com cerdas rotativas, que puxam a sujeira ao mesmo tempo em que esfregam o piso. Um lançamento conta com uma almofada eletrostática que ajuda a prender as partículas de pó e sujeira, para que não voltem ao chão.

Há aparelhos de estilo esfregão com uso similar para água e sujeiras molhadas, que esfregam o piso com água e produto de limpeza armazenado, para depois absorver o líquido por almofadas de microfibra.

4- Robôs passa-pano e limpa-vidro

Já são várias as opções de robôs que passam pano úmido no piso e que se prendem em janelas para limpar vidros, inclusive no ambiente externo.

Segundo as marcas, os dois segmentos ganham funcionalidades importantes com a conectividade e recursos de inteligência artificial, assim como acontece com os aspiradores robôs. Definir melhores rotas, mapear o ambiente ou superfície, evitar obstáculos, melhor performance em menos tempo são alguns dos pontos positivos.

Para os robôs que passam pano, as marcas vêm investindo em novas tecnologias para que os lançamentos não sejam apenas um aspirador robô com um pano úmido preso na parte de baixo. Há modelos com cabeçotes vibratórios, que ajudam na remoção de manchas, ou escovas móveis que trabalham em sincronia com os sensores, para esfregar pontos do piso onde há sujeiras piores.

5- Lava-roupas e lava-louças

Grandes eletrodomésticos, como máquina de lavar roupas e lava-louças, também se beneficiam de funções smart. A conectividade permite operá-los via smartphone ou com ajuda de um assistente virtual, como o Google Assistente.

A aplicação de novas tecnologias permite funções que não eram possíveis até então, como definir a quantidade e a temperatura da água, de acordo com as peças de roupa ou de louça colocadas para cada ciclo. Além de melhor resultado na limpeza, são melhorias que vão reduzir o consumo de água e de energia no longo prazo.

6- Purificador de ar

Novos tipos de filtro mais eficientes e eliminação de ácaros e outros microorganismos é o que promete um lançamento de purificador de ar. O dispositivo é inteligente e silencioso, para fazer o trabalho de limpeza do ar cômodo por cômodo, uma vez ao dia, removendo as partículas de impureza e poluição dos ambientes.

7- Purificador de água

A água que bebemos também merece o benefício da tecnologia. Novos purificadores de água devem trabalhar de forma mais ágil para filtrar grandes quantidades com filtros físicos e tecnológicos. E você pode acompanhar a qualidade da água que a família consome pelo aplicativo da marca.

8- Torneira e pia inteligente

Já existe uma pia com torneira inteligente, com funções de filtragem de água, emissão de bolhas e ondas ultrassônicas, para deixar de molho e lavar de forma mais efetiva os alimentos, inclusive para retirar traços de pesticidas de frutas, legumes e verduras.

 

 

 

 

 

Fonte: TechTudo 29.04.2021

Mat Inset relança seu repelente elétrico líquido

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A marca de inseticidas Mat Inset, da Flora, relança seu repelente elétrico líquido, que agora oferece proteção contra insetos por 45 noites*

O produto, eficaz contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, da Febre Amarela, da Zika e da Chikungunya, ganhou também nova embalagem, com identidade visual mais moderna, que destaca seus principais benefícios e modo de uso.

“A categoria de repelentes elétricos tem se destacado nos últimos anos, sendo a segunda maior no mercado nacional de inseticidas. Os consumidores perceberam as vantagens de ‘blindar’ a casa contra os insetos e têm dado preferência para os produtos que oferecem cuidados contínuos, em especial nesse momento, quando há risco de epidemia cruzada de coronavírus e dengue”, explica Gregory Soto Shinmyo, gerente de Marketing na Flora, fabricante de Mat Inset.

O relançamento está disponível em dois formatos: aparelho elétrico com refil líquido (28ml) e somente refil líquido (28ml).

*Quando usado no aparelho elétrico Mat Inset, até oito horas por noite.

UHU lança a nova linha de desinfetantes

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Tendo em conta a importância da proteção contra agentes nocivos invisíveis, a UHU acaba de lançar a nova linha de desinfetantes, com essências de origem vegetal que proporcionam um aroma fresco e agradável, enquanto protegem toda a família

Com a qualidade reconhecida dos produtos de limpeza UHU, a nova linha de desinfetantes, composta por três novos produtos, é dermatologicamente testada e elimina até 99,9% dos germes e bactérias.

Nova linha

O Desinfetante e Protetor Multi-Superfícies é adequado para todos os tecidos e superfícies como tapetes, sofás, almofadas, cortinas, peluches, carrinhos de bebé, cadeiras e interiores de automóveis. Graças à sua fina nebulização, atua num só gesto, sem deixar manchas nos tecidos. Além disso, elimina os maus cheiros graças às essências de origem vegetal, com um aroma agradável a citrinos.

