Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosDesembala aposta em limpeza biodegradável e cresce 285%

Desembala aposta em limpeza biodegradável e cresce 285%

  • Written by:

Com crescimento de 285% no faturamento entre o primeiro semestre de 2020 e o mesmo período de 2021, a Desembala, nascida na pequena Itajubá (MG), apostou em duas frentes para transformar o consumo de produtos de limpeza

“Em 2018 comecei a estudar a cadeia de limpeza porque envolve um volume gigantesco de embalagens extremamente robustas que a gente compra para usar o produto uma única vez e depois joga fora”, conta a engenheira de produção Cilene Monteiro, fundadora da startup. “Lembrando que 90% do que está dentro dos produtos convencionais é água, a gente basicamente carrega água para lá e para cá, para descartar os frascos depois de 15 ou 30 dias.”

Após fazer um MBA voltado a colocar em prática os preceitos da economia circular, ela buscou uma solução que considerasse tanto uma matéria prima que não agride o meio ambiente e a pele quanto a questão das embalagens. A Desembala oferece borrifadores plásticos que são reutilizados pelo consumidor pelo resto da vida e produtos de limpeza concentrados em sachês que se dissolvem totalmente na água.

“É um ganho de logística e armazenamento grande porque os produtos são superpequenos, fora todo o impacto ambiental de você eliminar o descarte plástico”, explica a engenheira. “Além disso, os produtos são sem enxágue. Você borrifa, deixa agir por um minuto, vem com um pano seco e limpa.”

Ela explica que os sachês hidrossolúveis são feitos de álcool polivinílico e os produtos de limpeza são sintetizados em laboratório, para garantir a eficiência, a biodegradabilidade e a compatibilidade com as embalagens. “Por não serem moléculas vegetais, mas sintetizadas em laboratório, é possível atingir uma escala muito maior. A gente acredita que tecnologia e ciência estão aí para levar a sustentabilidade a outros patamares”, afirma a empreendedora.

 

 

 

 

 

 

Fonte: PME Estadão 01.08.2021

Comments are closed.

Parceiros 2024