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Anvisa cancela notificações de pedras sanitárias

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Empresas que desejarem continuar a fabricação e a comercialização dos produtos deverão providenciar o registro na categoria “desodorizante para aparelhos sanitários”

A Anvisa informa que foram identificadas mais de 180 notificações relativas a pedras sanitárias (desodorizantes para vasos sanitários) que foram realizadas equivocadamente na categoria de odorizantes e serão canceladas em razão da ação antimicrobiana inerente a esses produtos.

Essa identificação ocorreu por meio do Programa de Monitoramento de Produtos Saneantes Isentos de Registro (Notificados – Risco Baixo), que é responsável por conferir o cumprimento dos critérios e requisitos técnicos de produtos regularizados de forma totalmente eletrônica.

Nesse sentido, é importante esclarecer que a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 14/2007 define desodorizante como produto que tem em sua composição substância com atividade antimicrobiana capaz de controlar odores desagradáveis, o que inclui as pedras sanitárias (categoria DESODORIZANTE PARA APARELHO SANITÁRIO). Sendo assim, entende-se que as pedras sanitárias devem ser classificadas como desodorizantes.

Além disso, as pedras sanitárias não são usadas em ambientes, pois não se enquadram na definição de odorizante ou aromatizante de ambientes, conforme a RDC 40/2008 (item 3.22 do Anexo), ou seja, produto que tem em sua composição substâncias capazes de mascarar os odores desagradáveis.

Assim, deve-se considerar também a RDC 59/2010 (inciso III do art. 17), que determina o registro obrigatório de produtos saneantes que apresentem características de atividade antimicrobiana, os quais são classificados como de risco 2 (risco alto).

Por fim, a Agência esclarece que as empresas responsáveis que desejarem continuar a fabricar e a comercializar as pedras sanitárias deverão providenciar o registro na categoria DESODORIZANTE PARA APARELHOS SANITÁRIOS, por meio do assunto 30020 – REG. SANEANTES – Registro de produtos saneantes.

 

 

 

Fonte: Anvisa: 26.11.2021

Operação brasileira é a maior do mundo da 5àsec, que também é a maior rede de lavanderias do país

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Em quase três décadas foram processadas mais de 327 milhões de peças de consumidores brasileiros

Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois. Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente. Naquele mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil. Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, a 5àsec é uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos, que revolucionou o mercado brasileiro em seu segmento. E em 2021, a rede francesa, que tem a operação brasileira como a maior do mundo, comemora 27 anos de atuação em diferentes estados do País. Ao longo desses anos, considerando uma média linear, foram processadas mais de 327 milhões de peças nos 492 pontos de venda nacionais.

Para celebrar a data em grande estilo, a 5àsec preparou uma linha do tempo com os principais marcos que fazem parte dessa história de sucesso:

1994 – Proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Família, foi em 1994 que a 5àsec chegou ao Brasil. Neste ano, a internet no País deixou de ser exclusiva do meio acadêmico e passou a ser comercializada, de forma experimental, com conexão de 256 Kbps. Ainda em 94, foi sancionada a Lei nº 8.955, a chamada Lei de Franquias ou Lei do Franchising.

2001 – O ano que marcou a virada do século foi muito especial para a 5àsec, pois a marca foi chancelada pela primeira vez no Selo de Excelência em Franchising (SEF), concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

2003 – A 5àsec alcança a marca de 100 unidades ativas no Brasil.

2004 – Foi neste ano que Mark Zuckerberg criou o Facebook, que se tornaria a maior rede social do mundo. Enquanto isso, aqui no Brasil, a 5àsec conquistou uma vitória histórica, graças à sua atuação, com a entrada em vigor da Resolução da Anvisa (RDC161) que regulamentou a limpeza a seco no País.

2005 – Seguindo as tendências do mercado, a 5àsec lançou o seu sistema delivery. Além de melhorar a qualidade de vida dos clientes, o serviço de entrega proporcionou um aumento das vendas. Neste ano, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil somou R﹩ 1,9 trilhão e o País se tornou a 11ª economia mundial.

2007 – A 5àsec conquista o 1º Selo 5 Estrelas referente ao prêmio “As Melhores Franquias do Brasil” da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN).

2008 – A marca chega a 200 operações no Brasil.

2010 – Quando o primeiro iPad foi lançado, a operação brasileira da 5àsec se tornou a maior da rede de lavanderias no mundo. De acordo com o censo do IBGE, a população brasileira era de 190.732.694 habitantes.

2011 – A 5àsec atinge o número de 300 lojas ativas no País.

2012 – Em um novo posicionamento no mercado, a 5àsec promove sua mudança de logomarca.

2013 – A 5àsec recebe pela 1ª vez o Prêmio “Top 25 do Franchising Brasileiro”.

2014 – Enquanto o Brasil recebia, pela segunda vez, uma Copa do Mundo, a 5àsec lançava um aplicativo próprio para celulares e tablets. A venda de smartphones neste ano subiu 55% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 54,5 milhões de unidades. Ainda em 2014, a franqueadora brasileira lança o Sistema de Limpeza L-Solution 2.1 como alternativa na limpeza das roupa com menos consumo de água.

2015 – A 5àsec alcança a marca de 400 lojas em operação no Brasil. No mesmo ano, a rede disponibiliza no mercado uma nova versão do seu app e conquista o 1º Prêmio Lojista Alshop.

2016 – Fábio Roth assume a gestão da 5àsec Brasil e implementa processos de Governança Corporativa focando no crescimento dos próximos anos. Neste ano, a marca celebra a inauguração do novo Centro de Treinamento e recebe o 1º Prêmio O Melhor de São Paulo, pela Datafolha – Categoria Lavanderia.