O Desinfetante e Protetor Chão remove a sujidade em profundidade e dá brilho às superfícies, deixando um aroma fresco a limão. Pode ser utilizado diariamente em grandes e pequenas superfícies como pisos, azulejos e todas as superfícies laváveis da casa.

Já o Desinfetante e Limpeza Sanitários, além de eliminar germes e bactérias, remove o calcário e a sujidade persistente de todas as superfícies da casa de banho, deixando-as limpas e brilhantes. Adequado para chuveiros, sanitários e azulejos.

 

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 04.05.2021

Vendas de wipes de limpeza crescem 11% em 2020

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Várias marcas entraram na categoria apostando no aumento da demanda

Por Estela Mendonça

Na definição da Euromonitor, os wipes são lenços umedecidos descartáveis ​​de uso único, impregnados com produtos químicos e destinados a diferentes tarefas e superfícies. Em tempos de pandemia, eles caíram no gosto dos brasileiros para desinfetar e higienizar superfícies de alto toque, como maçanetas, botões de elevadores, corrimãos e outros.

O resultado desse interesse, segundo a Euromonitor, é o crescimento de 11% nas vendas no Brasil em 2020, em relação ao ano anterior, passando de R$ 29,4 milhões para R$ 32,9 milhões.  Na previsão da Euromonitor, a categoria deverá crescer nada menos que 42,2% até 2025, atingindo R$ 46,7 milhões. Com mais da metade da participação de mercado, a Coperalcool lidera o mercado brasileiro de wipes, seguida da Bettanin e Indústria Anhembi.

Mercado global

Embora o crescimento da categoria seja animador, ela está muito longe de ter alguma projeção no mercado global, que fechou 2020 com US$ 2,269 bilhões, com alta de 58,4% em relação a 2015. Para os cinco próximos anos, a previsão da Euromonitor é de estabilidade, com 4,1% de aumento nas vendas, atingindo US$ 2,361 bilhões. O destaque no ranking global é desempenho dos Estados Unidos, onde o faturamento da categoria cresceu 77% entre 2015 e 2020.

Ampliação da linha

A Coperalcool, que lidera o mercado brasileiro e que já disponibilizava os panos umedecidos com álcool 70°, com ação prolongada de até 6 horas de duração em potes ou em embalagens econômicas, ampliou a linha com os lenços antissépticos, que possuem ação prolongada e matam até 99,9% das bactérias e também o coronavírus. Os produtos, que são dermatologicamente testados, estão disponíveis sem perfume ou nas fragrâncias Lavanda Oriental, Mimo e Eucalipto.

Opções para cada ambiente

No ano passado, a Bettanin ampliou o portfólio com EsfreBom Wipe Desinfetante, que permite a higienização completa em diferentes tipos de superfícies. Com fórmula antibacteriana, que elimina 99,9% das bactérias, o produto possui dois tipos de embalagens, tubo e flow pack. A empresa também comercializa uma linha completa com opções para diferentes cômodos, superfícies e funções, como cozinha, multissuperfícies, banheiro, vidros e inox.

Duas marcas

Disputando o mercado com duas marcas, Qboa e Super Candida, as Indústrias Anhembi oferecem wipes nas duas marcas em duas versões: desengordurante, ideal para cozinha, com fragrância cítrica, e multissuperfície, com aroma de lavanda.

Tecido 100% biodegradável

Lysol®, marca da Reckitt e líder de mercado nos Estados Unidos no formato aerossol, onde existe há mais de 100 anos, chegou ao Brasil em maio do ano passado. Os lenços umedecidos vieram logo depois. De acordo com a empresa, eles possuem uma fórmula capaz de eliminar 99,9% dos vírus e bactérias, incluindo o vírus da Covid-19. Eles podem ser usados para limpar, desinfetar e remover gordura de diversos tipos de superfícies, como bancadas, pias, mesas, maçanetas e até mesmo telas de celular. Eles são feitos de tecido 100% biodegradável, derivados de planta, e oferecidos nas fragrâncias Frescor Marinho, Brisa da Manhã e Poder Cítrico.

Estreia na categoria 

A Bombril também resolveu apostar na categoria com o lançamento do Pano Umedecido Limpol com álcool a 70%. Segundo a fabricante, o produto possui tempo de ação de 8 horas. A embalagem flexível possui tampa flip top, que oferece boa vedação, segurança no manuseio e impede que evapore com facilidade.

