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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Marca portuguesa Clean Essence oferece nova linha

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A marca portuguesa Clean Essence acaba de lançar a a nova gama ECO, que conta com dois novos produtos: ECO Lava Chão e ECO Spray e Recargas Multiusos.

“Dois produtos inovadores que privilegiam a reutilização, a utilização de embalagens mais ecológicas e a incorporação de materiais reciclados nas mesmas“, refere em comunicado.

Para gerente de marketing, Vanda Fazendeiro, “não basta falar no que toca ao ambiente, é preciso agir. É por isso que estamos numa constante procura de soluções que minimizem o impacto no nosso meio ambiente. Com a Clean Essence, ambicionamos revolucionar o mundo da limpeza do lar, sem comprometer o nosso planeta”.

O ECO Lava Chão é apresentado como uma nova forma de lavar o chão, mais prática, simples e, sobretudo, mais ecológica. Com apenas uma cápsula, que se deve colocar dentro de um balde com cinco litros de água quente, permite lavar qualquer tipo de superfície com uma só passagem e com um agradável aroma.

Mais fácil de transportar, sempre com a dose certa e, acima de tudo, mais ecológico, com menos 85% de plástico versus uma embalagem convencional de lava-tudo, devido ao seu peso leve, ajuda a minimizar as emissões de gases com efeito de estufa durante o transporte. Está disponível em três aromas: Marinho, Lavanda e Maçã Verde.

O ECO Spray e Recargas Multiusos, por sua vez, veio tornar a limpeza de superfícies, como bancadas, móveis e casa de banho, numa limpeza ecológica. Ao combinar com a recarga, permite reutilizar a mesma garrafa de spray, sendo que basta colocar 750 mililitros de água dentro da garrafa, adicionar a cápsula e está pronto a utilizar.

Fonte: Grande Consumo  20.10. 2021

Apple lança paninho para limpeza de telas

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Não foram somente os MacBooks que causaram polêmica no último lançamento da Apple, na segunda-feira (18). A marca também colocou à venda um pano de polimento.

Em seu site, a empresa afirma que o acessório é “feito com material macio e não abrasivo” e que “pode ser usado com segurança e eficiência em qualquer tela Apple”.

Nas redes sociais, usuários fizeram piadas com o preço do produto. O portal G1 destacou algumas publicações: “Imagina quanto não vai custar um Pano Pro!”, escreveu um deles. “Será que se eu jogar ele no chão ele limpa minha casa sozinho?”, brincou outro.

 

Fonte: Clic RBS  18.10. 2021

Solução natural de limpeza institucional é lançada na Austrália

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Force of Nature, uma marca de limpeza livre de tóxicos, está lançando sua nova solução de limpeza não tóxica Force of Nature Pro de tamanho comercial para empresas e organizações de todos os tamanhos, incluindo hospitais, escolas, creches, fornecedores de serviços de alimentação, ginásios e hotéis.

A marca está tornando mais fácil para empresas e organizações tornarem suas instalações e locais de trabalho livres de toxinas e ecologicamente corretos, ajudando-os a eliminar as garrafas plásticas descartáveis ​​e a reduzir o desperdício de plástico em 97%.

Force of Nature Pro é um aparelho que usa eletricidade para criar um produto de limpeza, desodorizante e desinfetante e desinfetante registrados pela EPA. O Pro Electrolyzer usa um revestimento de malha proprietária contendo metais de terras raras para catalisar a conversão de água da torneira, além de uma cápsula de apenas sal, água e vinagre em um poderoso limpador faz-tudo e eliminador de patógenos. Sal, água e vinagre são convertidos em água eletrolisada quando uma corrente elétrica altera a composição química da solução em dois novos ingredientes: ácido hipocloroso, o antimicrobiano que mata germes e odores, e hidróxido de sódio, o detergente que dissolve a gordura, fuligem, sujeira, espuma de sabão e resíduos.

