A marca aposta em sabão em pó multifuncional, capaz de eliminar 99,9% das bactérias1 enquanto higieniza, tira manchas e combate o mau odor2
A marca ASSIM, da Flora, indústria nacional de bens e consumo, apresenta seu novo lava roupas com ação antibac, capaz de remover 99,9%1 das bactérias, ação importante nos dias de hoje, quando a preocupação com a saúde e limpeza fazem diferença nos cuidados com as roupas. O sabão em pó no tamanho de 800 gramas é multifuncional: ao mesmo tempo que limpa as roupas das impurezas, combate o mau odor2 e remove manchas, facilitando e otimizando o tempo do consumidor.
De acordo com pesquisa realizada pela Opinion Box e encomendada pela Flora, 41% dos entrevistados disseram que já tem o hábito de utilizar produtos desinfetantes ao lavar as roupas. Ao mesmo tempo, 68% dos respondentes afirmaram que tem a intenção de utilizar um produto com propriedades bactericidas para a lavagem de roupas.
Após quase 2 anos de pandemia, o mercado continua em constante transformação e tem se movimentado para a criação de produtos com função sanitizante. “Os cuidados com a limpeza de roupas, toalhas e lençóis se intensificaram, por isso há busca por produtos de alta performance, que comprovadamente protegem contra vírus e bactérias. ASSIM Antibac facilita a rotina do consumidor com um único produto que higieniza, perfuma e protege, eliminando a necessidade de criar soluções caseiras que possam danificar os tecidos”, afirma Gregory Shinmyo, gerente de marketing de ASSIM.
Para garantir máxima eficácia bactericida, a recomendação é que as roupas fiquem de molho em uma solução de 50g do sabão com 4 litros de água durante o período de 1 hora. O novo sabão em pó ASSIM Antibac também é um poderoso tira-manchas, capaz de remover resíduos de mais de 100 manchas testadas3 como café, vinho e maquiagem, além de possuir a tecnologia anti-odor2 para todos os tipos de tecido.
1Microrganismos testados: Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae – Tempo de contato 65 minutos. 2Tecnologia anti odor presente na fragrância, para odor de cigarro e suor. 3Consulte as manchas testadas em www.flora.com.br/marca/assim-sabao-em-po/
54% dos brasileiros se preocupam com questões relacionadas a água e saneamento
Os consumidores estão cada vez mais engajados na missão de criar um futuro próspero. Por isso, muitas pessoas valorizam e se identificam com marcas que adotam medidas sustentáveis em prol do meio ambiente e de questões sociais.
Para as empresas, o grande desafio é descobrir quais são as melhores estratégias para obter vantagens competitivas por meio da sustentabilidade. O estudo Who Cares, Who Does? Latam 2021, realizado pela Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, por exemplo, mostra a importância de aliar o crescimento nos negócios a ações relacionadas a conceitos sustentáveis. O estudo foi feito em 7 países, com 18.300 entrevistas, e está na sua terceira edição.
O levantamento identifica algumas preferências e características importantes dos consumidores da América Latina. Essas informações podem ser usadas como um guia para indústrias e varejistas que desejam ampliar a identificação de suas marcas com um público cada vez mais consciente.
De acordo com o estudo, iniciativas que impactam a sociedade são tão importantes quanto as que influenciam o meio ambiente. O tema de maior importância entre a população latino-americana é a educação de qualidade (56%), que se destaca ainda mais entre os peruanos (63%), equatorianos (63%) e chilenos (61%).
A necessidade de oferecer água limpa e saneamento também aparece entre as questões mais relevantes na América do Sul, especialmente em países como Brasil e Peru (54%).
Erradicação da pobreza, trabalho decente e crescimento econômico, combate à fome e incentivos à agricultura sustentável, saúde e bem-estar, redução das desigualdades e igualdade de gênero figuram entre os outros temas mais comentados pelo público. Também é possível observar relevância em iniciativas ligadas a cidades e comunidades sustentáveis e produção responsável, bem como energia limpa e acessível.
Blueland levanta US$ 20 milhões para expansão de varejo de itens que eliminam plástico de uso único
A norte-americana Blueland, a marca de produtos de limpeza doméstica diários voltada a eliminar as embalagens plásticas de uso único com seu sistema de recarga baseado em pastilhas, acaba de anunciar que recebeu um investimento de US$ 20 milhões, que acelerará o crescimento das vendas diretas ao consumidor e também no varejo da Blueland, além de permitir sua expansão contínua na categoria de limpeza e entrada em cuidados pessoais com alternativas proprietárias, de alto desempenho e sustentáveis.
