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Casa KM lança linha de limpadores KASÃO

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A Casa KM acaba de lançar a linha KASÃO, que inclui Limpador para Banheiro sem Cloro (gatilho — 500 mL); Limpador Desengordurante para Cozinha (gatilho — 500 mL); Limpador para Piso e Áreas Laváveis (500 mL); Limpa Vidros (gatilho — 500 mL e 5 L) e Multiuso (gatilho — 500 mL, refil econômico — 500 mL e 5L).

Segundo Aline Silva, Gerente de Marketing da Casa KM, o lançamento oferece ao consumidor a facilidade e a leveza que ele sempre quis no momento da limpeza pesada, sobrando mais tempo para outras atividades.

Segundo a consultoria inglesa Now Market Institute os brasileiros são os que mais fazem limpeza doméstica – com tempo médio de quatro horas e cinco minutos por semana – e 32% das pessoas limpam a casa todos os dias, sendo que 84% se preocupam mais com a limpeza da cozinha e 86% com a limpeza do banheiro. “Antenada a este comportamento das pessoas, a Casa KM desenvolveu esses cinco produtos para atender às necessidades de limpeza dos diferentes ambientes da casa, explica Aline.

Fonte: Newtrade 01.04.2019

A Indústria 4.0 vai gerar uma nova onda de inovações

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O conceito, que muda a “cara” das fábricas, vai beneficiar startups e pequenas empresas

Quando se fala sobre Indústria 4.0, quase que automaticamente pensamos na modernização e digitalização dos processos industriais, tanto que no Brasil e em alguns países se adotou, no início da consolidação deste conceito, a denominação “Manufatura Avançada”. Na verdade, embora várias das tecnologias do que chamamos de “Economia 4.0” tenham nascido na área fabril, estas se expandiram para fora da unidade de produção de forma horizontal e se irradiaram de forma “circular” para toda a organização, atingindo a sociedade como um todo.

Quando falo de uma expansão horizontal integra desde o fornecedor até o consumidor final, envolvendo a “inteligência do produto” (conceito que será explicado mais adiante). Tendo desmitificado a ideia da manufatura (indústria) como “centro de tudo”, mas, muito mais, como “parte de um todo”, passemos a compreender que existem mudanças drásticas e importantes em curso devido à digitalização, em vários blocos e etapas: o recebimento de componentes, blocos e soluções; a manufatura e integração de um produto ou sistema; a armazenagem e logística; o processo de aquisição por um cliente final; a administração de todo este processo pela organização; e, finalmente, a integração em nuvem de colaboradores, agora consolidados em grupos de trabalhos interligados.

Para que todas estas transformações aconteçam, existem duas tecnologias extremamente importantes sem as quais estas metamorfoses não seriam possíveis: a Internet das Coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA). Graças à IoT, tudo que se possa imaginar pode ganhar um “CPF”, ou seja, um endereço de identificação. Graças ao que podemos chamar de uma “inteligência de produto”, pode-se monitorar e sensoriar todos os elementos de uma cadeia de valor, um processo de uma etapa produtiva ou logística de uma empresa, uma atividade de venda dentro de uma loja, uma rota completa de transporte ou viagem, entre tantas outras.

A IA é uma das tecnologias que mais cresce no mundo, pois utiliza todos os dados e pré-processamentos advindos de vários elementos sensores, de elementos IoT e de diversas outras fontes conhecidas, e as processa, com base em algoritmos predefinidos, quase em tempo real, para que decisões rápidas e otimizadas sejam tomadas, com ou sem ajuda paralela de seres humanos. Ou seja, a IA, aliado à IoT, suportada por todas as outras tecnologias disponíveis ou em fase de desenvolvimento, permite, a partir deste conceito chamado de Indústria 4.0, um universo ilimitado de soluções e aplicações.

Para o Brasil, as inovações necessárias para a implantação de todas estas novas soluções demandadas são grandes oportunidades para aproveitar a diversidade de insumos e reservas existentes, recursos humanos, conhecimentos avançados e ativos de Ciência e Tecnologia e transformá-los em soluções diferenciadas no contexto mundial. Nesta linha, o governo tem um papel fundamental para definir em quais tecnologias a nação deve apostar, definir focos estratégicos de segmentos e soluções, e dar apoio estrutural e financeiro para os atores interessados em contribuir com estas ações.

