Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

John Mayer lança linha de produtos para lavanderia

  • Written by:

Cantor desenvolveu uma linha de lava-roupas e spray para tecidos

John Mayer lançou uma nova linha de produtos para lavanderia em parceria com a The Laundress. A marca é especializada em itens ecológicos para as roupas.

A coleção é chamada Way Out West e engloba detergente e spray para tecidos. Ambos apresentam fragrância idealizada pelo próprio cantor. Em entrevista à revista People, o artista explicou a proposta da linha: “Acho algo tão meditativo sobre o processo, o que torna o dia da lavanderia um ritual muito relaxante para mim. Way Out West é uma personificação dessa paixão, e estou muito orgulhoso de apresentá-la a todos”, afirmou.

Ele acrescentou que a proposta da fragrância é “cheirar como um lar – não importa quem você seja”. Para isso, ele trabalhou com especialistas para criar um aroma aconchegante e familiar.

Esta é a segunda colaboração de John com a The Laundress. Em 2016, ele lançou a linna Out West, que incluía também detergente em pó e spray para tecidos.

 

Fonte: Estadão  03.11. 2021

Qboa apresenta linha de amaciantes com cinco fragrâncias

  • Written by:

A Marca Qboa, conhecida e reconhecida por sua qualidade, eficiência e atenção às necessidades do consumidor, renova sua linha de amaciantes diluídos.

Trazendo várias soluções em um único produto: mais perfume com fragrâncias inspiradas no melhor da perfumaria mundial; controle de maus odores, maciez com eficácia comprovada em laboratório com o principal concorrente da categoria, e uma formulação que protege as cores e fibras dos tecidos, com ação antibolinhas, antiesgarçante e antiestática.

Além disso a nova linha traz um novo perfume, o Paixão, um convite a um novo mundo sensorial que a Qboa oferece ao seu consumidor.

A linha conta com cinco amaciantes: o clássico Carinho, em embalagens de 500ml, 2L e 5L, Delicadeza, em embalagens de 2L e 5 L, Harmonia em 500ml e 2L, Ternura em 500ml, 2L e 5L e o novo amaciante Paixão em 2L.

Tudo isso com a qualidade da marca que o consumidor conhece e confia fortalecendo os amaciantes Qboa como os diluídos que oferecem uma eficácia acima da sua faixa de preço.

 

 

 

Fonte: Gironews  03.11. 2021

Condor revitaliza linha de vassouras e rodos com tecnologia inovadora e novas cores

  • Written by:

A pandemia mudou muito a forma como as pessoas passaram a lidar com a compra de produtos para a casa e limpeza dos ambientes.

Ao permanecerem por mais tempo dentro do lar, além da preocupação em desinfetar, os consumidores começaram a valorizar acessórios que tornassem mais aconchegantes os cômodos da casa. Neste sentido, a Condor repensou na linha de rodos e vassouras para ajudar na harmonização do lar, ao mesmo tempo em que que investiu em cerdas com melhor capacidade de agarro da sujeira.

Os novos desenhos foram criados para transmitir mais tranquilidade, serenidade, energia positiva e segurança na harmonização do lar. Para isso, novas cores e texturas foram trabalhadas neste “kit básico” da limpeza, o de vassoura e rodo.

“O novo comportamento dos brasileiros desafiou a Condor a entregar o benefício de agarrar melhor a sujeira ao mesmo tempo em que os novos design e cores colaboram com a harmonia do lar. A casa é o novo foco do nosso consumidor e, como empresa, precisávamos acompanhar essas mudanças proporcionadas pela pandemia”, ressalta Vanessa Gonzalez, gerente de marketing da categoria Limpeza da Condor.

A Condor investiu em nova tecnologia e texturização para linha de vassouras e rodos duplos. As mudanças são bem evidentes. A vassoura modelo V-52, por exemplo, destinada a áreas externas e pisos rústicos e que antes tinha a cor laranja neon, ganhou tons terrosos com o novo design. No caso das vassouras V-2, V-8,V-9 e rodos duplos, recomendadas para uso em pisos delicados, como porcelanato e laminados, a cor vermelha foi mantida, porém receberam nova textura. Para a V-7, vassoura multiuso com maior área de varrição, ganha uma cor totalmente nova, na cor prata, bem como nova textura.

Já a V-35 – carro-chefe da Condor -, além das cores, teve a sua distribuição de cerdas totalmente remodelada em busca da perfeição na limpeza. Após intenso trabalho no aperfeiçoamento do produto de pontas plumadas, a Condor criou uma proposta de cerdas cruzadas, que otimiza a limpeza pelo alto poder de varrição. “Em uma só passada a vassoura consegue agarrar a sujeira por completo”, destaca Vanessa.

Todas estas novas cores são resultantes de pesquisas de mercado em que os próprios clientes indicaram a preferência pela cor.

Edições especiais

A estratégia mercadológica da Condor para continuamente movimentar os pontos físicos de venda é a criação de edições especiais, o que também colabora com a evolução contínua dos produtos. Neste mês, a Condor lança a edição limitada de vassoura com o tema para o Dia das Bruxas, nas cores laranja e roxo e com cabo decorado. A Vassoura Multiuso V-35 Halloween é ideal para qualquer tipo de piso e leva praticidade e comodidade na hora da higienização do ambiente. Conta com cerdas em material plástico resistente.

Outra edição especial anual é a vassoura desenvolvida em parceria com a FEMAMA (Federação de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), como parte das ações de Outubro Rosa, mês da campanha de combate ao câncer de mama.

A nona edição da vassoura Condor Multiuso V-35 Femama chama atenção do público feminino consumidor por meio da estampa criada especificamente para passar a mensagem de conscientização e prevenção do câncer de mama no Outubro Rosa. O desenho deste ano tem o perfil de uma mulher praticando o autoconhecimento das mamas, na cor rosa (da causa) e outros tons da tendência, que também foram pensados para a decoração do lar.

A vassoura possui design robusto e cerdas de piaçava sintética com mais plumagem, que melhoram a varredura e auxiliam no agrupamento da sujeira e do pó ao varrer. Multiuso, é ideal para cerâmicas, madeira e acimentados.

Também com grande sucesso no mercado é a vassoura Condor Multiuso V-35 Junina, lançada em junho. Ela tem cabo decorado e cerdas coloridas com estampa comemorativa da festa popular brasileira.

 

 

 

Fonte: SEGS  27.10. 2021

Como a limpeza e organização afetam a saúde mental

  • Written by:

Segundo um novo estudo, espaços mais organizados aumentam os níveis de felicidade. No entanto, e paradoxalmente, a saúde mental também pode ser afetada negativamente. 