2017 – A rede lança a BAG 5àsec, que tem como objetivo oferecer mais praticidade aos que buscam por um serviço de limpeza e secagem de peças do dia a dia por um valor atrativo. Investindo cada vez mais em tecnologia da informação, a operação brasileira lança também o e-commerce, mais conhecido como Lavanderia On-line. Em agosto daquele ano, a 5àsec Brasil muda para sua nova sede, em Alphaville (Barueri, SP), lança o Programa de Excelência (PEX) 5àsec e é reinaugurado o Instituto 5àsec.

2018 – A 5àsec inaugura sua primeira loja em supermercado do Grupo Zaffari, na região Sul do País, e lança uma versão atualizada do seu app.

2019 – A Lei nº 13.966 revoga e substitui a lei de Franquia nº 8.955 de 1994 e, em linha com a inovação, a 5àsec Brasil implanta o locker, mais conhecido como armário digital, para ser instalado em condomínios comerciais e residenciais. Também nesse ano a 5àsec lança a Universidade Corporativa com foco na formação e desenvolvimento de processos operacionais e gestão das equipes que englobam a rede.

2020 – Neste ano, a rede lança dois formatos de negócios. Destinado às cidades com população a partir de 100 mil habitantes, o Express permite a implantação em locais de menor metragem por ser um ponto de venda mais enxuto. O investimento para ser um franqueado deste modelo é a partir de R$ 250 mil. Já a unidade de Autosserviço, lançada pela rede no final do ano em questão, funciona como uma lavanderia self-service, ou seja, todos os processos de limpeza das peças são feitos pelo consumidor sem a ajuda de um funcionário. Para este modelo, o investimento é de R$ 190 mil. E para auxiliar nas vendas online, a marca lança o assistente virtual, Pierre.

2021 – A rede francesa atingiu a marca de 492 pontos de venda e 162 grupos de franqueados no Brasil, considerando as informações do SEF (Selo de Excelência do Franchising – 2022). A 5àsec também anunciou ao mercado o Plano de Assinatura, e o novo modelo de negócio, HUB, com investimento inicial de R$ 95 mil. Para acompanhar o novo comportamento do consumidor, a 5àsec lançou para os clientes o Gift Card, nos valores de R$ 50 e R$ 100. Ainda em 2021, a marca espera alcançar 500 pontos de vendas.

Vale ressaltar que a 5àsec sempre se preocupou em buscar soluções de ponta para tornar todos os processos mais eficientes, desde os que envolvem a lavagem das roupas até os sistemas de gerenciamento das lojas. Com isso, foi possível desenvolver uma lavanderia inteligente, que se destaca no mercado ao oferecer um serviço de qualidade para os clientes. A rede abriu suas primeiras lojas, entregando roupas como ternos, por exemplo, em até uma hora. Para os clientes e para todo o mercado esse fato foi revolucionário. A 5àsec provocaria, ainda, novas transformações no serviço de lavanderias ao trazer tecnologia avançada para o mercado brasileiro, com máquinas importadas e produtos para limpeza e tratamento de tecidos inovadores. A presença da marca em solo brasileiro provocaria também uma elevação da qualidade dos serviços prestados.

Ypê vence Prêmio Marcas & Consumidores Profissionais de Marketing

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Nesta segunda-feira (29/11), empresa recebeu prêmio na categoria Cidadania

A Ypê, empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país, recebeu o “Prêmio Marcas & Consumidores Profissionais de Marketing” nesta segunda-feira (29/11), em São Paulo. Na categoria “Cidadania”, com base na terceira edição do estudo detalhado da Kantar “Who Cares? Who Does“, foi premiado o diretor de Marketing da Ypê, Cesar Nicolau.

“Nós estamos muito felizes e honrados com esse reconhecimento do consumidor à marca Ypê. Receber o Prêmio, na categoria Cidadania, amplia ainda mais a nossa responsabilidade de cumprir o consumidor espera de nós: qualidade, preço justo e cuidado com a sociedade”, explica Cesar Nicolau.

O prêmio foi idealizado pelo jornalista e criador do conteúdo Marcas & Consumidores, João Faria, e está em sua segunda edição, com vencedores nas categorias: Ação Promocional do Ano, Estratégia no Ponto de Venda, Cidadania, Inovação Disruptiva e Profissional de Marketing do Ano.

O estudo “Who Cares? Who Does” divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental, e EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente. Neste recorte com os EcoActives é que a Ypê foi destacada e reconhecida pelo prêmio na categoria Cidadania.

O júri é composto pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), Kantar (empresa líder mundial em dados, insights e consultoria) e Popai Brasil (Associação Global com expertise em marketing de varejo no ponto de venda).

A Ypê é uma empresa 100% brasileira, que há 71 anos acredita e investe no Brasil. “Aqui, nós trabalhamos para democratizar o acesso a produtos de qualidade, levando o nosso portfólio a quase todos os lares brasileiros. Estamos comprometidos com ações e práticas que gerem impacto positivo para a sociedade e para o planeta, e sempre focados nas necessidades do consumidor”, completa Cesar.

A companhia está presente em 94% dos lares, de acordo com a pesquisa Kantar Brand Footprint 2021. Além disso, é uma das marcas de maior destaque do Folha Top of Mind 2021, realizado pela Folha de S.Paulo, premiada em três categorias: Preservação do Meio Ambiente, Detergente e Desinfetante.

FreeCô oferece quatro novas fragrâncias de desodorizadores sanitários

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Carro-chef da  FreeBrands está disponível também nas variantes  Maçã e Canela, Camomila, Soft e Secret

A FreeCô, marca da empresa FreeBrands, que tem em seu portfólio Free Wipes, Free Bite e Kissu, se consolida como sinônimo de categoria no segmento de odorizadores sanitários lançando quatro novas fragrâncias para o seu público.

