Pandemia faz crescer demanda por produtos que facilitem e garantam limpeza perfeita da cozinha
A pandemia mudou a rotina de praticamente todos os brasileiros. De repente, o mundo todo teve de caber dentro de casa e com a família, que se tornou refúgio seguro contra o inimigo invisível do Covid-19. A Kantar apurou que, como era de se esperar, categorias de higiene pessoal e limpeza da casa ganharam cada vez mais espaço no carrinho no segundo trimestre do ano. “Ao ficar mais tempo em casa, além de aumentar os ciclos de limpeza, os brasileiros também passaram a fazer mais uma ocasião de consumo ao longo do dia. E, diferentemente da tendência do início da pandemia, em que a conveniência e praticidade estavam no topo da lista de necessidades dos consumidores, agora eles têm demorado mais para preparar suas refeições e o hábito e o prazer têm assumido a liderança”, diz o relatório do levantamento Consumer Insights da Kantar.
Ao todo, 8,7% a mais de pratos têm sido preparados e consumidos em casa, com destaque para o pão caseiro, que ganhou mais de 400 milhões de ocasiões. Também cresceu o preparo de lanches com frios, salada de frutas, caldos e sopas.
Universo de microrganismos
Por outro lado, a cozinha tem a fama de conter mais germes do que qualquer outro cômodo da casa, até mais do que o banheiro, alertam os especialistas em microbiologia. Nunca houve tanta preocupação em limpá-la para evitar infecções e a cuidar da saúde da família, como também tornar a jornada de limpeza mais simples.
No Google, por exemplo, a quantidade de pesquisas por máquinas lava-louças obteve um aumento significativo e as vendas do equipamento também deram um salto de 40% de janeiro a junho de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo a GFK. Um estudo encomendado pela marca de lava-louças para máquina Finish, da Reckitt Benckiser, à empresa de pesquisa de mercado Ginger, descobriu que a maioria dos consumidores brasileiros desconhece os benefícios da lava-louças. Apesar da penetração da máquina lava-louças ainda ser baixa no Brasil, o eletrodoméstico vem ganhando relevância, se mostrando um grande aliado do consumidor neste momento de quarentena. De forma bem-humorada, o “fenômeno” dos pratos e talheres sujos sem fim virou o mote da campanha de Finish em parceria com a Brastemp, ambas líderes de mercado nos seus segmentos.
Finish e Brastemp criam campanha bem-humorada
De uma forma geral, os produtos mais utilizados na limpeza da cozinha são os detergentes lava-louças e os concentrados de limpeza (multiuso) com ação desengordurante. No levantamento da Nielsen para o Anuário Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, esses produtos mostraram leve crescimento em 2019, mas com a pandemia poderão ter um desempenho de vendas ainda melhor ao longo deste ano. Enquanto os lava-louças cresceram 1,7% em valor, os concentrados de limpeza registraram elevação de 2,7%.
Não é mimimi
O cuidado com a cozinha é justificado. Afinal, é lá que são manipulados, preparados e armazenados alimentos, local sujeito a condições de calor, vapor e umidade, condições ara o crescimento de bactérias e germes. Isso tudo somado à gordura, sujeira e odores. Por isso, o momento se mostra como uma grande oportunidade de atender a demanda de consumidores que estão curtindo preparar suas receitas, mas que querem ajuda efetiva na hora de limpar a cozinha.
Líder da pia
Nenhuma marca domina tanto a pia da cozinha quanto o lava-louças Ypê, líder da categoria no Brasil. Sua fórmula possui tensoativos biodegradáveis, pH neutro e é dermatologicamente testada. Além disso, conta com controle de odor nas versões Capim-limão, Maçã e Limão, que ajuda a controlar os odores indesejados da cozinha, como ovo, peixe, alho e cebola, e a tecnologia Toque Suave, presente nas versões Clear Care e Coco, que possuem ingredientes que proporcionam sensação de suavidade na hora da lavagem.
A marca também está apostando no segmento de sabão em barra e lançou em junho Sabão Ypê Natural, 100% vegetal, sem corantes e perfume, o que favorece seu uso para lavagem de louças, roupas e na limpeza de diversas superfícies. É composto por óleo essencial e testado dermatologicamente.
De volta ao mercado
Após 21 anos, o lava-louças ODD retornou às prateleiras. A marca, que fazia parte do portfólio da Procter & Gamble, foi adquirida pela Limppano, em janeiro do ano passado. O relançamento foi baseado em pesquisa que apontou que, apesar de fora do mercado, o produto ainda tinha um recall de 58% junto ao público de todo o país, e de 68% se considerados os consumidores acima de 37 anos de idade.
