Cresce a oferta de itens de limpeza para banheiro no Brasil, mercado que deverá crescer acima da média mundial nos próximos anos
A Covid-19 transformou vários hábitos de higiene e limpeza. Com os cuidados com o banheiro não foi diferente, mas mais do que um espaço funcional dedicado à higiene pessoal, os banheiros se tornaram ambientes de refúgio, relaxamento e bem-estar, o que abre oportunidades não apenas para os produtos cosméticos que remetam à sensação de spa em casa, mas também para os de household.
A Euromonitor registrou crescimento de 24%, entre 2015 e 2020, nas vendas globais de limpadores de banheiros, que atingiram US$ 2,276 bilhões no ano passado. Já os produtos de toilet care, que incluem produtos para caixas acopladas, pastilhas, sistemas e acessórios de limpeza de banheiro, tiveram desempenho ainda melhor, somando vendas de U$ 5,729 bilhões, com crescimento de 26,1% em 2020, em comparação com 2015.
O mercado brasileiro refletiu o cenário global e cresceu 23,8% em limpadores de banheiro nos últimos cinco anos, totalizando R$ 363,9 milhões em 2020. O crescimento das vendas de toitet care no mesmo período foi 25,1%, atingindo R$ 649,2 milhões. Para os próximos cinco anos, as perspectivas para o mercado brasileiro para essas duas categorias são de um desempenho bem acima do que para o mercado global: 12,5 % em limpadores de banheiro e 18,5% em toilet care.
Limpeza importante
Thabata Cristina dos Santos Lima, gerente de marketing da Bettanin, ressalta que o banheiro é um ambiente que necessita de cuidados diários com a limpeza, já que é um lugar propício para a proliferação de bactérias. Durante a pandemia, o cômodo que já era compartilhado, passou a ser mais utilizado, já que as pessoas ficaram mais em casa, e consequentemente, a sujeira aumentou. E para garantir a segurança de todos e evitar a contaminação cruzada, passou a ser necessária uma higienização mais eficiente e contínua. “Acreditamos que a limpeza do banheiro ganhou ainda mais importância nos últimos anos e as pessoas passaram a ter maior cuidados e apostar em produtos que facilitam a higienização”, afirma.
A Bettanin, com as marcas Sanilux e EsfreBom, oferece diversas soluções de higienização do cômodo. Alguns destaques são o Sanilux Limpa Box e o Sanilux Odor Free que, segundo Thabata, fazem sucesso com os consumidores nas redes sociais e nos pontos de vendas. O Sanilux Limpa Box contém fórmula exclusiva que mantém o box limpo, do vidro aos azulejos. O produto tem ação 3 em 1, é desengordurante, remove manchas e dá brilho. A marca também oferece o Sanilux Bloco Sanitário 5 Estágios, que oferece 5 benefícios, e Sanilux Bloco para Caixa Acoplada DUO, com design inovador, que garante melhor desempenho na higienização.
Da marca EsfreBom, Thabata destaca os Wipes Banheiro, que são lenços umedecidos prontos para o uso, que limpam, perfumam e previnem o acúmulo de germes e bactérias, além da EsfreBom Esponja Banheiro, mais resistente a produtos químicos, sendo indicada para limpeza de louças e metais sanitários. O produto ainda possui a tecnologia íons de prata, que elimina até 99,9% das bactérias.
Com e sem cloro
Veja Banheiro, da Reckitt, nas versões X-14 (com cloro ativo) e Antibac (sem cloro), oferece eficácia e praticidade para a limpeza de todo o banheiro, além de desinfetar e branquear. As duas linhas estão disponíveis nas versões squeeze, spray, refil e sachê.
A Reckitt também detém a marca Harpic, que oferece limpadores, pastilhas adesivas e blocos sanitários, além de bloco para caixa acoplada. Entre os destaques, o Harpic Líquido Power Plus foi especialmente desenvolvido para remoção de manchas difíceis no vaso sanitário. Sua fórmula de limpeza e desinfecção elimina germes e bactérias. O gel viscoso forma uma camada que cobre o vaso todo. Já o Harpic Fresh Power 6 é um bloco perfumado 6 em 1, com 6 benefícios que garantem a limpeza e perfumação do vaso: fragrância duradoura, ação antimanchas, espuma limpadora, remoção de sujeiras, brilho intenso e duração por até 4 semanas.
