ACI defende biodegradabilidade dos filmes usados em detergentes para lava-louças
Os filmes usados em produtos de lavanderia e detergentes para louças são normalmente feitos de álcool polivinílico
O American Cleaning Institute (ACI) forneceu novas informações baseadas na ciência sobre a tecnologia por trás dos filmes solúveis em água, que são usados para em cápsulas de detergente.
A informação refuta as críticas que questionam a biodegradabilidade dos materiais lançada pelo grupo de interesse Plastic Oceans International, que de acordo com a ACI se baseia em “um artigo de pesquisa gravemente falho e ignora décadas de estudos revisados por pares sobre esses produtos químicos amplamente usados”, de acordo com a associação.
Os filmes usados em produtos de lavanderia e detergentes de louça são tipicamente feitos de álcool polivinílico (PVA), também conhecido como PVOH (uma vez que o OH é o grupo do álcool quando expresso em uma fórmula química). “Uma grande quantidade de pesquisas foi aplicada a esses filmes para garantir que sejam seguros para uso em casa, junto com os ingredientes que encapsulam, e que atendam a padrões rigorosos para garantir que se dissolvam e biodegradem totalmente após o uso”, diz ACI.
“Esses filmes são projetados para se dissolverem completamente na máquina de lavar e então escorrer pelo ralo com a água de lavagem”, comenta Kathleen Stanton, vice-presidente associada da ACI para Assuntos Técnicos e Internacionais. “O mais novo recurso da ACI descreve o processo de como os pacotes de detergente se biodegradam, ajudando os consumidores a entender a ciência por trás de seus produtos”.
Fornecedores de materiais e proprietários de marcas testam os mais altos padrões globais de biodegradabilidade usando laboratórios terceirizados independentes para verificar suas afirmações, observa a ACI.
Para conter a desinformação sobre a biodegradabilidade do PVOH, a ACI trabalhou com cientistas e especialistas técnicos em várias de suas empresas membros para consolidar pesquisas e dados do mundo real, agora disponíveis no site da ACI.
Os ataques feitos à biodegradabilidade do PVOH são baseados em um artigo (Rolsky & Kelkar, Int. J. Environ. Res. Public Health 2021, 18 (11), 6027) que a ACI acredita apresentar falhas. A ACI alega que qualquer especialista no assunto veria este artigo como sendo elaborado não para testar uma hipótese, mas para chegar a uma conclusão predeterminada alinhada com as opiniões das organizações que financiam a pesquisa.
“O que podemos dizer é que o que está hipotetizado no jornal contradiz totalmente mais de 30 anos de ciência publicada e ignora o design de produto rigoroso e os métodos de teste usados pela indústria de produtos de limpeza para confirmar a biodegradabilidade pronta dos polímeros de filme detergente”, diz Kathleen.
Fonte: Happi 29.08.2021
Comments are closed.