Primeiro aprovado

Juntamente com a ampliação da linha Cif, realizada no primeiro semestre do ano passado, a Unilever lançou Cif Limpadores Lenços Umedecidos, que podem ser utilizados na cozinha, nas mesas, bancadas, pias, móveis e azulejos. A versão Sensitive é dermatologicamente testada e possui fragrância suave. Já o Higienizador + Álcool, tem agentes de limpeza que juntamente com o álcool promovem a higienização das superfícies.

Outra marca da Unilever, a OMO também lançou lenços umedecidos em junho do ano passado. Ele foi o primeiro produto do mercado brasileiro a conseguir aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) como insumo de limpeza eficaz contra o vírus da COVID-19.

Multiuso e limpa vidros

A Gtex Brasil comercializa duas versões de lenços umedecidos da marca Hiperclean: Multiuso 3 em 1, indicado para limpeza de superfícies, principalmente com gordura, e Limpa Vidros, especialmente para limpeza de vidros e espelhos. Eles são comercializados em pacotes com 20 unidades e potes com 75.

Ação hidratante

Conhecida pelos bloqueadores de odores sanitários, a FreeCô lançou os FreeWipes, marcando sua estreia no segmento de lenços antissépticos. O produto contém fragrância de aloe vera e sua formulação conta com hidratante para não ressecar as mãos.

Eficiência com suavidade

Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul da Evonik, ressalta que, de acordo com as diretrizes publicadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no contexto da COVID-19, a limpeza ajuda a remover patógenos ou reduzir significativamente sua carga em superfícies contaminadas e é o primeiro passo essencial em qualquer processo de desinfecção. “Isso porque os materiais inorgânicos e orgânicos que permanecem nas superfícies podem interferir na eficácia dos processos de desinfecção e esterilização, diminuindo ou anulando sua eficácia”, alerta.

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul da Evonik

O aumento na frequência de limpeza cria oportunidades para soluções práticas e, para o executivo, os lenços umedecidos ou wipes são um bom exemplo, já que a categoria vinha ganhando espaço nas prateleiras em diversas aplicações nos últimos anos. “Após o início da pandemia, acompanhamos pela Mintel um significativo aumento no número de lançamentos de wipes nas principais marcas da categoria de limpeza da casa. Vale destacar que as características mais requisitadas para esse tipo de produto são eficiência na limpeza, segurança e suavidade para superfícies e pele, pois os wipes geralmente também entram em contato com as mãos”.

Para que os formuladores consigam entregar tecnologia e praticidade a essa categoria de produtos, a Evonik destaca soluções de seu portfólio, como o REWOPOL® SB CS 50, surfactante aniônico para limpeza de superfícies, alternativo aos sistemas tradicionais como SLES. “Extremamente suave para a pele, deixa uma agradável sensação nas mãos, além de excelentes propriedades de emulsificação, podendo ser utilizado na formulação de limpadores multipropósito com pH neutro, por exemplo”, destaca.

Coelho também indica o TEGOPREN® 5840, aditivo superespalhante que contribui para a eficiência dos produtos voltados à limpeza de superfícies. Trata-se de um superumectante não iônico com alta capacidade de espalhamento e que fornece um acabamento uniforme, não deixa manchas e previne o embaçamento, sendo uma excelente opção para diferenciação na limpeza de superfícies, especialmente as de vidro.

Outra sugestão da Evonik é o TEGO® Polish Additiv WE 50, uma emulsão multifuncional de limpeza e cuidados fácil de processar e indicado para revitalização e proteção de superfícies. “Com óleo de abacate em sua formulação, oferece propriedades de limpeza rápida, sem riscos e sem aspecto gorduroso, com toque agradável e antiescorregadio. É ideal para superfícies porosas que requerem hidratação, como couro, madeira e utensílios plásticos, que ressecam com a exposição ao tempo” explica Coelho.

Apelo bactericida

A L’essence, uma das maiores casas de fragrâncias do país, tem constatado que muitos de seus clientes estão percebendo a necessidade de atender à crescente demanda por lenços de limpeza de superfície, registrando um aumento significativo nas solicitações por fragrâncias para esses produtos.

Ingrid Garriga, Analista de Marketing da L’essence

“Com uma preocupação maior da higiene, existe um movimento no qual as pessoas estão utilizando mais produtos com bactericidas e os lenços de limpeza de superfície trouxeram praticidade para o dia a dia, pois eles, muitas vezes, substituem a limpeza pesada com água, o que também evita o desperdício”, avalia Ingrid Garriga, analista de marketing da L’essence.

