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CloroxPro oferece novo módulo de aprendizagem HealthyClean

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Objetivo é instruir sobre limpeza profissional de ambientes de saúde

A CloroxPro anunciou o lançamento do CloroxPro HealthyClean Introduction to Healthcare, um novo módulo de microaprendizagem projetado para instruções para gerentes e supervisores de serviços ambientais (EVS), como parte do CloroxPro HealthyClean , uma plataforma de aprendizado on-line que oferece educação e treinamento de ponta sobre limpeza para a saúde de maneira eficaz, eficiente e segura.

A falta de pessoal, o esgotamento e a alta rotatividade de funcionários persistem no setor, afetando a capacidade das unidades de saúde de executar com sucesso os protocolos de limpeza e desinfecção necessários para ajudar a prevenir a propagação de patógenos causadores de doenças, incluindo infecções associadas à assistência à saúde. Essas realidades também resultaram em lacunas de treinamento devido ao tempo limitado para fornecer treinamento adequado aos novos funcionários.

O treinamento é fundamental para garantir que os funcionários sejam instruídos sobre como limpar adequadamente para a saúde. Além disso, continua a ser imperativo fazê-lo de forma eficaz e eficiente em longo prazo para os funcionários de saúde com falta de tempo. A pesquisa também mostrou que o acesso à educação e treinamento de qualidade aumenta a retenção de pessoal.

O CloroxPro HealthyClean Introduction to Healthcare ajuda as instituições de saúde a enfrentar esses desafios, fornecendo um módulo de microaprendizagem interativo para aumentar a compreensão das considerações específicas da saúde ao limpar para a saúde. O módulo inclui uma visão geral da prevenção e controle de infecções, uma revisão dos tipos de espaços que a equipe encontrará e considerações sobre a limpeza e desinfecção das áreas de atendimento ao paciente. Este módulo de treinamento segue os mesmos princípios de design instrucional de nossos outros cursos de certificação HealthyClean para garantir uma experiência de aprendizado de alta qualidade.

“Na CloroxPro, nos dedicamos a ajudar a proteger espaços públicos, incluindo ambientes de atendimento ao paciente por meio de soluções inovadoras, além de nosso portfólio confiável de produtos de saúde”, diz Kyra de St. Paer, diretora sênior de marketing da CloroxPro. “Através do módulo CloroxPro HealthyClean Introduction to Healthcare, os profissionais de saúde agora têm acesso sob demanda à melhor educação da categoria para uma solução de treinamento perfeita. Estamos orgulhosos de expandir nossas ofertas na plataforma de aprendizado CloroxPro HealthyClean e ajudar a fornecer execução de práticas de limpeza e desinfecção e, por sua vez, facilitar uma melhor proteção da segurança e saúde do paciente”.

O módulo tem 20 minutos de duração e pode ser feito sozinho ou em conjunto com outros cursos CloroxPro HealthyClean. Para saber mais, visite www.CloroxPro.com/healthyclean.

 

 

Fonte: Release internacional 28.02.2023

Site lista as 10 melhores marcas de shampoo automotivo

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O site de notícias HPG (Hábito Pragmático) listou as 10 melhores marcas de shampoo automotivo. Vale ressaltar que a lista não possui nenhum viés classificatório. Confira:

1- Shampoo automotivo com cera – Luxcar

O shampoo automotivo da Luxcar é um dos melhores disponíveis do mercado. Os shampoos que possuem cera em sua composição, conseguem formar uma camada fina sobre o verniz do veículo. Assim, é possível obter um brilho mais acentuado no veículo após a sua lavagem. Se você quer esse efeito de brilho acentuado, certamente essa é uma das melhores opções. Aliás, esse é um dos produtos mais bem avaliados nas principais plataformas de e-commerce.

2- Shampoo automotivo 3M Car Wash – 3M

A 3M já é uma marca muito bem consolidada no mercado justamente pela qualidade reconhecida de seus produtos. Não poderia ser diferente com o shampoo automotivo. O fraco vem com 500 mL de produto e é ideal para quem lava o carro semanalmente. O mais legal desse produto é que ele conta com uma tecnologia capaz de retirar as impurezas sem deteriorar o verniz ou a cera. Além disso, o produto também rende bastante, já que 50 mL pode ser dissolvido em 4 L de água, formando uma solução que rende até 10 lavagens.

