Que a fragrância é diferencial em produtos de limpeza e que preço é decisivo, mas existem casos que merecem registro.
Com muitos sprays Fabulosa acessíveis disponíveis na Aldi do Reino Unido e online, uma variante parece ter realmente causado um impacto. Conforme relatado pelo The Mirror, o perfume foi compartilhado por TikToker Charley Bourne ( @charleybourne ), que pediu a seus seguidores que “corressem para Aldi”, para colocar as mãos no spray de limpeza Fabulosa na fragrância Opulence, que dizem cheirar ao perfume Decadence de Marc Jacobs.
Enquanto isso, outros sugeriram que os compradores devem acessar o site da Fabulosa diretamente, onde há muitas ofertas com cheiros deliciosos. De acordo com a descrição do produto do site, o spray antibacteriano cheira a “um floral oriental com notas de topo de bergamota, ameixa madura e íris, um coração de rosa, jasmim, ylang e orris e uma rica base em pó de âmbar, patchouli, vetiver, madeiras, almíscar e baunilha”.
A Bettanin comemorou, no dia 12 de março, 75 anos, e para celebrar esse marco, apresenta duas novidades: a primeira é a nova identidade visual, que traz um logo comemorativo na tonalidade lavanda, além de um diamante, que remete à força e simboliza as “bodas de diamante”; a segunda é o lançamento da edição especial de um dos itens que mais representa a história da Bettanin, a vassoura.
A Bettanin Vassoura Edição Especial 75 anos, é apresentada com design moderno e leva as cores e o logo da data especial.
A Sanilux, marca da Bettanin, também tem novidade para o mercado: a Escova Sanitária com Suporte Antirrespingos, que chega para agregar no portfólio de escovas sanitárias da marca, que agora conta com 5 SKUs.
O produto, de acordo com a empresa, possui design moderno e funcional, além de um suporte protetor para as mãos, que evita qualquer eventual respingo que possa ocorrer e atingir a pele durante a higienização do vaso sanitário. O produto é ideal para uma limpeza profunda e eficiente no local, garante a empresa.
O faturamento da indústria de embalagens plásticas flexíveis apresentou forte alta em 2021 devido, principalmente, ao aumento dos preços em toda a cadeia produtiva, desde as matérias-primas até os produtos transformados, conforme aponta o estudo da Maxiquim, feito com exclusividade para a ABIEF (Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis).
Segundo o estudo, também é preciso levar em conta a alta inflação de 2021 que impactou nos preços médios das vendas internas. Outro fator que refletiu no aumento do faturamento foram as exportações, que cresceram não só em volume, mas também em valores, por conta dos preços mais altos no mercado internacional. O aumento da participação das exportações de flexíveis no total de transformados plásticos foi de 18% em 2021 em relação a 2020, enquanto as importações cresceram 15% no mesmo período.
O estudo da Maxiquim aponta ainda que além do faturamento, outro destaque foi a alta de 2,9% na produção de flexíveis em 2021 em comparação ao ano anterior, atingindo um recorde histórico de 2,1 milhões de toneladas (t). Esta alta foi puxada, principalmente pelas indústrias de alimentos e produtos para limpeza doméstica. Vale lembrar que dentro do universo de flexíveis coberto por este estudo (sacos/sacolas, agro e embalagens), o segmento de embalagens corresponde a 80% do volume total produzido.
“Mas há muito trabalho a fazer e muitos mercados a prospectar”, lembra o Presidente da ABIEF, empresário Rogério Mani. Segundo ele, apesar do crescimento da demanda nos últimos anos, o consumo per capita de embalagens plásticas flexíveis ainda é baixo no Brasil – 9,8 kg/habitante, quando comparado a outros países. “Isto demonstra o potencial de crescimento do setor no país.”
A expectativa do setor para 2022 é de recuperação da demanda, mesmo se o primeiro semestre do ano não demonstrar esta tendência. “Esperamos que a redução de IPI, imposta pelo Governo Federal em fevereiro, garanta um certo fôlego para a indústria em geral”, pondera Rogério Mani.