Esta solução de limpeza atóxica all-in-one é poderosa o suficiente para substituir todos os produtos químicos de limpeza que as empresas mais usam: alvejante, produtos de limpeza para todos os fins, desodorizantes, sprays desinfetantes e wipes, desinfetantes e produtos de limpeza de vidros e banheiros. Foi comprovado em testes independentes de terceiros ser tão eficaz quanto às marcas líderes em tudo, desde vidro, graxa e odores a espuma de sabão, tapetes e óleo. Mais importante ainda, Force of Nature Pro mata 99,9% dos germes.

 

Fonte: Inside FMCG 20.10. 2021

Safely apresenta linha natural de cuidados com a louça

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A Safely, cofundada Kris Jenner e Emma Grede,  anunciou o lançamento de sua Dish Collection, uma linha de produtos liderada por seu lava-louças e quatro acessórios para louça e cozinha.

“Nossa missão sempre foi elevar a experiência de limpeza para todos os americanos e fazer produtos bonitos que funcionem excepcionalmente bem sem o uso de produtos químicos agressivos”, disse Emma. “The Dish Collection é uma continuação desta missão de desenvolver a fragrância Safely que os nossos clientes adoram”.

A Safely Dish Collection é lançada com cinco produtos que vão de lava-louças a escovas e panos de limpeza, algodão orgânico, madeira de bétula, fibras de palmeira e mais ingredientes que não agridem o meio ambiente.

Com segurança originalmente lançado em março de 2021 com seis produtos essenciais com ingredientes premium e fragrâncias luxuosas. Mais recentemente, a marca fez sua estreia física em mais de 750 lojas Bed Bath & Beyond em todo o país, bem como em buybuy BABY and Harmon Stores, Inc com sua linha original de sabonete, desinfetante para as mãos, creme para as mãos, limpador universal , limpador de vidros e sabão em pó para uso diário.

“Estou tão animado para que todos experimentem a nova Dish Collection da Safelyr. Estamos expandindo nossa linha de produtos para tornar ainda mais fácil para os americanos limparem toda a sua casa com produtos luxuosos, seguros e de alta qualidade. Espere até sentir o cheiro”.

 

 

Fonte: Happi  15.10.2021

Unilever lança marca de purificação de água no mercado americano

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A Unilever está lançando o  Pureit, um sistema de purificação de água para uso doméstico, no mercado americano.

O sistema utiliza uma combinação de materiais anti-incrustantes e filtros de osmose reversa e de carbono para fornecer água mais limpa e fresca.

“Acreditamos que o acesso à água potável deve estar disponível para todas as residências”, disse Mads Budde, diretor global de P&D, água e bem-estar do ar da Unilever. “A oportunidade de trazer nosso produto para o mercado dos EUA nos permite impactar a maneira como as famílias se hidratam e ajuda a garantir que as famílias tenham acesso a água mais limpa e mais pura”.

O purificador de água de osmose reversa Pureit 5 Series, um design compacto sem tanque, é certificado pelos padrões Gold Seal da Water Quality Association (WQA).

“A série 5 oferece aos consumidores uma maneira conveniente de acessar água mais fresca diariamente”, disse Budde. “A tecnologia de filtração DURAVita exclusiva da Pureit inclui três filtros primários que fornecem cinco camadas de filtração para reduzir germes, bactérias e remover mais de 90% do total de sólidos dissolvidos (TDS) e 99% de metais pesados ​​selecionados”.

A Unilever afirma que a tecnologia de filtragem DuraVita exclusiva da Pureit não desaparece com o tempo. A Série 5 produz água filtrada de até 7.000 litros antes de ser necessária a substituição do filtro

 

Fonte: Happi  13.10. 2021

Radiante apresenta novos produtos para roupas finas e inova com novos limpadores

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A Indústria Radiante segue alinhada às principais demandas do mercado de limpeza doméstica e novamente inova em três categorias com alto grau de qualidade. 

A primeira delas é um dos grandes desafios do ano da indústria que traz dois novos produtos para a linha de roupas finas e delicadas, os lava-roupas especiais coco e suave. No auxilio a limpeza pesada a Radiante inova em um mercado com alta demanda e lança os limpadores em gel pinho, lavanda e capim limão. Ainda na categoria de limpadores, o limpa inox vem para expandir o segmento que é um dos mais tradicionais com o limpa alumínio da marca Polial.

