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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Escova elétrica de limpeza do banheiro quase esgota antes de chegar ao mercado

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A nova escova elétrica Lakeland Turbo Bathroom Scrubber, que promete acabar com o trabalho duro de como limpar o banheiro, teve 75% do estoque vendido antes mesmo de chegar ao mercado.

O Lakeland Turbo Bathroom Scrubber possui uma cabeça giratória gigante com quatro escovas intercambiáveis ​​que podem ser trocadas para limpar azulejos, banheiras ou qualquer superfície que você queira impecável em um piscar de olhos.

O produto foi projetado não apenas para limpar o rejunte, mas também grandes áreas do banheiro e em tempo. A haste de extensão telescópica, por exemplo, tem mais de um metro de comprimento para alcançar áreas altas e baixas e em qualquer ângulo.

A lavadora não tem fio e é alimentada por uma bateria recarregável que pode funcionar por até 1 hora com uma carga de 4 horas. Ele pode receber um impulso extra de limpeza enchendo o dispensador de 50 ml na parte traseira do cabeçote da máquina com uma solução de limpeza. Tudo o que se precisa fazer é pressionar o botão para borrifá-lo diretamente na superfície que você está limpando.

 

 

 

 

Fonte: Idealhome 10.02.2022

A ciência por trás do cheiro de carro novo

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Conheça os segredos para aperfeiçoar o cheiro dos carros novos da Nissan

No Japão, o nariz de Ino Ryunosuke conhece a Nissan como nenhum outro. Conhecido como o Nariz da Nissan ou mestre em aromas – um tipo de mestre artesão – o especialista é responsável por testar o cheiro dos carros novos. Para que a experiência do passageiro seja literalmente um sopro de ar fresco, ele também testa os sistemas de ar-condicionado, e como os cheiros do veículo podem mudar com o tempo.

O veterano de 20 anos trabalha no Centro Tecnológico da Nissan no Japão como especialista técnico no departamento de Qualidade do Ar no Interior do Veículo, liderando uma equipe responsável por analisar e autorizar os materiais que são utilizados nos veículos da Nissan.

“O olfato é um fator importante na experiência de conforto interno e a Nissan é muito exigente em relação a isso”, afirma o especialista. “Normalmente, os passageiros sentem o cheiro daquilo que está mais próximo do local onde estão sentados no carro, por isso é importante que a experiência seja a mesma em todos os assentos”.

Pesquisas indicam que nosso senso de olfato é surpreendentemente forte, podendo reconhecer milhares de cheiros diferentes. Os cheiros percorrem o sistema nervoso olfativo do corpo até os centros cerebrais responsáveis pela memória e as emoções, tais como o córtex orbitofrontal, a amígdala cerebelar e o hipocampo. É por isso que o cheiro de um carro pode provocar fortes lembranças.

Alguns estudos têm demonstrado que os humanos confiam mais na visão, mas a capacidade de perceber uma infinidade de cheiros também pode deixar uma impressão duradoura. Para o especialista Ino, não se trata apenas do papel decisivo da primeira impressão, mas como percebemos os cheiros dentro da cabine durante o todo o percurso.

“Em primeiro lugar, eu tento identificar de onde vem o cheiro”, diz Ino. “Tento localizá-lo e fazer uma avaliação do ponto de vista dos usuários do veículo, como ao abrir o porta-luvas ou usando o espelho do para-sol. Para isso, posiciono meu tronco e cabeça como os clientes fariam, para ter uma impressão mais fiel”.

Durante o processo de avaliação dos compostos orgânicos voláteis (COV) presentes na cabine, que normalmente leva mais de três dias, Ino e sua equipe de especialistas olfativos cheiram os encostos de cabeça, painel frontal, espelhos, porta-luvas, para-sol, teto, porta-copos, carpete e quaisquer outros componentes cujos odores possam ser mensuráveis.

Normalmente, são necessários de três a cinco minutos para fazer uma avaliação adequada antes que o nariz se acostume ao cheiro do interior da cabine. Se houver algum desvio em relação aos padrões estabelecidos, os testes são refeitos para verificar as causas e tomar as ações corretivas.