Cláudia Bandeira, gestora de marketing da Limppano.
A campanha do detergente explora conceito “Pra Sua Vida Rendd”, que brinca com a repetição de letras da marca, a campanha destaca o alto rendimento do produto. “O retorno de ODD à mídia, evidenciando seus valores, trará de volta os antigos consumidores e impactará novos”, aposta Cláudia Bandeira, gestora de marketing da Limppano.
Lava-louças concentrados
A marca EsfreBom também lançou recentemente em lava-louças concentrados, nas variantes neutro, citrus e limão, explorando que ele o único que elimina 99,9% das bactérias, ação que se prolonga por 12 horas, é dermatologicamente testado e rende 50% mais que os detergentes comuns. O produto promete ainda alta eficiência na eliminação de gorduras e sujidades, por conta da alta concentração de ativos, que garantem máxima eficiência para a limpeza e brilho de superfícies. A marca também oferece limpa-forno e desengordurante.
Ação contra vírus e bactérias
Líder de categoria de limpadores, a marca Veja, que está presente no Brasil há mais de 50 anos, reforçou a ação contra vírus e bactérias, no lançamento em agosto do novo Veja Multiuso Antibac trazendo fórmula com microbolhas de oxigênio ativo, para remover até as sujeiras difíceis. O produto pode ser usado em diversas superfícies, ideal para pias de cozinha, geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
Limpeza com uma única gota
CIF Cremoso Multiuso Original, da Unilever, possui micropartículas limpadoras que promete limpar a profundamente com apenas uma gota. O rendimento é outro destaque. Sua fórmula cremosa é mais concentrada e pode render até 7 garrafas dos limpadores comuns encontrados no mercado. A marca CIF também tem em seu portfólio o CIF Cozinha, com poder desengordurante e promete remover gordura do dia a dia em apenas 10 segundos, além de neutralizar odores.
Força removedora
A marca para limpeza da SC Johnson Mr Músculo, além da variante Mr Músculo Cozinha Desengordurante, formulado para remover a gordura e a sujeira difícil, de forma rápida e deixar as superfícies com brilho, assim como a Unilever, a marca também oferece um limpador cremoso.
Linha específica
A Amazon H2O, da Gtex, dispõe de uma linha completa para limpeza da cozinha, que reúne desengordurante, lava-louças e limpa-forno produzidos com tensoativo biodegradável.
Eficiência e sustentabilidade
“Após o início do surto de COVID-19, houve um aumento da consciência de higiene, bem como do tempo gasto dentro de casa. Isso também aumentou a frequência de limpeza de um número maior de objetos e superfícies nas casas, expondo mais as pessoas a produtos químicos que podem gerar irritações na pele”, avalia Meris Milek, responsável pela área de Innovation Management em Cleaning Solutions na Evonik Central & South America. “Por isso a procura por produtos que garantam eficiência na limpeza e também que sejam suaves para a pele podem ser uma alternativa interessante, não só para este momento de crise, mas para o futuro da limpeza doméstica”.
Meris Milek, responsável pela área de Innovation Management da Evonik
Meris destaca ainda o aumento da demanda dos consumidores por produtos mais sustentáveis e com desempenho comparável aos produtos tradicionais, apresentando como alternativa o co-surfactante REWOFERM® SL ONE, que apresenta boa performance de limpeza e desengorduramento e que pode ser combinado para criar formulações de alto ou baixo perfil de espumação. Segundo a executiva, ele é sustentável desde sua produção, que é feita por meio de fermentação natural a baixas temperaturas, com baixo consumo de energia, sem gerar subprodutos nocivos para a saúde humana ou para o meio ambiente. “Mas o grande diferencial deste produto é oferecer uma opção sustentável que também traz excelente performance de limpeza”.
De acordo com Meris, o REWOFERM® SL ONE é uma alternativa de base biológica para detergentes secundários, com excelente tolerância à água dura e que permite uma ampla gama de aplicações com diversos sistemas surfactantes, como limpadores de superfícies, detergentes para louça, detergente para roupas, entre outros. Testes de sinergia de limpeza e desengorduramento com outros surfactantes mostraram uma melhora significativa na remoção de gordura e no volume de espuma em diversos tipos de sujidade, além de demonstrar ser suave para a pele, de acordo com os testes de irritação.
“Provavelmente é o surfactante secundário mais sustentável disponível”, comemora Meris, acrescentando que o REWOFERM® SL ONE é uma alternativa a matérias-primas de origem de palma, com índice de carbono renovável (RCI) de 100%, além de ser biodegradável e ter baixa toxicidade aquática.