3- Shampoo automotivo desengraxante Easy Tangerine – Easytech

Esse é um dos shampoos automotivos mais equilibrados, ideal para realizar as limpezas mais pesadas. O produto é voltado para as limpezas mais pesadas, portanto, se você possui um veículo off road, essa é a melhor opção. O produto vem com um pH alcalino, que garante a limpeza profunda de oleosidades e outro materiais orgânicos. As diluições recomendadas pela fabricante garantem um alto rendimento do produto.

4- Shampoo automotivo com cera Proauto – Proauto

Esse é um shampoo com cera de carnaúba em sua composição. A Proauto é líder no mercado de cuidados automotivos, e não poderíamos esperar menos dela. Essa é uma opção perfeita se você busca por praticidade e alto nível de lavagem. Esse é um produto com as funções de limpeza e proteção da pintura.

 5- Shampoo Automotivo Vonixx V-Floc – Vonixx

Se você é um apaixonado por estética automotiva, o método snow foam promove uma aplicação veloz e eficaz do produto sobre todo o veículo. A técnica facilita a flotação e minimiza as chances de o produto secar na lataria. Assim, a Vonixx produziu esse shampoo automotivo justamente para ser usado com essa técnica. A marca garante um altíssimo rendimento.

6- Shampoo Automotivo om Cera de Carnaúba Rodabrill – Rodabrill

Esse é o melhor shampoo com cera para quem faz lavagens leves. A Rodabrill é uma empresa nacional com mais de 40 anos de experiência no ramo de cuidados automotivos. No portifólio da marca é possível encontrar uma série de produtos de qualidade, dentre eles, o shampoo automotivo com cera de carnaúba. Esse é produto irá lhe proporcionar brilho e proteção, além da própria limpeza automotiva.

7- Shampoo Automotivo Sandet DetMol – Sandet

Agora, se você precisa fazer uma limpeza intensa e ao mesmo tempo quer proteger a pintura do seu veículo, o shampoo automotivo da Sandet, DetMol, é a melhor escolha. O pH do produto é bastante alcalino, entre 9,5 e 9,95, o que explica a facilidade de remover sujeiras orgânicas. De acordo com a marca, o produto consegue remover toda a sujeira sem precisar de esfregar. Isso sem contar o rendimento espetacular que o produto possui.

8- Shampoo Automotivo Vonder Ultra Concentrado – Vonder

Como o próprio nome já indica, esse é um produto com uma concentração mais elevada, e, por esse motivo, possui elevados rendimentos. Se você possui um veículo de grande porte ou que lava seu veículo frequentemente, essa é a escolha ideal.

9- Shampoo Automotivos com cera Wurth SHW2 – Wurth

Se você quer uma lavagem profissional e prática, esse é o produto ideal. Esse shampoo possui um pH neutro e não agride a camada de verniz e cera do veículo, o que garante a máxima limpeza. O acabamento é sensacional.

10- Shampoo Automotivo Neutro Autocraft By Proauto

Esse é um produto que casa muito bem com as lavagens rotineiras. A composição deste shampoo possui tensoativos biodegradáveis que removem a sujeira de maneira fácil. As avaliações são bastante positivas.

 

 

 

 

Fonte: HPG 26.02.2023

Varejo cresce 4,9% em janeiro, aponta o ICVA

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A comparação é com o mesmo mês de 2022. Foi o 15º mês seguido de alta no varejo; ainda assim o patamar está abaixo do período da pré-pandemia, diz estudo da Cielo

As vendas no varejo em janeiro de 2023 cresceram 4,9%, descontada a inflação, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) registrou alta de 13,8%.

O ICVA foi desenvolvido pela área de Inteligência de Mercado da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.

Janeiro deste ano foi um mês favorecido pelos efeitos de calendário, segundo o estudo. O dia de ano novo caiu em um domingo, o que abriu espaço para um dia útil a mais que em janeiro de 2022, quando o dia 1º de janeiro caiu em um sábado. Descontados tais efeitos, o crescimento em janeiro foi de 4,5%.