Mesmo sendo feitos dos mesmos materiais, os bancos são avaliados individualmente, pois podem ser produzidos por fornecedores diferentes, por meio de seus próprios processos de produção. O objetivo de Ino e sua equipe é assegurar que todos os ocupantes possam desfrutar da mesma atmosfera agradável da cabine, por isso o trabalho se estende até os fornecedores de autopeças que produzem tecidos, colas adesivas e polímeros utilizados nos veículos Nissan. A circulação do ar e a exposição à luz solar têm uma influência determinante nos odores sentidos no veículo, por isso a equipe utiliza uma sala de testes hermética, com controle de umidade e calor e um sistema de iluminação que simula uma exposição intensa à luz solar.

“Levamos em consideração várias condições a que os carros são submetidos, como uma temperatura ambiente moderada a alta, que podem potencializar os cheiros”, diz Ino. Depois de realizar os testes, Ino faz uma pausa para recalibrar o corpo e recuperar totalmente sua sensibilidade olfativa. Cada um na equipe tem sua própria forma de fazer um reset. “Alguns especialistas têm sua própria maneira de recuperar a capacidade olfativa total, como cheirar grãos de café. No meu caso, faço isso cheirando o meu braço próximo ao cotovelo. Este odor familiar me prepara para detectar novos cheiros”.

O uniforme usado pelo Ino não é lavado com detergente, para assegurar que suas impressões olfativas sejam claras e livres de influências.

Nascido em Yokohama, ele já se interessava por cheiros desde a infância, mas adquiriu este nível de capacitação olfativa cheirando os temperos e outros aromas de lojas, incluindo seu lanche favorito, os pãezinhos recheados com carne conhecidos como bao ou nikuman. “Desde muito jovem eu já conseguia sentir vários cheiros e acabava cheirando tudo que chegava às minhas mãos”, diz Ino. “Fui aprendendo a diferenciar os aromas e o cheiro destes pãezinhos pode variar conforme a loja”.

Os testes em campo que Ino fez quando era mais jovem tornaram seu olfato mais apurado, uma característica que ele usa hoje em seu dia a dia no trabalho, mas ele enfatiza que ainda precisam ser tomados alguns cuidados.

“Um dia antes dos testes eu tento não comer pratos que contenham alho ou outros alimentos com cheiros mais fortes.”

Os odores preferidos pelos consumidores variam conforme a região. Por isso, na Nissan outras equipes realizam testes semelhantes na América do Norte e na Europa.

“Como mestre global em aromas, sou o principal responsável pelo desenvolvimento dos padrões olfativos na Nissan”, explica Ino. “Entretanto, existem pequenas diferenças em cada região em relação aos feedbacks dos clientes, por isso os mestres locais tomam a decisão final para seus respectivos mercados”.

Ino diz que os especialistas da sua equipe no Japão precisam ser aprovados em testes que incluem desde diferenciar aromas como caramelo ou hastes de flores até diferenças sutis nos materiais internos dos veículos. A Nissan oferece treinamento para aperfeiçoar as técnicas olfativas da equipe.

Ao perguntar a ele como é ter uma capacidade olfativa tão potente quanto a dos cães que farejam contrabando em aeroportos ou os porcos que ajudam a encontrar trufas enterradas em florestas, Ino solta uma risada. Apesar de seu trabalho exigir ter um nariz especial, ele acredita que o que ele faz é apenas uma extensão de sua paixão.

“Sou muito exigente em relação ao olfato, por isso meu foco continuará sendo aperfeiçoar os cheiros dos carros da Nissan.”

 

 

Fonte: Nissan 08.02.2022

Gain, da P&G lança Power Blast Dish Spray com fragrância fresca

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O sabão de lavar louça apresenta fragrância fresca juntamente com os benefícios de limpeza

A mais recente criação da Procter & Gamble nos Estados Unidos é uma extensão da linha de sua popular de produtos domésticos da marca Gain. A nova garrafa multi-patenteada Power Blast Dish Spray da Gain traz “um novo nível de felicidade” para a experiência de lavar louça devido à tecnologia de spray patenteada, de acordo com a empresa.

Espumas cheias de perfume deixam os pratos “ultralimpos” enquanto liberam o aroma fresco de Gain, que permanece muito tempo depois que os pratos são lavados, disse a empresa. O produto de limpeza doméstica chegará às prateleiras do varejo dos Estados unids este mês. A marca irmã Dawn também tem um novo spray de pratos.