Lançada em 2019, a marca trouxe o formato de tablet para o mercado em uma variedade de produtos de limpeza que prometem nunca usar plástico descartável. A empresa lançou 15 produtos em seus dois primeiros anos de negócios, todos desenvolvidos internamente, resultando em mais de 40 patentes e patentes pendentes com proteção mundial.
O formato de tablet seco da Blueland apresentou aos consumidores uma solução acessível, que não apenas elimina a necessidade de embalagens plásticas de uso único, mas reduz drasticamente as emissões de envio e economiza espaço de armazenamento considerável em residências e prateleiras de varejo, sem sacrificar a eficácia. A empresa cresceu mais de 400% em seu segundo ano de negócios, com uma melhoria de 80% no valor da vida útil do cliente, impulsionado pela expansão do sortimento e da categoria.
A nova rodada de financiamento foi liderada pela Prelude Growth Partners, uma empresa de capital de crescimento com sede em Nova York focada em marcas de consumo, e foi financiada por 95% de investidores do sexo feminino. Até o momento, a empresa arrecadou US$ 35 milhões dos principais líderes do setor e celebridades como Justin Timberlake , Adrian Grenier , Jennifer Fleiss (Rent the Runway), Nicolas Jammet (Sweetgreen), Nick Green (Thrive Market) e muito mais.
“Quando começamos a Blueland, nos propusemos a mudar o comportamento do consumidor e as práticas da indústria em relação ao consumo e produção de plástico”, disse Sarah Paiji Yoo, cofundadora e CEO da Blueland, “Vimos uma tremenda recepção positiva e estamos entusiasmados em expandir para categorias e canais adicionais e alcançar mais consumidores para maximizar nosso impacto no planeta”.
Como Certified B Corporation e Climate Neutral Certified, a empresa é reconhecida por atender aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade. Vendeu mais de 10 milhões de produtos, aumentou sua base de clientes e comunidade para mais de 1 milhão de membros e ajudará a desviar mais de 1 bilhão de garrafas plásticas de aterros sanitários e oceanos.
Com esta nova rodada de financiamento, a Blueland fortalecerá seu investimento em inovação e P&D e expansão do varejo. Os planos de expansão para novos lançamentos nas categorias de limpeza e cuidados pessoais já estão em vigor, com novas ofertas programadas para estrear em 2022.
A marca da P&G Fairy lançou no mercado o novo detergente para lavar a louça Maxi Poder, apresentado numa embalagem invertida e com tecnologia antigotas, desenhada para evitar o desperdício.
O novo produto da marca da P&G vem dar resposta a duas tendências: uma lavagem rápida e económica, sem descuidar a eficácia, por meio de uma nova fórmula, e a preocupação com a pegada ecológica, com a nova embalagem.
“Basta segurar e apertar e está pronta a ser utilizada”, explica a marca, em comunicado, acrescentando que a sua tecnologia antigotas e embalagem invertida garantem que não haverá desperdício e que o produto está sempre pronto a ser utilizado. A nova embalagem é 100% reciclada, à exceção da proteção e do rótulo.
Localizada no Edifício Copan, marco arquitetônico de São Paulo, loja agrega a expertise e tecnologia da rede de lavanderia profissional com a marca OMO, com soluções que atendem todos os perfis e necessidades dos consumidores
OMO Lavanderia acaba de inaugurar uma loja no modelo Self-Service no maior edifício residencial da América Latina, o Copan. Localizada em São Paulo, a unidade oferece uma estrutura profissional completa para quem deseja cuidar das roupas de forma rápida e busca cada vez mais soluções práticas e eficientes no seu dia a dia, com a qualidade e expertise da marca que está presente em 7 de cada 10 lares brasileiros.
OMO Lavanderia Self-Service auxilia o consumidor que não deseja ou não tem tempo ou espaço de realizar a tarefa de lavar roupas em casa, entregando a solução de autosserviço, que atende todos os perfis e necessidades dos consumidores. Agora, cerca de 5 mil moradores do Copan e região podem contar com a estrutura completa e profissional da unidade, com máquinas profissionais que lavam e secam em até 75 minutos – solução inovadora que auxilia, principalmente, àqueles que contam com uma rotina extremamente corrida.
