Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationUncategorizedEvangelina Rosa investe em limpezas internas como forma de evitar infecção

Evangelina Rosa investe em limpezas internas como forma de evitar infecção

A higienização dos ambientes internos de hospitais é fundamental para garantir a segurança e a saúde de funcionários e pacientes. Além de prevenir doenças e manter os locais em perfeito estado, a limpeza evita a proliferação de bactérias e a disseminação de doenças.

Para isso, a Maternidade Dona Evangelina Rosa, além de uma rotina diária de limpeza e higienização, conta com ações educativas voltadas tanto aos profissionais como às pacientes para manter o ambiente limpo. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realiza um trabalho de conscientização com todos os profissionais que atuam na maternidade, como medida de prevenção.

A coordenadora da CCIH, enfermeira obstetra Nayanna Oliveira, explica que para evitar a disseminação de bactérias, a higienização deve ser feita por profissionais preparados para lidar com esse tipo de serviço. “A equipe de limpeza deve estar capacitada para retirar o lixo, controlar produtos de limpeza e saber sobre o correto destino de matéria orgânica para que a possibilidade de contaminação seja reduzida” orienta.

Dois tipos de limpeza são realizados na Maternidade, contemplando tanto o dia a dia e como aquela feita semanalmente. A concorrente é realizada diariamente, onde os funcionários de serviços gerais atuam nos diversos setores, realizando ainda a retocada sempre que necessário, seja durante o dia e ou à noite; e a limpeza terminal, realizada nos setores que necessitam de uma limpeza mais especifica, feita semanalmente por uma equipe composta por seis agentes, que inclui a lavagem do teto, piso, paredes, portas e janelas. O lixo é destinado na Casa de Resíduos Sólidos, da própria Maternidade, que faz a destinação adequada dos materiais.

Já os mobiliários, os profissionais das enfermarias realizam a limpeza esterilizando todos os equipamentos ou desinfecção de mobiliário e material. Nesse caso, a limpeza é feita após alta, transferência, óbitos ou longa permanência do paciente.A dedetização de todos os ambientes também é realizada de forma regular.

Mais medidas

De acordo com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, mais medidas preventivas são adotadas, como trabalho educativo de capacitação aos profissionais, que acontece mensalmente.

Outra ação é o engajamento no “Adorno Zero” que tem como objetivo proibir o uso de adornos aos profissionais que estão expostos aos agentes biológicos. Outra medida implantada é a proibição de alimentos nos setores, evitando assim a proliferação de insetos nos ambientes.

A higienização das mãos, com o objetivo de diminuir as infecções, é outro ponto importante de conscientização.

 Fonte: 180 graus

Comments are closed.

Parceiros 2024