Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Verde e saudável: como Extratos Vegetais estão revolucionando a indústria alimentícia

  • Written by:

Extratos vegetais inovam na composição de alimentos e bebidas para atender o consumidor que busca cada vez mais alternativas de uma alimentação saudável

Por Cristina Bielecki

A crescente busca por uma alimentação saudável direciona o consumidor para produtos naturais, o que inclui os extratos vegetais na composição desses alimentos. Para aumentar a vida útil dos produtos, protegendo de ações de bactérias, fungos e leveduras, impedindo o crescimento de micro-organismos, a indústria faz uso de conservantes, que podem ser naturais ou sintéticos, segundo artigo do GEPEA, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, SP). Os extratos vegetais possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas naturais, e atuam na inibição do crescimento microbiano e no controle de oxidação de lipídios, por exemplo. Esses conservantes não alteram as propriedades físicas, químicas e nutritivas dos alimentos, sendo considerados aditivos. A preocupação do consumidor quanto à eficácia e, principalmente, o impacto para a saúde na ingestão de ingredientes sintéticos, é o que faz aumentar a procura de produtos à base de plantas, o que também gera menos impacto ambiental. São várias opções disponíveis, como por exemplo, extrato de alecrim, de chá verde, semente de uva, entre outros.

Isso tem levado a indústria de alimentos a direcionar seu foco na utilização dos extratos vegetais, porém a disponibilidade de matérias primas é limitada. Segundo análise da Exactitude Consultancy, são vários os fatores que afetam esse mercado, incluindo as mudanças climáticas, que trazem um impacto profundo para o crescimento de plantas utilizadas para a extração de compostos bioativos. Soma-se ainda o desmatamento que causa a extinção de florestas e biomas, provocado principalmente pela atividade humana. Esses fatores afetam diretamente a produção e o preço dos extratos vegetais. Outro aspecto é que em um mercado no qual os ingredientes artificiais dominam a maior porcentagem de participação, o custo para a produção e distribuição de ingredientes naturais é mais alto. Porém, à medida que os produtos naturais passem a ocupar mais espaço nesse mercado, os custos da produção tendem a cair.

Além dos extratos vegetais, estão entre os principais ingredientes naturais as especiarias, os óleos e adoçantes naturais, que são obtidos através de extração a seco, por exemplo, como a polpa de frutas desidratadas, utilizadas para a fabricação de geleias, pães, sucos, chás e suplementos alimentares. Os ingredientes naturais atendem também o público que necessita de uma dieta restritiva, caso dos vegetarianos, veganos, ou para quem possui intolerância a glúten e lactose. E ainda alcança o consumidor que busca uma dieta à base de proteína, com os produtos plant-based.

POTENCIAL DE MERCADO

De acordo com dados do relatório da Exactitude Consultancy, a expectativa é de que o mercado global de extratos vegetais tenha um crescimento de 11.70% CAGR de 2020 a 2029, e poderá atingir acima de US$ 87.16 bilhões até 2029, contra US$ 32.20 bilhões em 2020. O crescimento desse mercado está diretamente relacionado ao aumento da procura por alimentos naturais mais saudáveis por parte do consumidor, o que por sua vez gera a demanda por extratos vegetais pela indústria de alimentos e bebidas. O relatório abrange o mercado global de extratos vegetais por tipo (fitomedicamentos e extratos de ervas, óleos essenciais, especiarias, sabores e fragrâncias), por aplicação (produtos farmacêuticos, suplementos dietéticos, alimentos e bebidas, cosméticos) e por região.

EXTRATO DE OLIVA, ALECRIM, CHÁ VERDE E HORTELÃ

A busca incessante dos consumidores por produtos com ingredientes naturais, sustentáveis e confiáveis é uma tendência marcante nos dias de hoje. A crescente conscientização sobre os efeitos da alimentação na saúde e no meio ambiente impulsionam essa demanda por produtos mais limpos e transparentes.

Thamires Silva, Analista de Produtos

Thamires Silva, analista de produtos na Kemin

“Nesse contexto, a Kemin está atenta às necessidades do mercado e dos clientes, oferecendo soluções inovadoras que se alinham perfeitamente a essas expectativas”, segundo Thamires Silva, analista de produtos.

A empresa apresenta sua nova linha OLESSENCE™ – a nova geração de soluções naturais para a preservação da vida útil dos alimentos, mantendo as características sensoriais, como frescor, sabor e aroma por muito mais tempo. Segundo a Analista de Produtos, a chave para essa inovação reside em uma combinação sinérgica de extratos naturais aromáticos, cuidadosamente selecionados pela sua eficácia, proporcionando um perfil de sabor equilibrado e sem impacto sensorial (com aroma e sabor neutros). Entre esses extratos estão o extrato de oliva, alecrim, chá verde e hortelã, que combinados garantem a qualidade do seu produto ao longo do shelf-life.

“O OLESSENCE™ oferece o melhor custo em uso quando comparado com outras soluções do mercado, e contribui para um rótulo limpo, visto que os ingredientes são naturais, de fontes vegetais e conhecidos pelos consumidores”, segundo a analista de produtos. Seus compostos são extraídos sem utilização de solvente químico, e, com a sua versatilidade, pode ser perfeitamente integrado às suas formulações existentes. Este ingrediente aromático pode ser aplicado em produtos como biscoitos e cárneos, e também ser explorado em novas aplicações.

“Assim, a introdução do OLESSENCE™ representa mais do que uma resposta às demandas do mercado, mas também um passo significativo em direção a alimentos mais saudáveis e sustentáveis. É a Kemin impulsionando a evolução do setor alimentício rumo a práticas mais naturais, seguras e responsáveis”, conclui Thamires Silva, Analista de Produtos da empresa. (Disclaimer: Certas declarações podem não se aplicar a todas as regiões geográficas. A rotulagem e as declarações associadas podem diferir com base nos requisitos governamentais).

EXTRATO DE ACEROLA

De acordo com Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos, a Duas Rodas utiliza o seu profundo conhecimento em ingredientes naturais para oferecer um portfólio especializado de extratos botânicos. A empresa alinha expertise, investimentos em tecnologia e parcerias estratégicas para criar soluções inovadoras ao mercado de alimentos e bebidas. Em seu portfólio clean label para a indústria cárnica, oferece uma linha de soluções que inclui Extratos de Acerola e outros botânicos microencapsulados, que apresentam importantes ganhos na conservação de atributos sensoriais de forma natural, substituindo os tradicionais aditivos sintéticos.

Mozart da Silva Soccas, Gerente de Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos

Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos na Duas Rodas

“As soluções foram desenvolvidas pela equipe de pesquisadores da Duas Rodas junto a universidades, que investigaram a interação dos extratos botânicos aplicados em carnes para desenvolver um produto com elevado potencial antioxidante. Conseguimos uma combinação com benefícios e especificamente formulados para mercados que buscam clean label e garantias de shelf life para diversos tipos de produtos cárneos”, explica Mozart.

Ele ressalta outras vantagens das soluções Duas Rodas, como a preservação do sabor, odor e da cor de produtos cárneos, retardando a oxidação lipídica e rancidez, além da presença do ácido ascórbico natural, que promove a aceleração e estabilização da reação global de cura, e da proteção ao valor nutricional dos alimentos. Os ingredientes da linha de Extratos de Acerola para cárneos têm aplicações em diferentes produtos, como hambúrgueres, linguiças, mortadela, presunto, salsicha, empanados, cortes temperados de carnes de aves, bovina e suína, além de pescados, entre outros.

