Preferência por formulações pré-prontas ou que trazem combinações sinérgicas de ingredientes cresce no setor
Com as perspectivas de que as vendas de produtos de limpeza doméstica continuem a crescer nos próximos anos, a adoção de estratégias que acelerem o desenvolvimento e lançamentos de novos produtos, poderão ser decisivas.
De acordo com o Household Cleaning Products Global Market Report 2022, relatório lançado pela Business Research, o mercado de produtos de limpeza doméstica deverá crescer 5,8% este ano, de US$ 99,89 bilhões em 2021 para US$ 105,68 bilhões em 2022. A consultoria britânica também prevê que as vendas do setor atingirão US$ 134,63 bilhões em 2026.
Incluindo também os produtos de limpeza profissional, a Euromonitor International espera as vendas mundiais do setor superem os US$ 193 bilhões em 2026. Para o Brasil, que assumiu a quinta posição no ranking global em 2021, a previsão é que até lá totalizem mais de R$ 34 bilhões.
Oportunidades e desafios
Um aspecto importante no cenário de produtos de limpeza e que pode aumentar a concorrência no país é o crescimento do número de empresas.
Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA
A Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), aponta em seu Anuário 2022, lançado em setembro, que o ano passado 2021 foi encerrado com uma alta de 6,7%, com 2764 companhias atuando no setor.
“É interessante notar a chegada de novos entrantes no setor, especialmente no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza. São, geralmente, companhias especializadas em determinadas linhas de produtos e que são importantes geradoras de empregos no país”, analisa Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA.
Para 2022, Engler prevê crescimento na produção de 2%, atribuído em parte por lançamentos da indústria e também pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses. “Temos associados com projetos em aprovação na Anvisa. Alguns produtos já têm chegado às prateleiras, mas há muitos ainda à espera da liberação da Agência, para comercialização”, diz Engler.
Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media
Acelerando lançamentos
Carla Polli, diretora de negócios e projetos especiais da Innovation Business Media, que mantém o Portal Household Innovation, com base em sua experiência e interação com fornecedores de matérias-primas para o setor, avalia que, com eficácia e segurança comprovados em testes e estudos conduzidos por essas empresas, os blends são cada vez mais uma escolha acertada para marcas de diversas categorias, principalmente para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos de home care no mercado.
“Eles podem combinar ingredientes primários, ativos, aditivos, extratos, óleos e outros ingredientes para se apresentar como uma composição pré-pronta ou para potencializar a ação pretendida ou mesmo para fornecer multifuncionalidade aos produtos”, explica Carla.
Alvejante e matizador
Para Caique Frasson Liskai, especialista técnico de home care da quantiQ Caldic, com o aumento no consumo de produtos de limpeza durante a pandemia e a busca por inovações, os fabricantes encontraram desafios, especialmente para lidar com a necessidade de aumentar a produção. “Mesmo com melhoras no cenário da Covid-19, a previsão para este mercado é crescer quase 10% até 2026. Para atender a alta demanda, os blends foram e continuarão sendo uma ótima alternativa”.
Caique Frasson Liskai, especialista Técnico Home Care da quantiQ Caldic
Liskai lembra que o termo blend se origina da língua inglesa e se refere a misturas. No mercado de home care, essas soluções prontas podem economizar tempo em testes de eficácia, segurança, processo produtivo e desenvolvimento de novos produtos. “Quando entramos no corredor de produtos de limpeza de um supermercado, por exemplo, além da infinidade de formatos e marcas, vemos que há também diversas variantes de limpadores multiuso, detergentes, amaciantes e outros. Essas variantes normalmente se diferenciam pelas fragrâncias, cores ou até mesmo aplicações”, explica.
Por outro lado, Liskai observa que o processo de fabricação de saneantes possui basicamente uma receita, que deve ser seguida passo a passo para que não haja impacto no produto. Devido às interações químicas, a ordem dos fatores pode alterar o produto, principalmente quando se trata do equilíbrio entre a fase aquosa e oleosa.
Liskai explica que, quando se trabalha com blends, é possível facilitar o processo de formulação de uma indústria, criando-se uma base que possui ingredientes que os produtos têm em comum. Enquanto alguns fabricantes finais criam a sua própria base em suas instalações fabris, outros contam com o auxílio de seus fornecedores, que já disponibilizam os blends prontos. “No mercado de home care, por exemplo, é muito comum encontrarmos clientes que procuram esses blends como base de amaciante e base de detergente”.
Uma indicação de Liskai é o ALVICLEAN ROX, composto por alvejante óptico e matizador, da representada CCI, desenvolvedora de soluções em corantes, pigmentos, alvejantes ópticos e blends. Utilizado para diminuir a tonalidade amarelada em sistemas tensoativos base água, o ALVICLEAN ROX proporciona brilho e clareamento e é indicado para produtos domissanitários de limpeza doméstica, industrial, institucional e automotiva.