De acordo com Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, janeiro marcou o 15º mês seguido de aceleração do varejo. “O mês apresentou bom desempenho. Os três macrossetores registraram crescimento, com destaque para Serviços. Em parte, isso pode ser explicado pela onda da variante ômicron, que prejudicou os resultados em janeiro do ano passado e beneficiou o mês de janeiro deste ano na comparação. Este efeito fica mais claro quando observamos a queda sofrida pelo setor de Drogarias e Farmácias”, afirma.

Varejo, setores, regiões e inflação

O que diz o ICVA sobre os setores

Descontada a inflação e desconsiderados efeitos de calendário, os dados do ICVA indicam que todos os macrossetores cresceram em janeiro. Essa situação não ocorria desde maio de 2022.

O maior destaque foi o de Serviços, alavancado por Turismo e Transporte. “É possível supor que este incremento ainda esteja ligado à demanda reprimida causada pela pandemia, que dificultou viagens e deslocamentos por quase dois anos”, avalia Vitor Levi, da Cielo.

O segmento de Postos de Combustíveis foi o que mais contribuiu para a alta do setor de Bens Não Duráveis.

Já no setor de Bens Duráveis e Semiduráveis o destaque foi o segmento de Óticas e Joalherias.
Inflação

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apurado pelo IBGE, apontou alta de 0,53% em janeiro. O índice acumulado nos últimos 12 meses ficou em 5,77%.

Segundo o IBGE, a alta em janeiro teve maior influência do grupo de Alimentação e Bebidas. A segunda maior variação foi de Transportes.

Ao ponderar o IPCA pelos setores e pesos do ICVA, a inflação do varejo ampliado acumulada em 12 meses em janeiro foi de 8,5%, com desaceleração em relação ao índice registrado no mês anterior.

Regiões em destaque no ICVA

De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a janeiro de 2022 foram: Sul (+5,1%), Sudeste (+4,2%), Nordeste (+3,6%), Centro-Oeste (+3,2%) e Norte (+3,2%).

Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os destaques foram as regiões: Sudeste (+15,4%) e Sul (+13,2%). Na sequência aparecem Nordeste (+10,2%), Centro Oeste (+9,9%) e Norte (+9,4%).

 

 

 

 

Fonte: Mercado Moderno 02.03.2023

SC Johnson lança limpadores desinfetantes FamilyGuard

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Nova marca oferece duas formulações em duas fragrâncias

A SC Johnson está lançando uma nova marca de desinfetantes chamada FamilyGuard. A marca vem em uma formulação de spray e spray de espuma e é projetada para uso em mais de 100 superfícies, incluindo onde crianças e animais de estimação brincam.

Os novos produtos matam 99,9% dos germes, incluindo o vírus que pode causar o COVID-19 e o vírus H1N1, informou a empresa.

O spray desinfetante da marca FamilyGuard e o spray de espuma vêm em dois aromas – fresh and citrus.

Os produtos estarão disponíveis para  compra na loja e online este mês nos principais varejistas, incluindo Amazon e Target, com o Walmart a seguir em março.

 

 

Fonte: Drugstores News 02.03.2023

Cinco tendências de limpeza industrial e institucional para 2023

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Relatório da Kline aponta fatores que moldarão a indústria de limpeza de I&I

De acordo com um relatório recente da Kline & Company, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, as cinco áreas a seguir provavelmente moldarão o setor de limpeza industrial e institucional (I&I) em 2023:

1. Inflação mudando hábitos de compra dos consumidores

De acordo com o relatório, quando questionados sobre o impacto da inflação nas empresas, mais da metade dos entrevistados disse que a inflação teve um impacto negativo em seus negócios, traduzindo-se em menos contratações, perdas de receita e custos mais altos. O relatório prevê o aumento do uso de produtos de limpeza de marca própria com preços mais baixos, limpeza menos frequente e mudanças no uso de canais de compra, como clubes de compras e comerciantes em massa.