Conforme explica um artigo publicado no site espanhol Nueva Mujer, ambientes organizados tendem a fazer com que as pessoas se sintam mais felizes, calmas e confortáveis. Todavia, a saúde mental pode, da mesma forma, sofrer um impacto negativo com a limpeza e a organização obsessivas-compulsivas.

O site refere que o transtorno resulta de comportamentos compulsivos incontroláveis. Sendo que quando se trata de limpeza, tal ocorre no momento em que a pessoa procura concentrar todas as suas energias no ato de limpar para dar vazão às frustrações e fragilidades que sente.

Contudo, são igualmente de notar outras consequências, mais especificamente: insônias, enxaqueca, dores musculares e outros sintomas mentais debilitantes em indivíduos cujos distúrbios de limpeza e ordem são interrompidos por algum motivo.

Consequente, o Nueva Mujer aconselha a não levar a limpeza e a organização ao extremo, correndo o risco de que tarefas simples se tornem subitamente uma obrigação e levem ao desenvolvimento um transtorno obsessivo-compulsivo.

 

 

Fonte: MSN  28.10. 2021

Superando desafios pandêmicos, Seventh Generation mantém seu foco na sustentabilidade

  • Written by:

No ano passado, as empresas de produtos de grande consumo foram desafiadas em várias frentes; da cadeia de suprimentos aos recursos humanos.

Mas mesmo neste ambiente, para marcas como a Seventh Generation, não havia espaço para transigir nos compromissos assumidos para proteger o planeta.

Durante a pandemia COVID-19, a Seventh Generation foi rapidamente forçada a reavaliar a maneira como trabalhava para atender ao grande aumento na demanda dos consumidores por seus produtos. A empresa, que faz parte da Unilever, trabalhou com parceiros de fornecimento, fabricação, transporte e varejo para garantir um volume adicional de 40% em produtos e materiais de embalagem. Mesmo com as cadeias de suprimentos estreitando globalmente, a Seventh Generation permaneceu comprometida com seus rigorosos critérios de abastecimento ambiental.

“Nós temos uma visão de longo prazo. Estabelecemos nossos objetivos que pretendemos alcançar em incrementos de cinco e dez anos. Quando enfrentamos um desafio de um ano, vemos isso como um obstáculo no caminho ”, disse Ashley Orgain, diretora global de defesa e sustentabilidade da Seventh Generation.

Em setembro, a empresa publicou seu  relatório Consciência Corporativa 2020, sua atualização anual que apresenta um olhar sobre o compromisso da empresa com a sustentabilidade e uma avaliação do progresso feito em direção às metas para 2025.

Desde o estabelecimento de seus objetivos de produtos e embalagens para 2020, a Seventh Generation diz que quase todas (97%) de suas embalagens de produtos, em volume, são reutilizáveis, recicláveis ​​ou biodegradáveis, e quase 100% de seus produtos e embalagens são feitos de base biológica ou reciclados contente. Em 2020, cumpriu parcialmente sua meta de obter produtos agrícolas sustentáveis ​​100% certificados, incluindo óleo de palma, polpa de madeira virgem, coco, soja, frutas cítricas e milho.

Além disso, a Seventh Generation disse que reduziu com sucesso as emissões elétricas de suas instalações a zero em parceria com a Burlington Electric e suas iniciativas de energia renovável.

Metas para 2025

As metas da empresa para 2025 incluem eliminar 75% do uso de plástico virgem em embalagens e reduzir o uso total de plástico em 50%, com um terço de sua inovação vindo de alternativas sem plástico e sistemas que interrompem as soluções de uso único.

Em 2025, a Seventh Generation diz estar no caminho certo para ter 100% de seus materiais e ingredientes sustentáveis, de base biológica ou reciclados. As emissões de gases de efeito estufa (GEE) são outra questão importante. Desde 2019, a Seventh Generation melhorou a intensidade das emissões de GEE. No entanto, ele sabe que o uso pelo consumidor continua sendo um desafio.

Este ano, a Seventh Generation diz que estará focada no avanço de dois pilares fundamentais de trabalho em sua missão de proteger as próximas sete gerações: clima e plásticos. A intenção da empresa em 2021 é corrigir o curso de sua pegada de GEE e reduzir ainda mais o desperdício de embalagens plásticas.

 

 

 

Fonte: Happi  27.10. 2021

Brilux cria projeto de descarte sustentável de produtos de limpeza em supermercados de Salvador

  • Written by:

Diante da quantidade de descartes irregulares de material de limpeza na capital baiana, a empresa Brilux, especializada no setor, deu início a um projeto de descarte sustentável em supermercados de Salvador.

A ideia é instalar coletores de embalagens usadas para os clientes realizarem a entrega antes de novas compras. Os recipientes são encaminhados a cooperativas de reciclagem da região.

A ação, neste primeiro momento, está em funcionamento no hipermercado Big do Iguatemi, no bairro de Pituba, em Salvador. Na sequência, outras unidades irão receber os coletores. “Estamos constantemente buscando criar soluções que aliam oportunidades econômicas com benefícios para nossos consumidores e o meio ambiente. Com os coletores, demos mais um passo para trazer medidas sustentáveis para nossos produtos. Além disso, conscientizamos as pessoas sobre a importância do descarte correto”, destaca Renata Carvalho, gerente de Marketing e Trade das Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte.

Vale ressaltar que o projeto conta com a fiscalização constante de um supervisor que confirma se o volume coletado é suficiente para encaminhar até o centro de triagem da cooperativa de reciclagem.

 

 

Fonte: IBahia  27.10. 2021

Novo antimicrobiano para tecido Febreze ajuda a matar bactérias que vivem em suas superfícies macias

  • Written by:

Uma nova pesquisa da marca da P&G  Febreze revela que, embora 73% dos americanos digam que higienizam as superfícies duras, como o banheiro, regularmente, cerca de 1 em cada quatro admite que nunca higienizou as superfícies macias de suas casas, como sofás ou tapetes.

Isso pode ser porque os americanos acreditam que superfícies duras como o assento do vaso sanitário (45%) hospedam a maioria das bactérias. Mas a pesquisa mostra que as bactérias também crescem em superfícies macias, difíceis de limpar e frequentemente esquecidas.

Na verdade, de acordo com Meghan May, professor de Microbiologia e Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade da Nova Inglaterra, as superfícies de tecido que acumulam poeira têm cargas microbianas substancialmente maiores do que as superfícies duras que podem ser limpas. Além disso, estudos mostraram que as bactérias podem ser transferidas para estofados e almofadas de tecido e, em seguida, de volta para as pessoas.

