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Grupo Supley leva inovação e experiência imersiva à APAS Show 2025 com a força de suas três marcas

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Com presença de parceiros especiais e ativações exclusivas, companhia reforça sua conexão com o varejo no maior evento supermercadista das Américas

O Grupo Supley, principal hub de marcas de saudabilidade e performance da América Latina, estará presente na APAS Show 2025, que acontece de 12 a 15 de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. Detentor das marcas Max Titanium, Probiótica e Dr. Peanut, o grupo levará ao evento lançamentos, ativações e a presença de parceiros especiais, como os chefs de cozinha Henrique Fogaça e Giga Gourmet, ampliando a conexão com o público e enriquecendo a experiência no estande.

Acompanhada por sua equipe comercial, força de vendas e principais lideranças, a Supley aproveitará a ocasião para fortalecer seu relacionamento com o setor supermercadista e apresentar seu portfólio de produtos, reforçando seu compromisso de democratizar a suplementação. Durante o evento, os visitantes poderão conhecer de perto as novidades e participar de ativações especiais, como a degustação de produtos selecionados.

“A APAS Show é uma plataforma estratégica para estreitarmos o nosso relacionamento com o varejo e reforçarmos a força das nossas marcas em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo. Queremos proporcionar uma experiência diferenciada para nossos parceiros e clientes, destacando a inovação, qualidade e alto poder de geração de demandas das nossas marcas”, destaca Lucas Bueno, CMO do Grupo Supley.

Localizado entre as ruas D5 e E6 do pavilhão Amarelo, o estande da Supley terá 69 metros quadrados, e vai oferecer uma experiência imersiva: um game interativo vai premiar os visitantes com brindes, proporcionando uma conexão ainda maior com os produtos das três marcas.

Lançamentos

Entre os destaques da Supley, estão as recentes apostas da Max Titanium, referência no universo do fisiculturismo. A marca levará ao evento o TDZ Force, pré-treino desenvolvido em parceria com Gabriel Zancanelli e lançado no sabor exclusivo ‘Purple Lemonade’; e o Shook, pré-treino assinado por Rafael Brandão, que chega em duas opções: uva e manga com pêssego.

Com 39 anos de tradição no mercado de suplementação, a Probiótica apresenta sua nova identidade visual durante a feira, convidando o público a conhecer de perto as novas embalagens de alguns de seus principais produtos. Entre eles, o 100% Pure Whey — disponível nos sabores Chocolate, Baunilha e Morango — e a linha de Creatinas nas versões 300g, 500g e Creapure 150g.

A Dr. Peanut, por sua vez, chega com novidades desejadas há tempos pelo público, como a nova pasta de amendoim sabor Pistache, e a entrada em uma nova categoria com a linha de barrinhas de proteína chamada Doctor Bar – nos sabores Avelã, Cookies&Cream e Doce de Leite.

Na edição de 2024, a APAS Show consolidou-se como um verdadeiro motor de negócios do setor supermercadista, reunindo mais de 850 expositores e 73 mil visitantes, e movimentando R$ 15,3 bilhões em oportunidades comerciais. Para esta edição, o Grupo Supley chega ainda mais preparado para aproveitar esse ambiente de grandes oportunidades e ampliar sua presença no varejo nacional.

Brasileiros estão consumindo mais energético dentro e fora de casa

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Levantamento da Kantar mostra que a categoria esteve presente em 38% dos domicílios em 2024 e atingiu 22% dos brasileiros fora do lar

As bebidas energéticas experimentaram um importante avanço no consumo entre os brasileiros no último ano. Segundo novo levantamento da divisão Worldpanel da Kantar, empresa global de dados e insights, nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2024, a categoria conquistou 22 milhões de novos domicílios, atingindo 38% deles no Brasil.

Os dados mostram que o consumidor foi pouco impactado pelo aumento de preço, que foi da ordem de 3,8% na comparação com período anterior, e está cada vez mais disposto a levar um maior volume por viagem (+3,1% versus intervalo anterior). Todas as classes sociais impulsionaram essa tendência, com destaque para integrantes das classes AB com mais de 40 anos.

As latas com mais de 400 ml e garrafas pet de 1,5L a 2L desempenharam papel crucial e se tornaram ainda mais relevantes para o consumidor de energéticos, explicando o aumento de volume por viagem, que segue crescendo junto com a conquista de novos compradores, especialmente em hipermercados e atacarejos, nas regiões Sudeste e Norte + Nordeste.

Fora de casa o desempenho se repete, com a categoria angariando cerca de 9 milhões de novos compradores, numa média de compra de 2,6 vezes ao ano. Hoje, energéticos atingem 22% dos brasileiros fora do lar, com destaque para os das classes C/DE, de até 29 anos, que representam cerca de 40% dos consumidores OOH (out of home) da categoria, especialmente nos canais de impulso, ambulantes e hipermercados/supermercados. As regiões Grande RJ e metropolitanas do Sul são os que mais consomem, com maior frequência no período da tarde.

Os dados acima são do Painel de Consumo da divisão Worldpanel da Kantar, que reúne 11.300 domicílios de todas as regiões e classes sociais do Brasil, representando 60 milhões de lares. O período pesquisado foram os últimos 12 meses terminados em setembro de 2024 na comparação com o mesmo intervalo anterior.

Lowçucar comemora o Dia das Mães com concurso cultural e receitas zero açúcar

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Ação reforça presença digital da marca e aposta na conexão afetiva para engajar consumidores com produtos sem adição de açúcar

Com foco em fortalecer o relacionamento com seus consumidores, a Lowçucar, marca da Lightsweet, lançou uma campanha especial para o Dia das Mães nas redes sociais. A ação, realizada no Instagram, convida o público a responder à pergunta: “Por que sua mãe merece ganhar um kit Lowçucar?” nos comentários do post oficial da promoção.

Para participar, os usuários devem seguir o perfil da marca, marcar a mãe ou figura materna e elaborar uma resposta com criatividade e apelo emocional. As mensagens com maior número de curtidas serão submetidas a um júri interno, responsável por escolher a vencedora. O prazo para participação vai até 11 de maio, e o anúncio do resultado será feito em 12 de maio pelos stories da empresa.

A campanha faz parte da estratégia da Lowçucar de ativar datas comemorativas com apelo emocional, aproximando a marca do cotidiano dos consumidores. Paralelamente à ação promocional, a empresa também reforça seu conteúdo de valor, com a divulgação de receitas zero açúcar em seu canal no YouTube — uma forma de inspirar momentos saudáveis e saborosos na comemoração da data.

Nutflav apresenta Tépi no Empreende SC e destaca inovação em alimentação prática e proteica

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Marca catarinense lança mistura com whey, ovo e proteína de arroz em evento de negócios e inovação, reforçando versatilidade e apelo saudável do novo produto

A Nutflav escolheu o Empreende SC — o maior evento de negócios e inovação do Sul de Santa Catarina — como palco para apresentar oficialmente ao mercado seu novo lançamento: Tépi. A marca apostou em uma proposta inovadora que une praticidade, nutrição e versatilidade, em linha com as demandas de um consumidor cada vez mais atento à saúde e ao tempo disponível para se alimentar.

Com uma fórmula que combina três fontes de proteína — ovos de verdade, whey protein e proteína de arroz — a Tépi oferece 12g de proteína por porção, sendo isenta de lactose e glúten. O produto foi apresentado ao público durante os dois dias de evento, por meio de degustações e ativações voltadas à experimentação.

Segundo Giovana Rosa, diretora financeira da De Nez Alimentos (empresa responsável pela Nutflav), o evento foi a plataforma ideal para apresentar a novidade: “Participar de um ambiente com seis palcos temáticos e mais de 80 palestras voltadas a negócios e inovação foi uma oportunidade estratégica. Mais do que lançar um produto, buscamos fortalecer a presença da marca e gerar conexões relevantes com o público e fornecedores”, afirma.

Durante o evento, a Tépi também esteve presente em uma ação exclusiva com a Allimentarê, oferecendo um café proteico para palestrantes e executivos. O cardápio incluiu waffles, mini pizzas e lasanhas feitas com a nova mistura, destacando a versatilidade da aplicação. “Estamos falando de um produto que entende o cotidiano corrido das pessoas e entrega soluções reais — refeições rápidas, saudáveis e saborosas”, acrescenta Giovana.

Com um posicionamento alinhado às novas exigências do mercado de alimentação saudável, a Tépi chega para ampliar o portfólio da Nutflav e consolidar a marca como uma representante de inovação alimentar em Santa Catarina.

Mãe Terra e Mix Nutri lançam nova linha de produtos proteicos

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Com foco em nutrição saudável e público vegano, marca da Unilever aposta em barras e suplementos à base de plantas, sem açúcar e lactose.

Em parceria com a Mix Nutri, a Mãe Terra, marca que pertence à Unilever Alimentos, lançou uma nova linha de produtos proteicos, ampliando o seu portfólio no segmento. A linha inclui barras de proteína de 15g, disponíveis nos sabores frutas vermelhas, cacau, baunilha e cappuccino, além de suplementos proteicos em pó nas versões baunilha e cacau.

Desenvolvidos à base de plantas, os produtos são isentos de açúcar e lactose, e contêm vitaminas, minerais, fibras e insulina, com foco em atender ao público vegano e aqueles que buscam alternativas proteicas naturais.

De acordo com a Unilever Alimentos no Brasil, a linha foi desenvolvida para atender à crescente demanda por nutrição saudável. A novidade está disponível no site oficial da marca, e reflete a estratégia da Mãe Terra de expandir o seu portfólio no setor de proteínas vegetais.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD), o mercado de suplementos proteicos no Brasil apresentou aumento de 75% nos últimos cinco anos. Na esteira desse crescimento, a Mãe Terra busca oferecer opções alimentícias que atendam a essa demanda crescente, proporcionando uma dieta equilibrada e nutritiva.

NIS 2025: os ingredientes do futuro para formulações mais saudáveis

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Com recorde de público e expansão significativa no número de expositores, o NIS 2025 reforçou o seu papel como um dos eventos mais relevantes do calendário da indústria de alimentos, bebidas e suplementos em 2025

Por Márcia Fani

Realizado no Transamerica Expo Center, em São Paulo, nos dias 15 e 16 de abril, a 5ª edição do Nutri Ingredients Summit (NIS) reuniu mais de sete mil visitantes de 19 países e contou com a participação de mais de 100 expositores e mais de 400 marcas nacionais e internacionais, em um ambiente focado em inovação, saúde e bem-estar.

