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Fragrâncias de limpadores devem não apenas despertar, mas fazer durar sensações por mais tempo

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Casa limpa, natureza, aconchego, memórias e outras experiências olfativas são atributos das fragrâncias dos limpadores domésticos que ajudaram muitos consumidores a se sentir bem em casa durante o confinamento imposto pela pandemia.

Por Estela Mendonça

Longe de ser um fenômeno pontual, os cheiros dos produtos sempre foram predominantemente valorizados pelos brasileiros, quando comparados aos de outros países.

E isso não é mais uma prerrogativa feminina. Os homens, principalmente os mais jovens, também estão demandando produtos com claims de perfumação. É o que mostra a pesquisa da Mintel, realizada em março deste ano, que apontou que 57% dos homens entre 16 a 24 anos concordaram que “uma casa que cheira bem é uma casa limpa” e 53% deles citaram a fragrância como um fator importante para a escolha de produtos de limpeza. 

Uma das mais prósperas categorias de limpeza doméstica, o mercado brasileiro de limpadores foi responsável por R$ 4,677 bilhões 2020, um salto de 25,6% em relação a 2015, quando as vendas totalizaram R$ 3,723 bilhões, segundo a Euromonitor, que prevê para esses produtos um crescimento de 18,1% nos próximos anos para atingir R$ 5,524 bilhões em 2025.   

Tecnologia Diercaps

“A pandemia apenas reforçou as oportunidades para que os fabricantes não apenas ofereçam produtos que despertem sensações de bem-estar, como também estendam essas experiências olfativas, graças a tecnologias que prolongam a duração da fragrância nas superfícies e ambientes”, pontua Juscelino Guilherme Junior, supervisor de P&D da Dierberger Fragrâncias, que conta em seu portfólio com uma linha de fragrâncias microencapsuladas, as Diercaps. 

Juscelino Guilherme Junior, supervisor de P&D da Dierberger Fragrâncias

Junior explica que as Diercaps foram desenvolvidas para proporcionar o efeito long lasting de perfumação de até 48 horas para formulações de limpadores perfumados. “As Diercaps são fragrâncias microencapsuladas produzidas por um processo exclusivo de polimerização, com uma alta sinergia aos componentes de uma formulação de limpador perfumado, apresentando como benefício maior lasting de perfumação”. 

O executivo exemplifica que o atrito pelo andar sobre um piso ou tocar uma superfície onde foi aplicado o limpador com as Diercaps faz com elas se rompam e prolonguem a perfumação do ambiente. Junior reforça que o encapsulamento da fragrância proporciona maior estabilidade, garantindo que as matérias-primas mais voláteis sejam preservadas pela estrutura da microcápsula, resultando em uma performance olfativa mais duradoura no ambiente do que  um limpador perfumado tradicional sem microcápsulas.

Testes sensoriais

Para comparar a performance de um limpador perfumado com Diercaps com a de um tradicional, foram realizados testes sensoriais, que comprovaram um aumento significativo do lasting da fragrância do limpador com Diercaps, prolongando a perfumação do ambiente.  

Isso pode ser explicado, segundo Junior, considerando a estrutura de uma fragrância, que é composta por notas de saída, notas de corpo e notas de fundo. “As notas de saída são as mais voláteis, que sentimos logo após a aplicação do limpador perfumado. Com o passar do tempo, sentimos as notas de corpo e, por fim, as notas de fundo de uma fragrância tradicional”. 

Essa estrutura, de acordo com o especialista, é o que provoca um pico inicial de intensidade de perfumação proporcionada pelas notas de saída (veja o gráfico). Passada a intensidade, permanecem por algum tempo as notas de corpo e as de fundo. “A vantagem das Diercaps é que elas  mantêm a estrutura da fragrância intacta  no interior das microcápsulas, liberando gradativamente o perfume após o seu rompimento, garantindo a perfumação do ambiente  por um longo período”.

Diercaps prolonga a perfumação do ambiente

Atuando desde a década 60, a Dierberger conta com tecnologias, ingredientes e perfumistas renomados para atender os vários segmentos que demandam excelência em fragrâncias, da perfumaria fina à limpeza doméstica, passando por produtos de higiene pessoal, auto care, pet care e muitos outros. Em 2008, passou a atuar como um braço independente do Grupo Dierberger. “Mantemos sempre as crenças e valores originais do Grupo para continuar fazendo história através das fragrâncias”, finaliza Junior. 

Givaudan apresenta a PlanetCaps™, primeira cápsula de fragrâncias biodegradáveis no mercado

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Tecnologia de ponta de fragrâncias para amaciantes de roupas será expandida para outras categorias para impulsionar a sustentabilidade

A Givaudan anuncia hoje o lançamento da PlanetCaps™. Esta é a primeira inovação no mercado líder no setor de fragrâncias. O encapsulamento de fragrâncias permite uma experiência de longa duração em um ambiente biodegradável e um sistema de entrega de origem biológica para amaciantes de roupas. A Givaudan é a primeira casa de fragrâncias a oferecer uma solução totalmente dimensionada à frente da proposta de restrição da ECHA (Agência Europeia de Produtos Químicos) sobre microplásticos, com homologação prevista para 2022. A tecnologia inovadora contribui fortemente para o objetivo da empresa de “criar para vidas mais felizes e saudáveis, com amor pela natureza” e apoia seus clientes no cumprimento de suas ambições de sustentabilidade.