E, as MPEs, principalmente as startups de base tecnológica, são um dos principais instrumentos para que esta política seja adotada, por permitir a concretização de ideias disruptivas, detectadas de perto pelas necessidades de mercado. Estes micro empreendimentos, além de fomentos governamentais, devem estar sempre bem instalados e mentorados por incubadoras reconhecidas e competentes, como o Cietec, entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP-IPEN, que acompanha as tendências pioneiras do mercado e já conta com mais de 10 startups incubadas que desenvolvem negócios voltados para a área de Indústria 4.0, e que, recentemente, reformulou o seu Edital para ingresso de mais empresas com propostas de negócios para este setor.

Fonte: Revistapegn 29.03.2019

Classe C volta a crescer e está mais otimista

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Uma década depois da criação do termo “nova classe média”, essa parcela da população no Brasil voltou a crescer de 2017 para 2018 – passando de 50% a 51% da população, uma adição de mais de 2 milhões de pessoas – após uma queda brusca nos dois anos anteriores.

Embora ainda não tenham recuperado tudo o que perderam durante o período em que a economia recuou 8%, as famílias da classe C estão otimistas com o que está por vir e pretendem voltar a comprar bens de maior valor agregado, como eletrodomésticos e materiais de construção, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva. Mas a busca por essas metas não será a qualquer preço: o consumo-ostentação dos tempos de bonança foi substituído pela exigência de um claro custo-benefício.

Essa nova relação com o consumo é “caminho sem volta”, segundo Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, especializado em estudar os hábitos da classe C. Com o aumento ainda tímido – de 0,9% – da renda desse contingente no ano passado, para convencer os 106 milhões de membros da classe média a gastar o dinheiro que têm em mãos – montante estimado em R$ 1,57 trilhão para 2019 –, as empresas terão de suar. “As marcas vão precisar saber muito mais sobre os hábitos desses consumidores para convencê-los a abrir a carteira”, diz Meirelles. “O consumo agora não vai estar mais ligado ao acesso a qualquer custo, à ostentação, mas sim à performance e à relevância de cada produto.”

Otimismo

Esse retorno ao consumo é pautado muito mais pela expectativa do que por avanços econômicos consistentes. Isso porque tanto o emprego quanto a renda ainda estão longe de recuperar os níveis anteriores à crise. Apesar da queda da inflação e do juro básico no patamar mínimo de 6,5% ao ano, o desemprego está na faixa de 12%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para este ano, no entanto, as expectativas de crescimento do PIB ainda se situam em cerca de 2%, apesar de reduções recentes nas estimativas, o que pode ter um efeito positivo especialmente para a classe média. Segundo cálculos da consultoria MacroSector, a renda da classe C poderá crescer 3,5% em 2019, sobre o ano passado. A consultoria também projeta alta de 3% para as vendas no varejo este ano.

Todas essas perspectivas, no entanto, dependem de fatores ainda não concretizados – como a aprovação das reformas estruturais no Congresso. “Há uma expectativa de crescimento respaldada na aprovação das reformas. Caso isso não ocorra, podemos entrar numa crise pior do que a de 2014”, afirma José Ronaldo Souza Júnior, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Interbrilho disputa mercado pet norte-americano

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Mais de mil marcas mundiais estarão presentes na Global Pet 2019, que acontece de 20 a 22 de março, em Orlando, na Flórida (EUA). Considerada a maior feira anual da indústria de animais de estimação, a Global Pet é uma oportunidade única para que as empresas de todo o mundo apresentem seus catálogos e novidades de um dos setores que mais crescem e mantém aquecida a economia global.

Não à toa, uma das gigantes brasileiras do segmento, a Interbrilho, vai marcar presença pelo terceiro ano consecutivo no evento e ainda apresentar em primeira mão as novidades da linha Ekopet, que já é sucesso nos mercados nacional e internacional. Em um mega estande, montado especialmente para atrair a atenção de curiosos e promover a interação entre a companhia e empresas do ramo, a Interbrilho vai mostrar como a, já consolidada Ekopet, chegará às gôndolas nos próximos meses, depois de passar por um processo de reformulação.