A linha conta com as fragrâncias Original, Lavanda, Especiarias, Tutti-Frutti, além dos formatos Premium, Pocket e PRO. A partir de agora, tem também com as fragrâncias: Maçã e Canela, Camomila, Soft (talco) e Secret, sendo esta última exclusiva, criada pela FreeCô. Todas foram desenvolvidas a partir de pesquisas com os consumidores.

A estratégia foi desenhada para um pré lançamento exclusivo no ambiente digital e nas próximas semanas os produtos estarão presente nos PDVs físicos, inicialmente nas principais redes de farmácias do país, expandindo para outros pontos posteriormente.

A projeção é de um crescimento de 60% em vendas com a ampliação da linha FreeCô junto a essas quatro novas fragrâncias. Além das vendas por experimentação, há uma expectativa de um novo volume de público para marca, influenciando nas vendas das fragrâncias novas, atuais e outros produtos da marca.

“Mantendo nossa postura de evoluir e criar produtos de acordo com as necessidades e opiniões dos consumidores FreeBrands, ampliamos a linha FreeCô com quatro novas fragrâncias para trazer uma experiência de uso do produto, criando opções para quem já usa o produto e, também, dando outras para quem quer buscar conhecer a marca”, comenta Rafael Nasser, sócio-fundador da FreeBrands, empresa proprietária da marca FreeCô.

Filtros em máquinas de lavar reduzem poluição de microfibras, constata um estudo do Canadá

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A instalação de filtros em máquinas de lavar pode ser uma maneira simples e eficaz de capturar as partículas microscópicas que nossas roupas descartam, de acordo com um estudo divulgado esta semana pela Universidade de Toronto e a organização sem fins lucrativos Georgian Bay Forever.

“Cada vez que você lava uma carga de roupa, algo em torno de algumas centenas de milhares a milhões de microfibras saem dos tecidos”, diz a principal autora do estudo, Lisa Erdle.

O estudo da equipe recrutou  97 famílias em Parry Sound, Ontário, no Canadá. para instalar um filtro especial para captura de microfibra. Ao testar as águas residuais que chegam à estação de tratamento da cidade antes e depois da instalação dos filtros, a equipe de pesquisa foi capaz de rastrear uma “redução significativa” na quantidade de microfibras que apareciam, disse ela.

Os filtros utilizados no estudo são separados da própria máquina de lavar, tornando-os inviáveis ​​para espaços menores e empilhamento de lavadoras e secadoras. Em vez disso, os autores do estudo estão sugerindo que filtros embutidos sejam instalados em todas as novas máquinas.

“Uma vez que tínhamos cerca de 10 por cento das famílias [Parry Sound], pensamos que veríamos uma redução de cerca de 10 por cento. Vimos uma redução ainda maior do que isso”, disse Erdle.

Essa diminuição extra pode ser porque a consciência crescente sobre microfibras levou as pessoas a mudar seus hábitos de lavagem, “mas não necessariamente sabemos”, continuou ela.

As microfibras descartadas dos têxteis têm se acumulado nos cursos de água do mundo há décadas, estimuladas em parte pela popularidade crescente de tecidos como o poliéster.

 

 

 

Fonte: CBC  20.11.2021

Banheiros sujos da escola prejudica desempenho dos alunos, diz estudo

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Pesquisa na marca de produtos de limpeza da Unilever foi realizado em cinco países

A Domestos, marca de produtos de limpeza da Unilever no Reino Unido,  lançou o ‘The School Toilet Report’, um estudo de quatro países que analisou as experiências que as crianças encontram em relação aos banheiros da escola. O relatório revela que nove em cada dez crianças enfrentam problemas com suas instalações escolares, causando ansiedade e até mesmo afastamento da escola. Isso apesar de os pais afirmarem que “acesso a banheiros limpos e privados” é tão importante quanto “qualidade de ensino” nas escolas.

O School Toilet Report, que pesquisou pais e filhos (de 6 a 13 anos) na Índia, Polônia, África do Sul e Reino Unido,  descobriu:

• 86% das crianças relataram a limpeza como um problema nos banheiros da escola, incluindo banheiros sem descarga, piso molhado e urina ou fezes no assento ou no chão.

• 89% crianças disseram que seus banheiros estão ‘negligenciados’ devido a itens faltantes ou quebrados. Isso sobe para 91% das crianças na África do Sul.

• Mais da metade (53%) das crianças se sentem inseguras ao usar os banheiros da escola devido à iluminação insuficiente ou à falta de portas e portões

• Apenas 15% crianças contou a um adulto sobre o mau estado dos banheiros da escola, representando a invisibilidade do problema, reduzindo para 8% na Polônia.

Essas experiências têm um impacto negativo no bem-estar das crianças. De acordo com o estudo:

• 18% das crianças relatam ‘desconforto’ e 12% acham difícil se concentrar na aula devido a ‘segurar’ para evitar o uso de banheiros escolares sujos e mal conservados, aumentando para 23% e 13%, respectivamente, na África do Sul.

• 12% dizem que deliberadamente não comem ou bebem na escola para evitar usar o banheiro, aumentando para 17% na Índia

• O impacto se estende à ausência da escola, com 7% crianças faltando à escola para evitar o uso do banheiro. Na Índia, isso aumenta para 15%.