“Chegamos com a nossa rede de lavanderia no maior edifício residencial da América Latina, uma obra prima do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Acreditamos que a união entre um espaço tradicional e reconhecido, como o Copan, e a modernidade e a tecnologia de uma lavanderia de autosserviço, segmento muito comum no exterior e que vem se desenvolvendo no país, é a aposta perfeita”, comenta Teo Figueiredo, diretor da OMO Lavanderia.
Neste modelo, cada ciclo é contratado individualmente pelo consumidor, que realiza todo o processo sozinho por meio do app OMO Lavanderia. “A segunda unidade com modelo Self-Service da capital chega para transformar a relação do consumidor com as lavanderias profissionais, democratizando e simplificando o serviço, sem abrir mão da qualidade e conveniência”, explica Figueiredo.
Além disso, um dos grandes diferenciais do negócio é a economia de até 70 litros de água e a redução de 50% no consumo de energia elétrica, quando comparado com as máquinas tradicionais. Segundo o diretor da OMO Lavanderia, o investimento propõe ainda a redução de gastos com produtos de limpeza de roupas e serve também como uma solução sustentável de cuidado com as peças.
Todas as lojas usam produtos OMO e COMFORT profissionais que foram desenvolvidas a partir do estudo de tecidos e manchas, especificamente para uso em lavadoras profissionais, com performance superior no cuidado com as peças.
Os sócios franqueados responsáveis pela gestão da nova unidade são Eduardo Oliveira e Allan Zylberstajn, que estão no mercado de lavanderias compartilhadas em condomínios há 10 anos. “Com o tempo, fomos entendendo que seria um passo estratégico nos juntarmos com uma marca tão poderosa, como a OMO Lavanderia, e estarmos presentes em um dos prédios mais importantes da América Latina. Estamos extremamente orgulhosos de abrir esta loja icônica, com tecnologia de ponta, e fazer parte do novo ciclo de expansão da marca”, afirma Oliveira.
Embalagens econômicas ganham mais espaço no carrinho de compras para equilibrar gastos
O brasileiro vem fazendo escolhas mais inteligentes para driblar a inflação dos preços de alimentos, bebidas e itens de limpeza, higiene e beleza. Entre janeiro e setembro de 2021 o preço médio da cesta de consumo massivo cresceu 11,8% em comparação ao mesmo período de 2020. É o que mostra o relatório trimestral Consumer Insights, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria.
A análise da Kantar mostra que, por conta do aumento dos preços, os consumidores diminuíram frequência de idas aos canais de venda (-2,1%) e também as unidades por viagem realizada, com uma queda de 1,8% na comparação do período de janeiro a setembro 2021 com o mesmo período de 2020, e um aumento no valor menor do que o dos preços, da ordem de 9,7% nesse mesmo intervalo.
Para as compras caberem no bolso, os brasileiros tiveram que fazer escolhas em 2021. Optaram por embalagens maiores em categorias de limpeza, principalmente em amaciantes, água sanitária e alvejante sem cloro. A cesta de limpeza cresceu 2% em toneladas e se manteve estável (-1%) em unidades. A racionalização está no preço médio. Para embalagens grandes o preço aumentou 6%, mas em unidades aumentou ainda mais (9%) no ano móvel, que são os últimos 12 meses terminados em setembro de 2021 versus o mesmo período de 2020.
Para manter o consumo de perecíveis e mercearia doce, a saída encontrada pelos consumidores foi buscar embalagens menores. A cesta de perecíveis caiu 2% em toneladas e cresceu 2% em unidades, movimento contrário ao da cesta de limpeza doméstica. A cesta de perecíveis teve um aumento de preço de 19% tanto em embalagens maiores como menores.
A racionalização também acontece muito forte na cesta de mercearia doce, com o consumo de embalagens grandes caindo 4% por conta de um repasse de preço de 14%, enquanto as embalagens menores tiveram aumento de preço de 9%. Os destaques positivos nestas cestas foram frango, leite fermentado, pães industrializados e empanados. Já biscoitos e leite condensado registraram desempenho negativo.
Cestas de commodities, mercearia salgada e higiene e beleza tiveram desempenhos negativos, tanto em toneladas quanto unidades, o que revela que o consumidor priorizou categorias mais indulgentes e práticas, mesmo com a alta da inflação.