“Sabemos que a higienização de superfícies duras faz parte da rotina de limpeza de todos, mas descobrimos que as pessoas estão perdendo uma grande parte de suas superfícies regularmente usadas, suas superfícies macias”, disse Angelica Matthews, diretora sênior de marca da Febreze. “Na verdade, de acordo com nossa pesquisa recente, mais da metade dos americanos afirmam que seu sofá é a peça central da mobília em suas casas, mas 47% afirmam que o higienizam menos de uma vez por mês ou nunca o higienizaram”.

Conheça o mais novo renovador de tecidos do Febreze, o antimicrobiano para tecidos Febreze, um spray multiuso para tecidos que mata 99,9% das bactérias 3 , elimina odores e previne o surgimento de mofo e bolor em superfícies macias 4 .

O novo Febreze Fabric Antimicrobialmicrobiano é um antimicrobiano em spray para tecidos, que mata 99% das bactérias, elimina odores e previne o surgimento de mofo e bolores em superfícies macias.

 

Fonte: P&G  26.10. 2021

Segunda edição virtual do Household Summit discute soluções e desafios para o setor

  • Written by:

Sustentabilidade, segurança, ESG, mudanças de hábitos do consumidor e novas soluções em ingredientes estiveram entre os temas

Por Estela Mendonça

Realizado pelo segundo ano em formato virtual, entre os dias 5 e 6 de outubro, o Household Summit – Seminário de Tecnologia e Inovação em Produtos de Limpeza e Afins, organizado pela Innovation Business Media e promovido pelo Portal Household Innovation, contou 194 inscritos que, desta vez, contaram com mais facilidades e interação com os expositores. “Investimos em uma nova plataforma, que permitiu aos participantes e fornecedores realizarem reuniões em tempo real durante todo o evento, além tables tops virtuais com os principais lançamentos e tecnologias. Outra novidade é que foram disponibilizados os conteúdos após as apresentações”, conta Francine Laurindo, diretora da Innovation Business Media.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, falou sobre o desempenho setor, que deverá fechar este ano com crescimento de 2%. “Ainda é um bom resultado, visto que encerramos 2020 estáveis em relação a 2019, enquanto o PIB nacional caiu 4,1% e a produção industrial brasileira teve baixa de 4,9% no ano passado”, afirmou o diretor.

Paulo Engler, diretor executivo da Abipla

Engler relatou que muitas empresas do setor têm investido em novas unidades e em lançamentos de produtos. “Houve inauguração de algumas fábricas de médio e grande portes neste ano, o que é uma notícia muito boa para a economia brasileira, já que a indústria de limpeza é bastante dinâmica, tecnológica e geradora de empregos”. Quanto ao consumo, o dirigente acredita que há muito potencial de crescimento, já que o consumo per capita de saneantes dos brasileiros é US$ 89. Na Argentina, o gasto é de US$ 200 e, no Chile, de US$ 170.

Celulose líquida

A IMCD, que é representante exclusiva da CP Kelko no Brasil, promoveu no Household Summit a participação do cientista sênior da companhia americana, John Swazey, diretamente de San Diego, na Califórnia, com o tema “Hits em modificadores reológicos de origem natural”. Com tradução simultânea, Swazey falou sobre as principais demandas dos consumidores em relação aos cuidados com as roupas, apontando que prorrogar a sensação de roupa recém-lavada é uma das principais e que as fragrâncias encapsuladas são a melhor solução para isso.

John Swazey, cientista sênior da CP Kelko

“Mas essas cápsulas de fragrância normalmente afundam ou flutuam. No lava-roupas, então, é necessário ter algum tipo de estabilização”, explicou, apresentando o mais recente lançamento da CP Kelco para o cuidado da roupa e da casa: o agente de suspensão de origem natural CELLULON™ R-93.

O CELLULON™ R-93 é uma celulose líquida, obtida a partir de um processo de fermentação microbiana da bactéria Komagataeibacter xylinum, originando um ingrediente idêntico à nata de coco, um produto alimentício produzido na Ásia por fermentação estática. “Quimicamente, o produto é muito semelhante à celulose vegetal, que tem muitas moléculas agrupadas, mas as bactérias produzem a celulose em feixes, formando uma rede tridimensional contínua, o que diferencia sua performance de suspensão”, disse Swazey.

Segundo o cientista, o produto apresenta várias vantagens, já que o nível de uso do CELLULON™ R-93 é reduzido e pode ser disperso na formulação com baixa energia de mistura e se dilui rapidamente em água. “Esta celulose líquida possibilita a substituição de sintéticos, sem necessidade de neutralização, além de conferir alta claridade e poder de suspensão em ambientes aniônicos e catiônicos, mesmo em uma elevada concentração de surfactantes e polímeros, sem incrementar viscosidade”, disse, complementando que o produto é pronto para o uso, sem exigir nenhum ajuste de pH ou mistura de alto cisalhamento.

Os aspectos ambientais também foram destacados pelo palestrante da CP Kelco, que enfatizou que o CELLULON™ R-93 permite a substituição de polímeros suspensos de microplástico por uma solução biodegradável e natural, reduzindo-se consideravelmente o nível de ingredientes geradores de compostos orgânicos voláteis e seu impacto em águas residuais.

Karina Camillo, especialista de produto da IMCD Brasil

Karina Camillo, especialista de produto da IMCD Brasil, reforça como o CELLULON™ R-93 pode agregar valor aos produtos brasileiros: “Além de possibilitar formulações de lava-roupas líquidos com uma aparência única, o processo de fermentação microbiana com ingredientes de origem natural ajuda a obter atributos sustentáveis, criando uma proposta de valor diferenciada para os consumidores”.

A especialista também anuncia que a IMCD acaba de lançar seu novo catálogo de produtos cuidados para casa, industrial e institucional. “Contamos com um amplo portfólio de ingredientes, resultado de parcerias estratégicas com importantes companhias globais, além de expertise técnica e capacidade logística para efetivamente apoiar as empresas que querem inovar no setor de produtos de limpeza”, finaliza.

Cuidados com as mãos

Entre as mudanças nos hábitos de consumo com a pandemia de Covid-19, Vicente Gomes Oliveira, especialista de Produtos Home Care da quantiQ, chamou de “quaranclean” em sua palestra, referindo-se à incorporação na rotina dos consumidores a higienização mais frequente das mãos e, com ela,  um maior ressecamento da pele. “Para contornar esse problema e trazer bem-estar ao consumidor, podemos oferecer uma limpeza poderosa aliada ao cuidado das mãos usando umectantes multifuncionais”, afirmou.

