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Condor, fabricante de utensílios de limpeza e higiene, eleva share of mind no varejo

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Marca ganhou maior reconhecimento dos varejistas brasileiros em quatro categorias de produtos, segundo pesquisa de SA Varejo. Alexandre Wiggers, diretor-presidente, detalha o trabalho realizado

Em 2017, a Condor, fabricante de uma vasta linha de assessórios para limpeza, higiene e beleza, iniciou um trabalho envolvendo modernização da logomarca e renovação de embalagens. A empresa buscou ainda estar mais próxima do varejo, inclusive ampliando investimentos em materiais de ponto de venda. E os resultados apareceram. A fabricante obteve crescimento na lembrança dos varejistas em quatro categorias de produtos na edição mais recente da Pesquisa de Preferência de Marcas, realizada por SA Varejo com 3.118 varejistas do setor de supermercados em todo o Brasil.

Os resultados refletem o desempenho em 2018, um ano bastante desafiador, em que 41% das marcas classificadas no estudo amargaram queda em relação ao levantamento anterior. Um dos exemplos do crescimento da Condor vem da categoria de escovas para lavar, na qual a marca elevou seu share of mind em 7,22 pontos percentuais (pp), um dos crescimentos mais expressivos de toda a pesquisa. Alexandre Wiggers, diretor-presidente da Condor,  lembra que um dos trabalhos realizados especificamente para essa linha de produtos foi a definição de um design moderno que, além de chamar a atenção dos consumidores no ponto de venda, conta com um padrão visual no intuito reforça a identidade da marca.

Na pesquisa realizada por SA Varejo, na qual varejistas de todas as regiões do país respondem quais marcas consideram as mais vendidas em cada categoria de produto, Condor também cresceu 2,16 pp em esfregão/MOP; 1,16 pp em vassoura e 0,96 pp na categoria de esponja sintética. Além dos investimentos frequentes em lançamentos em todos os segmentos em que atua, incluindo higiene bucal, decisões comerciais contribuíram para o avanço. “Estruturamos melhor nossa distribuição em SP, uma região importante em que nosso share é menor do que em outras áreas”, exemplifica Wiggers, lembrando que os produtos da marca chegaram às gôndolas de novos clientes, como as redes Coop e Nagumo.

Com distribuição nacional, a empresa também reforçou o trabalho junto a distribuidores, responsáveis por atender pequenos e médios varejistas, além de ter voltado a participar de eventos importantes do setor, dentre os quais a feira da Apas. Com essa diversidade de ações, a Condor elevou em 5% suas vendas em 2018, superando as dificuldades de um cenário econômico ainda estagnado e os impactos da greve dos caminhoneiros, que atingiu toda a cadeia de distribuição.

Estrutura mais dinâmica

Segundo o diretor-presidente da Condor, o cenário dos primeiros meses de 2019 é de aquecimento nos vendas, com avanço de “um dígito alto” em comparação com o mesmo período do ano passado. Recentemente, a empresa definiu uma alteração importante em sua estrutura, que tende a melhorar o atendimento comercial e resultar em negociações cada vez mais vantajosas para indústria e varejo: os setores de marketing e vendas foram divididos em duas diretorias. “Queremos nossa diretoria de vendas totalmente focada, com 100% de dedicação na busca por melhores negociações comerciais”, destaca Alexandre Wiggers. Já a área de marketing se dedicará a criar produtos e campanhas direcionados aos anseios do público. Uma dessas ações deve acontecer nos próximos meses, em comemoração aos 90 anos de fundação da Condor, completados neste ano.

Fonte: savarejo 09.05.2019

As principais tendências em fragrâncias para Home Care

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A indústria de fragrâncias para o lar está crescendo muito além de velas, difusores de ambiente e ceras especiais. Sabonetes líquidos e cremes para as mãos são itens que vem sendo incorporados a linhas de fragrâncias Home Care. Para atender ao consumidor on-the-go, novos formatos como sabonetes, esfoliantes de açúcar, loções corporais, bath bombs, sprays corporais e lenços perfumados estão entre os muitos itens de cuidados pessoais lançados no mercado.