Ingrid prevê que essa procura aumentará ainda mais nos próximos anos, já que os hábitos de limpeza dos brasileiros estão mudando nesses novos tempos. “Nossos clientes pedem por fragrâncias que combinam com o apelo bactericida”, afirma.

Segundo a analista, algumas fragrâncias transmitem uma sensação de frescor, delicadeza e limpeza. É o caso das cítricas, como a bergamota, limão siciliano e o pomelo. “As florais, como flores do cerrado, folhas dos pantanais e a lavanda francesa e búlgara, também são muito utilizadas. As notas marítimas dos corais garantem o frescor por mais tempo”, explica.

Alto desempenho

Barbara Nogales, analista de desenvolvimento de produtos da Unidade de Negócios Home Care do Grupo MCassab, lembra que, durante a pandemia, a limpeza de objetos e superfícies se tornou imprescindível para evitar contaminações. “Afinal, o vírus pode sobreviver em superfícies inanimadas por até 24 horas. Para limpeza rápida e eficaz, o uso dos famosos wipes vem crescendo cada vez mais. Rápidos, práticos e higiênicos, eles são uma escolha certa para a higienização correta dessas superfícies, pois dependendo do componente adicionado eles podem agir como bactericida, desinfetando as superfícies e objetos que estejam contaminados”.

Barbara Nogales, Analista de Desenvolvimento de Produtos da Unidade de Negócios Home Care do Grupo MCassab

Para formulações eficientes de wipes, Barbara indica alguns ingredientes do portfólio da MCassab,  que poderão proporcionar produtos acabados com alto desempenho e melhor performance, como o Augeo® Clean Booster, da Rhodia Solvay Group, por exemplo, uma síntese inovadora que dispensa a necessidade de aplicação de surfactante na formulação de limpadores, auxiliando no desenvolvimento e no processo de fabricação. Composto por ingredientes certificados de origem natural, sustentáveis e biodegradáveis, o Augeo® Clean Booster pode ser aplicado em diversas superfícies com baixas concentrações, como multiusos, desengordurante, limpa-cozinha, limpa-vidros, entre outras aplicações de wipes.

Já o Augeo® Clean Multi, também da Rhodia Solvay, é um solvente sustentável e de alta performance. “Uma de suas principais aplicações é para a diluição de fragrâncias, como em limpadores perfumados em versão de wipes, resultando em uma maior durabilidade da fragrância no ambiente aplicado”.

O Grupo MCassab também disponibiliza o IPA (álcool isopropílico, isopropanol), componente essencial com uma rápida evaporação, indicado como um limpador eficiente para equipamentos eletrônicos, como placas lógicas, celulares, computadores, eletrodomésticos, além de equipamentos de utilizados no home office. “Wipes formulados com ingredientes de alta qualidade garantem uma limpeza eficaz, tornando as superfícies seguras e diminuindo a possibilidade de contagio”, completa Barbara.

Cheiros de limpeza

Ao mesmo tempo em que a Crecência enxerga uma grande oportunidade de crescimento para o mercado brasileiro de lenços desinfetantes, um dos principais destaques no mercado de limpeza durante a pandemia, por conta da facilidade de uso, a casa de fragrâncias também identificou, por meio de pesquisas mercadológicas, que os consumidores possuem preferências diferenciadas de fragrâncias para cada ambiente da casa.

Helena Klein, Analista de Marketing da Crecência

“Com base nessas oportunidades e estudos olfativos, desenvolvemos a linha de fragrâncias Cheirinho de limpeza, especifica para lenços umedecidos desinfetantes voltados para limpeza de superfícies de diferentes ambientes da casa, que proporcionam bem-estar e perfumes que combinam com cada cômodo”, conta Helena Klein, analista de marketing da Crecência.

Para a cozinha, a empresa buscou por fragrâncias que permitam suavizar odores desagradáveis e transmitir a sensação de limpeza ao ambiente. A fragrância Lascas de Madeira possui um perfume amadeirado intenso com notas de lascas de madeira, bergamota e musk, perfeita para ocultar odores mais fortes. Já a Maçã Verde é uma fragrância floral frutada mais suave, com notas de gerânio, lascas de maçã verde e acorde muguet, que transmite a sensação de limpeza e propaga um perfume agradável no ambiente.

Fragrâncias florais e cítricas, que deixam uma sensação agradável de limpeza e frescor ao ambiente nortearam o desenvolvimento das criações para o banheiro, como a fragrância Frescor do Campo, que possui um perfume cítrico verde com notas de flor de frésia, casca de laranja e musk, e a Flor de Cerejeira, uma fragrância floral doce intensa, que possui o toque delicado da flor gerânio acompanhado de sândalo e patchouli, que mantém um perfume delicado no ambiente.