 

 

 

 

Fonte: Release internacional P&G   08.02.2022

Essity adquire empresa de higiene e limpeza

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A empresa de higiene e saúde Essity adquiriu a empresa de higiene e limpeza profissional dos EUA Legacy Converting. A empresa oferece produtos nas categorias de lenços umedecidos desinfetantes, lenços prontos para produtos químicos e lenços secos. O preço de compra é de US$ 40 milhões.

A Essity é o maior fornecedor mundial de produtos e serviços no mercado de higiene profissional com sua marca líder Tork.

A Legacy Converting foi fundada em 2004 e fabrica a marca Everwipe TM de wipes em rolo e dobrados em vários formatos, incluindo latas pop-up, baldes e embalagens resseláveis. Os clientes encontram-se principalmente nos segmentos de mercado industrial, institucional e saúde. A Legacy Converting está localizada em Nova Jersey.

“Como uma empresa líder global em higiene e saúde, estamos comprometidos em oferecer produtos e serviços de higiene sustentáveis ​​e inovadores. Com a aquisição da Legacy Converting expandiremos nossa oferta de produtos de higiene e limpeza e fortaleceremos ainda mais nossa presença em segmentos-chave de clientes no mercado norte-americano”, diz Don Lewis, presidente de Higiene Profissional da Essity.

O negócio de Higiene Profissional da Essity compreende soluções completas de higiene, incluindo papel higiênico, toalhas de mão de papel, guardanapos, sabonete, loção para as mãos, desinfetantes para as mãos, dispensadores, produtos de limpeza e limpeza, bem como serviço e manutenção sob a marca líder global Tork. A Essity também oferece soluções digitais, como a tecnologia de sensores da Internet das Coisas, permitindo a limpeza orientada por dados. Os clientes consistem em empresas e edifícios de escritórios, universidades, unidades de saúde, indústrias, restaurantes, hotéis, estádios e outros locais públicos.

 

 

 

Fonte: Release Internacional 02.02.2022

5àSec lança rede popular de lavanderias para enfrentar concorrência

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Grupo francês enfrenta poderoso rival: as lavanderias Omo, da Unilever

A rede de lavanderias francesa 5àSec tem o Brasil como o seu principal mercado. O País concentra cerca de 30% das lojas da companhia, que acabou de ultrapassar as 500 unidades, a maior parte delas franquias.

Mesmo assim, a empresa enxerga muito potencial para expandir as suas operações por aqui, especialmente ao focar em duas áreas que ainda estavam de lado dentro da operação: as lavanderias de baixo custo e a operação em edifícios comerciais e residenciais.

Essa proposta de diversificação da rede francesa pode ser vista como uma reação à ofensiva da gigante Unilever nesse mercado no Brasil. A multinacional vem abrindo lavanderias no País com a marca Omo, especialmente dentro de condomínios.

A Unilever tem como meta se tornar a maior rede do setor em cinco anos e acelerou seus planos em 2020, com a aquisição do Grupo Acerte, proprietário das marcas de lavanderias Quality e Prima Clean.

A 5àSec está reagindo a isso. Para alcançar um público que não está disposto a gastar muito para ter as suas roupas lavadas e passadas, a empresa lançou a bandeira LavPop by 5àSec.

Segundo Fábio Roth, presidente da rede, a 5àSec acabou de assinar o seu primeiro contrato com um franqueado nesse formato, e a previsão é de chegar a 40 operações da nova bandeira em dezembro.

Serão dois formatos da LavPop, um de lojas de ruas tradicionais e outro com lockers (armários) instalados dentro dos edifícios. Nesse formato, o consumidor coloca suas roupas em um dos armários, que serão conectados por meio de um aplicativo. Quando o serviço estiver pronto, o consumidor recebe uma notificação e pode retirar em um determinado armário.

De acordo com Roth, a empresa quer chegar a classes que não são atendidas pela loja padrão da 5àSec, mais voltada para as classes A e B, especialmente executivos. “Quando olhamos o cenário do setor no Brasil, temos muito a crescer.

A penetração no País é de apenas 4% da população economicamente ativa utilizando lavanderias, enquanto na Europa ultrapassa os 25%”, compara.

Outro segmento com potencial, segundo o executivo, é o de edifícios residenciais. Com apartamentos cada vez menores, mas com áreas comuns para lavanderia, a 5àSec quer se tornar uma opção para administrar os espaços, também por meio de franquias.

As negociações com condomínios já estão curso. Serão oferecidas tanto a opção de instalar a lavanderia completa – com funcionários ou no modelo de autosserviço – quanto apenas os lockers para roupas, que seriam recolhidas e entregues pela loja mais próxima.