CÚRCUMA – HISTÓRIA E TECNOLOGIA

A utilização do Açafrão-da-terra, também conhecido como Cúrcuma (Curcuma longa), envolve mais de 4.000 anos da cultura Ayurvedica na Índia. Atualmente, a utilização dos rizomas do Açafrão em pó é amplamente empregado pela indústria alimentícia em diversas aplicações como aditivo alimentar, em Curry indianos, para atribuir propriedades como melhora nas condições de armazenamento, palatabilidade e apresentação dos alimentos devido ao seu sabor característico, aroma marcante e à coloração amarela que confere aos alimentos.

Mas, a parte do seu prestigiado uso na culinária, a Cúrcuma possui uma longa história de uso na medicina Ayurvedica, devido às suas reconhecidas propriedades medicinais que são especialmente atribuídas à sua composição de substâncias denominadas de Curcuminoides, sendo o seu principal representante a Curcumina. O Açafrão em pó apresenta cerca de 3-5% de Curcuminoides, um teor relativamente baixo e que exigiria uma quantidade expressiva do ingrediente para atingir propriedades medicinais.

Com o avanço da ciência e tecnologia na padronização de extratos vegetais, o estabelecimento de extratos contendo um maior teor de ativos, neste caso de Curcuminoides, se tornou realidade. As técnicas de extração exaustiva dos compostos presentes na matéria-prima vegetal em conjunto com as ferramentas analíticas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), permitiram o melhor entendimento dos compostos ativos da Cúrcuma levando a padronização seletiva, precisa e exata dos Curcuminoides. Esse avanço se tornou fundamental para garantir uma maior concentração e potencialização dos efeitos terapêuticos das substâncias ativas, os Curcuminoides. Outro fato relevante, os métodos adequados de extração e análise dos extratos padronizados atualmente são requisitos mandatórios para garantir ingredientes seguros, eficazes e livre de adulterações.

O Sami-Sabinsa Group é referência na produção de extratos de Curcuma longa há mais de 35 anos. O Curcumin C3 Complex®, padronizado em no mínimo de 95% de Curcuminoides, faz referência aos três Curcuminoides principais – Curcumina , Desmetoxicurcumina (DMC), Bisdemetoxicurcumina (BDMC), e são reconhecidos como a assinatura digital do extrato de Cúrcuma, a correta padronização é essencial para garantir o seu potencial biológico.

Camila Correa, Analista de Qualidade

Camila Correa, analista de qualidade no Sabinsa Brasil

O Sami-Sabinsa Group se orgulha de ter fornecido os padrões farmacopeicos de Curcuminoides para a Farmacopeia Americana (USP) e estabelecimento da monografia oficial Curcuminoids, segundo Camila Correa, analista de qualidade, da Sabinsa Brasil. O Curcumin C3 Complex® foi premiado como o branding mais estudado clinicamente globalmente, com mais de 200 estudos publicados, sendo 98 estudos clínicos oficialmente registrados em clinicaltrials.

A indústria fabricante de ingredientes, especialmente de extratos vegetais padronizados, desempenha um papel vital e de alta responsabilidade. Com o avanço da tecnologia, as ferramentas atualmente disponíveis permitem o fornecimento de extratos vegetais altamente padronizados e obedecendo aos mais altos rigores de qualidade e segurança para a indústria alimentícia. O exemplo do Curcumin C3 Complex® do Sami-Sabinsa Group, demonstra como a ciência e a tecnologia permitem uma maior concentração dos compostos ativos do Açafrão-da-terra, garantindo qualidade, segurança e múltiplos benefícios à saúde. O estabelecimento de extratos corretamente padronizados eleva o nível de qualidade em ingredientes naturais, e representa uma nova perspectiva para inovação em alimentos funcionais. A tecnologia em extratos vegetais é uma realidade, e um caminho “sem volta” para o setor produtivo focado em consumidores exigentes. “Extratos vegetais de qualidade são oportunidades que agregam valor à indústria alimentícia, permitindo o desenvolvimento de produtos mais saudáveis, funcionais e seguros para os consumidores. Sabinsa Brasil se orgulha de ser uma empresa brasileira que fornece extratos padronizados ao mercado e às indústrias da América Latina com o mais alto rigor”, enfatiza a analista de qualidade da Sabinsa Brasil.

PERPECTIVAS DE MERCADO

O aumento da procura pelo consumidor por uma alimentação mais saudável e por ingredientes naturais em alimentos e bebidas, incluindo as bebidas aromatizadas, os suplementos nutricionais, tanto para dietas fit ou aquelas com restrições alimentares, como também para saúde, beleza e cuidados da pele, deverá impulsionar o mercado de extratos vegetais utilizados nas composições desses produtos. Para atender a crescente busca desse consumidor, a indústria investe em pesquisa e tecnologia na criação de novos produtos para suprir essa demanda.

Nutrição Turbinada: demanda por saúde digestiva impulsiona mercado

  • Written by:

O consumo de fibras nas refeições traz muitos benefícios à saúde, ajuda na prevenção de doenças e no bom funcionamento do organismo como um todo. O termo prebiótico já faz parte do vocabulário do consumidor cada vez mais focado na alimentação equilibrada.

Por Cristina Bielecki

Na confluência entre ciência e nutrição, os prebióticos emergem como componentes vitais na indústria alimentícia, representando uma revolução no modo como compreendemos e promovemos a saúde humana. Estes compostos, que resistem à digestão no estômago, alimentam seletivamente as bactérias benéficas do intestino, promovendo um ecossistema microbiano saudável. Esta relação simbiótica não apenas fortalece o sistema imunológico e melhora a digestão, mas também tem sido associada à redução de riscos de diversas doenças crônicas.

À medida que o conhecimento científico se aprofunda, a importância dos prebióticos para a saúde vem ganhando reconhecimento além dos círculos acadêmicos, alcançando consumidores ávidos por alimentos que ofereçam benefícios além da nutrição básica. Este interesse crescente reflete-se nas tendências de mercado, onde a demanda por produtos enriquecidos com prebióticos está em ascensão. Fabricantes de alimentos, respondendo a essa demanda, estão cada vez mais inovando em suas linhas de produtos para incluir prebióticos em uma variedade de formas, desde lanches funcionais até bebidas e suplementos.

Esta integração dos prebióticos na indústria alimentícia não é apenas uma resposta às demandas dos consumidores por opções mais saudáveis, mas também um reflexo de uma mudança maior em direção a uma abordagem mais preventiva e holística da saúde. À medida que avançamos, é provável que vejamos uma expansão ainda maior no uso de prebióticos, impulsionada por pesquisas contínuas e inovações tecnológicas, posicionando-os como protagonistas na jornada em busca de bem-estar e longevidade.

Potencial de Mercado

De acordo com relatório da Mordor Intelligence, o mercado de ingredientes prebióticos cresceu de forma significativa com a pandemia. Em 2020, o setor foi avaliado em mais de US$ 5 Milhões e a expectativa é que atinja um CAGR de 9,56% durante o período de previsão (2024-2029). Nesses últimos anos, a mudança no comportamento do consumidor em busca de manter uma rotina de alimentação saudável e balanceada impulsionou esse mercado, que é segmentado por tipo: inulina, frutooligossacarídeo, galactoligossacarídeo entre outros. A aplicação é dividida em alimentos e bebidas funcionais, fórmula infantil e comida para bebês, suplementos dietéticos, ração animal e alimentos para pets. Ainda segundo o relatório, hoje o maior mercado é o europeu e o mercado de crescimento mais rápido é a América do Sul.

 

Fibras solúveis

Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz

Segundo Mariângela Missio, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz, a empresa, comprometida em oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para a indústria de alimentos e bebidas, por meio de sua linha de fibras solúveis, como a Nutriose® e GOFOS™, oferece ingredientes que não apenas elevam a qualidade nutricional dos produtos, mas também enriquecem a experiência sensorial dos consumidores.

