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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Desinfetante inspirado no sistema imune mata superbactérias

Pesquisadores da Irlanda desenvolveram um composto antimicrobiano inspirado na defesa natural do corpo humano que conseguiu matar rapidamente as cada vez mais preocupantes bactérias resistentes aos medicamentos, ou superbactérias.

A abordagem consiste em complexos de iodo-tiocianato, cuja composição foi inspirada em enzimas e moléculas reativas produzidas pelo nosso próprio sistema imunológico, as enzimas peroxidase, que desempenham um papel na defesa imunológica contra infecções bacterianas.

As peroxidases podem produzir moléculas oxidadas altamente reativas na presença de peróxido de hidrogênio. Presentes naturalmente nas secreções corporais, tais como saliva, leite e lágrimas, essas substâncias altamente reativas podem causar danos às células bacterianas, resultando na sua morte.

No entanto, enzimas são caras e praticamente impossíveis de serem produzidas nas quantidades necessárias para um tratamento antibacteriano amplamente utilizável. Assim, os pesquisadores desenvolveram uma abordagem sem o uso de enzimas, consistindo de peróxido de hidrogênio e duas substâncias oxidáveis – iodeto e tiocinato. Estes complexos de iodo-tiocianato produzem substâncias antimicrobianas altamente reativas sem uma enzima peroxidase.

Desinfetante antibacteriano

A equipe testou a capacidade da sua substância bioinspirada para matar uma variedade de estirpes bacterianas, tendo sucesso inclusive contra a MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina).

O composto causou a morte bacteriana rápida em todas as estirpes testadas, em alguns casos matando as bactérias dentro de 30 segundos, mesmo em pequenas doses.

O composto pode ser aplicado como um desinfetante, mas também existe a possibilidade de seu uso para tratar diretamente ferimentos infectados, embora sejam necessários testes mais amplos para isso.

“Nós precisaremos avaliar a segurança e a adequação dos complexos para uso interno ou externo em seres humanos. Também precisamos desenvolver sistemas de distribuição para implementar o tratamento em uma variedade de ambientes que são atualmente afetados por bactérias resistentes a antibióticos,” disse o coordenador da equipe, professor Vincent O’Flaherty, da Universidade Nacional da Irlanda em Galway.

Superbactérias e biofilmes

“O surgimento das ‘superbactérias’ deixa a comunidade clínica com um número cada vez menor de opções para tratar doenças infecciosas e para prevenir a propagação de bactérias resistentes em, por exemplo, ambientes hospitalares,” comentou O’Flaherty.

Além das infecções hospitalares que afetam os pacientes, a contaminação bacteriana pode ocorrer em dispositivos médicos, como cateteres. As bactérias tendem a se agregar nesses implantes e formar camadas viscosas chamadas biofilmes, que são particularmente resistentes às estratégias de descontaminação.

Fonte: Diário da Saúde

Uma lavanderia em que você paga o serviço jogando

Fazer com que os adolescentes ajudem nas tarefas domésticas pode ser um problema para a maioria dos pais. Em compensação, quando se trata de games, rede sociais e qualquer entretenimento digital, esse público é o primeiro a se manifestar. Pensando nisso, a Samsung e a DDB Estocolmo decidiram unir as duas coisas – tecnologia e serviços de casa – de uma forma divertida. O resultado foi a ”Landry”, uma espécie de mix entre lavanderia e lan house onde os jovens podem trocar roupa suja por horas de jogos online.

A ação foi realizada, na verdade, para lançar a nova máquina de lavar inteligente da Samsung, a AddWash, que se conecta com o smartphone permitindo ao usuário controlar as tarefas à distância. O mesmo sistema foi utilizado para que os adolescentes pudessem administrar o serviço enquanto jogavam. Enquanto se divertiam com o game, eles recebiam notificações dos estágios de limpeza das roupas.

”Nós sabemos que adolescentes não gostam de tarefas domésticas. Nós também sabemos que os pais não gostam quando seus filhos deixam de ajudar em casa para jogar. Essa é uma experiência para criar uma situação em que os dois lados saem ganhando”, declarou Martin Runfors, criativo da DDB.