Protetores labiais aromatizados foram o item mais surpreendente a entrar nas linhas de produtos de cuidados pessoais de marcas de fragrâncias. A marca Capri Blue lançou seu próprio protetor labial, que também faz parte de sua linha exclusiva com a fragrância Volcano. A NEST Fragrances também lançou sua linha de protetores labiais com proteção solar, disponível em suas fragrâncias icônicas: Ocean Mist & Coconut Water, Bamboo & Jasmine e Grapefruit & Verbena. Muitas empresas de fragrâncias para o lar entraram ou expandiram suas linhas de cuidados pessoais para seguir as tendências do mercado de bem-estar.

Os clientes continuam a pedir por produtos que promovam bem-estar e um estilo de vida saudável. Em 2017, a Bath & Body Works expandiu sua linha de aromaterapia, Scentered, lançada nos Estados Unidos, e Chesapeake Bay entrou para sua linha Mind & Body. A tendência de bem-estar continuou a crescer com ainda mais força à medida em que novos players entraram nesta categoria. A Paddywax lançou suas novas velas Makes You Wanna Say… que têm como proposta relaxar mente. A Hannah’s Candles introduziu a L’aroma Therapie, uma coleção à base de óleos essenciais feita de uma mistura de ceras com óleo de coco, disponível em diversas fragrâncias em uma embalagem artística. Com o sucesso de sua linha Seek Your Balance, a Root American Made Candlesexpandiu seus produtos de aromaterapia para incluir uma vela de 15oz que promete durar 90 minutos.

O óleo CBD é a principal tendência no mundo do bem-estar. Diversos produtos de beleza e cuidados pessoais contendo óleo CBD foram lançados no último ano, mas a pergunta atual é: esse fenômeno se espalhará pela indústria de fragrâncias para o lar? Velas perfumadas com cannabis já estão disponíveis na P.F. Candle Co., Malin + Goetz, e Kushed Candles. Velas com aroma de haxixe estão disponíveis na Jonathan Adler, Kobo Candles e Photogenics. Todas as velas são formuladas com combinações de soja e fragrância projetadas para similar a cannabis e o haxixe, mas nenhuma é realmente feita à base de CBD. Uma outra pergunta relevante é se velas formuladas com óleo CBD chegarão ao mercado. Alguns fabricantes revelam que não pretendem adicionar CBD às suas fórmulas por se tratar de uma tendência passageira, mas outros playerspodem pensar de forma diferente.

Cuidados pessoais e velas inspiradas em cannabis são apenas algumas das tendências a serem exploradas em nosso estudo de fragrâncias para Home Care, que será lançado em breve. Para saber mais sobre os destaques, inovações, previsões de tendências e muitos outros fatores que afetaram este mercado em 2018, adquira nosso relatório de inteligência competitiva “Home Fragrances: U.S. Market Analysis and Opportunities”. Esta nova edição contará com os principais insights apresentados no Summer 2018 e no Winter 2019 do NY NOW Gift Show.

Fonte: Kline & Co 24.04.2019

Anhembi apresenta desinfetantes com proposta de sustentabilidade

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A Indústrias Anhembi, especialista em produtos para limpeza doméstica, aproveita a feira Apas Show 2019 para apresentar ao mercado seus novos desinfetantes.

Os desinfetantes Pinho para Banheiro Super Candida e Qboa eliminam 99,9% dos germes e 7 bactérias, possuem tecnologia que forma um escudo contra maus odores e podem ser encontrados na versão 500ml. Já os desinfetantes perfumados Qboa e Super Candida limpam e desinfetam, têm perfume com ação prolongada, podem ser utilizados em toda a residência e estão disponíveis em embalagens de 500ml, 2L e 5L nas versões eucalipto, floral e lavanda.

Além da feira Apas, a Anhembi irá utilizar estratégias de mídia para divulgar as novidades com merchandising, OOH, materiais de PDV e inserções no YouTube. A Anhembi ainda vai apresentar no evento o Projeto Sustentar, onde mostrará ao mercado as ações desenvolvidas pela sua indústria para minimizar os impactos ambientais. Entre as ações, podemos destacar a compactação de produtos, a reciclagem pós-consumo e não fazer testes em animais. Para saber mais, acesse: www.projetosustentar.com.br

Condor comemora 90 anos de mercado com lançamentos

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No ano em que completa 90 anos, a Condor implementa melhorias na sua organização comercial e de marketing, com objetivo de atender as necessidades e dinâmicas especificas dos diferentes canais, buscando assim melhor servir os mais de 100 mil pontos de venda em que chega com seus produtos e serviços em todo Brasil.