O relatório também destaca uma desconexão entre as expectativas dos pais e as realidades enfrentadas por seus filhos. Com a pandemia global forçando uma maior conscientização sobre a higiene, quase todos os pais (94%) afirmam que banheiros limpos e privados são tão importantes quanto a qualidade do ensino (95%) e a higiene geral da escola (95%). No entanto, os pais aparentemente não estão cientes dos problemas, 80% classificam os banheiros da escola de seus filhos como “bons”.

“Como uma pessoa que está envolvida em questões de saneamento há muitos anos, este relatório é uma leitura desafiadora, dado o progresso que a comunidade internacional esperava fazer no saneamento global. Por mais de uma década, Domestos tem trabalhado na melhoria do saneamento escolar, trabalhando ao lado de parceiros como o UNICEF, a agência de desenvolvimento GIZ e governos para administrar as operações de banheiros e programas de manutenção. Por meio desses programas, sabíamos que as crianças estavam sofrendo, mas este relatório traz os insights mais recentes sobre a prevalência e a escala dos problemas enfrentados. Nunca ficou mais claro que há uma necessidade urgente de ação imediata para enfrentar esta crise internacional de saneamento escolar”, disse Madhusudhan Rao, EVP de Domestos de Casa e Higiene.

Continuaremos a trabalhar por meio de uma abordagem de múltiplas partes interessadas com uma variedade de parceiros para buscar soluções multilaterais, enquanto aproveitamos as descobertas do The School Toilet Report para melhor informar o nosso trabalho, como o programa Cleaner Toilets Brighter Futures. para ajudar 100 milhões de pessoas a ter acesso a saneamento e higiene melhorados até 2030, e este relatório mostra que nossas crianças devem ser uma prioridade nesta jornada”.

O professor Kwame Akyeampong, professor de Educação Internacional e Desenvolvimento da Open University, que contribuiu para o relatório, enfatiza a necessidade urgente de conectar as conversas sobre educação e saneamento para enfrentar os enormes desafios de desenvolvimento global de banheiros escolares abaixo do padrão e desempenho escolar.

“Os resultados deste estudo devem servir de alerta para todos nós – governos, agências doadoras, ONGs, professores e pais – para redobrar os esforços para garantir que todas as escolas sejam capazes de fornecer banheiros limpos e utilizáveis. Nenhuma criança deve ficar ansiosa para ir à escola porque fica nervosa ao usar os banheiros da escola. Nenhuma criança deve sentir desconforto por ‘segurar’. Se todas as crianças merecem um professor de qualidade para maximizar seu aprendizado, então, da mesma forma, todas as crianças, de todos os países, merecem ter acesso a banheiros escolares limpos para garantir que as escolas sejam lugares seguros para as crianças e propícios à aprendizagem. Está é a única maneira de tornar o acesso equitativo à educação de qualidade verdadeiramente significativo para todas as crianças”, disse o professor.

O relatório sugere maneiras para as crianças e os pais começarem a abordar o problema, visto que tão poucas crianças (15%) falam do mau estado dos banheiros de suas escolas. Os pais agora têm a oportunidade de discutir esse problema oculto com seus filhos usando o guia de conversação ‘Vamos Conversar com os Banheiros Escolares’ da Domestos para entender melhor como eles se sentem sobre os banheiros da escola e seu impacto em sua experiência escolar.

 

 

 

Fonte: Unilever 18.11.2021

Inflação de produtos de higiene e limpeza alerta especialistas

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O aumento nos preços dos produtos de higiene e limpeza alerta quem acompanha a evolução da inflação nas categorias além dos alimentos.

Esse tipo de produto foi o que apresentou a maior alta em oito capitais em outubro, depois dos alimentos, segundo levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus, com base em notas fiscais, em parceria com o Ibre FGV.

O amaciante para roupas chegou a registrar aumento de preço médio de 5,2% em Curitiba em outubro. O detergente líquido saltou 4,5% em Manaus no mês. O sabonete subiu 3,5% também em Curitiba, enquanto o sabão para roupa avançou 3,2% em Salvador.

Para Luiza Zacharias, diretora da Horus, as variações de um mês para o outro alertam porque estão diretamente relacionadas à pressão do câmbio e do petróleo, que pesam nos custos da indústria química e dos plásticos usados nas embalagens.

“Depois de alimentos e bebidas não alcoólicas, essa é a terceira categoria mais presente na cesta de consumo e vem subindo. O tíquete médio do material de limpeza saiu de R$ 18,30 no ano passado para R$ 20,40 neste ano”, afirma Zacharias.

 

 

 

Fonte: Yahoo Finanças 23.11.2021

Girando Sol é o melhor fornecedor de produtos de limpeza do RS

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Este é o 28º Carrinho Agas da empresa, que está entre as mais homenageadas da história

O setor supermercadista elegeu, mais uma vez, a Girando Sol como Melhor Fornecedor de Produtos de Limpeza do Rio Grande do Sul. Será o 28º Carrinho Agas da empresa, a qual está entre as mais homenageadas da história. A premiação será entregue pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) em cerimônia comemorativa na próxima segunda-feira (29), às 20h, na Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid, destaca a importância da distinção. “Há 30 anos nos dedicamos e fazemos parte do varejo, que é o elo entre nós e os consumidores. Receber o Carrinho Agas como melhor fornecedor de limpeza é muito especial e significativo”.

Sediada na cidade de Arroio do Meio (RS), a Girando Sol é a marca líder regional no segmento de produtos de limpeza. Está no mercado há 30 anos e possui fabricação própria das 12 linhas de produtos de limpeza, que somam mais de 130 itens. A empresa tem presença expressiva na Região Sul do Brasil, além dos estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, e exportação. AI/RC

 

 

Fonte: Independente  24.11.2021

Oesa adquire gaúcha Fröhlich

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Companhia do RS tem cerca de 500 funcionários e movimenta 600 toneladas diárias de mercadorias

A Fröhlich, Companhia do RS com cerca de 500 funcionários, sede em Ivoti e dona das marcas Fritz e Frida (alimentos), Frilar (produtos de limpeza) e Fryli (pet food) foi vendida para a Oesa, uma empresa de Santa Catarina controlada pela DFS Holding — que, por sua vez, é gerida pelo grupo Pátria Investimentos.