Cassiano Facchinetti, Cofundador do NIS

“Hoje, o NIS é o principal evento de ingredientes funcionais com foco em saudabilidade. Estamos muito voltados para esse nicho, que está diretamente ligado à saúde, bem-estar e autocuidado. Qualquer novo produto que tenha uma vitamina adicionada, redução de açúcar ou um whey protein, por exemplo, faz parte do universo do NIS”, afirma Cassiano Facchinetti, Cofundador do NIS.

Criado em 2021, em um cenário ainda marcado pelo pós-pandemia, o NIS nasceu pequeno, mas com propósito claro e muito foco em conteúdo. Desde então, o crescimento foi exponencial: em cinco anos, o número de empresas expositoras saltou de 25 para 110, reunindo uma diversidade cada vez maior de participantes.

Um dos destaques desta edição comemorativa foi o aumento da presença de fabricantes de ingredientes, que se somaram aos distribuidores como parceiros estratégicos na cadeia de inovação do setor. “Esse é um dos nossos grandes diferenciais. O expositor do NIS é, em sua maioria, o próprio fabricante, que encontra no evento um público qualificado, que vem com a pergunta certa para uma solução específica. O nosso papel é desenvolver cada vez mais essas conexões”, explica Cassiano.

O NIS Conference, braço de conteúdo do evento, também vem ganhando força. Com uma curadoria focada nos temas mais relevantes e atuais do setor, levou um line-up de especialistas que exploraram desde os desafios regulatórios até os caminhos para unir indulgência e funcionalidade.

O tema “Ingredientes funcionais e self-care: inovando o futuro da alimentação saudável”, sintetizou o tom da conferência: mais do que falar sobre produtos, a ideia foi discutir o comportamento do consumidor, o papel da ciência e o impacto da inovação na vida real.

Dividido em quatro módulos – Nutrição Física, Nutrição Mental, Produtos e Regulatórios -, o evento explorou como as escolhas alimentares podem promover saúde física e mental, indo além da simples ingestão de nutrientes, destacando como tópicos o uso de compostos bioativos, a microbiota intestinal, os sabores brasileiros e as novas fronteiras dos ingredientes naturais.

“O NIS Conference vem ganhando força como um espaço estratégico de conteúdo. Neste ano, tivemos a participação da ANVISA em um dos painéis, algo inédito até então. Isso mostra o quanto estamos evoluindo, ao trazer órgãos reguladores para o centro do debate, aproximando ainda mais inovação, ciência e regulamentação”, destaca Cassiano.

Rebeca Andrade, Ginasta Artística Brasileira

A abertura das conferências contou com a keynote speaker Rebeca Andrade, maior medalhista da história da ginástica brasileira. Com uma trajetória que reflete o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, Rebeca levou um exemplo único de como a alimentação saudável e o autocuidado foram essenciais para a conquista histórica nas olimpíadas deste ano.

Com a proposta de aproximar formulação, pesquisa e produto final, o NIS foi além do discurso, por meio de áreas como o NIS Taste Live e o NIS Innovation Zone, onde os visitantes puderam degustar e observar aplicações reais de ingredientes. O evento apresentou ainda o NIS Application Trends, um auditório paralelo, que levou uma programação robusta com mais de 30 apresentações gratuitas sobre novos ingredientes e soluções, ministradas pelos expositores.

Outro grande destaque do NIS foi o Prêmio Açaí de Ouro, que chegou à sua 3ª edição com o propósito de reconhecer e premiar as empresas e profissionais que investem em inovação e desenvolvimento de novos ingredientes, processos e embalagens para o mercado de alimentos, bebidas e suplementos.

“O Açaí de Ouro já se tornou objeto de desejo das empresas. Nesta edição, tivemos mais de 120 produtos inscritos, número que vem crescendo ano a ano. Hoje, também já se tornou a principal premiação com foco em alimentos e bebidas funcionais”, ressalta Cassiano.

Os vencedores da edição 2025 em cada categoria foram:

• Alimento Funcional/Saudável: Granola Performance da MadeReal

• Bebida Funcional/Saudável: Nutri Food da Terra Nutri Pure

• Embalagem Inovadora: Balde Retangular 15 kg – Margarina Sofiteli Food Service da BRF

• Suplemento Funcional/Saudável: Simfort® Femme da Vitafor

• Ingrediente Funcional/Saudável: Howaru® Feminine Health da IFF Health Sciences

• Ingrediente Aplicado: Lc 40® aplicado no Nestlé® Materna® – Opti-Lac/Kerry & Nestlé Materna

A presença de lideranças setoriais e autoridades do segmento de ingredientes também marcou esta edição do NIS, reforçando o prestígio e a relevância do evento para a indústria de alimentos e bebidas. Entre os nomes de destaque, Hélvio Collino, presidente da ABIAM (Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos), participou ativamente do encontro, reafirmando o compromisso da entidade com a inovação, a segurança e o desenvolvimento do setor de ingredientes e aditivos para alimentos e bebidas. “Agradecemos imensamente à organização do NIS pelo convite e pela oportunidade de participar deste evento, que já se consolidou como uma referência para o setor” afirma Hélvio.

Durante o evento, Hélvio participou de importantes momentos de troca e integração com representantes da indústria e profissionais do setor. Sua participação no NIS também foi marcada pela entrega do Prêmio Açaí de Ouro, na categoria Ingrediente Aplicado, uma celebração da excelência e inovação no setor.

Com a edição 2025 encerrada, o evento já projeta o futuro com ambição. O NIS 2026 está confirmado para os dias 31 de março e 1º de abril, novamente no Transamérica Expo Center, em São Paulo, dessa vez, ocupando um pavilhão maior, em resposta a crescente demanda.

“Crescemos 50% em número de expositores nesta edição em relação à anterior e a expectativa é crescer mais 50% no próximo ano. Já temos clientes novos querendo reservar seus espaços e empresas renovando com a gente”, revela Cassiano.

Além da expansão física, o foco segue no fortalecimento do conteúdo ao longo do ano e ações voltadas para a geração de negócios e relacionamentos de qualidade. “Nosso objetivo é crescer sempre mais em qualidade, conteúdo e visitação qualificada”, finaliza Cassiano.

Movimentando o mercado

Quando a nutrição encontra a inovação, o cardápio da indústria se transforma. Nesta edição do NIS, o evento apostou na união entre tecnologia, saúde e sabor, trazendo um cardápio generoso de inovações, como as apresentadas a seguir.

Ingredientes funcionais baseados em ciência e no ritmo da vida atual

A BENEO marcou presença no NIS 2025 com ingredientes voltados à saúde e bem-estar, sustentados pela ciência e alinhados ao estilo de vida contemporâneo.

Um dos protagonistas foi a Palatinose™, um carboidrato inteligente e totalmente digerível, que promove liberação lenta de energia e baixo índice glicêmico, ideal para estilos de vida ativos, nutrição esportiva, saúde metabólica e controle de peso.

Renata Càssar, Gerente de Comunicação Nutricional para a América Latina da BENEO

“A Palatinose™ oferece energia sustentada ao longo do dia, sem picos de glicose, favorecendo desempenho, foco e queima de gordura”, destaca Renata Càssar, Gerente de Comunicação Nutricional para a América Latina da BENEO.

As fibras prebióticas da raiz de chicória, inulina e oligofrutose, também ganharam atenção. “Amplamente reconhecidas por seu papel na promoção de uma microbiota intestinal saudável, estimulam seletivamente bactérias benéficas no intestino, impactando positivamente não só a digestão, mas também a imunidade, o controle de peso e até o bem-estar mental”, explica Renata.

Entre os lançamentos mais recentes da BENEO, os destaques foram os beta-glucanos de cevada, que auxiliam na redução do colesterol e saúde cardiovascular; e a proteína de fava, uma alternativa funcional para substituir ovos e laticínios em produtos plant-based e de panificação.

“Com soluções cientificamente validadas e alinhadas às tendências globais, a BENEO reafirma o seu compromisso com uma jornada alimentar mais saudável e responsável”, conclui Renata.

MCassab aposta na inovação funcional em parceria com a NUTROR®

Com um portfólio que traduz tendências em soluções aplicáveis, a MCassab levou para o NIS 2025 mais uma amostra do seu olhar inovador para nutrição funcional, com destaque para os lançamentos em parceria com a NUTROR®.

Um deles foi o IsoMax, que chamou a atenção como uma proposta completa de isotônico funcional. A fórmula reúne creatina micronizada Creawee, água de coco em pó e o refrescante sabor kiwi com morango.

“IsoMax é a combinação ideal entre hidratação eficiente e desempenho máximo. Graças aos benefícios da creatina micronizada Creawee, ajuda na recuperação muscular e reposição de sais minerais perdidos no suor, promovendo mais força e energia ao longo do dia”, explica Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab.

Damares Bonfati, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Nutrição Humana da MCassab

Aliado à eficiência em performance e recuperação, IsoMax também leva em conta a experiência de consumo: pode ser diluído em água gelada ou gaseificada para uma experiência ainda mais refrescante.

Outro destaque da collab com a NUTROR® foram os Super Bites, snacks proteicos com proteína de girassol Sunbloom e colágeno PPure, uma combinação pensada para unir nutrição e indulgência. “Os Super Bites são livres de leite e alergênicos, auxiliam no ganho de massa magra e firmeza da pele, além de promoverem energia equilibrada para o dia a dia”, destaca Damares.

Ambas as soluções utilizam pré-misturas da NUTROR®, reforçando o compromisso da marca com praticidade, inovação e bem-estar.

Soluções de nutrição inteligente para os desafios da rotina da mulher atual

Com foco em soluções que atendem às necessidades da mulher moderna, a Barentz, distribuidora global em soluções de ingredientes especiais, participou do NIS 2025 apresentando novas formas de cuidar da saúde, com ciência, sensorialidade e conveniência.

Entre os protótipos voltados à saúde e o bem-estar, os destaques foram o FlashPop e o VitaBloom.

Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz

“FlashPop é um suplemento alimentar com textura sensorial divertida, que estala na boca. Com isomaltitol Popping Candy, da Hleks, essa solução oferece funcionalidade e prazer, promovendo imunidade e energia”, explica Lara Miranda, Analista de Marketing da Barentz.

Criado para o consumo noturno, VitaBloom é uma barra láctea que oferece noites mais tranquilas e dias mais produtivos. “Colorida naturalmente com FruitMax Yellow, da Oterra, contém ingredientes com foco em relaxamento, digestão e recuperação muscular”, complementa Lara.

