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Nutra InnovationDestaques Matérias EspeciaisPraticidade e eficiência dos limpadores multiuso conquistam brasileiros

Praticidade e eficiência dos limpadores multiuso conquistam brasileiros

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Pandemia acelera inovações na categoria que deverá crescer 25,8% até 2024

Por Estela Mendonça

Projetados para a limpeza doméstica geral e usos polivalentes, os limpadores multiuso caíram no gosto dos brasileiros. Eles limpam variadas superfícies da casa toda, incluindo pisos, cozinha, banheiro e muitas outras. A Euromonitor International só exclui dessa categoria os produtos desenvolvidos para ambientes específicos, água sanitária e também desinfetante, mas eles podem conter álcool ou cloro para maior eficácia ou para eliminação de germes.

Globalmente, a categoria de limpadores multiuso sofreu uma queda de 0,3% nos últimos 5 anos, fechando 2019 com vendas de US$ 6,7 bilhões, segundo a Euromonitor, mas a previsão é de crescimento de 19,4% até 2024, atingindo mais de US$ 8 bilhões, com média anual de 3% de elevação.

O mercado global é liderado pelos Estados Unidos, seguido do México. O Brasil já ocupa a quinta posição nesse ranking. Três fabricantes detêm juntos 30% desse mercado, liderados pela Colgate-Palmolive.

Mercado em ascensão

Nos últimos 5 anos, no Brasil, a categoria de limpadores multiuso registrou crescimento acima da média global, 13,8%, atingindo R$ 1,09 bilhão, segundo a Euromonitor. Se as previsões da empresa global de pesquisa se confirmarem, o país deverá atingir vendas de R$ 1,37 bilhão até 2024, o equivalente a 25,8% a mais do que no ano passado e 4,7% ao ano até lá.

A liderança do mercado brasileiro é da Reckitt Benckiser, com quase 40% do mercado, seguida da Ingleza e da Química Amparo.

Em tempos de pandemia

“Nesse novo cenário da Covid-19, percebemos diversas mudanças da rotina de higiene e de hábitos de consumo. A necessidade de manter objetos e ambientes higienizados e protegidos de vírus e bactérias resultou em um aumento do consumo de produtos para essa finalidade”, avalia Fabrizio Mazzeo, gerente técnico Industrial & Home Care da Clariant, acrescentando que o lar voltou a ser um refúgio e o ambiente onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Portanto, é necessário protegê-lo, monitorá-lo e torná-lo ainda mais agradável e confortável.

Fabrizio Mazzeo, gerente técnico Industrial & Home Care da Clariant

Fabrizio destaca que os consumidores também estão mais interessados em aplicativos e dispositivos que contribuam para proteger e adaptar a casa para as suas necessidades do momento, já que os lares se tornaram multifuncionais: escritório, escola dos filhos, academia, cinema, um ambiente para meditação e relaxamento e até mesmo em um restaurante para testar uma nova receita e compartilhar uma refeição diferente e especial com a família.  “Temos, portanto, várias oportunidades para o setor de home care inovar e entregar soluções cada vez mais inovadoras, customizadas e multifuncionais para seus consumidores”, acredita.  “Percebe-se também um aumento do interesse e da demanda por produtos naturais, menos tóxicos e mais eficazes, que exijam menos tempo e esforços investidos na rotina diária de limpeza e, exatamente aqui, os limpadores multifuncionais ganham força”.

Limpeza inteligente

Para apoiar os fabricantes no desenvolvimento de formulações de limpadores multifuncionais, a Clariant oferece o Aristocare™ Smart, um polímero inovador com multibenefícios que proporciona proteção e limpeza inteligente. “Este polímero de alta performance modifica a superfície na qual é aplicado, revestindo-a com um filme, impedindo a adesão de sujeira ou gotas de água. Os efeitos são imediatos em superfícies hidrofílicas como vidro, cerâmica, espelhos e aço inoxidável. Aristocare™ Smart é uma solução aquosa de fácil manuseio e seu ativo de alto desempenho proporciona ótimos resultados, mesmo em baixas dosagens como 0,2%”, explica Fabrizio.

