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Nutra InnovationMatérias EspeciaisSem tempo a perder: consumidor valoriza limpeza rápida e fácil

Sem tempo a perder: consumidor valoriza limpeza rápida e fácil

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Comparado a outros países, mercado brasileiro de produtos de limpeza tem muitas oportunidades para inovar

Por Estela Mendonça

Produtos multifuncionais e inovadores no modo de ação ou na variedade de superfícies em que podem ser aplicados, que não exijam esforço e que economizem tempo e etapas nas tarefas domésticas, sem ter que pagar mais caro por isso, estão no topo da lista dos itens desejados pelos consumidores. Eles, que tiveram de dedicar maior atenção à limpeza mais frequente durante a pandemia, aprenderam na prática quais produtos merecem parte de sua renda, em grande parte reduzida e consumida pela inflação.

Na avaliação da Euromonitor, a necessidade de economizar pode significar um retrocesso em termos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, à medida que os consumidores migrem para produtos de limpeza básicos, como o sabão em barra. Por isso, o foco deve ser colocado cada vez mais no valor que o consumidor pode atribuir a cada produto, seja para cuidar das roupas, da louça ou da limpeza dos ambientes da casa.

Setor otimista

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

A indústria, por sua vez, ainda está bem posicionada para tirar proveito das mudanças que aconteceram dentro dos lares.  Segundo Paulo Engler, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), a estabilização da inflação tem deixado o setor otimista para a segunda metade de 2022. “Os primeiros números, que apontaram redução do ritmo da inflação, surpreenderam positivamente o mercado. Acredito que exista a possibilidade de que a diminuição de preços, no varejo, chegue aos nossos produtos, nos próximos levantamentos. Ainda, há a redução do custo da energia elétrica e do óleo diesel, nas últimas semanas, que trazem um alento à indústria. Caso essas tendências se confirmem, podemos alcançar os 2% de crescimento que previmos, inicialmente, para a produção deste ano, na comparação com 2021”, prevê.

Engler aponta ainda a forte probabilidade de o setor receber lançamentos nos próximos meses. “Notamos que muitos de nossos associados estão em longos processos de aprovação de novos produtos na Anvisa, o que demonstra que teremos oferta ainda mais diversificada, em breve, o que deve ampliar o mercado em geral”.

Inovações no setor

João Gandolfi, head de marketing e trade para home care da Flora

“A praticidade quando falamos em home care é a premissa que os consumidores mais buscam nos produtos de limpeza. A nossa indústria trabalhou para atender produtos multibenefícios e com propriedades desinfetantes, que estão em alta num mercado que está em constante evolução e mudança”, afirma João Gandolfi, head de marketing e trade para home care da Flora.

Entre as novidades deste ano lançadas pela empresa na categoria de lava-roupas, Gandolfi cita a versão Minuano Máxima Limpeza que entrega performance na lavagem, graças ao conjunto de enzimas ativas poderoso, que potencializa o processo e o torna mais eficiente, removendo diversos tipos de manchas, além de conter uma fórmula concentrada e sustentável.

Já em amaciantes, o Minuano Brisa Macia foi desenvolvido pensando no cuidado essencial das roupas, porque além de sua fórmula ter cápsulas de perfume, que promovem perfume duradouro no tecido por até 30 dias, o produto também conta com tecnologia antiodor. “A tecnologia proporciona deliciosa sensação de roupa seca ao sol, mesmo durante as estações mais frias ou para quem mora em apartamento e não consegue deixar as roupas estendidas ao ar livre. Mais facilidade para o cuidado com a casa”.

Vanish com quatro benefícios

A marca Vanish, da Reckitt, lançou recentemente o que afirma ser a “sua melhor fórmula” com a linha de produtos Oxi Advance que potencializa a lavagem através do poder multiação, com o objetivo de solucionar os quatro principais problemas decorrentes da lavagem de roupa, com a utilização de apenas meia dose de produto: remove todo o tipo de manchas na primeira lavagem mesmo em água fria, previne a transferência de cores, elimina os maus odores e higieniza profundamente as peças.

Caixa acoplada

Outro exemplo de lançamento nacional é o novo bloco para caixa acoplada da Girando Sol 5 em 1, promete cinco benefícios para manter o vaso sanitário limpo sem esforço: limpa, perfuma, colore a água e não tem cestinha. Outro produto da empresa que também promete funcionalidade é o Limpador Multiuso 5 em 1: limpeza máxima, resultado imediato, multi superfícies, sem danificar e perfumação.

