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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Vendas de produtos de limpeza tiveram recuo em 2021, após crescimento em 2020

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Depois de um 2020 onde produtos para limpeza cresceram 9,9% em valor e 6% em unidades impulsionados pela pandemia em categorias como álcool, panos, desinfetantes, sacos de lixo, água sanitária, detergentes líquidos e esponjas sintéticas, em 2021, houve queda no número de unidades vendidas em supermercados e atacarejos. Os dados são Scanntech, plataforma de dados do varejo.

“Na medida em que avançava a contenção da pandemia pudemos observar retração nas unidades de venda (-8,1%) e um crescimento em faturamento ( +1,7%) muito abaixo da inflação ou do crescimento observado na média de todas as cestas de produtos”, explica o relatório consolidado da empresa.

A pedido do blog, a Scanntech analisou o impacto do avanço da ômicron e o impacto nas vendas de produtos de limpeza no varejo nos primeiros dias deste ano. As vendas dos produtos de limpeza ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,2%. A empresa comparou a variação de vendas de 13 de dezembro de 2021 até 9 de janeiro deste ano ante o período de 14 de dezembro de 2020 até 10 de janeiro de 2021.

Sabonete Sólido, Grandes Superfícies, Sabonete infantil, Sabão em Pedra e Detergente Líquido tiveram crescimento. Já o Álcool Antisséptico, protagonista de limpeza na pandemia, teve queda de 43,2% no período.

 

 

 

 

Fonte: Blog Miriam Leitão/O Globo 19.01.2022

Valle’S: conheça a marca jauense de produtos de limpeza natural e vegana

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Valle’s é uma empresa que torna possível e acessível limpar a casa sem impactos ambientais

Nada melhor do que ter a casa cheirosa e limpinha, não é mesmo?! Você sabia que ter essa sensação de limpeza em sua casa pode ser feita de uma forma positiva para o meio ambiente? Pois é, aqui na cidade de Jaú temos uma marca inovadora que percebeu a falta de produtos naturais para limpeza e higiene e lançou assim a sua própria marca que respeita a natureza, os animais e o planeta. Quer saber mais? Fique até o final da leitura!

A Valle’s é uma marca jauense, que leva como principal missão, oferecer um jeito inovador e consciente depromover a limpeza e higienização. Com produtos 100% naturais e veganos, a marca criou sua própria fórmula com diversas versões para lavar louça, roupa, limpeza pesada, desinfetante, entre outros.

“Nosso objetivo é inovar e surpreender na limpeza com a máxima eficiência e o mínimo impacto ambiental. Entendemos a necessidade de criar um jeito novo de fazer limpeza, pois o planeta necessita de ações conscientes para sua preservação. “ – Darcio Silvestre, proprietário.

Utilizar produtos naturais traz diversos benefícios para você, sua saúde e meio ambiente. Olha só quantas vantagens podemos encontrar com os produtos Valle’s:

• Economia de água na mistura (como os produtos são concentrados, você pode misturar a solução com água, rendendo muito mais);

• É um produto biodegradável e sem agressão ao meio ambiente;
• Produto atóxico e NÃO testado em animais;
• Não manchas roupas, carpetes, uniformes e pisos;
• Produto 100% natural e vegano;
• Ganho de espaço na área de serviço.

Para finalizar, deixamos aqui um recado de Darcio, para todos que querem fazer a diferença ambiental:

“Gostaria que as próximas gerações possam ter acesso as belezas e aos recursos naturais que nós temos.
Pois se continuarmos a agir assim não haverá amanhã!”

A Solutudo apoia empresas comprometidas com o meio ambiente e acreditamos muito na importância da preservação ambiental.

 

Fonte: SOLUTUDO 18.01.2022

JactoClean registra crescimento com ações em diversas áreas

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Com foco no cliente do segmento profissional, empresa reestrutura o atendimento, investe em digitalização e novos produtos, mantendo expectativas positivas para 2022

JactoClean – empresa do Grupo Jacto e referência em equipamentos para serviços de limpeza – fecha 2021 colhendo os frutos das estratégias que adotou, tendo como foco principal a melhor experiência do cliente, em especial no segmento profissional.

