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Dow reforça seu compromisso e desenvolve nova resina para filmes de polietileno biorientado

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Buscando aprimorar o portfólio de soluções para o mercado de embalagens recicláveis, a Dow lança a resina INNATE™ TF.

Novidade na América Latina, a nova resina permite a produção de filmes de polietileno biorientados (BOPE) com excelentes propriedades óticas e mecânicas, além de alta rigidez. A pioneira nesse mercado a usar essa tecnologia é a Oben Holding Group.

O INNATE™ TF foi desenhado para proporcionar ampla janela de processo em equipamentos usados para fabricação de polipropileno biorientado (BOPP) e atender às necessidades dos produtores regulares de BOPP que procuram inovação de portfólio e o fornecimento de substratos que facilitem a confecção de embalagens monomateriais. Esta nova resina pode ser utilizada em máquinas comerciais de BOPP ou em novas máquinas hibridas já disponíveis no mercado. O novo filme de polietileno biorientado possui excelente desempenho mecânico, selagem e quando laminado com filme de polietileno tradicional permite a produção de embalagens recicláveis para diferentes aplicações, como ração para animais, alimentos processados, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza etc.

“Na Dow, acreditamos que a embalagem deva cumprir seu propósito de maneira eficiente sem impactar o ambiente. Por isso trabalhamos constantemente no desenvolvimento de novas ferramentas para o desenho de embalagens eficientes e recicláveis. O lançamento da resina INNATE™ TF representa mais um importante passo em direção ao nosso comprometimento com essa cadeia de valor”, afirma Marcus Vinicius Carvalho, Gerente de Marketing para o setor de Embalagens Flexíveis da Dow na América Latina.

“Esta nova resina oferece excelente processabilidade, permitindo a produção de uma variedade de produtos planos e seláveis combinados em coextrusões com resinas ELITE™, gerando um grande potencial para o desenvolvimento de filmes à base de polietileno biorientado”, complementa Erik Sosa, diretor técnico da Oben Holding Group.

A resina INNATE™ TF já está em fase comercial e é fornecida pela Dow. O filme de polietileno biorientado (BOPE) é produzido e comercializado pela Oben Holding Group em diferentes países da America Latina.

Saiba como estão os níveis de ruptura no Varejo

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Conheça as categorias com maior índice de faltas nos supermercados brasileiros.

A Neogrid analisa diariamente os índices de ruptura nos supermercados brasileiros, com base em dados de 20 mil lojas de todo o Brasil. Ter uma ideia de como está esse indicador no mercado ajuda a entender a gravidade do cenário na sua loja.

No dia de hoje (31/3), a ruptura média do setor é de 11,1%. É considerado alto, mas já foi pior: chegou a 11,8% em 23/3. De acordo análises, isso não é resultado de desabastecimento por parte da indústria, mas de problemas com estoque e reposição nas lojas.

Confira, agora, os 10 produtos que apresentam os maiores índices de faltas nos supermercados brasileiros neste momento. Lembrando que contar com eles no estoque – e, sobretudo, nas gôndolas – pode ser um diferencial importante frente a concorrência:

1. Álcool de limpeza

Produto mais disputado do momento apresenta ruptura de 34,46%, após elevação de 188,1% nas vendas

2. Leite Longa Vida

Ruptura desse item básico chegou a 20,13%. Além da maior procura (19,3%), situação pode ser resultado de divergências entre alguns supermercados e seus fornecedores em relação aos preços praticados

3. Toalha de Papel

Ruptura desse produto descartável atingiu 15,29%, após aumento nas vendas da ordem de 57,1%

4. Vinagre

Nesse item, o índice de ruptura é de 13,90%, enquanto a elevação na procura atinge 42,7%

5. Sabão em Pedra

Ainda bastante utilizado para limpeza e lavagem de roupas em diversas partes do Brasil, produto apresenta 13,40% de falta nos supermercados. Avanço atual nas vendas é de 40,1%

6. Lenço de Papel

Ruptura hoje é de 13,04%, com incremento de 34% nas vendas

7. Grão de Bico

Aqui está um alimento não perecível menos comentado, mas cujas vendas cresceram bastante nesse perído, com alta de 42,4% no dado mais recente. Com isso, ruptura já chega a 12,65%

8. Massas

Gôndolas de macarrão vazias viralizaram nas redes sociais nos primeiros dias de pânico com a pandemia. Atualmente, a ruptura apurada pela Neogrid é de 12,28%, e a comercialização segue em ritmo forte, com alta de 45,4%

9. Papel Higiênico

Produto emblemático na corrida de consumidores aos supermercados de todo o mundo, os papéis higiênicos ainda apresentam ruptura acima da média no Brasil: 12,13%. Vendas seguem com crescimento de 32,3%

10. Farinha de Trigo

Com a população cozinhando em casa, as vendas desse item básico ainda crescem 46,2%. O índice de faltas hoje está em 12,13%

 

 

 

 

 

 

Fonte: SA Varejo 31.03.2020

Pesquisa revela o que os brasileiros esperam das marcas durante a pandemia de coronavírus

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Duas atitudes importantes: serem exemplos e liderarem a mudança; e serem práticas e realistas

Tempos de crise como a pandemia do COVID-19 que afeta o mundo atualmente leva o medo à população e força muitas marcas a refletirem sobre que tipo de comunicação devem ter e como devem agir. Uma pesquisa da Kantar, realizada entre os dias 13 e 16 de março, revelou que o coronavírus já preocupava 80% dos brasileiros.