Adaptação das lavanderias

A 5àSec não teve muito a comemorar nos últimos dois anos. Com as pessoas trabalhando mais em casa por causa da pandemia, muitas deixaram de ir a lavanderias externas.

Isso fez com que o faturamento da empresa caísse 35% em 2020. Já em 2021, a empresa recuperou parte das vendas ao crescer também 35%, para R$ 200 milhões. A recuperação, porém, foi insuficiente para retomar o patamar pré-pandemia.

Apesar do lançamento da nova bandeira, a 5àSec não vai deixar de olhar para o seu segmento premium. De acordo com o presidente da empresa, mesmo com o home office, houve uma adaptação das lavanderias.

O serviço de entregas, por exemplo, passou a ser gratuito e novos modelos de serviço passaram a ser oferecidos, como o de assinatura mensal. Hoje, esse negócio já representa cerca de 13% do faturamento da companhia.

Para Alberto Serrentino, especialista em varejo e fundador da consultoria Varese Retail, esses novos modelos de recorrência devem ser o grande ponto de crescimento para as lavanderias, apesar da pouca penetração no País.

“As pessoas estão com menos tempo e com mais necessidades de serviços, mas é preciso ajustar a questão de preços dependendo do público que quer alcançar”, diz Serrentino.

Lava e passa

Impacto – A 5àSec sofreu no início da pandemia e viu sua receita cair 35% em 2020; mesmo com recuperação no ano passado, está ainda abaixo do patamar pré-crise.

Reação – Para enfrentar essa retração, a rede deixou de cobrar pelas entregas e passou a oferecer um serviço de assinatura mensal.

Diversificação – A nova aposta é numa bandeira mais popular, a LavPop, que também vai combater a concorrência da Omo.

 

 

 

Fonte: Estadão  07.02.2022

IMCD compra Polyorganic e amplia presença no Brasil

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Adquirida atingiu receitas de 12 milhões de euros em 2021 e tem 23 funcionários, que se juntarão aos mais de 200 profissionais da multinacional no país

A IMCD, distribuidora de especialidades químicas e ingredientes com sede em Roterdã, fechou mais uma aquisição no Brasil, a sexta na América Latina nos últimos dez meses. A empresa anunciou hoje a compra da paulista Polyorganic, em operação que amplia sua presença nos segmentos de cuidados com o lar e industrial e institucional.

“Essa aquisição faz parte da estratégia global de crescimento da IMCD”, disse ao Valor o presidente da companhia no Brasil, Nicolas Kaufmann. O valor do negócio não foi divulgado.

Conforme o executivo, a IMCD, que chegou às Américas em 2013 com a compra da brasileira Makeni Chemicals, continua avaliando oportunidades na região. No caso da Polyorganic, o portfólio complementar, que adiciona especialidades químicas que a multinacional ainda não oferecia, e o foco em inovação chamaram a atenção para o ativo.

“Há uma sinergia muito grande, portfólio e valores. Nosso foco é antecipar problemas do cliente na produção e no desenvolvimento de produtos, garantindo a continuidade da operação”, explicou o executivo.

Para tanto, a IMDC tem seis laboratórios no Brasil e se vale de estoques estratégicos, contratos de longo prazo com fornecedores e da presença global para garantir o atendimento contínuo aos clientes. A Polyorganic também tem um laboratório de desenvolvimento.

Conforme Kaufmann, esse modelo mostrou-se bem sucedido diante da escassez de insumos vistos desde o início da pandemia de covid-19 — montadoras, farmacêuticas, grandes marcas de consumo e indústrias químicas, entre outras, são clientes da multinacional. “A demanda segue forte o abastecimento permanece problemático. Temos trabalhado muito”, disse.

Com receitas de 12 milhões de euros em 2021, a Polyorganic tem 23 funcionários, que se juntarão aos mais de 200 profissionais da multinacional no país. Segundo Kaufmann, a capilaridade da IMCD será usada para expandir as vendas da empresa comprada.

De janeiro a setembro do ano passado, a multinacional teve receitas de 2,54 bilhões de euros, alta de 22%, a despeito dos desafios na cadeia de suprimentos global.