2. Produtos e ferramentas que economizam mão-de-obra estão crescendo em popularidade

No relatório, 57% dos 1.000 usuários finais entrevistados concordaram que agora é mais difícil atrair e reter funcionários do que antes da pandemia. Devido às dificuldades com a escassez de pessoal, o relatório prevê que os usuários finais recorrerão a produtos e ferramentas de limpeza que melhorem a eficiência.

3. Instalações voltadas para soluções automatizadas para melhorar a eficiência da limpeza

A Internet das Coisas (IoT) está sendo usada para monitorar o uso de produtos químicos e água em dispensadores, observar a integridade de equipamentos como máquinas de lavar e verificar quando é hora de reabastecer dispensadores de papel e sabão em banheiros.

4. Limpeza verde permanecendo na frente e no centro do segmento profissional

O relatório descobriu que os usuários finais querem usar fórmulas mais concentradas, produtos com menos perfumes e corantes e produtos que vêm em embalagens com conteúdo reciclado ou usam menos plástico em suas embalagens.

5. Mudanças na demanda de deslocamento de pisos por produtos de limpeza

A pesquisa constatou que 24% deles pretendem fazer mudanças no piso de suas instalações nos próximos três anos. Entre eles, 70% esperam mudar para pisos resilientes, 54% instalarão pisos de superfície dura e 41% mudarão para pisos de concreto. O relatório previu que essas mudanças também terão impacto nos produtos químicos e nas ferramentas usadas para cuidar dos pisos.

 

 

 

Fonte: CMM Online 27.02.2023

Limppano lança novos produtos e expande atuação no mercado

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Toalex Colors, Esponja Maxxi e Lava Roupas ODD versão refil passam a integrar portfólio de mais de 150 produtos da companhia

Após bater recorde em faturamento e volume de vendas em 2022, a Limppano aposta no lançamento de novos produtos para ganhar cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Referência em produtos de limpeza seca, químicos e perfumação para casa, a companhia chega, em março, com três novidades nas prateleiras das principais redes supermercadistas do Brasil.

Na categoria dos panos de limpeza, na qual a é vice-líder nacional em vendas, a Limppano chega com a linha Toalex Colors, em embalagens com 44 folhas, nas cores roxo e rosa. Com a tecnologia íons de prata, que deixa o pano protegido de germes e bactérias, o produto pode ser usado em todo tipo de superfície.

‘’Os consumidores já têm o hábito de separar por cores os itens de limpeza, incluindo os panos, categorizando por uso e ambiente dentro de casa, como em cozinhas e banheiros. As novas cores são bem modernas e vivas, promovendo maior destaque para a categoria nas gôndolas”, afirma Cláudia Bandeira, gerente de Marketing da Limppano.

A mais nova integrante do time de esponjas da Limppano é a Maxxi: no mercado também desde março, o produto promete uma experiência diferenciada, com maior durabilidade. Com novo formato e cor roxa, tendência da categoria de esponjas premium, a novidade conta com ativos que eliminam 99,9% vírus e bactérias da esponja.

Após o lançamento no segundo semestre de 2022, o Lava Roupas ODD agora conta com uma versão formato refil de 700ml. Moderna e fácil de abrir, a embalagem acompanha um bico dosador que evita o desperdício e facilita o abastecimento diretamente nas embalagens originais de um, três e cinco litros.

Casa limpa contribui com o bem-estar e a saúde emocional

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Além da organização, é recomendado o uso de aromas no ambiente, pois auxilia no combate da tensão, da ansiedade e do desânimo.

Nos últimos anos, algumas séries sobre organização, como a da escritora Marie Kondo, chamaram a atenção do público, por mostrar como a arrumação da casa pode afetar diretamente o seu dia a dia, trazendo sensações de felicidade. O fato de que casa limpa é sinônimo de bem-estar já foi até comprovado por estudos! De acordo com pesquisadores da Universidade de New South Wales, localizada Austrália, ambientes com muita bagunça provocam estresse, pois o excesso de informação pode confundir o cérebro, gerando a sensação ruim. As vantagens de um ambiente bem arrumado e cheiroso não param nas sensações de felicidade e relaxamento.