Além da presença no espaço de exposições, a Barentz também participou de uma palestra, em parceria com a Roquette, no NIS Application Trends. A apresentação, intitulada: “Saúde e Nutrição: O Caminho para o Bem-Estar e a Longevidade”, destacou ingredientes inovadores que contribuem para a saúde intestinal, estimulando a produção do hormônio GLP-1 e promovendo saciedade e equilíbrio metabólico, além de auxiliar no fortalecimento muscular, oferecendo uma solução eficaz para a saúde holística.

“Com parcerias sólidas, a Barentz continua oferecendo sempre a melhor solução para a indústria de alimentos e o bem-estar para a população”, finaliza Lara.

Nova pesquisa confirma eficácia de Pacran para saúde do trato urinário

A Givaudan marcou presença no NIS 2025 com a apresentação de seu portfólio de ingredientes naturais e um dos destaques ficou por conta do PacranTM. Um novo estudo clínico publicado no American Journal of Clinical Nutrition demonstra que o ingrediente 100% de cranberry da empresa promove a saúde do trato urinário, reduzindo o risco e a média de infecções em seis meses, em comparação ao placebo.

Emilie Fromentin, Head of Explore Health, Functional & Color, Givaudan Taste & Wellbeing

“Estamos entusiasmados com os resultados que evidenciam a eficácia de Pacran na saúde feminina. Este estudo reforça nossa confiança de que Pacran não apenas diminui a recorrência de infecções, mas também alivia sintomas como frequência e urgência”, destaca Emilie Fromentin, Head of Explore Health, Functional & Color, Givaudan Taste & Wellbeing.

Entre as principais conclusões do estudo, que envolveu 150 mulheres com infecções no trato urinário (ITUs) recorrentes, destaca-se a redução de 52% no risco de ITUs (p=0,01); diminuição de 51% no risco de ITUs causadas por Escherichia coli (p=0,05); tempo 64% maior para a primeira ITU (p=0,01); e redução de 59% no número médio de ITUs em seis meses (p=0,01). O estudo também apontou redução de 58% de ITUs com qualquer sintoma (p=0,01) e de 71% com sintomas de urgência (p<0,01).

Além da sua eficácia, o ingrediente se beneficia da forte associação entre cranberry e saúde feminina, reconhecida por 63% dos consumidores. “Pacran é uma solução econômica, com benefícios respaldados por claims de saúde aprovados nos EUA, Canadá, Colômbia e Coreia do Sul”, conclui Fromentin.

Para acessar o estudo, clique aqui.

Soluções naturais e inovadoras para o universo dos suplementos

Comprometida com o desenvolvimento do mercado, a Duas Rodas, referência latino-americana em aromas e ingredientes naturais, levou ao NIS 2025 uma seleção de ingredientes e soluções tecnológicas voltadas para o segmento de suplementos: portfólio dotNAT, com aromas naturais, extratos botânicos e vegetais desidratados, e a plataforma Taste Full Technologies, de soluções que promovem melhorias sensoriais em produtos reduzidos de sódio, açúcar e gorduras.

Luiz Aguiar, Gerente de Marketing da Duas Rodas

“A expertise centenária na fabricação de ingredientes naturais é uma das nossas fortalezas para contribuir no desenvolvimento do mercado de suplementos globalmente”, afirma Luiz Aguiar, Gerente de Marketing da Duas Rodas.

No estande, os visitantes puderam degustar 14 protótipos pensados para quem busca uma vida mais saudável.

Entre os destaques, o PowerActive, pré-treino em pó sabor cranberry e limão siciliano, com extratos de gengibre, hibisco e erva-mate, do portfólio Mate Active: fonte natural de cafeína e polifenóis, ideal para formulação de chás RTD e suplementos. Termogênico e energizante, também foi apresentado no NIS Vitrine.

E a pastilha efervescente FramboC, com sabor framboesa, vitamina C natural da acerola, água de coco em pó e coloração vinda do açaí e hibisco, aportando imunidade e hidratação. O ingrediente de acerola integra a plataforma Vitamin-Ace®, cujos produtos são padronizados em até 40% de vitamina C natural.

“Estar presente no NIS é uma forma de reconhecer a importância deste mercado e reforçar a divulgação do nosso diversificado portfólio para melhorar a experiência dos produtos alinhados à demanda de saudabilidade”, conclui Luiz Aguiar.

Indulgência e saudabilidade em soluções de alta performance

Com 25 anos de mercado e referência em soluções para a indústria alimentícia e food service, a Alibra Ingredientes marcou presença no NIS 2025 com um portfólio que traduz tecnologia, versatilidade e um olhar atento às demandas atuais de performance e redução de custos.

Carol Spinelli, Diretora de Marketing e Customer Excellence da Alibra Ingredientes

Uma das novidades foi em processos de aglomeração para otimizar a diluição de produtos em pó, como suplementos alimentares. “Essa tecnologia permite uma diluição mais homogênea ao formar estruturas nos grânulos que facilitam a entrada do líquido de dissolução, evitando perdas e garantindo a entrega nutricional almejada pelo produto”, explica Carol Spinelli, Diretora de Marketing e Customer Excellence da Alibra Ingredientes.

Em ingredientes, a Alibra apostou em lançamentos que unem indulgência e saudabilidade, com um toque de brasilidade. A linha Multmix®, composta por bases e sistemas estabilizantes para gelados comestíveis, se destacou em apresentações com o sabor de duas paixões nacionais: o Açaí, como sorbet zero açúcar, que contou com o Multmix® Zero, base em pó desenvolvida especialmente para aplicação em gelados comestíveis sem açúcares; e a Jabuticaba, que contou com o estabilizante Multmix® Latte e o agente de aeração Oila® Whip, como sorvete proteico base leite, onde o caseinato de sódio Alibra Protein® NA90 foi a principal fonte de proteína láctea utilizada.

“Nossas inovações permitem viabilizar mais produtos de apelo saudável, seja por meio da ausência ou redução de açúcares e menor teor de gorduras, ou com sistema estabilizante de alta performance, que se beneficia com a adição do caseinato de sódio em sorvetes base leite”, ressalta Carol.

Inovações que trazem saúde e indulgência em cada mordida

A Innophos marcou presença no NIS 2025 com lançamentos que respondem a dois dos maiores desafios da indústria de alimentos e suplementos: entregar saudabilidade sem abrir mão da experiência sensorial, e desenvolver formatos de suplementos mais amigáveis ao consumidor. A empresa apresentou duas soluções que refletem essas demandas: Levair® Fortify e Nutra-Tab®.

Cristina Uemura, Gerente de Vendas América do Sul da Innophos

“Levair® Fortify nasceu de uma tendência global muito clara: o crescimento dos produtos com alto teor de proteína, especialmente no setor de panificados, onde a aplicação ainda é um grande desafio técnico”, explica Cristina Uemura, Gerente de Vendas América do Sul da Innophos.

Desenvolvido para atuar em conjunto com bicarbonato de sódio, promove uma fermentação química que garante maior volume e maciez em panificados com alto teor proteico, entregando textura delicada, o que atende a busca dos consumidores por indulgência saudável.

Já o Nutra-Tab® é um co-processado desenvolvido especialmente para suplementos alimentares em forma de comprimidos ou tabletes. Com foco em otimizar a experiência de consumo, o ingrediente permite a redução do tamanho dos comprimidos em até 30%, simplificando as formulações. “Além de fonte de cálcio e fósforo, Nutra-Tab® se destaca em aplicações mastigáveis por não deixar residual arenoso, um diferencial relevante no mercado brasileiro, que ainda explora pouco esse formato”, completa Cristina.

Com foco em soluções que unem funcionalidade, saudabilidade e experiência do consumidor, a Innophos reforça a sua proposta de inovar com propósito. “Estamos aqui para apoiar a indústria a criar produtos que realmente façam a diferença, no rótulo e no paladar”, conclui Cristina.

Quebrando tabus com ciência, inovação e conscientização em saúde feminina

A IFF Health Science participou do NIS 2025 levando um grande diferencial para o mercado de suplementos alimentares, através de um novo conceito contendo probióticos que combinam as cepas HN001® e LA-14™ com lactoferrina bovina, oferecendo uma solução completa para a saúde da mulher.

Mariana Brandão, Regional Industry Leader LATAM, IFF Health Sciences

“Essa combinação inovadora, com aprovação na IN28 da ANVISA, traz o benefício de contribuição para a manutenção da saúde vaginal, algo inédito em um suplemento alimentar”, destaca Mariana Brandão, Regional Industry Leader LATAM, IFF Health Sciences.

O novo probiótico, que une benefícios digestivos ao cuidado com a saúde vaginal, já é considerado uma das grandes inovações do ano e foi vencedor do Prêmio Açaí de Ouro 2025, na categoria “Ingrediente mais Inovador”.

A empresa também apresentou, em primeira mão, uma pesquisa com mais de 770 brasileiros sobre saúde digestiva e hábitos de consumo de probióticos. Os dados foram tema da palestra “Saúde intestinal no Brasil: Quais são os desafios e oportunidades para as marcas de suplementos alimentares”.

Segundo Mariana, a jornada do consumidor de probióticos no Brasil ainda é marcada por dúvidas e tabus. “A saúde intestinal, por exemplo, é vista mais como um desconforto do que como uma condição de saúde que merece atenção. O mesmo acontece com a saúde vaginal, que ainda é um grande tabu entre as mulheres”, revela.

Para a IFF Health Sciences, inovação e conscientização caminham juntas. “Atuamos em diversas frentes para quebrar esses tabus, seja pelo desenvolvimento de produtos disruptivos, seja pela educação do consumidor, prescritores e formuladores de suplementos alimentares”, conclui Mariana.

Extratos naturais que entregam intensidade sensorial e nutricional

Atenta a demanda por ingredientes que ofereçam benefícios reais à saúde, a Sylvestre Ingredientes Naturais apresentou no NIS 2025 a sua nova linha premium de extratos com 80% de fruta, com destaque para a framboesa, desenvolvida para proporcionar explosão de sabor e textura em confeitos, chocolates e bebidas. A marca também lançou a acerola com 32% de vitamina C natural, sem carreadores, indicada para suplementos de imunidade e aplicações em produtos cárneos e panificação.

Diego Anjos, Supervisor de Marketing da Sylvestre Ingredientes Naturais

O grande diferencial da linha premium é a elevada concentração de fruta, que aproxima o extrato da matéria-prima in natura. “Essa característica confere às aplicações maior intensidade de sabor, textura marcante e valor nutricional superior. Os protótipos expostos no NIS utilizaram essa linha de extratos e, tanto as bebidas quanto os recheios de tubetes e alfajores, ficaram saborosos, evidenciando o potencial dos ingredientes naturais”, afirma Diego Anjos, Supervisor de Marketing da Sylvestre Ingredientes Naturais.