A compradora concentra suas atividades na distribuição de alimentos e bebidas para estabelecimentos comerciais. O negócio está em fase de aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que analisa concentração de mercado em casos de aquisição.

 

 

Fonte: GZH 23.11.2021

Fragrância em produtos de limpeza também é benefício funcional

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A experiência olfativa sempre foi um diferencial importante, mas vem se tornando crucial no mercado de limpeza

Por Estela Mendonça

Se a limpeza e a desinfecção protagonizaram as medidas de prevenção contra a Covid-19, as fragrâncias que compõem os produtos há muito vêm sendo um diferencial competitivo para emplacar lançamentos e conquistar a fidelidade dos consumidores nesse mercado. Na pandemia, ganharam ainda mais importância, inclusive para aliviar o estresse do confinamento. “As marcas de limpeza podem ajudar esses consumidores a se sentirem melhor em casa, proporcionando experiências olfativas que remetam ao bem-estar”, avisou a Mintel no relatório Hábitos de Cuidados da Casa – Brasil – 2021, divulgado no primeiro semestre deste ano.

Reforçando a constatação, em outra pesquisa da Mintel sobre hábitos de consumo em 35 Mercados, realizada em março de 2021, 53% brasileiros citaram a fragrância como um fator importante para a escolha de produtos de limpeza e 54% afirmaram ter dado maior prioridade ao seu bem-estar mental. “Esses dados refletem a tendência Mintel para cuidados do lar 2021 ‘Safe Home, Serene Home’, que e pontua como as marcas de limpeza e cuidados do lar podem ajudar os consumidores a alcançarem o bem-estar através de produtos, ajudando-os em suas rotinas”, diz o relatório. De certo modo, as marcas vêm atendendo a demanda, mas ainda há muitas oportunidades a serem exploradas.

Frescor extremo

A Ypê apresentou recentemente o novo lava-roupas Ypê Power Act, um produto de alta performance, que garante eficiência em uma única lavagem. Além de conter o poder Oxiforce, que traz partículas bioativas que atuam profundamente nas fibras dos tecidos, o aspecto perfumação também foi priorizado no projeto. O produto possui a tecnologia odor free, que ataca os maus odores das roupas e fragrância com ação extreme fresh, que proporciona mais perfume e traz a sensação de mais frescor e limpeza por mais tempo.

Perfume que conforta

A categoria de amaciantes para roupas já vem, nos últimos anos, apostando em fragrâncias sofisticadas e de longa duração. Um exemplo recém-lançado é o amaciante Qboa Paixão, nova variante lançada recentemente pela Química Anhembi,  com perfume intenso, sofisticado e envolvente, que explora o sensorial, buscando  trazer “o conforto que apaixona para as roupas”.

Lavanda na cozinha         

Em limpadores, a novidade é a marca Veja, da Reckitt, que ampliou seu portfólio de produtos para a cozinha ao lançar o Veja Cozinha Lavanda, uma fragrância ainda pouco explorada para produtos focados nesse espaço da casa. A linha contava até então com duas fragrâncias, limão e laranja.

Apostas sazonais

Aproveitando duas oportunidades sazonais no Hemisfério Norte, o inverno e as festas de ação de graças e final de ano, além de criar uma conexão entre suas marcas de limpeza, a Unilever lançou uma edição limitada com uma fragrância festiva em suas marcas domésticas no Reino Unido. A linha Winter Sparkle (brilho de inverno, em português), conta com aromas de laranja e âmbar com especiarias, combinadas com notas de cedro e pinho, para ajudar os consumidores a preparar suas casas para esses eventos. A linha inclui versões de edição limitada de Cif Cream, Cif Ultrafast, detergente líquido Surf e blocos sanitários Domestos.

Exclusivos para perfumar

Cristina Goto, diretora de marketing da Tupperware Brands Brasil

Produtos dedicados exclusivamente para aromatizar a casa também estão em alta. Atenta às novas tendências e perfis de consumidores, a Tupperware resolveu expandir o seu portfólio, com o lançamento de Tupperware Home, com produtos voltados a transformar os momentos dentro do lar em experiências únicas, garantindo mais conforto e relaxamento. Os primeiros produtos da linha foram difusor elétrico e óleo essencial natural em duas fragrâncias (Spring Bloom e Happy Breeze), lançados em setembro. “Tupperware Home é um convite para cuidar mais do bem-estar e tornar a casa um ambiente mais agradável e acolhedor”, afirma Cristina Goto, diretora de marketing da Tupperware Brands Brasil.

Agora, a empresa lançou a linha de velas aromáticas com base de soja, pavio de algodão natural e essências 100% naturais. São três fragrâncias: Morning in the Park, Day in the Forest e Garden Sensation. Com duração de até 30 horas, as velas possuem tecnologia que elimina os maus odores do ambiente. “Nossa nova categoria oferece soluções para os outros cômodos da casa e novos momentos da vida dos consumidores, ao oferecer uma experiência única de relaxamento com produtos que cuidam do bem-estar dos consumidores e respeitam o planeta”, completa Cristina.