Entre as ações colocadas em prática, estão o desenvolvimento de novos produtos, ampliação da presença em diferentes regiões e restruturações do atendimento ao cliente. As iniciativas contribuíram para o crescimento das vendas de seus produtos em 2021 e a perspectiva para 2022 é de resultados ainda melhores.

De acordo com José Renato Demian Ferreira, Diretor Geral da JactoClean, os resultados são frutos das diversas iniciativas, que elevaram a eficiência da gestão da empresa, com destaque para a digitalização de processos em diferentes áreas, com consequente aumento da produtividade em todos os níveis. “Realizamos pesquisas de mercado para conhecer melhor as necessidades dos consumidores e ouvimos os representantes regionais, para identificar oportunidades de melhoria nos produtos atuais e expandir as vendas”, afirma.

Frentes diversas

Para colocar seus planos em prática, a JactoClean estabeleceu estratégias e a maioria foi concluída até o final de 2021. Na área de vendas, a empresa entrou em novos marketplaces e passou a comercializar seus produtos nas maiores plataformas de vendas do Brasil. A área comercial foi reestruturada: além de ampliar o número de representantes, a empresa digitalizou o atendimento aos clientes e adotou plataformas para a venda de peças, o que possibilitou a duplicação do volume vendido sobre o registrado em 2019.

A empresa também realizou a reformulação do rol de assistências técnicas e promoveu treinamentos via plataformas digitais para as autorizadas parceiras. Com tais ações, em 2021, alcançou a pontuação máxima no maior site de pesquisa de reputação de empresas antes da compra, que atesta a excelência da empresa no relacionamento com os clientes.

Para 2022, a empresa prevê o lançamento de produtos, todos no segmento profissional e, além disso, seguirá investindo na reformulação de suas embalagens, que estão mais funcionais – trazem informações que facilitam a decisão do cliente no momento da compra – e sustentáveis – são feitas de papelão sem plastificação, o que permite sua total reciclagem.

“Apostamos no fortalecimento da comunicação da empresa, voltada a ressaltar os benefícios dos produtos da marca em ações em diversas mídias. Também investimos na expansão dos treinamentos on-line, via plataformas digitais para as autorizadas parceiras, no Brasil e em alguns países da América Latina, visando melhorar a experiência do cliente com a marca. Com estas iniciativas, esperamos que a JactoClean alcance uma taxa de dois dígitos nas vendas de seus produtos em 2022”, conclui Ferreira.

Quem seremos em 2022? As 10 tendências para o ano segundo a Euromonitor

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Após dois anos de mudanças, a recuperação da pandemia é um dos fatores mais determinantes nas principais tendências globais de consumo para este ano

 

 

 

Fonte: Exame 17.01.2022

Após mudanças internas, Bombril escolhe Inovnation

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Com novos CEO e diretor de marketing, Bombril inicia parceria com empresa de Alexandre Gama para reposicionar marca

A nomeação de novos CEO – Antonio Werneck – e diretor de marketing – Rodrigo Lacerda, em julho e dezembro de 2021, respectivamente, já indicavam mudanças profundas na Bombril. Neste início de ano, a companhia confirma que uma guinada na comunicação e nos negócios tomará contornos mais definidos com a contratação da Inovnation, empresa fundada por Alexandre Gama em 2018.

Cientes de que Bombril é um nome que está presente no imaginário e no dia a dia de milhões de brasileiros, Wenerck, Lacerda e Gama querem fazer do passado uma inspiração – mas não uma trilha de fácil acesso. “Bombril precisa de um reposicionamento de marca e de negócios que se insira neste contexto em que o consumidor é outro, não é o do tempo do Carlos Moreno”, diz Gama, se referindo ao ator que interpretou o icônico garoto-propaganda da marca por anos a fio.

A estratégia que está sendo pensada para o cliente foge, portanto, de palavras como “revival” ou “nostalgia”. O publicitário explica que a ideia é tratar Bombril tal qual uma startup que tem equity para que seja possível trazer um frescor que o atual contexto mercadológico pede. “Quero trazer o DNA da marca, mas junto à possibilidade de fazer coisas novas. Bombril sempre foi muito inovadora, mas hoje, o contexto desta inovação é outro”. Nos dois últimos anos, a Inovnation fez o reposicionamento de outra marca do mesmo segmento, a Ypê (a parceria se encerrou em abril do ano passado), e Gama também tem um histórico de trabalho junto a Omo e outras marcas da Unilever.

