Com aumento de mais de 22% na capacidade produtiva, marca da Lightsweet aposta em automação, novos formatos de biscoitos e adequações estruturais para conquistar o exterior a partir de 2026
A Lowçucar, marca da indústria Lightsweet, inicia uma nova fase de expansão com foco na modernização de seu parque fabril e fortalecimento da sua capacidade produtiva. Como parte de um plano estratégico previsto para 2025 e 2026, a empresa adquiriu novos equipamentos para ampliar sua linha de biscoitos, com foco em produtos moldados, cobertos, cortados a fio e wafers, além de investir na automatização de processos de envase.
Com a aquisição, a empresa aumentou o investimento em maquinário em relação ao ciclo anterior e projeta para este ano o crescimento no volume de produção e vendas. A modernização da planta trará um impacto direto na performance da operação. Atualmente, a capacidade produtiva da fábrica é de 442 toneladas por mês em um turno de trabalho. Com os novos equipamentos, esse volume deverá superar as 542 toneladas, um aumento de mais de 22,6%.
Para o Diretor Executivo da Lowçucar, Cezar Couto, o movimento é estratégico e estruturante para os próximos anos. “Esse investimento nos permite dominar 100% do processo produtivo. Ganhamos agilidade, mais controle de qualidade e maior flexibilidade para desenvolver novos produtos e realizar testes com mais frequência. É uma transformação que reforça nosso compromisso com inovação e excelência industrial”, destaca.
O plano inclui ainda duas novas linhas de envase de biscoitos maisena e rosquinhas e máquinas voltadas à automatização do envase de biscoitos wafer.
“Esses equipamentos são altamente tecnológicos e fazem parte de um processo contínuo de modernização que envolve não só maquinário, mas também capacitação da equipe, segurança e produtividade”, afirma Couto.
Nos próximos meses, a empresa também irá realizar melhorias estruturais na planta, como readequações nos layouts produtivos para reorganização de processos administrativos e técnicos. Essas mudanças são fundamentais para garantir as certificações necessárias para o plano de exportação.
A modernização trará reflexos também na estratégia comercial da Lowçucar, com a aceleração do lançamento de novos produtos — especialmente no segmento de biscoitos com coberturas e formatos diferenciados — mantendo o DNA de inovação que caracteriza a marca.
De olho no mercado externo, a empresa projeta iniciar sua operação internacional no prazo de 12 a 18 meses, com os equipamentos já instalados, equipe treinada e estrutura industrial adequada às exigências globais. A meta é levar a qualidade e o portfólio saudável da marca para novos consumidores em outros países, consolidando mais um passo de sua expansão estratégica
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