Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationRadar59% dos brasileiros que limpam a casa ouvindo música, diz Mintel

59% dos brasileiros que limpam a casa ouvindo música, diz Mintel

  • Written by:

Os efeitos da música nas emoções, na produtividade, no aprendizado e na memória já são, há muito tempo, estudados e comprovados pela ciência

Portanto, não é surpresa saber que escutar sua playlist preferida durante a faxina, pode deixar as tarefas mais divertidas. Uma pesquisa, realizada em maio de 2020 pela Mintel a pedido da Cleanipedia, constatou que 59% dos brasileiros que limpam a casa acompanhados ouvem música, enquanto 34% escutam músicas quando realizam as mesmas tarefas sozinhos.

Uma outra pesquisa de mercado, encomendada pela empresa norte-americana de produtos de limpeza Jelmar, apontou que 80% dos americanos ouvem música durante a faxina. Entre os entrevistados, 94% relataram sentimentos positivos associados a ouvir música durante a limpeza. Dois terços (66%) afirmaram que a música torna as tarefas de limpeza mais agradáveis.

O que acontece é que a faxina deixa de ser uma obrigação e passa a se tornar um momento agradável, de diversão em família. Isso acontece porque o nosso cérebro libera dopamina quando escutamos músicas: “O que pode transformar o momento da limpeza em uma atividade mais agradável e satisfatória, elevando a disposição e melhorando o humor”, explica a Cleanipedia.

Com todo mundo passando mais tempo em casa, é importante desenvolver mecanismos que tornem a rotina mais leve, contribuindo principalmente para a saúde mental de toda a família. Além da necessidade de utilizar máscaras a todo tempo e dos hábitos de higiene e limpeza intensificados, a pandemia trouxe mudanças significativas no comportamento dos consumidores. Um levantamento da Counterpoint Research identificou que o mercado de streaming de música cresceu 35% durante os primeiros meses da pandemia.

Com o crescimento do consumo de música por aplicativos, ficou mais fácil ouvir artistas variados e agradar todo mundo na hora de escolher as faixas. O Spotify, por exemplo, possui playlists temáticas variadas de acordo com o seu humor, o tipo de tarefa que está realizando e, claro, por estilo. Se você está em mood mais para baixo, dá para limpar a casa na sofrência de um sertanejo. Contudo, se quiser um setlist personalizado, é possível criar playlists pessoais ou colaborativas.

A Cleanipedia, que é referência em limpeza e cuidados para casa, criou uma playlist colaborativa chamada “Música para faxina” no Spotify, a qual todos podem ouvir e colaborar. Confira aqui.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Casa e Jardim 06.07.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024