Para Werneck, as chegadas de Rodrigo e Gama ajudam a gerar condições fundamentais para operacionalizar parte importante do plano estratégico e de ações que ele estabeleceu para a companhia. “Essa ligação da marca com os brasileiros é um grande patrimônio da empresa e, nestes tempos de interação, diversidade e mídia social, é um trunfo ainda mais relevante”, avalia.

Depois de um relacionamento de mais de 30 anos com o publicitário Washington Olivetto, responsável pela criação das campanhas da marca com Carlos Moreno, Bombril tirou a conta da WMcCann em 2013 e a entregou para a DPZ (atual DPZ&T). Após um hiato publicitário entre 2015 e 2016, a companhia elegeu a Africa para cuidar da comunicação de suas marcas.

Modelo de negócios fluido

Bombril firmou contrato com uma das empresas da Inovnation, a Hottank, especializada em produção e criação de conteúdo. O modelo de negócios do hub, ressalta Gama, não está orientado à compra de mídia e há clientes fixos e os que trabalham por projeto. Cenp, iFood, Iguatemi, Solitec Seguros e Roots to Go são algumas das contas atendidas pela companhia atualmente. Além da Hottank, há a Area G, voltada à branding e comunicação, e a Kaleidoz Design.

“Meu assunto é mais um marketing de forma expandida. Por isso que quando falo de criatividade, não estou mais falando do comercial ou da frase. Na criatividade mais estratégica é preciso inventar caminhos. O mundo está cheio de respostas e o importante agora é a pergunta. Saber fazer as perguntas”, afirma Gama.

Hoje, o time fixo da Inovnation conta com 12 pessoas – os demais 200 talentos espalhados por diversos mercados do mundo são acionados conforme os projetos. O CEO esclarece que não se tratam de freelancers, pois existe um contrato por meio do qual os profissionais se comprometem a priorizar os trabalhos para Inovnation quando são chamados para tais.

Segmentos promissores

Uma outra frente de atuação da Inovnation é a Leap, que investe em startups de outros segmentos: as inglesas BAC, de carros de luxo, e a 1st11 (First Eleven), de games, a norte-americana Illuminarium, voltada ao entretenimento imersivo, e a Violab, plataforma de música dedicada ao violão idealizada pelo próprio Gama e que terá apoio de um grande grupo financeiro a ser anunciado ainda neste começo de ano.

“Levo a parte estratégica e intelectual, não sou investidor financeiro. E é aí que está a criatividade expandida. O hub tem empresas completamente diferentes, mas há algo em comum, que é o olhar em inovação”, diz Gama.

Ainda que o intuito seja fazer essas empresas investidas crescer, existe a possibilidade de fazer um ‘cross over’ com os clientes da Inovnation. A Illuminarium, por exemplo, responsável por exposições interativas como a de Van Gogh, que percorreu algumas capitais norte-americanas e europeias, pode vir a fazer ações em parceria com determinada marca.

 

 

 

 

Fonte: Meio&Mensagem 17.01.2022

Amoos Aquactive da Navigator é eleito produto 5 Estrelas 2022 pelos portugueses

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A linha de papel Amoos Aquactive, nova geração de papel tissue com sabão incorporado da The Navigator Company, é a vencedora na categoria “Rolos de Cozinha”, integrada no setor “Cuidado e Conforto do Lar” da oitava edição do Prêmio “Cinco Estrelas 2022”, que destaca a preferência dos consumidores portugueses.

Nesta edição foram avaliadas e testadas 1035 marcas durante nove meses, por cerca de 320 mil consumidores. Foi a sua tecnologia inovadora Aquactive™, ativada em contato com a água e produzindo de forma imediata espuma de sabão, a principal razão para se destacar como marca vencedora.