Especialista em air care

Bom Ar, marca da Reckitt, que é sinônimo de categoria em perfumação de ambientes no Brasil e presente em mais 80 países, é conhecida no exterior como Air Wick. Com análises de tendências de mercado, estudos de ingredientes, testes e atenção às necessidades do consumidor, segundo Diana Miascovsky Goldemberg, gerente de marketing de Bom Ar, a marca realiza longos processos de criação para desenvolver combinações entre muitos ingredientes de fragrâncias, criando várias experiências sensoriais inspiradas na natureza.

Diana Miascovsky Goldemberg, gerente de marketing de Bom Ar

Hoje, a marca Bom Ar, está presente nos segmentos mais relevantes da categoria de air care, como clickspray, spray automático, aerossol, difusor de varetas e no segmento de difusor elétrico, o mais recente lançamento da marca. “Trabalhamos com fragrâncias agradáveis para o consumidor, desde lavanda até fragrâncias como cheirinho de algodão e cheirinho de talco na linha de aerossol, Jardim de Peônia nas linhas de Clickspray e Freshmatic (spray automático) e fragrâncias Jardim Místico e Doces Dias de Lavanda na linha de Difusor de Varetas. No lançamento da nova linha de Difusor Elétricos, a marca já conta com três fragrâncias: lavanda, lírio branco e algodão e framboesa e jasmim”, conta Diana.

Caminhos holísticos

“Centro da rotina de boa parte dos brasileiros, o lar tem se tornado um ambiente multifuncional, que acolhe simultaneamente atividades como trabalho, estudo, lazer, convívio social e descanso. Além de segurança e acolhimento, consumidores, quando em suas casas, buscam por uma plena sensação de bem-estar”, reforça Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi Fragrâncias.

Jamile Trevini, coordenadora de marketing da Kaapi Fragrâncias

Diante do recente contexto de pandemia, Jamile enxerga oportunidade em fragrâncias com a proposta de caminhos olfativos holísticos, que possam contribuir com percepções mais agradáveis, enérgicas e confortáveis. “Existe, inclusive, um espaço maior para questões relacionadas à aromaterapia, em especial para aromatizantes de ambientes”, afirma, acrescentando que a presença de óleos essenciais nas composições vem se tornando mais relevante nos atuais briefings do mercado household que, agora, também visa contribuir com a melhoria no aspecto emocional das pessoas.

Notas aromáticas, florais, cítricas e aquosas estão em alta, segundo Jamile. A lavanda, um grande ícone da categoria, continua em evidência. “A diferença, hoje, está na maneira como tem se apresentado olfativamente, não mais por meio de aspectos altamente funcionais, e sim como poderosa aliada aos momentos de relaxamento e bem-estar”, explica. Outros caminhos curiosos, como camomila e erva-doce, também têm feito parte da inovação de alguns segmentos, como o de detergente lava-louças.

Jamile destaca que, atenta às principais tendências do mercado de cuidados com o lar, a Kaapi conta com uma equipe completa e preparada para atender os mais diversos desafios, respeitando prazos e particularidades de cada projeto. “Acreditamos que o olfato tem sido e permanecerá como importante aliado na superação dos impactos provocados pela pandemia, visto que contribui sinestesicamente com a percepção de bem-estar”.

Reconexão com a natureza

“Em um cenário pós-pandemia, vemos um consumidor com uma maior consciência dos impactos do que consome, buscando uma reconexão com a natureza, aliada não apenas ao bem-estar físico, mas principalmente ao bem-estar emocional”, prevê Bruno Silva, gerente de Home Care da Mane.

O executivo explica que, do ponto de vista emocional, uma fragrância é capaz de transportar pessoas, revisitar momentos, trazer à tona lembranças e memórias felizes: “Um passeio no parque, uma caminhada ao ar livre, uma visita ao Jardim Botânico ou até mesmo pisar descalço na areia da praia”, descreve.

Bruno Silva, gerente de home care da Mane

Segundo Silva, fragrâncias compostas por nuances cítricas naturais e notas aromáticas refrescantes, traduzem, por exemplo, o retorno ao que é genuíno e essencial, enquanto facetas amadeiradas e buquês florais transparentes enriquecem e agregam sofisticação  e naturalidade aos produtos.

Por sua vez, a combinação de óleos essenciais, que resgatam a conexão com a natureza e traduzem o bem-estar emocional, de acordo com o gerente, oferecem mais do que um produto diferenciado: uma nova experiência de uso para o consumidor.

“A Mane há 150 anos carrega na sua essência a paixão por naturais”, destaca Silva, contando que a empresa começou como uma pequena destilaria, cresceu e se tornou uma das maiores casas de fragrâncias do mundo, sendo referência global em ingredientes naturais, perfumando produtos de grandes players do mercado.

“O compromisso na manutenção da qualidade de nossas matérias-primas é a base para o desenvolvimento de nossas fragrâncias”, garante Bruno Silva, que ressalta que o consumidor é o foco do time de criação e avaliação da Mane e e o centro de todos os projetos, sempre inspirados por tendências comportamentais e demandas do mercado.

Sofisticação olfativa

“O consumidor de produtos para home care tornou-se mais exigente. Isso é um fato. Ele não se contenta mais só com o cheiro de limpeza. Atualmente, quer a sensação de bem-estar em sua casa, sua roupa e em seu corpo”, afirma Vanessa Barbosa, perfumista com mais de 20 anos de atuação em grandes casas de fragrâncias, vasta experiência em perfumaria fina e que ingressou recentemente na Dierberger Fragrances.

A perfumista aposta que, para trazer diferencial para as fragrâncias de limpeza, um bom caminho é trabalhar com estruturas de fine fragrances de sucesso e adaptá-las para produtos de home care. “Hoje já vemos vários produtos, como amaciantes e limpadores, inspirados em  best sellers da perfumaria, como  J´adore, La Vie est Belle, La Nuit Tresor, Drakkar e muitos outros”.

