Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & NegóciosHerbalife convida Dr. Viuniski para esclarecer a importância do whey protein

Herbalife convida Dr. Viuniski para esclarecer a importância do whey protein

  • Written by:

O whey protein se tornou um dos suplementos mais conhecidos dentro e fora das academias.

Por se tratar da proteína do soro de leite, extraída durante o processo de fabricação do queijo, filtrada e seca, é uma fonte animal desse nutriente essencial para o organismo e, portanto, possui alto valor biológico. “Isso quer dizer que o whey protein fornece todos os aminoácidos necessários para o corpo construir e reparar tecidos e músculos”, explica o médico nutrólogo, Nataniel Viuniski, membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

Apesar da popularidade, muitas dúvidas cercam o seu consumo. Viuniski esclarece que o whey protein não deve substituir refeições, mesmo sendo prático e rico em proteínas, pois não fornece outros nutrientes essenciais de uma refeição equilibrada, como fibras, vitaminas, minerais e gorduras boas. Para quem busca substituir refeições de forma nutritiva, ele recomenda shakes específicos, como os da Herbalife, que oferecem proteínas, fibras e 23 vitaminas e minerais, de acordo com normas da ANVISA. Já o whey pode ser incorporado em lanches ou refeições leves, combinado com frutas, cereais integrais ou oleaginosas.

Outro mito desvendado pelo médico nutrólogo é que o momento do consumo seria determinante para o ganho muscular. “Embora estudos indiquem que consumir whey antes ou logo após o treino possa fazer alguma diferença, o fator mais importante é atingir a ingestão diária ideal de proteína, entre 1,2 g/kg/dia e 2g/kg/dia para quem busca ganho de massa muscular, distribuída ao longo do dia de acordo com a rotina de treinos”, explica Viuniski, ressaltando ainda que o suplemento não faz milagres sozinho: exercícios de força, hidratação e sono adequado são essenciais para que o corpo utilize a proteína de forma eficiente.

O especialista também destaca que a afirmação de que mesmo quem não treina pode consumir esse suplemento é verdadeira. O whey protein pode ser consumido por quem não treina, sendo útil para idosos, vegetarianos, pessoas em uso de medicamentos para emagrecer e quem enfrenta dificuldade em manter uma alimentação equilibrada. No entanto, Viuniski orienta que em situações especiais é fundamental ter acompanhamento de um profissional para ajustar a quantidade de proteína e avaliar possíveis restrições, como intolerância à lactose.

Entre os mitos mais comuns, o nutrólogo esclarece que o suplemento de whey protein, por si só, não engorda, pois é uma fonte concentrada de proteína, em geral, com baixo teor de gorduras e carboidratos. “O que determina o ganho de peso corporal é a quantidade total de calorias da dieta, ou seja, quando se consome mais calorias do que se gasta ao longo do dia”, esclarece.

Quanto ao suplemento ser prejudicial aos rins, Viuniski comenta que esse é um mito antigo, desmentido por diversos estudos, inclusive na revisão publicada no Journal of the American Society of Nephrology, que concluiu que dietas com maior ingestão de proteína não comprometem a função renal em indivíduos com rins saudáveis. Portanto, é seguro e pode ser parte de uma alimentação saudável. Mas alerta que pessoas com doença renal diagnosticada devem sim ter restrições na ingestão proteica. “Daí a importância de ter orientação de um médico ou nutricionista nesses casos”, afirma.

Os produtos da Herbalife não são destinados ao tratamento, prevenção ou cura de qualquer tipo de doença. A empresa apoia e incentiva a adoção de um estilo de vida ativo e saudável aliado ao uso adequado dos seus produtos.

Comments are closed.

Parceiros 2025