Promoções tiveram papel relevante em 2021, principalmente na cesta de higiene e beleza, que conquistou 1,7% de share entre janeiro e setembro de 2021 versus o mesmo período do ano passado entre a classe AB, o que indica que até mesmo os consumidores de maior poder aquisitivo sentiram o impacto da inflação e tiveram que racionalizar na hora da compra. Promoções de higiene e beleza também foram importantes nas classes C e DE e ganharam 1,3% e 0,8% de share promocionado respectivamente. Mas mesmo as promoções não foram suficientes para o desempenho da cesta, que caiu 2,9% em unidades.
Soma-se ao preço e orçamento familiar a consciência do consumidor, que vem cada vez mais optando por embalagens que causem menos impacto ao meio ambiente e que sejam sustentáveis. Atualmente, os Eco Actives, consumidores que se preocupam muito com o assunto e estão tomando as medidas necessárias para reduzir o desperdício, representam apenas 8% da população brasileira, mas têm um impacto na cesta de consumo massivo de R$ 7,9 bilhões.
O grupo vem crescendo desde 2019, e as projeções indicam que ele representará mais da metade (56%) da população mundial nos próximos 10 anos. No Brasil, um em cada cinco consumidores terá esse perfil. Para as marcas, além dos desafios do bolso, há um desafio junto a um consumidor cada vez mais informado e engajado.
Estofados podem ser vetores de alergias e doenças respiratórias, acumulando sujidades, poeira e mofo; especialista explica as características da limpeza a seco
Além de servir para reunir a família, os sofás também podem abrigar ácaros, bactérias, fungos e pulgas. Neste sentido, a limpeza regular deste móvel é indispensável, já que a sujeira que penetra nas fibras dos estofados se torna um vetor de alergias.
Para Vinicius Finavaro, responsável pela SP Serviços, empresa especializada na lavagem e impermeabilização de estofados, a higienização de sofás é importante para evitar acúmulos de poeira e mofo, que são responsáveis por uma série de doenças respiratórias. De fato, 40% dos casos de rinite alérgica estão relacionados ao mofo, conforme estudo realizado pela WAO (World Allergy Organization – Organização Mundial da Alergia, na tradução para o português).
Paralelamente, dados divulgados pela FBH (Federação Brasileira dos Hospitais) e reafirmados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) em julho de 2021 revelam que as doenças respiratórias atingem 25% das pessoas em todo o mundo. A nível nacional, segundo o balanço, as alergias afetam 30% da população, sendo que a rinite alérgica aflige 25% dos brasileiros.
“De forma similar, uma pesquisa demonstrou que crianças que vivem em casas com mofo têm três vezes mais chances de desenvolver asma”, afirma o especialista, em referência a dados de um estudo da EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos).
Neste sentido, prossegue, manter a casa limpa e livre de sujidades, poeira e mofo é muito importante para a saúde, e a higienização dos estofados não pode ficar de fora. “Para a lavagem de sofás, uma modalidade ganha destaque: a limpeza a seco”.
Especialista explica as características da limpeza a seco
Finavaro destaca que há vantagens da limpeza de sofás a seco, modalidade que pode ser mais efetiva à manutenção da vida útil do objeto do que os outros tipos de lavagem. Segundo ele, via de regra, a primeira lavagem a seco é capaz de devolver o aspecto de novo ao sofá, prolongando a necessidade de troca do móvel.
“Uma das principais vantagens da lavagem a seco é que a limpeza é realizada a domicílio. Além disso, a higienização pode ser empregada em todos os tipos de sofás, sem perigo de estragar ou causar qualquer dano ao móvel”, explica.
Ainda de acordo com o responsável pela SP Serviços, a limpeza a seco ajuda a manter o estofado livre de sujidade e microrganismos, além de melhorar a saúde do ambiente.
“Para além do benefício estético, a limpeza a seco – quando realizada com a periodicidade adequada – ajuda na eliminação de microrganismos patogênicos e melhora a saúde respiratória, além de evitar alergias e dermatites”, conclui.
Campanha nacional Ypê Antibac, criada pela DPZ&T, enfatiza a importância do cuidado, proteção e praticidade para a família e está sendo veiculada em TV aberta, paga e plataformas digitais
A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de limpeza e higiene do país, lançou a campanha da nova linha Ypê Antibac, assinada pela DPZ&T. Para o ambiente digital, a criação ficou a cargo da Ampfy.