Ainda como parte desse esforço, a empresa desde fevereiro vem comercializando seus produtos por meio da Amazon.com, maior plataforma de e-commerce mundial, ampliando assim sua presença no formato de vendas online.

Novidades

A empresa ainda anuncia uma série de lançamentos para os segmentos de Limpeza, Beleza e Higiene Bucal, como a expansão da linha de esponjas com a inclusão da tecnologia Antibac de íons de prata que eliminam 99,9% das bactérias, e a linha Love Sensações composta por uma coleção decorada e inspirada nos aromas e sabores que aguçam os sentidos. Também serão lançadas as novas luvas para uso doméstico e estético e os novos panos com a dupla funcionalidade de esfregar e secar superfícies.

Em Higiene Bucal, a novidade é a escova dental Agile na versão Leve 4 Pague 3.Também vale destacar a linha infantil de escova e gel dental inspirada na franquia Vingadores, que está no auge com o sucesso do filme Vingadores Ultimato.

No segmento de Beleza, a Condor apresenta as novas estampas de escovas para cabelos das linhas Divas e Fashion, representando as tendências de cores e estampas de moda mais recentes, além do kit de escova e pente Lilica Ripilica, indicado para o público infantil.

Ainda como parte desse processo de evolução de uma gestão cada vez mais orientada ao mercado, a Condor cria uma Diretoria de Marketing e anuncia a contratação de Marcelo Assaf como novo Diretor. Com larga experiência em gestão de marketing em grandes empresas de bens de consumo, Assaf irá contribuir para a trilha de aceleração de crescimento e rentabilização da Condor, fortalecendo a gestão de marketing por canais e a experiência do consumidor final com a marca. “A Condor alcança 90 anos de história sendo uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, mas também atenta ao futuro e cada vez mais focada em inovação, proximidade com o consumidor e na consolidação de uma performance mais ativa nos diferentes canais de vendas”, destaca Alexandre Wiggers, Diretor-Presidente da Condor.

Fonte: Newtrade 07.05.2019

Procter & Gamble inaugura Centro de Inovação em Louveira

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A Procter & Gamble inaugurou hoje (07), em Louveira-SP, o seu Centro de Inovação. Trata-se de  um dos maiores laboratórios de desenvolvimento de produtos da empresa na América Latina e que recebeu investimentos da ordem de R$ 200 milhões.

O Centro de Inovação de Louveira é o 14º laboratório da empresa no mundo. Em seu discurso, a presidente da Procter & Gamble no Brasil, Juliana Azevedo, destacou que a empresa não reduziu os investimentos em inovação mesmo durante a crise econômica.

Nos últimos cinco anos, a P&G investiu R$ 2 bilhões no Brasil e está focada em oferecer produtos cada vez melhores, impulsionando o mercado de inovação, através de conceitos como o de conectividade.

Fonte: Newtrade 07.05.2019

M-commerce já responde por mais de um terço dos pedidos online

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As compras efetuadas via smartphones corresponderam a mais de 1/3 do total de pedidos do comércio eletrônico no Brasil em 2018, aponta a 39ª edição do Webshoppers, relatório anual desenvolvido pela Ebit | Nielsen sobre o comércio eletrônico brasileiro. No ano passado, em média, 35% dos pedidos (40,3 milhões) e 31,3% do faturamento do setor (R$16,7 bilhões) foram provenientes do m-commerce, como é chamada a venda online realizada via dispositivos móveis.