“Para os demais ambientes da casa, buscamos por fragrâncias agradáveis e que se adaptam a diferentes superfícies, transmitindo a sensação de bem- estar”, informa Helena, descrevendo a fragrância Toque de Seda, que possui um perfume suave frutado musk com notas de funcho, laranja e âmbar, para transmitir sensação de abraço e aconchego. “Complementando a linha Cheiro de limpeza, Flores Orientais é uma fragrância encorpada e seu perfume é floral especiado, com notas de cravo, laranja e sândalo, que proporcionam a sensação de bem-estar e acolhimento”.

Resistência à contaminação

Para Natany Fernandes, gerente técnica da Thor, os lenços umedecidos representam um grande desafio no que se refere à sua preservação para evitar contaminação microbiológica. Segundo ela, além de uma boa formulação do líquido impregnante (liquor), é necessário estudar o non-woven (não-tecido) empregado. “Sabe-se que a susceptibilidade à contaminação varia bastante dependendo das fibras empregadas no non-woven, que podem ser sintéticas, naturais ou mistas”.

Natany Fernandes, Gerente Técnica da Thor

Outros fatores cruciais para a preservação, de acordo com Natany, são a taxa de impregnação do liquor no non-woven e a interação dos diferentes agentes presentes no liquor com as fibras. “Tal interação rege a distribuição dos ingredientes, entre eles, os conservantes, na pilha de lenços dentro da embalagem”.

A Thor, especialista global em preservação e desinfecção, a partir desses desafios, desenvolveu métodos de laboratório específicos para a avaliação de vários aspectos em lenços umedecidos, como os challenge tests, que avaliam a resistência à contaminação microbiológica em longo prazo, e testes para lenços desinfetantes, seguindo as normas europeias para produtos com esse fim.

A empresa também realiza testes analíticos, quantificando o teor dos ativos conservantes em lenços, por meio dos quais é possível analisar a aderência dos ativos ao non-woven e a distribuição do liquor pelas camadas empilhadas de lenços.

Além de uma linha completa de conservantes para lenços umedecidos de diversas aplicações, Natany conta que, nos últimos anos, a THOR desenvolveu formulações já completamente testadas em sua eficácia desinfetante. “Com o uso de produtos como o ACTICIDE® DDQ 50, a formulação de líquido impregnante garante resultados comprovados contra vírus, bactérias, leveduras e bolores, atendendo aos requisitos de tempo de contato determinados pelas normas”, afirma.

Natany acrescenta que os lenços também devem apresentar outras características, como suavidade e facilidade em se soltar do pacote (efeito pop-up). Conhecendo essas necessidades, a THOR desenvolveu o quaternário de amônio Microcare® Quat EQG, que confere um toque sedoso durante o uso, e o silicone Microcare® Silicone Q17PGM, que facilita a retirada dos lenços, folha a folha de dentro da embalagem. “Esse mesmo ingrediente também reduz a formação de espuma durante o processo de fabricação de lenços umedecidos”, garante.

Inovação acelerada

Na opinião de Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de negócios para Home Care na Croda, se antes do surgimento da Covid-19 o mercado de limpeza doméstica já era impulsionado por um constante investimento em inovação, a pandemia só fez por acelerar este crescimento e os investimentos em novos produtos que ofereçam simultaneamente alta performance, praticidade e ação bactericida.

Davi Pugliese, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para Home Care na Croda

Um formato de produto que vem ganhando cada vez mais espaço por sua praticidade e rapidez de resultados são os panos e lenços umedecidos. “Inicialmente, vistos como um grande aliado na higiene de bebês e crianças, os lenços umedecidos vêm se mostrando um coringa para várias outras aplicações. Já estão disponíveis nas gondolas produtos que abrangem desde limpeza mais pesada de superfícies e ambientes, lenços (wipes) em embalagens individualizadas para higienização de mãos, até opções de limpeza para patas e higiene dos pets”, comenta Pugliese.

Com foco na expansão e evolução dos wipes, a Croda possui em seu portfólio, produtos que oferecem não apenas alta performance,  mas também que sejam cada vez mais sustentáveis e que reduzam o impacto ao meio ambiente. “Seu mais recente lançamento é a linha de probióticos EvogenTM  , que oferece uma limpeza que vai além do que estamos vendo e do que foi removido por surfactantes. Isto porque são microorganismos que irão degradar as sujidades que são responsáveis por criações de futuras contaminações ou até mesmo a formação de maus odores”.