Nos últimos seis anos, os cientistas da Givaudan têm se esforçado para garantir que as cápsulas de fragrâncias proporcionem uma liberação de perfume excepcional e sejam gentis com a natureza. O resultado é a PlanetCaps™, uma combinação de alta biodegrabilidade e material de fonte de carbono renovável, proporcionando uma experiência de fragrância de longa duração para ser apreciada por clientes e consumidores.

Maurizio Volpi, Presidente de Fragrância e Beleza, disse: “A Givaudan já lidera a indústria com uma gama de opções de amaciantes, permitindo-lhes um desempenho brilhante e cheiroso. Agora, ao traduzir nosso propósito para o laboratório, estamos entusiasmados em anunciar a conclusão da industrialização de nossa nova tecnologia, a PlanetCaps™, que demonstra ainda mais nosso amor pela natureza. Nossos especialistas estão trabalhando para expandir as possibilidades de outras categorias para satisfazer a entrega de demandas de clientes e consumidores por fragrâncias sustentáveis para a próxima geração”.

A introdução da PlanetCaps™ permite que os clientes da Givaudan resolvam a complexa viabilidade da equação entre a sustentabilidade e o desempenho em amaciantes de roupas, uma das aplicações de bens de consumo mais dependentes de cápsulas. A tecnologia já é produzida na própria Vernier (Suíça) e em breve também estará disponível em Cingapura e Pedro Escobedo (México), trazendo uma resposta mais sustentável aos consumidores em todo o mundo.

Jeremy Compton, Chefe Global de Fragrâncias de Ciência e Tecnologia, disse: “Chegar a este objetivo estratégico tem sido um verdadeiro esforço de equipe de muitas partes da empresa e estou orgulhoso de nós, que fomos capazes de entregar cápsulas com mais de 60% de material de carbono renovável e uma biodegrabilidade em conformidade com as diretrizes da OCDE, superior a 60% após 60 dias, com degradação depois disso. Ciência como esta, implementada e entregue diretamente nas casas dos consumidores, traz maior sustentabilidade a longo prazo para o cuidado do tecido”.

A sustentabilidade sustenta o propósito da Givaudan à medida que a empresa alavanca a ciência e a inovação para atingir seus ambiciosos objetivos de ação climática. A tecnologia exclusiva de PlanetCaps™ permitirá que a Givaudan colabore com os clientes no lançamento de sistemas de fragrâncias biodegradáveis sob medida.

Gigante de supermercados do Reino Unido lança produtos de limpeza ecológicos e acessíveis

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Lançamento se baseou em pesquisa da Morrisons com clientes, que mostrou que 81% se preocupam com o meio ambiente

A gigante dos supermercados Morrisons lançou uma nova linha de limpeza – Morrisons eco – para fornecer aos clientes alternativas mais ecológicas para muitos produtos domésticos básicos.

A linha inclui spray antibacteriano, limpador de piso, limpador de banheiro, líquido de lavanderia, amaciante, detergente para a louça, papel higiênico, papel toalha, esponjas e panos. Todos os produtos são feitos de ingredientes vegetais e veganos.

A Morrisons lançou a linha em resposta ao feedback dos clientes de que desejam comprar produtos de limpeza que os ajudem a proteger o meio ambiente, mas precisam que tenham um preço mais acessível. A pesquisa da Morrisons revelou 81% de seus clientes disseram que se preocupam com o meio ambiente e 45% que compraram um produto doméstico ecológico nos últimos seis meses, à medida que as tendências de compras continuam a mudar.

Quando testado de forma independente em comparação com produtos comparáveis ​​de marcas domésticas líderes, a linha eco da Morrisons teve um desempenho tão bom quanto produtos que custam três vezes mais, disse a varejista. “Acreditamos que uma limpeza poderosa não precisa custar caro – e queremos dizer isso de forma figurativa e literal. Vimos um boom na popularidade de produtos mais ecológicos e sabemos que nossos clientes desejam fazer compras de forma mais sustentável”, disse James Crabtree, gerente sênior de compras domésticas da Morrisons.

 

 

 

Fonte: Nottingham Post 12.12.2021

Vendas online serão responsáveis por 40% de todas as vendas em cadeias de varejo até 2026

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Expectativa da Edge by Ascential é que o comércio eletrônico no Brasil cresça 28% este ano.