Com isso, a população espera diferentes posicionamentos das marcas. Os brasileiros esperam que elas: sirvam de exemplo e guiem a mudança (25%); sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia (21%); ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada (20%); usem seu conteúdo para explicar e informar (18%); reduzam a ansiedade e entendam as necessidades dos consumidores (11%); por último, que sejam otimistas e pensem de formas não convencionais (3%).

“Por ser um momento sensível, mensagens podem ser mal interpretadas, conteúdos podem gerar desserviços e peças criativas podem estimular o sentimento errado”, afirma Valkiria Garre, CEO de insights na Kantar Brasil. “Ainda assim, as marcas devem continuar investindo de forma estratégica para conseguir crescimento a longo prazo.”

A pesquisa também questionou que tipo de publicidade deve continuar sendo feita pelas marcas brasileiras: mais de 80% dos entrevistados concordam completamente que elas devem comunicar principalmente seus esforços para enfrentar a situação e sobre como podem ser úteis nesse novo dia a dia, assim como evitar explorar a situação do coronavírus para promover suas marcas.

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O que os consumidores esperam das empresas?

Outra informação apontada pela pesquisa é o que os consumidores esperam das empresas como organizações. Na opinião dos brasileiros o mais fundamental nesse momento é se preocupar com a saúde de seus colaboradores, higienizando os locais de trabalho (67%) e possibilitando os horários flexíveis (18%).

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“Estamos vivendo um momento delicado da nossa história e devemos prezar primeiramente pela saúde da população. Toda e qualquer outra decisão deve ser pautada no uso de dados e informações para que os resultados sejam os mais benéficos possíveis”, diz Valkiria.

Metodologia

A pesquisa foi realizada online com 500 brasileiros com 18 anos ou mais entre os dias 13 e 16 de março de 2020. A versão completa conta com 17 questionamentos sobre hábitos dos entrevistados relacionados à pandemia. Ele foi feito em 30 mercados com mais de 25 mil consumidores. Entre os temas abordados estão: atitudes dos consumidores; hábitos de mídia; hábitos de viagem; impacto nos comportamentos de compra online e off-line; e expectativas em relação às marcas. Para mais informações, clique aqui.

Grupo Raymundo da Fonte doa 120 mil litros de água sanitária a hospitais públicos

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As Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte, fabricantes dos produtos Brilux, Even, Sonho entre outras marcas de produtos de limpeza doméstica e higiene pessoal.

iniciam a distribuição de um lote de 120 mil litros de águas sanitárias Brilux para as secretarias de saúde dos governos de Pernambuco, Bahia e Ceará.

As doações serão destinadas também às secretarias municipais de Saúde do Recife, de Salvador e Fortaleza, cidades onde a transmissão do vírus já é considerada comunitária. A Raymundo da Fonte se responsabilizará pela logística de entrega nas centrais de distribuição de cada órgão.

A partir daí, os produtos serão enviados aos hospitais e unidades de saúde. “Este é um momento em que todos devemos nos unir, poder público e iniciativa privada, para evitar a proliferação da doença. Seguimos firmes e confiantes na capacidade de recuperação do nosso povo. Diante disso, reafirmamos o nosso compromisso social com a higiene e a saúde do brasileiro”, ressalta Hisbello de Andrade, diretor presidente da Raymundo da Fonte.

Ao todo serão doados 10 caminhões truck, somando um total de 10 mil caixas de produtos. A medida conta com o apoio das empresas Braskem, Alliance, Jaguar, Cobap e Penha, que forneceram os insumos para a fabricação de todo material doado, e visa deter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) nos estados.

A água sanitária, que é composta basicamente por o hipoclorito de sódio com cloro ativo e água, é um importante aliado na limpeza e higienização dos ambientes. “Ela promove o rompimento da parede celular do vírus pela ação oxidante do cloro livre presente na composição, o que atesta a eficácia como virucida. O produto age na camada proteica de proteção dos microrganismos e é um agente importante na limpeza”, explica Cristina Campos, coordenadora Química da Raymundo da Fonte, responsável pela marca Brilux.

Doação de produtos de higiene pessoal 

Além das 120 mil unidades de água sanitária Brilux, no Recife, onde fica a matriz da indústria, a Raymundo da Fonte também fez doação de produtos de limpeza, como sabonetes líquido e em barra, e álcool gel, para comunidades de maior vulnerabilidade social, como os centros de acolhimento de pessoas em situação de rua, lares de crianças e idosos.

As entidades foram definidas em conjunto com a Anima e a Prefeitura do Recife. Entre os beneficiados estão o Lar do Nenen, a Associação Casa do Amor, os centros de acolhimento a crianças e adolescentes do Recife e diversos abrigos de idosos da cidade. Ao todo, mais de 25 instituições foram beneficiadas.