Segundo o executivo, à linha Evogen pode ser adicionado o ativo neutralizador de odores ZinadorTM 35L. “Esta combinação é indicada tanto para limpeza doméstica, como para superfícies em ambientes hospitalares ou limpezas industriais e institucionais”. Já para wipes nas versões para higienização e contato direto com a pele, a recomendação de Pugliese é o NatraSenseTM AG-810, um tensoativo suave que também não deixa resíduo na superfície, evitando manchas e embaçamentos, além de ser compatível com ativos bactericidas e de origem 100% vegetal.

“Outro ponto que não podemos deixar de destacar é que já existem também opções de wipes para limpeza de carros e outras superfícies como plásticos, por exemplo, que possuem um alto poder estático”, afirma Pugliese, que sugere para formuladores nestes casos a inclusão do CrodastatTM 400, ingrediente desenvolvido para conferir performance antiestética, que evita o acúmulo de poeira no local da aplicação.

Agente molhante

Um aspecto levantado por Vanessa Arruda, gerente técnica de personal care, home care e I&I da IMCD, é a segurança das pessoas diretamente envolvidas na limpeza e dos demais moradores, especialmente lares com bebês e idosos, indicando o Easy-Wet™ 20, agente molhante patenteado à base de N-Octil-2- Pirrolidona em conveniente forma líquida, fabricado pela Ashland, que no Brasil é distribuída pela IMCD.

Vanessa Arruda, Gerente técnica da IMCD

Além de ser um poderoso molhante em baixíssima concentração na formulação, entre as vantagens do uso do Easy-Wet™ 20, Vanessa destaca que o produto pode ser usado em substratos de baixa ou alta energia e de poliolefinas. “Ele também promove redução da tensão superficial dinâmica e de equilíbrio espumante e garante melhor espalhamento e performance da limpeza”.

Segundo Vanessa, o produto penetra na superfície, dispersa o sabão efetivamente e é biodegradável. Todos os benefícios do Easy-Wet™ 20 foram comprovados por testes de eficácia. Além da aplicação em wipes, a gerente também indica seu uso em formulações de lava-louças, cuidados com os tecidos, limpeza doméstica e limpeza industrial e institucional.

Teste demonstrou espalhabilidade do Easy-Wet™ 20

Desinfecção comprovada

“O cenário criado pela pandemia trouxe vários desafios para a indústria de higiene e limpeza. Tivemos que nos reinventar, rever conceitos, quebrar barreiras e nos desafiar constantemente para criar novas formas de atender o mercado”, reconhece Rosana Rodrigues, gerente de vendas e marketing da Lonza, empresa de renome global em controle microbiológico.

Rosana Rodrigues, Gerente de Vendas e Marketing da Lonza

Rosana destaca que a empresa abraçou o grande desafio de oferecer aos clientes condições para que eles pudessem se diferenciar com produtos inovadores que atendessem a um “novo normal”, no qual os consumidores buscavam produtos que, além da limpeza, também garantissem proteção para suas famílias.

“Nosso desafio não se resumia somente na entrega de um produto, ia além. Precisávamos oferecer ao nosso cliente soluções que pudessem ser apresentadas ao mercado rapidamente”, afirma Rosana, relatando um dos projetos desenvolvidos logo no início do surgimento do vírus no país, finalizado com a concretização dos resultados: “Não só conseguimos atingir nossa meta, como fomos um dos pioneiros na comprovação de eficácia de um lenço desinfetante contra o vírus causador da Covid-19 SARS-CoV-2 perante a ANVISA”, comemora.

A executiva explica que o caráter emergencial da demanda exigiu um trabalho muito intenso de um time multidisciplinar (P&D, Regulatório, Marketing, Manufatura e Vendas), no qual cada profissional contribuiu com sua expertise para garantir o sucesso do projeto.

Segundo Rosana, enquanto a equipe de Pesquisa e Desenvolvimento analisava diferentes tecnologias, suas sinergias e interações com as mais diversas formulações, o Departamento Regulatório guiava todo o processo para que as exigências regulatórias fossem cumpridas. Simultaneamente, o time de marketing pesquisava tendências e claims relevantes para o mercado naquele momento. “O mais importante, entretanto, é a parceria com nossos clientes para concretização de nossos objetivos de aplicar a ciência e a tecnologia para criar produtos que suportem uma vida mais segura e saudável”.

Disclaimer: Use biocidas com segurança. Sempre leia o rótulo e as informações do produto antes de usar. Todas as informações do produto correspondem ao conhecimento da Lonza sobre o assunto na data da publicação, mas a Lonza não oferece nenhuma garantia quanto à sua precisão ou integridade e a Lonza não assume nenhuma obrigação de atualizá-lo. © 2021 Lonza.