A limpeza também dá disposição, estimula a criatividade e a produtividade. Para aqueles que procuram ter um lar mais aconchegante através da organização, vale apostar na dica “menos é mais”, por isso, diminua os enfeites e decorações. Isso pode ajudar na manutenção do ambiente. Além disso, é sempre bom contar com aromas para perfumar o lugar, principalmente em locais como banheiro e cozinha. “Às vezes o lixo gerado no banheiro e os resíduos descartados na cozinha podem não deixar o ambiente com um cheiro agradável. Pensando nisso, hoje já existem sacos para lixo como o Embalixo Neutralizador de Odores, ou com fragrâncias de Lavanda e Citrus, que têm aromas suaves”, comenta Rafael Costa, diretor comercial Embalixo.

Ter uma casa aconchegante vai além da disposição em que seus móveis e decorações se encontram. As fragrâncias podem colaborar para que você chegue em um resultado perfeito e que ajude a diminuir a sensação de desconforto. “Nosso lar é o local onde devemos nos sentir à vontade para descansar depois de um dia cansativo. Obviamente que não devemos ser extremistas na limpeza, mas devemos sempre procurar deixar nossa casa arrumada e limpa para nós mesmo e também para recebermos visitas”, finaliza o diretor.

Setor farmacêutico: limpeza deve ir além de pisos e uniformes

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Higiene completa ajuda a evitar a contaminação de produtos e pessoas envolvidas no ciclo do setor

Quando o assunto é higiene, a esterilização de chãos e uniformes é procedimento básico para empresas de qualquer segmento, inclusive do setor farmacêutico.

A limpeza de ambientes e equipamentos torna mais seguro o segmento da indústria farmacêutica, deixando claro que não bastam a esterilização de pisos e uniformes. Afinal, além da proteção de profissionais, a higiene completa ajuda a evitar a contaminação de produtos, usuários e outras pessoas envolvidas no ciclo do setor.

Quando o assunto é higiene, a esterilização de chãos e uniformes é procedimento básico para empresas de qualquer segmento, inclusive do setor farmacêutico. Contudo, a limpeza deve ir além deste limite, especialmente em ambientes que lidam com produtos voltados à saúde.

Se a completa e contínua limpeza do chão e dos trajes dos colaboradores impede a circulação de impurezas que podem contaminar produtos e pessoas, outros ambientes e equipamentos também precisam deste mesmo cuidado. No entanto, para cada tipo de item, se faz necessário o emprego de um acessório de limpeza específico, que atenderá cada uma das superfícies.

Além disso, para ajudar no processo, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou um guia para validação de limpeza em indústrias farmacêuticas.

O documento não serve apenas para que empresas farmacêuticas atendam determinações regulatórias vigentes de Boas Práticas de Fabricação (BPF), como ainda tem o objetivo de trazer informações aos fornecedores, na produção de equipamentos para este segmento.

Testando o ambiente

O guia recomenda pelo menos três rigorosos testes em máquinas e equipamentos. O primeiro é a limpeza meticulosa da superfície, logo após uma amostragem de resíduos de produtos de limpeza ou medicamentos na superfície em análise. Ao final, deve ser feita a medição dos níveis de resíduos com equipamentos adequados.

Este tipo de ação envolve a coleta de amostras com alto grau de confiabilidade. Por isso, é necessário analisar os testes para que não contenha nenhuma identificação visual da presença de resíduos em superfície de máquinas ou equipamentos.

Equipamentos específicos

Esta validação de limpeza tem por objetivo eliminar qualquer organismo patogênico e ocorre com a ajuda de soluções desinfetantes, buchas e materiais apropriados. A lista de materiais inclui escovas para bicos de máquinas, escova para bancada ou até escovas para lavar botas em máquinas, entre outros.

No Brasil, empresas como a Weinberger, especialista em escovas industriais, disponibilizam linhas de produtos que atendem as necessidades destes setores como o farmacêutico que a cada vez mais precisam de excelência no trato e manutenção de seus ambientes.