Em Horizonte, cidade do interior do Ceará, onde a Raymundo da Fonte recentemente inaugurou uma nova unidade fabril, a empresa também se uniu à prefeitura local. Para a cidade, que tem aproximadamente 60 mil habitantes, a Raymundo da Fonte fez doação de produtos de limpeza e higiene pessoal. Essa mesma iniciativa foi realizada junto à Prefeitura de Paulista (PE), onde encontra-se a matriz do Grupo Raymundo da Fonte.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Diário de Pernambuco 27.03.2020

Mercado de lava-roupas aponta oportunidades para novos players

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Acesso a inovações e novas demandas dos consumidores favorecem o ingresso na categoria

Por Estela Mendonça

O mercado global de detergentes lava-roupas movimentou em 2019 cerca de US$ 64,9 bilhões, registrando queda de 0,7% em relação a 2014, quando as vendas superaram os US$ 65 bilhões. Os dados são da Euromonitor International, que prevê um melhor cenário para próximos anos. A estimativa é que, em 2024, as vendas atinjam US$ 74 bilhões, representando um crescimento de 15,1% no período e 2,9% ao ano até lá.

A China lidera o ranking dos países em vendas da categoria, com quase US$ 10 bilhões, seguida pelos Estados Unidos e Índia. O Brasil ocupa a quinta posição, com vendas que atingiram US$ 2,6 bilhões.

Cenário brasileiro

Muito por conta da desvalorização do dólar, o desempenho brasileiro foi o pior dos 10 maiores mercados, com retração de 31%, entre 2014, quando as vendas atingiram US$ 3,766 bilhões, e 2019. A previsão da Euromonitor, entretanto, é que o faturamento apresente crescimento de 13,3%  até 2024, para atingir US$ 2,9 bilhões, sendo que os melhores desempenhos são esperados para os detergentes líquidos (58,2%) e detergentes líquidos concentrados (37,5%).

A Unilever detém a maior fatia do mercado de lava-roupas no país, sendo que em detergentes concentrados sua participação supera os 65%. Entre as empresas nacionais, a Química Amparo ocupa a segunda posição em detergentes em pó, seguida da JBS-Friboi. Já em detergentes líquidos é a Gtex que aparece em segundo lugar.

Os maiores fabricantes  – Brasil – 2019

Receita brasileira

O desempenho da Gtex, por sinal, vem surpreendendo. “Só em 2019, crescemos mais de 130% no segmento pó e mais de 30% nas versões liquidas. É uma categoria importante para o nosso negócio e vamos atuar de forma contundente para continuar esse crescimento acentuado”, afirma Rafael Souza, diretor de marketing, produto e desenvolvimento da Gtex Brasil.

Rafael Souza, diretor de marketing, produto e desenvolvimento da Gtex Brasil.

De acordo com o executivo, para o segmento de performance, a Gtex detém as duas principais marcas do grupo,  Urca e Baby Soft,  tendo versões em pó e líquidas. Ao todo são mais de 15 SKUs. A empresa também atua no segmento de roupas delicadas, detergente líquido de coco e roupas escuras. Nesse segmento, estão também as marcas UFE e Ruth Care.

Souza destaca algumas ações em curso com relação à inovação, desde enzimas especiais até tecnologias no cuidado profundo de tecidos. “Faz parte da agenda Gtex o entendimento das biodegradabilidades e o não uso de matérias-primas nocivas. Na linha Amazon, por exemplo, o detergente em pó se degrada extremamente rápido, mitigando danos ao meio ambiente”.

O diretor avalia que a indústria precisa responder às necessidades reais de consumo, que são remover sujidade e manchas, não destruir o tecido, cuidar e perfumar. “Tendo essa equação clara no desenvolvimento dos produtos, aliada a tecnologias de verdade, que promovem esses cuidados. Temos a resposta para o que de fato são as tendências da categoria”.

A receita de sucesso da Gtex, segundo Souza, é não parar de investir em produtos: “É parte do DNA da empresa desenvolver soluções verdadeiras para a consumidora brasileira. A grande verdade é que as marcas têm o dever de cumprir um papel fundamental no dia a dia dentro de casa: entregar uma solução que funcione, com o preço correto, na embalagem certa e que os brasileiros se apaixonem. A Gtex Brasil é a maior aliada dos brasileiros. Entende as demandas e as reais necessidades. Fazemos a diferença e diferente”, completa.

Proteção dos tecidos

Já a Minuano, marca da Flora, que é controlada pela JBS-Friboi, lançou recentemente Minuano Máxima Proteção com tecnologia para o cuidado com as roupas. Os produtos contam com a tecnologia Tex Protect, que promete manter as roupas com aparência de nova por mais tempo, ao conservar a fibra dos tecidos, proteger do desbotamento e evitar a formação de bolinhas. A tecnologia também está presente nos amaciantes.     “As consumidoras entendem que o processo de lavagem das roupas acaba desgastando os tecidos e, com o tempo, as roupas ficam com o aspecto de velho. A Linha Minuano Máxima Proteção surge com a proposta perfeita para retardar esse desgaste, sem deixar de oferecer uma solução de limpeza eficiente”, disse João Gandolfi, gerente de Marketing de Minuano, na época do lançamento.