Usar um produto de qualidade e específico faz toda diferença para a durabilidade das roupas. Peças íntimas, finas e delicadas merecem um cuidado Premium, pensando nisso, a Indústria Radiante apresenta como grande novidade nesse segundo semestre do ano, duas versões do novo lava-roupas especial: Coco e Suave. O produto possui uma formulação específica com enzimas especiais que garantem duas vezes mais maciez e proteção. O lava-roupas especial coco é direcionado às roupas finas e delicadas de bebês, já o lava-roupas especial Suave é destinado às roupas íntimas femininas.

Além disso, chegaram os novos Limpadores Gel Radiante nas fragrâncias Pinho, Lavanda e Capim Limão, para reforçar ainda mais a limpeza pesada na sua casa. É fácil de usar e muito econômico. Eles podem ser usados para limpar qualquer parte da casa, principalmente as que precisam de uma faxina mais pesada, como pisos, calçadas, banheiros, etc. Limpa, desinfeta, perfuma e dá brilho.

Por fim, a última novidade é o novo Limpa-Inox, da linha Polial. Ele vai deixar seus utensílios de inox brilhando e limpos como se fossem novos. Não precisa fazer força ou arranhar a superfície. É só deixar o produto agir e pronto: tá tinindo.

Franquia de lavanderia econômica cresce com serviços a partir de R$ 2

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eLav, rede mineira que já tem operações em 18 estados brasileiros

Após uma viagem para a Europa, em 2014, o empreendedor mineiro Fernando Reis Vigato, 36 anos, chegou ao Brasil com a ideia de mudar o conceito de que “lavanderia é coisa de gente rica”. Assim, criou a eLav, rede de franquias que pretende democratizar a proposta. Hoje, são 55 unidades, entre inauguradas e em implantação, em 18 estados, e a projeção é encerrar o ano com um faturamento de R$ 4,5 milhões.

A primeira unidade foi aberta em Varginha (MG), em 2015. Vigato já tinha sido franqueado de uma rede de serviços educacionais por alguns anos, então, conta que sabia o que priorizar para a formatação do negócio. Desde o início, o plano não era competir com marcas consolidadas, como 5àSec ou as franquias da Omo, mas ocupar espaços menos abastecidos pelo serviço.

Ele fez questão de estudar maneiras de inserir plataformas educacionais no negócio, tanto para os treinamentos iniciais como para as atualizações periódicas. “O franqueado aprende a empreender e a se desenvolver profissionalmente e tem acesso a todos os processos específicos do segmento de lavanderia, com os detalhes necessários para obter sucesso no negócio”, afirma.

Uma saída para baratear os custos, a ponto de reduzir o investimento inicial do franqueado e os preços para o consumidor final, foi focar em economia de recursos, como água e energia elétrica — muito antes de se falar em crise hídrica. “Não é somente um hábito saudável, mas uma grande responsabilidade com o futuro.” Com os processos adotados pela marca, Vigato afirma que consegue economizaar 40% de água. O preço médio por peça de roupa é a partir de R$ 4, mas, dentro do plano mensal, dependendo da localização da unidade, o serviço de lavagem e passagem pode sair por R$ 2 por item.

Ele passou quatro anos formatando o modelo que considerava ideal antes de franquear. O objetivo era tornar a franquia mais barata, com um investimento que a enquadrasse como microfranquia. O aporte inicial para unidades da eLav varia entre R$ 59 mil e R$ 69 mil e já inclui tudo: taxa de franquia, capital de giro, reformas, insumos e máquinas.

De acordo com Vigato, o negócio não teve grandes impactos por conta da pandemia. Como os clientes já mantinham um vínculo com as unidades, com planos mensais, as vendas continuaram por meio de ferramentas de delivery. “A venda de franquias foi afetada, mas agora está voltando.”

O empreendedor vê espaço para crescer amparado na necessidade de economia doméstica e na oferta de casas cada vez menores. “O cliente experimenta e vê que economiza”, diz. De acordo com o último dado divulgado pelo Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo (Sindilav), de 2018, apenas 4% da população brasileira economicamente ativa utilizava lavanderias na ocasião — mas a entidade via 20% da população como público em potencial.