Nesse cenário de crescimento acelerado do mercado clean label, tanto a linha premium da Sylvestre quanto a acerola 32% de vitamina C atendem a demanda por produtos mais transparentes, saudáveis e de sabor diferenciado. “A acerola 32% vitamina C ao ser aplicada em suplementos agrega funcionalidade antioxidante, imunidade e contribui para a saúde das articulações. Em Cárneos, preserva a cor e acelera o processo de cura. Já na panificação, fortalece a rede de glúten, auxiliando no crescimento e estrutura da massa”, explica Diego.

Com essas inovações, a Sylvestre reforça o seu compromisso com soluções naturais que unem performance, saúde e experiência sensorial, consolidando-se como referência no setor de ingredientes naturais.

Combinando funcionalidade sensorial com aporte de fibras

Com a crescente demanda por ingredientes naturais e funcionais, a indústria de alimentos e bebidas busca soluções que agreguem valor nutricional e melhorem a experiência sensorial dos consumidores. Em linha com essa tendência, a IMCD apresentou aos seus clientes durante o NIS 2025, a mais recente inovação em ingredientes funcionais: a fibra cítrica NUTRAVA®, desenvolvida pela Tate & Lyle.

Carolina Melo, Gerente Técnica & Produto da IMCD

“Extraída de cascas de frutas cítricas provenientes de fontes sustentáveis, um subproduto abundante da indústria de sucos, NUTRAVA® representa uma solução de alto valor agregado alinhada às tendências de naturalidade e saudabilidade”, destaca Carolina Melo, Gerente Técnica & Produto da IMCD.

O processo exclusivo de fabricação permite transformar a casca dos cítricos em uma fibra de origem natural, adequada para uma ampla variedade de aplicações, como sopas, molhos, condimentos, néctares, preparados de frutas, panificados, laticínios e seus análogos vegetais. “Este ingrediente de última geração destaca-se por sua capacidade única de retenção de água, controle de sinérese, melhoria de textura e aprimoramento do mouthfeel em alimentos e bebidas,  ao mesmo tempo em que contribui para o aporte de fibra alimentar”, explica Carolina.

Para demonstrar sua aplicabilidade, os visitantes do estande da IMCD puderam degustar o exclusivo dip de jambu sabor mel, no qual NUTRAVA® foi utilizada como único agente responsável pela textura, evidenciando o seu desempenho técnico e versatilidade em formulações clean label.

Encantando os sentidos

O NIS 2025 reuniu um portfólio diversificado voltado para um consumidor cada vez mais atento à saúde, ao desempenho e à sustentabilidade. Ingredientes inteligentes, propostas clean label, foco no fortalecimento da imunidade, substitutos do açúcar com apelo sensorial e extratos bioativos com funções específicas foram alguns dos destaques.

A AAK levou a sua expertise em gorduras vegetais por meio de protótipos inovadores formulados com os seus ingredientes. No biscoito Leve Croc, o AkoCrem LS 36 reduziu saturados sem comprometer a performance. O Spread Energy uniu o Akovita MCT, para energia rápida e controle glicêmico, ao Akospread HS 89, que assegura estabilidade e textura cremosa. O bombom Sensa Choc, zero açúcar e rico em proteínas, combinou Akospread™ NH 51 e Illexao SC 70 para cremosidade e brilho. Já o Coffee Shea, bebida plant-based com proteína de soja, trouxe o AkoPlanet PBC 110-44, derivado do karité, garantindo mouthfeel superior e perfil nutricional equilibrado.

A ACQUION, empresa que atua no fornecimento de ingredientes para os mercados farmacêutico, alimentício, de suplementos, cosméticos e veterinário, levou o seu portfólio premium, com destaque para o CPURE®, um colágeno hidrolisado com 98% de proteína e 99% de pureza.

Com amplo portfólio e expertise em inovação, a ADM apresentou soluções para alimentos, bebidas e saúde & bem-estar, reforçando a sua capacidade de desenvolver ingredientes sob medida, alinhados às tendências de consumo. Entre os destaques: proteínas vegetais, corantes naturais, botânicos, frutas em pó, leite de coco em pó, fibras solúveis e bióticos.

A AQIA Nutrition levou o seu portfólio de soluções voltadas para alimentos, bebidas e suplementos, com foco em saúde e equilíbrio nutricional. Com mais de 30 ingredientes funcionais, a empresa busca atender as necessidades da vida moderna por meio da suplementação inteligente. Entre os destaques estão lipídeos nutricionais, fosfolipídeos, fibras, silício, café e produtos exclusivos.

A Arla Foods Ingredients apresentou novidades em whey protein isolada para bebidas proteicas transparentes. Entre elas, o Lacprodan® ISO.RefreshShake, que oferece 20g de proteína por 300 ml com leveza e rápida dispersão; o ISO.WaterShake, que permite alegações funcionais como adição de zinco e cafeína; e o ISO.Water, que proporciona experiência sensorial semelhante à da água, sem sabor residual. A empresa também levou dois conceitos adicionais: uma barra proteica sabor cheesecake feita com Lacprodan® PB-8420, que mantém a maciez por mais de um ano, e a bebida PROGAMER, com 15g de proteína e ingredientes voltados à energia e foco mental, ideal tanto para atletas quanto para o público em geral.

Em contagem regressiva para celebrar 60 anos de história em 2026, a Atias marcou presença em mais uma edição do NIS, reforçando o seu compromisso com a inovação, através da apresentação de matérias-primas atuais e alinhadas com as tendências de saudabilidade para alimentos, bebidas e suplementos. Para a Atias, que segue firme na missão de contribuir com qualidade e segurança para a indústria, o NIS é sempre uma excelente oportunidade para estreitar parcerias e compartilhar soluções que impulsionam o setor.

A Azelis | Vogler destacou a sua capacidade de inovar com ingredientes que promovem saúde e bem-estar, alinhados às demandas de um consumidor cada vez mais exigente. O portfólio apresentado incluiu gorduras vegetais, cacau e derivados, proteínas lácteas e vegetais, extratos, fosfatos, corantes naturais e as linhas INNODOLCE, INNOFLAVOR, INNOFIBER e INNOVEGAN.

A Brenntag participou com a sua linha completa de soluções funcionais voltadas para as diversas categorias do setor de alimentação saudável. A empresa levou dois protótipos para o NIS: o doce de leite proteico e vegano, com textura rica e cremosa, sem adição de laticínios; e o supersuco de abacaxi com hortelã, com foco na melhoria da saúde e fortalecimento da imunidade.

A Cargill compartilhou as suas soluções inovadoras para atender às demandas do consumidor moderno, que valoriza uma abordagem holística e preventiva para a saúde, bem como bem-estar físico, mental e emocional. Durante o evento, apresentou soluções que combinam ingredientes de alta qualidade com sabores irresistíveis, proporcionando uma experiência única de indulgência e saudabilidade.

A Doremus marcou presença reforçando a sua expertise em sabor, textura e nutrição. Com um portfólio que atende a diferentes categorias, levou para o evento os seus extratos botânicos, fosfatos, proteínas, aromas naturais e soluções para alimentos plant-based, suplementos, bebidas, lácteos, panificação e culinários.

A Ecil Ingredientes apresentou formulações saborosas e saudáveis, elaboradas com ingredientes funcionais presentes no seu portfólio. Durante o evento, divulgou o Brownie proteico  com fonte de proteínas, sem açúcares e glúten free; a Barrinha de frutas proteica com fonte de proteínas, fonte de fibras alimentares e zero adição de açúcares; e a Bebida com Chia em Suspensão com destaque para a goma gelana e suas propriedades interessantes de manter as partículas em suspensão.

A FrieslandCampina Ingredients apresentou o Biotis® Saúde Imunológica, a mais recente das três plataformas de soluções de benefícios para a saúde sob a marca Biotis®. O destaque foi o Biotis® Lactoferrina, ingrediente com pureza mínima de 95% em proteínas totais e reconhecida capacidade de ligação ao ferro. Produzido com tecnologia de secagem por spray, possui partículas uniformes, o que favorece a homogeneidade em misturas com outros compostos.

A Funcional Mikron apresentou soluções inovadoras com tecnologia de nanotecnologia aplicada para os mercados de alimentos e bebidas, suplementos e produtos funcionais. Os destaques foram  o Pronira (cafeína microencapsulada com liberação gradual), o Creawee (creatina micronizada), a Base Efervescente, FerriMikron (fumarato ferroso microencapsulado), o Vitashield C (vitamina C microencapsulada) e o Fibergurte (pó tipo iogurte com fibras). Os produtos aliam alta tecnologia, funcionalidade e versatilidade.

A Gelita apresentou a campanha global Be ACTIVE, baseada em três pilares fundamentais: Active Beauty, Active Nutrition e Active Aging, que reforçam o papel essencial dos BCPs® como VERISOL®, voltado à saúde da pele e beleza de dentro para fora; BODYBALANCE®, com benefícios clínicos para força e tônus muscular; e FORTIGEL®, indicado para a saúde das articulações; na promoção da vitalidade em todas as fases da vida, atuando, respectivamente, na saúde da pele, desempenho esportivo e longevidade. Diferentemente dos colágenos hidrolisados comuns, os peptídeos bioativos de colágeno da Gelita são desenvolvidos por meio de um processo patenteado, que envolve hidrólise enzimática específica, gerando fragmentos com funções biológicas direcionadas.

A Ingredion destacou o seu compromisso com o futuro da alimentação, guiada pelo propósito Be What’s Next. A empresa apresentou soluções voltadas à saudabilidade, sustentabilidade e experiência sensorial, com destaque para uma fibra cítrica desenvolvida a partir de ingredientes naturais que permite modular texturas, melhorar a estabilidade das formulações e atender a demanda por rótulos mais limpos e amigáveis. Também reforçou a sua atuação em saudabilidade, com propostas para redução de açúcar e calorias sem perda sensorial, bem como a sustentabilidade, com iniciativas em agricultura regenerativa, produção local e transição energética, alinhadas às demandas da indústria e dos consumidores.

A Kerry apresentou oito protótipos baseados no conceito Extrafoodnary, que é a combinação perfeita de sabor, indulgência e funcionalidade. Entre os destaques, soluções para redução de açúcar e sódio, adição de ômega-3 e probióticos, além de tecnologias clean label para conservação de alimentos, aromas naturais e modulação de sabor. A empresa também promoveu dois painéis relevantes: um sobre a ciência do treinamento da imunidade inata e seus impactos na saúde, e outro sobre como o Sabor Autêntico pode promover nutrição sustentável, conectando tendências do Taste Charts 2025 a soluções naturais e tecnológicas.