Para diluir em casa

A marca líder no mercado brasileiro está apostando no OMO para Diluir, com embalagem de 500 ml que faz 3 litros de OMO na casa do consumidor. A fórmula é seis vezes mais concentrada do produto, o que requer menos água e insumos  para sua fabricação, além da significativa redução do uso do plástico na embalagem. “Acreditar em um futuro melhor passa por liderar mudanças importantes na forma como fazemos negócio e consumimos produtos. Ao puxar esse movimento, estamos buscando trazer mais sustentabilidade para a categoria”, afirma Eduardo Campanella, vice-presidente da divisão de cuidados com a casa da Unilever Brasil. A inovação também impacta positivamente toda a cadeia, uma vez que implica também na diminuição da frota de caminhões em circulação nas ruas – pois carregam caixas menores e mais leves – e isso, consequentemente, reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A empresa também apresentou recentemente um detergente lava-roupas específico para máquina frontal em parceria com a Samsung. OMO Progress+ Máquina Frontal possui uma formulação específica e superconcentrada, que garante a mesma eficiência de OMO, porém produz menos espuma, auxiliando no melhor cuidado com os equipamentos e alcance da máxima performance. “A parceria com Samsung foi muito importante para chegarmos a um produto de alta performance. Estamos focados em atender às necessidades dos nossos clientes, que estão cada vez mais exigentes quando o assunto é o cuidado das suas roupas e máquinas de lavar”, diz Giovanna Gomes, diretora de Marketing de OMO.

Buscando ampliar sua participação de mercado, a Casa KM também vem fazendo várias apostas em lançamentos, entre eles um novo portfólio de lava-roupas em pó Coquel Vegano e o lava-roupas Amacitel, com os mesmos perfumes da linha dos amaciantes da marca, além de tensoativo biodegradável e espuma controlada.

Apoio para começar

Este cenário de concentração de mercado demonstra que há oportunidades para mais empresas entrarem nessa disputa. Nesse sentido, os fornecedores de matérias-primas estão se empenhando em oferecer soluções para que novos players ingressem nesse mercado com produtos de qualidade.

As bases concentradas vêm sendo uma solução cada vez mais utilizada pelos os fabricantes de lava-roupas, por otimizar a gestão e a logística de várias matérias-primas, além de reduzir o tempo de produção. “A solução garante ainda maior agilidade no lançamento de novos SKUs ou mesmo na entrada em novos segmentos de mercado”, exemplifica Artur De Pretto Araújo, analista de marketing para a América do Sul da BASF, que oferece o Soluprat™, denominação criada a partir da junção das palavras solução e praticidade. “Com o Soluprat™ Roupas, por exemplo, uma empresa atuante em lava-louças pode facilmente ingressar no segmento de lava-roupas”.

De acordo com Araújo, Soluprat™ é uma base concentrada para os segmentos de lava-roupas líquido, lava-louças e limpadores de superfícies. Fabricada na planta da BASF de Jacareí (SP), a solução é simples, em apenas dois passos obtém-se um produto de home care: diluir para atingir a quantidade de ativos desejada e personalizar, com fragrância, cor, espessante e conservante desejados.

Artur De Pretto Araújo, analista de marketing para a América do Sul da BASF.

O executivo explica que, para cada categoria de produtos, são oferecidas duas versões de Soluprat™, básica e premium. Para o segmento de lava-roupas líquido, a versão básica atende todos os critérios de mercado. Já a premium agrega alguns polímeros especiais para remoção mais otimizada de sujidades e manchas, assim como para preservação das roupas. “Vamos lançar em breve a versão enzimática, com enzimas ativas que ajudam ainda mais na remoção de manchas”, adianta.

O lançamento da versão vegana/vegetal de Soluprat™, que está disponível para lava-louças, já está programada para lava-roupas e deve ocorrer no terceiro trimestre de 2020, segundo Araújo. “Outra novidade é que lançamos recentemente o Soluprat™ Shampoo e Soluprat™ Sabonete Líquido, membros da família que podem ajudar os fabricantes de produtos para cuidados com a casa e saneantes a acessarem o mercado de personal care, de maneira rápida e com uma formulação de qualidade e em linha com os benchmarks de mercado”, sugere.

Em relação às tendências no mercado de lava-roupas, o analista aponta a sustentabilidade, tanto do produto final (origem vegetal, biodegradável) quanto da embalagem (reciclável, biodegradável), e a praticidade, representada por itens que otimizem o tempo e facilitem a vida do consumidor, como produtos concentrados,  2 em 1 (lava-roupas e amaciante) ou ainda que possibilitem a lavagem sem separação de cores. “O time técnico da BASF está disponível para auxiliar nossos parceiros no desenvolvimento de formulações de forma ágil e trazendo a competitividade e ajustes necessários”, garante.

Mais informações e vendas na plataforma online de home care da BASF.

Cores concentradas

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing para a América Latina da Sensient, lembra que o êxito de um produto de home care não está somente atrelado à sua performance, mas também à aparência visual e à fragrância, alinhadas com as diretrizes de posicionamento mercadológico. “A cor e o perfume exalado pelo produto são fatores importantíssimos para uma eficaz experiência de compra e uso”, alerta.

Fernanda Soro, gerente sênior de marketing para a América Latina da Sensient.

Nesse cenário, a Sensient, amplamente reconhecida pelo fornecimento de cores de alta qualidade e pureza no segmento de beleza e personal care, também oferece uma variedade de cores e fragrâncias para os mercados doméstico, industrial e institucional de limpeza.

Para Fernanda, o maior desafio em cores enfrentado pelos fabricantes de produtos de limpeza e de tratamento têxtil é encontrar corantes ácidos que não manchem a pele e o tecido. Para esse problema, a Sensient já oferece soluções inovadoras, como a linha SensiForce™ de corantes líquidos de alta resistência e ultra concentrados.  A excelente relação custo-benefício é a grande vantagem apontada, por ser uma solução produzida em concentração superior ao tradicionalmente praticado pelo mercado, possibilitando mais espaço na formulação para ingredientes ativos adicionais, além de menos espaço com armazenamento e transporte.

