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Nutra InnovationInteligência de MercadoPublicidade digital movimenta R$ 36,9 bilhões em 18 meses no Brasil

Publicidade digital movimenta R$ 36,9 bilhões em 18 meses no Brasil

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Cuidados com a roupa e limpeza geral lideraram os investimentos de higiene doméstica

O Interactive Advertsing Bureau Brasil (IAB Brasil), associação que representa o mercado de Publicidade Digital no País, em parceria com a Kantar Ibope Media, lançou o estudo ‘Digital AdSpend’. No levantamento, são encontradas informações como a de que 79% dos entrevistados pretendem aumentar as aplicações na área. A publicação mostra ainda que os investimentos em mídias digitais atingiram o patamar de R$ 36,9 bilhões nos últimos 18 meses, um crescimento de 25% no primeiro semestre deste ano.

Segundo a CEO da Kantar Ibope Media no Brasil, Melissa Vogel, o estudo tem o intuito de disponibilizar informações para que a área tome as decisões de maneira estratégica. “A partir deste ano, o IAB Brasil conta com a Kantar Ibope Media como parceira na elaboração do ‘Digital AdSpend’ para levar uma visão ainda mais ampla dos cenários de setores e categorias que fazem parte da Publicidade Digital.”

O estudo também analisou os números dos top 15 setores que investiram em Publicidade Digital. Em 2020, essas categorias corresponderam a 94,4% da verba destinada às mídias digitais e os três anunciantes com maior participação no meio on-line foram Serviços ao Consumidor (21,9%), Comércio (14,8%) e Financeiro e Securitário (12,2%).

Os dados também apontam que, no ano passado, o vídeo foi o formato líder nas redes sociais e representou mais de 80% do total da verba investida na Publicidade Digital, em comparação aos demais formatos de anúncios que somaram 17%.

Enquanto tantos setores reduziram investimento no início da pandemia, a Higiene Doméstica intensificou a publicidade digital no Q2 2020, impulsionada principalmente pelas categorias de Limpeza Geral e Limpeza de Vestuário, que totalizaram no período mais de 80% da compra de mídia do setor.

Sem grandes alterações entre Q2 e Q3, a Higiene Doméstica desacelerou no final do ano quando a pandemia parecia estar sob controle, com exceção da categoria de Inseticidas que ampliou seu share 1% para 9,5%, embora não tenha revertido o movimento geral.

Em 2021 o setor desacelerou rapidamente, mesmo com advento da segunda onda, com um Q1 encerrando 51% acima do equivalente no ano anterior, mas um Q2 68% mais baixo que seu período correspondente em 2020.

Categorias que mais investiram

De janeiro a junho de 2021, 96% do investimento digital do setor de Higiene Doméstica esteve concentrado em 4 categorias com share de dois dígitos cada: Limpeza de Vestuário, Limpeza Geral, Inseticidas e Linha de Higiene Doméstica, quando mais de um produto/categoria do mesmo setor são exibidos na peça. Entre o primeiro semestre de 2020 e o correspondente de 2021 a categoria de Inseticidas cresceu 14 pontos em share.

O estudo completo está disponível para download aqui.

 

 

 

 

Fontes: Coletiva Net e IAB  09.11.2021

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