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Comunique-se 28.02.2023

Indústria acende alerta para misturas de produtos de limpeza

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População deve estar atenta ao risco elevado de acidentes envolvendo a combinação inadequada de produtos químicos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta regularmente para a ocorrência acima da média de casos de intoxicação pelo uso indevido de produtos químicos e promove a redistribuição da Nota Técnica (NT) 11/2020 elaborada ainda no início da pandemia de Covid-19 – quando foi registrado um aumento de 23,3% nos acidentes com misturas de produtos de limpeza.

O documento serve de alerta à população, dando orientações sobre o uso e o armazenamento adequados dos chamados saneantes de uso domiciliar, que contêm substâncias ou preparações destinadas à higienização e à desinfecção. Desde o início da pandemia até agora, tanto pelas doenças de transmissão viral, como pelas fortes chuvas e enchentes, o brasileiro reforçou a limpeza e a desinfecção de ambientes e objetos de uso comum.

João César de Freitas, diretor comercial da Katrium Indústrias Químicas – responsável pelo fornecimento do cloro que trata a água consumida pela população fluminense – faz um alerta sobre os riscos do uso domiciliar de produtos de limpeza. “Não raro, a imprensa noticia casos de intoxicação severa causada por misturas inapropriadas e até danos graves à saúde provocados pela ingestão de substâncias corrosivas. Isso sinaliza que muita gente ainda desconhece o perigo não só de manipular determinados produtos, como o risco em potencial de acidentes”.

Freitas diz que a população precisa transformar em hábito a leitura dos rótulos dos produtos de limpeza. “Eles geralmente contêm detergentes, agentes que dissolvem a gordura, solventes e desinfetantes, sendo que suas fórmulas podem conter amônia, cloreto de sódio, hipoclorito de sódio e fosfato trissódico, entre outros. Como a maioria das pessoas leem somente as informações em destaque nas embalagens, acontecem inúmeros acidentes que poderiam ser evitados”.

Segundo o executivo, quando se lê “cloro ativo” na embalagem de um produto de limpeza, isso indica que ele contém hipoclorito de sódio. “Embora a água sanitária traga uma concentração baixa de hipoclorito de sódio, por ser diluída em água, ainda assim oferece riscos para quem está manipulando a substância sem proteção e não deve ser misturada a outros produtos. Ela já tem uma ação germicida que cumpre bem o papel da desinfecção de ambientes e objetos como maçanetas, válvulas de vasos sanitários, torneiras etc.”

De acordo com o executivo da Katrium, as pessoas jamais devem misturar dois produtos de limpeza de tipos diferentes, especialmente aqueles que contêm amônia e cloro (alvejante). Sendo assim, é desaconselhável misturar água sanitária com como limpa-vidros, agentes multiuso, detergentes, amaciantes e desinfetantes sanitários.   Devido à toxicidade, o produto resultante pode causar danos à saúde – lembrando da importância de manter o ambiente sempre arejado. A mistura de água sanitária com álcool é outra que deve ser evitada, por serem produtos incompatíveis.

Freitas alerta que até mesmo o alvejante diluído, bem como seus vapores imperceptíveis, pode irritar a pele, os olhos, o nariz e a garganta. Portanto, sob nenhum pretexto, as pessoas devem misturar no mesmo balde qualquer outro produto com a água sanitária. Ele ainda destaca outros seis cuidados importantes:

• Não deixar produtos de limpeza em armários baixos (ao alcance das crianças);

• Não estocar embalagens vazias (que podem conter restos de produtos perigosos);

• Não usar produtos de limpeza para higienizar cães, gatos ou qualquer outro animal;

• Evitar adquirir produtos de pessoas autônomas, que não estão submetidas às regras da vigilância sanitária;

• Ler os rótulos do verso dos produtos pelo menos uma vez para entender do que se trata;

Em caso de emergências toxicológicas, ligar para o Centro de Intoxicações (CIATox) da cidade onde ocorreu o incidente.

 

 

 

Fonte: Terra 28.02.2023

Por que assistir a vídeos de coisas sendo limpas pode ser prazeroso?

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Já ouviu falar em influenciadores de limpeza doméstica? Nas redes sociais, eles fazem sucesso ao exibir vídeos curtos de cômodos, tapetes, colchões e outras coisas sendo limpas.