Esta nova geração de papel multiusos “2 em 1” garante uma limpeza rápida e segura, simplificando o dia-a-dia das famílias e dos profissionais de limpeza. Trata-se, ainda, de uma solução de papel tissue muito mais sustentável e higiênica quando comparada com os tradicionais panos de cozinha, pois evita a acumulação de germes e bactérias, podendo ser utilizado em qualquer tipo de superfície e sujidade (bancadas, pisos, louças de banheiros, vidros, micro-ondas e mesas), higienizando numa só passagem.

O produto apresenta ainda uma elevada resistência, permitindo absorver e limpar qualquer sujidade sem que a folha se desfaça, enquanto liberta a espuma de sabão e uma fragrância cítrica de limão que proporciona uma maior sensação de limpeza.

Veja como funciona a tecnologia Aquactive™

 

 

 

Fonte: Release Navigator 10.01.2022

Grove e o designer de interiores Jeremiah Brent lançam nova linha de home care

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A Grove continuou sua parceria com o designer de interiores Jeremiah Brent. A dupla se uniu em uma nova coleção de itens de limpeza e acessórios para casa.

A nova coleção de edição limitada apresenta 13 produtos, incluindo detergentes, sabonetes e velas. Grove incorporou fragrâncias 100% naturais e cera de soja de queima limpa. A linha também é livre de plástico descartável. As fragrâncias exclusivas da coleção são sal marinho do Himalaia e sálvia e eucalipto e cipreste.

 

 

Fonte: Happi  11.01.2022

 

Wipes de limpeza no Brasil: entendendo a cultura para alcançar o crescimento

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A pandemia levou ao lançamento de novos formatos de produtos no Brasil, incluindo desinfetantes de home care em aerossol e lenços de limpeza multiuso. Este último experimentou um crescimento dinâmico de valor em 2020, apoiado por novos participantes no mercado e uma presença crescente nas prateleiras dos varejistas.

Os players do setor que conseguiram lançar novos produtos e se beneficiar desse desenvolvimento incluem Unilever com suas marcas Cif e Omo, Química Amparo com Ypê e Reckitt Benckiser com Lysol. Este desenvolvimento recente é uma evidência da crescente demanda por soluções de higiene convenientes entre os consumidores brasileiros.

De acordo com os números gerais da Euromonitor International, em 2021, os lenços de limpeza multiuso atingiram o uso per capita de 0,31 folhas. No entanto, embora o consumo tenha crescido, ele permanece em um nível comparativamente baixo. Para colocar isso em perspectiva, o consumo per capita no Chile aumentou de 14 para 29 folhas entre 2019 e 2021, aproximando-se da taxa média de consumo por pessoa nos EUA (32 folhas). Para dar sentido a essa diferença de demanda, é essencial analisar de perto os desafios únicos que essa categoria enfrenta no Brasil. Embora o Brasil seja comumente destacado como um mercado com potencial significativo de crescimento com base em fatores demográficos, existem barreiras culturais e hábitos de limpeza profundamente arraigados entre os consumidores locais que impedem a adoção mais ampla da categoria.

Pandemia desafia rotinas tradicionais de limpeza

Na limpeza de pisos, varandas, janelas e banheiros, os brasileiros costumam usar a água como base em conjunto com um produto adequado, sendo os desinfetantes para uso doméstico e o alvejante as opções preferidas. Tradicionalmente, os brasileiros não estão familiarizados com o conceito de “lavagem a seco”, que é amplamente percebido como menos eficiente. Ao contrário dos mercados da Europa Ocidental e América do Norte, onde os consumidores valorizam os lenços de limpeza multiuso como uma alternativa conveniente aos métodos de limpeza mais tradicionais, as dúvidas sobre a eficácia até agora limitaram o apelo do consumidor desse formato no Brasil.

No entanto, a pandemia criou novas oportunidades para esses produtos, pois sobrecarregava a vida de muitos consumidores. Períodos prolongados de reclusão em casa, trabalho remoto, educação infantil em ambientes fechados e entretenimento resultaram em aumento da demanda por conveniência e produtos que proporcionam alívio aos consumidores durante um período desafiador. Os wipes de limpeza multiusos têm melhorado a rotina de um número cada vez maior de famílias, além de consumidores solteiros e jovens, que procuram cada vez mais formas de eliminar os inconvenientes da limpeza. Embora a praticidade seja um forte fator a favor do crescimento desta categoria, a percepção brasileira de limpeza é claramente um desafio notável.

