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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Molécula sintética da erva-de-gato é eficaz para repelir insetos

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O ingrediente-chave da erva-de-gato, uma substância chamada nepetalactona, pode ser finalmente produzida de forma sintética em larga escala.

Esse produto químico é um repelente de insetos altamente eficaz, mas as plantas de erva-de-gato (Nepeta cataria) não produzem o suficiente para tornar sua produção comercialmente viável.

Repelentes de insetos eficazes podem ajudar a prevenir doenças graves, como dengue e malária. O repelente de mosquitos mais usado em todo o mundo hoje é o DEET. No entanto, algumas populações de mosquitos estão desenvolvendo resistência ao DEET, o que aumenta a necessidade da criação de alternativas.

Vários estudos já comprovaram que a nepetalactona é um repelente de insetos muito eficaz, com alguns mostrando que é até melhor do que o DEET, mas a produção em massa de uma versão barata não é viável usando a planta.

Agora, Vincent Martin e seus colegas da Universidade Concórdia (Canadá) adicionaram oito genes extras a uma cepa de levedura, incluindo algumas enzimas-chave da erva-de-gato, para criar uma via química para a produção de nepetalactona. “Ainda precisamos fazer algum trabalho para aumentar os níveis. Eu não acredito que seja um obstáculo difícil de superar”, diz Martin.

Na verdade, os pesquisadores já estão discutindo com empresas sobre o investimento necessário para desenvolver ainda mais a levedura geneticamente modificada e comercializar o processo.

Eles têm também outro probleminha mais prosaico para resolver. A erva-de-gato não tem esse nome à toa: além de repelir mosquitos e pernilongos, a nepetalactona atua como um atrativo irresistível para os gatos.

“Se você sair andando por aí com essa molécula em você, não haverá mosquitos, mas todos os gatos da vizinhança irão perseguir você? Para ser honesto, eu não sei,” disse Martin. “Isso certamente é algo que teremos que investigar”.

 

Fonte: Diário da Saúde, New Scientist  04.10.2021

Na Câmara, Abiquim defende estratégia de precificação do carbono via comércio de emissões

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No dia 1º de outubro, a Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) defendeu em audiência pública sobre o mercado de carbono, na Câmara dos Deputados, o comércio das emissões como estratégia de precificação do carbono no Brasil.

“A implementação de um sistema de precificação de emissões via mercado pode representar muitas oportunidades para a indústria brasileira e fomentar avanços para o atingimento de uma economia de baixo carbono”, declarou a diretora de Assuntos Técnicos da Abiquim, Andrea Carla Barreto Cunha.

A AP foi conduzida pelo deputado Zé Vitor (PL/MG), no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde tramita o PL 528/2021, de autoria do Deputado Marcelo Ramos (PL/AM).

“Sistemas de comércio de emissões possuem vantagens efetivas, pois privilegiam e estimulam o ambiente de negócios através de investimentos produtivos baseados em inovação, abrem oportunidades para produtos mais eficientes e eficazes para a descarbonização, destravam investimentos e protegem a competitividade dos agentes regulados. Além disso, eles contam com o inequívoco benefício de um processo de implementação gradual, e do estímulo à adoção de tecnologias cada vez mais eficientes, com menores emissões ou que capturem carbono”, afirmou a executiva.

O setor químico foi o primeiro segmento industrial no Brasil a apresentar seu posicionamento sobre o tema, em 2017. A Abiquim ressalta que um Sistema de Comércio de Emissões precisa ser adequado à realidade da economia brasileira, que seja um instrumento eficiente e efetivo para o alcance das metas de mitigação de Gases de Efeito Estufa (GEE) e para a promoção do desenvolvimento econômico que inclua todos os setores. “Defendemos que seja precedido de um estudo de impacto regulatório abrangente, que leve em conta o desenvolvimento estratégico das cadeias produtivas do presente e do futuro”, enfatizou Andrea Cunha.

A transição rumo a uma indústria de baixo carbono exige o entendimento de oportunidades e desafios potenciais, incluindo a avaliação de viabilidade técnica e econômica da redução de emissões de CO2 e de outros gases de efeito estufa, além de recursos para investimentos, e de recursos requeridos para pesquisa e inovação para operacionalizar novas tecnologias.

A Abiquim está comprometida com as discussões nacionais e internacionais sobre o tema, a exemplo de sua participação no Grupo de Liderança em Energia e Clima do Conselho Internacional das Associações de Química – ICCA, e no Comitê Consultivo do Projeto PMR Brasil, iniciativa do Ministério da Economia em parceria com o Banco Mundial, que estudou a viabilidade da implementação de instrumentos econômicos para precificação de carbono no Brasil.

“Não é possível desassociar sustentabilidade de economia e de negócios. Todos os setores industriais estão se organizando nesse sentido há vários anos. Entendemos que o Estado brasileiro já tem compromissos internacionais e precisa agora ter políticas públicas para materializá-los”, alertou Andrea Cunha.

 

 

Fonte: Abiquim  04.10.2021

 

Bom Ar se une à WWF-Brasil para restaurar biomas brasileiros

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A marca de purificadores de ar Bom Ar, da Reckitt, anunciou uma parceria de três anos com a WWF-Brasil para colaborar na restauração de biomas brasileiros, com foco para o Cerrado e da Mata Atlântica.

O projeto, que visa promover conscientização e engajamento pela proteção da natureza, trará o tema para a pauta da comunicação interna e externa por meio de campanhas de marketing e redes sociais da marca, que investirá cerca de R$ 2 milhões até 2024.