Os shoppers continuarão a comprar online no pós-pandemia e em maior medida do que no pré-Covid. Segundo um estudo da Edge by Ascential, as vendas online representarão quase 40% de todas as vendas em cadeias de varejo até 2026. Em 2022, aqueles que conseguirem dominar as plataformas e o novo ambiente vão colocar-se na melhor situação e estarão um passo à frente.

O relatório mostra o impacto duradouro da crise gerada pela Covid-19 no varejo, bem como os principais aspectos que irão influenciar o comportamento dos consumidores e como os varejistas e as marcas podem se planejar e inovar para esta mudança de paradigma operacional.

Prevê-se que o comércio eletrônico cresça 24% este ano nos Estados Unidos da América, 32% no Reino Unido, 26% na Alemanha e 28% no Brasil. Com a confiança dos consumidores e os orçamentos das famílias em contração, após a pandemia, o preço e a disponibilidade continuam na liderança das decisões de compra, mas os compradores estão cada vez mais à procura de qualidades nos produtos que se alinham com os seus valores.

Fonte: Grande consumo

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 14.12.2021

Goedert Group cresce 180% e se torna referência em higiene e proteção

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Em 1986, Vilmar e Tereza Goedert não imaginavam que a sua pequena fábrica de produtos de limpeza, criada em terras catarinenses, se tornaria uma das maiores marcas de produtos de higiene, limpeza e proteção do Brasil, o Goedert Group.

Hoje o grupo é referência nacional e internacional como fabricante, importador e exportador de itens de higiene, limpeza e proteção. Seus produtos podem ser encontrados em mais de 7,5 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil e países do Mercosul. “Nos orgulhamos em dizer que somos reconhecidos em todas as nossas frentes de atuação pela satisfação dos serviços prestados, qualidade dos nossos produtos, mas também pelo firme compromisso com nossos valores para um mundo mais sustentável”, afirma o CEO Everton Goedert.

Foi essa visão de mercado que lhe rendeu um dos prêmios mais importantes do setor empresarial do país, entregue pelo Grupo de Líderes Empresariais SC (LIDE SC) e Grupo de Líderes Globais (LIDE BR): o de Empresário do Ano.

Efeitos da pandemia

No ano em que o mundo parou por conta da Covid-19, o Goedert Group se modernizou ainda mais, crescendo 180%. Um número extraordinário diante da crise econômica que se instaurou no País. A empresa teve visão de mercado e soube aproveitar as oportunidades para inovar. Desenvolveu novas linhas de produtos, como dispensadores de álcool em gel para transportes coletivos, totens com álcool em gel para empresas, saboneteiras, dispensadores de papel toalha, além de itens voltados à proteção da população, como toucas, luvas e máscaras.

Foi também durante o auge do novo vírus que o grupo ampliou a sua área de armazenamento e distribuição, investiu R$ 8 milhões na modernização do parque fabril, localizado na Grande Florianópolis (SC), fortalecendo ainda mais a marca Nobre, com mais de 3 mil itens em seu mix de produtos.

A expansão também abriu novas oportunidades de emprego e o desejo de entender mais de perto as necessidades do consumidor, de estar mais próximo. Foi então que, há um ano, surgiu a marca NCoisas, constituída por duas unidades físicas e um e-commerce, com mais de 6 mil itens disponíveis para venda.

Mesmo diante do crescimento exponencial das últimas três décadas, a empresa continua em constante aprimoramento. “Mesmo em tempos incertos, continuamos investindo em nosso negócio, apostando na inovação dos produtos e em um crescimento sustentável”, afirma Everton Goedert.

Somente em 2020, foram fabricados 18 milhões unidades de produtos. E novas linhas estão prestes a serem lançadas – trazendo mais praticidade e economia na limpeza doméstica e profissional – novas frentes internacionais já estão em negociação e novas ações sustentáveis, dentro e fora da empresa, estão sendo implantadas para a adequação ao novo mundo pós-pandemia.

 

 

 

Fonte: G1 15.12.2021

Mudança climática: como a cadeia de suprimentos de produtos de limpeza está se preparando

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O American Cleaning Institute (ACI) está destacando como as empresas líderes em toda a cadeia de abastecimento de produtos de limpeza estão agindo para cumprir metas climáticas ambiciosas.

A série de estudos de caso online, Rising to the 1.5 ° C Challenge , apresenta histórias de empresas que se comprometeram com o desafio do clima de 1,5 ° C da ACI, que se esforça para alcançar emissões globais líquidas zero até 2050.

Dezessete membros da ACI já aceitaram o desafio. Cinco empresas associadas participaram da série de estudos de caso até agora, compartilhando suas estratégias para enfrentar o desafio: Basf, Ecolab, Henkel, Novozymes e Reckitt.  Com o tempo, a ACI espera ampliar sua biblioteca de estudos de caso, a fim de expandir a base de conhecimento neste importante e crescente setor.

“Limitar o aumento da temperatura média global exigirá ações climáticas em muitas frentes. Como uma indústria, os fabricantes de produtos de limpeza e produtores de produtos químicos estão empenhados em reduzir as emissões de gases de efeito estufa na fabricação de produtos de limpeza, bem como na cadeia de abastecimento e durante o uso do produto”, disse Nathan Sell, diretor sênior de sustentabilidade da ACI.