Maior educação sobre a eficácia necessária para aumentar a demanda por toalhetes de limpeza para todos os fins

A formação de espuma é outro atributo importante para os consumidores brasileiros em termos de desempenho e eficácia percebidos do produto. Na mente dos consumidores, os limpadores e desinfetantes de espuma – especialmente aqueles aplicados em superfícies – oferecem um desempenho de limpeza superior em comparação com seus equivalentes não espumantes, que são amplamente considerados ineficazes. Enquanto os consumidores valorizam os produtos que oferecem uma maneira mais conveniente de limpeza, a eficácia percebida da limpeza continua a ter precedência para os brasileiros na tomada de decisão de compra. Isso constitui um obstáculo adicional para a penetração mais ampla de toalhetes de limpeza para todos os fins no país.

O uso tradicional de ajuda doméstica continua sendo uma barreira considerável para soluções convenientes de atendimento domiciliar

Um terceiro e igualmente importante fator que continua a influenciar a rotina de limpeza dos consumidores é o fato de que as famílias brasileiras mais abastadas normalmente dependem de ajuda doméstica para limpeza e outras tarefas semanalmente, diariamente ou até quinzenalmente. Os ajudantes domésticos tendem a ser os tomadores de decisão em termos de compra de produtos de limpeza relacionados. Devido ao seu perfil demográfico, eles geralmente contam com produtos de limpeza mais tradicionais e carecem de conhecimento sobre formatos como lenços de limpeza multiuso como alternativa ao cuidado padrão de superfícies. Além disso, os consumidores que usam serviços domésticos não têm incentivo para investir em um produto comparativamente mais caro apenas por uma questão de conveniência adicional, quando podem contar com seus trabalhadores domésticos para realizar tarefas usando métodos tradicionais.

No entanto, a legislação trabalhista evoluiu devido à Reforma Trabalhista de 2017, que resultou no aumento dos custos associados aos serviços domésticos. Espera-se que isso leve a um declínio no número de famílias brasileiras com acesso a ajuda doméstica. As famílias que estão em transição da ajuda doméstica para ter que assumir as tarefas de limpeza são mais propensas a priorizar a conveniência em relação a outros fatores ao comprar cuidados com a superfície. Embora os trabalhadores domésticos ainda sejam comuns, esse desenvolvimento recente deve apoiar uma aceitação da demanda por lenços de limpeza para todos os fins no mercado.

Incerteza econômica apresenta barreira para uma aceitação mais forte no curto prazo

Outro fator que influencia a demanda por toalhetes de limpeza para todos os fins é o atual clima econômico no país. A desvalorização da moeda e o aumento do desemprego levaram à redução do poder de compra dos consumidores brasileiros. Dado o preço unitário relativamente alto dos toalhetes de limpeza para todos os fins em comparação com outras opções de tratamento de superfície, mesmo os consumidores que estão curiosos para experimentar este novo tipo de produto são desencorajados por sua falta de acessibilidade. Em um período de grande incerteza econômica, o uso de pano em conjunto com desinfetantes para cuidados domésticos e outros produtos de cuidados de superfície, como limpadores multiuso ou limpadores de cozinha, provou ser popular entre os consumidores, pois oferece uma alternativa mais acessível aos lenços descartáveis. No entanto, a experiência mostra que, ao longo do tempo,

Potencial mais forte em função de preços mais competitivos e educação do consumidor

O exemplo de lenços umedecidos para uso geral no Brasil ilustra que o potencial de crescimento de uma categoria não depende inteiramente de características como tamanho territorial, população e crescimento populacional. Existem muitos fatores culturais não quantificáveis ​​profundamente arraigados em uma sociedade que afetam o consumo. O aumento da conscientização sobre higiene durante a pandemia levou ao crescimento da demanda dos consumidores por limpeza e desinfecção. Isso beneficiou principalmente os produtos de limpeza tradicionais. No entanto, há uma oportunidade para os toalhetes de limpeza para todos os fins também lucrar com esse reengajamento induzido pela pandemia com a higiene. A elevada importância da higiene em conjunto com um declínio contínuo nos serviços domésticos fornece um terreno fértil para os lenços umedecidos para uso doméstico ganharem impulso.