Com o objetivo de oferecer mais cuidado, proteção e praticidade, a empresa expande o seu portfólio com a linha Ypê Antibac, a mais completa de produtos bactericidas do mercado com soluções, para toda a casa e roupas, que eliminam 99,9% dos germes e bactérias e, alguns deles, a Covid-19.
O diretor de Marketing da Ypê, Cesar Nicolau, reforça: “Os itens Ypê Antibac atendem a um amplo perfil de consumidores, por sua grande variedade de produtos, com soluções para cuidar de todos os ambientes da casa e das roupas. Os consumidores mudaram seu perfil de consumo, estão mais atentos a produtos de alta performance e seguem cautelosos em relação à saúde e à proteção da família. E, para lançar uma família de produtos grandiosa como esta, preparamos uma campanha de muito impacto e ações diferenciadas.”
Intitulada “Nova Linha Ypê Antibac”, a campanha apresenta um filme em que mostra os produtos chegando até as casas de forma inusitada: entregas aéreas, com cenas dos consumidores prontos para usar os produtos e derrotar os germes e bactérias que podem estar presentes nos lares.
A campanha tem abrangência nacional e é veiculada em TV Aberta, TV Paga e canais digitais: “pensamos no formato clássico de entretenimento com inspiração do cinema, e tivemos a preocupação, desde a concepção, em contar uma história. Além disso, criamos uma narrativa protagonizada por uma família contemporânea, onde todos podem se enxergar na trama. É como acreditamos que a propaganda gera conversa e uma conexão imediata com as pessoas”, comenta Fabio Mozeli, diretor executivo de criação da DPZ&T.
Ypê Antibac
Fazem parte do portfólio nove itens, entre lava-roupas (versões pó e líquido), amaciante, lava-louças (tradicional e concentrado), multiuso, desinfetante multissuperfície, lenço desinfetante e esponja, já disponíveis no mercado.
Neste momento de pandemia em que é preciso continuar reforçando os hábitos de higiene e limpeza, alguns produtos dessa linha, além de ajudar na eliminação de germes e bactérias, são eficazes contra o vírus da Covid-19, como o desinfetante multissuperfície, o lava-roupas Tixan (em pó) e os lenços umedecidos.
Para Cesar Nicolau, os produtos Antibac, além de contribuir com a limpeza da pia, casa e roupas, irão ajudar a proteger ainda mais a casa e a família dos consumidores. “A Ypê entende e busca facilitar a rotina das pessoas, e o nosso diferencial é ser a única marca a oferecer a gama completa do portfólio Antibac”, afirma.
Um dos lançamentos, o desinfetante multissuperfície Ypê Antibac elimina 99,9% das bactérias, germes e vírus, é também eficaz contra a Covid-19. Tem controle de odor, de bolor e de mofo, desinfeta diversas superfícies da casa, deixa um cheiro agradável no ambiente, cuida, higieniza e protege a família. Sua apresentação disponível em embalagem gatilho garante maior praticidade e facilidade durante o uso.
O multiuso Ypê Antibac é um produto versátil, pois pode ser usado na casa toda, como em pias, bancadas e banheiros. Ele também elimina 99,9% das bactérias e germes.
O lava-louças Ypê Antibac (tradicional e concentrado) tem em sua fórmula uma tecnologia que interage com as moléculas de mau odor, controlando até mesmo os mais difíceis como o de cebola, alho, ovo e peixe e é dermatologicamente testado.
O lava-roupas Tixan Ypê Antibac (pó e líquido) conta com os ativos bactericidas mantendo a alta performance e eficiência na remoção das manchas mais difíceis em uma só lavagem. Com tecnologia ODOR FREE, o lava-roupas combate os maus odores e deixa as roupas gostosas de usar.
Já o amaciante Ypê Antibac de 1L rende até 50 lavagens, cuida das roupas e tecidos por conter óleos essenciais e utiliza em sua fórmula a tecnologia para controle de odor. Ele deixa as roupas perfumadas, protegidas e higienizadas por mais tempo.
E uma novidade da Ypê, que é um grande facilitador de rotina e fácil de levar na bolsa, é o lenço desinfetante Ypê Antibac eficaz contra a Covid-19. Elimina 99,9% das bactérias, vírus e germes, contém óleos essenciais, tecnologia para controle de odor, é testado dermatologicamente e pode ser usado de diversas formas: em maçanetas, bancadas e eletrodomésticos, por exemplo.