O m-commerce é um dos principais responsáveis pelo crescimento nominal de 12% registrado pelo comércio eletrônico no ano passado. O setor faturou R$53,2 bilhões, com 123 milhões de pedidos, 11% a mais do que no ano anterior. O tíquete médio de compras foi de R$434, ligeira alta de 1%. Para 2019, a expectativa é de expansão de 15%, com vendas totais de R$61,2 bilhões. Os pedidos devem ser 12% maiores, 137 milhões, e o tíquete médio em torno de R$447, aumento de 3%.O m-commerce vem se mostrando a grande via de democratização do e-commerce. Em 2018, registramos 10 milhões de consumidores que fizeram uma compra online pela primeira vez, incluídos digitalmente a partir da expansão do mercado de smartphones e do acesso à banda larga.

As categorias responsáveis pela expressiva alta de pedidos no m-commerce são Perfumaria, Cosméticos & Saúde (com 51% de crescimento), Informática (27%), Alimentos & Bebidas (23%), além de Moda & Acessórios (+6%), Esporte & Lazer (+10%) e Casa & Decoração (+16%).
A democratização do e-commerce também pode ser notada pelo avanço para além do Centro-Sul, em especial no Norte (+22%) e, principalmente, no Nordeste (27%). O faturamento foi de R$7 bilhões em 2018, na soma dos estados nordestinos, o que representa 13,2% do total geral.

Ainda é pouco na comparação com o Sudeste, que concentra quase 60% das compras, mas houve um salto expressivo de 2,3 pontos percentuais em relação a 2017. O Nordeste tem uma demanda reprimida e, por consequência, muito espaço para crescer, especialmente para empresas de logística e operação, já que é a região do Brasil que registra a menor taxa de produtos entregues dentro do prazo (81%), abaixo da média nacional, que é de 86%.

CATEGORIAS

A categoria campeã em faturamento total em 2018 foi a de Eletrodomésticos, com 19,6% de importância no mercado, seguida de perto por Telefonia & Celulares, com 18,2% (contra 21,2% em 2017). Completam o top 5 Casa & Decoração, Informática e Eletrônicos.

Como o grande destaque do crescimento do mercado em 2018 foi o número absoluto de pedidos, é o ranking das categorias mais pedidas que chama a atenção. Liderando o pódio está a campeã Perfumaria, Cosméticos & Saúde, com 16,4% de participação em pedidos (4,4 pontos percentuais a mais de pedidos em relação à 2017), seguida de Moda & Acessórios, com 13,6%. As duas primeiras, principalmente, ajudam a explicar o crescimento menor no ticket médio de um ano para outro.

Completam o ranking das mais pedidas em 2018 Casa & Decoração, com 11,1%, Eletrodomésticos, com 10,6% (campeã no ranking de faturamento) e Livros, Assinaturas & Apostilas, com 7,5%, outra categoria com um ticket médio não muito alto.

Webshoppers - crescimento em pedidos

FRETE GRÁTIS

A porcentagem de lojas que utilizaram frete grátis como estratégia apresentou leve variação durante o ano de 2018. Ao analisar os dez maiores players do mercado, esse aumento acontece em dois momentos: no segundo e no quarto trimestre do ano devido à greve dos caminhoneiros e período de Natal (que inclui Black Friday), respectivamente.

Webshoppers  - frete grátis

CROSS BORDER TRADE

As compras realizadas por brasileiros em e-commerces internacionais totalizaram US$ 2,1 bilhões em 2018, queda de 22,2%. Considerando a alta acumulada do dólar no ano, convertendo para o valor médio em reais, a queda foi um pouco menor, 10,9%. O número de pedidos caiu 6%, de 73,8 milhões para 69,4 milhões, e o tíquete médio baixou 17,2%, de US$36,79 para US$30,48. Entretanto, o número de consumidores que efetuaram pelo menos 1 compra cross border trade cresceu 3%, comparando com o ano anterior, para 23,1 milhões.

O cenário de queda está ligado ao preço do dólar e o consequente aumento de preços. Em 2017, a cotação média do dólar no Brasil foi de R$3,19, já em 2018 saltou para R$3,65 (média), uma alta de 14,4%. Além disso, em Agosto de 2018, os Correios passaram a taxar os consumidores por compras internacionais com um valor fixo de R$15, fator que também contribui com a retração das vendas cross border.