 

Fonte: PEGN  13.10.2021

Unilever PRO ultrapassa a marca de 100 mil estabelecimentos atendidos no setor de limpeza profissional

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A Unilever PRO, marca de produtos de limpeza profissionais da Unilever, ultrapassou 100 mil estabelecimentos atendidos em seus três anos de atuação.

Impulsionada pelo aumento e rigidez dos protocolos sanitários no combate à pandemia Covid-19, a marca vem ganhando destaque no segmento, mirando a liderança do mercado de limpeza profissional nos próximos anos, segundo Guilherme Machado, Gerente de Marketing.

Já nas primeiras semanas de março de 2020, quando a pandemia começava a se espalhar pelo mundo, as vendas de desinfetantes para as mãos aumentaram 470% segundo pesquisa realizada pela Nielsen. Dados recentes da Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Limpeza Profissional) apontam que há mais de 5,3 mil empresas de distribuição comercializando produtos de higiene, limpeza e conservação domiciliar no País.

Com produtos que atendem de lavanderias e restaurantes a hospitais e hotéis, a Unilever PRO abastece seus clientes via cadeia varejista. “Nós temos uma grande carteira de parceiros distribuidores autorizados por todo o país e estamos presentes nos principais atacados do Brasil. Além de disponibilizarmos a compra pelo site oficial, mediante cadastro simples por estabelecimentos comerciais que possuam CNPJ ou CPF de Profissional Liberal”, explica Machado.

De acordo com Guilherme Machado, os números pré-pandemia já mostravam uma rota de crescimento, mas com o momento global de combate ao Coronavírus e os protocolos de segurança sanitária que foram reforçados, principalmente nos setores de serviços, o segmento estará em evidência por muitos anos ainda.

Programa Higienizado e Seguro

Criado no início da pandemia, o Programa Higienizado e Seguro, da Unilever PRO, que concede o selo da campanha aos estabelecimentos que adquirem o Kit de Higienização e Desinfecção seguindo o plano de boas práticas, sob os protocolos sanitários mais rigorosos, já chegou à marca de 20 mil certificados e selos emitidos. “Os selos mostram para os consumidores que aquele local se compromete em seguir o protocolo de recomendação e uso mantendo seu ambiente em perfeitas condições de desinfecção, inclusive com o cuidado de aplicar os produtos adequados neste processo de limpeza”, comenta Machado.

Universidade do Restaurante

A Universidade do Restaurante, plataforma online que oferece cursos gratuitos, foi desenvolvida para inspirar e transformar o setor de food service com informações que vão desde como abrir estabelecimentos gastronômicos, até como melhorar a gestão desse tipo de negócio. As aulas online são ministradas por instituições renomadas do setor, como SENAI, SENAC, Abrasel, Bureau Veritas e Le Cordon Bleu.

Liderança em lavanderias

Em menos de três anos a Unilever PRO alcançou a liderança de mercado entre as lavanderias comerciais, com seu portfólio composto por OMO e Comfort Lavanderia 10L e potencializa esse posicionamento com seu lançamento mais recente, a linha Perfect White, voltada ao tratamento de tecidos brancos, que, segundo Guilherme Machado, é uma das grandes apostas do semestre.

“Unilever PRO trouxe para o mercado profissional todo o poder e a tecnologia de marcas consagradas e amadas pelo consumidor final, como OMO, Comfort, CIF e Brilhante. A confiança na qualidade dos produtos, atrelada ao exponencial alcance da transformação digital acelerada pela pandemia nos permite subir a régua rapidamente”, finaliza o executivo.

Unilever PRO está, desde abril de 2018, investindo em tecnologia de ponta para oferecer as melhores e mais seguras soluções de limpeza para tecidos e superfícies. Os produtos da linha profissional Unilever estão disponíveis em embalagens de 2, 5, 7 e 10 litros para atender a demanda de lavanderias, restaurantes, bares, serviços de limpeza e conservação, hotéis, motéis, consultórios e prestadores de serviços em geral. Muitas das fórmulas das marcas mais renomadas do Brasil, como OMO, Comfort, Brilhante e CIF foram aperfeiçoadas para proporcionarem performance máxima aos negócios que prezam pelo desempenho de seus serviços, higiene dos seus estabelecimentos e saúde dos seus colaboradores.