Considerando que muitos corantes ácidos – que são padrão no mercado –  não enxaguam completamente na água, deixando resíduos que podem, com a exposição repetida, descolorir lentamente os tecidos, a empresa apresenta o novo desenvolvimento tecnológico SensiRinse Plus™, que utiliza corantes completamente solúveis e enxaguáveis, que restringem manchas na pele, superfícies e tecidos. “É ideal para aplicações onde corantes altamente concentrados e que não mancham são requisitos importantes”, recomenda.

Já o SensiSpeckles™, usado para criar aqueles pontinhos coloridos que se vê  nos detergentes em pó,  é composto por grânulos coloridos à base de sal para alterar a superfície da unicidade do pó, de modo a torná-lo multicolorido. Fernanda garante que ele é totalmente solúvel em água e que não deixa nenhum resíduo em qualquer estágio.

Fragrâncias personalizadas

No que se refere às fragrâncias dos produtos, a executiva observa que a exigência do mercado está na criação de fragrâncias personalizadas, que oferecem simultaneamente experiências sensoriais, combinadas com tecnologias que aumentem a longevidade do perfume e neutralizem o mau cheiro. “No universo de cuidados com a roupa, os hábitos do consumidor e o crescente uso e desenvolvimento de fibras sintéticas, especialmente para as esportivas, criam cenários perfeitos para o uso de fragrâncias de controle de odor ativo, nas quais o frescor duradouro é um benefício muito desejado. Nossa tecnologia AOCF® – Active Odour Control Fragrance é patenteada e oferece cobertura e neutralização do mau cheiro, além de proteção bacteriostática”, afirma, explicando que essa proteção se dá pela inibição do crescimento dos agentes causadores do mau cheiro, graças às propriedades antibacterianas dos óleos essenciais presentes na formulação.

Fernanda destaca ainda a tecnologia de microencapsulação que permite, a cada movimento, a liberação de perfume por meio do rompimento de microcápsulas, oferecendo aprimorada experiência sensorial durante o uso, bem como após semanas de armazenamento. “Nossa mais recente tecnologia, NeutraSensiCaps™, é a combinação de nossas bem-sucedidas inovações de gerenciamento de odores e microencapsulações para proporcionar frescor e durabilidade da fragrância”.

A gerente acrescenta que a Sensient oferece ainda soluções para limpadores de automóveis, ceras para desengordurantes, sabões, amaciantes, desinfetantes, limpadores de superfícies e detergentes: “Nossa ampla gama de produtos inclui corantes FD&C e D&C, corantes ácidos e outros compatíveis com EPA para atender a todas as aplicações. A empresa também ajuda a garantir o sucesso de seus clientes, compartilhando um amplo conhecimento técnico, expertise em formulação e criatividade para o desenvolvimento de soluções personalizadas”, completa.

O poder das enzimas

“Muitos estudos de mercado apresentam características singulares sobre a categoria de lava-roupas líquido, onde é possível aferir que os consumidores estão buscando cada vez mais a personalização e a identificação de valores em marcas e produtos”, avalia Andressa Wehmuth, gerente regional da Quimisa, que informa que, para que todas as tendências de mercado sejam atendidas, a empresa tem como pilar de crescimento a biotecnologia e os bioprocessos. “Por isso que a aliança da Novozymes com Quimisa é fortalecida a cada ano”.

Andressa Wehmuth, gerente regional da Quimisa.

Segundo a gerente, a Quimisa, que é distribuidora exclusiva da Novozymes para o mercado brasileiro e alguns países da América Latina, acredita que fornecer blends enzimáticos e soluções prontas sob medida agrega valor ao cliente, assim como garante a facilidade de utilização do consumidor final, fazendo com que as tarefas de casa sejam simples, rápidas e eficazes. “Para atender a todas as exigências de consumo, o nosso foco é para produtos biodegradáveis e ecologicamente corretos. Por essa razão, é possível visualizar a migração de escolha na categoria, do detergente pó ao líquido”.

Andressa conta que a Novozymes, atenta a essa mudança, lançou a tecnologia Medley®, que não precisa de estabilizantes e vai muito bem com alto teor de água na formulação. As Medleys® são soluções inteligentes para qualquer fórmula, seja para um lançamento, posicionamento, reformulação, inovação ou outras. As enzimas são cadeias de proteínas extraídas de organismos vivos, mas não são vivas. Por isso são caracterizadas como biotecnológicas.

“Elas são fantásticas, essenciais para a vida e para o correto funcionamento de cada processo. São fáceis de manuseio, ecológicas e biodegradáveis, possuindo apelos comerciais excelentes, como elevação de desempenho de qualquer produto”, destaca, acrescentando que a Quimisa é especialista em desenvolver soluções e serviços essenciais para o mercado.

Mercado e Covid-19

Andressa reforça que o mercado brasileiro é um dos mais importantes para a América Latina e que há uma grande expectativa de crescimento para os próximos anos, muito embora o país tenha uma série de desafios no âmbito econômico-social.