Desafios para a categoria

No relatório Wipes no Brasil, a Euromonitor avalia que, embora as preocupações com a saúde e higiene, tenham impulsionado a demanda, a principal barreira para maior penetração e uso de lenços umedecidos, independentemente do tipo, são seus preços altos. “Apesar de a categoria se beneficiar em geral de saúde preventiva e melhores padrões de higiene em 2020, se o desemprego no Brasil continuar alto e a economia não se recuperar, a categoria pode ter um impacto negativo”, diz o relatório.

Já a Factor-Kline também vê o preço relativamente alto, se comparado com produtos de limpeza tradicionais, um obstáculo para o aumento de vendas, mas também atenta para os obstáculos na cadeia de abastecimento e as preocupações com a sustentabilidade,  em torno do descarte e da degradação dos de lenços umedecidos.

Linha Vermelha do Metrô de SP tem composição com proteção antiviral

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Uma das composições da Linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo recebeu na terça-feira (20) tratamento antiviral para assegurar maior proteção contra a contaminação cruzada aos passageiros

Todas as superfícies da composição foram desinfetadas e higienizadas com um produto de efeito prolongado e os vidros das janelas e portas, balaústres e pega-mãos foram revestidos com filme e adesivo antivirais.O produto foi doado pela empresa química brasileira BioForcis Soluções Tecnológicas, em parceria com a Saint-Gobain Brasil e a TNS. De acordo com a companhia, a doação ocorreu após o material passar por testes em laboratórios especializados que comprovaram sua eficácia.

O interior do trem e o sistema de ar-condicionadoforam pulverizados com uma solução de nanopartículas de prata. Testes realizados pela Unicamp e pela empresa Núcleo Vitro, mostram que o produto age em todas as superfícies em que entra em contato. Clínicas médicas e hospitais já adotaram o uso. A aplicação tem validade de 15 dias.

Os vidros das janelas e portas foram recobertos com uma película com nanopartículas de prata que inativam o vírus. Os testes da Unicamp indicam o material é capaz de eliminar 99,9% do vírus em 10 segundos. Os balaústres e pega-mãos foram revestidos com adesivo antiviral, também com nanopartículas de prata, que em 30 segundos eliminam 68,3% do vírus, chegando a 99,96% em 15 minutos.

Desde que não haja danos às películas, a proteção será permanente. Além disso, o processo atual de limpeza não precisa ser alterado.

“Essa é uma medida importante que, somada ao uso da máscara, traz mais segurança no ir e vir dos trabalhadores. Também é importante procurar horários alternativos para que possamos distribuir os usuários no sistema ao longo do dia”, afirmou o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.

 

 

 

 

 

Fonte: APRAG 20.04.2021

Conheça as principais tendências para varejo e consumo na América Latina

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KPMG identificou quatro macrotendências principais que vão impactar o setor na região a partir deste ano

O cliente está empoderado e se tornou o epicentro do setor, realidade que faz com que as empresas tenham de investir mais na criação de sinergias para o engajamento dos seus públicos e o crescimento sustentável dos negócios. Essa é uma das conclusões da publicação ” Consumo e varejo na América do Sul: principais tendências para 2021 “, conduzida pela KPMG.

“As empresas que quiserem liderar o setor terão que cada vez mais investir em diferenciais. Os mais relevantes estão em novas tecnologias, plataformas digitais para vendas, parcerias entre empresas, cadeias de suprimentos adequadas, integradas e responsivas, uso inteligente de dados, definição de propósito, centralidade no cliente e melhoria das experiências de compras. Enquanto as tecnologias e plataformas permitem a inserção em novos mercados, a reformulação das parcerias busca identificar formas inovadoras para o enfrentamento da crise atual e desafios futuros. Além disso, é importante fortalecer o segmento, ser mais leve por meio da contínua otimização de custos e gerar desenvolvimento, agregando valor a todos os integrantes desse ecossistema”, analisa Fernando Gambôa, sócio-líder de Consumo e Varejo da KPMG na América do Sul.

A consultoria identificou quatro macrotendências principais que vão impactar o setor de consumo e varejo na América do Sul em 2021. Saiba quais são:

1. Revisão das parceiras e dos modelos de negócios

Uma das tendências mais representativas dessa mudança está nas plataformas digitais, com ferramentas que estão revolucionando o consumo em toda a cadeia de valor e afetando o varejo, produtos de consumo e consumidores. A transformação ocorre em uma velocidade sem precedentes em direção a uma estratégia omnicanal, considerada a evolução natural do setor. Ainda assim, nem tudo está perdido para o varejo tradicional. Na maioria dos países sul-americanos, o varejo acompanha um processo de digitalização que visa fortalecer o modelo predominante, em que o canal digital busca complementar a estrutura de lojas tradicionais atual.