Para as gerações passadas, o prazer visual que essas imagens proporcionam talvez se compare ao de comerciais de TV dos anos 90, que exibiam engenhocas que limpavam a casa. Aliás, seria o saudosismo um dos motivos para que esse tipo de conteúdo desperte tamanha satisfação nas pessoas, como evidenciado nos números de acessos, curtidas e compartilhamentos? Pode ser, mas não o único, asseguram especialistas em saúde mental e funcionamento cerebral consultados por VivaBem. Segundo eles, esse tipo de conteúdo atrai gente de todas as idades.

Os interessados estão em busca de dicas rápidas de como se eliminar a bagunça e a sujeira, mas também de se aliviar internamente de pensamentos, sentimentos e emoções problemáticas de forma simplista. Porém, estejam cientes desde já que essa tática em nada se compara ao trabalho sério desenvolvido em psicoterapia, antes é um mero entretenimento. Faxina influencia o íntimo Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da USP, Luiz Scocca explica que o visual impacta diretamente a saúde mental e faz isso de forma muito positiva, quando se trata de limpeza e organização. Essa constatação é baseada nos efeitos observados na desorganização e sujeira, que podem predispor desânimo, falta de concentração, tensão, ansiedade e transtornos.

Entretanto, ficar só no celular e não agir não resolve. É preciso perceber que a desordem faz mal a si e a quem está próximo, e não só pelos motivos já apontados. A sujeira também traz eventuais problemas de saúde física, devido ao acúmulo de poeira, ácaros, fungos e bactérias. Uma dica sobre por onde começar a mudança é estipular horários de tarefas, regras e evitar acúmulos.

Em excesso, esses vídeos fazem mal?

Não há problema nenhum em gostar de ver coisas serem limpas e organizadas, mas se prender demais a isso, a ponto de não fazer mais nada, ou prejudicar afazeres, rotina, relacionamentos e não se abrir ao novo, é motivo para se suspeitar de que há algo errado. Não existe excesso bom, é preciso equilíbrio, para não desenvolver obsessões, compulsões e adoecer seriamente.

“Varia de pessoa para pessoa, algumas podem agir com excessos porque o cérebro pode ter sido ‘treinado’ desde cedo a se interessar por limpeza, no intuito de obter recompensas. Mas, sim, às vezes envolvem transtornos e geralmente é o TOC (transtorno obsessivo-compulsivo)”, explica Júlio Barbosa, médico pela UFBA (Universidade Federal da Bahia) e neurocirurgião.

Nesse caso, o alívio efêmero obtido em assistir a um vídeo de limpeza retroalimenta a necessidade, às vezes desesperadora, de assistir a outros para se livrar de algo que não sai da mente, advindo de uma preocupação irracional. Fora das telas, a pessoa pode ser daquelas que buscam um perfeccionismo em deixar tudo reluzente, repetidamente, mas nunca se satisfazem.

Na dúvida sobre a presença de transtornos, o mais indicado é procurar ajuda profissional. Se confirmado, a abordagem terapêutica deve iniciar logo, para que a condição e o sofrimento não se agravem e comprometam diferentes esferas: íntima, social, profissional. Para isso, entram em cena terapia cognitivo-comportamental e medicamentos, a depender do quadro.

Agora, sendo um sujeito saudável, acrescentam-se aí a curiosidade, o tédio das horas livres e, inconscientemente, até  uma estratégia de se encorajar. “Para dar conta do que é seu, há quem requer ser ajudado, estimulado por algo ou alguém que lhe faça se motivar ou ficar mais confiante”, afirma Leide Batista, psicóloga pela Faculdade Castro Alves, em Salvador (BA). Passada a adolescência, fase geralmente marcada por muita desorganização, reflexo de confusas e intensas transformações psíquicas e novos aprendizados e desafios profissionais, vídeos breves e explicativos de limpeza acabam servindo de guias e viralizam, sobretudo entre jovens adultos que estão se planejando para morar sozinhos, mas se sentem meio perdidos.