Vanessa Barbosa, perfumista da Dierberger

Vanessa cita como exemplo de matérias-primas valiosas na perfumaria fina e que invadiram o universo da limpeza o Calone, um ingrediente caro presente em abundância no perfume Acqua di Giò e que vem sendo utilizado cada vez mais em home care, por possuir um caráter aquoso que perdura das notas de saída até as de fundo.

“As notas ambaradas, como amber xtrem, ambrox, ambroxan e ambrocenide também são caras, trazem sofisticação e lasting às criações de perfumaria fina e vêm sendo cada vez mais aplicadas em home care, para ajudar na explosão e no ‘je ne sais quo’ das criações”, destaca, utilizando a expressão francesa que na tradução literal para o português significa “eu não sei o quê”,  muito usada para dizer “algo mais” ou “um quê a mais”.

“Quando fui treinada em home care na Holanda pelo Fred Tabak, perfumista criador para grandes marcas, lembro-me que ele defendia a utilização de naturais e até de absolutos (concentrados altamente aromáticos) de rosas, jasmim, entre outros, em pequenas quantidades para trazer mais naturalidade e sofisticação às criações de home care”, compartilha Vanessa. “Afinal, hoje queremos muito mais do que um ‘perfume limpo’ na nossa casa. Queremos algo que nos transporte para lugares únicos e que nos façam sonhar, principalmente vivendo tempos difíceis que estamos passando”, completa.

Apelos da aromaterapia

Cristiane Torina, gerente do núcleo olfativo da Vollmens, observa que o brasileiro é um dos povos mais caprichosos com a higiene e também grande fã da perfumaria, lembrando que o Brasil é o segundo país que mais consome perfumes em todo o mundo. “Como reflexo desse grande senso de limpeza e também do apreço refinado que possuímos em agradar nosso olfato, os cuidados com a casa não ficam atrás nessa perspectiva. Afinal, todos nós adoramos aquele cheirinho aconchegante e acolhedor de casa limpa, não é mesmo?”.

Além dessa afinidade com a higiene que vem de muitos anos, Cristiane reforça que não é novidade para mais ninguém que os cuidados com o ambiente doméstico ganharam muita força durante a pandemia. Pelo fato de as pessoas passarem mais tempo dentro de casa, esse espaço ganhou maior atenção e o mercado viu produtos desse segmento ganharem uma notória fatia das vendas.

Cristiane Torina, gerente do núcleo olfativo da Vollmens

“Além da preocupação inicial em tornar o lar um ambiente livre de vírus e bactérias, ergueu-se também um grande nicho devido à busca por bem-estar e boas sensações, que ajudassem no enfrentamento dessa difícil fase de insegurança e isolamento”, afirma a executiva, acrescentando que muitos produtos, como velas aromáticas e aromatizantes, ganharam força ao usarem apelos da aromaterapia e seus benefícios. Assim, as fragrâncias assumiram um papel de destaque, ao contribuírem para amenizar as más sensações causadas pelas incertezas e medos do momento, ajudando a tornar a permanência dentro de casa algo muito mais agradável e proveitoso.

Cristiane acredita que a busca por produtos de limpeza wellness continuará a crescer, como apontam estudos. O consumidor passará a procurar por aqueles que possam contribuir com atributos além da limpeza. Apelos como o auxílio para melhorar a saúde mental e tornar mais feliz e acolhedor seus próprios lares contribuirão para fugir do “lugar comum”.

Uma aposta promissora, segundo Cristiane, é a divulgação dos benefícios aromaterapêuticos que os óleos essenciais possuem. A utilização desses ingredientes nas formulações pode contribuir, não só na construção da fragrância em si, mas também servirá como elemento-chave de marketing sobre os produtos. “Sensações de felicidade, bem-estar e tranquilidade, por exemplo, são comprovadamente atreladas a alguns óleos e ingredientes. Dessa forma, limpar a casa agregará outros benefícios e esse exercício de cuidado com o lar se tornará, ainda mais, um cuidado com si mesmo”.

Um mercado de mais de US$ 9 bilhões

As vendas totais no varejo de fragrâncias domésticas aumentaram 6%, para US$ 9,3 bilhões em 2020, de acordo com relatório da Kline. “Esse mercado registrou um crescimento sem precedentes, já que a criação de um santuário por meio de fragrâncias e velas desempenhou um papel importante no movimento de autocuidado durante a pandemia Covid-19”, diz o relatório, que também observou que a demanda do consumidor por produtos, especialmente em tamanhos maiores, disparou rapidamente durante os bloqueios, já que um tempo maior de queima era obrigatório para os consumidores que gastavam a maior parte do tempo em casa.

Muitas das tendências do mercado de anos anteriores foram ampliadas, incluindo sustentabilidade, bem-estar e o aumento de players independentes, além de as estratégias de marketing focarem os consumidores millennials e da Geração Z, de acordo com Kline. Se o hábito de perfumação da casa seguirá em escalada, só o tempo dirá.

Smurfit Kappa desenvolve embalagem com segurança infantil para detergente

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A Smurfit Kappa, em parceria com a McBride, um dos grandes fabricantes europeus de produtos de marca branca para o mercado da limpeza e da higiene, desenvolveu uma embalagem inovadora para cápsulas de detergente.