Com presença em 94% dos lares brasileiros, segundo o ranking Brand Footprint 2021 do Instituto Kantar Worldpanel, a Ypê busca oferecer soluções que facilitem o dia a dia dos consumidores com qualidade e inovação.
Agilidade, inovação e experiência manteve empresa em meio ao fechamento de escritórios e indústrias adotando agilidade e inovação
A crise trazida pelo coronavírus atingiu diversos setores da economia, principalmente, aqueles que dependiam de atividades presenciais. O setor de limpeza comercial foi um deles. Para superar o momento e sustentar os contratos das mais de quatro mil empresas atendidas em 13 países, a Limpidus, maior rede de franquia de limpeza comercial, precisou mudar seu protocolo de serviços. Para isso, foi preciso agregar novas tecnologias desenvolvidas na Ásia e utilizadas nos maiores aeroportos do país, como a pulverização eletrostática, para atender às necessidades específicas de seus clientes. Além da adoção e utilização de softwares, como emissão de relatórios de desinfecção constantes, e o reforço da limpeza em superfícies de maior contato.
Com escritórios, shopping centers e diversos setores das indústrias fechados, a empresa viu sua área de atuação esvaziada e precisou se reinventar para manter suas unidades abertas e em funcionamento. “Nosso espaço de atuação foi muito atingido, mas, apesar disso, conseguimos nos reinventar e agregar outros serviços em nosso escopo, voltados à necessidade criada pelo coronavírus”, revela Fernando Sodré, CEO da Limpidus.
Uma das principais mudanças foi a utilização de novas formas de limpeza, com produtos e técnicasdesenvolvidas, exatamente, para a eliminação de vírus e bactérias do ambiente e superfícies, bem como da manutenção dos procedimentos já adotados pela empresa anteriormente. Outro diferencial foi a garantia, por meio de relatórios constantes, da desinfecção dos ambientes, que ofereciam ainda mais segurança para os contratantes. “Até então, este protocolo não era um serviço utilizado pelos clientes da Limpidus. Através desses aplicativos, utilizados pelos nossos colaboradores, e de produtos aprovados pelos órgãos sanitários, esse serviço pode ser agregado ao portfólio da empresa”, explica o CEO.
Além disso, com o boom do home office, a Limpidus passou a flexibilizar os seus contratos, permitindo que empresas contratem o serviço com menor frequência, semanal e nos horários mais adequados para cada cliente. Assim, com o uso parcial do escritório e a demanda menor, a rede conseguiu adequar o plano à nova realidade do mercado.
Inovação e tecnologia já eram destaques da marca. Muito antes da pandemia, a rede já utilizava os aplicativos LimpCalc, que calcula e organiza todas as atividades, tarefas e procedimentos necessários, CleanCheck, software de gestão dos serviços de limpeza em tempo real, e CleanSpec, software utilizado para inspeção de qualidade dos serviços, que seguem procedimentos de limpeza criados especialmente pela empresa, permitindo que o planejamento e gestão dos serviços sejam feitos de forma rápida e prática, entregando maior qualidade e economia para os contratantes.
“Estamos em constante aperfeiçoamento, sempre na vanguarda das novas tecnologias e acompanhando o movimento do mercado. Com certeza, nossa empresa está mais que preparada para atender qualquer demanda, entregando qualidade, eficiência e modernidade em todos os processos”, finaliza Sodré.
A rede Limpidus possui mais de 200 unidades no Brasil e está presente em 13 países. Durante todo o tempo de pandemia, a empresa não fechou nenhuma unidade e em 2021, conquistou a maior nota em Qualidade da Rede e foi a grande vencedora da categoria, no Prêmio Melhores Franquias do Brasil 2021. Realizada pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em parceria com a Serasa Experian, a premiação, que destaca grandes nomes do setor e reconhece marcas de sucesso, também chancelou a marca com 5 estrelas, reconhecendo sua excelência na gestão dos negócios.
De acordo com o Future Market Insights (FMI), o mercado e velas perfumadas, que detêm de 30% a 40% da participação no mercado global de velas, deverá atingir US$ 3,6 bilhões em 2022. Com as vendas crescendo ao 4,1% ano, as vendas deverão totalizar US$ 5,4 bilhões em 2032.
A crescente preferência por aromas naturais, juntamente com a crescente ênfase na estética doméstica e atividades recreativas são as principais tendências que impulsionam as vendas no mercado. O foco crescente na decoração da casa entre os millennials está obrigando-os a explorar as opções de produtos de fragrâncias para casa.