O destaque da Litholife foi a alga marinha Lithothamnion calcareum, uma fonte natural e sustentável de cálcio e minerais biodisponíveis, que tem ganhado relevância na indústria alimentícia por enriquecer formulações de maneira eficiente e saudável. Além do seu alto teor de antioxidantes, melhora a textura de produtos sem glúten, age como estabilizante em emulsões e é isenta de fatores antinutricionais, tendo entre suas aplicações bebidas vegetais, suplementos, barras de cereais e snacks.

A Lonza, um dos principais fornecedores globais para os mercados de indústria farmacêutica e biotecnologia, estreou no NIS com a sua linha de produtos que contribuem para a saúde e bem-estar, e que melhoram a qualidade de vida global.

A MasterSense marcou presença com um estande imersivo, o “Fantástico Laboratório de Criações”, desafiando os padrões da indústria de alimentos e bebidas. O grande destaque foi a Protein Pesto, um protótipo de barra proteica salgada desenvolvido especialmente para o evento, contendo 17g de proteínas e 11g de fibras, criada para ampliar as possibilidades na nutrição esportiva. A empresa também apresentou outros protótipos inovadores, que unem tecnologia e experiência sensorial.

A Nexira, reconhecida por sua expertise em goma acácia e outros ingredientes naturais, participou com uma vasta gama de soluções para as indústrias de alimentos, bebidas e suplementos. Entre os destaques da empresa, ingredientes à base de goma acácia com funções de emulsificação, estabilização, texturização e encapsulação, além de extratos, óleos e nutrientes para saúde imunológica e intestinal.

A Oterra, que participou com um espaço dentro do estande da Barentz, uniu inovação e sustentabilidade com tecnologia de ponta para apresentar cores naturais mais intensas e vivas. As novidades foram o Arctic Blue, extrato de espirulina produzido na Islândia com energia vulcânica e baixíssima pegada de carbono, voltado para alimentos e bebidas azuis, e o Jungle Blue, à base de jenipapo, também na paleta azul. A linha I-Colors Bold também chamou atenção, com tons vibrantes para pós, coberturas e cápsulas. Alternativas ao corante Red 3, especialmente para tons de vermelho, e a campanha Cake Modern, que recria obras de arte em pães e biscoitos, reforçaram o compromisso da empresa com soluções naturais e criativas.

O NIS foi palco do lançamento do Nextida GC, o novo ingrediente da Rousselot, uma composição específica de peptídeos de colágeno que estimulam a secreção natural de GLP-1, auxiliando no controle da glicose pós-refeição. Durante o evento, os visitantes foram convidados a degustar diversas aplicações do produto e puderam conferir os estudos já publicados. Esse lançamento reforça o compromisso da marca com a ciência e a inovação, proporcionando novas possibilidades e indo além dos benefícios estruturais já conhecidos do colágeno.

A Tate & Lyle destacou a sua expertise no NIS 2025, através de um portfólio completo para as categorias de bebidas, panificação, lácteos e molhos, com soluções avançadas em estabilização, sistemas funcionais, textura, redução de açúcares e calorias, e fortificação com fibras. A empresa destacou produtos que incluem substitutos de açúcar não-calóricos, como sucralose e estévia, fibras para bulking e mouthfeel, além da fibra solúvel PROMITOR® e polidextrose STA-LITE®. A Tate & Lyle também disponibiliza mais de 130 amidos especiais, incluindo opções “Clean Label”, nativos, modificados e funcionais, para melhorar a textura de alimentos e bebidas. Com uma abordagem científica e técnica, a empresa continua a criar soluções para atender às necessidades de saúde e bem-estar dos consumidores globais.

Tendências que estão no radar

O mercado de alimentos e bebidas no Brasil vive um momento de transformação, impulsionado por consumidores que buscam mais do que nutrição básica. A demanda por benefícios funcionais, bem-estar e soluções alinhadas ao estilo de vida moderno tem colocado os alimentos nutracêuticos em destaque.

Para Talita Prado, Director, Account Management da Mintel – Brasil, essa mudança reflete uma nova mentalidade de consumo. “Os consumidores estão cada vez mais em busca de alimentos que tragam benefícios concretos para a saúde. O desafio para as empresas é comunicar esses benefícios de forma clara e transparente”, afirma.

Talita Prado, Director, Account Management da Mintel – Brasil

Dados da Mintel mostram que 42% dos brasileiros gostariam de ver mais comprovações científicas nos rótulos de alimentos e bebidas funcionais, o que aponta para uma necessidade urgente de comunicação baseada em dados, capaz de gerar confiança em um mercado saturado de informações. “As marcas precisam mostrar que o que está no rótulo realmente entrega os benefícios prometidos”, reforça Talita.

Outro comportamento que ganha força é a busca por produtos adaptados aos diferentes momentos do dia. Segundo a mesma pesquisa, 41% dos consumidores querem alimentos que ofereçam energia pela manhã e relaxamento à noite. “Essa lógica de bem-estar ao longo do dia cria oportunidades para o desenvolvimento de produtos mais personalizados, como snacks energéticos matinais e bebidas relaxantes para o fim do dia”, explica Talita.

As novas gerações também estão moldando o futuro do setor. Ao analisar o comportamento de diferentes gerações, Talita chama atenção para a Geração Z, que já influencia as decisões de compra dentro de casa. “Esse público quer saber o que está por trás das marcas. Eles olham com atenção o que está no rótulo e esperam coerência entre discurso e prática. As empresas precisam estar preparadas para se conectar com esses valores”, destaca Talita.

Outro ponto observado por Talita, é que a pandemia acelerou diversas dessas tendências, antecipando lançamentos e transformações que antes pareciam distantes. “Vemos hoje produtos funcionais chegando ao mercado muito mais rápido do que esperávamos. A agilidade passou a ser essencial”.

E mesmo a indulgência, muitas vezes vista como oposta à saudabilidade, ganha nova leitura. “Cuidar de si também envolve momentos de prazer. Um chocolate pode ser parte do autocuidado. Entender esse equilíbrio entre saúde e prazer é fundamental para inovar com empatia”, aponta Talita.

Para se manterem relevantes, as marcas precisam unir inovação, propósito, tecnologia e uma comunicação eficaz. O consumidor quer mais benefícios, mais transparência e mais conexão. E isso está claramente no radar do setor. “As marcas que conseguirem unir benefícios reais, comunicação clara e respeito às necessidades individuais vão se destacar. O consumidor está mais exigente e mais consciente do que nunca”, conclui Talita.

O NIS 2025 mais uma vez consolidou o seu papel como ponto de encontro estratégico para a indústria de ingredientes, reunindo inovações, tendências e profissionais que impulsionam o futuro dos alimentos e bebidas.

Entre lançamentos, debates técnicos e conexões valiosas, o evento reforçou a importância da colaboração entre ciência, indústria e mercado para atender às novas demandas dos consumidores e promover um setor cada vez mais saudável, seguro e sustentável.

Perspectivas futuras para a indústria de ingredientes funcionais

Mídia oficial do NIS 2025, o Portal Nutra Innovation acompanhou de perto a evolução e os principais movimentos que moldam o futuro da indústria de alimentos, bebidas e suplementos. Para Murilo Marques, editor e diretor do portal, o evento marcou mais do que uma edição histórica em números: consolidou um novo capítulo para o setor. “Estamos vivendo uma transformação acelerada, onde inovação, transparência e propósito se tornam inseparáveis”, afirma.

Murilo Marques, sócio fundador da Innovation Business Media e editor-chefe do Portal Nutra Innovation

Segundo Murilo, o evento reforçou a importância crescente dos ingredientes funcionais na construção de produtos que vão além da nutrição básica, oferecendo benefícios concretos para o bem-estar físico, mental e emocional dos consumidores. “O mercado exige hoje mais ciência, mais comprovação e uma conexão verdadeira com as necessidades do consumidor moderno”, destaca.

Para o diretor do portal, a personalização da alimentação, o equilíbrio entre saúde e prazer e a busca por bem-estar ao longo do dia são tendências que ganharão ainda mais força nos próximos anos. “As marcas que souberem integrar tecnologia, propósito e comunicação clara terão vantagem competitiva. O consumidor está mais consciente, mais exigente e espera soluções que estejam alinhadas com seus valores e estilo de vida”, completa.

Murilo também enxerga que eventos como o NIS terão um papel cada vez mais estratégico, não apenas como palco de lançamentos, mas como hubs de conhecimento, relacionamento e fomento à inovação aplicada. “A ciência precisa estar no centro das decisões, mas de maneira acessível e inspiradora. E cabe a todos nós, enquanto indústria e mídia especializada, construir essas pontes”, conclui.

O Portal Nutra Innovation segue atento às tendências, acompanhando e impulsionando o crescimento de um setor que caminha para ser cada vez mais saudável, sustentável e conectado com o futuro do consumidor.

E o próximo encontro já está marcado: dias 31 de março e 1º de abril de 2026, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Nova linha de macarrão proteico HolyFoods une praticidade, sabor e nutrição

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Novidade aposta em refeições rápidas, ricas em proteína e com rótulos limpos, atendendo diferentes perfis de consumidores.

A HolyFoods, empresa que adota um modelo baseado em alimentos desidratados e com rótulos limpos, sem corantes e conservantes, lançou uma linha de macarrão proteico saudável e pronto em apenas 15 minutos.

A novidade chega em três versões: Mac Alfredo, o mais proteico da linha e queridinho das nutricionistas; Mac Queijo, uma alternativa saudável ao clássico mac’n’cheese; e o Mac Xicano, que traz uma explosão de sabores inspirados na culinária mexicana.

Todos os produtos são livres de glúten e foram pensados para atender a públicos diversos, como praticantes de atividades físicas, pessoas focadas em ganho de massa muscular, jovens adultos com pouca experiência ou tempo na cozinha, mães em busca de refeições rápidas e nutritivas para os filhos, e fãs de um bom macarrão cremoso.

O preparo é simples e pode ser feito tanto no fogão quanto no micro-ondas. No fogão, basta adicionar o conteúdo da embalagem em água quente e temperar com sal a gosto. Já no micro-ondas, o preparo exige apenas misturar a quantidade de água indicada na embalagem com o conteúdo do pacote e ir mexendo até atingir o ponto ideal.

Segundo a marca, trata-se de uma refeição saborosa, cremosa e rica em proteína, que contribui para o alcance das metas nutricionais diárias, ao mesmo tempo que elimina o tempo de preparo.