Fonte: Tudo Rondônia  09.10.2021

ABIPLA revisa projeção de crescimento para setor de produtos de limpeza em 2021

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Entidade, que representa os fabricantes de produtos de limpeza, anunciou que o setor deve fechar ano com crescimento de 2%. A previsão inicial era de uma alta de 3% a 3,5% em 2021.

A pressão de preços em matérias-primas e os aumentos sucessivos nos custos de energia elétrica e combustíveis fizeram com que a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional revisasse as expectativas de crescimento para o setor neste ano. Enquanto a previsão inicial era de que a produção de saneantes crescesse entre 3% e 3,5% em 2021, agora, a entidade estima um incremento de 2% no período. “Ainda é um bom resultado, visto que encerramos 2020 estáveis em relação a 2019, enquanto o PIB nacional caiu 4,1% e a produção industrial brasileira teve baixa de 4,9% no ano passado”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA.

 Engler aponta que o principal desafio que o setor enfrenta, neste ano, é a alta nos custos de insumos, embalagens, combustíveis e energia. “Nossos produtos são muito sensíveis a preços e, por isso, os fabricantes têm sacrificado margens para se manter competitivos e não repassar, na integralidade, os aumentos nos custos de produção. Tanto que, se observarmos o IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, vemos que a cesta de produtos de limpeza teve alta de 3,19%, no acumulado até agosto. Já o IPCA geral aponta alta de 5,54%. Também na comparação com o INPC- Índice Nacional de Preços ao Consumidor, enquanto a inflação geral foi de 5,79%, os percentuais da cesta de produtos de limpeza foram de 3,24%. Ou seja, a inflação de produtos de limpeza é, consideravelmente, menor do que a dos índices gerais de inflação”, avalia.

 Investimentos e empregos

Mesmo com a redução da projeção de crescimento para o ano, o diretor executivo da ABIPLA afirma que muitas empresas do setor têm investido em novas unidades e em lançamentos de produtos. “Houve inauguração de algumas fábricas de médio e grande portes neste ano, o que é uma notícia muito boa para a economia brasileira, já que a indústria de limpeza é bastante dinâmica, tecnológica e geradora de empregos. Nosso setor tem atravessado a pandemia com estabilidade em empregos, inaugurando novas plantas e investindo em novos produtos”, comenta Engler.

 Os investimentos do setor convergem com um estudo recente da Euromonitor, que aponta que o Brasil tem potencial para se tornar o quarto maior mercado mundial de produtos de limpeza até 2025 – atualmente, ocupa a sexta posição. Além disso, o gasto, por habitante, em produtos de limpeza, no País, ainda é baixo, mesmo quando comparado a países da América do Sul. “Hoje, cada brasileiro gasta cerca de US$ 89 em saneantes. Na Argentina, por exemplo, o gasto é de US$ 200 e, no Chile, de US$ 170. Isso é uma mostra de que há muito potencial de crescimento no País”, conclui o diretor executivo da ABIPLA.

Pesquisadores criam novo revestimento para piso com propriedades autolimpantes

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O material, à base de dióxido de titânio, degrada gordura, sujeira e poluentes que se depositam na superfície dos pisos

Pesquisadores criaram um novo revestimento, à base de compostos de dióxido de titânio e sílica com propriedades autolimpantes, para ser aplicado em pisos cerâmicos. O material permite que os pisos, após terem contato com fontes de luz, degradem poeira, gordura, resquícios de remédios e poluentes atmosféricos que se depositam em sua superfície.

Os resultados obtidos por cientistas do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP e do Instituto de Química (IQ) da Unesp, em Araraquara, geraram artigo publicado na revista científica internacional Materials Advances, da Royal Society of Chemistry.

Segundo os cientistas, o novo revestimento poderá ajudar na manutenção da limpeza de residências e hospitais, gerando até mesmo economia com a higienização dos espaços.