Além disso, a crescente aceitação de velas perfumadas como soluções de presente está estimulando a demanda no mercado. Impulsionados por isso, os fabricantes estão lançando embalagens de presentes que incluem velas perfumadas em diferentes formatos e fragrâncias. Espera-se que esta tendência seja um bom presságio para o mercado nos próximos anos.
Para acompanhar a crescente demanda, os players estão se concentrando em incorporar os melhores ingredientes e aromas realistas distintos que são feitos com cera de parafina de qualidade premium e misturas de cera de soja.
Os players também estão empreendendo esforços para oferecer aos consumidores sua preferência de fragrância, funcionalidade, tempo de queima que melhor se adapte ao seu espaço e necessidades. Espera-se que tais desenvolvimentos continuem impulsionando as vendas de velas cenográficas durante o período de previsão, opina a FMI.
A nova escova elétrica Lakeland Turbo Bathroom Scrubber, que promete acabar com o trabalho duro de como limpar o banheiro, teve 75% do estoque vendido antes mesmo de chegar ao mercado.
O Lakeland Turbo Bathroom Scrubber possui uma cabeça giratória gigante com quatro escovas intercambiáveis que podem ser trocadas para limpar azulejos, banheiras ou qualquer superfície que você queira impecável em um piscar de olhos.
O produto foi projetado não apenas para limpar o rejunte, mas também grandes áreas do banheiro e em tempo. A haste de extensão telescópica, por exemplo, tem mais de um metro de comprimento para alcançar áreas altas e baixas e em qualquer ângulo.
A lavadora não tem fio e é alimentada por uma bateria recarregável que pode funcionar por até 1 hora com uma carga de 4 horas. Ele pode receber um impulso extra de limpeza enchendo o dispensador de 50 ml na parte traseira do cabeçote da máquina com uma solução de limpeza. Tudo o que se precisa fazer é pressionar o botão para borrifá-lo diretamente na superfície que você está limpando.
Conheça os segredos para aperfeiçoar o cheiro dos carros novos da Nissan
No Japão, o nariz de Ino Ryunosuke conhece a Nissan como nenhum outro. Conhecido como o Nariz da Nissan ou mestre em aromas – um tipo de mestre artesão – o especialista é responsável por testar o cheiro dos carros novos. Para que a experiência do passageiro seja literalmente um sopro de ar fresco, ele também testa os sistemas de ar-condicionado, e como os cheiros do veículo podem mudar com o tempo.
O veterano de 20 anos trabalha no Centro Tecnológico da Nissan no Japão como especialista técnico no departamento de Qualidade do Ar no Interior do Veículo, liderando uma equipe responsável por analisar e autorizar os materiais que são utilizados nos veículos da Nissan.
“O olfato é um fator importante na experiência de conforto interno e a Nissan é muito exigente em relação a isso”, afirma o especialista. “Normalmente, os passageiros sentem o cheiro daquilo que está mais próximo do local onde estão sentados no carro, por isso é importante que a experiência seja a mesma em todos os assentos”.
Pesquisas indicam que nosso senso de olfato é surpreendentemente forte, podendo reconhecer milhares de cheiros diferentes. Os cheiros percorrem o sistema nervoso olfativo do corpo até os centros cerebrais responsáveis pela memória e as emoções, tais como o córtex orbitofrontal, a amígdala cerebelar e o hipocampo. É por isso que o cheiro de um carro pode provocar fortes lembranças.
Alguns estudos têm demonstrado que os humanos confiam mais na visão, mas a capacidade de perceber uma infinidade de cheiros também pode deixar uma impressão duradoura. Para o especialista Ino, não se trata apenas do papel decisivo da primeira impressão, mas como percebemos os cheiros dentro da cabine durante o todo o percurso.
“Em primeiro lugar, eu tento identificar de onde vem o cheiro”, diz Ino. “Tento localizá-lo e fazer uma avaliação do ponto de vista dos usuários do veículo, como ao abrir o porta-luvas ou usando o espelho do para-sol. Para isso, posiciono meu tronco e cabeça como os clientes fariam, para ter uma impressão mais fiel”.
