Colaboração estratégica busca otimizar a oferta de produtos e reduzir o impacto ambiental, garantindo maior competitividade, inovação e eficiência logística para fortalecer a presença da fabricante no mercado latino-americano
A Tate & Lyle, líder global no fornecimento de soluções de ingredientes para alimentos e bebidas mais saudáveis e saborosos, acaba de firmar uma parceria estratégica visando potencializar sua produção de amidos modificados para o Brasil e América Latina. Agora, todo o processo de fabricação no Brasil dos amidos modificados da empresa será operacionalizado a partir de um contrato de longo prazo firmado com a Lorenz, consolidada empresa do grupo GT Foods com atuação no mercado desde 1916.
A mudança integra a estratégia de crescimento da Tate & Lyle na região, contribuindo para melhorar ainda mais o fornecimento aos clientes por meio de uma cadeia contínua, aumentando a agilidade e qualidade do atendimento, e com isso, incrementando a competitividade de longo prazo no mercado local.
A parceria entre as duas empresas contempla única e exclusivamente a produção dos amidos modificados, não abrangendo outras áreas. “Tanto a Tate & Lyle quanto a Lorenz seguirão como fornecedores de ingredientes no mercado de alimentos e bebidas, atuando de forma independente”, esclarece Oswaldo Nardinelli, vice-presidente sênior da Tate & Lyle.
Dessa forma, cada empresa continuará responsável pela comercialização, suporte técnico, qualidade, entrega e demais aspectos relativos aos seus negócios e produtos. Do ponto de vista comercial, os pontos de contato com cada companhia serão mantidos, garantindo que não haverá nenhum impacto nessas relações em ambas as empresas.
“Nossos clientes podem contar com a ampliação da eficiência do processo produtivo, já que a infraestrutura do parceiro adiciona inovações tecnológicas que permitirão que produzamos localmente alguns amidos modificados antes importados de nossas unidades no exterior, favorecendo assim a ampliação da oferta desses produtos no Brasil e América Latina”, explica Nardinelli.
O executivo reforça que a decisão considerou o fato de a Lorenz ser reconhecida como uma empresa consolidada no mercado, com amplo conhecimento do setor, além de elevados padrões de qualidade na produção. “Passamos por um rigoroso processo de validação do parceiro, de forma a assegurar o cumprimento de todos os requisitos que fazem parte das nossas diretrizes. É importante mencionar, inclusive, que a planta da Lorenz possui as mesmas certificações exigidas pela equipe de qualidade da Tate & Lyle”, comenta Nardinelli.
Outro fator que levou à decisão refere-se à localização estratégica do parceiro – cujas plantas que atendem este projeto estão instaladas no estado do Paraná, o que aproximará a empresa das matérias-primas regionais, gerando ganhos em termos de otimização de processos logísticos e de distribuição, além da diminuição do impacto ambiental, uma vez que toda a operação, desde a moagem até a modificação do amido, será concentrado na estrutura da Lorenz, diminuindo assim a necessidade de transportes intermediários que antes compunham a trajetória operacional.
Já para a Lorenz, a parceria com a Tate & Lyle é importante, uma vez que irá alavancar o potencial de crescimento da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. “Nos associarmos a um líder em amidos modificados de atuação internacional é um passo fundamental para o aumento significativo do nosso potencial de volume, que também irá impulsionar nossa eficiência operacional e expandir nossa presença no mercado. Estamos felizes com essa colaboração mútua e a possibilidade de explorar oportunidades que beneficiarão o setor alimentício”, afirma Aleksandro Siqueira, diretor de novos negócios da GTFoods.
Para Rafael Tortola, CEO da GTFoods, essa parceria com a Tate & Lyle representa um marco estratégico para a Lorenz. “Será possível combinar nossa expertise com a inovação de uma referência global em ingredientes alimentícios. Estamos confiantes de que essa união não apenas fortalecerá nossa capacidade de atender às demandas do mercado, mas também nos posicionará de forma ainda mais competitiva em um setor em constante evolução”, reforça Tortola.
Expansão contínua
Além da parceria com a Lorenz, a Tate & Lyle anunciou recentemente a aquisição da CP Kelco, fornecedora global de pectina, gomas especiais e outros ingredientes de origem vegetal. Isso fortalece a posição da empresa no mercado de alimentos e bebidas, permitindo uma oferta ainda mais diversificada e alinhada às necessidades dos clientes.
A Tate & Lyle passa agora a contar com cinco fábricas no Brasil, sendo três próprias, dedicadas à produção de pectina, fibra cítrica e sistemas integrados; e duas por meio de parcerias firmadas, para preparados de fruta, e agora também para amidos modificados. “Estamos em um momento que significa uma expansão importante dos negócios no Brasil e América Latina, beneficiando clientes com uma gama mais ampla de soluções e expertise técnica”, conclui o executivo.
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