Os pesquisadores estão abertos a parcerias com a indústria para que o novo material seja inserido no mercado.

O revestimento é formado por nanopartículas de sílica (SiO₂) e dióxido de titânio (TiO2), dois compostos que são encontrados na natureza na forma de minerais. Para testar a eficiência da solução, os pesquisadores prepararam um experimento com dois grupos de peças cerâmicas: um com pisos que imitam os convencionais vendidos no mercado e outro com pisos tratados com o novo revestimento.

Os cientistas simularam um processo de degradação, aplicando um corante lilás às peças. Após 30 minutos de iluminação com radiação ultravioleta, os resultados mostraram que, enquanto os pisos comerciais degradaram apenas 30% do corante, os materiais com o novo revestimento limparam 90% da tinta.

“Os pisos autolimpantes vendidos atualmente no mercado são revestidos apenas com dióxido de titânio e possuem funções de limpeza limitadas. Isso porque, durante a fabricação das peças, elas são submetidas a processos de queima industrial que podem chegar a 1.200ºC, afetando o material”, explica Ubirajara Rodrigues Filho, professor do IQSC e um dos autores do trabalho. “Quando os pisos cerâmicos são expostos a altas temperaturas, o dióxido de titânio se transforma e suas propriedades autolimpantes diminuem”, conta o docente.

Por conta dessa limitação, os pesquisadores precisaram buscar alternativas para garantir que as peças suportassem o superaquecimento, que é fundamental para que as cerâmicas resistam a riscos, absorvam menos água e suportem melhor o peso, além de favorecer a fixação adequada de seus componentes. Após uma série de estudos, eles encontraram na sílica a solução, pois descobriram que o material de baixo custo, quando utilizado em conjunto com o dióxido de titânio, conferia mais estabilidade térmica ao revestimento. Nos testes realizados com peças que foram submetidas a temperaturas de 1.200ºC, os pesquisadores observaram que a sílica não só protegeu o dióxido de titânio, evitando que ele perdesse suas propriedades, como até aumentou a atividade autolimpante do revestimento.

Ação do revestimento

A função de autolimpeza ocorre, basicamente, pela atuação do dióxido de titânio, material capaz de absorver energia de fontes de luz para realizar determinada tarefa; no caso do revestimento para pisos, a de degradar poluentes orgânicos. Quando o piso é exposto à radiação ultravioleta (que pode vir do Sol, por exemplo), ele transforma essa radiação em energia química para degradar a sujeira. Na prática, isso auxilia na higienização dos locais, garantindo mais segurança, além de evitar o desgaste estético dos pisos. “Em ambientes externos, por exemplo, o revestimento pode ser útil para preservar estruturas e paredes de edifícios, pois evita o acúmulo de contaminantes”, explica Elias Paiva Ferreira Neto, pesquisador do IQ e um dos autores da pesquisa.

 “Você pode ativar luz ultravioleta em uma sala hospitalar para que o dióxido de titânio presente nos pisos limpe a matéria orgânica em sua superfície, permitindo, inclusive, a economia de produtos de limpeza. Outra aplicação seria em casa, em um piso externo de uma churrasqueira, cenário em que a luz incidiria na cerâmica fazendo com que ela degrade gordura e poeira”, comenta o engenheiro de materiais formado pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, Victor Martinez, que participou do trabalho durante sua iniciação científica (IC) realizada no laboratório do professor Ubirajara.

Nos próximos passos do estudo, os pesquisadores pretendem verificar se o piso com o novo revestimento também possui atividade contra fungos, vírus e bactérias. Em teoria, o mecanismo responsável por degradar a sujeira também pode atuar na desinfecção das peças, eliminando agentes patológicos. Caso essa nova função seja comprovada, as novas cerâmicas poderiam, além de limpar compostos orgânicos, ajudar na esterilização de ambientes.

O trabalho contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Além de pesquisadores do IQSC-USP e do IQ-Unesp, participaram do trabalho cientistas do Instituto de Física da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Unesp, em Rio Claro, do Instituto Fraunhofer de Tecnologia de Manufatura e Materiais Avançados, na Alemanha, e do Instituto de Química da Universidade de Peshawar, no Paquistão.