Destacando-se nesse portfólio está a fibra solúvel GOFOS™, com 95% de teor de fibras de frutooligossacarídeos, proporcionando 30% do dulçor do açúcar e permitindo a substituição parcial do açúcar em produtos finais. Também realça notas aromáticas frutais, de baunilha e de chocolate, proporcionando uma experiência sensorial única. Além disso, possui baixo índice glicêmico e dosagem recomendada de 2,5g de fibras por dia. A fibra solúvel GOFOS™ não é classificada como açúcar adicionado pela RDC nº 429/2020.

Enquanto a fibra solúvel Nutriose® é resistente à digestão no intestino grosso, sendo fermentada pela microbiota do trato gastrointestinal, proporcionando efeitos benéficos para a saúde que incluem tolerância digestiva superior em relação à inulina, propriedades prebióticas, controle de peso devido à baixa caloria (2,2 kcal/g), proteção contra bactérias patogênicas, regulação da glicose e insulina pós-refeição e melhora da saúde óssea. “Ambas são resistentes ao processo térmico, não possuem sabor residual e contribuem para a textura e corpo dos produtos finais”, explica a Gerente de Desenvolvimento de Negócios da divisão de Human Nutrition da Barentz.

Fibras e mais fibras 

Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri, Luana Bernardi, pontua que na batalha contra os transtornos do humor, uma estratégia focada em um maior consumo de fibras é importante. A neuronutrição é uma especialidade médica que visa melhorar o desempenho do sistema nervoso.

Luana Bernardi, Doutora em Tecnologia e Saúde e Nutricionista Comercial da Mix Nutri

“As fibras prebióticas, como fruto-oligossacarídeos (FOS) ou galacto-oligossacarídeos (GOS), são os psicobióticos mais utilizados atualmente, pois ajudam a microbiota a funcionar adequadamente diariamente e regularmente. Eles podem contribuir com diminuição da ansiedade e aumento da adaptabilidade ao estresse”, diz.

A matéria publicada pela Revista Forbes Health sobre o tema destaca a importância dos prebióticos para uma boa saúde. “Os prebióticos são uma das melhores coisas para o seu microbioma intestinal e um grande motivo para você querer comer mais fibras”, diz Amanda Sauceda, nutricionista registrada em Long Beach, Nova York, especializada em saúde intestinal. De acordo com Sauceda, os prebióticos têm sido pesquisados ​​por seus muitos possíveis benefícios à saúde, que vão desde o apoio à saúde digestiva até a promoção de um melhor controle do açúcar no sangue.

Multiplicação de bactérias benéficas

Segundo Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group, os prebióticos são substâncias essenciais em promover a multiplicação de bactérias benéficas (probióticos) que auxiliam na nossa digestão, absorção de nutrientes e fortalecimento do sistema imunológico. “Fenumannans® e Fenufibers® são os nossos prebióticos obtidos das sementes de Feno-grego (Trigonella foenum graecum)”, explica. Fenumannans® é composto por 60% de Galactomananas, um polissacarídeo com poder espessante, estabilizante e gelificante, e o Fenufibers® é composto por 50% de fibras nutricionais, essenciais em contribuir com um sistema digestivo mais saudável. O Starmeric® é um prebiótico derivado da Cúrcuma, com uma alta concentração de Amilose, fonte energética ao nosso organismo.

Caroline Ortmann, Especialista em Qualidade e Assuntos Regulatórios Farmacêutica, do Sami-Sabinsa Group

Já os simbióticos são ingredientes em combinação, contendo probióticos e prebióticos, essenciais para manutenção da microbiota saudável. Lactowise® é composto de Bacillus coagulans MTCC 5856 (LactoSpore®) + Fenumannans® e o Lactocran® é composto do LactoSpore® + semente de Cranberry em pó. Lactospore® é um probiótico resistente em temperatura ambiente que dispensa a necessidade de refrigeração. Aspectos que o diferenciam e permitem a inovação em diversas preparações alimentícias funcionais, como shakes, suplemento alimentar proteico em pó e em barra, iogurtes e bebidas funcionais, além de formulações farmacêuticas convencionais.

No segmento de prebióticos e probióticos, os consumidores estão atentos e, cada vez mais exigentes, quanto aos aspectos de segurança, qualidade e eficácia dos produtos. “Nesse sentido, o setor produtivo em conjunto com os fornecedores de matéria-prima, como o Sami-Sabinsa Group, encontra oportunidades de inovação para atender a esses atributos no desenvolvimento de ingredientes e produtos de alta performance, por meio de certificações de qualidade, suporte técnico, e tecnologia sustentável”, diz a especialista.

Sami-Sabinsa Group, fundado em 1988, é uma multinacional, fabricante de ingredientes, referência global em extratos padronizados, prebióticos, probióticos, minerais e enzimas. Reconhecido pela inovação, pesquisa científica e compromisso com a excelência em qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade no fornecimento de ingredientes.

Perspectivas positivas

A conscientização crescente sobre a importância da saúde intestinal está impulsionando significativamente a procura por ingredientes prebióticos no mercado. Segundo dados divulgados pelo Conselho Internacional de Informação Alimentar, a saúde digestiva figura como uma das principais preocupações para mais de 28% dos adultos ao escolher produtos alimentícios ou bebidas. Além disso, uma parcela considerável de consumidores acima dos 50 anos, chegando a dois terços, enfatizou a extrema ou grande importância da saúde digestiva em 2018, o que vem alimentando o interesse por ingredientes prebióticos. Um estudo conduzido pela Beneo Inc. em âmbito internacional revelou que 42% dos entrevistados demonstram um alto grau de interesse pelo microbioma intestinal. Cerca de 52% dos consumidores reconhecem que as fibras prebióticas são benéficas para a digestão, enquanto 50% acreditam que elas contribuem para a melhoria da saúde intestinal. Ademais, 43% associam os prebióticos com benefícios à saúde geral e 30% os consideram aliados no fortalecimento da imunidade. Essa percepção está levando a uma expansão no uso de ingredientes prebióticos em uma vasta gama de produtos alimentícios e bebidas.

Algas: o poder dos superalimentos naturais para a saúde

  • Written by:

Devido a sua versatilidade nas formulações, a aplicabilidade das algas apresenta uma tendência crescente na indústria alimentícia sendo utilizadas como fonte natural e nutritiva para alimentos e bebidas

Por Cristina Bielecki

A utilização das algas para consumo humano teve uma participação significativa de 76,2% em 2021, impulsionada pelos benefícios nutricionais e pela crescente demanda por produtos alimentícios naturais e orgânicos​​. A projeção do mercado global de algas marinhas aponta um crescimento significativo de 2021 a 2028, impulsionado pela conscientização do consumidor sobre uma alimentação saudável aliada ao uso crescente pela indústria. Segundo relatório, o tamanho do mercado de algas marinhas comerciais foi avaliado em aproximadamente USD 10,1 bilhões em 2022 e espera-se que atinja cerca de USD 12,1 bilhões até 2030, crescendo a uma taxa composta anual (CAGR) de 2,3% durante o período de previsão​ (Grand View Research)​​​. Outro relatório sugere uma perspectiva ainda mais otimista, prevendo que o mercado atinja USD 37,8 bilhões até 2028, com um CAGR de 10,8% de 2021 a 2028​ (Research & Markets)​. De acordo com o estudo, a utilização também inclui produtos farmacêuticos, cosméticos, produção de biocombustíveis e condicionamento do solo agrícola, mostrando potencial de crescimento rápido​​. 