Os produtos estão disponíveis para compra no site oficial da marca. Também podem ser encontrados em kits promocionais no e-commerce da empresa e em lojas especializadas de produtos naturais, além de grandes varejistas e marketplaces.

ETAPP apresenta portfólio de cervejas sem álcool para atletas e entusiastas do esporte

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Com opções que unem sabor, leveza e baixíssima caloria, marca amplia sua presença entre consumidores que buscam equilíbrio e performance.

A ETAPP, primeira cerveja artesanal sem álcool com DNA 100% esportivo, apresenta sua linha completa de produtos, reafirmando o compromisso de oferecer opções saborosas e equilibradas para atletas e entusiastas do esporte. A marca, que lidera um movimento inovador no segmento, busca se consolidar como a escolha ideal para quem quer celebrar suas conquistas sem abrir mão da performance e do bem-estar.

Com um portfólio variado, a marca traz opções que combinam sabor, leveza e baixíssima caloria. Entre os destaques estão a Session IPA, uma cerveja equilibrada e refrescante, ideal para quem busca um toque de amargor e aroma cítrico; a Golden, uma opção leve e extremamente refrescante, perfeita para qualquer momento; e a Dry Stout, a primeira cerveja escura sem álcool do Brasil, com notas de café e um leve toque tostado. Além disso, a marca oferece um kit degustação com todas as versões, permitindo que os consumidores experimentem cada estilo e escolham o que mais combina com a sua jornada.

“Nosso objetivo sempre foi criar uma linha de produtos que acompanhe cada etapa do caminho do atleta. Queremos que nossos consumidores encontrem em cada um de nossos produtos uma maneira de celebrar suas vitórias, relaxar após um treino intenso ou simplesmente desfrutar de um momento descontraído com amigos. A ETAPP foi pensada para ser a cerveja que representa o esforço, a dedicação e o prazer de quem busca um estilo de vida equilibrado e saudável, sem abrir mão do sabor e da qualidade”, afirma Eduardo Andrade, cofundador da ETAPP.

Os produtos estão disponíveis para compra no e-commerce oficial da marca, com entrega em todo o Brasil.

Cimed e Turma da Mônica lançam linha de vitaminas para o público infantil

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Parceria entre Cimed e Maurício de Sousa Produções aposta em nutrição, experiência lúdica e expansão de mercado.

A Cimed anunciou o lançamento de Lavitan Turma da Mônica, a sua primeira linha de vitaminas desenvolvida especialmente para o público infantil. O primeiro produto dessa parceria é uma vitamina C mastigável, com 500mg por dose diária, a maior concentração disponível no mercado para crianças a partir de quatro anos.

Além de se preocupar com a composição nutricional, o lançamento também aposta na experiência de marca. As embalagens, decoradas com os personagens da Turma da Mônica, apresentam conteúdos interativos, como desenhos para colorir, criando um vínculo mais forte com os consumidores e promovendo o engajamento das crianças.

Segundo a Cimed, o lançamento de Lavitan Turma da Mônica representa uma fusão entre excelência farmacêutica e uma das marcas mais queridas do Brasil, com grande potencial de expansão dessa parceria. Já a MSP Estúdios destacou que a colaboração fortalece a diversificação do portfólio da Turma da Mônica, permitindo ampliar o impacto da marca no cotidiano das famílias brasileiras.

A nova linha chega nos sabores melancia e maçã, oferecendo uma opção saborosa e saudável para os pequenos, e estará disponível em mais de 90 mil farmácias em todo o Brasil.

As fibras na alimentação moderna: redefinindo a nutrição com apelo saudável e sensorialidade

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De tecnologias que aprimoram textura e estabilidade a soluções que impulsionam a funcionalidade digestiva e metabólica, as fibras se consolidam como ingredientes multifuncionais e altamente adaptáveis às novas demandas do mercado.

Por Márcia Fani

A alimentação contemporânea atravessa uma revolução silenciosa. Em meio a transformações culturais, avanços tecnológicos e descobertas científicas, o que comemos, e como comemos, deixou de ser apenas uma questão de nutrição para se tornar reflexo de um estilo de vida, de escolhas conscientes e, cada vez mais, de posicionamentos saudáveis.

Hoje, o consumidor busca alimentos e bebidas que entreguem prazer sensorial aliado a uma combinação de funcionalidade e naturalidade, conveniência e propósito. É a era das fórmulas clean label, dos ingredientes rastreáveis, dos perfis nutricionais otimizados e das propostas que vão além do rótulo, ou seja, alimentos que se alinham com valores como bem-estar pessoal e saúde preventiva.

Em paralelo, o avanço das pesquisas sobre o microbioma humano vem reformulando a própria base da nutrição, indicando que a saúde começa, literalmente, no intestino. As descobertas nesse campo têm gerado um novo olhar para ingredientes capazes de dialogar com essa complexidade fisiológica, e é nesse ponto que as fibras alimentares assumem o seu papel de destaque.

Comumente conhecidas por seus benefícios para o intestino e por seu apelo saudável em rótulos, as fibras são vistas como ingredientes multifuncionais, capazes de agregar valor nutricional, funcional e tecnológico a uma ampla gama de produtos. Na prática, isso significa que não apenas respondem à demanda por rótulos mais saudáveis, mas também ajudam a viabilizar formulações mais limpas, estáveis e sensorialmente aceitáveis.

Nesse novo paradigma, se tornaram peças-chave de um sistema alimentar que atende às necessidades de saúde pública, como o controle do diabetes e da obesidade; que ajuda a reduzir o uso de aditivos artificiais, favorecendo a valorização de ingredientes de origem natural; e que possibilita que produtos tradicionais se reinventem sob a ótica da nutrição.

Na alimentação moderna, mais do que ingredientes funcionais, as fibras são um elo entre inovação, ciência e propósito.

No radar das tendências

Seja pela demanda crescente por produtos com benefícios funcionais, pela busca por soluções clean label ou pela valorização da saúde intestinal, as fibras ganham cada vez mais destaque como ferramentas versáteis e alinhadas às principais tendências globais.

Os números confirmam a força desse movimento. De acordo com a Mordor Intelligence, o mercado global de fibras alimentares foi avaliado em US$ 10,9 bilhões em 2023 e deve atingir US$ 16,5 bilhões até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,5%. A expansão é impulsionada por múltiplos fatores, como aumento da prevalência de distúrbios digestivos, ampliação do conhecimento sobre o microbioma intestinal, popularização das dietas plant-based e maior interesse por soluções naturais para controle de peso, saciedade e saúde metabólica.

A versatilidade das fibras é evidenciada nas categorias de produtos em que são aplicadas. Dados da Mordor Intelligence indicam que os principais mercados de aplicação global das fibras em 2023 foram panificação e confeitaria (34%), bebidas funcionais (21%), produtos lácteos e análogos (16%), cereais e snacks (14%), suplementos alimentares (9%) e carnes processadas ou alternativas (6%).

Esses números mostram que as fibras estão inseridas em diferentes formatos e momentos de consumo, do café da manhã ao pós-treino, da panificação a alimentos plant-based, participando tanto de produtos indulgentes quanto funcionais.

Nos últimos anos, também tem sido observado crescimento expressivo na demanda por tipos específicos de fibras com propriedades funcionais, impulsionado pela busca por produtos com benefícios à saúde intestinal, imunidade e equilíbrio metabólico. Entre essas fibras, a inulina se destaca como a mais utilizada, representando aproximadamente 26,3% do mercado global de fibras prebióticas em 2023, segundo dados da Custom Market Insights. Extraída principalmente da raiz de chicória, é amplamente valorizada por sua capacidade de atuar como fibra solúvel e prebiótica, além de contribuir para a redução de açúcar e gordura em diversas formulações.

Outro grupo em expansão são os frutooligossacarídeos (FOS), que vêm ganhando espaço especialmente em categorias como fórmulas infantis, bebidas funcionais e suplementos alimentares. A Future Market Insights prevê que o mercado global de FOS deve alcançar US$ 3,5 bilhões até 2030, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 9,5% entre 2023 e 2030.

Já os galactooligossacarídeos (GOS), também com forte perfil prebiótico, têm apresentado crescimento acelerado, impulsionado, sobretudo, por sua aplicação em nutrição infantil e produtos lácteos. As projeções da Future Market Insights indicam que o mercado global de GOS crescerá a uma CAGR de 10,2% ao ano, devendo atingir US$ 1,2 bilhão até o final da década.

Na América Latina, a demanda por ingredientes funcionais também segue em ritmo acelerado. Segundo a Euromonitor International, o mercado de alimentos e bebidas com alegações de alto teor de fibras cresceu 22% entre 2018 e 2023 na região.

Nesse mesmo ano, a Grand View Research indica que o mercado latino-americano de fibras alimentares gerou uma receita de aproximadamente US$ 672,8 milhões, com projeção de crescimento a uma CAGR de 9,6% entre 2024 e 2030. Cereais e grãos representaram a maior parcela dessa receita, com o segmento de nozes e sementes projetado como o mais promissor, registrando o crescimento mais rápido. ​

Além disso, dados da Mordor Intelligence mostram que o mercado de fibras dietéticas insolúveis na América do Sul também apresenta perspectivas positivas, com uma CAGR estimada em 9,3% entre 2020 e 2025.

O Brasil se destaca como um dos principais mercados nessa região. Em 2023, foi avaliado em US$ 240,5 milhões, com expectativa de alcançar US$ 479,9 milhões até 2030, com uma CAGR de 10,4% no período de 2024 a 2030, de acordo com a Grand View Research, que destaca ainda, as perspectivas positivas para o mercado de fibras e carboidratos especiais, categoria que gerou  uma receita de US$ 362,8 milhões em 2024, com expectativa de atingir US$ 508,1 milhões até 2030, com uma CAGR de 5,8% de 2025 a 2030. As frutas são consideradas a fonte mais promissora, registrando o crescimento mais rápido no período projetado.

De acordo com levantamento da Mintel GNPD, os produtos com apelo de saudabilidade representam atualmente mais de 40% dos lançamentos na categoria de alimentos industrializados. Entre os ingredientes que mais crescem nos rótulos estão inulina, fibra de acácia e polidextrose, todas com aplicações versáteis, alto grau de tolerância digestiva e funcionalidade tecnológica adicional.

Globalmente, uma pesquisa da FMCG Gurus mostra que 74% dos consumidores acreditam que alimentos com fibras contribuem para a prevenção de doenças no longo prazo, o que reforça a sua relevância como ingrediente funcional com apelo transversal.