Foto da esquerda para direita:
João Esteves, Chief Financial Officer, IMCD Brasil
Denise Majerowicz, Owner, Polyorganic
Mauro Majerowicz, Owner, Polyorganic
Nicolas Kaufmann, Managing Director, IMCD Brasil

 

Fonte: Valor 10.02.2022

Ypê, líder em rendimento e sustentabilidade no nordeste

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Rendimento e custo-benefício é a base do detergente líquido preferido dos pernambucanos, o Ypê, eleito pela terceira vez consecutiva em 2021.

Marca líder em importantes categorias no segmento de limpeza do Brasil, a Ypê possui uma linha completa de produtos para auxiliar nos cuidados com a roupa, a casa e o corpo.

Fundada em 1950, a Ypê é uma empresa 100% brasileira, com mais de 6 mil funcionários, que também detém as marcas Assolan, Perfex e Atol. Com matriz localizada em Amparo, interior de São Paulo, conta com mais quatro unidades fabris: Salto (SP), Simões Filho (BA), Anápolis (GO) e Goiânia (GO). E também exporta para mais de 10 países da América Latina, Ásia, África e Oriente Médio. A Ypê é considerada um excelente lugar para se trabalhar, tendo obtido a certificação da GPTW em 2020.

O destaque da marca segue sendo pela aposta em ações e também produtos com o viés sustentável para o mercado e é lembrada quando se pensa em empresas que possuem produtos seguros como detergentes, sabões e entre outros para manter a casa limpa e que pensam no meio ambiente, através de linhas que transitam entre fórmulas sustentáveis, com ingredientes de fontes renováveis, vegetais e certificado Vegano da Sociedade Vegetariana Brasileira.

 

 

 

 

Fonte: Diario de Pernambuco 16.12.2021

Limpidus busca aquisição de pequenas e médias empresas para expandir atuação

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As aquisições fazem parte da estratégia da rede nos próximos três anos para ampliar a operação no país e no exterior

Limpidus, maior rede de franquia de limpeza comercial do Brasil, anuncia que uma de suas estratégias para os próximos três anos, será a aquisição de pequenas e médias empresas que atuam no ramo de limpeza corporativa. O planejamento visa ampliar ainda mais a atuação da marca, que tem mais de 40 anos de mercado e está em 14 países.Com estas aquisições, a Limpidus espera ampliar seu território de atuação e aumentar o número de clientes atendidos. “Percebemos que o momento é propicio para este movimento, uma vez que as empresas estão dando maior importância para a limpeza dos ambientes e com a necessidade de garantir a segurança das pessoas no dia a dia”, explica Fernando Sodré, CEO da Limpidus. “O mesmo ocorre em outros países e, por isso, também estamos olhando oportunidades no mercado externo onde ainda não estamos presentes”, acrescenta.

“Buscamos empresas que atuem somente em contratos no setor privado, sejam micros, pequenas e medias empresas, cujos donos desejem sair do segmento, seja por dificuldade de crescimento, problemas de sucessão ou mesmo aposentadoria do fundador”, explica Fernando Sodré.  “A Limpidus é uma marca líder de mercado, uma referência no setor limpeza comercial na América Latina, com uma autoridade já construída, e essa estratégia está em linha com o que já estamos fazendo em outros países”, completa.

A empresa espera um crescimento de 25% ao ano nos próximos três anos e, para suportar este crescimento, está também investindo na ampliação dos seus escritórios regionais, assim como em melhorias na sua Universidade da Limpeza. “Até dois anos atrás, muitas pessoas enxergavam a atividade de limpeza como algo simples de ser feito. Entretanto, com a pandemia, vimos que a limpeza de ambientes de trabalho, precisa ser realizada com técnica e seguindo protocolos rígidos, que garantam não apenas o bom aspecto visual, mas também a garantia de um local limpo, seguro e saudável para as pessoas”, finaliza Sodré.

A rede Limpidus possui mais de 200 unidades no Brasil e atende diariamente mais de 4000 empresas. Durante todo o tempo de pandemia, a empresa não fechou nenhuma unidade e em 2021 conquistou dois importantes prêmios no setor de franchising: foi eleita a Melhor Franquia do Brasil no segmento, com base na pesquisa anual da Revista PEGN e Serasa Experian; e o Prêmio de “Melhor Franquia em Qualidade de Rede”, superando todas as empresas franqueadoras do pais, obtendo o reconhecimento de sua excelência na gestão dos negócios.

Vale a pena manter os hábitos de limpeza adquiridos na pandemia?