O relatório também contempla a segmentação do produto, mais especificamente as algas marrons, que dominaram o mercado em 2021, representando a maior participação em receita. Suas aplicações abrangem agricultura, ração animal e a indústria de alimentos e bebidas, particularmente devido ao uso na produção de alginato, um emulsificante e espessante​; as algas vermelhas, conhecidas por seus benefícios nutricionais, incluindo alto teor de proteínas e vitaminas, e amplamente utilizadas na alimentação, bem como na produção de carragenina e ágar-ágar​; e as algas verdes, que vêm crescendo em popularidade nos cuidados com a saúde, como a prevenção do câncer devido ao alto conteúdo de beta-caroteno, e usadas em suplementos alimentares​ (Grand View Research)​. 

Algas: Variedades e aplicabilidade

Das diversidades de algas disponíveis, algumas se destacam, como a Spirulina, uma microalga azul-verde rica em proteínas (cerca de 60% -70% do peso seco), vitaminas do complexo B, ferro e antioxidantes, como a ficocianina. É utilizada em suplementos dietéticos, smoothies, barras de proteína e em massas; e a Chlorella, microalga verde conhecida por seu alto conteúdo de clorofila, vitaminas, minerais e proteínas, utilizada em suplementos dietéticos, bebidas funcionais e produtos de panificação.  

Entre as variedades de algas vermelhas estão a Ágar-ágar, um polissacarídeo utilizado como agente gelificante para aplicação em sobremesas gelificadas, como gelatinas vegetais, e como agente clarificante em cervejas e vinhos; e a Carragenina, utilizada como espessante e estabilizante para aplicação em laticínios (sorvetes, queijos), produtos cárneos e produtos veganos.

Snacks de Alga

A linha de Snacks Repeat foi desenvolvida para trazer praticidade à correria do dia a dia e adicionar um toque especial a qualquer momento. Em uma sociedade onde pausas diárias são essenciais, os snacks Repeat transformam esses intervalos em momentos gostosos e práticos, ideais para quem busca uma alimentação saudável e saborosa.

Esses snacks inovadores são pacotinhos repletos de benefícios, como proteínas, fibras e antioxidantes, tornando-se uma opção perfeita para quem deseja sair do comum. Além disso, todos os produtos da linha Repeat fazem parte da categoria Superfoods, alimentos produzidos em baixas temperaturas para preservar naturalmente as enzimas e maximizar o potencial nutricional.

Os Snacks de Alga da linha Repeat são um excelente exemplo de como as algas marinhas estão sendo incorporadas na alimentação moderna. Elas contribuem para a saúde digestiva, fortalecem o sistema imunológico e oferecem uma fonte sustentável de proteínas e fibras.

Surpreenda-se com esses pacotinhos cheios de sabor e benefícios, e descubra como é fácil e gostoso manter uma alimentação saudável com a ajuda das algas marinhas.

O Snack de Gergelim, Alga Marinha e Semente de Abóbora Kalassi é uma opção prática e saudável para quem busca um lanche nutritivo entre as refeições. Este é o único snack de alga recheado disponível no mercado, combinando lâminas crocantes de alga marinha com sementes de abóbora e gergelim, tudo assado à perfeição.

Ideal para ser consumido como um lanche rápido ou para acompanhar pratos leves, como pokes e saladas, o snack Kalassi vem em uma embalagem prática abre e fecha, que mantém a crocância e o frescor por muito mais tempo. Além de ser vegano e 100% vegetal, o produto é livre de glúten, lactose e conservantes, tornando-se uma escolha excelente para pessoas com restrições alimentares ou que buscam uma alimentação mais saudável.

Esses snacks não só oferecem praticidade, mas também são ricos em nutrientes. As sementes de abóbora e gergelim são conhecidas por seus benefícios à saúde, incluindo a presença de proteínas, fibras e antioxidantes. A alga marinha adiciona um toque extra de minerais e vitaminas, contribuindo para a saúde geral.

Ingrediente essencial para suplementação

Criada no começo de 2022, a Organify nasceu com o propósito de levar aos consumidores bebidas funcionais de qualidade e ao mesmo tempo, práticas e fáceis de beber. 

A marca lançou recentemente  o suco verde Super Green, em pó, que além de ter radicais livres e antioxidantes tem o propósito de auxiliar o funcionamento intestinal. Composto de fibras 100% solúveis, a bebida possui 8 super alimentos que ajudam a nutrir o corpo, são eles: couve, chlorella, hortelã, spirulina, clorofila, beterraba, gengibre, matcha, cúrcuma, limão água de coco e maca peruana.

João Cláudio Gatti, CEO da Oner Alimentos Saudáveis

“Desenvolvemos um produto adequado aos hábitos dos brasileiros e com ingredientes naturais, escolhidos para trazer o melhor resultado para o organismo das pessoas. Uma dose contém 4,5 gr de fibras, 1,5 gr de carboidratos e 0 gr de sódio. Em apenas 30 segundos, o consumidor prepara o seu suco verde que fornece os nutrientes que o corpo precisa.”, explicou João Cláudio Gatti, CEO da Oner Alimentos Saudáveis.

O produto é regulamentado pela Anvisa e deve ser certificado pela Sociedade vegetariana Brasileira – SBV, o Super Green estará disponível para venda em mais de 3 mil pdv’s em todo Brasil. O ticket médio do produto é de R$ 129,00 e cada pote tem 165g, que rendem até 22 doses de 7,5g cada.  A expectativa da Oner Alimentos é que com a nova marca o faturamento da empresa cresça em 80%.

A Power Box da Ocean Drop combina Spirulina e Chlorella, dois superalimentos que atuam em sinergia para otimizar a nutrição e promover a saúde. A Spirulina, usada pela NASA como suplemento para astronautas, reduz triglicerídeos e controla os níveis de açúcar no sangue, além de possuir efeitos anticâncer, antivirais e antialérgicos. A Chlorella, segundo estudos da Faculdade de Medicina da Virginia, ajuda a reduzir pressão arterial e colesterol, acelera a cicatrização e fortalece o sistema imunológico. Essas informações foram fornecidas pelo fabricante. Disponível em cápsulas ou tablets, a Power Box oferece dosagem precisa e praticidade, sendo ideal para quem busca uma alimentação equilibrada e eficaz.

A Chlorella e Spirulina da Newnutrition combinam duas poderosas algas conhecidas por seus benefícios à saúde. A Chlorella, uma alga verde unicelular de água doce, é rica em proteínas, aminoácidos essenciais, clorofila, vitaminas e minerais. Seus benefícios incluem estímulo à recuperação dos tecidos, redução do envelhecimento precoce, auxílio na hipertensão e úlceras, diminuição do apetite, regeneração celular e melhora das funções gastrointestinais. A Spirulina, uma microalga com ampla gama de benefícios, é usada como suplemento alimentar em tratamentos de desnutrição, constipação e gastrite. Além de ser fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ela ajuda a conter o colesterol e triglicerídeos, e alivia sintomas de rinite alérgica. A combinação dessas duas algas na linha da Newnutrition oferece uma solução completa para melhorar a saúde e o bem-estar, fornecendo nutrientes essenciais e promovendo diversas funções corporais.

Exemplo de sustentabilidade

A CP Kelco está revolucionando o mercado de alimentos e bebidas com seus produtos GENU® Carragena, extraídos de algas marinhas vermelhas cultivadas de forma sustentável, que podem ser utilizadas em muitos alimentos e bebidas. Estes ingredientes versáteis oferecem proteção proteica, estabilização e uma excelente sensação na boca para bebidas lácteas saborizadas, melhoram a suculência e a facilidade de corte em produtos cárneos e proporcionam uma textura rica a receitas à base de creme culinário, doces e salgadas.