Tipos, fontes e aplicações

De cereais e pães a bebidas e snacks, as fibras alimentares estão cada vez mais no centro das formulações na indústria de alimentos e bebidas, impulsionadas por uma demanda crescente por produtos que aliam saúde, funcionalidade e sustentabilidade.

No universo das fibras, as solúveis continuam ganhando destaque por seu papel essencial na promoção da saúde digestiva e cardiovascular. Quando dissolvidas em água, formam uma substância viscosa que ajuda a reduzir os níveis de colesterol, estabilizar a glicemia e melhorar o trânsito intestinal.

Ingredientes como a inulina, extraída principalmente da raiz de chicória, são amplamente utilizados por suas propriedades prebióticas, favorecendo o crescimento de bactérias benéficas no intestino e contribuindo para o equilíbrio do microbioma.

Já a pectina, tradicionalmente obtida de frutas como maçãs e laranjas, é conhecida por suas propriedades gelificantes, mas sua atuação vai além da textura: também auxilia no controle da glicemia pós-prandial e na redução dos níveis de colesterol LDL, além de ser fermentada no cólon, gerando ácidos graxos de cadeia curta com efeitos benéficos à microbiota intestinal.

As gomas guar e xantana, amplamente utilizadas como espessantes e estabilizantes em molhos, sopas e bebidas, também oferecem vantagens nutricionais. A goma guar, por exemplo, contribui para a saciedade e o controle glicêmico ao formar géis viscosos que retardam a absorção de carboidratos. Já a goma xantana, além de melhorar a textura e estabilidade de formulações, tem mostrado efeitos positivos na redução do índice glicêmico de certos alimentos e pode atuar como suporte à função intestinal.

As aplicações dessas fibras solúveis vão além dos benefícios funcionais. Em iogurtes, bebidas probióticas e suplementos alimentares, a inulina aparece como aliada da saúde intestinal. Já a pectina é uma solução eficaz para substituir o açúcar em confeitos e produtos de gelificação, mantendo a textura e a doçura desejadas sem comprometer o valor nutricional. As gomas guar e xantana são protagonistas em soluções para bebidas e molhos com viscosidade equilibrada e rotulagem mais limpa.

Do outro lado desse espectro funcional, as fibras insolúveis seguem sendo essenciais para a saúde intestinal. Não se dissolvem em água, mas atuam mecanicamente no organismo, aumentando o volume fecal e estimulando os movimentos intestinais, além de estarem associadas à prevenção de doenças, como o câncer colorretal.

A celulose, extraída de vegetais e cascas de grãos, além de contribuir para a estrutura dos alimentos, tem ação mecânica no intestino, estimulando os movimentos peristálticos e favorecendo a eliminação de toxinas. Também está associada à melhora da microbiota, por atuar como substrato para fermentação de bactérias específicas.

A hemicelulose, por sua vez, também proveniente de grãos e vegetais, apresenta benefícios semelhantes. Frequentemente incorporada em pães e cereais, atua na regularização do trânsito intestinal e na manutenção de um ambiente intestinal saudável.

A evolução do setor, no entanto, vai além da dicotomia entre fibras solúveis e insolúveis. As chamadas fibras funcionais representam uma nova fronteira no desenvolvimento de produtos voltados para a nutrição personalizada.

Ingredientes como o psyllium, uma fibra altamente higroscópica obtida das sementes da planta Plantago, têm sido incorporados a bebidas funcionais e suplementos com foco na redução do colesterol e na regulação do trânsito intestinal.

Outro destaque é o amido resistente, presente naturalmente em alimentos como bananas verdes, batatas e leguminosas. Atuando como fibra, modula a glicemia e favorece a saciedade, sendo cada vez mais utilizado em barras, snacks low carb e outras formulações voltadas ao controle de peso e à saúde metabólica.

Em paralelo, o avanço das fibras derivadas de fontes sustentáveis reflete uma tendência que une inovação tecnológica e responsabilidade ambiental. Um exemplo são as algas marinhas, que estão despontando como ingredientes estratégicos, ricas em fibras solúveis com ação prebiótica e com grande apelo em mercados que valorizam ingredientes naturais e sustentáveis.

Essas novas fontes estão sendo aplicadas em smoothies, suplementos, snacks funcionais e barras enriquecidas, atendendo o consumidor moderno que busca propósito aliado a sabor.

Indo além da função digestiva

Durante décadas, as fibras alimentares foram associadas quase exclusivamente ao bom funcionamento do intestino. Essa percepção, embora verdadeira, se tornou limitada diante da crescente evidência científica sobre os benefícios mais amplos e sofisticados que esse grupo de ingredientes pode oferecer à saúde. Hoje, ocupam um espaço estratégico na inovação de alimentos e bebidas, impulsionadas por uma demanda que vai muito além da função digestiva.

Pesquisas recentes demonstram que determinadas fibras, especialmente as solúveis e fermentáveis, desempenham papel essencial na modulação da microbiota intestinal, o que, por sua vez, impacta diretamente a saúde metabólica, imunológica e, até mesmo, mental.

Essa conexão entre intestino e cérebro, amplamente explorada nos estudos do eixo intestino-cérebro, tem incentivado o desenvolvimento de produtos com apelo funcional voltado ao bem-estar emocional, ao controle glicêmico e à redução de marcadores inflamatórios. Ingredientes como inulina, polidextrose, galactooligossacarídeos (GOS) e fibras de aveia têm ganhado espaço em formulações destinadas a esses fins.

A modulação da microbiota intestinal por meio do consumo regular dessas fibras estimula o crescimento de cepas benéficas, como as dos gêneros Bifidobacterium e Lactobacillus, que fermentam os substratos não digeríveis produzindo ácidos graxos de cadeia curta, como acetato, propionato e butirato.

Esses compostos, além de nutrirem as células do cólon, exercem efeitos sistêmicos com potencial anti-inflamatório e imunomodulador. O butirato, por exemplo, tem sido associado à integridade da barreira intestinal, enquanto o propionato atua na sinalização de saciedade e na regulação do metabolismo lipídico e glicêmico. Esse efeito em cascata sobre o organismo amplia significativamente o valor funcional das fibras fermentáveis.

No contexto do eixo intestino-cérebro, a produção de ácidos graxos de cadeia curta e a sinalização via nervo vago contribuem para a síntese de neurotransmissores, como a serotonina, impactando positivamente o humor e o bem-estar emocional.

A inulina é um dos ingredientes mais estudados nesse campo, mostrando resultados promissores em ensaios clínicos voltados à saúde emocional e metabólica. Já os galactooligossacarídeos, além de promoverem o crescimento de Bifidobacterium, têm sido investigados por seus efeitos ansiolíticos em estudos pré-clínicos e clínicos, sinalizando um potencial ainda maior para formulações focadas em saúde mental. A polidextrose, por sua vez, oferece benefícios que vão além da modulação da microbiota. Com perfil tecnológico favorável, como baixa viscosidade, resistência ao calor e sabor neutro,  tem sido aplicada com sucesso em alimentos e bebidas com apelo funcional e baixo teor calórico, contribuindo também para a saciedade e o controle glicêmico.

Essa nova fronteira da nutrição tem ganhado espaço especialmente nas categorias de bebidas funcionais, como águas prebióticas, smoothies e leites vegetais, onde a adição de fibras, como a goma guar e a pectina, tem possibilitado o enriquecimento nutricional sem comprometer o sabor.

A versatilidade das fibras também se reflete em aplicações que vão desde produtos refrigerados e congelados até suplementos e shots funcionais, entregando doses convenientes de fibras com benefícios digestivos e metabólicos.

O segmento de snacks, por sua vez, também vem sendo reinventado pela incorporação inteligente de fibras. Barras de cereais com inulina ou polidextrose, chips enriquecidos com fibras vegetais e bolachas com fibras mistas, oferecem não apenas maior saciedade, mas também um perfil nutricional diferenciado. A combinação equilibrada entre fibras solúveis e insolúveis nesses produtos permite ao consumidor obter benefícios como o controle do apetite, melhoria do trânsito intestinal e suporte à saúde imunológica, sem abrir mão da indulgência.

Esses avanços abrem caminho para uma nova geração de alimentos e bebidas que associam funcionalidade digestiva e bem-estar sistêmico. Bebidas fermentadas, suplementos em pó, snacks com apelo emocional e produtos plant-based enriquecidos com fibras funcionais, estão entre as categorias mais promissoras.

A formulação e reformulação de produtos com foco na saúde mental e no equilíbrio do microbioma é uma resposta direta a um consumidor que busca soluções integradas e personalizadas para o seu estilo de vida.

Fibras que nutrem o microbioma e promovem o bem-estar integral

Na alimentação moderna, as fibras ganham protagonismo não só pela contribuição à regularidade intestinal, mas também pelos efeitos positivos sobre a saúde metabólica e o bem-estar geral. Um exemplo são as fibras de raiz de chicória Orafti® Inulina e Oligofrutose, da BENEO, prebióticos naturais que estimulam bactérias benéficas, auxiliam na digestão, aumentam a absorção de nutrientes e fortalecem a imunidade, com benefícios cientificamente comprovados.

Cesar Manso, Country Manager Brazil da BENEO

“Nossos ingredientes focados na saúde intestinal são respaldados por décadas de pesquisa, que demonstram os seus benefícios para a saúde digestiva, imunidade e bem-estar geral. Orafti® Inulina e Oligofrutose, estão entre os poucos prebióticos reconhecidos pela ISAPP”, afirma Cesar Manso, Country Manager Brazil da BENEO.

Além dos benefícios nutricionais, também oferecem vantagens tecnológicas: devido ao seu sabor neutro não alteram os perfis sensoriais, contribuem para uma textura mais cremosa e permitem reduzir o teor de açúcar e gordura em diversas formulações.

O cenário de consumo reforça a relevância das fibras prebióticas BENEO. Segundo o FMCG Gurus Health and Wellness Report 2023, 49% dos consumidores priorizam a saúde digestiva, 51% o bem-estar mental e 54% o sono de qualidade.

“O bem-estar mental é uma estrela em ascensão nas preferências dos consumidores. Além disso, com o impulso do gerenciamento de peso, os usuários de medicamentos GLP-1 precisam de produtos ricos em fibras que apoiem a sua saúde digestiva, e ainda melhor se fornecerem benefícios prebióticos”, completa César Manso.

Versatilidade tecnológica

Em um cenário cada vez mais pautado pela experiência sensorial e pela sofisticação das formulações, as fibras alimentares têm conquistado protagonismo não apenas por seus atributos nutricionais, mas, sobretudo, por seu papel tecnológico na criação de alimentos e bebidas mais complexos, estáveis e atrativos.