Além disso, Fabrizio destaca que “o produto também é estável em uma ampla faixa de pH, de 1 a 12, e isso faz dele o único aditivo adequado para diversas superfícies e aplicações, incluindo produtos de limpeza para banheiro, pisos, cozinha e multifuncionais”, e ressalta que, por  ser um polímero catiônico, ele é compatível com surfactantes quaternários, incluindo os tradicionais com ação bactericida, não-iônicos e a maioria dos surfactantes aniônicos, permitindo flexibilidade ao formulador.

Entre os claims que podem ser explorados pelos fabricantes com a aplicação de Aristocare™ Smart, Fabrizio cita: manutenção das superfícies limpas por mais tempo, conveniência e fácil utilização e proteção das superfícies. “A economia de recursos também é um benefício importante, como, por exemplo, a redução do consumo de água utilizado na limpeza diária de superfícies, uma vez que o produto promove remoção mais fácil da sujeira e seu efeito permanece por mais tempo”, completa.

Inovações e lançamentos

Desde 1969, a líder do mercado Veja, da Reckitt Benckiser, vem liderando as inovações no mercado. Em 2017, tornou-se Veja Gold, renovando suas fórmulas, defendendo que elas se tornaram “duas vezes mais poderosas”. Este ano mais uma novidade com o lançamento de Veja Power Fusion,  nas fragrâncias limão e laranja. Os produtos passaram a apresentar a mistura de bicarbonato e álcool, prometendo “máximo poder de limpeza, restauração do brilho e secagem rápida.

Durante a pandemia, Cif, a marca de limpadores da Unilever, ampliou e renovou todo o portfólio de limpadores, com destaque para os novos formatos em pó, aerossol e lenço umedecido.  O Cif Multiuso + cuidado, por exemplo, promete limpar com segurança, sem amarelamento e sem arranhar as superfícies. Já o Cif Multiuso + limpeza, é feito a partir de três vezes mais ativos, capazes de retirar sujeiras mais difíceis do dia a dia,  e  Cif Multiuso + antibac tem alto poder de desinfecção, eliminando germes e bactérias utilizando o poder do álcool.

Outra empresa que está apostando no potencial de mercado dos limpadores é a Bettanin, que lançou em maio o EsfreBom Organic. Trata-se de um limpador multiuso de vinagre, à base de álcool orgânico. Biodegradável, o produto tem fragrância citrus e promete limpar, desengordurar e reduzir odores dos mais diversos tipos de superfícies e ambientes, principalmente de cômodos como banheiro, cozinha e áreas destinadas aos pets.

A Química Amparo oferece a linha Multiuso Ypê Premium 2 em 1. Cada uma de suas cinco versões possui um benefício extra: Clássico com ação desengordurante, Tira Manchas com ação em superfícies e tecidos, Com Álcool que fornece brilho sem embaçar, Secagem Rápida que proporciona a perfumação e seca rápido e a nova versão Controle de Odor com ação que controla odores.

No passado ano, a marca Ajax, da Colgate-Palmolive, que lidera o mercado global, lançou por aqui o Ajax Multiuso com 4 variantes de aromas: Lavanda e Menta (azul), Eucalipto e Maçã Verde (verde), Citrus e Flores Brancas (amarelo) e Frutas Vermelhas (vermelho).

A P&G lançou nos Estados Unidos a linha  Microban 24, que além de spray desinfetante e limpador para banheiro, oferece também um limpador multiuso. A tecnologia do lançamento se baseia em um escudo protetor de várias camadas que se forma nas superfícies onde os produtos são aplicados. O escudo multicamada ativa pequenas quantidades de ingredientes bacterianos de combate ao longo do tempo, fornecendo proteção antibacteriana contínua por até 24 horas.

Decisão de compra

Estudo da Nielsen, divulgado este mês, mostra que as garantias de saúde, segurança e qualidade tornaram-se importantes aceleradores na tomada de decisões sobre marcas e produtos e continuarão sendo fatores determinantes no futuro. “O sentimento em torno de permanecer seguro e higiênico ampliou a relevância por certas reivindicações de produtos”, diz o estudo.

A Nielsen conclui que entender quais são as reivindicações de produtos mais importantes para os consumidores impulsionará a fidelidade e permitirá que as marcas identifiquem os atributos pelos quais os consumidores se dispõem a pagar mais. “Os fabricantes que estiverem prontos com essas informações no início das negociações pós-COVID-19 têm a chance de conquistar a lealdade dos compradores em longo prazo e manter seu lugar na prateleira”.

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