Vendida com exclusividade na terra do Tio Sam, a Ekopet é uma linha desenvolvida com os mais altos padrões ambientais e de qualidade, sem gerar nenhum impacto negativo ao meio ambiente. Os produtos são elaborados agregando todos os benefícios das essências da Amazônia, e conta com produtos que vão desde shampoos, higienizador banho seco – que lava sem a necessidade de água -, condicionador e o poderoso secador de urina, que transforma os dejetos em pó e ainda perfuma o espaço. Além de já contar com uma fórmula específica que reúne todos os benefícios das essências da Amazônia, a marca conta com uma equipe de especialistas, que trabalha desenvolvendo pesquisas e testando novos extratos naturais para chegar às melhores formas e garantir produtos de excelência para o companheiro de quatro patas.

Apostando no crescimento do segmento pet, a empresa vem ao longo dos últimos anos  investindo fortemente do setor, que segue em plena expansão. Por isso, a companhia ampliou sua área de estoque e armazenagem. O CEO da Interbrilho, Henrique Caran, destaca que cada vez mais a marca está focada em ampliar seu portfolio, sem abrir mão credibilidade e confiança que já conquistou. “Resolvemos fazer este novo investimento no nosso parque industrial porque estamos nos destacando cada vez mais no setor de varejo pet e queremos também fortalecer ainda mais a exportação destes produtos”, afirma Caran, que enfatiza que os resultados que vem obtendo propõem uma perspectiva ainda maior de ganho nos próximos anos e os números comprovam essa crescente. Em 2017, o Grupo faturou R$ 70 milhões e as marcas pet da empresa (PetBrilho, FunPet e EkoPet) não só acompanharam como contribuíram com essa receita.

Henrique destaca que o país tem hoje uma população de quase 100 milhões de cães e gatos, o que ajuda a entender o sucesso de um dos negócios que mais crescem no Brasil. Com um faturamento previsto de R$ 19 bilhões e crescimento de 7% em relação ao ano passado, o setor resiste à crise”. Segundo ele, a “humanização” dos animais de estimação colaborou para que o brasileiro continuasse a investir em seus pets, mesmo com a renda mais comprometida. “A grande interação com os animais no ambiente interno dos lares tem acompanhado mudanças nas famílias brasileiras com menor número de filhos e pessoas que vivem sozinhas”, finaliza.

Celite desenvolve com a Harpic dispositivo acoplado à caixa sanitária

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Com quase 80 anos de história, a marca de louças e metais Celite está presente na vida dos brasileiros e vista como sinônimo de qualidade, confiança, inovação e bem-estar dentro de casa. Na vanguarda do mercado, Celite é a marca que entende o comportamento e promove a democratização da tecnologia para responder ao principal desejo dos consumidores: ter em seu banheiro o espaço para momento de bem estar e relaxamento.

Ciente desta conexão e a atenção dedicada pelos usuários com as questões de limpeza, Celite uniu sua experiência com outra referência do mercado quando o assunto está relacionado às questões de higiene e praticidade – a Harpic, marca da Reckitt Benckiser.

O co-branding das duas empresas, inédito no segmento de construção, partiu da busca por uma solução de simples uso para facilitar a rotina de asseio e a identificação de um hábito do brasileiro: a colocação de blocos desinfetantes, dentro da caixa acoplada.

“Identificamos que para o brasileiro o conforto não está relacionado apenas ao design e a estética do espaço. Essa relação também é intrinsicamente ligada ao processo constante de manutenção e limpeza e trata-se de um ponto de grande atenção dentro da rotina da casa e do cuidado com a família. Na Celite, direcionamos o desenvolvimento de produtos para atender aos anseios e demandas de nossos consumidores”, revela Sérgio M. B. Melfi, diretor de marketing da Roca Brasil, da qual a marca Celite faz parte.