Para além da sua função tradicional, vêm sendo exploradas como ingredientes multifuncionais capazes de aprimorar textura, modular sabor e oferecer funcionalidades decisivas para o desempenho sensorial dos produtos.

Fibras solúveis, como as gomas guar e xantana, são amplamente utilizadas como agentes espessantes e estabilizantes em bebidas, molhos e sopas, conferindo viscosidade, reduzindo a separação de fases e promovendo uma textura mais uniforme, o que contribui para a aceitação do produto final. Já as fibras insolúveis, como celulose e hemicelulose, agregam estrutura e crocância em panificados, biscoitos e snacks, além de aumentarem o teor de fibra sem impactar negativamente o sabor.

As fibras também têm se mostrado ferramentas valiosas para a substituição de ingredientes considerados menos desejáveis, como açúcares e gorduras. A inulina, por exemplo, atua como substituto de gordura em iogurtes, cremes e sobremesas, conferindo cremosidade com menos calorias. Seu perfil levemente adocicado e sua solubilidade também a tornam eficaz na substituição parcial de açúcares em formulações como barras de cereais e bebidas funcionais, sem provocar picos glicêmicos.

Além disso, devido a sua neutralidade, algumas fibras funcionam como suporte para aromas e ingredientes ativos, ajudando a mascarar notas indesejadas, um desafio frequente na formulação com proteínas vegetais, vitaminas e compostos bioativos.

A versatilidade funcional das fibras também permite estabilizar emulsões, controlar sinérese e melhorar a distribuição de partículas sólidas em soluções líquidas, garantindo consistência e apelo visual.

Com o avanço das tecnologias de extração e modificação física ou enzimática, novos tipos de fibras estão surgindo com funcionalidades ainda mais específicas, permitindo maior precisão no design sensorial e tecnológico dos produtos. Essa evolução amplia o leque de possibilidades para a indústria de alimentos e bebidas, que passa a contar com soluções mais naturais e alinhadas às expectativas de consumidores cada vez mais exigentes em relação à qualidade sensorial e à transparência dos rótulos.

Novas fontes e ingredientes emergentes

Se a busca é por inovação, vale olhar para as novas opções obtidas de fontes não convencionais. Fibras extraídas de subprodutos agrícolas, algas marinhas, cogumelos e resíduos da indústria alimentícia estão emergindo como alternativas promissoras, não apenas pela sustentabilidade envolvida, mas também pelas funcionalidades tecnológicas e benefícios à saúde que oferecem.

O aproveitamento de fibras oriundas de resíduos de frutas, como cascas de maracujá, manga e uva, tem ganhado destaque. Esses ingredientes, antes descartados, hoje são valorizados por seu alto teor de fibras insolúveis e compostos bioativos, que agregam valor nutricional e funcional aos produtos finais. Além de contribuírem para a redução do desperdício, apresentam características tecnológicas interessantes, como capacidade de retenção de água, formação de géis e aporte de textura, sendo ideais para aplicações em panificados, massas, bebidas e snacks. Essa abordagem está totalmente alinhada com os princípios da economia circular e produção limpa, cada vez mais valorizados pelo consumidor final e por grandes players do setor.

Outro exemplo são as fibras provenientes de algas, como a alginato e a carragena, que já vêm sendo utilizadas como estabilizantes em bebidas vegetais e produtos lácteos alternativos. Recentemente, novas espécies de algas vermelhas e marrons têm sido estudadas por seu potencial prebiótico, com efeitos positivos sobre a microbiota intestinal e a saúde imunológica. Essas fibras apresentam baixa viscosidade e boa solubilidade, além de oferecerem um perfil sensorial neutro, o que as torna especialmente atrativas para a formulação de produtos com apelo clean label e alta aceitação sensorial.

Entre os ingredientes emergentes também se destacam as fibras extraídas de cogumelos funcionais, como o Shiitake e o Reishi. Essas fontes fornecem beta-glucanas com propriedades imunomoduladoras e capacidade de modulação da microbiota intestinal. Estudos recentes têm demonstrado o potencial dessas fibras na redução de marcadores inflamatórios e na melhora da saúde metabólica, abrindo caminho para a formulação de alimentos e bebidas voltados à nutrição personalizada e à prevenção de doenças crônicas.

Outro caminho promissor é o da fermentação, com o desenvolvimento de fibras por processos biotecnológicos a partir de microrganismos. Essa abordagem permite a produção de compostos como galactooligossacarídeos (GOS) e xilooligossacarídeos (XOS) com alto grau de pureza e especificidade funcional. Esses ingredientes, com efeito prebiótico comprovado, estão sendo aplicados com sucesso em fórmulas infantis, suplementos alimentares e produtos plant-based, contribuindo para a saúde intestinal, fortalecimento do sistema imune e melhoria da absorção de nutrientes.

As fibras derivadas de leguminosas menos exploradas, como ervilha, lentilha e grão-de-bico, também vêm sendo incorporadas a snacks, massas e produtos alternativos ao leite e à carne. Além do benefício nutricional, agregam textura, cremosidade e saciedade, sendo especialmente relevantes para produtos plant-based com apelo funcional.

Pesquisas na área de fontes de fibras funcionais também apontam para o uso de cascas de sementes, como linhaça e chia, com efeitos benéficos sobre a regulação glicêmica e o metabolismo lipídico.

A busca por novas fontes de fibras reflete uma tendência mais ampla na indústria: o desejo de inovação com propósito, através de ingredientes que entregam múltiplos benefícios tecnológicos, nutricionais e ambientais.

A alimentação moderna não se restringe a reduzir ingredientes indesejados, mas sim, adicionar e  ampliar o seu valor, e nesse contexto, as fibras estão mais atuais do que nunca.

Anvisa avalia suplementos de creatina e aponta conformidade no teor nutricional

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Levantamento destaca que produtos seguem padrões exigidos para creatina e reforça importância de ajustes na rotulagem para garantir mais transparência ao consumidor

A Anvisa realizou a análise de 41 suplementos alimentares de creatina disponíveis no mercado brasileiro. Os produtos envolvem um total de 29 empresas fabricantes. A avaliação foi realizada a fim de verificar a regularidade desses produtos em três aspectos específicos:

Para a análise, foi realizado um levantamento das creatinas mais vendidas no mercado brasileiro, em embalagens de 300 gramas, que é a mais comum no mercado. A coleta de amostras foi realizada no segundo semestre de 2024, nas empresas fabricantes de suplementos. Somente no estado do Rio de Janeiro as amostras foram coletadas pela Vigilância Sanitária (Visa) estadual no mercado varejista. Os outros estados participantes foram São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo, seguindo a concentração de mercado nesses estados.

As amostras foram coletadas três vezes (em triplicada) pelas Visas locais, para garantir a reprodutibilidade dos resultados, conforme o rito de análise fiscal estabelecido pela Lei 6.437, de 20 de agosto de 1977.

As análises foram realizadas pelo laboratório do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Teor de creatina

O resultado da análise apontou um resultado de regularidade em relação ao teor de creatina esperado para esses produtos, sem variações que pudessem caracterizar infração sanitária. Dos 41 produtos, apenas uma marca possuía teor de creatina abaixo do previsto no regulamento de suplementos.

Para estar adequado, o teor de creatina não pode ter variação maior que 20% em relação ao declarado na rotulagem nutricional, além de atender o valor de referência para este nutriente, que é de 3.000 mg.

Os resultados mostram um cenário diferente daquele encontrado em levantamentos do próprio setor produtivo, em períodos anteriores. A diferença entre os resultados pode indicar uma autorregulação do mercado entre as análises feitas no período de 2022 a 2024. Ou seja, alguns fabricantes podem ter ajustado seus processos produtivos após os resultados iniciais divulgados pelo setor produtivo.

A análise de laboratório também buscou a presença de matérias estranhas nos produtos analisados. Neste quesito, todas as marcas tiveram resultado satisfatório.

Rotulagem

As principais incorreções verificadas nas análises estão relacionadas a problemas de rotulagem. Dos 41 produtos, 40 traziam rótulos com algum erro de informação ou alguma incorreção.

De acordo com a regulamentação de suplementos, esses produtos devem atender a requisitos específicos de rotulagem, que são importantes para a correta orientação do consumidor.

Entre os problemas mais comuns de rotulagem, foram identificados os seguintes:

De acordo com a avaliação da Anvisa, os resultados encontrados nas amostras analisadas não representam risco de dano à saúde dos consumidores que exija ações adicionais de fiscalização.

Ainda assim, as incorreções de rotulagem poderão gerar ações de notificação aos fabricantes, já que as definições de rotulagem precisam ser atendidas para garantir a melhor informação ao consumidor.

No Brasil, os suplementos alimentares são regulados pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 843/2024 e pela Instrução Normativa (IN) 281/2024, que determinam que os suplementos devem ser notificados à Anvisa para serem comercializados. A partir de 1º de setembro de 2025, todos os suplementos que já estavam no mercado, mesmo antes da publicação da norma, deverão estar regularizados na Agência.

Zero-Cal aposta no Xilitol e reforça portfólio com adoçante natural e de baixo índice glicêmico

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Novo produto amplia opções da marca líder no segmento e combina sabor suave, poucas calorias e apelo funcional para quem busca substituir o açúcar com mais saúde

Zero-Cal, marca líder em adoçantes no Brasil, tem um forte compromisso em sempre entregar o melhor sabor para o consumidor que busca um adoçante. O Xilitol entra no portfólio para ser uma opção mais natural e saudável com excelente sabor, além de ter baixas calorias. Um teste as cegas feito pela marca comprovou que 70% dos consumidores preferem o adoçante de Xilitol da companhia vs os concorrentes.

Ideal para quem quer substituir o açúcar, o lançamento completa a linha de adoçantes da marca, que já conta com diversas opções para atender aos diferentes perfis de consumidores, do mais tradicional ao mais natural. Com um preço competitivo, o Zero-Cal Xilitol mantém o compromisso da marca em oferecer qualidade com um excelente custo-benefício.

O produto também se destaca por seu baixo índice glicêmico, tornando-se uma excelente escolha para quem busca controlar os níveis de glicose no sangue. Além disso, é derivado do milho, o que garante sua origem natural, sendo uma alternativa ideal para aqueles que preferem adoçantes mais naturais. Com um sabor doce e leve, o Zero-Cal Xilitol é perfeito para adoçar bebidas geladas e sobremesas, além de ser uma ótima opção para o cafezinho de quem busca um sabor mais delicado.

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