Fonte: Nielsen 26.03.2019

Scotch-Brite lança rolo adesivo reutilizável para remover pelos e poeira

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Pensando em facilitar a remoção de pelos e outros resíduos de itens como sofás, cortinas e roupas de cama sem o risco de danificar os tecidos, a Scotch-Brite lança o rolo adesivo reutilizável.

O rolo adesivo reutilizável conta com a tecnologia exclusiva da 3M de adesivo lavável, que permite o uso após a lavagem com água corrente (retomando a adesividade após seco) e dura até 100 lavagens. Com cabo ergonômico que facilita a limpeza de grandes superfícies, é ideal para as pessoas que têm animais em casa removerem de forma rápida e prática os pelos indesejáveis que ficam nos tecidos em geral.

Para fazer a lavagem do rolo, basta passá-lo na água fria e tirar os pelos com a mão. Depois, é só esperar o produto secar naturalmente para utilizá-lo novamente.

“Nós aproveitamos a tecnologia de adesivo lavável da 3M para produzir o rolo reutilizável e trazer essa opção para o consumidor que quer remover os pelos do sofá, tapete ou roupas de cama de forma eficiente e prática”, comenta Marina Tonoli, Gerente de Produtos da marca Scotch-Brite™ da 3M do Brasil.

O lançamento é uma ampliação do portfólio da marca, que continua comercializando o rolo adesivo tradicional, que tem folhas adesivas com alto poder de remoção, é prático e portátil, ideal para tirar os pelos e outras sujeiras das roupas e tecidos.

Fonte: Newtrade 25.04.2019

Unilever testa no Brasil novo jeito de trabalhar com semana de três dias

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Quem gostaria de trabalhar somente três dias por semana, folgar às sextas-feiras, dividir as responsabilidades e demandas do serviço e ainda ter tempo para estudar, descansar ou ficar com a família?

A resposta “todo mundo” parece ser unânime e até mesmo utópica. Mas, na Unilever, isso já é uma realidade.

Foi tomando um chá da tarde durante a licença maternidade de Carolina Mazziero (que na época era parceira de negócios para food solutions e desenvolvimento organizacional), que ela e Liana Feracotta (BP de marketing e pesquisa e desenvolvimento), tiveram o estalo para a ideia que as faria dividir o mesmo cargo na multinacional.

A sugestão de adaptar o compartilhamento de cargo para a área de recursos humanos ganhou corpo e uma imagem. “Depois da nossa conversa tiramos uma foto e mandamos para a nossa superior, dando a ideia do compartilhamento. Foi quase uma brincadeira, mas ela se mostrou muito aberta para trazer isso à mesa”, conta Carolina. Para ela, esse papo saiu de um sonho e se tornou uma estratégia de RH. A prática está em fase de testes há pouco mais de 15 dias.

Esse conceito já é comum em outros países e, em inglês, a prática leva o nome de job sharing. No entanto, é mais fácil encontrar CEOs que compartilham a tarefa de liderar uma companhia — como é o o caso do Chipotle, cadeia de restaurantes dos EUA, do mercado Whole Foods, da Salesforce e, também, do Deutsche Bank. Já a Samsung, por exemplo, tem três presidentes que dividem o bastão. A novidade na Unilever está na implementação experimental na área de recursos humanos. “É importante para nós, como funcionárias da área de gestão de pessoas, sermos as cobaias do projeto para depois alavancar isso para o negócio”, diz Carolina.

De business partners, ambas foram promovidas a diretoras de recursos humanos e passaram a dividir o mesmo cargo.

Carolina e Liana: ambas dividem o cargo de diretora de RH na multinacional de bens de consumo

Enquanto Carolina trabalha às segundas, terças e quartas, Liana fica com as terças, quartas e quintas. A folga de sexta é garantida e os horários não são fixos. “Optamos por não estar na empresa de sexta porque a maioria das pessoas faz home office. Eu e Liana ficamos no escritório juntas de terças e quartas porque achamos melhor ter nesse primeiro momento dois dias de interface das duas no escritório para manter tudo mais claro para os funcionários”, diz Carolina.