As incertezas, contudo, veem da guerra da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022, e que já resultou em altas no preço do petróleo. “Acreditamos que estas altas acabem impactando nos custos da cadeia produtiva de plásticos transformados no Brasil. A médio e longo prazos, outros reflexos também poderão ser sentidos pelo setor, como retração de demanda, restrição da oferta e dificuldade e alta nos custos logísticos”, alerta Rogério.
Mercado de alimentos permanece importante
Um recorte no estudo da Maxiquim mostra que o principal mercado para as embalagens plásticas flexíveis em 2021 continuou sendo a indústria de alimentos que consumiu 896 mil t das 2,1 milhões de t produzidas, o equivalente a uma alta de 8,4% em comparação a 2020. A alta no consumo de embalagens plásticas flexíveis pela indústria de limpeza doméstica foi ainda mais significativa: 9,6%, chegando a 110 mil toneladas.
O market share, por aplicação, estabeleceu a liderança das embalagens multicamadas, com 730 mil t, alta de 2,2% em relação a 2020. Na sequência, veem as embalagens monocamada, com 651 mil t que representam uma alta de 7,1%.
As resinas PEBD (polietileno de baixa densidade) e PEBDL (polietileno linear de baixa densidade) foram as mais usadas em 2021 pela indústria de flexíveis, totalizando 1,589 milhão t, alta de 0,9% em comparação ao ano anterior. O consumo de PP (polipropileno) registrou alta de 7,1%, chegando a 347 mil t. Do total de resinas utilizadas pela indústria de embalagens plásticas flexíveis, 2,037 milhões t foram de matérias-primas virgem (alta de 0,5%) e 104 mil t foram de materiais reciclados (queda de 0,2%).
Iniciativa histórica representa o mais significativo passo desde o acordo de Paris
A Unilever Brasil acompanhou, junto a chefes de Estado, ministros do Meio Ambiente e outros representantes de 175 nações, a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente e anuncia que é parte do Tratado Global do Plástico, cuja criação foi aprovada durante o encontro (UNEA-5).
O documento, que terá vínculo jurídico e é considerado o pacto “verde” multilateral mais importante desde o Acordo de Paris, é uma resolução histórica para combater a poluição plástica e estruturar um acordo internacional até 2024 se concentrando em duas grandes frentes: reciclagem e redução do uso de plástico virgem.
O Tratado é um marco importante para o Brasil, quarto país que mais produz plástico no mundo, com 11,355 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia, segundo levantamento do WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com números do Banco Mundial.
Atuante nesse cenário, a Unilever quer usar sua escala e influência para criar mudanças positivas muito além de suas portas. A companhia sabe do seu papel fundamental na condução de inovações para reduzir o uso de plástico virgem, tornar as embalagens mais recicláveis e impulsionar a economia circular, que olha para todo o ciclo de vida do plástico, valorizando o material após seu uso reintegrando-o à cadeia de produção.
O fluxo de plástico para o meio ambiente deve ser interrompido, pois seu lugar é na economia, e um Tratado Global sobre poluição plástica, com padrões para a redução de uso de plástico virgem e aumento da reciclagem em sua essência, facilitará discussões abertas sobre todo o ciclo de vida do plástico, incluindo sua produção, design e descarte. É também um endosso aos compromissos globais que a companhia tem anunciado desde 2017.
A jornada da Unilever Brasil para o uso sustentável do plástico tem avançado a cada ano e influenciado a circularidade do material no país. Entre 2018 e 2021, a companhia reduziu o uso de aproximadamente 18 mil toneladas de plástico virgem em suas embalagens, equivalente ao peso de 65 das maiores aeronaves comerciais, ou a quase 80 piscinas olímpicas cheias de garrafas.
A Unilever é pioneira em utilizar resina pós-consumo em larga escala, atribuindo valor ao plástico após seu consumo e combatendo diretamente a poluição plástica; em vez de ser descartado em aterros, o material é coletado por cooperativas, catadores e outros parceiros, processado e transformado pela Unilever para retornar como uma nova embalagem. Atualmente, todas as marcas de produtos para limpeza da casa, e muitos dos produtos de higiene pessoal, como xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento da companhia utilizam resina reciclada em suas embalagens.