A solução apresentada pela quantiQ no evento é  uso do AJIDEW® NL-50 para o mercado de home care, uma tecnologia amino care da Ajinomoto. O AJIDEW® NL-50 é um ativo umectante multifuncional que pode ser utilizado em detergentes lava-louças, sabões em barra, álcool gel, lenços umedecidos, entre outras aplicações.

Vicente Gomes Oliveira, especialista de Produtos Home Care da quantiQ

De acordo com Oliveira, com o benefício de hidratação, condicionamento e cuidado para as mãos, o AJIDEW® NL-50 é um produto à base de PCA sódico derivado do ácido glutâmico, que repõe os constituintes do fator de hidratação natural da pele, sendo biomimético, biocompatível e totalmente seguro para a pele, apresentando desempenho superior aos demais umectantes do mercado. “O AJIDEW® NL-50 trabalha em sinergia com sistemas tensoativos, reduzindo seu potencial irritante, ainda que em baixas concentrações”, garantiu.

O especialista acrescentou que, além da hidratação, o umectante agrega benefícios secundários às formulações em que está presente, como melhoria da espumação e do sensorial, viscosidade e dispersão. “O AJIDEW® NL-50 é líquido, fácil de ser incorporado, possui shelf-life estendido e é um produto com certificação COSMOS, sendo biodegradável e de fonte natural”. A quantiQ, em parceria com a Ajinomoto, distribui o Ajidew® NL-50 para o mercado de home e personal care.

Proteção dos tecidos

Em uma rotina repleta de afazeres, praticidade é uma necessidade, inclusive no momento da lavagem de roupas. Por isso, muitos consumidores apostam nos processos de lavagem de roupas em lavadoras e secadoras. Apesar de contribuir para a facilidade do dia a dia, o processo de lavagem auxilia no desgaste do tecido, provocando uma durabilidade menor das roupas.

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios da Chemyunion

Rosilene Machado, coordenadora de novos negócios da Chemyunion, lembra que a decomposição de tecidos pode levar de alguns meses até centenas de anos, no caso de fibras sintéticas, como poliéster e derivados de petróleo. E uma das formas de contribuir com o meio ambiente e gerar menos resíduo sólido no mundo é utilizando a roupa por muito mais tempo.

“Cada vez mais os consumidores estão se engajando no conceito upcycle, em que o ‘transformar para reutilizar’ é fundamental, e isso também serve para roupas”, comenta Rosilene, destacando que a Chemyunion desenvolveu duas linhas de ingredientes para a limpeza de roupas coloridas e escuras alinhadas com a busca por ingredientes mais sustentáveis e que protegem os tecidos por mais tempo.

Uma das soluções destacadas no Household Summit é a linha Chemycare Color, composta por Chemycare Color e Chemycare Color Proclean, que proporciona proteção da cor para roupas coloridas em sistemas catiônicos e aniônicos, respectivamente. “Formada por uma mistura sinérgica de óleo de café e filtros solares, a linha Chemycare Color possui tecnologia de encapsulação que libera gradualmente os ativos nos tecidos, protegendo ainda mais a cor das fibras”, explica Rosilene. Entre os benefícios, a linha oferece até 75% de proteção para as roupas coloridas, protege dos raios UV, fortalece as fibras, evita desbotamento e mantém as cores brilhantes, além de conter ingrediente natural e tecnologia superior de encapsulamento.

Rogério Collistochi, diretor comercial da Chemyunion

Outro destaque é a linha Chemycare Black, que possui fitopigmentos naturais da Ratânia, Retama Negra e Nogueira, que se depositam no tecido e evitam o desbotamento, proporcionando cuidado e proteção duradora da cor em fibras escuras. Rogério Collistochi, diretor comercial da Chemyunion, explica que a linha atua na desaceleração do desbotamento gerado pelo atrito das fibras, por conta das micro quebras responsáveis pela liberação de pigmentos. “Composta por Chemycare Black e Chemycare Black Proclean, esta linha é 100% biodegradável e possui afinidade em meios catiônicos e aniônicos, tornando-se adequada para aplicações em amaciantes de roupas e detergentes líquidos, garantindo até 92% de proteção para as roupas escuras”.

Cuidados micelares

A evolução dos produtos de home care está seguindo em direção a fórmulas eficientes combinadas com ingredientes que limpam suavemente e protegem os tecidos e superfícies, sem deixar de lado a segurança para a saúde do consumidor. “Importamos o claim micelar de cuidados pessoais, onde água micelar representa uma solução de limpeza eficiente e suave. Micelar se tornou sinônimo da combinação desses benefícios” explica Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco.

Vera cita exemplos na categoria de cuidados com os tecidos, como o lava-roupas OMO Proteção Micelar e o amaciante Ypê Essencial com Tratamento Micelar.  Os benefícios do cuidado micelar também  são destacados no slogan de CIF no Brasil: “Poderoso na limpeza, imbatível no cuidado”. Para impulsionar novos desenvolvimentos nessa tendência, a Evonik apresentou no Household Summit seu portfólio de cuidado micelar, com ingredientes que oferecem desempenho e também suavidade, além de atender a diversos critérios de ética e sustentabilidade, contribuindo para a obtenção de certificações e fortalecendo o posicionamento das marcas.

Um exemplo desse tipo de ingrediente é o REWOQUAT® WE 18 E BR, esterquat biodegradável que utiliza o etanol como solvente, que promove excelente compatibilidade e cobertura fácil com os sistemas de fragrância. A utilização desse tipo de ativo, segundo Vera, permite a elaboração de formulações de alta qualidade com objetivo de proteger e cuidar dos tecidos, já que ele penetra na fibra, promovendo condicionamento uniforme e proporcionando toque suave com ótimo sensorial de maciez e perfumação. “É um produto de baixa irritabilidade, pois não deposita resíduos em níveis consideráveis na superfície das fibras, diminuindo alergias por contato e o amarelamento dos tecidos”.

Para limpeza de superfícies e tecidos em geral, outro destaque da Evonik destacada por Vera é o REWOPOL® SB CS 50, tensoativo aniônico biodegradável com elevada suavidade, proporcionando segurança para quem usa. “Mesmo sendo suave, o produto apresenta ação eficiente de limpeza e alto poder de emulsificação de óleos e gorduras. E mais: quando combinado com um surfactante anfotérico, tem o benefício de aumentar o desempenho de limpeza de superfícies, cuidando e as mantendo novas por mais tempo”, defende Vera Tonon.

A executiva ainda cita a especialidade REWOMINOX® B 204, um blend de especialidades que oferece efeito booster de espumação, limpeza e espessamento. Biodegradável, é compatível com a maioria dos sistemas surfactantes e tolerante à dureza da água, trazendo ainda o benefício de melhorar a suavidade em contato com a pele.