 

 

 

Fonte: Jornal da USP  07.10.2021

Alta nos produtos de limpeza atinge 10% em 12 meses, diz IBGE

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Economista explica que o setor sofre com os aumentos da indústria química

A alta no preço do barril de petróleo no mercado internacional não deixou só o combustível mais caro. Ela aparece até nas prateleiras dos produtos de limpeza.

Segundo o IBGE, no acumulado dos últimos 12 meses, a alta foi de mais de 10%. A esponja de lavar louças, essencial na cozinha, teve o maior reajuste: 16,5%. Seguida do sabão em barra e do detergente. A principal explicação para alta vem do exterior.

“A indústria química fornece os insumos para indústria dos produtos de limpeza. Então, toda vez que a gente vê elevação no preço do petróleo, e dos seus derivados, a gente tem aí, ao longo da cadeia, também, um aumento generalizado de preços que acabam impactando o consumidor final”, explica a economista Tatiana Aleixo.

Uma empresa fabrica 60 tipos de produtos para limpeza. O limpa pedras teve reajuste de mais de 50% desde o início da pandemia. É que os ácidos, solventes e glicerina, que são matéria-prima do produto, tiveram alta.

Já na produção do cloro, o que pesou para o aumento foi a embalagem. O galão de 5 litros, que antes era revendido por R$ 15, agora custa R$ 25,70. Na água sanitária, o aumento foi de mais de 100%.

“Teve embalagens que sofreram até 140%, onerando muito no custo do produto. Teve uma grande desvalorização do real, e todas as matérias-primas para a produção de embalagens, são em dólar”, afirma o gerente comercial Michel Eustáquio.

 

Fonte: G1  11.10.2021

Cleaning Coalition oferece guia de reabertura para empresas de Nova York

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Com as empresas de Wall Street e Main Street lutando com casos crescentes de COVID-19, 44 por cento das empresas de Nova York atrasaram oficialmente seus planos de retorno ao escritório até outubro e, em alguns casos, até 2022.

À medida que a variante Delta continua a se espalhar nos Estados Unidos, o setor imobiliário, os gerentes de instalações, os empregadores e os ocupantes dos edifícios devem repensar suas melhores práticas e adotar uma visão mais holística da segurança que priorize a saúde do trabalhador.

Com isso em mente, a Cleaning Coalition of America, um grupo comercial que representa os profissionais de serviços de limpeza em todo o país, lançou o Clean Slate: um guia de reabertura para empresas de Nova York. O white paper, desenvolvido em coordenação com especialistas independentes em doenças infecciosas e higiene ambiental, descreve recomendações de como as empresas podem manter um local de trabalho seguro e saudável e mitigar a disseminação de vírus.

“A pandemia colocou muito estresse sobre os proprietários de empresas, e descobrir o processo e os procedimentos para a desinfecção adequada do local de trabalho pode ser um projeto opressor”, disse Josh Feinberg, presidente da Cleaning Coalition of America. “O fornece às empresas as ferramentas necessárias para manter um ambiente de trabalho saudável e garantir a segurança dos funcionários, clientes e limpadores profissionais que trabalham na linha de frente”.

Mitigando a propagação de patógenos

Os escritórios são criadouros de patógenos causadores de doenças – não apenas a Covid-19, mas outros vírus como a gripe e o resfriado comum. A contaminação de uma única área comumente tocada pode impactar entre 40% e 60% de outras superfícies em menos de meio dia – e em alguns casos dentro de duas horas. Se não mitigadas, as doenças transmitidas por escritórios podem se espalhar rapidamente e representar desafios financeiros para empresas e proprietários comerciais. A gripe sozinha cria um fardo econômico para o sistema de saúde e a sociedade de US $ 11,2 bilhões por ano, enquanto custa aos EUA aproximadamente 20 milhões de dias de trabalho por ano.

A limpeza e a desinfecção de rotina são essenciais para mitigar a disseminação de patógenos e podem reduzir as taxas de resfriado, gripe e doenças estomacais em 80%.

 

Fonte: Facility Executive  04.10.2021

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