 

 

 

Fonte: Cleaning Institute – 14.12.2021

Pesquisa da USP mostra erros de higiene na cozinha que colocam a saúde em risco

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Estudo analisou as medidas de higiene, manipulação e armazenamento de alimentos junto a 5 mil pessoas de todos os estados brasileiros.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos cerca de 600 milhões de indivíduos no mundo adoecem e 420 mil morrem em decorrência de doenças transmitidas por alimentos (DTA). No Brasil, entre 2000 e 2018, foram registrados oficialmente 247.570 casos de DTA com 195 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. E qual foi a origem principal da contaminação apontada pelo estudo? A cozinha da própria casa.

Diante desses dados, os pesquisadores do Centro de Pesquisas em Alimentos, também chamado Food Research Center (FoRC), da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, realizaram um estudo para analisar os hábitos de higiene e práticas relativas à higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos nas residências dos brasileiros. Os resultados mostram que uma parcela expressiva da população adota medidas inadequadas. Portanto, está mais exposta às DTA. Feita com 5 mil pessoas de todos os Estados brasileiros (a maioria mulheres entre 25 e 35 anos e com renda entre 4 e 10 salários mínimos), a pesquisa também verificou as temperaturas das geladeiras de 216 residências no Estado de São Paulo.

Cerca de 46,3% dos participantes disseram ter o hábito de lavar carnes na pia da cozinha, 24,1% costumam consumir carnes malcozidas e 17,4% consomem ovos crus ou malcozidos em maioneses caseiras e outros pratos. “Lavar carnes, especialmente a de frango, na pia da cozinha pode espalhar potenciais patógenos no ambiente, representando uma prática de risco”, explica o coordenador da pesquisa, Uelinton Manoel Pinto, professor da FCF e integrante do FoRC.

Segundo ele, o consumo de alimentos de origem animal malcozidos ou crus também apresenta risco microbiológico, já que o recomendado é cozinhar o alimento a uma temperatura mínima de 74°C para garantir a inativação de patógenos que podem estar presentes no produto cru. “Lembrando que nem todo produto cru de origem animal contém micro-organismos patogênicos, mas existe esse risco e o cozimento adequado garante que esses micro-organismos sejam eliminados ou reduzidos a níveis seguros.”

Com respeito às práticas de higienização de verduras, 31,3% costumam fazer a higienização apenas com água corrente e 18,8%, com água corrente e vinagre. Para higienização de frutas, 35,7% utilizam apenas água corrente e 22,7%, água corrente e detergente. “Para a higienização segura de verduras, legumes e frutas que serão consumidos crus a recomendação é lavar com água corrente e utilizar uma solução clorada com um tempo de contato mínimo de 10 minutos, seguido de novo enxágue em água corrente”, acrescenta. O porcentual de pessoas que usam água com solução clorada, no estudo, foi de 37,7% (para verduras) e 28,5% (para frutas). Vale ressaltar que vegetais que serão cozidos ou frutas que serão consumidas sem a casca não precisam passar pela desinfecção em solução clorada.

 

 

Fonte: Jornal da USP 13.12.2021

Unilever lidera revolução dos produtos de limpeza a partir do caborno reciclado

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No início deste ano, a Unilever lançou a primeira cápsula de lavanderia do mundo feita com emissões de carbono capturadas – ou carbono reciclado. Agora, está testando a inovação de classe mundial em mais duas marcas ao redor do mundo.

A Sunlight na África do Sul lançou o primeiro lava-louças do mundo feito com carbono reciclado em sua formulação e, mais recentemente, na Alemanha, foi lançado o primeiro lava-roupas líquido em que o principal ingrediente de limpeza também é feito com carbono reciclado.

A edição limitada do Coral Optimal Color+ apresentou o primeiro rótulo na embalagem para promover o carbono reciclado dentro de um produto, incluindo um código QR, que ajuda os consumidores a descobrir mais sobre o carbono reciclado e a jornada de sustentabilidade da marca. O produto também é embalado em frascos recicláveis ​​feitos com plástico 70% reciclado, o que significa que a lavagem da roupa ficou mais limpa.

Nós empreendemos um desenvolvimento completo do produto para o lançamento na Alemanha – não só na mudança da formulação, mas também na embalagem. É um mercado no qual vemos um grande sentimento do consumidor por soluções mais sustentáveis ​​e, por isso, estamos muito satisfeitos por ter lançado isso como um primeiro passo em nossa jornada para um futuro limpo”, disse Andreea Sapunaru, diretora de marketing global Fabric Cleaning.