Mapeando o ESG

Paulo Cruz Filho, que atua com impacto social e expansão da consciência humana e dos negócios, é cofundador da We.Flow, uma empresa B internacional voltada à expansão de consciência e de impacto de pessoas, comunidades, organizações e empresas, com o tema “ESG Hoje. Qual será a próxima onda?”, apresentou uma escala da evolução do ESG nas empresas, desde o que ele chama de ESG 0.0, caracterizada pela vontade unilateral de impactar uma causa familiar à liderança, passando pelo alinhamento institucional para compliance de cumprimento de normas, regras e leis (ESG 1.0) e foco estratégico em resultados reais, tanto econômicos quanto de impacto (ESG 2.0), até chegar no ponto atual, em que a visão é sistêmica e interdependente do impacto e presença de uma organização (ESG 3.0). “Este é o salto que está ocorrendo recentemente após a grande onda de 2020 entre 2021”, explica.

Paulo Cruz Filho, cofundador da WE.Flow

O especialista prevê que na próxima onda haverá uma mudança de paradigma em que a sustentabilidade estará completamente integrada à essência do negócio, de forma inovadora, consciente e integral (ESG 4.0). “A onda seguinte, ESG 5.0, será de base consciencial holística, sendo toda a empresa um organismo coletivo a serviço da evolução das pessoas, de toda a sociedade, do planeta e assim por diante”, prevê Cruz Filho. “Trata-se de uma expansão das fronteiras tradicionais do mercado corporativo, ampliando nossa compreensão do papel das empresas, de sua responsabilidade e de seu impacto social e ambiental no mundo. E ao mesmo, do nosso, como pessoas”.

User Experience

“Os caminhos da User Experience: Como projetar a melhor experiência com foco no Consumidor” foi o tema da palestra de Carlos Zardo, diretor de planejamento e estratégia da Mais Packing, em que ele abordou a experiência que as marcas proporcionam e as oportunidades focadas na experiência do consumo, bem como as ferramentas que podem auxiliar neste entendimento.

“Esse negócio de lidar com nossas marcas e com nossos produtos é tão importante, que a gente vai deixar na mão de outra pessoa para decidir? Eu vou deixar o consumidor decidir como ele vai se relacionar com minha marca, produto ou serviço? Não, seu eu quiser atingir os melhores resultados, eu preciso orquestrar isso”, provocou.

Trajetória da Biowash

“A preocupação com o meio ambiente e a saúde das pessoas é o que norteia a missão da empresa desde o início em 1981”, destacou a espanhola Becky Weltzien, que há 15 anos está à frente da Biowash, fundada por seu pai. Ela contou a trajetória da empresa, que começou com um multiuso biodegradável, vendido no sistema porta a porta. Em 1990, foi construída uma fábrica e iniciada uma plantação de aloe vera, cultivada seguindo os princípios da agricultura biodinâmica. Hoje, a Biowash está presente em todo território nacional em redes supermercadistas, lojas de produtos naturais e empórios com uma linha completa de 43 itens. “Aliando ingredientes naturais com as possibilidades que a tecnologia oferece, criamos produtos com máxima eficiência e mínimo impacto, tanto para o meio ambiente quanto para sua saúde. Além disso, todo o nosso processo de produção é pautado por atitudes responsáveis de bem-estar, ética, qualidade e respeito”.

Inovação sustentável

Apontando que o mercado de produtos de limpeza sustentáveis deverá atingir US$ 109,7 bilhões em 2026, segundo a Grand Review Research, Juliana Checon, gerente técnica de personal care e HI&I para América Latina Sul da Brenntag, falou sobre as tendências para o setor: “A expectativa é de diversos países aderirem ao banimento de ingredientes químico controversos, adotando ingredientes naturais com foco nos apelos de amigável para a pele, inovação sustentável e limpeza segura das superfícies”. Já Stefani Lopes, especialista de desenvolvimento técnico, apresentou as soluções da Brenntag em ingredientes para possibilitar a inovação nesse cenário.

Alminoalcoois multifuncionais

Os benefícios multifuncionais dos aminoalcoois Angus foi o destaque de Ruth Keiko Kuriyama, gerente técnica para a América Latina da empresa, na grade de palestras do encontro. “Os aminoalcoois Angus permitem desenvolver formulações de produtos de limpeza estáveis, ecológicos, de alto desempenho e alinhados às principais tendências e necessidades do consumidor atual”.

Alternativas acessíveis

Barbara Nogales, analista de desenvolvimento de produtos da MCassab, abordando soluções sustentáveis para o cenário de pós-pandemia, falou sobre mudanças de conceitos e avanços da tecnologia, que trouxeram grandes desafios para o formulador de produtos de limpeza, especialmente no equilíbrio de custos, com o agravante da escassez de matérias-primas importantes. “Considerando este cenário, podemos propor soluções alternativas aos componentes tradicionais com menor impacto nos custos de produção”.

Clean Joyable

Com a palestra “Clean Joyable: uma nova experiência para o mercado de home care”, os executivos da Clariant, Flávia Igreja especialista em marketing, e Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para home care, falaram sobre a nova edição do conceito inspirado nos consumidores que buscam experiências únicas, apreciam produtos que são fabricados de maneira responsável por marcas que possuem personalidade e se conectam aos seus valores e à sua individualidade. “Nossa intenção é oferecer soluções que sejam mais eficientes, otimizem o tempo de faxina e tenham sensoriais diferenciados para tornar esse momento de cuidados diários com o lar mais prazeroso”, destacou Mazzeo, que detalhou algumas soluções da companhia, entre elas os produtos GlucoPure®, Aristocare® Smart, TexCare® e JMAC®.”

Clean Freak

Natália Polidoro, especialista técnica da Dow, na palestra “Clean Freak: uma revolução no conceito de limpeza”, detalhou o Clean Freak, um conceito que reúne cinco grandes tendências para uma nova geração de produtos. “Esses produtos podem ser tecnicamente desenvolvidos com uma sinergia de diferentes químicas como silicones, acrilatos e celulósicos, baseados em novos atributos de transparência, eficácia, conveniência e sustentabilidade em produtos para lavagem de roupas, louças e limpadores de superfícies”.

Pilares sustentáveis

Dayane Reis Jacomassi, gerente de serviços técnicos de home care da Nouryon, reforçou em sua apresentação que a indústria de household care está cada vez mais motivada a trabalhar em soluções sustentáveis. “A Nouryon, com clara visão de crescimento baseado em pilares sustentáveis, vem mostrar ao mercado como essa transformação pode ocorrer de maneira efetiva sem ter que escolher entre performance e produtos mais conscientes. Com a Nouryon você pode ter os dois”.