Embora se preveja um potencial mais forte, os preços dos produtos e a falta de conscientização entre os consumidores brasileiros continuam sendo as maiores barreiras para uma adoção mais ampla. Se as marcas pretendem expandir a presença de toalhetes de limpeza multiusos, será crucial introduzir preços mais baixos, colmatar a diferença de preços para formatos de produtos mais tradicionais e, por sua vez, atrair consumidores que procuram conveniência no seu dia-a-dia. Os fabricantes são ainda aconselhados a lançar campanhas publicitárias multicanal, incluindo atividades promocionais, a fim de educar os consumidores brasileiros sobre os benefícios dos lenços umedecidos para uso doméstico se quiserem explorar o potencial de crescimento existente. Nesse contexto, o foco deve estar na conveniência e no desempenho de limpeza.

Por Paula Ferola Correia, analista de pesquisa da Euromonitor International

 

 

 

Fonte: Euromonitor 11.01.2022

Dawn apresenta detergente lava-louças invertido com válvula autovedante

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A P&G lançou nos Estados Unidos, Dawn EZ-Squeeze, um novo frasco invertido com tecnologia patenteada de tampa com uma válvula autovedante que protege contra vazamentos.

“Os frascos de lava-louças são um dos itens domésticos mais usados, por isso devem ser fáceis de usar – desde a primeira gota até a última”, disse Guerin McClure, vice-presidente de cuidados com a louça da América do Norte da P&G. “Você provavelmente já passou algum tempo sacudindo, virando e batendo sua garrafa de detergente na bancada em uma tentativa confusa de aproveitar ao máximo cada gota. Com o Dawn EZ-Squeeze, queríamos criar um detergente de louça projetado para ser rápido e fácil, ajudando você a sair da pia e seguir com sua vida”.

A Dawn dedicou mais de cinco anos, centenas de designs e milhares de horas de testes no desenvolvimento do Dawn EZ-Squeeze, tornando-o um dos produtos mais pesquisados ​​e rigorosamente testados da P&G nos 50 anos de história da empresa na categoria de saboneteira. Durante esses extensos testes de consumo, a Dawn descobriu que o design exclusivo da válvula da embalagem não apenas proporcionava uma experiência sem bagunça, mas a falta de uma tampa melhorava a facilidade de uso para populações que tinham desafios com os designs de garrafas existentes, pois podiam ser dispensadas facilmente com uma mão.

O design de uma mão do Dawn EZ-Squeeze permite que as pessoas apliquem facilmente a quantidade pretendida de sabão diretamente nos pratos com maior controle, para que a fórmula de combate à gordura da Dawn possa começar a funcionar imediatamente. A garrafa EZ-Squeeze não é a única atualização do produto – a fórmula também foi atualizada para ajudar a dissolver a gordura do dia a dia e sujeiras difíceis e cozidas com rapidez e facilidade, permitindo que as pessoas gastem menos tempo e menos recursos na pia. Ele remove sem esforço 99% da gordura e resíduos de alimentos e, com limpeza de gordura 4 vezes mais rápida, as pessoas obterão o máximo valor de cada garrafa até a última gota. Com o Dawn EZ-Squeeze, as pessoas não precisam mais sacudir ou virar. Basta pegar e apertar.

“Percebemos uma lacuna na inovação de design quando se trata de frascos de saboneteira e ficamos empolgados em agir sobre isso”, disse Corey Brugh, engenheiro sênior, pesquisa e desenvolvimento em cuidados com a louça da P&G na América do Norte. “Estamos empolgados com a incrível resposta que o Dawn EZ-Squeeze já recebeu em nossos testes iniciais e mal podemos esperar para que mais pessoas experimentem essa maneira inovadora e eficiente de lavar a louça”.

 

 

 

 

Fonte: Release P&G 12.01.2022

ASSIM lança lava roupas com ação bactericida

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A marca aposta em sabão em pó multifuncional, capaz de eliminar 99,9% das bactérias1 enquanto higieniza, tira manchas e combate o mau odor2

A marca ASSIM, da Flora, indústria nacional de bens e consumo, apresenta seu novo lava roupas com ação antibac, capaz de remover 99,9%1 das bactérias, ação importante nos dias de hoje, quando a preocupação com a saúde e limpeza fazem diferença nos cuidados com as roupas. O sabão em pó no tamanho de 800 gramas é multifuncional: ao mesmo tempo que limpa as roupas das impurezas, combate o mau odor2 e remove manchas, facilitando e otimizando o tempo do consumidor.