2. Reconsideração do custo de fazer negócios

Buscar alternativas para aprimorar margens de lucro e reduzir custos é uma prioridade no setor. Com esse objetivo, há necessidade de desvincular receitas dos determinantes tradicionais, buscando equilíbrio entre interesses econômicos e mudanças nos padrões de consumo. Além disso, revisar continuamente o funcionamento da cadeia de suprimentos e usar os dados dos clientes como informação estratégica, alimentando análises preditivas passa a ser ainda mais relevante na agenda dos executivos do setor.

3. O propósito como estratégia

As empresas devem executar iniciativas que aprimoram os níveis de reputação percebidos pelos consumidores e, assim, ampliar a confiança. O cenário atual apenas aguçou a preferência dos consumidores por empresas orientadas a um propósito claro e alinhado com as suas crenças. Os princípios ambientais, de sustentabilidade e de governança corporativa (ESG) são os vértices nos quais a maioria dos setores se apoia para delinear e construir propósito. À medida que os consumidores ficam atentos ao comportamento dos varejistas, as marcas que demonstrarem conduta condizente com as expectativas deles farão com que seu propósito esteja alinhado ao conjunto de valores que seus clientes defendem, mantendo uma posição sólida no mercado e na mente dos consumidores.

4. O poder do consumidor

As empresas devem compreender que os consumidores intensificaram as demandas por segurança, além de produtos e serviços com melhores relações de qualidade e preço. Houve também um aumento dos níveis de consciência social das pessoas sobre meio ambiente, sustentabilidade, diversidade e inclusão. Muitos abandonaram o consumo passivo e se alimentam nas múltiplas fontes de informação disponíveis, exigindo maior transparência e atuando para premiar ou punir as marcas com base em suas experiências. O comércio varejista também está migrando rapidamente de um modelo push (B2C) para um modelo pull (C2B), com o cliente se tornando o epicentro do setor. Nesse cenário, uma estratégia pautada no cliente deve ser sustentada por: análise de dados para entendimento dos hábitos de consumo; modelo de compra omnicanal; experiência de compra que minimiza contatos e torna o processo mais ágil em termos de pagamento, entrega, devolução, troca e resolução de problemas.

“A pesquisa também evidencia que as empresas estão cientes dessas mudanças e querem implementar iniciativas para se manterem atualizadas. Essa transformação é mais perceptível na nova realidade, que tem sido uma impulsionadora importante da transformação digital e da integração de novas tecnologias. Embora este ano possa parecer similar ao anterior em aspectos gerais, os planos nacionais de vacinações permitirão que nos aproximemos de uma nova e definitiva normalidade. O mundo mudou e os clientes são diferentes. É hora de as empresas de consumo fazerem o mesmo”, afirma Paulo Ferezin, sócio-líder de Varejo da KPMG no Brasil.

 

 

 

 

Fonte: SA Varejo 27.04.2021

Conheça os fornecedores com mais marcas em ascensão

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Dez indústrias se destacaram por terem cinco ou mais marcas que avançaram na preferência do varejista no estudo mais recente de SA Varejo

A busca de soluções conjuntas explica boa parte desse sucesso.

Um grupo de 10 indústrias se diferenciou na Pesquisa Preferência de Marcas SA Varejo por ter três marcas ou mais entre as que cresceram na lembrança dos varejistas. Juntas, elas somam 60 marcas que elevaram seu share of mind acima de um ponto percentual.

A Unilever foi a indústria com maior número de marcas em ascensão nesta pesquisa: 14. Desse total, somente duas são de alimentos. As demais atuam em higiene ou em limpeza. Uma de suas iniciativas, logo após o início da quarentena, foi ajudar o varejo e desenvolver o “Cantinho da Proteção”, uma solução de compra que reuniu num único espaço seu portfólio de produtos destinados a limpar e a desinfectar a casa.

Segunda fabricante com mais marcas que cresceram (11), a Nestlé colhe os frutos do seu trabalho de colaboração entre os varejistas. A empresa foi o fornecedor que mais avançou nesse quesito num estudo anual realizado pelo Advantage Group. Em 2018, iniciou a reestruturação do time de vendas. Também fortaleceu a logística e o trade marketing, focando ainda mais serviços ao varejo, entre outras iniciativas.

Conheça os fabricantes e suas marcas com maior alta em PP*

Projetos voltados a elevar vendas no varejo explicam parte do crescimento de várias marcas de uma mesma indústria. Muitas também apostaram em inovações, sobretudo de maior valor agregado.

 

 

 

 

 

 

Fonte: SA Varejo 15.04.2021

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