Lançamentos internacionais

Alguns lançamentos realizados em outros países podem ajudar a inspirar os fabricantes nacionais. Um deles trouxe a solução para uma nova demanda em air care. Com o surgimento de projetos de conceito aberto, os odores da cozinha ficaram livres para se espalhar por toda a casa, o que justifica bem a iniciativa da P&G que criou uma nova formulação de Febreze com mais ciclodextrina e conversores de odor reativos para o Febreze Air Kitchen, para combater os odores de cozinha mais comuns. Para isso, estudou a composição química de alguns dos odores de cozinha mais comuns. “Os odores de cozinha são alguns dos mais pungentes e persistentes da casa porque o processo de cozimento libera bilhões ou às vezes trilhões de moléculas de odor no ar”, observou o cientista sênior da Febreze Morgan Eberhard.

Poder contínuo

A SC Johnson lançou no primeiro semestre uma nova linha de produtos de limpeza probióticos: a Meyer’s Clean Day Probiotic. Usando tecnologia probiótica proprietária, a nova linha de produtos melhora a experiência após a limpeza, já que os probióticos se depositam nos cantos e recantos da superfíciee continuam funcionando quando entram em contato com sujeira e sujeira, limpando microscopicamente por até sete dias.

Limpeza da cafeteira

A Quick & Clean criou a cleaning K-Cup, cápsula não tóxica e biodegradável para a limpeza de máquinas de café. Para fazer a limpeza, basta colocá-la e acionar o equipamento como se estivesse fazendo uma xícara de café normal. O produto elimina os resíduos de moagens antigas que podem contaminar e prejudicar o sabor do café.

Lavando a louça sem esponja

A linha Kao Magiclean Cucute Dishwashing Foam é uma espuma para lavar a louça lançada na Cingapura, que promete limpar até áreas mais difíceis de alcançar, como canudos, pequenos espaços nas laterais dos recipientes e o fundo das garrafas esportivas. A empresa garante que a espuma penetrante permeia manchas oleosas em uma limpeza fácil, mas profunda. A cabeça de gatilho avançada estabiliza a forma da espuma e atinge uma área de superfície mais ampla. Basta pulverizar, esperar um minuto e depois enxaguar, sem necessidade da esponja.

Coringa na formulação

Para ajudar os fabricantes no desenvolvimento de novos produtos, uma solução tecnológica proteica de base derivada do colágeno bovino, o Novotec CB 800, segundo Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD, é um verdadeiro coringa para facilitar a remoção de sujeiras mais difíceis e de contaminações bacterianas ou virais.  “Ele possibilita remover as sujeiras das superfícies com uma facilidade surpreendente. Dependendo do local que for limpo com essa tecnologia, é possível eliminar etapas, processos e frequências de limpeza”.  O aditivo pode ser aplicado a produtos de limpeza de várias categorias, como automotiva, home care, têxtil, pisos, vidros, entre outros.

Vanessa Arruda, gerente técnica da IMCD

“Novotec CB 800 é um aditivo biodegradável, saudável e seguro para os usuários, que apresenta ótima sinergia e potencializa a performance de outros aditivos também sustentáveis e seguros ao meio ambiente”, afirma Vanessa, ressaltando que o ingrediente é um excelente formador de filme, com performance superior em distintas superfícies, além de ser estável em ampla faixa de pH e compatível com vários surfactantes.

Do portfólio da Polyorganic/IMCD, o blend enzimático de alto desempenho Polyenz 9000 STR, recomendado para aplicações em formulações de produtos em pó para limpeza doméstica ou institucional de maneira rápida e eficaz, é outra indicação de Vanessa. “Trata-se de uma associação entre as principais enzimas, como protease, amilase, mananase, pectinase e celulase, que agem como facilitadoras de limpeza, quebrando as sujidades orgânicas em pequenos fragmentos, que serão posteriormente removidos pela ação dos tensoativos presentes na formulação”.

Vanessa ressalta que justamente por ser tratar de um blend de enzimas, que atuam na degradação de moléculas complexas através de processos bioquímicos, facilitando a remoção de diversos tipos de sujidades orgânicas, o Polyenz 9000 STR é capaz de remover efetivamente manchas difíceis, como sangue, leite, extrato de tomate, frutas, café e vinho, mesmo em baixas dosagens.

O blend de enzimas pode ser usado em detergentes lava-roupas em pó, tira-manchas e pastilhas de uso doméstico e industrial, com dosagem recomendada entre 0,05% e 0,50%. Pelo seu alto desempenho e economia de água, garante o maior poder de limpeza e alvejamento, reduzindo o tempo com os passos de lavagem. “Além disso, Polyenz 9000 STR é sustentável, ecologicamente correto e reduz os químicos da formulação”, completa Vanessa.

Ação instantânea

Inspirada pela necessidade de encontrar uma solução para matar os germes em meio à emergência sanitária da Covid, a Solvay lançou a linha Actizone™, com a proposta de destruir instantaneamente mais de 99,9% dos microrganismos, incluindo o coronavírus, por até 24 horas. “O Actizone™ é uma solução de higiene sanitária ímpar em comparação com os desinfetantes disponíveis atualmente no mercado, que até limpam as superfícies, mas não as protegem por longos períodos”, afirma Rafael Ishikawa, assistente de desenvolvimento técnico da Solvay.