 

 

 

Fonte: Viva bem 28.02.2023

CleanNew inaugura fábrica em Sorocaba (SP)

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Com investimento de R$ 10 milhões, empresa produzirá produtos de limpeza e blindagem de tecidos

Há quase dez anos no mercado e sete no franchising, sendo a única marca a oferecer serviços de blindagem de estofados e higienização, a CleanNew está expandindo suas frentes de negócios. Com a inauguração da primeira fábrica, localizada em Sorocaba, interior de São Paulo, nesta sexta-feira, a rede de franquias chega ao varejo com produtos exclusivos para consumidor final e a expectativa é aumentar em 60% o faturamento da marca. Com um investimento de quase R$ 10 milhões, a meta é faturar R$ 50 milhões em 2023 e, em cinco anos, chegar ao montante de R$ 400 milhões.

“Decidimos expandir e levar nossa excelência também para quem precisa de uma manutenção mais simples e rápida. Desenvolvemos uma linha de produtos de alta qualidade com preço acessível, que pode ser utilizada para auxiliar na limpeza diária, e fácil de ser encontrada”, explica Fritz Paixão, CEO da rede, que foi criada na Bahia. O cliente poderá adquirir pelo e-commerce, em supermercados e lojas de conveniência a partir de abril. A ideia é estar em mil pontos de vendas até dezembro.

A nova linha contará com dois itens: Blindagem CleanNew e Magic Cleannew, ambos com função de auxiliar na limpeza e blindagem de tecidos, calçados e pincéis de maquiagem. “A dupla permite que a pessoa execute pequenos procedimentos de limpeza de maneira rápida e com maior segurança. São produtos que custarão entre R$59,90 e R$79,90 e foram pensados para atender não só nossos clientes, mas também novos usuários em momentos da rotina”, explica.

Após a inauguração da fábrica e do lançamento dos dois produtos, Fritz pretende desenvolver mais duas linhas voltadas para o consumidor final. “Queremos lançar até o meio do ano uma linha exclusiva para pets e outra automotiva”, finaliza. Antes de criar a CleanNew, Fritz   foi piscicultor em Paulo Afonso (BA) e apresentador de TV no Rio de Janeiro e em Salvador.

Franquia de higienização

Criada em 2015, rede é uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do Brasil. Atua em formato home based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala repleta de equipamentos com a mais alta tecnologia para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões, poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves. A CleanNew está presente em 22 estados brasileiros e também no exterior, com franqueados na Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Kuwait e Espanha, além de unidades previstas para Luanda, Dubai, Abu Dhabi e na Arábia Saudita.

 

 

 

 

 

Fonte: BA de Valor 01.03.2023

Robert Koch Institute atualiza diretrizes sobre limpeza probiótica

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O Robert Koch Institute, a autoridade de higiene hospitalar reconhecida internacionalmente, atualizou seus requisitos de higiene para limpeza de superfícies.

Agora, os probióticos foram incluídos como uma forma sustentável e comprovada de contribuir para melhorar a higiene hospitalar, criando uma microbiologia de superfície mais benéfica em hospitais e outras unidades de saúde.

A recomendação recém-lançada pela Comissão do Instituto Robert Koch para Higiene Hospitalar e Prevenção de Infecções (disponível apenas em alemão) afirma em sua seção 6.3 sobre limpeza probiótica que “o uso de probióticos em superfícies em instalações médicas é uma abordagem interessante porque as bactérias probióticas formam um microbioma estável a longo prazo, enquanto o sucesso da desinfecção dura apenas um curto período de tempo.

“Além disso, sabe-se que os desinfetantes estimulam o desenvolvimento de resistência cruzada a antibióticos, o que não é o caso dos produtos de limpeza probióticos”.

Um dos cientistas citados nas diretrizes do Instituto Robert Koch, o Dr. Tilman Klassert, do Helmholtz Center for Infection Research, enfatiza: “A inclusão da limpeza probiótica é o resultado de vários anos de pesquisa que resultaram em evidências sólidas sobre como ela pode ser usada como um aliado eficaz contra infecções nosocomiais, um grande problema que precisa de atenção adequada”.

 

 

 

Fonte: European Cleaning Journal 16.02.2023

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