Dentro desse contexto, a equipe de desenvolvimento de produtos de Celite, em parceria com Harpic, criou o Smart Clean | Harpic, dispositivo integrado à caixa acoplada que tem como função manter a bacia sanitária limpa por mais tempo. Colocado por meio de um acesso posicionado ao lado do botão de descarga, o bloco Harpic para caixa acoplada dissolve aos poucos em contato com a água e libera, a cada descarga, o produto que limpa, perfuma e colore a água.

“Trabalhamos em um processo bastante fluído nesse desenvolvimento, pois encontramos em Harpic uma marca parceira e que traz em seu DNA a busca por soluções para simplificar o dia a dia do consumidor brasileiro. Trazemos para o lançamento na Revestir o resultado da dedicação e combinação de experiências no decorrer de um ano. Estamos muito satisfeitos e animados com a solução”, afirma o diretor de marketing da Roca Brasil.

Durante o processo de desenvolvimento do Smart Clean | Harpic, Celite e Harpic atuaram para oferecer o mais elevado padrão de qualidade e eficiência técnica do dispositivo, resultado de inúmeros testes realizados e aprovados nos laboratórios das duas empresas. A expressividade do sistema já segue em processo de registro de patente.

“A maior preocupação da marca Harpic é garantir a confiança e tranquilidade de um banheiro sempre limpo e perfumado. A parceria com a Celite é reflexo desse propósito que foi materializado em um produto inovador, eficaz e, ao mesmo tempo, fácil de utilizar”, afirma Fernando Gama, Head de Marketing de Harpic.

A usabilidade do Smart Clean | Harpic é outro ponto forte do sistema, haja vista permite a reposição do Harpic Caixa Acoplada de 50g, nas versões Marine e Pinho de forma simplificada, por meio da tampa disponível na caixa acoplada. Tudo isso com risco zero de entupimento e a garantia da excelência de limpeza nas bacias sanitárias Celite.

O dispositivo com a caixa acoplada pode ser instalado na bacia sanitária Net, como também aplicado em modelos do portfólio Celite como a LikeSaveiroAzáleaAcesso e Acesso Confort.

Após o lançamento na Expo Revestir 2019, o lançamento Smart Clean | Harpic estará disponível nas lojas de todo Brasil. Já os blocos da Harpic, versão Marine e Pinho, estão disponíveis em supermercados e nos postos técnicos da Celite.

Downy lança versão Sports com tecnologia Odor Block

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Downy, a marca de amaciantes da P&G, lança produto com tecnologia Odor Block, a novidade promete aroma refrescante de longa duração, mesmo após momentos de intensa atividade e transpiração.

Lançamento no Brasil, segundo maior mercado consumidor de amaciantes do mundo, Downy SPORTS, permite, segundo o fabricante, a circulação de ar e suor das peças, além de cuidar das tecnologias de regulação de temperatura e proteger as fibras dos tecidos, evitando esgarçamento e deformação.

“O mercado brasileiro já compreendeu que o amaciante é essencial no processo de limpeza e no cuidado com as roupas. Assim, além de cuidar melhor das fibras e tecnologias das peças esportivas, a inovadora tecnologia Odor Block de Downy SPORTS chega para garantir que as pessoas vivam seu lifestyle ativamente sem deixar de lado a proteção 24 horas, mesmo com o suor”, afirma Rodrigo Padilla, diretor de Marketing de Downy.

Fonte: Newtrade

Linha Assolan Ypê tem novidades

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A Ypê apresenta novidades na sua linha Assolan: os novos Saponáceos em Pó, os únicos do mercado brasileiro com bicarbonato e detergente que conferem ao produto alto poder desengordurante.

A linha ainda promete dar brilho às superfícies mais difíceis, como panelas e formas, podendo também ser utilizado em diversos ambientes como a cozinha, quintal ou banheiro. Outra novidade é a modernização das fragrâncias. A versão Pinho, por exemplo, agora traz o toque de lavanda. Já a versão Cloro está mais perfumada.

O Sabão em Pasta Neutro também está de cara nova e dá mais destaque para marca Assolan, mantendo a formulação biodegradável, feita 100% de óleos vegetais e com o benefício da glicerina.

Unilever, L’Oréal e Danone estão prontas para mudança climática

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Entre as maiores empresas de produtos de consumo do mundo, a Unilever, a L’Oréal e a Danone são as mais bem preparadas para os efeitos da mudança climática em relação a seus pares, de acordo com um relatório da CDP, uma organização sem fins lucrativos.