Neurociência

A Cosmotec levou ao evento Cláudia Cortez, gerente de tecnologia home, personal care e fine fragrance da Givaudan, que desvendou como a aplicação de neurociência e a ciência sensorial em fragrâncias pode trazer benefícios adicionais ao perfume, detalhando a tecnologia Dreamscentz, que usa o poder do perfume para otimizar a qualidade do sono.

Ideias de inovação

Como as movimentações de mercado podem impulsionar o segmento saneantes foi o tema tratado por Aline Belleza, coordenadora de mercado da Univar Solutions, apontando os segmentos com maior potencial de crescimento, além de ideias de inovações para impulsionar novos lançamentos. “Sabemos que o mercado é muito dinâmico, e enquanto alguns hábitos se mantêm por longos períodos, muitas necessidades e anseios do consumidor mudam rapidamente. Independentemente de serem novos ou antigos, esses hábitos e necessidades coexistem e interferem nas ações do consumidor, direcionando suas compras e decisões.

Roupas novas por mais tempo

“Por muito tempo, muitos consumidores achavam que o cuidado com os tecidos era só para amaciar e deixar as roupas perfumadas, com a evolução tecnológica e o aparecimento de novas tendências surge uma nova dimensão de cuidado com as roupas”, ressaltou Cristina Moreira, química de aplicação consumer care, da Wacker, que apresentou soluções criativas de alta performance em silicones para cuidados com tecidos. As fórmulas com silicones Wacker atuam trazendo alta performance com múltiplos benefícios para os produtos finais realçando as cores, aumentando a vida útil, alinhando as fibra aumentando a facilidade de passar, deixando suas roupas com aspecto de novas por mais tempo.

Household Summit 2022

Francine anuncia que o Household Summit 2022 será realizado nos dias 21 e 22 de setembro do próximo ano, na cidade de São Paulo e terá formato híbrido. “Depois de dois anos sob os impactos da Covid-19, temos grandes perspectivas e uma enorme esperança de que os principais temas a serem discutidos na próxima edição sejam sobre soluções inovadoras para aproveitar as grandes oportunidades com fim da pandemia”.

Confira no quadro abaixo todas as empresas e organizações que patrocinaram e apoiaram a realização do seminário.

Os desafios do setor de produtos de limpeza

  • Written by:

Reeleita à presidência da ABIPLA, Juliana Marra comenta desafios do setor, como o combate à informalidade.

Reforçar a importância dos produtos de limpeza para a saúde pública, inovação e desenvolvimento sustentável fazem parte das metas da entidade para o próximo triênio.

Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional elegeu a diretoria da entidade para o próximo triênio. Juliana Marra foi reeleita presidente e dará continuidade ao trabalho iniciado em 2020, quando assumiu seu primeiro mandato. 

 Formada em Química Industrial, ela, que é a primeira mulher no comando da Associação em 45 anos de atividade, elenca as principais metas para o mandato: o reforço do papel do setor como ferramenta de saúde pública, a busca de um ambiente de negócios propício à inovação e o fomento ao desenvolvimento sustentável dos associados.

 Juliana afirma que, com a pandemia, em 2020, o setor de produtos de limpeza reforçou seu papel em saúde pública, uma vez que os saneantes desempenham uma função de prevenção, não só ao Covid-19, mas contra diversos tipos de contaminação. “A sociedade se conscientizou da importância dos nossos produtos no controle da proliferação de doenças, como no combate à dengue, Zica Vírus e Coronavírus, por exemplo. Até por isso, a ABIPLA lançou, neste ano, o Guia de Produtos de Limpeza”, diz. 

 O guia, disponível de forma gratuita no site da entidade, informa sobre as principais categorias de saneantes, os diferentes processos de higienização, como limpeza, desinfecção e esterilização, e alerta o consumidor sobre a necessidade de se atentar às informações do rótulo do produto, que deve ser, obrigatoriamente, chancelado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

 Inovação e sustentabilidade

 Outro ponto citado como meta da entidade é a busca por um ambiente de negócios mais propício à inovação. Juliana afirma que, em razão da pandemia, muitos produtos novos chegaram ao Brasil e houve grande empenho da ANVISA para que esses itens fossem liberados para comercialização. No entanto, ela avalia que ainda há espaço para evolução. “A burocracia e a informalidade são alguns dos fatores que dificultam a inovação em nosso País”, afirma, lembrando que, embora o setor seja caracterizado pelo desenvolvimento de produtos, o mix disponível no Brasil poderia ser ainda maior, caso essas questões fossem resolvidas.

 A presidente da ABIPLA reforça a importância de as empresas do setor buscarem, também, o desenvolvimento sustentável de seus negócios. “O setor é muito engajado com essa questão. Nossos associados trabalham com políticas de uso adequado dos recursos naturais, tanto na formulação de seus produtos quanto em relação às embalagens”, afirma. 

 Ainda em relação à sustentabilidade, Juliana lembra que o setor é fornecedor de produtos destinados ao saneamento básico (tratamento de água e esgoto, por exemplo). Com o Marco do Saneamento, estabelecido pela Lei nº 14.026/2020, e a consequente atração de investimentos privados, a indústria pode colaborar para que rios, mares e solos fiquem menos poluídos, promovendo, também, a melhora da saúde pública brasileira. “Podemos receber muita inovação em questões de saneamento, inclusive, com a chegada de novas empresas”, afirma. 

 Mulheres e homens em igual número

 Além das metas da entidade, Juliana Marra comenta que a composição da atual diretoria da ABIPLA é um exemplo do crescimento do papel da mulher no mercado de trabalho e da própria filosofia de gestão da atual diretoria. No total, são 15 homens e 15 mulheres, incluindo a presidente, no centro das decisões da entidade. “A ABIPLA é uma entidade muito democrática, aberta, com espírito agregador e que entende sua relevância para o setor e para a sociedade. Reunimos empresas de todos os tamanhos e tentamos dar voz aos principais pleitos do setor e da indústria”, conclui.

Kantar mostra que maior preocupação ambiental dos latinos é com a água

  • Written by:

No Brasil, número dos que têm pouca preocupação com meio ambiente cresceu em dois anos, contrariando tendência global

A terceira edição do estudo Who Cares, Who Does?, da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria, que relaciona atitudes sustentáveis dos consumidores aos comportamentos de compra, aponta mais uma vez, que os latino-americanos demonstram maior preocupação com desperdício e qualidade da água quando o assunto é preservação do meio ambiente.