Em um cenário onde o consumidor final, atento à realidade do mercado, busca produtos que oferecem experiências sensoriais aliadas à saudabilidade, as carragenas GENU® atendem às expectativas de consumo e de sustentabilidade. O produto possibilita o desenvolvimento de queijo plant (à base de plantas) com melhor derretimento e elasticidade, semelhante ao de base láctea, ideal para pizzas veganas. Além disso, atua como substituto de origem natural à gelatina, permitindo criar sobremesas como panna cotta e guloseimas mastigáveis, como gominhas, oferecendo opções em texturas deliciosas e resistência térmica. 

Desde 1990, a CP Kelco colabora com comunidades em Zanzibar, promovendo o cultivo sustentável de algas através da ZANEA Seaweed Co. Esta iniciativa oferece treinamento e emprego, especialmente para mulheres com oportunidades limitadas, e apoia famílias locais. Este ano, o compromisso da ZANEA Seaweed Co. com a sustentabilidade e a responsabilidade social foi reconhecido com a prestigiada certificação B Corp, destacando seu impacto positivo no meio ambiente e na comunidade. 

Tendências do mercado

De acordo com estudos, a região Ásia-Pacífico domina o mercado com quase 92% de participação em 2021, impulsionado pela alta produção e consumo em países como China, Indonésia e Japão​​. Já na Europa e América do Norte é esperado um crescimento significativo devido à demanda por produtos veganos e à base de plantas. E a Europa, especialmente a Irlanda, é um importante produtor e exportador de algas marinhas​ (Grand View Research)​​ (Market Research Future)​.

O crescimento do mercado de algas marinhas é impulsionado por suas diversas aplicações. Em forma de folha é líder de mercado, utilizada em várias culinárias, desde as mais tradicionais até as propostas mais atuais de cozinha contemporânea. Já em pó vem ganhando popularidade, especialmente nas indústrias cosmética e alimentícia, devido à sua maior vida útil e facilidade de transporte​ (Grand View Research)​.

O perfil do consumidor aponta que a busca por uma alimentação saudável, com a preocupação na redução de colesterol e controle de peso, por exemplo, aliado a uma suplementação nutricional e dietas à base de plantas, como as vegetarianas e veganas, faz aumentar a procura por ingredientes ricos em proteínas e nutrientes, tornando o mercado de algas marinhas pronto para corresponder a esse crescimento. 

JBS amplia atuação no mercado de suplementos

  • Written by:

A JBS firmou parceria com a Sanavita para ampliar a sua participação no mercado de suplementos.

A Genu-in, unidade de negócios da JBS, foi escolhida pelo Grupo Farmax para ser a fornecedora exclusiva do ingrediente-chave, peptídeos de colágeno, para a nova linha Skin&Body da Sanavita.

O foco da parceria está na promoção da importância do controle da matéria-prima desde a origem, garantindo produtos mais sustentáveis e com maior qualidade ao consumidor.

O novo Colágeno Skin&Body da Sanavita é recomendado para todas as idades e estará disponível no e-commerce a partir da segunda quinzena de julho. O produto também poderá ser encontrado nas principais farmácias e lojas de produtos naturais nos próximos meses.

A Genu-in, que atua no mercado B2B, utiliza coprodutos da cadeia bovina para a produção de peptídeos de colágeno, reforçando o conceito de economia circular no ecossistema de geração de valor da JBS.

“Há uma sinergia muito interessante entre as duas marcas com relação ao posicionamento, pois ambas acreditam na suplementação inteligente através da ciência, consistência e qualidade no produto, além das ações sustentáveis como a economia circular, gerando valor na cadeia produtiva”, afirma Ricardo Gelain, diretor-executivo da Genu-in.

Para Diogo Campos, CEO da Sanavita, a expectativa com a parceria é tornar o colágeno cada vez mais acessível para o público, facilitando a comunicação e o conceito de suplementação. “A parceria com a Genu-in reforça nosso compromisso com ciência e inovação. O sistema de rastreabilidade e a tecnologia do processo de produção garantem uma matéria-prima de alta qualidade e com muita eficácia. O propósito é levar um novo conceito de colágeno para o mercado, olhando para os benefícios do ativo muito além da questão estética”, ele afirma.

 

 

 

 

 

Fonte: EmbalagemMarca 26.06.2024

Nutrata lança pasta de amendoim em parceria com a Havanna nas versões Cream e Crunchy

  • Written by:

Os novos produtos ainda trazem consigo a tradição do legítimo Dulce de Leche argentino

A Nutrata, uma das maiores empresas de suplementos alimentares do Brasil, e a Havanna, marca argentina de cafés, alfajores e o tradicional Dulce de Leche, acabam de ampliar o seu portfólio de collab com o lançamento da pasta de amendoim Dulce de Leche.

A novidade consiste em uma pasta de amendoim com whey protein de alta qualidade, sem adição de açúcar, baixo teor de carboidrato, zero gordura trans e livre de acessulfame de potássio. O lançamento chega nas versões, a Cream, que traz uma textura leve e cremosa, e a Crunchy, que traz pedaços crocantes e sabor irresistível, somados à tradição do legítimo Dulce de Leche argentino.

A Nutrata é parceira da Havanna desde 2021 quando se uniram para oferecer uma linha de suplementos ricos em sabor e valor nutricional. “A nossa collab gerou resultados tão impressionantes que passou a fazer parte do portfólio oficial das duas marcas, e vem sendo expandida desde então. Esse novo lançamento reforça ainda mais o nosso compromisso em oferecer produtos de qualidade, ricos em nutrição, mas sem abrir mão do sabor”, comenta Charles Formigari, diretor da Nutrata.

O trabalho entre a Nutrata e Havanna já resultou em uma variedade de produtos, incluindo o Whey Grego Bar Dulce de Leche; Whey Grego Bar Dulce de Leche e morango; Whey Grego Bar Dulce de Leche e limão siciliano; Proto Bar Dulce de Leche; Proto Bar brownie de chocolate com Dulce de Leche; Proto Wafer Dulce de Leche; Whey Grego Dulce de Leche com chocolate belga e Whey W100 Nutrata Dulce de Leche.

As novas versões da pasta de amendoim serão lançadas na NaturalTech, maior feira de negócios em produtos naturais da América Latina, a partir de 12 de junho. Em seguida, os produtos poderão ser encontrados no e-commerce da Nutrata, com um valor a partir de R$55,00 e em uma ampla gama de pontos de venda, incluindo lojas de suplementos, estabelecimentos de produtos naturais, academias e redes de farmácias de todo o Brasil.

Vendas de suplementos e vitaminas crescem mais de 30%

  • Written by:

As vendas de suplementos e vitaminas têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o mundo, solidificando esse mercado como um dos mais promissores do varejo farmacêutico.

Diversos são os levantamentos que demonstram esse crescimento. No Brasil um estudo da InterPlayers, hub de negócios da saúde e bem-estar, revela um aumento de 38% nos últimos 12 meses.

Ainda segundo a pesquisa, São Paulo e o Rio de Janeiro lideram as movimentações desse mercado e seguem crescendo. Entre os meses de janeiro e março de 2024 os estados registraram um aumento de 27% e 36%, respectivamente. Juntos, os dois estados representam aproximadamente 43% do mercado nacional.

No cenário global o setor de suplementos vitamínicos registrou, em 2023, a marca de US$ 56,6 bilhões (R$ 291,6 bilhões) em vendas, segundo a consultoria Future Market Insight. O estudo aponta uma taxa de crescimento de 5,4% neste ano, atingindo US$ 58,8 bilhões (R$ 308,4 bilhões). Para 2034, a estimativa é de US$ 99,7 bilhões (R$ 523 bilhões).

Volume de informações influencia nas vendas de suplementos e vitaminas

“Hoje, as pessoas têm mais acesso à informação e estão mais atentas ao poder da nutrição, entre outros hábitos de vida que favorecem a saúde. Portanto, essa procura revela a adoção de um novo estilo de vida, tanto no Brasil quanto no mundo” explica Ilo Aragão de Souza, gerente de data e analytics da InterPlayers.