Viscosidade adequada
Myrian Carvalho, gestora de produtos da Wana Química, que atua no mercado de saneantes desde 2013, comenta que devido à pandemia, novos procedimentos de higienização estão se tornando imprescindíveis para manter o vírus longe dos lares, especialmente da cozinha, lembrando que ações como higienizar alimentos e produtos embalados com água e detergente ou álcool se tornaram habituais diante do cenário atual. “Além de limparmos os ambientes e superfícies com uma maior frequência, lavamos roupas e louças com mais cuidado e atenção para garantir que qualquer vírus seja eliminado. Acredito que o ato de higienização se tornou um hábito e que permanecerá vivo mesmo após o término deste período de quarentena. A tendência é de crescimento para os produtos que tenham esse tipo de aplicação”, prevê.
Myrian Carvalho, gestora de produtos da Wana Química
A gestora destaca para os fabricantes a versatilidade da linha de modificadores reológicos ADWANA®, que pode ser utilizada em formulações de lava-louças para adequação da viscosidade, espuma e transparência, além da possibilidade de uso como agente de suspensão do material abrasivo contido em formulações de saponáceo cremoso para limpeza de fogão e de superfícies esmaltadas em geral.
Segundo Myrian, a linha ADWANA proporciona vários benefícios, como viscosidade adequada a cada situação, elevada transparência após neutralização, excelente interação com eletrólitos, espuma com bolhas muito pequenas e estáveis e é de fácil aplicação. “A viscosidade adequada do detergente facilita sua aplicação e aumenta o tempo de contato com as superfícies mesmo que estas não sejam superfícies planas, evitando o escorrimento do produto”, explica.
Myrian ressalta que a Wana Química possui laboratório equipado e equipe técnica altamente capacitada para o desenvolvimento de novas tecnologias, que possibilitam estudos avançados e sugestões de melhorias nas formulações, muitas vezes reduzindo custos sem alterar e até mesmo aumentando a qualidade dos produtos. “Temos uma equipe de suporte técnico que busca estabelecer uma parceria com cada cliente para atender todas as suas expectativas. Somos certificados de acordo com a norma ISO 9001:2015 desde 2016 e acreditamos que nossos clientes merecem excelência em qualidade”, completa.
Preservação dos produtos
Natany Fernandes, gerente técnica da Thor, alerta que, como os saneantes normalmente possuem grande quantidade de água, eles são altamente susceptíveis à contaminação microbiológica e, para evita-la, é necessário o uso de moléculas conservantes. “A Thor é uma das principais produtoras globais de conservantes à base das isotiazolinonas, entre outros ativos conservantes, possuindo uma ampla linha para atender todas as aplicações em saneantes”, afirma.
Natany Fernandes, gerente técnica da Thor
Segundo a gerente, a linha de biocidas ACTICIDE® é composta por bactericidas, fungicidas, algicidas e sanitizantes de especificações globais, assim como os da linha ACTICIDE® LPB, voltados ao mercado local, que podem ser customizados para cada cliente ou segmento de aplicação.
“A Thor está continuamente aumentando seu portfólio, através de pesquisa e desenvolvimento de produtos alinhados às necessidades do mercado e antenada com as tendências globais de preservação”, enfatiza, citando que na linha de conservantes há produtos alternativos que garantem os claims “livre de isotiazolinonas” ou “livre de preservantes”, como álcoois alternativos não listados. Ela destaca ainda a tecnologia CIT terminator, que une o uso da conhecida e eficaz molécula cloroizotiazolinona com sua posterior degradação, de modo que não fique disponível no produto final, não causando sensibilização na pele do usuário.
Em sintonia com o foco que se tem dado a desinfecção, Natany conta que a Thor possui um laboratório de desenvolvimento na Espanha exclusivo para desenvolvimento e análises de moléculas desinfetantes contra vírus e bactérias, onde foram desenvolvidas este ano as formulações ACTICIDE C&D, que foram amplamente testadas contra vírus e bactérias e também em sua toxicologia e irritabilidade em contato com a pele humana, garantindo eficácia e também a segurança do consumidor. “Temos também no portfólio produtos que unem compostos quaternários desinfetantes com outros ativos antimicrobianos de longa duração, garantindo a ação microbiana no produto depois de aplicado e sua proteção enquanto está na embalagem, tudo em um único material”.
Como a preservação de produtos vai além da adição de conservantes, no Brasil, a empresa possui um laboratório físico-químico e microbiológico que dá todo o suporte aos serviços de pós-venda. “A área de serviços técnicos e vendas possui equipe competente para o atendimento dos clientes com serviços, como monitoramento de linhas de produção e produtos, sanitização de plantas e testes normativos e in house adaptados às mais diferentes aplicações”.
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