“Com a situação atual, com o aparecimento do Covid-19, teremos um aumento de demanda de consumo de itens básicos, uma vez que as medidas de isolamento foram acatadas por diversos estados e países. Ficar em casa traz tarefas iminentes das famílias, porque estão comendo mais, sujando mais, consumindo mais e convivendo mais”, analisa Andressa, acrescentando que o consumidor tem relação direta com as estratégias de marketing de cada marca, pois está ligado 24 horas por dia em redes sociais, TV e outras mídias interativas. “Também vale ressaltar que o mercado está aumentando os critérios de escolhas, como, por exemplo, a preocupação com a consciência social, impactos ambientais e com processos menos agressivos de limpeza”, completa.

Dawn chega ao Brasil

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Euroart importa marca de detergente da P&G.

A Dawn, marca de detergentes da P&G, é lançada no Brasil em duas versões (Original e Lavanda). Segundo a marca, o detergente garante uma economia de 50% de tempo esfregando louças engorduradas.

Os produtos da Dawn são comercializados no varejo brasileiro e e-commerces, ambos nos formatos 236 ml. No Sam’s Club, há a versão original e também uma embalagem de 709 ml.

O detergente Dawn é importado com exclusividade pela Euroart, empresa de importação e distribuição única da P&G.

 

 

 

 

 

Fonte: Gironews 30.03.2020

Principal área produtora de óleo de palma da Malásia fecha instalações por COVID-19

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O governo de estado da Malásia em Sabah ordenou o fechamento de plantações de óleo de palma em três distritos após surto de coronavírus originado de uma reunião religiosa em Kuala Lumpur, que também está ligada a quase mil casos do vírus.

A suspensão ocorre quando o segundo maior produtor mundial de óleo de palma relatou 106 novos casos de coronavírus, elevando o total de infecções para 1.624 – a mais alta do sudeste da Ásia.

Sabah, o estado com maior produção de óleo de palma da Malásia, suspenderá as operações nas plantações e fábricas de óleo de palma nos distritos de Tawau, Lahad Datu e Kinabatangan, desta semana até o final do mês, informou um aviso do governo do estado de Sabah em Terça.

“O fechamento das plantações e fábricas de dendezeiros visa impedir o movimento dos trabalhadores das plantações, já que houve alguns trabalhadores em Tawau, Lahad Datu e Kinabatangan que deram positivo para o COVID-19”, informou o governo do estado.

Sabah, localizada no leste do país, responde por cerca de 25% da produção de óleo de palma na Malásia.

A empresa de plantação Sabah Softwoods Berhad (SSB) confirmou que sete funcionários haviam testado positivo para o vírus.

 

 

 

Fonte: Reuters 24.03.20

Relançamentos da Candura

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Fabricante tem novidades para 2020.

A Candura, fabricante de produtos de limpeza, vai relançar alguns produtos em junho deste ano.

Entre eles está a água sanitária e alvejantes clorados de 1 litro, cloro gel, multiuso cloro spray e pinhos (desinfetantes). Mesmo com a pandemia, o planejamento para 2020 foi mantido e a maior aposta será a categoria de clorados, com 8 SKUs.

Conforme noticiado com antecedência pelo Jornal Giro News, as reuniões de venda da Candura estão acontecendo remotamente.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Gironews 27.03.2020

Detergente e polímero naturais matam bactérias sem agredir o ambiente

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A resistência de bactérias a antibióticos e outros agentes antimicrobianos é um dos principais desafios de saúde pública em todo o mundo – depois, claro, da emergência com a Covid 19.

Estimativas para 2050 apontam mais de 10 milhões de mortes por ano causadas por bactérias resistentes. Neste cenário, nanomateriais aparecem como grande esperança, devido a características físicas e químicas únicas.

No entanto, a maior parte das nanopartículas com fins bactericidas têm metais em sua composição, que podem se acumular no organismo humano, ou usam surfactantes de origem sintética, majoritariamente derivados de petróleo. Esses materiais podem causar danos ao ambiente e, também, acarretar altos custos de produção.

Em busca de alternativas, o Grupo de Biotecnologia Microbiana do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) pesquisa há mais de 10 anos surfactantes de origem biológica, os biossurfactantes. Uma parceria com o Grupo de Bioquímica e Biomateriais do IQSC acaba de resultar em nanopartículas que combinam um desses biossurfactantes, um ramnolipídio, a um polímero também de origem natural, a quitosana.

Os resultados obtidos são superiores a cada um dos materiais usado isoladamente no combate a bactérias do gênero Staphylococcus, frequentemente envolvidas em infecções hospitalares resistentes a antibióticos.

“Como ambas as moléculas apresentam ação antimicrobiana frente a patógenos de interesse, como o Staphylococcus aureus, pensamos em combiná-las visando aumentar a atividade e fornecer uma nova alternativa no controle de patógenos”, explica Marcia Nitschke, docente do IQSC e uma das coordenadoras da pesquisa. Ela destaca também que uma das características importantes das nanopartículas é a maior área de superfície em relação ao volume, o que aumenta a área de interação com a célula bacteriana.

Surfactantes são uma classe de compostos químicos muito utilizados em vários setores industriais e, principalmente, como matéria-prima dos detergentes domésticos. A palavra deriva do fato de ser um agente de atividade superficial (em inglês, “surface active agent”), um composto com capacidade de alterar as propriedades superficiais e na interface de um líquido com um outro meio.

Os biossurfactantes são produzidos por microrganismos como bactérias, fungos e leveduras, e, no caso específico da pesquisa da USP, pela bactéria Pseudomonas aeruginosa. Em relação aos surfactantes sintéticos, os ramnolipídios e outros biossurfactantes têm como vantagens a baixa toxicidade e a biodegradabilidade, juntamente à atividade antimicrobiana, antiadesiva –que dificulta a formação dos biofilmes– e disruptiva do biofilme já formado.