Anteriormente conhecida como CarbonDisclosure Project, a CDP adotou uma abordagem dupla ao classificar as 16 maiores empresas de produtos de consumo segundo indicadores como exposição a emissões, uso da água e governança climática. A CDP supôs que as companhias vão precisar se ajustar aos efeitos de um mundo cada vez mais quente em prol dos resultados e de convencer consumidores cada vez mais preocupados.

“Se todos nós começarmos a ser afetados pelos riscos físicos da mudança climática, ficaremos muito mais atentos a comprar produtos com menos impacto”, disse Carole Ferguson, diretora de pesquisa sobre investidores da CDP.

A Unilever encabeçou a lista, resultado de grandes mudanças em seu portfólio, incluindo a compra da SeventhGeneration, em 2016, e de um conjunto de marcas de baixo carbono que respondem por uma grande parcela da receita.

A L’Oréal ficou em segundo lugar, com a cadeia de abastecimento mais protegida dos riscos climáticos físicos e altas pontuações em seu programa de energia renovável. Os investimentos da Danone em saúde do solo e manejo da água, bem como sua ampla gama de produtos veganos, a colocaram em terceiro lugar, informou a CDP.

Empresas dos EUA, como a Kraft Heinz e a Estée Lauder, ficaram perto do fim da lista da CDP. A organização afirmou que as marcas Kraft e Oscar Mayer, da Kraft Heinz, ficaram para trás em inovações de baixo carbono e que sua dependência de carne e laticínios tornou-as mais vulneráveis aos riscos físicos do aquecimento global. A Estée Lauder foi criticada pela falta de transparência no uso de óleo de palma, que tem sido responsabilizado pelo desmatamento generalizado.

A Kraft Heinz comprometeu-se no ano passado a estabelecer “uma meta agressiva de redução de emissões de gases de efeito estufa a longo prazo” e busca reduzir seu impacto em logística, embalagem e agricultura, disse Caroline Krajewski, chefe de reputação corporativa global da empresa. A Estée Lauder não respondeu a um pedido de comentário.

“Para este grupo de empresas, existe toda uma série de riscos que se tornou substancial, em vez de algo que pode ser resolvido facilmente”, disse Ferguson.

As empresas de bens de consumo abordaram a questão, em parte, comprando marcas menores com melhores práticas ambientais. Essas aquisições quadruplicaram nos últimos cinco anos, incluindo a compra da fabricante americana de burritos vegetarianos Sweet Earth pela Nestlé, em 2017, e a aquisição da fabricante de leite de amêndoa WhiteWaveFoods pela Danone, no mesmo ano.

Ferguson disse que espera que as empresas invistam mais em inovações que tenham um impacto sistêmico. Por exemplo, a cervejaria AB InBev desenvolveu novas variedades de cevada que podem consumir até 40 por cento menos água. Atualmente, através das cadeias de abastecimento, da distribuição aos consumidores e da criação de resíduos, as marcas de bens de consumo provavelmente respondem por um terço das emissões globais de gases do efeito estufa, disse ela.

“As empresas que ficaram na liderança estão analisando todo o próprio processo para ver quais são os grandes riscos e oportunidades”, disse Ferguson. “As retardatárias talvez estejam fazendo algumas coisas interessantes, mas não estão ampliando-as o suficiente.”

Fonte: Bloomberg/Infomoney

Urca: nova fragrância Paixão Sedutora

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A Urca elaborou um novo amaciante voltado ao conceito que agrega paixão e sedução. A fragrância “Paixao Sedutora” chega às prateleiras das lojas e supermercados na cor vermelho ‘paixão’ e com toque especial no aroma. Substituindo o amaciante Toque Delicadeza, de cor amarela, ele já chega com perfume prolongado e promete ser o grande aliado da rotina diária do consumidor brasileiro.

Paixão, um sentimento de profundidade tão intensa, capaz de arrancar suspiros e provocar arrepios. Foram essas características únicas de um sentimento tão nobre que inspirou o novo amaciante Urca, da GTex.