 

 

 

Fonte: Unilever 13.12.2021

Ypê inicia projeto de restauração florestal na Bacia do Rio Camanducaia

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Iniciativa, em parceria com o Imaflora, aumentará a cobertura florestal na bacia com o objetivo de recuperar matas ciliares de rios e nascentes

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, dá início a mais uma importante parceria com foco em restauração florestal. Por meio do projeto Plantar Vida, com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), serão reflorestadas áreas prioritárias que compõem parte da Bacia do Rio Camanducaia para a recuperação das nascentes e aumento da oferta de água.

A Bacia do Rio Camanducaia abrange cerca de 1.000 km², integra 11 municípios e é responsável pelo abastecimento de, aproximadamente, 300 mil habitantes. O Plantar Vida tem o potencial de aumentar a biodiversidade na região e a possibilidade de sequestro de carbono visando a diminuição de riscos climáticos.

Na primeira fase do projeto serão avaliadas, dentro de uma área de 670 km², as áreas com déficit de mata nativa, sobretudo aquelas que ficam próximas às nascentes e aos rios e que precisam ser restauradas. As ações de plantio devem começar no segundo semestre de 2022.

O Plantar Vida também busca a mobilização e participação de produtores locais para o desenvolvimento da agricultura sustentável na Bacia do Rio Camanducaia e o engajamento de outros parceiros do poder público e privado da região. Em breve, encontros para diálogos e trocas de experiências serão propostas a fim de engajar a comunidade para trabalhar em conjunto.

“Somente com a responsabilidade compartilhada é que teremos êxito no cuidado com o nosso planeta. Este tem sido o foco de nossas iniciativas e parcerias em busca de um impacto positivo para a sociedade que está a nossa volta. O Plantar Vida é um projeto de restauração florestal idealizado pela Ypê, agora com foco em recuperar a vida nas nascentes da Bacia do Rio Camanducaia, um rio que faz parte do nosso cotidiano, margeando nossa matriz, em Amparo. Queremos plantar árvores nativas para que as nascentes de nossa região voltem a brotar água e para que nosso ecossistema possa ser recuperado, apesar das adversidades, porque água também é vida”, explica o presidente executivo da Ypê, Waldir Beira Júnior.

A Bacia do Rio Camanducaia integra a Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O Rio Camanducaia nasce no município de Toledo (MG) e tem sua foz no rio Jaguari, no município de Jaguariúna (SP). Os municípios de Toledo e Extrema, em Minas Gerais, e de Pedra Bela, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedreira, Tuiuti, Santo Antonio de Posse, Holambra e Jaguariúna, em São Paulo, fazem parte desta Bacia.

“Hoje estamos vivendo uma seca histórica em diversas regiões do Brasil, e isso está diretamente ligado à alteração do uso do solo e desmatamento. O Projeto Plantar Vida é um exemplo de ação que teremos que fazer daqui para frente se quisermos garantir água para as futuras gerações”, afirma Leonardo Sobral, Gerente Florestal do Imaflora. “A Organização das Nações Unidas declarou o período de 2021 a 2030 como a década da restauração de ecossistemas. O Brasil não pode perder essa oportunidade, a restauração florestal é uma alternativa importante para o desenvolvimento social, econômico e ambiental.

Apostar no sabão em barra? Por que não?

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Fabricantes inovam e consumidores redescobrem um dos mais antigos saneantes

Por Estela Mendonça

Em comparação aos demais produtos de limpeza, o sabão em barra é um dos saneantes mais baratos do mercado. Além disso, esses produtos podem se beneficiar de uma tendência já evidenciada no mercado de personal care do crescimento de formatos sólidos de produtos tradicionalmente apresentados em formatos líquidos.

Com queda desde 2016, o mercado de sabão em barra registrou crescimento de 8,9%, totalizando R$ 1,053 bilhão em 2020, segundo o Anuário da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), com dados da Nielsen.  O crescimento é atribuído aos hábitos de higiene impostos pela pandemia, mas também pode significar que o consumidor está redescobrindo essa tradicional forma de limpar.

O primeiro produto da Minuano

“O sabão em barra é um produto altamente versátil, que continua sendo muito procurado pelos consumidores. Por mais que seja tradicional, é um item que evoluiu em relação aos benefícios oferecidos, acompanhando as mudanças nas necessidades de limpeza”, observa João Gandolfi, gerente de marketing de Home Care da Flora, que detém a marca Minuano, que nasceu há 35 anos a partir dessa categoria de produtos, e, hoje, possui um portfólio com mais de 50 itens para limpeza da casa e das roupas e segue fabricando e comercializando sabão em barra em todo o Brasil.

João Gandolfi, gerente de Marketing de Home Care da Flora

“Sabemos que as soluções multiuso têm espaço garantido no carrinho de compras de boa parte dos consumidores, por isso investimos em inovações para tornar o sabão em barra bastante funcional também. Oferecemos produtos que atendem as diferentes questões que a rotina de cuidados com o lar exige, desde tirar manchas mais difíceis, perfumar e até lavar peças mais delicadas”, diz Gandolfi.