Rafael Ishikawa, assistente de desenvolvimento técnico da Solvay

Ishikawa lembra que durante a pandemia alguns produtos no mercado divulgaram claims de desinfecção prolongada contra microrganismos, incluindo o vírus causador da Covid-19. No entanto, os testes realizados não seguiam o rigor necessário, ao não levar em conta a interação com as superfícies, fator que pode interferir na eficiência desses produtos de fornecerem desinfecção duradoura, nas condições de uso da vida real.

Como resultado desse movimento, os órgãos reguladores de muitos países têm reavaliado a proposta de desinfecção prolongada. “Muitos deles, inclusive o Brasil, estão exigindo metodologias mais rígidas para comprovação desse benefício, como o protocolo PAS2424, simulando condições reais de uso, com abrasões a seco e úmidas”, ressalta Ishikawa.

O especialista da Solvay explica que a tecnologia Actizone™ oferece proteção duradoura contra microrganismos, ao formar uma camada protetora sobre a superfície, que mata instantaneamente bactérias e vírus, mantendo-se ativa por até 24 horas, além de oferecer benefícios de limpeza superiores a limpadores desinfetantes tradicionais.

“Os desinfetantes tradicionais protegem as superfícies contra bactérias e vírus instantaneamente, mas a linha Actizone™ é capaz de trazer economia de tempo, paz e tranquilidade para a consciência dos consumidores, que não precisam se preocupar com reinoculações de microrganismos ou em realizar múltiplas aplicações de produto em um mesmo dia para se sentirem seguros”, reforça Ishikawa

A Solvay também oferece a linha Mirapol® Surf, que evita a adesão de sujidades de difícil remoção e aumenta a velocidade de secagem, mantendo as superfícies higienizadas e brilhantes por mais tempo, além de economizar tempo, esforço e água para manter as superfícies limpas.

Desafios para inovação

Paulo Engler defende que a indústria de produtos de limpeza é sustentada pela inovação. “É um setor dinâmico e que tem a pesquisa e desenvolvimento de produtos como parte central de sua estrutura. No entanto, por exercer um papel de protagonismo na saúde pública, todos os saneantes devem ser regularizados no Brasil junto à Anvisa”.  Segundo ele, embora a regularização seja relativamente simples para produtos classificados como Risco 1, que precisam ser apenas notificados, os de Risco 2, que incluem bactericidas, desinfetantes,  entre outros,  têm de ser submetidos ao registro na agência, uma etapa mais burocrática e técnica, e que acaba determinando o ritmo de lançamentos no país.

“Por essa razão, a expectativa que a indústria de saneantes tinha, de lançar produtos inovadores, especialmente, no primeiro semestre de 2022, acabou não se configurando, devido à espera da conclusão dos processos de aprovação da Anvisa, que acabaram por postergá-los”, analisa o diretor da Abipla, que ressalta que tais produtos devem aumentar muito a eficiência na limpeza doméstica e profissional. A entidade tem mantido contato com a Anvisa, a fim de que a situação de análise e aprovação seja mais célere. “Estamos confiantes de que no segundo semestre deste ano já estejam disponíveis itens que estão com processos abertos desde 2021”.

Quanto à oportunidade para as empresas de produzir saneantes mais eficientes, Engler aposta que há um enorme espaço para crescimento, citando dados que dão conta de que, apesar de o Brasil de ser o quinto maior mercado de produtos de limpeza do mundo, hoje, cada brasileiro gasta em torno de US$ 89 em saneantes. Na Argentina, por exemplo, o gasto é de US$ 200 e no Chile, de US$ 170. “Isso é uma mostra de que há muito potencial de evolução do consumo no País. Além disso, notamos que há pequenas segmentações de produtos existentes em outros países, desde alvejantes em cápsulas até borrachas que limpam ferrugem, mas que têm pouca penetração ou não são comercializados por aqui”.

Lembrando que a indústria de produtos de limpeza cresce acima do PIB há muitos anos e que enfrentou toda a pandemia sem registrar declínio de produção, Engler destaca o setor que nunca fica saturado, muito por conta do ritmo de inovação e desenvolvimento de novos produtos. “Há grandes oportunidades, e as empresas que identificarem corretamente as tendências e atenderem aos anseios do consumidor garantirão uma fatia desse mercado, que está sempre em crescimento”, finaliza.

Household Summit

Com o objetivo de impulsionar a inovação no setor de produtos de limpeza, nos próximos dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo, será realizado o Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins. Organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, o evento reunirá formuladores, químicos, técnicos, profissionais de marketing e gestores que atuam na execução e no gerenciamento de projetos técnicos na área de saneantes para home care, industrial e institucional e auto care, que buscam por atualização tecnológica, insights, novas técnicas, perspectivas e tendências. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.

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