Designada Click-to-Lock, trata-se de uma solução 100% fabricada à base de papel que visa ser alternativa à tradicional caixa de plástico. A nova embalagem, diz a Smurfit Kappa, reduz as emissões de CO2 em 32% durante a produção e é 100% reciclável e biodegradável. O Click-to-Lock impede as tentativas de manipulação graças ao sistema certificado de bloqueio infantil, que cumpre as disposições da Associação Internacional de Sabões, Detergentes e Produtos de Manutenção, e que foi aprovado num protocolo de ensaios. Também é resistente à humidade, graças a um verniz no interior da embalagem que cria uma barreira que impede a humidade de penetrar no interior e de entrar em contacto com o conteúdo.

Saverio Mayer, CEO da Smurfit Kappa Europa, diz: “estamos satisfeitos por poder colaborar neste projeto com uma empresa tão prestigiada como a McBride. Ao juntar os conhecimentos e as experiências das duas empresas, criámos a primeira solução inovadora que oferece aos clientes uma embalagem para cápsulas de detergente segura para as crianças, rentável e sustentável”.

Por sua vez, Chris Smith, CEO da McBride plc, acrescentou que “este projeto é um exemplo magnífico do êxito que resulta da partilha de conhecimentos entre fornecedores e clientes para colocar a inovação ao serviço da transição para produtos mais amigos do ambiente”.

A embalagem tem mais 25% de capacidade do que a versão anterior de plástico e melhora a eficiência da cadeia de fornecimento ao permitir aumentar a carga nos pallets.

 

 

 

Fonte: Revista Packaging  18.11.2021

NielsenIQ revela que o novo epicentro do consumo são os lares

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As mudanças no comportamento do consumidor durante a pandemia exigem uma adequação dos modelos de negócios a novas realidades

 A pandemia da Covid-19 gerou restrições ao deslocamento de consumidores, com isso as atividades que os expunham a produtos e experiências externas migraram para suas casas. Impactando a logística dos negócios, ações que eram feitas sem preocupação ao sair na rua, como comprar uma roupa ou ir a um restaurante, passaram a serem consideradas de riscos e feitas na segurança de seus lares.

Há menos de dois anos, o varejo se concentrava em atender ao ritmo acelerado de vida de um consumidor que passava cada vez menos tempo em casa. Com a mudança nos hábitos diários gerados pela pandemia, surgiram novas necessidades e novas prioridades de compra em um cenário de grandes incertezas. Desta forma, se faz essencial interpretar os hábitos de consumo para adequar os modelos de negócios a novas realidades.

De acordo com o Painel de Lares NielsenIQ no Brasil, as compras de abastecimento foram impulsionadas pela pandemia e cresceram 25% no segundo trimestre de 2021, em comparação com o mesmo período do ano passado. Além disso, os lares brasileiros diminuíram a frequência de compra e aumentaram sua intensidade e ticket médio, e com o aumento de preços, “Cash & Carry” ou Atacarejo é o canal que se destaca em ganho de penetração nos lares.

As motivações de compra e os momentos de consumo agora acontecem, em grande parte, dentro de casa. Esse fenômeno inesperado exige que as marcas foquem seus esforços para entender o comportamento de consumo dos lares. Pesquisa NielsenIQ indica que no Brasil o e-commerce cresceu 41% no ano de 2020, alcançando o volume recorde de vendas de R$ 87 bilhões.

A reabertura gradual da casa trouxe de volta alguns hábitos pré-pandêmicos, como por exemplo, os cuidados com o lar e os hábitos de consumo no último ano. Ainda é cedo para dizer como as famílias irão se comportar com o fim das restrições. “Cada família está se adaptando de forma diferente para criar sua própria combinação de estilos de vida que lhe permite viver indefinidamente no cenário pandêmico, e abrir ou fechar suas portas de acordo com a evolução das medidas sanitárias e modelos de trabalho híbridos”, explica Bolivar Verbel, CPS Product Leader, Latin America, NielsenIQ,

É assim que as decisões financeiras, padrões de gastos e escolhas de estilo de vida continuarão tendo o lar como seu epicentro. No Brasil, por exemplo, o consumo da classe média foi o mais afetado por restrições de mobilidade e aumentos de preços. Cabe aos gestores do varejo monitorar todos os movimentos e buscar transformar ameaças em oportunidades.

“Todo fabricante ou varejista precisa quantificar seu desempenho e entender o “quanto” o seu público consome, mas sua visão não estará completa sem compreender “como”. Mudanças no “quanto” são os sintomas visíveis, mas apenas no “como” poderão compreender o comportamento do consumidor e alavancar suas vendas”, acrescenta Bolivar Verbel.

É necessário analisar as vendas em volume e valor para assim comparar com a concorrência, esta participação de mercado estabelecerá o quantitativo. Para que não haja perda de share é importante analisar o comportamento do consumidor. Para entrar e permanecer no carrinho de compras da família-alvo, é importante ter um painel fixo de famílias que represente a população sociodemograficamente e seja baseado em uma ciência de dados rigorosa. 

No Brasil, o formato “Cash & Carry” (atacado de autosserviço, com grande volume de vendas ao público) é o que faz com que os consumidores aumentem seus gastos. As famílias de certos níveis socioeconômicos aumentaram seus gastos, especialmente nas categorias de alimentos e higiene, sendo o país que mais cresce. Canais de venda de atacado ou de alto volume, onde buscam melhor custo/benefício.

Ganhar espaço diante do consumidor atual implica, tanto para fabricantes quanto para varejistas, incorporar em seus modelos de inteligência ferramentas para identificar microtendências que se originam em casa e determinar as estratégias de melhor esforço-benefício em curto e longo prazo.

É importante para os fabricantes e varejistas que se saiba o potencial de crescimento da marca nos lares brasileiros. Diante desta frequente mudança a NielsenIQ disponibiliza um quiz em seu site, para ajudar os varejistas e fabricantes a saberem mais sobre como anda o comportamento do consumidor e assim alavancar seu negócio.

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