 Em relação aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos em 2015 pela ONU a serem alcançados até 2030 para proteger o ambiente e o clima do planeta, os respondentes do estudo da Kantar sinalizaram as seguintes prioridades na esfera social: qualidade da educação (56%), seguida de pobreza e condições dignas de trabalho e crescimento econômico (51%). No âmbito do meio ambiente, lideram a preocupação dos entrevistados água potável e saneamento básico para 54% e cidades e comunidades sustentáveis para 38%. Apesar dessa preocupação com desperdício de água, menos de 1/3 diz que limitará o uso de água no banho no próximo ano.

Para 62% dos respondentes, a pandemia tornou a questão da sustentabilidade mais importante do que era antes da pandemia e 35% acreditam que governos/ políticos são os maiores responsáveis pelo combate aos danos ao meio ambiente, número que chega a 46% entre os brasileiros.

 O consumidor ainda faz pouco pelo meio ambiente, apesar de ter consciência do impacto de suas ações. 38% dos entrevistados gostariam de fazer mais pelo planeta, mas não agem para isso.

 “É necessário desmistificar o consumidor EcoActive. Ele não é mais nicho, consome como qualquer outro e é o que mais gasta com bens de consumo massivo. Se pensarmos que os EcoActives devem chegar a quase metade da população em 2029, é urgente que as marcas considerem cada vez mais esse público e atuem de maneira efetiva e com propósito legítimo para fidelizá-lo.”, afirma Kesley Gomes, Diretora Latam de LinkQ da divisão Worldpanel da Kantar.

 Grupos de Consumidores

 O estudo Who Cares, Who Does? divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental; e EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente.

 Na América Latina o número de EcoDismissers caiu de 65% em 2019 para 47% em 2021. Os EcoActives, que eram 11% em 2019, passaram para 16% este ano e os EcoConsiders foram de 24% para 37%. Globalmente, se viu a mesma tendência.  No entanto, no Brasil houve movimento inverso de EcoDismissers, que eram 68% em 2019 e agora são 71%. Os EcoActives brasileiros são apenas 8%, menor taxa entre os países pesquisados, apesar de ter aumentado 2% em dois anos. O Chile é o país com consumidores mais conscientes quanto à sustentabilidade, tendo 31% de EcoActives, grupo que deve se tornar a metade da população até 2029, ressaltando a importância de questões ligadas a meio ambiente e consumo consciente para as marcas.

Ao analisar os hábitos de compra desses consumidores, a grande maioria (63%) diz tentar comprar produtos com embalagem eco-friendly, mas apenas 25% evitam embalagem de plástico, apesar de ela ser considerada a mais danosa ao meio ambiente pela maioria (55%) na região.

 Sobre itens que levam em conta ao comprar um produto, a maioria respondeu que procura embalagens que possam ser recicladas (49%) ou feitas de material reciclado (39%). Embalagens zero carbono aparecem como escolha de apenas 11% dos latinos.

 A educação sobre reciclagem se mostrou um grande desafio em todos os países da amostra. Consumidores latinos ainda têm dúvidas sobre o que pode ser reciclado, como reciclar e onde obter informação. No Brasil, 36% não têm certeza dos produtos que podem ser reciclados e 46% não sabem onde e como descartar invólucros biodegradáveis.

 Os consumidores revelaram grande influência das ações das empresas em suas escolhas. 64% disseram ter parado de comprar produtos e/ou serviços devido ao seu impacto negativo ao ambiente e 68% migraram para outros de impacto positivo. Marcas de bens de consumo massivo que têm boa relação com EcoActives são as que progrediram mais rápido nos últimos anos. No Brasil, de junho de 2020 a junho de 2021, o crescimento delas foi de 51%.

 O estudo trouxe as 10 marcas mais lembradas pelos latinos pela sua responsabilidade ambiental. Entre elas aparecem três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A lista completa, em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate, Bimbo, Avon, Gloria e O Boticário.

Qual é o cenário da indústria de limpeza no Brasil no pós-pandemia?

  • Written by:

A volatilidade das vendas no decorrer da pandemia prejudicou o setor, que costuma trabalhar com estratégias de longo prazo

Há cerca de um ano e meio, notícias a respeito da falta de álcool em gel se espalharam por todo o Brasil. Não é para menos: nessa época, estávamos vivendo o início da pandemia, e a indústria da limpeza ainda não havia se adaptado à tamanha procura.

E não foi só o álcool em gel a sumir das prateleiras. De acordo com dados da Nielsen, empresa de medição e análise de dados, em apenas uma semana, entre os dias 16 e 22 de março de 2020, os desinfetantes tiveram alta de 80,3% nas vendas em relação à semana anterior, atrás apenas do álcool de limpeza (96,6%).

Hoje, o cenário é otimista: com a produção ajustada para a demanda, a confiança da indústria de limpeza atinge seu maior nível no ano, crescendo 13 pontos no ICEI Setorial – Índice de Confiança do Empresário Industrial, entre março e julho de 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA).

“É uma alta superior a 13 pontos, em apenas quatro meses, e pode indicar uma recuperação do setor neste segundo semestre do ano”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

Engler afirma que os fabricantes de produtos de limpeza têm convivido com grande volatilidade na demanda de seus produtos, desde o início da pandemia. Como o setor costuma basear suas estratégias de negócio em planejamentos de longo prazo, os períodos de alta na produção, seguidos de quedas repentinas, aliados a problemas pontuais de falta de insumos e à pressão de preços, acabaram diminuindo o otimismo dos empresários, especialmente, no primeiro trimestre.

“Começamos o ano com um nível bom de confiança (54,4), que teve alta em fevereiro (56), mas, em março (46,7), já houve uma queda grande no índice. A boa notícia é que, desde então, registramos quatro melhoras seguidas”, diz Paulo Engler.

O cenário da indústria de limpeza hoje

De acordo com o executivo, o setor atingiu o melhor nível de confiança no ano de 2021. Para ele, o dado é muito animador porque, desde o início da pandemia, em 2020, todos os setores econômicos viveram uma volatilidade muito grande, com quarentenas, liberações graduais, volta de restrições, vacinação e muitas dúvidas sobre como seria a reabertura dos negócios.

 “Digo isso apenas para explicar que, no ano passado, chegamos a figurar como um dos setores mais confiantes de toda a indústria. Hoje não estamos entre os mais otimistas, mas atingimos o melhor nível do ano. Por conta da crise sanitária que vivemos, que é uma das maiores da história, acredito que a sociedade tenha se conscientizado de que os produtos de limpeza são uma espécie de “primeira vacina” não só contra o coronavírus, mas contra diversos tipos de contaminações, e esse hábito deve se manter mesmo no período pós-pandemia”, ressalta Paulo Engler.