 

 

 

Fonte: Panorama Farmacêutico 20.06.2024 

Papapá lança papinhas salgadas em stand-up pouches

  • Written by:

A Papapá, empresa especializada em alimentos naturais para bebês e crianças, lança duas novas opções para a introdução alimentar.

A papinha salgada está disponível nos sabores Frango, grão de bico e vegetais, e Carne, arroz e legumes. Os produtos são acondicionados em stand-up pouches com tampas de segurança (child proof).

“Reconhecemos a necessidade de incluir proteínas de alta qualidade na dieta dos bebês durante a fase de crescimento acelerado, seguindo as orientações dos profissionais de saúde que acompanham cada bebê, como pediatras e nutricionistas. O lançamento das Papinhas de carne e frango demonstra nosso compromisso em oferecer uma alimentação saudável e saborosa para os bebês”, conta Leonardo Afonso, CEO da Papapá.

“Optamos pelos sabores que não apenas suprem as necessidades nutricionais, mas que também estão alinhados com os hábitos alimentares e a cultura brasileira. Carne e frango são ingredientes essenciais na culinária nacional, reconhecidos por sua versatilidade e sabor. Essa seleção permite que os bebês se familiarizem desde cedo com os gostos presentes na alimentação de suas famílias, tornando a transição para os alimentos sólidos mais suave e agradável”, explica Leonardo.

 

 

 

 

 

Fonte: EmbalagemMarca 21.06.2024

Integralmedica apresenta o exclusivo Collagen Sport: Muscle and Body Support em seu catálogo de produtos

  • Written by:

Anunciado durante o Arnold Brasil 2024, o novo item apresenta composição tecnológica avançada e é fruto de extensivas pesquisas

A Integralmedica, líder em sports nutrition, atinge um novo marco no mercado de suplementos esportivos com o lançamento do Collagen Sport: Muscle And Body Support. Este produto inédito e com fórmula exclusiva da marca, representa um avanço significativo no segmento fitness, elevando o desempenho atlético a um novo patamar.

Desenvolvido após extensivas pesquisas e testes, o Collagen Sport apresenta uma composição tecnológica avançada, combinando três diferentes tipos de colágeno patenteados. Cada um desses tipos de colágeno foi cuidadosamente selecionado para oferecer benefícios exclusivos para o consumidor.

“Estamos muito entusiasmados em trazer o Collagen Sport para o mercado de suplementos esportivos. Com um departamento de P&D e parcerias estratégicas com fornecedores de matéria-prima e instituições de pesquisa internacionais, estamos constantemente nos atualizando no mercado”, disse Fernando Moura, diretor de marketing e comercial da Integralmedica.

A fórmula do Collagen Sport é enriquecida com ácido hialurônico, um componente que atua como lubrificante natural das articulações. Isso reduz o atrito entre os ossos durante o movimento, prevenindo o desgaste excessivo e reduzindo o risco de lesões.

O principal objetivo do produto é potencializar o desempenho atlético, ao oferecer um amplo espectro que preserva a integridade corporal, capacitando tanto atletas profissionais quanto entusiastas fitness a atingir seu máximo no esporte. Com opções nos sabores chocolate e baunilha, o Collagen Sport é isento de lactose e possui baixo teor de carboidratos em sua formulação.

O BODYBALANCE®, é reconhecido por melhorar a composição corporal, promovendo o aumento da massa magra e a redução da gordura corporal. Esse componente é valorizado por fortalecer os músculos e contribuir para um desempenho esportivo mais eficaz, fornecendo uma base muscular sólida.

O TENDOFORTE®, por sua vez, possui efeitos positivos na estrutura da cartilagem articular, oferecendo suporte e proteção às articulações durante a prática esportiva. Ao fortalecer a estrutura da cartilagem articular, ajuda a prevenir lesões e a melhorar a mobilidade e a flexibilidade, aspectos fundamentais para uma prática esportiva segura e constante.

Complementando esses benefícios, o FORTIGEL® ativa o metabolismo dos tendões e ligamentos, promovendo a renovação e a recuperação desses tecidos. Esse componente ajuda a prevenir o risco de lesões musculoesqueléticas e também a melhorar a recuperação após o exercício, permitindo mais consistência ao longo do tempo nos treinos.

VidaVeg apresentou novos produtos plant based na Natural Tech 2024

  • Written by:

Foram alimentos e bebidas vegetais para quem buscava opções saudáveis sem abrir mão do paladar.

Com a tradição de oferecer ao consumidor produtos gostosos e saudáveis, a VidaVeg estava com diversas novidades na Natural Tech 2024, maior feira de negócios de produtos naturais da América Latina, que aconteceu até o último sábado, 15 de junho, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona Norte de São Paulo.

A VidaVeg era líder nacional na categoria de produtos fresh plant based, disponíveis em mais de seis mil pontos de venda no País. A fabricante produzia alimentos e bebidas de base 100% vegetal, como queijos, iogurtes, mousses, entre outros, ideais para veganos, alérgicos ou pessoas com intolerância alimentar.

Entre as novidades que a marca trouxe para a feira, um dos destaques foi o shake proteico VegPro, nos sabores morango e chocolate. Feito com leite de coco, sem lactose e sem glúten, a bebida era ideal para obter fonte de energia no pré e pós-treino.

Outro lançamento foi o Vida Coffee a base de aveia, no sabor chocolate, que unia a energia do café com a nutrição do coco, para otimizar o dia a dia com mais sabor e saúde. E a sobremesa mais saudável do Brasil veio agora com um novo sabor: o mousse Doce DeLeite sem lactose e sem glúten, com apenas 100 calorias por pote, mais uma opção saudável apresentada na Natural Tech.

Para quem buscava novidades na culinária, a VidaVeg lançou o Hommus sabor alho com limão, com um gosto diferenciado e característico, tão saboroso quanto o Hommus tradicional da marca. As pastas proteicas de grão-de-bico sem glúten eram o acompanhamento perfeito para um jantar entre amigos.

“O objetivo da VidaVeg era mostrar que era possível ter uma alimentação vegetal saudável, sem abrir mão do paladar, e durante a Natural Tech as pessoas puderam degustar nossos produtos e adquirir os lançamentos com exclusividade”, afirmou o diretor comercial e fundador da marca, Álvaro Gazolla. “A cada edição a feira superava as nossas expectativas e estávamos muito felizes em participar este ano”, complementou ele.

Na busca pela alimentação saudável, a tendência dos produtos vegetais

  • Written by:

Com público cada vez mais atento ao que consome, alimentos plant-based ganham mais espaço no carrinho dos consumidores

A pandemia da Covid-19 foi a responsável por mudar diversos comportamentos da sociedade, inclusive práticas voltadas à alimentação. Nesse cenário, e evidenciando uma crescente nos últimos anos, alimentos plant-based tem ganhado ainda mais preferência dos consumidores, segundo pesquisa do The Good Food Institute (GFI) Brasil, divulgada em 2022. Com uma gama de produtos à base de arroz, a RisoVita – marca de saudabilidade da Fumacense Alimentos – é uma das marcas que aposta neste mercado e oferece aos consumidores bebidas, farinhas e misturas hipoalergênicas e veganas.

Impulsionando uma revolução verde na indústria alimentícia, os produtos vegetais emergiram como protagonistas. Segundo o diretor de Operações da Fumacense Alimentos, Jean Marquardt, a marca catarinense tem observado maior adesão das pessoas e, também, o cuidado que elas têm com o que escolhem levar para casa. Deste modo, essa tendência não apenas reflete preocupações com a saúde e o meio ambiente, mas também abre caminhos para inovações nas indústrias e oportunidades de mercado.