“O Tratado tem o objetivo de sensibilizar governos e a sociedade em geral sobre o uso e o descarte correto do plástico virgem e, certamente, ajudará a acelerar a transição de uma economia linear para uma economia circular efetiva, reduzindo a produção do material no mundo e criando condições adequadas para acelerar o crescimento de novos modelos de negócios, formatos e disponibilidade de plástico pós-consumo (PCR). Como negócio, estamos buscando grandes transformações na redução de uso de plástico virgem e este é um importante passo que apoiará empresas como a Unilever a avançar em sua trajetória de redução e a fortalecer a cadeia circular do plástico”, disse Suelma Rosa, head de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Unilever Brasil.
Em 2018, a companhia inovou com a marca TRESemmé ao lançar as garrafas mais leves do mercado, substituindo o plástico virgem por reciclado nas embalagens. Desde então, foram vários progressos como o alcançado pela marca OMO com o produto OMO para Diluir, que já utiliza 72% menos plástico na comparação com OMO Líquido. Outro exemplo é a marca Love, Beauty and Planet, cujos produtos possuem frascos de plástico 100% reciclados e recicláveis. Em 2021, foi a vez da marca Arisco chegar a cinco toneladas de plástico 100% reciclável ao inovar, desde 2020, nas embalagens de sua linha de temperos.
O planejamento da Unilever para a sustentabilidade do plástico nos próximos anos é amplo. Nas metas do pilar “Um mundo livre de resíduos” do Unilever Compass – plano de negócio da empresa –, a companhia se compromete a reduzir pela metade o uso de plástico virgem em suas embalagens até 2025, reduzindo cerca de 100 mil toneladas de plástico em todo o mundo, equivalente ao peso de mais de 8 mil ônibus de dois andares em todos os países em que opera. Outra meta é garantir que todas as embalagens da companhia sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.
Uma das partes mais inovadoras da estratégia da empresa – e elemento essencial para atingir suas metas – é usar outros materiais e a diretriz adotada pela companhia envolve 3 esferas: 1) Menos plástico, 2) Melhor plástico, 3) Nenhum plástico. Isto significa repensar como os produtos são projetados, desenvolvendo novos modelos de negócios, novo design de embalagens, e novas experiências de compra para os consumidores, substituindo o plástico por opções como metais, papel e vidro.
Para aliviar a solidão do isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, houve um aumento na adoção de animais de estimação entre os brasileiros.
Uma consequência direta desse comportamento é que os gastos com os cuidados com esses pets também cresceram. Entre 2020 e 2021, houve um salto de 129%. As informações são do Domestic View 2022, estudo realizado pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria.
Com a chegada de um novo companheiro, as famílias tiveram de adaptar seus orçamentos. As casas com animais de estimação passaram a gastar menos com alimentação dentro do lar (34%) do que aquelas sem bichinhos (37%). Também reservaram uma quantia menor para custos com serviços públicos – 13% versus 14%.
Em relação aos gastos diretos com os animais, os brasileiros despenderam 70% do orçamento reservado com alimentação – a porcentagem, porém, foi maior nas classes D e E: 79%. Despesas veterinárias aparecem com mais força na classe AB 18%, assim como os custos com acessórios e artigos de higiene (15%).
É válido destacar que, entre as sete praças estudadas pela Kantar, Grande São Paulo e Grande Rio de Janeiro foram as que reservaram a maior parte do orçamento doméstico para gastar com os animais: 4%.
A compreensão do nível de limpeza aumentou, e mais e mais clientes estão voltando a seus restaurantes favoritos com maiores expectativas de limpeza de marcas que conhecem e confiam.
Por isso a P&G Professional relançou seu portfólio Dawn Professional, apresentando fórmulas novas e aprimoradas de marcas conhecidas e confiáveis.