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A rotina de limpeza e higiene das casas ganhou novos contornos desde o início da pandemia.

São quase dois anos limpando as compras do supermercado, lavando as mãos com frequência, utilizando álcool 70% e retirando os sapatos antes de entrar em casa.

A intensificação de limpeza da casa foi notável no dia a dia e se refletiu no setor: a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene e Limpeza (Abipla) aponta que, só no primeiro semestre de 2021, o aumento na comercialização desses itens foi de 5,6%. Mas, nem sempre, temos acertado a dose: ainda utilizamos produtos de forma incorreta diminuindo, inclusive, a eficácia de alguns deles.

O álcool 70% é um desses itens que precisa de esclarecimento. A orientação é sempre, primeiro, remover qualquer sujeira visível e, quando a matéria orgânica é eliminada, aí sim, pode ser feito o uso do álcool. Segundo o Home Center Ferreira Costa, a limpeza mais efetiva deve sempre ter início com água e sabão neutro.

Desinfetantes, produtos multiuso e água sanitárias são mais eficazes para limpar superfícies de alto toque, como maçanetas de porta, o botão da descarga do vaso sanitário ou o pegador da geladeira e do micro-ondas.

Para as compras de supermercado, a Ferreira Costa orienta utilizar uma solução com água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 10 partes de água) e deixar frutas e verduras de molho por 10 minutos. Também é possível deixar de molho embalagens que não absorvem água e, depois, enxaguar. Outra opção é lavar as embalagens com esponja e detergente ou sabão. O que não for lavável, como pacotes de pão ou bolacha, a orientação é borrifar álcool líquido 70% e passar um pano seco e limpo na sequência.

Para a limpeza do chão, a dica do Home Center é começar retirando a poeira e outros resíduos com o aspirador de pó, esfregão, MOP ou vassouras. Depois da remoção, o ideal é usar desinfetantes para pisos frios, aplicado com pano e rodo. Para pisos de madeira, devem ser utilizados produtos específicos.

E que tal criar uma “área de higienização” na entrada da casa? Basta reservar um espaço para uma cestinha com álcool em gel, para as mãos, e spray específico para a limpeza do celular e das chaves. Outra orientação do Home Center é ter sempre um porta-máscara na bolsa para guardar a máscara suja e as limpas para as trocas ao longo do dia.

Produtos de limpeza não nocivos para pets

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Substâncias químicas podem prejudicar a saúde de cães e gatos. Descubra a solução perfeita para limpar e desinfetar tudo com segurança.

 

 

Fonte: Gshow 07.02.2022

Brasil pode ter crescimento de 6,5% em valor no consumo dentro do lar em 2022

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Novo relatório global da Kantar indica a volta dos padrões de compra do pré-pandemia em todo o mundo, com e-commerce experimentando desaceleração 

Em 2020 o consumo global da cesta de bens de consumo massivo (FMCG) apresentou um crescimento quatro vezes maior do que em 2019, chegando a 10%, o equivalente a US$220 bilhões. Esse aumento foi impulsionado pelo consumo dentro do lar, num momento de isolamento social na pandemia de COVID-19, e a América Latina foi a região que mais sentiu o impacto.

Novo relatório global Omnichannel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, que acaba de ser lançado, revela que o mundo já está voltando às tendências de comportamento de compra de bens de consumo massivo do período pré-pandemia, registrando ritmo mais lento no desempenho das vendas de alimentos para consumo domiciliar, com crescimento de apenas 0,8% até setembro de 2021.

Apesar dessa desaceleração, as vendas permaneceram 8,4% maiores do que antes da COVID-19 e os canais de compra que performaram positivamente de janeiro a setembro do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2019 foram comércio eletrônico e atacarejo.

Ao contrário dos países europeus, Brasil e México tiveram crescimento positivo em valor no consumo dentro lar, com variações de 9% e 10% respectivamente do 1o ao 3º trimestre de 2021 em comparação ao ano anterior, o que pode ser explicado pela inflação dos preços dos alimentos e bebidas. Espanha e Reino Unido, por exemplo, tiveram desempenhos negativos de 7% e 5% no mesmo prazo.

As cestas mais beneficiadas globalmente dentro de casa ano passado foram as de bebidas, lácteos e higiene e beleza, em decorrência do retorno à vida social com o avanço da vacinação no mundo. Alimentos tiveram declínio no In Home, porém, apresentaram incremento fora do lar.