Para a lavagem de peças mais finas e delicadas, a Minuano oferece o sabão em barra da Linha Coco de Minuano, que é formulado com óleo de coco natural, ideal para roupas íntimas ou infantis. A marca também dispõe de uma opção glicerinada para Controle de odor, com uma tecnologia testada para reduzir odores de resquícios de cigarro, suor e tecidos molhados, por exemplo.

Quatro marcas

Marcos Santana, gerente de Marketing da Gtex Brasil, reforça que o sabão em barra é um clássico na cesta de limpeza das famílias brasileiras, pois é um produto multifuncional.

Marcos Santana, gerente de Marketing da Gtex Brasil

“A Gtex Brasil é pioneira e líder na saboaria artesanal de coco com as marcas UFE Coco, Ruth Care, Urca, Amazon e utilizamos a mesma formulação desde a década de 30. No caso da saboaria de coco, por exemplo, ela vem crescendo significativamente nos últimos anos, e isso se deve ao fato de que os consumidores estão cada vez mais exigentes, procurando performance sem abrir mão do cuidado”.

O executivo destaca que os produtos da Gtex Brasil oferece produtos com alto poder adstringente sem danificar as roupas, além de possuírem formulação vegana, serem livres de petroquímicos e não agredirem as mãos por serem hipoalergênicos, dermatologicamente testados. “São indicados para roupas finas e delicadas, inclusive dos bebês”, garante.

Totalmente natural

O sabão em barra Ypê é líder no mercado brasileiro. Além de versões glicerinadas e biodegradáveis, a marca lançou no ano passado Ypê Natural, 100% vegetal, sem corantes e perfume. É composto por óleo essencial e testado dermatologicamente.

Com aloe vera

A Biowash, que é pioneira no Brasil no desenvolvimento de produtos de limpeza naturais e 100% biodegradáveis, também tem a sua versão de sabão em barra produzido com óleo de coco babaçu e aloe vera orgânica certificada, 100% natural (vegano e vegetal) biodegradável e com certificação IBD. O produto é assinado por Bela Gil.

Melaleuca, lavandin e laranja

Uma novidade no mercado são os lava-louças em barra da Positiv.a. Em três versões, eles contêm em sua composição óleos essenciais orgânicos de Melaleuca, Lavandin e Laranja. Os produtos veganos prometem dar brilho em panelas e talheres, além de serem biodegradáveis e serem embalados em embalagem zero plástico.

Eficiência em corantes

Diante do potencial do mercado de sabões em barra no Brasil, a Milliken desenvolveu um portfólio específico com uma ampla gama de corantes poliméricos e com diferentes soluções e benefícios, que já são oferecidos aos fabricantes de produtos líquidos – amaciantes, detergentes e limpadores. “O que fizemos foi uma adaptação da nossa linha de corantes Liquitint, que são bem conhecidos no mercado de produtos líquidos, unindo as características similares para o sabão em barra”, explica Edgar Curdoglo, gerente de contas de home e personal care.

Edgar Curdoglo, gerente de contas na Milliken

A empresa tem aprimorado as tecnologias para saneantes em pó e em barra com a realização de diferentes testes de qualidade. “As nossas soluções não causam manchamento nos tecidos, nem nos equipamentos de produção e melhoram a homogeneidade e a aparência do sabão. Além disso, apresentamos soluções com boa estabilidade do pigmento ou corante nas situações em que o sabão em barra com embalagem transparente fica exposto à luz. Também garantimos estabilidade térmica aos produtos”, explica Curdoglo.

Rita Siloto, gerente técnica de laboratório, destaca que o uso desses colorantes trazem benefícios nos processos de mudança de uma cor para outra, facilitando muito a limpeza dos equipamentos. “Temos acompanhado a evolução da categoria de sabão em barra e em pasta para louça, que também tem ganhado a atenção entre os fabricantes”. Ela lembra que o consumidor busca um produto com um bom apelo estético e aparência que remeta à performance de limpeza, atributo que é reconhecido pela cor.

A tendência de cores diferentes para o sabão em barra, nas versões azul, verde e amarelo, também tem sido crescente em diferentes países, como alternativa para o tradicional sabão de côco branco e âmbar. Segundo Rita, existe a oportunidade de associar a cor à fragrância e a outros tipos de apelos sensoriais no produto final, possibilitando o lançamento de novas tendências no mercado.

Rita Siloto, gerente técnica de laboratório da Milliken

Na avaliação de Curdoglo, ainda falta inovação nesse mercado e o uso de cor pode ajudar as empresas a criarem produtos com outros atrativos para o sabão em barra, em pó ou líquido. A realidade não é diferente em outros países em que a Milliken tem operações. “Os clientes querem otimizar os processos e os custos operacionais,  inclusive com desenvolvimento de produtos prontos, ao invés de ter uma mistura. Portanto, ainda não identificamos uma direção forte para inovação. Nosso propósito é trazer novas ideias para os clientes com projetos customizados”.