De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box e encomendada pela Flora, 41% dos entrevistados disseram que já tem o hábito de utilizar produtos desinfetantes ao lavar as roupas. Ao mesmo tempo, 68% dos respondentes afirmaram que tem a intenção de utilizar um produto com propriedades bactericidas para a lavagem de roupas.

Após quase 2 anos de pandemia, o mercado continua em constante transformação e tem se movimentado para a criação de produtos com função sanitizante. “Os cuidados com a limpeza de roupas, toalhas e lençóis se intensificaram, por isso há busca por produtos de alta performance, que comprovadamente protegem contra vírus e bactérias. ASSIM Antibac facilita a rotina do consumidor com um único produto que higieniza, perfuma e protege, eliminando a necessidade de criar soluções caseiras que possam danificar os tecidos”, afirma Gregory Shinmyo, gerente de marketing de ASSIM.

Para garantir máxima eficácia bactericida, a recomendação é que as roupas fiquem de molho em uma solução de 50g do sabão com 4 litros de água durante o período de 1 hora. O novo sabão em pó ASSIM Antibac também é um poderoso tira-manchas, capaz de remover resíduos de mais de 100 manchas testadas3 como café, vinho e maquiagem, além de possuir a tecnologia anti-odor2 para todos os tipos de tecido.

Limpeza: novo cenário exige mais uma readaptação do varejo

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Crescimento desse mercado na pandemia envolveu o fortalecimento de nichos. Mas como fica o cenário quase 2 anos após os primeiros casos de Covid-19

Que muitos hábitos foram absorvidos no dia a dia do consumidor, não resta dúvida. Mas a expectativa de reabertura da economia, com o retorno ao trabalho presencial, entre outros fatores, exige uma nova readaptação do varejo alimentar

Passados quase dois anos da pandemia, como ficam as categorias de limpeza?

Para responder a essa pergunta, é preciso colocar algumas fichas à mesa. Uma delas é que, se no auge da crise da Covid-19 as pessoas assumiram a limpeza do lar, o avanço da vacinação começa a trazer de volta os empregados domésticos. Mesmo assim, apontam especialistas, a mudança na maneira como o consumidor se relaciona com os artigos de limpeza veio para ficar.

Para Armando Nogueira Tinoco, consultor de Varejo e Gestor da Rede Unishop, o crescimento nesse mercado não foi apenas de vendas, mas também de nichos. “Além dos produtos convencionais para desinfecção, como álcool 70% líquido e em gel, muitos outros produtos vieram à tona, como lenços e sprays antissépticos, espumas antissépticas, produtos com quaternário de amônio, hipoclorito de sódio, entre outros”, ressalta.

Otimismo no setor

A Abipla (Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional), embora tenha revisado sua previsão de crescimento do setor para 2021, se mantém otimista com relação ao ano que vem.

Entre as razões para a expectativa positiva em relação a 2022, Paulo Engler, diretor executivo da entidade, lista o avanço da vacinação. Com isso, muitas empresas estão voltando ao trabalho presencial, o que deve impulsionar o segmento de itens de limpeza profissional – uma boa oportunidade, por exemplo, para o cash & carry. “Além disso, a sociedade entendeu a necessidade de manter os cuidados com a higienização de ambientes a fim de evitar contaminações”, avalia.

Para 2021, a expectativa da abipla é de…

2% de alta no mercado de limpeza
Considerando todos os canais de vendas. A taxa é inferior à prevista inicialmente (3% a 3,5%) em razão do aumento nos custos das matérias-primas, energia elétrica e combustíveis

11,3% foi quanto cresceu a produção de água sanitária em 2020

4,66% foi o avanço registrado na produção de sabão em barra

Espaço para todos sanitizantes

Segundo avaliação da Abipla, a pandemia elevou tanto as vendas de produtos com tecnologia agregada quanto de segmentos tradicionais. É o caso da água sanitária e do sabão em barra. Apesar disso, a entidade acredita que existe demanda para todos os tipos de saneantes.

