Empresas de limpezas recebem cada vez mais candidaturas de pessoas licenciadas
As candidaturas que chegam às empresas de limpezas são cada vez mais e, neste momento, a procura é maior do que a oferta
Uma das consequências da pandemia, escreve esta quinta-feira o “Jornal de Notícias”, é o aumento do número de pessoas licenciadas que optam pelo trabalho de limpeza doméstica ou industrial. E, neste momento, a procura é mais do que a oferta, garantem as empresas de recrutamento.
Uma das empresas mencionadas pelo “Jornal de Notícias”, a House Shine, refere que tem perto de mil trabalhadores e cerca de 10% têm uma licenciatura: “Temos cada vez mais pessoas licenciadas a trabalhar connosco. Há até o caso – que estranhei por ser de uma área de estudo que não era tão afetada pelo desemprego – de uma engenheira civil que foi nossa colaboradora”. Nesta empresa, o número de pessoas vindas do sector da restauração e hotelaria duplicou. Também outras empresas de limpezas admitem que registaram um aumento de candidaturas nos últimos meses de pessoas licenciadas, que não encontraram vaga na sua área.
Apesar deste aumento, no ano passado registaram-se várias queixas de trabalhadores que foram dispensados sem qualquer aviso prévio ou indemnização, fruto das quebras verificadas durante a pandemia. Ao Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) chegaram várias denúncias de pessoas que “foram dispensadas com a justificação da pandemia, de um dia para o outro”.
Fonte: Expresso 18.02.2021
Comments are closed.