Cif, Vim e Sétima Geração
A Unilever atua com três marcas na limpeza do banheiro: Cif, Vim e Sétima Geração. Cif Banheiro Gatilho sem cloro promete limpeza fácil das superfícies, além de remover os resíduos de sabonete, marcas de água e sujeiras do dia a dia das superfícies, além de eliminar o mau odor. A marca Vim conta com pastilha adesiva sanitária e bloco para caixa acoplada. Já a marca Sétima Geração conta com o Limpador Lavanda Spray, com fórmula biodegradável à base de planta, fragrância natural com 100% óleos essenciais e extratos botânicos e 0% ativos petroquímicos.
Turbinando com aminas óxidas
Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan, observa que no cuidado diário da casa, o banheiro é um dos locais que mais demanda atenção, por ser um ambiente de uso intenso e também por ter diversos tipos de superfícies, inclusive, algumas mais delicadas, além de vários tipos de sujeira. “A limpeza do banheiro requer alguns produtos específicos, como formulações mais ácidas para a limpeza de resíduos no box ou alcalinas, como os clorados. Nesse sentido, uma classe de ingredientes que ajuda bastante os formuladores são as versáteis aminas óxidas, da linha AMMONYX. Elas podem ser usadas tanto em produtos com pH ácido como básico e são compatíveis com tensoativos aniônicos e catiônicos”, explica.
Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan
O AMMONYX LO-BR, segundo Daniela, aumenta a eficiência dos limpadores de superfícies e ainda traz um diferencial na espumação, que é valorizada pelos consumidores durante o uso. Já o AMMONYX MO é um tensoativo chave nas formulações de produtos clorados, principalmente quando se busca maior viscosidade. “Nessas formulações, esse atributo funciona até mesmo como um parâmetro de segurança durante o uso, pois o consumidor tem mais controle na aplicação do produto, evitando desperdício e minimizando a chance de espirrar o produto em roupas e superfícies que são mais delicadas. O AMMONYX MO contribui bastante para proporcionar a viscosidade adequada que o formulador precisa”.
Daniela destaca que outra categoria essencial para manter o banheiro em ordem é o desinfetante, lembrando que a Stepan possui um amplo portfólio de quaternários de amônio, usados como biocidas. Entre as principais opções, a especialista cita o blend de 5ª geração AGENT 2576-65, uma opção mais moderna e eficaz de ativo, que pode ser utilizado desde nas linhas de desinfetantes domissanitários mais básicas até nas mais inovadoras em claims, já que é eficaz contra bactérias, fungos e vírus em menores concentrações do que os quaternários de amônio mais antigos.
“A Stepan reforça a disponibilidade da sua equipe para mais esclarecimentos e desenvolvimentos em parceria com clientes, além de fórmulas inspiradoras que trazem benefícios ao consumidor, ao formulador e ao meio ambiente”, completa Daniela.
Kit de formulações
“Sabemos que a maioria das pessoas gosta de espaços organizados e da paz de espírito que uma casa higienizada e impecável traz. Com a situação atual, em que passamos mais tempo em casa, a preocupação do consumidor com a manutenção da organização também aumentou, assim como a busca por produtos que facilitem o dia a dia com a limpeza”, avalia Aline Viana, especialista técnica da Dow, observando que a higienização do banheiro é uma das mais complexas, especialmente pela diversidade de sujeiras e de superfícies: vidros, espelhos, box, revestimentos, metais e os vasos sanitários.
Para facilitar esse processo, segundo Aline, a Dow aposta cada vez mais em novos desenvolvimentos de concentrados, que ajudam a fazer uma limpeza efetiva, com a possibilidade de formular produtos com melhor desempenho e, consequentemente, a utilizar menores quantidades de água ou solvente, gerando benefícios para o meio ambiente. “Isso vai de encontro com o número crescente de pessoas buscando soluções mais ecológicas e demonstrando uma maior compreensão sobre a importância da sustentabilidade nos produtos”.