Lançamnetos impulsionam o mercado

Outro ponto favorável ao setor é o constante avanço da indústria de produtos de limpeza, que segue lançando produtos, diz Paulo Engler, diretor executivo da Abipla. “Há uma série de novos itens chegando às prateleiras todos os meses, e lançamentos sempre impulsionam o mercado”, diz. A inauguração recente de novas unidades fabris por empresas de grande porte seria mais um sinal robusto na direção de tempos mais prósperos. “É uma prova de confiança no crescimento do setor nos próximos anos, o que representa uma ótima notícia para a economia brasileira e para a geração de empregos no País”, diz Engler.

O futuro

Um estudo recente da  Euromonitor  aponta que o Brasil tem potencial para se tornar o quarto maior mercado mundial de produtos de limpeza até 2025 – atualmente ocupa a sexta posição. Embora o gasto em produtos de limpeza, por habitante do País, ainda seja baixo. “Hoje, cada brasileiro gasta cerca de US$ 89 em saneantes por ano. Na Argentina, por exemplo, o gasto é de US$ 200 e, no Chile, de US$ 170. Isso é uma mostra de que há muito potencial de crescimento”, aposta Paulo Engler, diretor executivo da Abipla.

 

 

 

Fonte: SAVarejo 15.12.2021

Noronha completa 70 anos com portfólio diversificado e produtos pioneiros

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Uma das mais antigas fabricantes de produtos limpeza do país promete lançamentos e renovação da marca em 2022

Fundada por Alexandre Evangelista Noronha, em Franca, interior de São Paulo, em 1952, a Noronha Produtos Químicos, uma das mais antigas empresas de produtos de limpeza do país ainda em atividade e nas mãos da mesma família que a fundou, está completando 70 anos. Atualmente, comandada pelo engenheiro químico Francisco Noronha, filho do fundador já falecido, a empresa atende o interior de São Paulo, Sul de Minas e Goiás, com uma vasta gama de produtos voltados para limpeza doméstica, industrial e institucional, além de fornecer produtos para o setor madeireiro na Bahia.

Francisco Noronha, Diretor Industrial na Noronha Produtos

Francisco Noronha atribui a longevidade da empresa a três aspectos: “Persistência no que faz, qualidade nos produtos e resiliência no tocante a ter uma empresa no Brasil”. A empresa é especialista em tratamentos de pisos, além de se destacar em limpadores profissionais, alvejantes, odorizadores e cuidados com a roupa, totalizando 80 SKUS. Em parceria com a EuReciclo, realiza a compensação ambiental.

Entre as mais recentes novidades, Noronha cita o lançamento no ano passado da cera CENAP TOP MAIS. “É um produto de alta qualidade para todos os tipos de pisos. Nestes últimos anos, estamos trabalhando na adequação dos produtos com melhorias de ativos e embalagens”.

O empresário conta que, durante a pandemia, a empresa sofreu os impactos da falta de insumos. “Faz 30 anos que produzimos álcool em gel para limpeza de superfícies, mas na pandemia foi atípico e não tivemos matérias-primas que pudessem alavancar muito as vendas”, diz, comentando que o aumento de preços devido à quebra da cadeia produtiva de embalagens e de insumos químicos prejudicou muito o setor.

Planos para 2022

Lembrando que a Noronha foi primeira empresa a lançar o óleo de eucalipto e outras essências em embalagens de 100 ml, o empresário anuncia para este ano a renovação de sua linha de aromatizantes. “Alguns outros produtos serão lançados neste primeiro semestre, mas guardamos sigilo por enquanto. É uma inovação no mercado. Também estamos empreendendo um plano para consolidação maior de nossa marca. O importante da marca é não ficar velha. O consumidor mudou muito os hábitos e a mídia social exige uma constante atualização”.

Quanto à celebração do 70º aniversário, a empresa promoveu uma comemoração com os funcionários e um culto ecumênico e também vai destacar a data em materiais profissionais. “Não é qualquer média empresa que chega a este patamar. Teremos o ano todo para comemorar, pois estamos vivos e isso é o mais importante”, completa.

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