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Nutra InnovationEmbalagem & Design InternacionalSC Johnson aposta que um novo concentrado conquiste os consumidores

SC Johnson aposta que um novo concentrado conquiste os consumidores

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Uma barreira com embalagens recarregáveis é porque os consumidores têm mais trabalho

A SC Johnson desenvolveu o que parecia ser uma maneira fácil de reduzir o  esperdício de plástico  quando lançou um Windex concentrado há mais de uma década.

Os clientes só precisavam despejar o líquido azul de uma bolsa em um borrifador, adicionar água e limpar o espelho do banheiro. Transformar o popular limpador de vidro em um concentrado significava usar 90% menos plástico. Também reduziu os custos de produção e as emissões do transporte de um produto composto principalmente de água.

Mas os compradores e varejistas a ignoraram. A gigante de bens de consumo de capital fechado tentou vendê-lo em seu próprio site, mas também não funcionou.

“Tentamos muitas maneiras diferentes de tornar isso bem-sucedido”, disse o CEO da SC Johnson, Fisk Johnson , sobre a empresa que seu  tataravô fundou em 1886. “Nunca conseguimos fazer isso”.

Uma década depois, o termo “plástico de uso único” se tornou popular. Os governos estão proibindo sacolas plásticas e canudos. As startups estão pressionando o setor ao conquistar consumidores com xampus recarregáveis. Os investidores estão aumentando os pedidos para que as empresas melhorem seus registros ambientais.

E uma versão renovada do Windex concentrado lançado no mês passado está na Target e na Amazon. “Estamos em um ponto de inflexão real”, disse Johnson, que também supervisionou a estreia de opções de recarga para duas outras marcas importantes, Scrubbing Bubbles e Fantastik. “A crise do lixo plástico tornou-se muito mais importante.”

A indústria deve convencer os compradores de que vale a pena adicionar água a um concentrado ou levar garrafas vazias para uma estação de recarga. Isso pode ser difícil porque a maioria das opções ainda não oferece grandes economias. E a ideia de ajudar o planeta é prejudicada pela crença generalizada de que a reciclagem é a resposta para o lixo plástico – não é.

O boom da reciclagem dos últimos vinte anos – financiado principalmente pela indústria de plásticos – criou uma falsa impressão de que o consumo não era um problema. No entanto, apenas 9% das embalagens plásticas globais são recicladas, de acordo com um relatório da OCDE. Enquanto isso, a produção anual dobrou neste século para quase meio bilhão de toneladas.

As empresas estão dando mais atenção ao assunto, mas a mudança tem sido lenta. Cerca de uma dúzia de grandes fabricantes de produtos domésticos e de cuidados pessoais aderiram a um pacto criado pela Ellen MacArthur Foundation para reduzir o desperdício. No entanto, em média, apenas 2% de suas embalagens plásticas totais foram projetadas para reutilização. (A SC Johnson liderou o grupo com 15%). O custo inicial de reconfiguração de produtos e fábricas é um obstáculo. Outra preocupação é que remover a facilidade das opções de uso único reduzirá as vendas.

Ficando aquém

A adoção de reutilização é baixa, mesmo entre empresas que buscam reduzir o uso de plástico

Embalagens reutilizáveis ​​já foram predominantes nos EUA. Tome o leite, que costumava vir em garrafas de vidro que depois eram recolhidas, limpas e reabastecidas. Mas esse modelo desapareceu à medida que os plásticos baratos ganharam terreno.

No entanto, os recarregáveis ​​estão voltando à medida que a conscientização sobre a poluição e o aquecimento global aumenta. Cerca de três quartos da produção de plástico entre 1950 e 2017 se tornaram resíduos, segundo as Nações Unidas. Oceanos e aterros sanitários estão inundados com o material, e até mesmo o sangue humano mostra vestígios disso. A pegada de carbono da fabricação de plásticos também gera emissões, respondendo por 4,5% dos gases de efeito estufa globais em 2015.

Agora, mais governos estão agindo. A França aprovou uma lei exigindo uma redução de 20% nos plásticos de uso único até 2025, que exige que pelo menos metade da meta seja cumprida com a reutilização. Maine e Oregon adotaram regulamentos que impõem taxas às empresas com base na quantidade de plástico que empregam, com o dinheiro destinado ao financiamento de programas de reciclagem.

Em março, 175 países iniciaram negociações nas Nações Unidas para criar um tratado juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica no que poderia levar ao acordo verde mais importante desde o histórico Acordo de Paris.

“A regulamentação do governo será fundamental para resolver isso”, disse Johnson, que apoia leis como as aprovadas por Maine e Oregon.

As empresas estão respondendo à medida que o business case se torna mais atraente. Vender concentrados e oferecer refis pode reduzir os custos de embalagem e envio. Isso é especialmente atraente com o aumento do preço do plástico e de outros insumos durante a pandemia.

A Unilever fez parceria com a startup Algramo para oferecer uma estação de recarga móvel para seu detergente para roupas OMO no Chile.Fonte: Unilever

Os lançamentos de produtos de beleza e cuidados pessoais que afirmam ser reutilizáveis ​​aumentaram 35% de junho de 2020 a maio de 2021, segundo a pesquisadora Mintel. Grandes marcas estão testando vários modelos para ver o que agrada aos consumidores. Nos EUA, a Clorox oferece pequenos frascos de concentrado para seu limpador multiuso. A Unilever vende refis para seu sabão em pó OMO na América do Sul. No Brasil, um terço dos consumidores que normalmente compravam a opção de uso único de 3 litros mudou para o concentrado, disse a empresa.

A Target lançou um programa em março para destacar marcas que reduzem o desperdício de embalagens. Em uma recente visita a uma loja de Manhattan, uma exposição apresentava duas dúzias de produtos apontados como menos desperdiçadores, incluindo um desodorante vendido em um tubo de papel reciclável. Em uma seção diferente, os concentrados da SC Johnson anunciaram uma redução de 94% no plástico.

“Em comparação com três, quatro anos atrás, definitivamente há muito mais atenção na reutilização como parte da solução”, disse Sander Defruyt, líder da iniciativa de plásticos da Fundação MacArthur.

As abordagens de marketing de muitas grandes marcas até agora se concentraram em vender o mesmo produto e ajudar o planeta. A Unilever lança um sabonete líquido que se transformou em concentrado como o “cuidado hidratante Dove que você adora”, ao mesmo tempo em que facilita a redução do desperdício de plástico.

Mas isso é suficiente? A história mostra que as alternativas verdes geralmente lutam para ir além da consciência ecológica. A barreira é ainda maior com garrafas recarregáveis ​​porque os consumidores estão sendo solicitados a trabalhar mais. A Blueland, uma startup sediada em Nova York que arrecadou US$ 35 milhões, também vai atrás do preço, destacando que seu limpador de banheiro concentrado custa cerca de um dólar.

A SC Johnson não comercializa seus concentrados como poupadores de dinheiro porque ainda não é um caso convincente. Uma olhada nos preços de varejo mostra que uma cápsula solúvel é mais barata em menos de 2 centavos por onça do que a original na garrafa de plástico.

“Será preciso escala e economias de escala para obter o custo em uma situação em que podemos oferecer um refil a um custo significativamente menor para o consumidor”, disse Johnson. “Isso vai ajudar muito.”

 

 

 

 

Fonte: Bloomberg 20.05.2022

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