Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosGM patenteia tela de toque autolimpante que apaga impressões digitais

GM patenteia tela de toque autolimpante que apaga impressões digitais

  • Written by:

Para o bem ou para o mal, as telas sensíveis ao toque são quase tão inerentes ao design automotivo quanto os cintos de segurança e os espelhos retrovisores.

As montadoras estão cada vez mais incorporando telas sensíveis ao toque em modelos básicos à medida que as interfaces analógicas se tornam um símbolo do passado. Mas, por mais onipresentes e intuitivas que as telas sensíveis ao toque tenham se tornado, elas carregam uma ressalva: a temida impressão digital. A General Motors parece estar lutando contra esse fenômeno. Em 14 de fevereiro, a empresa registrou uma patente para uma tela sensível ao toque autolimpante que apaga impressões digitais regularmente, eliminando a necessidade de os motoristas limparem suas telas manualmente.

Todas as interfaces de infoentretenimento ou painel com tela sensível ao toque envolvem uma série de LEDs vermelhos, verdes e azuis, que trabalham juntos para informar qual música está tocando ou onde você precisa fazer uma inversão de marcha. De acordo com a patente da GM, esse novo display autolimpante envolveria um quarto tipo de LED que emite luz violeta. A luz violeta é invisível ao olho humano, então isso não mudaria a experiência visual dos motoristas. Em vez disso, ativaria um revestimento fotocatalítico transparente embutido no material transparente que cobre os LEDs. Após a ativação, esse revestimento sofreria uma reação química que usa a umidade do ar para decompor o material orgânico que compõe as impressões digitais.

Os LEDs violeta embutidos na tela sensível ao toque da GM seriam ativados de forma programada, como durante a noite, enquanto o carro está estacionado. A patente da GM também menciona um controlador que acionaria os LEDs violetas sob demanda – pense durante uma viagem, quando o motorista e a pessoa que está pilotando a espingarda estão se deliciando com lanches gordurosos e refeições drive-thru.

A GM reconhece em sua patente que não é a primeira a desenvolver revestimentos fotocatalíticos para telas sensíveis ao toque. Outras marcas incorporaram revestimentos fotocatalíticos em seus monitores para derrotar os micróbios que se acumulam em uma tela popular. Mas eles requerem luz ultravioleta (UV) para serem ativados, o que significa que são inúteis durante a noite ou em dias muito nublados. Ao incorporar LEDs violetas em seus monitores, a GM está trabalhando para eliminar requisitos de condições externas e permitir que seus motoristas apaguem impressões digitais de seus monitores sempre que desejarem.

Esta é apenas uma patente, e a GM não disse nada oficialmente sobre incorporar a invenção em seus veículos. As empresas registram patentes para tecnologias que não usam o tempo todo, então é possível que essas telas sensíveis ao toque específicas para apagar impressões digitais nunca cheguem a Buicks, caminhões GMC ou Cadillacs. Dada a difusão das telas sensíveis ao toque, no entanto, esperamos que essa tecnologia acabe chegando aos revendedores.

 

 

Fonte: Extreme Tech 21.02.2023

Comments are closed.

Parceiros 2024