“Proprietários e funcionários de restaurantes precisam de soluções de limpeza que façam mais em menos tempo. É por isso que a Dawn Professional trabalhou para inovar as suas melhores soluções de desengorduramento da sua classe, introduzindo o Multi-Surface Heavy Duty Degreaser”, disse a empresa em comunicado.
Parte do relançamento da Dawn Professional, o Multi-Surface Heavy Duty Degreaser corta a gordura resistente duas vezes mais rápido do que o principal desengordurante profissional, permitindo que restaurantes e cozinhas comerciais façam mais com menos produto e em menos tempo.
Ben e Erin Napier vão ajudar a educar sobre limpeza de pisos de madeira
A Swiffer, da P&G, anunciou sua parceria com os especialistas em reforma de casas e personalidades da TV, Ben e Erin Napier, que unem forças para educar os proprietários sobre as melhores técnicas e ferramentas otimizadas para limpar pisos de madeira acabados de forma rápida e eficaz .
A parceria da Swiffer com os Napiers marca o compromisso da marca em atender às necessidades dos proprietários de ferramentas de limpeza rápidas e fáceis, feitas com pisos de madeira em mente. O Swiffer WetJet Wood é um sistema de limpeza completo que é fácil de usar, eficaz e pode ser incorporado perfeitamente em qualquer rotina de limpeza diária para ajudar a realçar a beleza natural dos pisos de madeira muito tempo após a instalação. Além disso, a Swiffer fez parceria com a National Wood Flooring Association, que define os padrões para a indústria de pisos de madeira.
Com um pulverizador de bico duplo exclusivo, o Swiffer WetJet Wood é otimizado para limpar pisos de madeira acabados. Sua solução de limpeza pré-misturada é especialmente formulada para reduzir estrias e películas, com uma fórmula de secagem rápida que dissolve sujeira e sujeiras difíceis e pegajosas. A textura macia das almofadas de limpeza tipo microfibra é suave em pisos de madeira, que retém partículas que podem danificar os pisos, e a tira Absorb + Lock puxa a sujeira e a umidade para dentro da almofada multicamada. Os jatos duplos pulverizam uma névoa ultrafina que reveste os pisos uniformemente sem formar poças, para que a umidade não se acumule na madeira, e os bicos iluminados ajudam a evitar a pulverização excessiva.
A PDI, que fabrica produtos e soluções de prevenção de infecções, anunciou o lançamento nos Estados Unidos de novos e inovadores desinfetantes para ajudar os profissionais de prevenção de infecções na luta contra o aumento das infecções associadas à saúde.
Como parte de uma abordagem em camadas, os novos produtos Sani-24 Germicidal Disposable Wipe, Sani-HyPerCide Germicidal Disposable Wipe e Sani-HyPerCide Germicidal SprayToalhete Descartável Germicida Sani-24 , apoiam ainda mais o compromisso da PDI de ajudar a prevenir infecções e promover a saúde e o bem-estar.
O Sani-24 Wipe é o primeiro e único desinfetante registrado pela EPA que usa desinfetante continuamente ativo (CAD), uma tecnologia desenvolvida por um líder em soluções antimicrobianas, o Microban. Fornece proteção contra uma ampla variedade de organismos patogênicos em um minuto tempo de contato, deixando uma camada protetora de desinfetante na superfície enquanto seca. Esse escudo antimicrobiano matará continuamente os patógenos responsáveis por mais de 40% das infecções no ambiente de saúde, bem como o SARS-CoV-2.
O desinfetante Sani-HyPerCide , disponível nos formatos lenço e spray, é um novo limpador poderoso e pronto para uso com fórmula de peróxido de hidrogênio não alvejante, eficaz contra mais de 20 microrganismos causadores de IRAS. Projetado como uma alternativa aos desinfetantes alvejantes, o de oferece limpeza e desinfecção em uma etapa.