Com relação ao desempenho de canais de venda, o comércio eletrônico ainda cresceu ano passado, mesmo com a volta das pessoas às ruas, mas em ritmo mais lento, representando 13,4% das vendas globalmente entre janeiro e setembro de 2021, enquanto os hipermercados e supermercados perderam participação em cerca 1% em comparação com 2020.

Em todos os países as vendas de bens de consumo massivo via e-commerce desaceleraram no último ano com o avanço da imunização, exceto na China, que, surpreendentemente, viu um salto de 22,5% de share de mercado no 1° trimestre de 2021 para 28,6% no 3° trimestre. Em termos de penetração do comércio online, o destaque foi o Brasil, que passou de 4% em 2019 para 13% em 2021, devido à conquista de clientes fiéis a esse canal, atingindo a marca de 13% de compradores online dizendo ter usado o e-commerce para adquirir alimentos e bebidas ao menos 6 vezes durante 2021 e 19% deles afirmando ter comprado por esse canal de 3 a 5 vezes no mesmo ano, contra 12% em 2019.

Com base nos dados coletados até o 3o trimestre de 2021, num momento em que taxas de contágio estavam baixas, a Kantar previa um crescimento de 6,5% em valor no consumo dentro do lar em 2022 no Brasil, atrás apenas da Indonésia (7,6%). Países europeus e China manteriam estabilidade, com menos 1%. A confirmação do desempenho do setor, no entanto, vai depender da evolução das taxas de transmissão de COVID-19 ao longo do ano.

O estudo mostra que o comportamento de consumo voltou ao normal mais rápido do que o esperado, com o consumo fora de casa mostrando sinais de recuperação, o canal e-commerce já experimentando uma desaceleração na maioria dos países pesquisados, e o mercado de bens de consumo massivo se mantendo estável em 2022 num cenário de taxas de contágio controladas . Isso significa que as empresas devem começar a repensar suas estratégias de vendas para este ano e devem ter a capacidade de redirecioná-las rapidamente de acordo com a evolução da pandemia.

O relatório Omnichannel da Kantar contemplou sete países: Reino Unido, França, Espanha, China, Indonésia, Brasil e México, representando 29% da população mundial e trazendo dados sobre consumo atualizados até setembro de 2021.

Tendências de equipamentos tecnologicos para limpeza do lar

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Para as famílias quem têm mais pessoas e, consequentemente, mais bagunça, às vezes vale a pena investir em desses equipamentos amigos da faxina, e que facilitam, e muito, a rotina de limpeza.

O Decor e Dicas separou aqui algumas ideias de equipamentos que podem fazer toda a limpeza pesada ou não, por você! Confira.

Tapete auto-limpante para pets

Para quem tem um pet e pode aderir a este produto, nunca mais vai precisar trocar o tapetinho higiênico porque este aqui é auto-limpante! É um equipamento super tecnológico, onde você consegue controlar o timer e ele troca a fraldinha quantas vezes forem necessárias no dia.

Aspirador automático

Esse é mais conhecido. Existem vários modelos e categorias, mas este aspirador fica funcionando sozinho, o dia todo se precisar (dependendo da força da bateria de cada modelo), aspirando os tapetes e até embaixo dos móveis (com altura propícia).

Vaso sanitário inteligente

Gente, esse vaso sanitário deixa até o assento quentinho para você nos dias mais frios. Ele também contém elevação, para as pessoas idosas, por exemplo, não precisar ficar abaixando muito, abertura e fechamento automático da tampa também fazem parte. Mas, uma das características mais interessantes, é a higienização automática com jatos e bolhas de água, e ar quente.

Robô mordomo

Ainda em fase de testes, algumas empresas espalhadas pelo mundo estão testando há muitos anos os robôs mordomos, que limpam, servem, e conversam com você, sem sequer esbarrar nos móveis, graças às suas câmeras espalhadas pela cabeça. Já imaginou?

Limpa vidro automático

Já existem os limpa vidros automáticos. Eles são monitorados através do seu telefone, limpando e tirando o pó dos vidros, até os mais sujos. O valor varia, mas custa em média R$ 2 mil reais. Para quem tem condições financeiras e contém muitos vidros em casa, vale super a pena o investimento, né? Vidros sujos nunca mais!

 

 

Fonte: Folhago 02.02.2022

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