A quantiQ Caldic oferece também soluções de valor agregado e conta com especialistas técnicos altamente capacitados que auxiliam os fabricantes e formuladores na escolha das melhores soluções para atender às necessidades específicas da fabricação de seus próprios blends.
Base amaciante
Alpha Química, que atua no mercado de matérias-primas desde 1990, atenta às novas tendências e legislações, tem seu mix de produtos constantemente atualizado com opções mais sustentáveis e focado na otimização do processo produtivo do cliente. Recentemente a empresa atualizou seu portfólio de Cuidados do Lar com o lançamento do AlphaSOFT AF MAX, uma nova geração de componente base para a fabricação de amaciantes têxteis tradicionais.
Composto por ingredientes catiônicos em alta concentração, segundo Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha, trata-se de uma pasta fluida de dispersão extremamente fácil em água fria, que otimiza ainda mais o processo de produção. “O AlphaSOFT AF MAX traz uma nova tecnologia que confere ao amaciante alto desempenho e excelentes propriedades quanto à maciez e suavidade, mesmo em dosagem reduzida. Também é compatível com conservantes, fragrâncias e corantes”, ressalta. Saiba mais neste vídeo.
Juvenil Dias (Neto), presidente da Alpha
Neto explica que o processo de produção a frio de amaciante foi uma grande evolução para os fabricantes de saneantes, mas a Alpha, percebendo que a solidez da base poderia ser aprimorada, empenhou-se para melhorar sua formulação. “Com o AlphaSOFT AF MAX, alcançamos mais mercados, otimizamos ainda mais o processo produtivo e possibilitamos a produção de um amaciante têxtil tradicional de alta performance”, afirma, acrescentando outros atributos da nova base, como alto poder de amaciamento das fibras, camada lubrificante, efeito antiestático, maior durabilidade do produto nas fibras do tecido e sensorial agradável.
A base AlphaSOFT AF MAX foi lançada em julho deste ano e, de acordo com Neto, a aceitação tem sido ótima, principalmente pela significativa otimização do processo produtivo, já que a fluidez da pasta pode reduzir pela metade o tempo de produção do amaciante têxtil tradicional, quando comparado a bases convencionais. “Estamos sempre em busca de desenvolver soluções com foco em sustentabilidade e inovação e a base para amaciante AlphaSOFT AF MAX representa a união destes pilares. É motivo de orgulho para nós o lançamento de um produto que dá tantas possibilidades aos fabricantes”.
O presidente da Alpha destaca também a capacidade e a flexibilidade da empresa em adaptar os químicos às necessidades dos clientes com foco na flexibilidade e exclusividade de soluções, o que contribui para o nível de diferenciação e valor agregado para as marcas dos clientes. “Em todos estes mais de 30 anos de operação, sempre mantivemos nosso modo de fazer negócios, cultivando relacionamentos para colher ótimos resultados”, completa.
Para diluir e customizar
Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA, observa que o desenvolvimento e a fabricação de produtos de limpeza exigem uma série de processos logísticos, regulatórios e gerenciais de grande complexidade, como a aquisição e gestão das matérias-primas e estoques. “Para um único produto finalizado, é necessária a manipulação de diversos ingredientes, que apresentam pequenas variações, de acordo com o lote, demandando pequenos ajustes na fórmula final para garantir a uniformidade do produto ofertado ao consumidor”, explica.
Lucineide Bueno, especialista em saneantes da WANA
Nesse contexto, Lucineide destaca que os produtos concentrados estão cada vez mais em alta, especialmente por se tratar de uma solução inovadora que auxilia na economia de recursos e gera menor complexidade na formulação, destacando que a Wana oferece produtos concentrados que facilitam o manuseio e otimizam os processos, oferecendo também ganhos logísticos.
Para fabricação de produtos de limpeza, a principal linha é a HOUSEWAN®. “Trata-se de uma solução completa que confere ao produto as propriedades desejadas, dependendo da diluição e da customização de forma simples, rápida e segura. É um produto com aplicação versátil, utilizado em formulações de lava-louças, lava-roupas líquido e xampu automotivo”, explica Lucineide.
Um dos destaques da linha é o HOUSEWAN C10®, base tensoativa aniônica que possui efeito sinérgico com eletrólitos como cloreto de sódio. Segundo a especialista, é fácil de usar e permite processamento a frio. “Cada marca pode personalizar as soluções de acordo com o direcionamento que pretende dar ao produto, como adicionar fragrância, corante, conservante e eletrólito”.
Além disso, Lucineide lembra que o HOUSEWAN C10® proporciona para o fabricante de produtos de limpeza uma abordagem sustentável com a redução na geração de resíduos, já que quanto menor o volume de resíduos gerados em longo prazo, maiores serão os benefícios para a população local e, especialmente, para o meio ambiente.