”Novas tecnologias permitem melhoras para o dia-a-dia e agora mais do que nunca, com eletrodomésticos conetados. LANdry é um experimento para vermos como a inovação tecnológica pode ser usada de modo útil e divertido ao mesmo tempo, transformando a hora do jogo em trabalhos domésticos para suas crianças, e até para vocês mesmo”, explicou Adam Gors, diretor de marketing da Samsung para os países nórdicos.

A experiência foi realizada no centro de Estocolmo, na Suécia, durante o mês de maio. Confira o resultado no video case abaixo:

Bactérias encontradas em plantas da Amazônia podem produzir biossurfactantes

Empresa analisa bactérias para produção de biossurfactantes e plásticos biodegradáveis

Uma pesquisa desenvolvida com apoio do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) analisou bactérias encontradas em plantas da Amazônia para produção de bioprodutos como biossurfactantes e plásticos biodegradáveis.

O projeto intitulado “Produção de Bioprodutos: Biossurfactantes e Plásticos Biodegradáveis a partir da Microbiota Amazônica” foi desenvolvido pela empresa Ecobios LTDA. Os resultados do trabalho foram apresentados durante o Seminário de Avaliação de Projetos de Inovação Tecnológica 2017.

O surfactante é um produto muito usado na indústria, sendo capaz de misturar óleo e água no mesmo recipiente. No mercado ele está presente em alimentos, medicamentos e cosméticos, por exemplo.

A coordenadora do estudo, a doutora em Genética e Evolução, Antônia Queiroz Lima de Souza, explicou que produtos semelhantes já existem no mercado, mas o desafio da empresa foi o de encontrar uma bactéria com potencial para produção de novos biossurfacantes e novos plásticos biodegradáveis, ou seja, produtos mais sustentáveis a partir da biodiversidade amazônica e que não prejudicam a natureza. No momento a pesquisa está em fase de patente.

“Isolamos e avaliamos a diversidade de bactérias endofíticas da Amazônia para produção de polihidroxialcanatos, que são plásticos biodegradáveis, e para produção de biossurfacantes. As bactérias foram isoladas em diferentes plantas da Amazônia. Nós trabalhamos, especificamente, com plantas medicinais da região. Isolamos mais de 350 bactérias. Nós fizemos duas seleções uma para plásticos biodegradáveis, onde encontramos 72 espécimes com potencial. Para os biossurfacantes avaliamos 21 espécimes, onde 8 apresentaram potencial para produção de biossurfactantes”, disse a pesquisadora.

Fonte: Fapeam

Shampoo para lavagem de automóveis

Shampoo para lavagem de automóveis
Oxiteno

A combinação dos tensoativos ULTRADET LAB S e UNITOL L 80, ou RENEX 95, com o alcalinizante MONOETANOLAMINA proporcionam maior poder de remoção de sujeira na lavagem de latarias de automóveis. A incorporação de ALKOPON N e ALKOLAN PK 2L proporcionam alto poder espumante, suavidade para a pele e facilita a solubilidade em água e melhora a estabilidade da formulação. Além disso, as formulações são biodegradáveis.

PREPARAÇÃO

Sob agitação, adicionar o tripolifosfato de sódio à quantidade total de água a 70 ºC, mantendo a agitação por 20 a 30 minutos;
Corrigir a quantidade de água evaporada;
Quando a temperatura atingir 35 a 40 ºC e sob agitação lenta, adicionar o ULTRADET LAB-S. o hidróxido de sódio. A MONOETANOLAMINA e o ALKOLAN PK 2L.
Corrigir pH para 8,0 a 8,5.
Adicionar o ALKOPON N, o UNITOL L 80, o RENEX 95, a metilcloroisotiazolinona/metilisotiazolinona e a solução de fluoresceína.

Dados analíticos a 25 °C
Aspecto físico:…………………Líquido opaco
pH (produto tal qual):………. 8,0 a 8,5
Viscosidade (cP):.……………..250 a 300

RECOMENDAÇÃO
Dosagem: Aplicar o produto diluído na proporção de 4 gramas por litro de água (diluição 1: 250).