O aumento na procura por parte dos consumidores fez com que as empresas buscassem soluções para a indústria de alimentos. Prova disso são os resultados de uma pesquisa divulgada pela Kerry Marketing Insights Taste Program no ano passado, que apontam que alegações de rotulagem como ‘vegano’, ‘sem açúcar’ e ‘orgânico’ registraram maior crescimento nos últimos três anos.

“À medida que mais pessoas adotam produtos que têm como base plantas, espera-se que a inovação e a expansão nesse setor continuem a prosperar. Nós já notamos essa preferência do público e, por isso, revisamos algumas formulações para conseguir entregar cada vez mais o que nossos consumidores desejam e esperam. Esta é uma mudança que não apenas reflete o agora, mas também nos mostra um caminho adiante cheio de pratos deliciosos e um mundo melhor para todos nós”, ressalta Marquardt.

Clean label

Outro ponto de destaque está nos rótulos limpos, que denominam os produtos ‘clean label’. Segundo a Euromonitor, o Brasil é o quarto país no ranking das nações que mais consomem alimentos saudáveis. Nesse cenário, tão importante quanto oferecer produtos que substituam as proteínas animais – como no caso das bebidas vegetais da RisoVita – é produzir alimentos que sejam o menos processado possível.

Suprasenior agora é Supravit Nutri

  • Written by:

A linha de suplementos alimentares da Hertz Farmacêutica, tem nova fórmula trazendo um maior combo vitamínico, versatilidade e um novo sabor: o capuccino!

Sempre visando a saúde e bem-estar dos brasileiros, a Hertz Farmacêutica traz nova fórmula para a linha de suplementos da marca com o intuito de oferecer uma suplementação completa diária em uma única dose. A novidade atende mudanças na fórmula, embalagem e nome: o SupraSenior agora é Supravit Nutri!

Essa nova versão possui uma maior concentração de vitaminas, minerais e proteínas. Além disso, com apenas uma dose diária é possível obter um combo de tudo o que o corpo precisa para uma rotina muito mais saudável. O suplemento também foi pensado no dia a dia corrido dos brasileiros e traz versatilidade na hora do preparo, que pode ser feito com água ou leite, de modo frio ou quente.

Karla Villar, Diretora de Marketing da Hertz Farmacêutica, comenta que a nova apresentação foi pensada para expandir a linha SupraVit. “Esse lançamento vai de encontro com o nosso processo de ampliação de portifólio da família Supravit, buscando reforçá-la como referência quando o assunto é suplementação. Além do Supravit Nutri, que é voltado para uma suplementação completa diária, a nossa marca também conta com suplementos vitamínicos em cápsulas, Supravit Baby e Supravit C Kids” sinaliza.

Disponível nas farmácias de todo Brasil, Supravit Nutri pode ser encontrado na versão de 800g, nas versões de baunilha e sem sabor, como também na versão de 400g que tem em cinco diferentes sabores: sem sabor, baunilha, morango, chocolate e agora, o sabor capuccino. Rendendo cerca de 8 porções (400g) e 16 porções (800g), para deixar a jornada de suplementação mais eficaz com apenas 183 calorias.

Refrigerantes prebióticos, eletrólitos e abstêmios impulsionam o mercado de bebidas em novas direções

  • Written by:

Os jovens adultos nos EUA têm se tornado progressivamente menos propensos a consumir álcool.

Segundo a Gallup, 62% dos adultos de 18 a 35 anos dizem que bebem álcool, uma queda em relação aos 72% de duas décadas atrás. Além disso, os jovens adultos estão bebendo com menos frequência e são menos propensos a beber em excesso.

Por quê? A crescente preocupação pública com os riscos à saúde associados ao consumo de álcool, especialmente entre os jovens adultos, parece ser uma grande parte da equação.

De acordo com dados da Gallup, os jovens adultos estão particularmente preocupados com o fato de que o consumo moderado de álcool é prejudicial à saúde, com mais da metade (52%) agora tendo essa visão, em comparação com 34% apenas cinco anos atrás. Esse aumento de 18 pontos na preocupação contrasta com um aumento de 13 pontos entre adultos de meia-idade e pouca mudança entre aqueles com 55 anos ou mais.

Sem se limitarem apenas ao “Janeiro Seco” e ao “Outubro Sóbrio”, mais consumidores estão deixando de lado o álcool durante o ano todo e optando por alternativas saudáveis.

Se você estava se perguntando se o movimento “sober-curious” é sustentável, considere a história da Athletic Brewing. Segundo uma análise do Wall Street Journal com base em dados da NielsenIQ, a empresa se tornou a principal marca de cerveja não alcoólica em vendas nos supermercados dos EUA.

Na verdade, a cerveja não alcoólica se tornou o segmento de crescimento mais rápido dentro de um mercado de cervejas, apesar de representar uma pequena fatia das vendas totais.

Fundada em 2017 pelo ex-gerente de fundo de hedge Bill Shufelt, a Athletic Brewing explorou a sede dos consumidores por cerveja artesanal sem o álcool. Além da cerveja não alcoólica, a empresa oferece uma linha de água com gás infundida com lúpulo e sabores naturais como cereja preta, laranja vermelha, limão-lima e manga.

Hidratação e Eletrólitos

Em coincidência com a tendência de abstemia, os consumidores têm destacado a hidratação como parte de suas rotinas de estilo de vida.

A Precedence Research estimou o mercado global de bebidas eletrolíticas em mais de US$ 33,4 bilhões e espera que o mercado alcance quase US$ 59 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,9% de 2023 a 2032.

Virando a página sobre o plástico e desafiando o molde do que uma marca de bebida pode ser, a Liquid Death conquistou uma forte base de consumidores atraídos pela marca de água enlatada com designs únicos.

Mesmo o fundador Mike Cessario não esperava que a marca ressoasse com uma audiência tão ampla, dizendo à CNBC que ele imaginava que as latas altas atrairiam músicos que precisam se manter hidratados e fãs que optaram por não consumir álcool e bebidas energéticas açucaradas.

Além da sua Água da Montanha, a Liquid Death oferece Chá Gelado com vitaminas do complexo B, água com gás aromatizada e um mix de bebida eletrolítica chamado Death Dust, que oferece cinco minerais essenciais e 200 mg de potássio por pacote de 35 calorias.

Em abril, a Liquid Death se tornou parceira oficial da NASCAR com um acordo abrangente e plurianual que faz da Liquid Death o “Chá Gelado Oficial da NASCAR”.

A linha de chás gelados de baixa caloria e baixo teor de açúcar da marca contém vitaminas do complexo B e “uma microdose de cafeína”, disponível em cinco sabores: Green Guillotine, Slaughter Berry, Grim Leafer, Rest in Peach e Dead Billionaire.

O chá gelado da Liquid Death agora ocupa a posição de best-seller número um na categoria de bebidas de chá prontas para beber (RTD) na Amazon, conforme definido pelas vendas totais no varejo. A empresa também está se destacando nas redes sociais, com mais de 8 milhões de seguidores no TikTok e Instagram combinados, tornando-se a terceira marca de bebidas mais seguida globalmente.

Há rumores de que a empresa abrirá seu capital este ano e foi avaliada em US$ 1,4 bilhão em março, quando anunciou o fechamento de uma rodada de financiamento de US$ 67 milhões que ajudará a empresa a expandir ainda mais a distribuição e acelerar a inovação de produtos.

Enquanto isso, a Corpse Reviver, fundada por mulheres e irmã da marca de kombucha alcoólico Hooch Booch de Anna Zesbaugh, oferece uma bebida eletrolítica “melhor para você” nas variedades Guava Rose, Botanical e Prickly Pear. Disponível em latas prontas para beber (RTD), a Corpse Reviver contém 75 mg de L-teanina, 175 mg de magnésio, 20 mg de zinco, 325 mg de potássio e 20 mg de sódio.