Lucineide ressalta ainda que a WANA é uma empresa nacional em constante evolução, com mais de 20 anos de história, e conta com uma equipe de especialistas em pesquisa e desenvolvimento, microbiologia e assistência técnica. “Trabalhamos para atender as expectativas de cada cliente, garantindo performance dos produtos e uma parceria com foco nos resultados e antes, durante e no pós-venda, uma relação pautada na confiança e qualidade”.
Tensoativos com enzimas
A Oxiteno possui em seu portfólio o ALKONT® 2000, uma solução composta por um blend de tensoativos e enzimas estabilizadas. Segundo Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior da empresa, o produto beneficia a integração de processos. Com seu formato líquido em temperatura ambiente, ele substitui a necessidade de estocagem e manuseio de diversas matérias-primas.
Husley Jinnah Morales Guzman, pesquisador sênior Oxiteno
Já em relação à sustentabilidade e performance, ALKONT® 2000 é derivado de fontes renováveis, com índice de naturalidade de 52%, e é capaz de remover as sujidades mais complexas de forma suave, sem agredir as fibras e com elevada estabilidade enzimática mesmo em formulações com alta concentração de água.
Sua eficácia é explicada através de duas etapas simples, quando se é utilizado um lava-roupas enzimático: “Primeiramente, durante o tempo de molho da lavagem, as enzimas presentes no ALKONT® 2000 são atraídas e depositadas sobre as fibras têxteis. Através do mecanismo de “digestão enzimática”, as sujidades complexas tornam-se outras mais simples. Adicionalmente, o balanceamento único do sistema de tensoativos contidos no ALKONT® 2000 promove a formação de micelas que irão englobar essas sujidades e carrear elas juntamente com a água do enxágue, permitindo assim uma remoção maior e mais suave das manchas”, explica Guzman.
Na Oxiteno, a performance de ALKONT® 2000 foi avaliada por meio de testes de lavagem em tergotômetro, simulando a rotina de limpeza e remoção dos diversos tipos de manchas, incluindo amido de arroz e milho, suco de amora, papinha de banana e morango, sorvete de chocolate, pigmento com óleo e espinafre concentrado (veja no gráfico abaixo). “A versatilidade do ALKONT® 2000 permite uma ação superior em sistemas de detergentes lava-roupas líquidos com baixa ou alta concentração de ativos”, destaca Guzman.
O perfil sustentável também foi colocado à prova através de um estudo de ACV, em comparação com uma formulação referência de mercado. Guzman conta que durante a produção de um lava-roupas contendo ALKONT® 2000, os resultados foram: 50% menos uso de recursos fósseis e 15% menos de eutrofização aquática. Já durante o uso pelo consumidor, houve 36% de redução do consumo de recursos fósseis, além de 7% menos impacto nas mudanças climáticas e 14% menos de toxicidade humana. “Esta inovação traz eficiência para agilizar o desenvolvimento e o lançamento de produtos, com alta performance, sem altos investimentos visando alavancar a competitividade no mercado de laundry care”, completa o pesquisador Guzman.
Crescimento de marcas próprias
Outro fator que pode representar tantos desafios para marcas estabelecidas como oportunidade para fabricantes é o crescimento de marcas próprias. De acordo com a Euromonitor International, entre 2019 e 2021, as linhas de marca própria de home care na América Latina registraram crescimento de valor de varejo de cerca de 25%, com taxas de crescimento de mais de 20% em países como Colômbia, Brasil e Chile. Segundo a empresa de pesquisas, em muitos países da América Latina, várias redes de supermercados e hipermercados expandiram sua oferta de marca própria, o que lhes permite oferecer aos consumidores alternativas acessíveis aos produtos de marca.
Lançamentos e inovação
A Kantar Worldpanel descobriu que 16% dos novos produtos de primeiro ano de maior sucesso acabam mortos ou morrendo no quarto ano. “Muitas falhas no desenvolvimento de novos produtos são resultado de problemas no mercado que não foram identificados e corrigidos antes que as vendas sinalizassem que algo estava errado”, diz o relatório. Um lançamento bem-sucedido depende de uma ampla variedade fatores. A Kantar levantou algumas causas comuns de falha na inovação. Confira:
• Os planos de lançamento originais prometeram demais devido a suposições incorretas
• O posicionamento não era claro e não cumpria a intenção estratégica original
• Os consumidores simplesmente desconheciam o produto ou não sabiam onde encontrá-lo
• O desempenho da inovação não atendeu às expectativas do consumidor
• A inovação é inconsistente com as percepções do consumidor sobre a marca
• Lançamentos competitivos roubaram destaque e participação de mercado
• Não havia uma compreensão precisa do uso do produto ou do público-alvo
Segundo a Kantar, é preciso remediar todas essas desconexões se diagnosticar o problema com antecedência e corretamente. Isso requer monitorar o feedback inicial do consumidor e, se um problema surgir, aprofundar-se para entender o porquê e o que fazer a respeito. “A percepção certa do consumidor pode ter uma grande influência no desempenho de um novo produto, desde que a pesquisa pós-lançamento seja realizada com antecedência suficiente”.
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