AVISO AOS FORMULADORES
A Formulação Técnica contem informações apresentadas de boa fé e fundamentadas no melhor conhecimento atual da Oxiteno sobre o assunto. As informações têm valor apenas indicativo. Quaisquer informações comentadas, inclusive as sugestões de condições de uso dos produtos da Oxiteno, não devem substituir ensaios e verificações experimentais que são indispensáveis para assegurar a adequação do produto a cada aplicação específica. Também, é de responsabilidade do formulador final respeitar a legislação local e obter todas as autorizações eventualmente necessárias.

Recomendamos que qualquer sugestão antes de ser adotada seja testada quanto à estabilidade e a eficácia. As sugestões de uso não devem ser entendidas como estimulo a infração de qualquer legislação ou patente.

 

Limpador Multiuso com efeito repelente a deposição de gordura

Limpador Multiuso com efeito repelente a deposição de gordura
Akzo Nobel

Formulação Multiuso - AkzoNobel

Aviso aos formuladores

Toda a informação relativa a estes produtos e / ou todas as sugestões para o manuseio e uso aqui contidas são oferecidos de boa fé e acredita-se ser confiável. AkzoNobel Ltda. no entanto, não oferece nenhuma garantia quanto à exatidão e / ou suficiência de tais informações e/ou sugestões, como a comercialização dos produtos ou adequação a qualquer propósito específico, ou quaisquer usos sugeridos não vai infringe qualquer patente. Nada aqui contido deve ser interpretado como concessão ou extensão de qualquer licença sob qualquer patente. O formulador deve determinar por si mesmo, através de testes preliminares ou de outra forma, a adequação destes produtos para seus propósitos.

Start Química lança linha de produtos voltados ao bem-estar

Only é a marca que a Start Química coloca no mercado. A linha inclui produtos voltados ao bem-estar do ambiente, como difusores de aromas, além de hidratantes, itens para manicure, sabonete líquido, etc. Há também kits para presentes, como o Lavabo.

 

Girando Sol dá início à fabricação própria de sabão glicerina

Passado um ano da inauguração do novo parque industrial de 22 mil m² da Girando Sol, de Arroio do Meio, a empresa faz novos investimentos.
A novidade é o incremento de uma linha voltada à fabricação própria do Sabão Glicerina Alcoólico em barra. A produção já começou e busca atender a demanda crescente pelo item, até então com fabricação terceirizada. Com capacidade inicial de 150 mil kg/mês, o objetivo é melhorar processo e o produto final. “Buscamos reduzir custos, ter mais qualidade e controle de processos. Com isso podemos aumentar a capacidade de produção e também aprimorar o visual do produto”, afirma o gerente geral, Marco Jaeger.
O investimento foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão, aplicado na estrutura, maquinário e formas. Os sabões em barra da Girando Sol são comercializados há nove anos e estão entre as dez marcas mais vendidas na Região Sul do Brasil, segundo pesquisa da Revista Supermercado Moderno. O diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid, observa que a venda desse item começou por solicitações de consumidores. “Na época não tínhamos estrutura física e tecnológica e por esse motivo optamos por iniciar com a fabricação terceirizada. Hoje estamos dando um novo e importante passo”, afirma.
A Girando Sol tem no mercado sabões em barra de 200 gramas e 400 gramas nas fragrâncias Azul, Coco, Glicerina, Glicerinado Fresh, Glicerinado Floral e Glicerinado Neutro. No ano passado, lançou sabões em pasta e apresentou para o mercado o inovador Sabão de Coco de Babaçu, um produto premium da marca. Ele tem em sua composição fatores que aliam saúde, bem-estar e respeito ao meio ambiente. Por ser um sabão de coco, é 100% natural e biodegradável. É ideal para roupas finas e delicadas, além de atuar com eficácia nas tarefas mais difíceis, por seu alto poder desengordurante.