Já a quitosana é um biopolímero obtido da quitina, elemento estrutural na carapaça (exoesqueleto) de crustáceos e insetos. A substância também está presente em fungos e em moluscos, como a lula, fonte da quitosana usada na pesquisa. “A quitosana tem diversas atividades biológicas importantes, como ser antioxidante, anti-inflamatória, anticoagulante, antitumoral e ter atividade antimicrobiana, foco principal do nosso trabalho”, explica Crisiane Marangon, autora da tese de doutorado que produziu e analisou as nanopartículas. O trabalho teve a participação também de grupo de pesquisa em biofilmes da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

As nanopartículas combinando ramnolipídios e quitosana demonstraram desempenho superior na eliminação tanto de bactérias planctônicas quanto de biofilmes. Microrganismos planctônicos são aqueles vivendo livres em suspensão, mas a grande maioria das bactérias vive em comunidades aderidas a superfícies, formando os biofilmes.

“Biofilmes são muito comuns. O lodo no banheiro é um biofilme, o musgo que cobre uma rocha em um rio… A sensação de uma película nos dentes depois de algum tempo sem escovar também é um biofilme. Eles se formam em qualquer superfície úmida e com nutrientes para as bactérias, seja abiótica, como a superfície de um cateter, seja biótica, como o pulmão na fibrose cística”, exemplifica Marangon.

As autoras da pesquisa registram que mais de 60% das infecções microbianas em seres humanos e 80% das infecções hospitalares por dispositivos médicos contaminados têm relação com a formação de biofilmes.

Nos biofilmes, as bactérias produzem uma matriz extracelular que serve de barreira à ação de agentes antimicrobianos. Como a maior parte dos agentes antimicrobianos tem como alvo as bactérias planctônicas, há uma lacuna no combate aos biofilmes. “É urgente o desenvolvimento de estratégias com foco nas estruturas celulares, em substituição aos processos celulares”, afirma Marangon.

“Processos celulares envolvem o metabolismo. A penicilina, por exemplo, atua impedindo a formação de nova parede celular bacteriana, mas a célula precisa estar em crescimento, no estado planctônico. Como nos biofilmes há uma diminuição da taxa metabólica dos microrganismos, são necessárias alternativas que tenham como alvo as estruturas celulares. Um exemplo é a desintegração da matriz extracelular para que os compostos antimicrobianos atinjam a população bacteriana protegida por essa barreira”, explica a pesquisadora.

No caso das nanopartículas de quitosana, a adição do ramnolipídio resultou em partículas menores, mais estáveis e com maior densidade de carga elétrica positiva em sua superfície, o que também favorece a interação com as células bacterianas, carregadas negativamente. Já a quitosana favorece o acúmulo das nanopartículas na superfície do biofilme. No entanto, ela tem dificuldade em penetrar a matriz extracelular até as camadas mais profundas, função que é desempenhada pelo ramnolipídio transportado até ali pela quitosana.

Os resultados já obtidos indicam a possibilidade de aplicações médicas e, também, na indústria alimentícia.

Na área médica, algumas possibilidades são a desinfecção de superfícies de dispositivos como cateteres e próteses e, também, de infecções na pele.

Na indústria alimentícia, biofilmes formados sobre equipamentos são uma importante fonte de contaminação. Os compostos também podem vir a ser usados como aditivos, para controle da contaminação diretamente no alimento.

Os grupos da USP estão dando continuidade às pesquisas na direção dessas aplicações e, também, com outros compostos bioativos que possam abranger outros tipos de bactérias.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha Uol 21.03.2020

Ingleza doará 1,4 milhão de litros de desinfetante hospitalar para combater o Covid-19

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Também serão doadas 2 toneladas de álcool em gel para a rede pública hospitalar mineira

A Ingleza, uma das cinco maiores empresas de produtos de limpeza do Brasil, com sede em Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, anunciou que doará, durante dois meses, 1,4 milhão de litros do produto DCG70 – Desinfetante Hospitalar para Superfícies Clorado Gel, o que corresponde a 100% da produção da companhia no período, além de duas toneladas de álcool em gel.

Segundo Denise Novaes, diretora executiva de marketing e vendas, inicialmente a distribuição será feita para a rede pública hospitalar de Minas Gerais, podendo ser expandida para outros estados, de acordo com a demanda.

“Cientes de nosso importante papel na sociedade, estamos adotando medidas para contribuir de forma impactante no combate ao COVID-19. Agradecemos nossos funcionários pela valorosa contribuição e à Visa-MG, que não tem medido esforços para ajudar”, destaca Denise.

Para receber as doações, os profissionais de saúde dos hospitais públicos interessados, deverão preencher o formulário ou ligar para 0800-7727717, de segunda a sexta, das 8h às 17h30.

YVY inova e lança desinfetante natural em cápsulas

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Com proposta sustentável, é a única marca com desinfetante com princípios ativos naturais do mercado, reconhecido pela ANVISA

Fundada em 2018, a YVY Brasil, idealizada por José Majolo e Marcelo Ebert, entrou no mercado dos produtos de limpeza com uma proposta inovadora e sustentável, sua mais recente novidade é o único Desinfetante Natural registrado pela Anvisa. Foram 5 anos de pesquisa e testes supervisionados e aprovados pela ANVISA, até que a YVY adicionasse à sua linha de produtos com o Desinfetante YVY.