Os clientes que atuam nesse mercado têm buscado a consultoria e as soluções da Milliken para, por exemplo, otimizar o uso de corantes nos processos de fabricação, resolver desafios técnicos de estabilidade ou manchamento e agregar valor ao produto, seja com o uso de cores, formatos e fragrâncias.

Melhorando o desempenho

Ângela Sánchez Navarrete, especialista técnica em home e personal care da Dow, lembra que, na América Latina, o uso de sabão em barra continua sendo uma das formas mais utilizadas para lavagem de roupas. Segundo ela, uma formulação típica contém aproximadamente 65% de tensoativos aniônicos, 24% de água, 5% de estruturantes e o restante é composta por perfume, quelantes, corantes e outros ingredientes típicos.

Ângela Sánchez Navarrete, especialista técnica em home e personal care da Dow

Os tensoativos aniônicos são obtidos por saponificação de triglicerídeos encontrados em gorduras, que podem ser de origem animal ou vegetal (óleo de palma e/ou palmiste). A glicerina, que é obtida como subproduto, pode ou não ser extraído após a obtenção do sabão.

Para reduzir o teor de base vegetal ou animal sem afetar a consistência da barra e melhorando seu desempenho, a especialista da Dow destaca o SUPRACARE™ 780 Additive, um derivado celulósico multifuncional que combina reologia e benefícios estruturantes e pode ser usado como aditivo na fabricação de sabões em barra.

Segundo Ângela, o produto é não iônico e, por isso, altamente tolerante a eletrólitos, tem alta resposta de espessamento de fórmulas em geral e melhora a formação de espuma em formulações de sabão em barra. Trata-se de um ingrediente classificado como inerentemente biodegradável, de acordo com OECD 302B.

“Além de contribuir para a redução da quantidade de matéria ativa graxa total, aumentando significativamente o teor de água e levando a uma redução de custo de formulação, ele também entrega um diferencial de sustentabilidade por aumentar a durabilidade e vida útil da barra, além de aumentar a espuma”, afirma Ângela, acrescentando que todos esses benefícios são obtidos com a dosagem de 0,5%, que também fornece uma porcentagem de conteúdo vegetal à formulação, por ser um ingrediente derivado da celulose.

A adição de SUPRACARE ™ 780 Additive nas barras reduziu o efeito quebradiço observado ao se aumentar o teor de água, na presença do aditivo elas ganham estrutura e consistência. Os testes mostraram que é possível elevar o teor de água nas barras entre 60% e 65%, mantendo suas características estruturais, o que ajuda a reduzir o custo de formulação, sem comprometer e até melhorando a formação espuma, além de entregar o benefício de maior durabilidade da barra, já que o índice de desgaste foi de 35% menor do que o produto controle.

Ângela ressalta outro atributo valorizado para os consumidores: Supracare™ 780 Additive deixa as barras mais lisas e sem o efeito de rachaduras (cracking) durante o uso e com o passar do tempo.

A vez das barras

A tendência dos formatos sólidos em beleza já pode ser vista em vários produtos: shampoos, condicionadores, máscaras, protetores solares, hidratantes e muitos outros. Então, como em muitos momentos o mercado de produtos de limpeza se inspirou na beleza para desenvolver novos produtos e claims, será que os fabricantes do setor não têm pela frente uma oportunidade real de dar um novo gás à categoria de sabão em barra? O que não faltam são argumentos: são biodegradáveis, podem utilizar óleos essenciais vegetais, seguem o conceito waterless, são fáceis de transportar e armazenar, são acessíveis e duráveis, podem dispensar embalagens plásticas, são eficientes na desinfecção e muitas outras.

Novos hábitos de limpeza devem impulsionar crescimento da Minuano

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Enquanto algumas marcas estagnaram ou até sofreram retração nas vendas, outras deram de braçada em função do momento. Os produtos de limpeza e desinfetantes, por exemplo, devem figurar nas primeiras posições do ranking dos mais vendidos.

A necessidade de manter tudo higienizado fez o consumo disparar. João Gandolfi, head de marketing e trade de home care da Flora, dona da Minuano, fala que observou uma mudança significativa nos hábitos de consumo, e isso se refletiu no desempenho do setor. “Com o aumento da procura por produtos com propriedades desinfetantes, a indústria de produtos de limpeza teve de trabalhar para atender a essa demanda”, revela.

Segundo ele, dados da Euromonitor apontam que as vendas desses itens cresceram 8,5% no país em 2020, em relação ao ano anterior. Globalmente é um setor que deverá se manter em alta nos próximos anos, segundo o relatório Mercado de Produtos de Limpeza Doméstica 2021-2028, da Fortune Business Insights. “O Brasil deve ultrapassar Alemanha e Índia, com crescimento de 18% nas vendas até 2025 quando o assunto é produtos de limpeza (Euromonitor)”, afirma Gandolfi, acrescentando: “Aqui na Flora, registramos – em 2020 – um salto de 15% na receita, em relação a 2019, e as vendas de desinfetantes cresceram mais de 30%”. Ele fala que tem pesquisas junto aos consumidores que apontam que cuidados com higiene da casa devem permanecer. “O consumidor entendeu que intensificar o cuidado, seja da casa, das roupas ou de si próprio, é algo benéfico e, portanto, que veio para ficar”, argumenta.