Nova linha de sabões da Girando Sol

A empresa apresenta o Sabão com Óleo de Coco de Babaçu (matéria-prima nobre originária das regiões Norte e Nordeste do Brasil), um produto premium da Girando Sol e inovador na Região Sul. O lançamento será comercializado nas versões 100 gramas, 500 gramas e 1Kg.
O Sabão com Óleo de Coco de Babaçu tem em sua composição fatores que aliam saúde, bem-estar e respeito ao meio ambiente. Por ser um sabão de coco, é 100% natural e biodegradável. Produz espuma em abundância, ao mesmo tempo em que é um hidratante e suavizante natural para a pele. É ideal para roupas finas e delicadas, além de atuar com eficácia nas tarefas mais difíceis, por seu alto poder desengordurante.
Outro lançamento é o Sabão em Pasta, disponível em potes de 500 gramas. O produto será vendido nas versões Coco de Babaçu, com todas as vantagens da matéria-prima, e Tradicional, produzido com óleo de fritura, contribuindo assim com a preservação do meio ambiente. Além dos atributos dos sabões tradicionais em pedra, este também confere maior brilho aos utensílios. O pacote de novidades se completa com o relançamento da linha completa, a qual inclui os sabões multiuso e glicerinados, que evoluíram em qualidade de formulação e embalagens.
Mix completo 
A Girando Sol também vai levar para seu estande a linha completa dos novos amaciantes concentrados, apresentados no começo do ano. Os clientes ainda poderão conferir todos os demais itens do mix: Amaciante de roupas, Detergente líquido, Água sanitária, Alvejante com cloro, Alvejante sem cloro, Cera para piso, Desinfetante, Lava-roupas líquido, Lava-roupas em pó, Detergente lava-louça e Limpador perfumado.

Produtos da Prime Grill tornam o churrasco mais fácil e prático de fazer

A marca foi desenvolvida para atender as necessidades dos amantes da refeição

O churrasco é uma das refeições mais apreciadas pelos brasileiros. Para atender o público apaixonado por esse prato, o Grupo Interbrilho criou, em 2016, a marca Prime Grill, composta por limpa grelhas, esponja limpa grelhas ultra abrasiva, acendedores (álcool gel, álcool sólido e álcool sólido bastonetes), além da pedra de afiar dupla face.

Para remover gorduras impregnadas em churrasqueiras, coifas e fornos, o limpa grelhas é o produto indicado. De fácil aplicação, tem alto poder de limpeza e pode ser adquirido na versão “kit” (que acompanha uma escova para limpeza). Outro item que pode ajudar nessa tarefa é a esponja ultra abrasiva. Confeccionada com fibra de alta durabilidade, oferece maior poder de remoção com menor esforço para limpar as sujeiras mais difíceis. É lavável e não enferruja.

No momento de acender a churrasqueira, a Prime Grill oferece três opções de acendedores: álcool gel, sólido bastonetes (que também podem ser utilizados em lenhas e réchauds) e sólido. São muito seguros, práticos, fáceis de usar e econômicos. Não emitem fumaça e tampouco transferem cheiro aos alimentos ou aos ambientes.

A pedra de afiar completa a linha de produtos da marca. Possui duas faces: um lado grosso para afiar, que proporciona uma afiação fácil e eficaz, e um fino para polir. É comercializada em uma caixa com 12 unidades.

“A Prime Grill é a única marca do mercado que oferece uma linha completa de acessórios para churrasco”, afirma Henrique Caran, presidente do Grupo Interbrilho. “Nosso intuito é proporcionar ao consumidor final praticidade no preparo de uma das refeições mais consumidas no Brasil, oferecendo produtos que auxiliam desde o preparo até a limpeza, a um preço justo”, conclui.

Reckitt Benckiser negocia compra da Mead Johnson por US$ 16,7 bi

A Reckitt Benckiser está em negociações avançadas para comprar a Mead Johnson Nutrition em um negócio de 16,7 bilhões de dólares, o que levaria a fabricante britânica de bens de consumo para o mercado de fórmulas infantis e também ampliaria seus negócios fora do Europa.

Mais conhecida por seus produtos de limpeza Lysol, os preservativos Durex, os comprimidos Nurofen e produtos para os pés Scholl, a Reckitt disse na véspera que estava discutindo uma oferta de 90 dólares por ação em dinheiro, com prêmio de 29,5 por cento sobre o preço de fechamento da Mead.

As ações da Mead Johnson, em meio a rumores de que é alvo de aquisição pela Nestlé ou pela Danone, saltou 22 por cento após fechamento do pregão.

Nesta quinta-feira, as ações da Reckitt em Londres subiam 3 por cento, como o entusiasmo sobre o negócio pontuado por questões sobre preço e adequação estratégica.

A Mead Johnson, dona da marca infantil Enfamil, foi desmembrada da farmacêutica Bristol-Myers em 2009.