Aline Viana, especialista técnica da Dow
Aline ressalta que essa nova plataforma de produtos concentrados permite reduzir o consumo de plásticos e as emissões de CO2, ao transportar menores volumes, além de agregar mais funcionalidades às categorias de produtos já existentes por um custo acessível ao consumidor final.
“Como solução a essa demanda desenvolvemos um kit promocional com diversas fórmulas que podem ajudar nossos clientes a se inspirarem em seus desenvolvimentos”, informa Aline, destacando um limpa-vidros desinfetante 10 vezes concentrado, com benefícios de economia de plástico, propriedades antibacterianas e limpeza eficaz de sujeira pesada. A formulação utiliza os produtos TRITON™ CG-650 Surfactant, um alquilpoliglucosídeo que atua como agente umectante, 100% de origem vegetal, prontamente biodegradável e com excelente poder de limpeza; XIAMETER™ OFX-5211 Fluid, um copolímero de silicone glicol altamente eficiente com propriedades de espalhamento rápido e umectante, que atua como inibidor do efeito embaçado nos vidros e formação de estrias; e DOWANOL™ PnP Glycol Ether, um solvente amplamente utilizado para auxiliar na remoção de gordura.
Outra sugestão da Dow é o limpador desinfetante de superfície 5 em 1, com benefícios de perfume duradouro, superfícies brilhantes, enxágue fácil, desinfeção e limpeza. O produto é formulado com o ECOSURF™ EH-9 Surfactant, um tensoativo não iônico, solúvel em água, biodegradável, com baixo odor e cerificação Safer Choice, desenvolvido especialmente para ajudar formuladores a atender tanto às crescentes demandas por conveniência e desempenho quanto às normas cada vez mais rígidas de segurança ambiental. Para conferir essas e outras soluções, acesse: dow.com.
Solução biodegradável completa
“A limpeza, de uma maneira geral, vem ganhando ainda mais destaque devido à pandemia, uma vez que manter a higienização dos espaços de convivência é fundamental para evitar a contaminação pelo vírus. Com isso, o mercado de home care tem crescido muito e, consequentemente, a busca por produtos para a higienização do banheiro”, avalia Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produto da Wana Química.
Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produto da Wana Química
Myrian ressalta que a Wana Química oferece diversos produtos ao mercado de aditivos, que permitem ser aplicados em formulações do segmento. Para cuidados com o banheiro, ela destaca a linha HOUSEWAN®. “Trata-se de uma solução completa biodegradável que confere ao produto as propriedades desejadas, dependendo da diluição e da customização de forma simples, rápida e segura, que pode ser aplicada em diversas formulações”, explica citando como exemplos detergentes, desengordurantes, limpadores de superfície, entre outros.
Além disso, Myrian informa que a empresa detém um portfólio completo com linhas de agentes que visam atender ao mercado de home care: ADWANA® (espessante), OPACIWAN® (opacificante), POLIWAN® (dispersante e antirredepositante), WANSEQ® (sequestrante), WANSUR® (tensoativos) e a linha WANBAC®, com produtos aprovados pela ANVISA para ser usados em produtos de home care.
“Vale ressaltar que, além dos produtos, a Wana Química, que completa 20 anos de história em 2021, conta com uma equipe de assistência técnica que trabalha para atender as expectativas de cada cliente, garantindo uma boa performance dos produtos e uma parceria com foco nos resultados do cliente”, finaliza.
Alternativa aos alquilfenóis
Vera Gomes, especialista técnica de Home Care da Dinaco, lembra que a Agência Europeia de Substâncias Químicas (ECHA – European Chemicals Agency) inicia a rotulagem dos alquilfenóis com o alerta “Perigo!”, pontuando que a substância “causa severas queimaduras e danos aos olhos, é muito tóxica à vida aquática com efeitos duradouros, é danosa se engolida e é suspeita de comprometer a fertilidade e o nascituro”. Apesar de banido em determinadas aplicações na União Europeia, o nonilfenol, da família dos alquilfenóis, ainda é muito usado em outros países onde não há limitações regulatórias ao seu uso. “O uso dos alquilfenóis continua, principalmente por serem surfactantes de alto poder de limpeza, múltiplas aplicações e baixo custo”, afirma Vera.