Unilever inova com OMO Tag

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A OMO, da Unilever, lançou uma etiqueta de roupa solúvel em água feita a partir de sabão em pó que será adicionada a roupas esportivas à venda no Líbano. Remie Abdo, chefe de estratégia da TBWA \ RAAD Dubai, concedeu entrevista a WARC sobre como a inovação pode ser escalável e simples na execução.

Quem são os concorrentes e o público-alvo da OMO?

Perguntando a qualquer mãe ou dona de casa no Líbano qual é o detergente que ela usa é essencialmente perguntar se ela prefere a Ariel (P&G) ou a Persil (Henkel), duas marcas que há muito competem entre si através de demonstrações de remoção de manchas. Eles são os mais populares e estabelecidos no mercado e têm espaços de mídia que lhes permitem dominar a categoria.

OMO nunca fez parte dessa guerra. A marca não está na mente dos consumidores e normalmente não é uma escolha não solicitada. Embora o OMO seja amado como uma marca por causa do “Dirt is Good“, ele é percebido como menos eficaz do que seus concorrentes quando se trata de remoção de manchas.

Precisávamos convencer as mães e as donas de casa, os tomadores de decisão no Líbano, da eficácia da remoção de manchas do OMO.

OMO é bem conhecido por suas campanhas provocativas , o que o levou a uma ação de amostragem desta vez?

Sabíamos que uma execução tática seria ótima para impulsionar as vendas a curto prazo . a comunicação OMO anterior, centrada na marca e tática, foi a razão por trás da percepção do OMO: uma grande marca com um propósito claro, mas não necessariamente eficaz na remoção de manchas.

Sabíamos que precisávamos deixar os consumidores experimentarem o OMO para que experimentassem seu desempenho. Mas como poderíamos converter uma ação de amostragem e algo duradouro? E como o OMO a ocupar um espaço na mente das pessoas? Queríamos que esta fosse uma ideia que causasse uma impressão maior do que o trabalho tático anterior.

Quão difícil foi implementar essa inovação?

Nós tendemos a associar inovação a complicação, tecnologia ou criar algo novo a partir do zero. OMO Tag, com conhecimento científico e lúdico, inovou a tática ultrapassada de amostragem e criou uma nova mídia, com simplicidade.

A inovação consistiu em usar o próprio produto, em um novo design. Nós nos divertimos fazendo o experimento, e isso valeu a pena. Desde o primeiro protótipo, a tag foi uma boa opção. Nós fizemos provas, testamos e testamos muitas vezes. Uma vez que todas os fatores limitantes ficaram para trás, nós partimos para a implementação.

Você consegue imaginar ideia sendo ampliada no futuro? 

OMO Tag criou uma nova técnica de amostragem e revelou um novo meio, para todos os setores usarem. Definitivamente não será a última vez que essa ideia será usada, nem o OMO será a única marca para implementá-la.

Quais são seus alvos e como você está medindo contra eles?

O objetivo final é estabelecer o desempenho efetivo de remoção de manchas do OMO. É a longo prazo. Até agora, geramos boca a boca, percepção de marca, engajamento e uma forte intenção positiva de comprar OMO.

Que tipo de PR você gerou?

Sabíamos que o OMO Tag atrairia atenção, especialmente em Beirute, onde as pessoas estão com fome de ideias inovadoras e as notícias correm rápido. Além das nossas expectativas, o OMO Tag também atingiu os mercados globais, gerando cobertura no Adage, no Marketeer, no AdForum e em muitos outros.

Fonte: Warc

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A Unilever oferece maior transparência dos ingredientes para seus produtos de higiene pessoal, beleza e cuidados pessoais

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A Unilever cumpriu com seu compromisso de liderança industrial em divulgar, de forma voluntária, ingredientes de fragrâncias em seus produtos de higiene pessoal, beleza e cuidados pessoais na Europa e nos EUA até o final de 2018.

Consumidores em toda a Europa e nos EUA agora podem visualizar informações sobre ingredientes de fragrâncias para mais de 3.000 produtos de higiene pessoal, beleza e cuidados pessoais, incluindo marcas de consumo populares como Dove, Axe, Comfort e OMO. A decisão da empresa de divulgar informações de ingredientes de fragrâncias usados em concentrações até 0,01% na formulação do produto foi uma inovação na indústria, abrindo caminho e incentivando muitas outras empresas a fazer o mesmo.