Pesquisa da ACI mostrou que eficácia dos produtos é o atributo mais importante
A limpeza anual da primavera está aumentando nos Estados Unidos em 2022, de acordo com novos dados do consumidor divulgados pelo American Cleaning Institute (ACI). A pesquisa, conduzida pela Ipsos, descobriu que 78% dos americanos tem esse hábito, um aumento de quase 10% em relação a apenas um ano atrás.
Embora menos americanos tenham relatado limpeza de primavera anualmente em 2021 do que em 2022, o que pode ter ocorrido devido ao aumento da quantidade de tempo gasto em casa durante a pandemia de COVID-19, muitos americanos retirarão seus suprimentos de limpeza de primavera este ano para ajudar a manter suas casas saudáveis e seguras. De fato, a maioria (71%) dos americanos está motivada a limpar porque deseja ter um ambiente doméstico saudável, enfatizando o valor intrínseco que a limpeza desempenha na sociedade de hoje e sua conexão com um futuro seguro, saudável e robusto.
“Na ACI, sabemos que limpar é cuidar. Para muitos americanos, a limpeza não é mais vista apenas como uma tarefa, mas como um meio de cuidar uns dos outros e criar um lar saudável e seguro”, disse Brian Sansoni, vice-presidente sênior de comunicações e divulgação da ACI. “Depois de ficarem confinados por longos períodos, muitas pessoas estão prontas para abrir suas janelas e se livrar da poeira, sujeira e sujeira do inverno”.
Entre aqueles que adotam a limpeza de primavera, os resultados da pesquisa mostram que os americanos concentram suas práticas de higiene direcionadas na cozinha (64%), quartos (61%) e banheiros (59%). Ao escolher seus produtos de limpeza, os americanos que limpam classificam a eficácia (44%) como o mais importante, seguido por multiuso (18%) e custo (12%).
A pesquisa foi realizada entre 16 e 17 de fevereiro de 2022 com 1.005 adultos com mais de 18 anos dos Estados Unidos.
De acordo com a Clorox, seus novos Multi-Purpose Refillable Cleaner e Bathroom Foamer Refillable Cleaner vêm em frascos de spray que podem ser reutilizado até 30 vezes.
Para reabastecer, basta adicionar o conteúdo das cápsulas que contêm a solução de limpeza e água.
O limpador multifuncional foi projetado para ajudar a remover sujeira e gordura de várias superfícies da sua casa, enquanto o limpador de espuma para banheiro deve ser usado em banheiras, chuveiros e azulejos, por exemplo.
A Clorox também lançou recentemente uma névoa desinfetante sem alvejante e sem aerossol. A névoa vem com um pulverizador reutilizável que você adiciona a garrafas de recarga recicláveis.
Especialistas explicam como Inteligência Artificial e IoT estão trazendo disrupção no mercado de Facilities e como a tecnologia é aliada na limpeza corporativa na volta ao trabalho presencial
Após dois anos de pandemia, o retorno gradativo das atividades presenciais proporcionou uma importância ainda maior para a limpeza profissional dos ambientes de trabalho. A higienização adequada de locais e superfícies como mesas, aparelhos telefônicos, teclados, mouses, controles remotos, maçanetas, interruptores e torneiras é fundamental para reduzir a propagação do vírus da Covid-19 entre os colaboradores.
Um estudo feito pela Associação Internacional de Limpeza Profissional (ISSA), afirma que a higienização correta de uma organização reduz em 80% a possibilidade de uma pessoa contrair gripe e diminui em 46% as faltas ao trabalho. “Não apenas a equipe, mas os consumidores finais também são diretamente afetados pela higiene de um negócio. A condição geral de um estabelecimento influencia na forma como os públicos se relacionam com o local e, de acordo com a ISSA, 94% das pessoas não cogitam voltar a frequentar ambientes com hábitos sanitários inadequados”, explica Leandro Simões, CEO e co-fundador da EVOLV – startup especializada no aumento de eficiência de processos operacionais usando IoT e Inteligência Artificial.
Atualmente, o setor de limpeza brasileiro é responsável pela movimentação de mais de R$ 100 bilhões por ano – sendo que, deste valor, R$ 37 bilhões são frutos dos serviços profissionais. Composto por cerca de 38 mil empresas, este segmento tem recebido cada vez mais protagonismo dentro do meio corporativo.