Os pontos positivos para elas são bem parecidos: com a carga de trabalho reduzida em 40%, elas podem passar mais tempo com os filhos, fazer cursos novos e aumentar a qualidade de vida. “Tem um benefício pessoal muito grande em compartilhar um cargo. Consigo levar meus filhos para a escola, ler artigos, estudar, ouvir podcasts. Isso é muito importante para um profissional em um mundo ágil como o que estamos vivendo”, afirma Liana.

O compartilhamento também tem efeito positivo no engajamento dos funcionários. “A organização me tem em um nível de engajamento altíssimo. Quando estou aqui, estou de corpo e alma, completamente focada nos desafios que tenho”, diz.

Para as empresas, o job sharing também traz bons resultados que vão além da redução da planilha de gastos da empresa, uma vez que o salário do funcionário é menor com esse regime. “Ter benefícios como esse ajudam na retenção e na atração de talentos. É uma ferramenta de desenvolvimento pessoal na companhia. Para ter os melhores na empresa, precisamos conseguir atraí-los e a flexibilidade do trabalho é um ponto muito importante”, afirma Carolina.

Nenhuma das duas enxerga pontos negativos na mudança de rotina até o momento. As únicas dificuldades, para elas, são descobrir como manter a disciplina e se desconectar totalmente nos períodos de descanso e como se organizar de uma forma efetiva, rápida e, claro, compartilhada. “O mundo corporativo gira cinco dias por semana e nós estamos girando somente três. Não é fácil se desconectar do e-mail, do celular, ou até mentalmente. Esse é o principal desafio no momento”, explica Liana.

Para resolver o impasse da organização, Liana e Carolina se reúnem toda terça-feira às 8h da manhã para discutir as missões e as atividades semanais que ambas precisam desempenhar. Nos outros dois dias, o WhatsApp é um amigo fiel para compartilhar (além do cargo) novidades e problemas que o dia a dia corporativo trazem.

O job sharing (por ter sido implementado muito recentemente) ainda não tem previsão para chegar a outras áreas da Unilever.

Fonte: Newtrade 22.04.2019

O impacto do ‘private label’ no balanço das grandes marcas

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A situação das gigantes de alimentos processados está difícil, e, segundo a Goldman Sachs, ainda vai piorar.
O culpado: o private label.

Num relatório de 78 páginas, o banco diz que as marcas próprias (criadas por varejistas) vão continuar ganhando tração nos próximos três anos, roubando share das grandes marcas, reduzindo o profit pool do setor e mudando drasticamente a relação de forças entre varejo e indústria.

O relatório, intitulado “Brand Disruption’s Next Phase”, diz que os maiores afetados com a nova dinâmica serão (de longe) as empresas de CPG (consumer packaged goods), especialmente Kraft Heinz, Campbell Soup e Tyson Foods.

A ascensão das marcas próprias vem na sequência de outra mudança drástica na indústria: o surgimento de diversas marcas pequenas e independentes que impactaram os resultados das grandes marcas.

Mas, segundo a Goldman, elas estão começando a perder força.

“Três anos atrás nosso foco era na ascensão das marcas pequenas e independentes, mas agora muitas (ainda que não todas) dessas marcas disruptoras estão provando que eram apenas interruptoras”, escreveram os analistas do banco. “Quem está crescendo agora são as marcas próprias do varejo, na medida em que elas evoluem de emuladoras para inovadoras.”

O banco acredita que a indústria está entrando numa nova era que “só aumentará o risco das incumbentes”. “Essas marcas são apoiadas por varejistas com uma estratégia bem definida e que têm a vantagem de possuir uma quantidade enorme de dados e acesso direto aos consumidores”, diz o relatório.

A força do private label já ficou evidente nos últimos anos. De 2016 a 2018, enquanto todas as grandes marcas de alimentos perderam receita, as principais marcas próprias cresceram acima de dois dígitos (veja mais no gráfico).

Nas contas da Goldman, só ano passado as marcas próprias roubaram US$ 4 bilhões em vendas das grandes marcas. Hoje, o mercado de private label movimenta US$ 137 bilhões/ano nos EUA.

A Goldman acha que três fatores vão acentuar o movimento.

