Apostar no sabão em barra? Por que não?

Fabricantes inovam e consumidores redescobrem um dos mais antigos saneantes
Por Estela Mendonça
Em comparação aos demais produtos de limpeza, o sabão em barra é um dos saneantes mais baratos do mercado. Além disso, esses produtos podem se beneficiar de uma tendência já evidenciada no mercado de personal care do crescimento de formatos sólidos de produtos tradicionalmente apresentados em formatos líquidos.
Com queda desde 2016, o mercado de sabão em barra registrou crescimento de 8,9%, totalizando R$ 1,053 bilhão em 2020, segundo o Anuário da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), com dados da Nielsen. O crescimento é atribuído aos hábitos de higiene impostos pela pandemia, mas também pode significar que o consumidor está redescobrindo essa tradicional forma de limpar.
O primeiro produto da Minuano
“O sabão em barra é um produto altamente versátil, que continua sendo muito procurado pelos consumidores. Por mais que seja tradicional, é um item que evoluiu em relação aos benefícios oferecidos, acompanhando as mudanças nas necessidades de limpeza”, observa João Gandolfi, gerente de marketing de Home Care da Flora, que detém a marca Minuano, que nasceu há 35 anos a partir dessa categoria de produtos, e, hoje, possui um portfólio com mais de 50 itens para limpeza da casa e das roupas e segue fabricando e comercializando sabão em barra em todo o Brasil.

João Gandolfi, gerente de Marketing de Home Care da Flora
“Sabemos que as soluções multiuso têm espaço garantido no carrinho de compras de boa parte dos consumidores, por isso investimos em inovações para tornar o sabão em barra bastante funcional também. Oferecemos produtos que atendem as diferentes questões que a rotina de cuidados com o lar exige, desde tirar manchas mais difíceis, perfumar e até lavar peças mais delicadas”, diz Gandolfi.
Para a lavagem de peças mais finas e delicadas, a Minuano oferece o sabão em barra da Linha Coco de Minuano, que é formulado com óleo de coco natural, ideal para roupas íntimas ou infantis. A marca também dispõe de uma opção glicerinada para Controle de odor, com uma tecnologia testada para reduzir odores de resquícios de cigarro, suor e tecidos molhados, por exemplo.
Quatro marcas
Marcos Santana, gerente de Marketing da Gtex Brasil, reforça que o sabão em barra é um clássico na cesta de limpeza das famílias brasileiras, pois é um produto multifuncional.

Marcos Santana, gerente de Marketing da Gtex Brasil
“A Gtex Brasil é pioneira e líder na saboaria artesanal de coco com as marcas UFE Coco, Ruth Care, Urca, Amazon e utilizamos a mesma formulação desde a década de 30. No caso da saboaria de coco, por exemplo, ela vem crescendo significativamente nos últimos anos, e isso se deve ao fato de que os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando performance sem abrir mão do cuidado”.
O executivo destaca que os produtos da Gtex Brasil oferece produtos com alto poder adstringente sem danificar as roupas, além de possuírem formulação vegana, serem livres de petroquímicos e não agredirem as mãos por serem hipoalergênicos, dermatologicamente testados. “São indicados para roupas finas e delicadas, inclusive dos bebês”, garante.
Totalmente natural
O sabão em barra Ypê é líder no mercado brasileiro. Além de versões glicerinadas e biodegradáveis, a marca lançou no ano passado Ypê Natural, 100% vegetal, sem corantes e perfume. É composto por óleo essencial e testado dermatologicamente.
Com aloe vera
A Biowash, que é pioneira no Brasil no desenvolvimento de produtos de limpeza naturais e 100% biodegradáveis, também tem a sua versão de sabão em barra produzido com óleo de coco babaçu e aloe vera orgânica certificada, 100% natural (vegano e vegetal) biodegradável e com certificação IBD. O produto é assinado por Bela Gil.
Melaleuca, lavandin e laranja
Uma novidade no mercado são os lava-louças em barra da Positiv.a. Em três versões, eles contêm em sua composição óleos essenciais orgânicos de Melaleuca, Lavandin e Laranja. Os produtos veganos prometem dar brilho em panelas e talheres, além de serem biodegradáveis e serem embalados em embalagem zero plástico.
Eficiência em corantes
Diante do potencial do mercado de sabões em barra no Brasil, a Milliken desenvolveu um portfólio específico com uma ampla gama de corantes poliméricos e com diferentes soluções e benefícios, que já são oferecidos aos fabricantes de produtos líquidos – amaciantes, detergentes e limpadores. “O que fizemos foi uma adaptação da nossa linha de corantes Liquitint, que são bem conhecidos no mercado de produtos líquidos, unindo as características similares para o sabão em barra”, explica Edgar Curdoglo, gerente de contas de home e personal care.

Edgar Curdoglo, gerente de contas na Milliken
A empresa tem aprimorado as tecnologias para saneantes em pó e em barra com a realização de diferentes testes de qualidade. “As nossas soluções não causam manchamento nos tecidos, nem nos equipamentos de produção e melhoram a homogeneidade e a aparência do sabão. Além disso, apresentamos soluções com boa estabilidade do pigmento ou corante nas situações em que o sabão em barra com embalagem transparente fica exposto à luz. Também garantimos estabilidade térmica aos produtos”, explica Curdoglo.
Rita Siloto, gerente técnica de laboratório, destaca que o uso desses colorantes trazem benefícios nos processos de mudança de uma cor para outra, facilitando muito a limpeza dos equipamentos. “Temos acompanhado a evolução da categoria de sabão em barra e em pasta para louça, que também tem ganhado a atenção entre os fabricantes”. Ela lembra que o consumidor busca um produto com um bom apelo estético e aparência que remeta à performance de limpeza, atributo que é reconhecido pela cor.
A tendência de cores diferentes para o sabão em barra, nas versões azul, verde e amarelo, também tem sido crescente em diferentes países, como alternativa para o tradicional sabão de côco branco e âmbar. Segundo Rita, existe a oportunidade de associar a cor à fragrância e a outros tipos de apelos sensoriais no produto final, possibilitando o lançamento de novas tendências no mercado.

Rita Siloto, gerente técnica de laboratório da Milliken
Na avaliação de Curdoglo, ainda falta inovação nesse mercado e o uso de cor pode ajudar as empresas a criarem produtos com outros atrativos para o sabão em barra, em pó ou líquido. A realidade não é diferente em outros países em que a Milliken tem operações. “Os clientes querem otimizar os processos e os custos operacionais, inclusive com desenvolvimento de produtos prontos, ao invés de ter uma mistura. Portanto, ainda não identificamos uma direção forte para inovação. Nosso propósito é trazer novas ideias para os clientes com projetos customizados”.
Os clientes que atuam nesse mercado têm buscado a consultoria e as soluções da Milliken para, por exemplo, otimizar o uso de corantes nos processos de fabricação, resolver desafios técnicos de estabilidade ou manchamento e agregar valor ao produto, seja com o uso de cores, formatos e fragrâncias.
Melhorando o desempenho
Ângela Sánchez Navarrete, especialista técnica em home e personal care da Dow, lembra que, na América Latina, o uso de sabão em barra continua sendo uma das formas mais utilizadas para lavagem de roupas. Segundo ela, uma formulação típica contém aproximadamente 65% de tensoativos aniônicos, 24% de água, 5% de estruturantes e o restante é composta por perfume, quelantes, corantes e outros ingredientes típicos.

Ângela Sánchez Navarrete, especialista técnica em home e personal care da Dow
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