Pensando especialmente na manutenção dos banheiros – que costumam receber um grande fluxo de pessoas – a evolução tecnológica e o surgimento do serviço de Limpeza sob Demanda são verdadeiros aliados para as organizações que buscam um retorno seguro, econômico e sustentável. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 existiam cerca de 70,8 milhões de banheiros de uso exclusivo no Brasil. Ainda, de acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), uma limpeza comum – com o uso de baldes – em um banheiro com área de seis metros quadrados gasta cerca de 22 litros de água.
“A implementação do serviço de Limpeza sob Demanda no ambiente corporativo é capaz de fornecer alertas de acordo com a necessidade organizacional, evitando o desperdício de produtos, água e mão de obra com as tradicionais rondas realizadas em horários predeterminados dentro das empresas. Através de sensores de infravermelho e sua extensa disponibilidade de dados, os gestores podem monitorar em tempo real o fluxo de pessoas nos toaletes e, consequentemente, organizar de maneira efetiva a rotina de higienização destes locais”, destaca Leandro.
Com um leque de soluções voltadas a eficiência operacional no mundo dos negócios, a EVOLV utiliza tecnologia para desenvolver produtos que seguem os preceitos ESG (Environmental, Social and corporate Governance), além de reduzir os custos das grandes organizações. “Os serviços sob demanda estão em alta, principalmente na gestão de facilities. Para se ter uma ideia, após a instalação de nossos sensores nos prédios corporativos de um dos maiores bancos do Brasil, foi possível notar uma redução de 40% nos gastos relacionados à limpeza dos banheiros”, ressalta o empresário. “Além disso, tivemos um aumento significativo na satisfação dos usuários finais e um destaque no que se refere a redução de desperdício de água e materiais de limpeza”.
A combinação de recursos de IoT, machine learning e inteligência artificial otimizam serviços, proporcionam mais eficiência operacional, aumentam a margem de lucro das organizações e tudo isso de forma sustentável, diminuindo os impactos das grandes empresas no meio ambiente.
Modal ferroviário alia baixo impacto ambiental a vantagens financeiras para a empresa
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, amplia a utilização do modal ferroviário como um dos meios de transporte para a distribuição de seus produtos. Com essa alternativa, que tem menor impacto ambiental, somente em 2021 a companhia deixou de emitir 4.127 toneladas de CO2 na atmosfera com a utilização da ferrovia, o equivalente à emissão média de aproximadamente 900 automóveis por um ano.
Por meio da rota que liga Sumaré-SP a Rondonópolis-MT, desde 2018 a Ypê envia parte dos seus produtos das unidades fabris de Salto e Amparo, no interior de São Paulo, para abastecer a região de Mato Grosso. Antes disso, o transporte era realizado integralmente pelo modal rodoviário, que atualmente também enfrenta a inflação dos derivados de petróleo.
Além de contribuir com o propósito da companhia de ajudar na construção de um mundo melhor, o modal ferroviário também traz ganho econômico para todos que atuam na cadeia de distribuição desses produtos: fornecedor, indústria e cliente.
“O rodoviário é o meio mais convencional e apresenta características importantes e necessárias, como agilidade e flexibilidade. Já o ferroviário traz um ganho ambiental e financeiro para todos os agentes da cadeia de distribuição em trajetos mais longos e, por isso, temos usado e ampliado o uso desse modal nos últimos anos”, explica Pedro Luis Flores, diretor de Logística da Ypê.
A ampliação do uso do modal ferroviário está alinhada ao propósito da Ypê de priorizar ações que reduzam o impacto ambiental e o entendimento de que elas são fundamentais para a longevidade dos negócios e do planeta. Por essa razão, a empresa também conta com inúmeras iniciativas voltadas para a redução do consumo de água, da emissão de gases de efeito estufa, do uso de energia elétrica não renovável, e de ampliação do uso de PET reciclado em suas embalagens.
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