O primeiro, é claro, são os millennials. Os jovens americanos estão se interessando mais pelas marcas próprias (83% deles consideram sua qualidade igual à das grandes marcas) e gastando menos com as líderes de mercado. Ao mesmo tempo, os varejistas estão investindo mais na inovação de seus produtos e num portfólio mais amplo, com orgânicos e naturais, o que tende a estimular ainda mais o interesse desse público.

O segundo: o maior investimento dos próprios varejistas. Em 2016, apenas 42% dos empresários do setor acreditavam que as marcas próprias eram uma forma de fidelizar o cliente e gerar tráfego nas lojas; hoje, a fatia subiu para 88%.

Segundo o relatório, além de investir na inovação, os varejistas estão dando mais espaço nas gôndolas para suas marcas próprias, aumentando a visibilidade dos produtos.

O terceiro: a dinâmica macroeconômica. Historicamente, o private label performa melhor em momentos de crise, já que o consumidor migra para produtos mais baratos. Como o banco espera uma desaceleração da economia americana, o ambiente macro também deve dar uma mãozinha.

Com um detalhe importante: desta vez, a migração deve ser mais permanente que em outros momentos da história. Como a qualidade dos produtos de marcas próprias melhorou, quando os consumidores fizerem o próximo trade-down será mais difícil voltar para as grandes marcas.

As previsões do banco vão em linha com as perspectivas do próprio setor. A The Food Marketing Institute — entidade que representa os varejistas e fabricantes — acredita que o market share das marcas próprias vai dobrar nos próximos dez anos no país (dos atuais 15% para 30% do consumo).

Neste cenário, obviamente, nenhuma grande marca sairá ilesa. Mas, para a Goldman, a bomba vai explodir com mais potência em alguns lugares.

Para descobrir quais, o banco criou uma espécie de índice de exposição ao private label, que mediu os segmentos, empresas e categorias que mais devem ser afetados. As descobertas: o segmento com maior risco é o de alimentos processados e as categorias mais expostas são café em pó, comidas congeladas, queijos, sopa e cookies.

O ranking de empresas é liderado pelo trio Kraft Heinz, Campbell Soup e Tyson, além de nomes menos conhecidos como a Hormel e Smucker.

“Estimamos que as margens EBITDA dos fabricantes private label são apenas 300-400 bps superiores ao seu custo de capital e menos da metade que a dos fabricantes tradicionais (9-10% para os private label vs. 21% em média para as grandes marcas)”, escreveram os analistas. “Essa migração de receita para o private label naturalmente vai se traduzir numa contração do profit pool da indústria.”

Na relação de forças, a mudança também é gigantesca: para manter uma boa exposição nas gôndolas, as fabricantes já estão tendo que sentar à mesa com outra postura, oferecendo melhores condições comerciais ao varejo. Daqui para frente, a queda de braços só tende a piorar para o lado das grandes marcas.

Outra conclusão preocupante: conforme a receita das fabricantes de alimentos foi caindo nos últimos anos — com a ascensão das marcas independentes e o avanço do private label — a resposta da maioria das empresas foi tentar sustentar o crescimento do bottom line focando na estrutura de custos.

Segundo a Goldman, os gastos com marketing das fabricantes cobertas pela equipe de research do banco caíram 11%-12% nos últimos cinco anos, enquanto as despesas com P&D diminuíram 6% — tornando essas marcas ainda mais vulneráveis às mudanças.

Fonte: Brazil Journal 10.04.2019

Snob lança nova linha de toalha de papel

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Snob, mais uma vez, expande seu portfólio e lança sua versão Hiper, que traz nova tecnologia de fabricação com círculos de absorção em 3D que garantem maior resistência mesmo com o papel molhado.

Top Of Mind nesse segmento, a Santher traz agora pacotes Snob nas versões com 240 e 360 folhas. Com a qualidade da textura utilizada na fabricação, as folhas duplas não se separam, proporcionando maior custo benefício.

Segundo Cristiane Luzzi, gerente de Marketing da Santher, “as tolhas de papel Snob Hiper são ideais para pessoas multitarefas, pois oferecem maciez, maior absorção, menos desperdício e ótimo custo benefício”.