Durante o processo de avaliação dos compostos orgânicos voláteis (COV) presentes na cabine, que normalmente leva mais de três dias, Ino e sua equipe de especialistas olfativos cheiram os encostos de cabeça, painel frontal, espelhos, porta-luvas, para-sol, teto, porta-copos, carpete e quaisquer outros componentes cujos odores possam ser mensuráveis.
Normalmente, são necessários de três a cinco minutos para fazer uma avaliação adequada antes que o nariz se acostume ao cheiro do interior da cabine. Se houver algum desvio em relação aos padrões estabelecidos, os testes são refeitos para verificar as causas e tomar as ações corretivas.
Mesmo sendo feitos dos mesmos materiais, os bancos são avaliados individualmente, pois podem ser produzidos por fornecedores diferentes, por meio de seus próprios processos de produção. O objetivo de Ino e sua equipe é assegurar que todos os ocupantes possam desfrutar da mesma atmosfera agradável da cabine, por isso o trabalho se estende até os fornecedores de autopeças que produzem tecidos, colas adesivas e polímeros utilizados nos veículos Nissan. A circulação do ar e a exposição à luz solar têm uma influência determinante nos odores sentidos no veículo, por isso a equipe utiliza uma sala de testes hermética, com controle de umidade e calor e um sistema de iluminação que simula uma exposição intensa à luz solar.
“Levamos em consideração várias condições a que os carros são submetidos, como uma temperatura ambiente moderada a alta, que podem potencializar os cheiros”, diz Ino. Depois de realizar os testes, Ino faz uma pausa para recalibrar o corpo e recuperar totalmente sua sensibilidade olfativa. Cada um na equipe tem sua própria forma de fazer um reset. “Alguns especialistas têm sua própria maneira de recuperar a capacidade olfativa total, como cheirar grãos de café. No meu caso, faço isso cheirando o meu braço próximo ao cotovelo. Este odor familiar me prepara para detectar novos cheiros”.
O uniforme usado pelo Ino não é lavado com detergente, para assegurar que suas impressões olfativas sejam claras e livres de influências.
Nascido em Yokohama, ele já se interessava por cheiros desde a infância, mas adquiriu este nível de capacitação olfativa cheirando os temperos e outros aromas de lojas, incluindo seu lanche favorito, os pãezinhos recheados com carne conhecidos como bao ou nikuman. “Desde muito jovem eu já conseguia sentir vários cheiros e acabava cheirando tudo que chegava às minhas mãos”, diz Ino. “Fui aprendendo a diferenciar os aromas e o cheiro destes pãezinhos pode variar conforme a loja”.
Os testes em campo que Ino fez quando era mais jovem tornaram seu olfato mais apurado, uma característica que ele usa hoje em seu dia a dia no trabalho, mas ele enfatiza que ainda precisam ser tomados alguns cuidados.
“Um dia antes dos testes eu tento não comer pratos que contenham alho ou outros alimentos com cheiros mais fortes.”
Os odores preferidos pelos consumidores variam conforme a região. Por isso, na Nissan outras equipes realizam testes semelhantes na América do Norte e na Europa.
“Como mestre global em aromas, sou o principal responsável pelo desenvolvimento dos padrões olfativos na Nissan”, explica Ino. “Entretanto, existem pequenas diferenças em cada região em relação aos feedbacks dos clientes, por isso os mestres locais tomam a decisão final para seus respectivos mercados”.
Ino diz que os especialistas da sua equipe no Japão precisam ser aprovados em testes que incluem desde diferenciar aromas como caramelo ou hastes de flores até diferenças sutis nos materiais internos dos veículos. A Nissan oferece treinamento para aperfeiçoar as técnicas olfativas da equipe.
Ao perguntar a ele como é ter uma capacidade olfativa tão potente quanto a dos cães que farejam contrabando em aeroportos ou os porcos que ajudam a encontrar trufas enterradas em florestas, Ino solta uma risada. Apesar de seu trabalho exigir ter um nariz especial, ele acredita que o que ele faz é apenas uma extensão de sua paixão.
“Sou muito exigente em relação ao olfato, por isso meu foco continuará sendo aperfeiçoar os cheiros dos carros da Nissan.”
Nós utilizamos cookies com objetivo de prover a melhor experiência no uso do nosso site. Leia nossa Política de uso de cookies para entender quais cookies nós usamos e quais informações coletamos em nosso portal. Ao continuar sua navegação, você concorda que podemos armazenar cookies no seu dispositivo.Eu aceitoPolítica de uso de cookies