Com uma IA proprietária, a foodtech mira expansão no país através de uma abordagem ‘2.0’, suprindo demandas alimentares com produtos vegetais inovadores
Sempre guiada pela meta de inovar o setor alimentício globalmente, a NotCo está dando um novo passo estratégico. A foodtech quer reinventar a indústria de alimentos, elevando suas soluções tecnológicas para impulsionar experiências alimentares com benefícios sensoriais e funcionais, de maneira clara e transparente para os consumidores.
Para isso, a empresa aposta principalmente no Giuseppe, a sua Inteligência Artificial (IA) proprietária, que ajuda a entender quais são as melhores combinações de ingredientes vegetais para desenvolver novos produtos, prezando por fatores como sabor, textura e aroma. Vale destacar que nos últimos seis anos a IA passou por uma notável evolução, como ocorre com todas as inteligências artificiais, sendo aprimorada pelo time de P&D, Tecnologia e Chefs da marca, composto por 150 especialistas, para alcançar maior precisão e rapidez. Assim, sua capacidade se tornou ainda mais eficiente, contribuindo para criar novas receitas de alimentos e bebidas à base de plantas e indo além, com sugestões de insumos para obter produtos sensorialmente e funcionalmente melhores.
“A ideia não é só trazer opções plant-based para o mercado, mas também solucionar os maiores desafios do segmento alimentício”, ressalta André Weinmann, Presidente da NotCo no Brasil. “O avanço tecnológico acelerado é um dos nossos grandes aliados para satisfazer as necessidades dos consumidores, por isso, entramos nessa fase ‘2.0’ totalmente focados em elevar cada produto a um novo nível, intensificando a união entre qualidade, funcionalidade e benefícios nutricionais”, completa.
Reputação global adaptada ao contexto brasileiro
Com a tecnologia evoluída, as inovações no Giuseppe chamaram a atenção de outras indústrias de alimentos, possibilitando parcerias estratégicas com grandes empresas do setor. Um exemplo é a colaboração com a Kraft Heinz, que resultou no NotMac&Cheese, o primeiro macarrão com queijo à base de plantas lançado nos Estados Unidos pela companhia. Com isso, a NotCo ajudou uma grande multinacional a criar uma nova versão de um dos pratos mais queridos do país, em um formato inédito e eficiente.
No Brasil, a NotCo reforçou sua posição de referência em inovação alimentar com o lançamento da linha NotShake Protein, oferecendo a primeira bebida proteica com uma distribuição nutricional diferenciada. Após analisar 35 bebidas proteicas de 8 marcas no mercado, a foodtech constatou que mais da metade (54%) dos produtos possuem mais carboidratos do que proteínas. Em resposta a esse cenário, a NotCo lançou uma linha inédita, com 16g de proteínas e uma média de 3,5g de carboidratos por unidade, sem comprometer o sabor. Disponível nas versões Chocolate, Café Caramelo, Baunilha com Coco, Panqueca de Banana com Canela e Morango com Tâmara, o produto não contém açúcares adicionados, é fonte de vitaminas D e B12, e é zero lactose, colesterol e sem glúten, tornando-se uma opção ideal para dietas equilibradas e funcionais.
“Queríamos oferecer uma alternativa única, funcionalmente e sensorialmente. É o único shake do mercado com 16g de proteína e baixíssimo carboidrato. Valorizamos a transparência nutricional”, explica Weinmann. Já temos uma das linhas de leites vegetais mais acessíveis do setor e, com essa versão, criamos uma proposta completa, a qual vamos continuar aplicando no desenvolvimento de novas soluções”, complementa.
Diferenciais como esse impulsionaram o crescimento da NotCo no território nacional, com destaque para um aumento de 83% nas vendas entre 2022 e 2023. “Estávamos concentrados em São Paulo, mas expandimos nossa equipe e aumentamos a presença de promotores, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, onde estão os maiores mercados plant-based”, comenta. No último ano, a NotCo registrou um crescimento de 165% em Florianópolis, 65% em Porto Alegre, 49% em Belo Horizonte e 34% no Rio de Janeiro. Além disso, o canal digital teve um aumento significativo de 55%, reforçando a estratégia de intensificar sua presença nacionalmente por meio do e-commerce.
“Hoje, os brasileiros procuram por uma alimentação que associa três pilares: saudabilidade, sustentabilidade e sabor”, afirma Weinmann. “É uma exigência que podemos suprir com o auxílio da tecnologia, de forma mais rápida e eficaz do que a indústria convencional. Portanto, o histórico que construímos até o momento mostra que temos uma oportunidade para levar o segmento plant-based a um patamar inédito”, conclui.