O diretor-executivo esclarece que o setor encerrou o ano de 2020 com um nível de produção praticamente estável em relação a 2019, mas os efeitos negativos da pandemia ainda são sensíveis para a indústria de limpeza.

“Neste ano, a produção cresceu 1,2% de janeiro a maio, com base na PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE. Mas não passamos ilesos pela pandemia. O setor tem números sólidos, mas isso esconde um desafio muito grande que temos enfrentado, que é a alta volatilidade na demanda de nossos produtos. Vivemos uma montanha-russa desde o ano passado. Apenas para ilustrar, de janeiro a julho de 2020, o incremento de produção do setor foi de 5,9%. Nos meses seguintes, no entanto, houve forte queda de demanda, em um período que coincide com o fim do Auxílio Emergencial.

No último bimestre de 2020, notamos uma leve recuperação, que nos permitiu fechar o ano em níveis estáveis, em relação a 2019. Além da volatilidade, as empresas tiveram que alterar cronogramas de lançamento e lidar com aumentos súbitos de demanda em determinados produtos, como água sanitária e sabão em barra”, salienta.

Sendo assim, lembrando como o setor costuma basear suas estratégias em planejamentos de longo prazo, Engler informa que foi um período de grandes desafios. Contudo, ele acredita que os associados foram assertivos em suas estratégias e conseguiram manter o abastecimento necessário para o combate à pandemia – lembrando que o setor abrange a limpeza profissional, que inclui ambientes hospitalares, por exemplo.

Inovações estão em pleno desenvolvimento

Para Paulo Engler, o segmento de desinfecção continua com boa demanda. Além disso, a ABIPLA observou uma conquista de espaço de produtos mais tecnológicos e sofisticados no setor de saneantes nos últimos anos, como bactericidas em spray, detergentes formulados com enzimas, itens multiuso, perfumados e produtos concentrados.

“Há também inovação constante em embalagens e produtos sustentáveis, com formulações com maior biodegradabilidade e frascos de reuso, por exemplo. É um setor caracterizado pela inovação e isso ajuda a explicar parte dos bons resultados nos últimos anos. Os fabricantes estão atentos e preparados para atender todos os perfis de consumidor, seja limpeza corporativa, doméstica ou hospitalar, e isso fica claro na variedade de produtos disponíveis”, pontua o executivo.

Transformação digital e tendências

Paulo Engler ressalta que, de maneira geral, o setor é composto de empresas bem organizadas em todos os seus departamentos e, por isso, estão maduras para atender o consumidor final. No entanto, algo que cresceu com a pandemia foi a implementação de canais de vendas diretas ao consumidor.

“Antes da covid-19, as vendas eram feitas essencialmente a distribuidores, supermercados e atacados, que, então, forneciam aos consumidores. Não havia uma relação comercial direta entre indústria e consumidor final. Com a pandemia e o consequente crescimento do e-commerce, indústria e consumidores perceberam que poderiam estabelecer uma relação comercial direta. Esta é uma tendência interessante que temos acompanhado”, salienta.

O diretor da ABIPLA revela que a entidade mantém a projeção de crescimento do setor em 3% para o ano de 2021. A produção de saneantes cresceu 1,2% entre janeiro e maio de 2021, com base no índice de base fixa mensal da PIM – Pesquisa Industrial Mensal do IBGE.

Entre os segmentos que devem mostrar bons resultados, no segundo semestre, estão os produtos voltados à limpeza profissional, já que, com o avanço da vacinação, estabelecimentos comerciais e públicos podem voltar a reabrir com menos restrições; os produtos para desinfecção – em alta desde o início da pandemia – e as vendas por meio do e-commerce.

 

 

Fonte: Consumo Moderno  18.10. 2021

Albaugh inaugura fábrica para produzir inseticidas e fungicidas

  • Written by:

A Albaugh inaugurou no dia 15 na cidade de Resende (RJ) duas novas unidades para produzir fungicidas e inseticidas de formulação SC ou suspensão concentrada.

O investimento na expansão se dá em sinergia com o crescimento da empresa e reforça seu compromisso com a agenda sustentável, segundo o presidente da Albaugh Brasil, Cesar Rojas.

De acordo com o diretor industrial da Albaugh, Jorge José Jorge Neto, a fábrica de fungicidas e inseticidas SC exigiu investimento representativo, na aquisição de equipamentos e recursos tecnológicos e humanos. Com as novas divisões, diz ele, a companhia terá ganhos em capacidade produtiva, fornecerá novos produtos agroquímicos de alta tecnologia e avançará na adoção estratégica de uma agenda ESG (governança ambiental, social e corporativa).

Conforme Jorge Neto, a Albaugh tem investido continuamente em Resende, com objetivo de neutralizar riscos envolvendo resíduos e efluentes, por exemplo. As embalagens de produtos da empresa, afirma ele, já contam com versões IBC (Intermediate Bulk Container), modelo que agrega benefícios de segurança e operacionais, ao produtor e ao distribuidor. Os IBCs são conhecidos pela capacidade de armazenagem de materiais químicos, e por facilitar empilhamento e transporte. São também retornáveis e ambientalmente aceitos.

“A Albaugh também terá na nova unidade de fungicidas e inseticidas SC o suporte necessário para estender, ainda mais, seu portfólio segundo necessidades específicas do agricultor brasileiro, bem como do canal de distribuição. A companhia detém hoje uma estrutura industrial e logística altamente competitiva em Resende e em outros pontos do Brasil agrícola”, complementa Jorge Neto.

No complexo de Resende, destaca o executivo, estão instaladas ainda unidades produtivas de fungicidas à base de cobre ou cúpricos – a Albaugh conta com a maior capacidade produtiva instalada para distribuir esses produtos na América Latina – e de herbicidas. Estas fábricas, observa o executivo, atendem a cultivos estratégicos ao País, incluindo citros, café, cana-de-açúcar, milho, soja, feijão e hortifruticultura de maneira geral.

“Com as fábricas de fungicidas e inseticidas SC, a tendência é a de que a Albaugh entregue um novo, robusto e competitivo portfólio de soluções de alta tecnologia e qualidade”, conclui Jorge Neto. Conforme destaca o presidente Cesar Rojas, a Albaugh Brasil já reúne hoje mais de 50 agroquímicos em seu portfólio voltado ao País. A meta, ressalta ele, é a de lançar pelo menos 25 novas soluções até 2024.

 

Fonte: Agrolink  14.10. 2021

Parceiros 2024