Vera Gomes, especialista técnica de Home Care da Dinaco
Buscando alternativas sustentáveis, a Evonik investiu no desenvolvimento de blends funcionais na linha TOMADOL®, projetados para substituição direta dos alquilfenóis etoxilados (APEs/NPEs). A linha de blends funcionais TOMADOL® é composta por diferentes cadeias de álcoois etoxilados de caráter não iônico com alto desempenho, ecologicamente corretos, sustentáveis e seguros ao serem manipulados.
“A versão TOMADOL® 900, por exemplo, é indicada para substituição funcional do nonilfenol etoxilado (NPE-9EO e NPE-10EO), possibilitando formulações de limpadores de uso geral altamente eficientes na limpeza pesada de superfícies, incluindo limpadores de banheiro”, destaca Vera, acrescentando que o TOMADOL® 900 possui alto poder de umectação, limpeza, desengorduramento e desengraxamento, além de possuir ótima capacidade de emulsionar e solubilizar. Especialmente por ser prontamente biodegradável, minimiza os impactos ao meio ambiente. Por entregar desempenho superior, também apresenta ótimo custo-benefício, permitindo aplicação em dosagens menores, comparado aos alquilfenóis tradicionais.
“O TOMADOL® 900 se adequa bem a qualquer formulação que requeira alto poder de detergência, solubilização e remoção de sujidades, atendendo às demandas de limpeza doméstica e também limpeza industrial e institucional. Para cuidados com o banheiro, por exemplo, pode ser aplicado em produtos multiuso, limpadores de piso, vidros e superfícies em geral”, propõe a especialista da Dinaco, distribuidora exclusiva da Evonik no Brasil.
Inspirações internacionais
O Clorox ToiletWand Disposable Toilet Cleaning System é um sistema de limpeza de vasos sanitários, composto por um seis esponjas descartáveis embebidas com limpador, que se encaixam facilmente em cabo, prometendo limpeza profunda, remoção de manchas e eliminação de 99% de vírus e bactérias. A grande vantagem é que ele elimina a necessidade de guardar uma escova suja e cheia de bactérias.
A Bloo, marca de higiene de banheiro da Henkel, lançou no Reino Unido uma atualização para sua linha de blocos sanitários Fragrance Switch. Os novos blocos de borda de vaso sanitário agora apresentam uma versão renovada com design patenteado das bolas, que oferecem 10% mais fragrância, além de perfume 2 em 1. Esta tecnologia promete fornecer dois aromas diferentes entre as descargas, liberando uma fragrância duradoura no banheiro. Oferecido em duas versões, a Juicy Peach & Sweet Apple, por exemplo, libera notas de pêssego quando o vaso está seco e de maça após a lavagem.
Scrubbing Bubbles Bathroom Grime Fighter, da SC Johnson, é uma espuma de limpeza aerossol indicado para várias superfícies do banheiro, incluindo box, azulejos, pias e torneiras, que ao ser aplicado, dissolve e remove o acúmulo de sujeira formado por resíduos de sabonete, xampu, creme dental e outros.
Bem-estar e cuidados holísticos
De acordo com estudo da Mintel, à medida que a saúde e o bem-estar se tornam essenciais para os consumidores, os produtos para o lar cada vez mais os produtos para o lar com fórmulas inspiradas na natureza e que são projetados para não agredir saúde da pele ou de outras partes do corpo se tornarão ainda mais atraentes. “Isso ajudará a posicionar as marcas como participantes intersetoriais entre as categorias domésticas e de beleza e cuidados pessoais (BPC)”, diz o estudo.
A empresa de pesquisa reforça que o desenvolvimento de novos produtos projetados para apoiar o bem-estar físico e mental promoverá associações com o autocuidado e a saúde holística. Dessa forma, o banheiro que ganhou status de refúgio, e que vem inspirando marcas de higiene e beleza, sem dúvida pode ser um campo fértil para a indústria de limpeza inovar.
Comments are closed.