Para ele, o setor de limpeza vai continuar em uma curva de crescimento. “Essa visão de médio e longo prazo fez Minuano, por exemplo, lançar quase 20 produtos nos últimos dois anos, e boa parte dessas novidades possuem propriedades desinfetantes e bactericidas, tão valorizadas para o home care”, conta.

Entre os produtos lançados para combater o coronavírus, ele afirma que a empresa apostou em desinfetantes do tipo aerossol e nos multiusos antibac, que possuem eficácia comprovada contra o coronavírus e facilitam a limpeza e a desinfecção de diversos objetos e superfícies. “Esses produtos, além de facilitarem as rotinas de limpeza da casa, também entregam perfumação e proteção, o que significa praticidade e economia para o consumidor. De um modo geral, nossas pesquisas apontaram que produtos que oferecem multibenefícios seguirão ganhando espaço nas gôndolas e na cesta de compra dos consumidores”, conta.

Em 2020, conforme Gandolfi, respondendo à demanda por itens com propriedades bactericidas e desinfetantes, a marca lançou oito produtos com foco em limpeza e desinfecção de superfícies, com destaque para a linha de álcool 70 e multiusos antibac, que também possuem eficácia comprovada contra o vírus da Covid-19. Já em 2021 Minuano apresentou outras 12 novidades, como os desinfetantes aerossóis, novas volumetrias das embalagens econômicas de sabão em pó e o detergente com tecnologia micelar, além do relançamento da linha de detergentes lava-louças.

No período da pandemia a Minuano fez parceria com a Mobly, que, segundo o head de marketing, faz parte da “celebração dos nossos 35 anos”. “Demonstrar a eficácia de Minuano para os consumidores de Mobly, referência em móveis e decoração, é superimportante porque estamos falando de pessoas que estão atentas à decoração e ao conforto da casa”.

Sobre a estratégia de mídia, Gandolfi fala que é preciso usar duas frentes de comunicação, “quando se fala de uma categoria de bens de consumo com inovação constante”. “Cada meio tem a sua característica, mas todas convergem para o mesmo propósito, que é de apresentação dos features dos produtos e criação de vínculo emocional com a marca”. Ele vê eficácia, por exemplo, nas ações de branded content com a Eliana, no SBT, “porque é a maneira de trazer o produto para o dia a dia do consumidor, de forma mais lúdica”.

“Estamos há dois anos com a apresentadora num mini-reality Minha Mulher que Manda, no qual os maridos devem executar trabalhos domésticos, seguindo a orientação das mulheres. Neste ano, além de continuar com o game-show, a Minuano exibiu seus produtos em um novo quadro, em que os participantes do programa competem para ver quem consegue lavar louça no menor tempo possível”. Gandolfi também revela que a marca está na TV e nas plataformas digitais com a campanha Minuano, Eficiência que Resolve. Para ele, as redes sociais são ferramentas de contato mais direto com o público.

 

 

 

Fonte: Propmark  08.12.2021

Marca portuguesa cria desinfetante com glitter e em formato de chiclete

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Por conta dos riscos de ingestão, dificilmente produtos seriam liberados no Brasil

Há um novo desinfetante no mercado português com aroma e formato de chiclete. O objetivo da marca portuguesa POKiTT foi criar um novo produto para mãos com uma cor e aroma diferentes, que não fosse floral nem frutado. Surgiu então a ideia de criar um produto azul com pérolas amarelas e cheiro de chiclete pastilha, que não só desinfeta as mãos como as hidrata, numa altura do ano em que este tipo de cuidado é tão necessário. A nova proposta da POKiTT tem 70 por cento de álcool e uma fórmula à base de aloé vera, que ajuda a suavizar as mãos.

Cláudia Tomás Moitas foi professora de português e francês durante 12 anos. Em entrevista à NiT, revela que trabalhou em Luanda (Angola) entre 2005 e 2015 e, nas suas constantes viagens ao longo dos anos, acabou por se tornar “muito exigente” com a desinfeção das mãos. À procura dos melhores produtos, foi sempre descobrindo opções diferentes lá fora que nunca conseguiu encontrar no nosso País.

Durante a pandemia de Covid-19, as necessidades sanitárias acabaram por se transformar na nova normalidade de todos os portugueses. Esta mudança de rotinas generalizada inspirou-a a criar finalmente a POKiTT, uma marca portuguesa de desinfetantes com glitter que trouxe para cá alguns conceitos que eram inéditos em Portugal. Coloridos e cheirosos, estes produtos vêm acompanhados de acessórios super giros para os pendurar nas calças, nos bolsos ou na carteira.

 

 

Fonte: Nit 05.12.2021

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