Além do Desinfetante, complementam a linha de produtos o Multiuso, o Lava Louças, o Lava Roupas e o Limpeza Pesada Desengordurante, todos vendidos em cápsulas superconcentradas de 40ml. A marca adotou como embalagens, cápsulas plásticas retornáveis e borrifadores de uso permanentes para reduzir o transporte desnecessário de água e reduzir em 2/3 o consumo de plástico. “As cápsulas são acopladas aos borrifadores que recebem 500ml da água que já está nas torneiras dando origem a 540ml de produtos prontos para uso. A exceção é o Lava Roupas que é utilizado de maneira direta no dispenser da máquina de lavar”, explica Ebert.

Tendo como base a tecnologia e o princípio de que a natureza nos oferece o que há de melhor, YVY não faz uso de nenhum componente químico sintético ou petroquímico, assim contribui tanto para o meio ambiente quanto para a saúde das pessoas, pois não faz mal para crianças, animais de estimação ou pessoas alérgicas. YVY possui uma linha completa de produtos para a casa.

A formulação do Desinfetante Natural YVY usa ativos terpênicos derivados de cítricos, pinho e eucalipto e é complementada com tensoativos de origem vegetal. Para dar o toque final, uma fragrância baseada em óleos essenciais desenvolvida pela renomada perfumista Sonia Corazza, especialista em ingredientes naturais, que assina também as demais fragrâncias da linha. No caso do Desinfetante, a rota utilizada orbita ao redor de notas amadeiradas conferindo ao produto presença e frescor ao mesmo tempo. Como toda a linha YVY, nosso Desinfetante, também é livre de cloro, ingredientes de origem petroquímica ou fosfatados.

YVY nasceu no século XXI, como uma marca digital, e seus produtos, inclusive o Desinfetate YVY, são vendidos de maneira direta através do site www.yvybrasil.com. As cápsulas e os borrifadores são entregues em casa por delivery e também é oferecido aos clientes a contratação de uma assinatura que pode ter entregas mensais ou bimestrais. “Já que o consumo de produtos de limpeza é algo repetitivo e as pessoas estão cada vez mais sem tempo e em busca de comodidade, resolvemos oferecer YVY em assinatura, para facilitar a vida de nossos clientes”, comenta Marcelo.

Em tempos de crise, quando o planeta e a vida cobram uma reflexão e os maiores cuidados, YVY se coloca como uma marca que convida todos a pensarem seu jeito de estar no mundo. Os órgãos de saúde, apelam para a limpeza das mãos com água e sabão, e a desinfeção de superfícies com produtos devidamente registrados como uma medida fundamental no combate ao Sars cov-2, vírus causador da Covid-19. YVY apresenta-se como uma alternativa mais saudável capaz de desinfetar sem fazer mal a saúde de nossos clientes ou do planeta.

Recomendações para desinfetar as roupas de casa

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A Mr Jeff, rede de lavanderias delivery, preparou uma série de recomendações para lavar as roupas e evitar a propagação do novo coronavírus.

A pandemia do novo coronavírus é assunto em todo o Brasil. Já são mais de 600 casos confirmados em todo o país e, com isso, existe mobilização como o fechamento de comércios, os pedidos do governo para as pessoas não saírem de casa e apenas os serviços básicos de supermercados, hospitais e farmácias que estão liberados para funcionar. Sendo assim, como o serviço de lavanderia se enquadra neste cenário?

Este último é de grande importância, pois os germes que voltam para casa são deixados nas roupas e, por isso, é essencial uma limpeza completa para evitar a propagação do COVID-19.

Segundo o Dr. Jaume Alijotas Reig, especialista do Instituto de Medicina e Imunologia de Barcelona, “o vírus pode durar entre 2 e 3 dias nas roupas, são pouco tolerantes às altas temperaturas e são facilmente removíveis com água sanitária”. Então para combater esta doença que se espalha pelo Brasil, a Mr Jeff oferece cinco dicas importantes para desinfetar as roupas em casa.

1 – Use muita água em cada lavagem e evite cargas muito grande de roupas na máquina. É importante que as peças tenham espaço para mexer de forma adequada durante o processo.

2 – Use mais sabão do que o habitual, pois ele retém melhor a sujeira e tem capacidade de remover qualquer resíduo.

3 – Caso a roupa esteja contaminada de produtos químicos ou materiais tóxicos, use um desinfetante especial para lavagem, como o alvejante.

4 – Em caso de pessoas doentes em casa, além do uso do alvejante, é importante que as roupas sejam lavadas com água quente, acima dos 60ºC, para que o vírus não sobreviva nas peças.

5 – No processo de secagem, o processo em alta temperatura também ajuda a completar o processo de limpeza das roupas. Assim como o secador, no ato de passar a roupa, o ferro quente também é bastante útil para as roupas de algodão e roupas de cama.

Logo após a execução, lembre-se de sempre lavar as mãos com água e sabão, usar alcóol em gel e evitar contato ao rosto, de preferência nos olhos, nariz ou boca. É extremamente importante que cuidemos das roupas contra o vírus, mas também mantermos o nosso nível de higiene e, claro, ficarmos em casa o máximo possível.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Mapa das Franquias 23.03.2020

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