Filtros em máquinas de lavar reduzem poluição de microfibras, constata um estudo do Canadá
A instalação de filtros em máquinas de lavar pode ser uma maneira simples e eficaz de capturar as partículas microscópicas que nossas roupas descartam, de acordo com um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Toronto e a organização sem fins lucrativos Georgian Bay Forever.
“Cada vez que você lava uma carga de roupa, algo em torno de algumas centenas de milhares a milhões de microfibras saem dos tecidos”, diz a principal autora do estudo, Lisa Erdle.
O estudo da equipe recrutou 97 famílias em Parry Sound, Ontário, no Canadá. para instalar um filtro especial para captura de microfibra. Ao testar as águas residuais que chegam à estação de tratamento da cidade antes e depois da instalação dos filtros, a equipe de pesquisa foi capaz de rastrear uma “redução significativa” na quantidade de microfibras que apareciam, disse ela.
Os filtros utilizados no estudo são separados da própria máquina de lavar, tornando-os inviáveis para espaços menores e empilhamento de lavadoras e secadoras. Em vez disso, os autores do estudo estão sugerindo que filtros embutidos sejam instalados em todas as novas máquinas.
“Uma vez que tínhamos cerca de 10 por cento das famílias [Parry Sound], pensamos que veríamos uma redução de cerca de 10 por cento. Vimos uma redução ainda maior do que isso”, disse Erdle.
Essa diminuição extra pode ser porque a consciência crescente sobre microfibras levou as pessoas a mudar seus hábitos de lavagem, “mas não necessariamente sabemos”, continuou ela.
As microfibras descartadas dos têxteis têm se acumulado nos cursos de água do mundo há décadas, estimuladas em parte pela popularidade crescente de tecidos como o poliéster.
Fonte: CBC 20.11.2021
Comments are closed.