A companhia é tida como possível alvo de aquisição devido à sua grande presença na China e na América Latina, regiões com populações de rápido crescimento, bem como nos Estados Unidos.

A Reckitt não era vista como compradora óbvio, mas seu foco em produtos para a saúde dos consumidores torna o negócio lógico, disseram analistas.

Unilever amplia portfólio de Omo com dois lançamentos

A marca de sabão Omo, da Unilever, anuncia o seu novo portfólio de produtos para os cuidados com as roupas

A marca apresentou aos consumidores a linha Puro Cuidado. Hipoalergênico e dermatologicamente testado, o produto é indicado para peles sensíveis e delicadas, como as dos bebês. Já em novembro, foi a vez de chegar às gôndolas a variante Omo Com Um Toque de Comfort Lilás, cuja a fragrância é alinhada a mesma versão do amaciante Comfort, também da Unilever.

“A marca Omo está presente em 75% dos lares brasileiros e possui o portfólio mais completo da categoria, com opções em sabão em pó, líquido, concentrado e tira manchas. Além disso, todas as variantes possuem diferentes formatos de embalagem, oferecendo para o nosso consumidor o poder de optar pelos tamanhos que sejam mais convenientes de acordo com o seu perfil de consumo e com o tamanho da sua família”, afirma Thais Hagge, diretora de marketing de Omo.

Uma forma inovadora de lavar roupa

Responsável por 80% das vendas no exterior, detergente líquido renova mercado e conquista também o consumidor brasileiro

Sabão para roupas é o tipo de item que não sai da lista de compras dos consumidores brasileiros. Dados da consultoria Nielsen mostram que o produto está presente em 99% dos domicílios urbanos. O faturamento dessa categoria cresceu 52,7% desde o início da década, registrando um resultado de 5,6 bilhões de reais em 2014, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Limpeza e Afins.

O bom resultado é creditado às constantes inovações apresentadas pelos principais fabricantes desse mercado. Agora, a tendência aponta para os detergentes líquidos. O formato, que representa mais de 80% do total de consumo no exterior, desembarcou no Brasil em 2010.

Nesse período, abocanhou cerca de 20% do mercado nacional e a expectativa é que ultrapasse, nos próximos anos, o tradicional sabão em pó. “O modelo líquido tem um apelo de tecnologia para o consumidor. Podem ser acrescentadas partículas que limpam sem esfregar, por exemplo”,  afirma Ana Paula Tozzi, presidente da GS&AGR Consultores. “Há também a questão econômica. O desperdício é menor e a embalagem, mais prática.”

A aposta da indústria está nos líquidos concentrados, que já são sucesso na categoria de amaciantes. Nos últimos cinco anos, a venda desse tipo de produto triplicou no Brasil. A P&G, por exemplo, trouxe para o país o amaciante Downy apenas em sua versão concentrada e já lidera o mercado, com 49% de participação em valor, segundo a pesquisa Nielsen Retail Index, de junho de 2016.

De olho nessa tendência de mercado, a P&G lançou o Ariel Líquido Concentrado e pretende focar ainda mais sua estratégia no segmento de detergentes líquidos para, assim, fomentar o crescimento desse mercado. “A estratégia de negócio da P&G é ter o consumidor no centro de todas as suas decisões. A empresa sabe que investir em produtos inovadores e que atendam às demandas do consumidor é essencial para o crescimento de suas marcas”, afirma Alberto Carvalho, presidente da P&G no Brasil.

Detergentes líquidos concentrados apresentam benefícios tanto para o consumidor quanto para o varejista. Para quem compra, é uma questão de economia: uma quantidade menor do produto dá conta do serviço. Segundo o fabricante, o Ariel Líquido Concentrado rende duas vezes mais que o sabão em pó da marca se usado conforme as instruções da embalagem.

Para o varejista, representam maior rentabilidade. O tíquete médio dos consumidores que preferem detergente líquido é 35% maior que aqueles que compram sabão em pó. Esse grupo de produtos já representa 50% do valor de vendas da categoria, mesmo tendo apenas um terço dos compradores. “Inovações renovam o interesse do consumidor na categoria. Há melhora na presença do produto no mercado e o cliente percebe o custo-benefício”, afirma Ana Paula Tozzi.

Fonte: Exame

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