Segundo a empresa, “Corpse Reviver é mais do que uma bebida; é um companheiro versátil projetado para atender às suas necessidades aceleradas. Seja você se preparando para uma sessão rigorosa na academia, fazendo uma pausa consciente entre indulgências espirituosas ou saboreando discretamente em um speakeasy, Corpse Reviver se adapta perfeitamente a diversas ocasiões. Nossa bebida não apenas repõe eletrólitos e melhora a hidratação; revitaliza seu estilo de vida. Abrace a simplicidade de ingredientes melhores para você enquanto saboreia a essência de uma vida revigorada.”

Refrigerante Prebiótico

Enquanto isso, as marcas de refrigerante prebiótico Olipop e Poppi abriram um portal para outro mundo onde o refrigerante já não é mais evitado.

As vendas nos EUA de uma dúzia ou mais de marcas de bebidas prebióticas são estimadas em US$ 100-150 milhões, segundo a Beverage Marketing Corp, triplicando em relação ao ano passado.

Olipop recentemente colaborou com a Barbie para lançar uma edição limitada de sabor Pêssego com Creme que contém 9 gramas de fibra dietética e 5 gramas de açúcar. “Feito com suco de pêssego real e baunilha aromática, o sonhador Pêssego com Creme é doce, mas não muito doce, e tão icônico quanto a Barbie”, afirmou a empresa.

Bebidas Energéticas

Falando em colaborações, nesta primavera o Philadelphia Phillies se tornou o primeiro time da Major League Baseball a assinar um fornecedor exclusivo de bebidas energéticas, a Ghost Beverages, de acordo com o Philadelphia Inquirer.

Três variedades das bebidas energéticas da Ghost, em latas de 8,4 onças (OG Original, Orange Cream e Tropical Mango), agora são vendidas em quiosques e barracas de alimentos por todo o Citizens Bank Park.

As bebidas da Ghost, que contêm cafeína, taurina, Carnipure L-Carnitine, extrato de fruta de café inteiro Neurofactor e alpha-GPC, também são servidas como misturadores de bar e disponíveis como coquetel. A Ghost também realizará degustações e eventos especiais ao longo da temporada, segundo o Inquirer.

Competindo com a Ghost, marcas como Prime, Zoa e C4 continuam disputando uma parte do mercado de bebidas energéticas.

Enquanto isso, virando a maré de uma categoria tradicionalmente voltada para homens, as bebidas energéticas Gorgie — fundadas por Michelle Cordeiro Grant depois de ter criado e vendido sua startup de lingerie Lively — são mais do que uma marca de bebidas. A empresa diz: “É uma comunidade, uma marca, uma plataforma com uma missão de tornar o bem-estar divertido! Somos uma marca com benefícios, criando bebidas com benefícios, e estamos começando com energia. Acreditamos que bem-estar, energia, suplementos e produtos bons para você não devem mais ser um sacrifício em sabor, vibe ou estética.”

Cordeiro Grant disse em uma entrevista com Bristol Farms: “Todas as bebidas energéticas que eu via eram cheias de coisas como eritritol, sucralose e aspartame. E tudo isso em embalagens voltadas para homens ou que não pareciam relevantes para o que as pessoas querem segurar hoje. Esses produtos me davam tremores e quedas de energia. Em vez disso, eu queria um produto que tivesse bom gosto, que me fizesse sentir bem, e que também tivesse uma boa aparência. Um que eu estivesse animada para beber e orgulhosa de segurar.”

Apresentando 150 mg de cafeína do chá verde, vitaminas B6 e B12, L-teanina e 30 mcg de biotina, as bebidas adoçadas com estévia e sem açúcar estão disponíveis nos sabores Paradise Punch, Watermelon Crush, Mango Tango e Peach Tea.

Seguindo uma abordagem diferente das latas de energético carbonatadas, a nova linha Energy da Karma Water contém 150 mg de cafeína natural, 250 mg de Cognizin Citicolina e nove vitaminas essenciais, sem cores artificiais, sabores, adoçantes ou conservantes.

Disponível nos sabores Raspberry Peach, Blueberry Watermelon e Melon Dragonfruit, a Karma Energy Water apresenta a tampa patenteada PushCap da empresa, que armazena os ingredientes ativos em uma câmara hermética até serem liberados pelo consumidor.

Kelley Bridenbaugh, gerente de marketing da Karma Water, afirmou que a empresa está mirando em adultos conscientes da saúde. “Não estamos competindo com Red Bulls ou Monsters. Esta é uma energia sustentada que você pode consumir ao longo do dia”, disse ela. “O Cognizin se encaixa muito bem com o mesmo público”, acrescentou, pois consumidores informados “entendem o valor de um ingrediente de marca” e a pesquisa que apoia sua eficácia e segurança.

Avaliação de Mercado

“Estamos vendo uma tendência por bebidas mais naturais e saudáveis”, disse Nicole Staniec, vice-presidente de produtos de bebidas da Virginia Dare, empresa centenária de aromas e extratos que recentemente mudou de Brooklyn, NY, para uma nova instalação de ponta em Carteret, NJ.

“Ainda há espaço para bebidas energéticas com alto teor de cafeína, mas estamos observando uma transição em direção a energéticos mais sustentáveis, com rótulos limpos e produtos bons para você — energia com outros benefícios, como hidratação ou função cognitiva.”

Atualmente, com o aumento do custo de bens e serviços, os consumidores estão em busca de valor, observou Staniec. “Faz sentido que eles estejam procurando por produtos que ofereçam benefícios adicionais, para que obtenham o máximo valor pelo dinheiro gasto nos produtos que estão comprando.”

Mais conscientes de sua saúde e bem-estar, muitas pessoas também estão ativamente tentando reduzir a quantidade de açúcar e carboidratos que consomem, abrindo espaço para adoçantes naturais.

Ao lado da saúde cognitiva, o controle da glicose e do peso estão em alta, afirmou Staniec. “A saúde da mulher é outra área funcional que está começando a decolar, com produtos especificamente direcionados para diferentes estágios da vida das mulheres.”

Os mocktails e alternativas ao álcool estão tendo um “crescimento explosivo agora”, disse ela. Seja chamando de “consumo consciente” ou “curiosidade sóbria” ou algum outro conceito, tanto empresas tradicionais quanto novas startups estão chegando ao mercado com produtos para que todos se sintam parte da festa.

“Acredito que ainda há espaço para crescer na hidratação, geralmente com outro benefício funcional”, disse Staniec. Por exemplo, ela destacou alguns desenvolvimentos interessantes em produtos de hidratação à base de suco para crianças ativas.

No final das contas, “no fim do dia, ainda se trata de sabor”, ela acrescentou. “Os benefícios funcionais podem despertar o interesse do consumidor e atrair, mas se não tiver um bom sabor, eles vão buscar outra coisa para gastar seu dinheiro.”

O mascaramento e modificação de sabor é um processo complexo e personalizado. Não há uma solução única, disse Staniec. “Temos uma grande biblioteca de sabores de mascaramento e usamos essas ferramentas para mascarar os sabores indesejados que podem vir de qualquer um dos ingredientes ativos.”

Uma vez que o perfil de sabor é neutralizado, os cientistas podem então adicionar “sabores característicos” à formulação.

Staniec disse que sabores nostálgicos como certos doces e gomas das décadas de 1980 e 1990 voltaram ao centro das atenções. E para as gerações mais jovens, esses sabores oferecem uma “nova nostalgia”, já que estão experimentando-os pela primeira vez.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Nutraceuticals World 03.06.2024

Parceiros 2024