Fonte: Newtrade 09.04.2019

FlashLimp lança linha de Papa Bolinhas

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A FlashLimp acaba de lançar dois modelos de Papa Bolinhas: o Portátil e o Pró.

O Papa Bolinhas, como o próprio nome diz, é indicado para remover as bolinhas das roupas. Isto acontece graças a um sistema de lâminas, com regulagem automática de altura, para garantir a eficiência do processo em qualquer tipo de tecido. O modelo Portátil é compacto e vem com tampa protetora para as lâminas, tem reservatório removível e funciona com duas pilhas AA.

Já o diferencial do modelo Pró está na ergonomia. Vem como uma alça que facilita o manuseio do produto.

Fonte: Newtrade 04.04.2019

Após 24 anos, OMO reinventa o maior produto da Unilever

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Em um ano de muitas novidades, marca reformula toda a sua linha para atender os novos hábitos do consumidor no cuidado com as roupas

O que já era OMO ficou ainda melhor!”. É com essa mensagem que a marca líder em lavanderia, presente em 7 de cada 10 lares brasileiros, anuncia a reformulação completa de todo o seu portfólio e a chegada do novo OMO Lavagem Perfeita, evolução do OMO Multiação, principal produto da categoria de cuidados com as roupas no Brasil.

Considerada uma das marcas mais amadas e influentes do país, OMO mantém o pioneirismo e apresenta novas tecnologias em seus produtos para atender às necessidades e novos hábitos do consumidor, que adota estilos de vida variados e cada vez mais tem buscado resultados, praticidade e economia.

“OMO se reinventa completamente nesse ano. Estamos redefinindo o conceito de performance superior e promovendo tendências na categoria. Mudamos para atender às demandas das pessoas que exigem mais tecnologia e as melhores soluções quando o assunto é lavar roupas”, diz Giovanna Gomes, diretora de marketing de OMO.

As inovações de OMO Lavagem Perfeita começam pelo seu interior. A partir deste mês, todas as variantes da linha passam a contar com nova fórmula desenvolvida por especialistas para oferecer uma lavagem perfeita, com dez benefícios para uma limpeza superior, como capacidade de remoção das manchas em uma única lavagem e o cuidado para que as cores durem mais.

O diferencial do produto fica por conta do pó ultrafino com tecnologia de rápida dissolução. A novidade não deixa resíduos nas roupas atendendo a uma das principais necessidades do consumidor.

Com o seu poderoso ativo concentrado, é preciso uma quantidade menor de produto para um rendimento equivalente ao anterior. Com meia xícara do detergente em pó, é possível lavar uma máquina cheia de roupas. “Por isso o produto também fica mais sustentável. Como a caixa ficou menor, isso significa 20% menos caminhões nas ruas, o que torna o novo OMO um aliado do meio ambiente”, diz Giovanna.

Na versão líquida, o consumidor encontrará um produto ainda melhor com um novo perfume, performance que se percebe na cor e uma viscosidade diferenciada que ajuda a evitar desperdícios durante a dosagem.

E para celebrar tantas mudanças, OMO passa a contar ainda com uma identidade visual mais moderna e clean, e a explorar o verso das embalagens nas gôndolas em um movimento inédito que reforça os seus benefícios.

Os produtos da linha OMO Sports e OMO Puro Cuidado também evoluem com as inovações do novo OMO Lavagem Perfeita. Além disso, a linha ganhará no próximo mês, novas versões para roupas delicadas, com uma variante inédita na categoria, o OMO para Roupas Delicadas Detox, que lava e purifica os tecidos delicados com uma fórmula mais natural, sem corantes e com extrato de planta biodegradável.

A renovação do portfólio fica completa com ampliação da linha Tira Manchas Extra Poder, que passa a contar com o novo Ultra Espuma, que promete revolucionar a categoria de cuidados com as roupas com sua performance e eficiência superior. O produto chega em embalagem diferenciada, com válvula pump de fácil utilização, removendo as manchas em uma aplicação única.

Já as versões em pó da linha Tira Manchas ganham reforço, ainda, da tecnologia de mini esferas azuis, que protegem os tecidos enquanto removem todos os tipos de manchas e os antigos líquidos dão lugar à linha em Gel.

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