Lançada no início de 2017, a iniciativa de transparência da Unilever fornece às pessoas acesso a informações que vai além do rótulo e dos requisitos regulamentares.

Informações detalhadas sobre produtos e ingredientes podem ser encontradas on-line:

  • Europa: A seção “O que Têm em Nossos Produtos” nos sites da Unilever inclui informações sobre a abordagem da empresa em desenvolver produtos seguros, explicações sobre tipos de ingredientes e respostas a perguntas comuns. Os usuários também podem procurar produtos individuais e descobrir mais sobre as funções e os ingredientes utilizados. Além disso, uma ferramenta de pesquisa on-line está disponível para ajudar pessoas com alergias a fragrâncias a encontrar produtos adequados para elas.
  • EUA: As informações estão disponíveis por meio do SmartLabel™, uma plataforma digital para todo o setor, que oferece acesso fácil a informações sobre produtos. A Unilever também está atualizando os rótulos de embalagens nos EUA para listar voluntariamente os alérgenos de fragrância de acordo com os atuais regulamentos de rotulagem da União Europeia.

David Blanchard, Diretor Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unilever, afirmou: “Estamos orgulhosos de ir além do que já está no rótulo. Acreditamos que o fornecimento dessa transparência ajudará a criar mais confiança na Unilever e em nossas marcas. Agora queremos expandir nossa iniciativa de transparência de ingredientes para mais países”.

Fonte: sustainablebrands.com

Empresa Girando Sol investe em robotização

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A Girando Sol investe constantemente na modernização de sua estrutura fabril. A empresa localizada em Arroio do Meio, no Rio Grande do Sul, conta com um prédio de 22 mil metros quadrados de área onde concentra todo o processo produtivo da indústria de produtos de limpeza.

Com linhas que priorizam a qualidade, conforto e bem-estar dos consumidores da marca, a Girando Sol aposta no desenvolvimento sustentável, no qual tecnologia e meio ambiente caminham juntas e recebem atenção especial.

A empresa iniciou o ano de 2019 com a instalação da primeira etapa da robotização. O sistema está em funcionamento nas linhas de água sanitária e de desinfetante, contribuindo de forma direta na paletização de caixas e empilhamento. A alta precisão da robótica otimiza e aperfeiçoa os processos, garantindo um incremento na capacidade dessas funções e reduzindo o esforço físico dos colaboradores nas tarefas.

Gerente industrial, Jeremias Soares Junior explica que a tecnologia cumpre um papel importante, a começar por oferecer mais segurança no chão de fábrica. “As máquinas automatizadas, dentro das normas de segurança, especialmente a NR12, possuem operação segura”, observa.

Ele destaca ainda a maior qualidade de processo e produto, precisão, maior controle das operações, além da performance e repetibilidade garantidas de forma equânime.

Soma-se ao avanço tecnológico a preservação do meio ambiente. A marca armazena água da chuva para uso na fabricação de alguns produtos, em especial a água sanitária, e também nos processos internos. Para 2019 a empresa tem um projeto de tratamento e reuso da água, reduzindo de forma significativa o volume utilizado na limpeza da fábrica e dos equipamentos.

A Girando Sol também conta com automação na iluminação na parte administrativa e uso de telhas translúcidas na fábrica para economia de energia elétrica. No que diz respeito a produtos, a empresa não faz testes em animais e suas linhas de detergentes, lava-roupas líquido e em pó, amaciantes tradicional e concentrado, sabões em pasta e barras, são todos dermatologicamente testados.

Na área das embalagens, a fabricação de 100% dos frascos de envase do mix é própria. Com processos modernos a empresa obtém agilidade na produção e ainda ganha com a autonomia na implementação de práticas sustentáveis ao meio ambiente.

A empresa Girando Sol conta com tecnologia capaz de utilizar material de pós-consumo na fabricação de embalagens e faz parte do acordo setorial da logística reversa de embalagens, atendendo a demanda das diretrizes da política reversa.

Fonte: Jornal do Comércio

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