As ações de proteção irão apoiar iniciativas locais para a coleta de 4 mil toneladas de sementes na Chapada dos Veadeiros, no Cerrado, que têm o potencial de gerar 730 mil mudas de 70 espécies nativas da região, como o pequi (Caryocar brasiliense) e o baru (Dipteryx alata), a produção de mais de 86.600 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e plantar pelo menos 100 mil mudas em áreas degradadas dos dois biomas, que incluem espécies como o ipê-roxo. O projeto também envolver um trabalho em conjunto para a proteção de pelo menos 35 nascentes de água na Mata Atlântica e a criação de empregos para fomentar a economia local para 80 famílias do Cerrado.

A marca também passará a integrar a construção da “Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas”, programa de educação ambiental do WWF-Brasil que será lançado ainda em 2021 e envolverá 22 mil alunos de escolas públicas e particulares, de 1000 escolas brasileiras em iniciativas de educação ambiental até 2024.

Tesouro nacional em risco

 Os dois biomas escolhidos para o projeto foram selecionados por representarem prioridades urgentes. A Mata Atlântica é um dos biomas mais ameaçados do planeta. Apesar de manter apenas 12,5% do seu território original, possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, com 20 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais, e abriga 60% da população brasileira. Nesse bioma, o foco de atuação do projeto será a bacia do Rio Doce.

Já o Cerrado se destaca pela quantidade de espécies endêmicas –  que só existem no bioma – , com 12.070 espécies de plantas nativas catalogadas e 251 espécies de mamíferos registradas. Sua importância também está relacionada aos serviços ecossistêmicos: o bioma armazena 13,7 bilhões de toneladas de CO2 e contém nascentes de oitos das doze bacias hidrográficas brasileiras. Porém, hoje, apenas 8% dele é oficialmente protegido – menos de 3% sob proteção integral – e restam apenas 56% da sua cobertura nativa.

 

Fonte: Meio & Mensagem  05.10.2021

É baixo o risco de pegar Covid em banheiros públicos, diz estudo

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Um estudo australiano não encontrou evidências de que patógenos como a Covid-19 possam ser transmitidos pelo ar em banheiros públicos.

O artigo revisado por pares, publicado na Science of The Total Environment , analisou 38 estudos de 13 países entre 2000 e 2020 para determinar o risco de transmissão viral e bacteriana em banheiros públicos. Vários modos de transmissão possíveis foram considerados, incluindo inalação e contato de superfície.

O uso de secadores de mãos e aerossolização de sistemas de descarga apresentam alguns riscos, de acordo com o professor líder do estudo Sotiris Vardoulakis, mas as chances de transmissão foram consideradas baixas, desde que bons protocolos de higiene fossem mantidos.

“Percebemos que as pessoas estão preocupadas com o uso de banheiros públicos durante a pandemia”, disse Vardoulakis. “Mas se você minimizar seu tempo no banheiro,lavar e secar as mãos adequadamente e não usar o celular, comer ou beber, os riscos devem permanecer baixos”.

Amostras ambientais de banheiros em alas Covid-19 em Cingapura, China, Inglaterra e Itália revelaram a presença do vírus quando testadas. No entanto, Vardoulakis apontou que a contaminação era diferente da transmissão.

Ele disse que há vários motivos pelos quais os banheiros apresentam um baixo nível de risco. “As pessoas não passam muito tempo em banheiros e não interagem com outras”, disse ele.

“E o mais importante, os aerossóis que você pode inalar ao dar descarga vêm de seus próprios dejetos humanos. O risco de contaminação cruzada não é muito alto.”

O estudo faz 25 recomendações para reduzir a contaminação do banheiro público e os riscos de transmissão, incluindo a mudança para sistemas de descarga automática, fechar a tampa do vaso sanitário antes de dar descarga, instalação de portas elétricas e introdução de entradas sem porta.

 

Fonte: European Cleaning Journal  06.10. 2021

Purificadores de ar: o cheiro do sucesso

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Um purificador de ar deve ser capaz de criar uma sensação de bem-estar e evocar memórias nostálgicas de tempos passados? Ou deveria simplesmente ser capaz de mascarar odores ruins?

A razão tradicional para usar um ambientador é para disfarçar os cheiros ruins. É por isso que são particularmente populares em banheiros, lares de idosos e ambientes semelhantes onde podem ocorrer maus cheiros.

Mas a indústria de ambientadores está se tornando mais sofisticada o tempo todo, e os sistemas de fragrância de hoje estão cada vez mais sendo usados ​​para transmitir mensagens subliminares. Alguns têm como objetivo desencadear memórias felizes na mente do destinatário, enquanto outros tentarão revigorar ou promover um humor otimista. E algumas fragrâncias são desenvolvidas especificamente para persuadir as pessoas a doar seu dinheiro.

Então, como é um produto de fragrância de ar de sucesso hoje, no que diz respeito aos fabricantes?

A resposta é simples: os sistemas de tratamento de ar devem ser capazes de atender aos requisitos específicos do cliente, de acordo com o diretor de vendas da Prodifa, Remi Peretti. “As duas necessidades do cliente igualmente importantes são melhorar o ambiente de um edifício e eliminar a percepção de um odor irritante e desagradável”, disse ele. “E para criar uma atmosfera acolhedora é imperativo combater os cheiros ruins de antemão.”

Ele diz que uma fragrância cítrica à base de óleos essenciais é a solução ideal para remover odores de ambientes como banheiros movimentados. “Os aromas cítricos são naturalmente destruidores de odores, ao mesmo tempo em que ajudam a criar uma atmosfera olfativa agradável”, disse ele. “Aromas doces, como baunilha ou caramelo, por outro lado – embora sejam fortes e duradouros – podem se misturar de forma desagradável com os odores”.

Segundo Peretti, um sistema de purificação de ar bem-sucedido evoca uma sensação de bem-estar no cliente ou visitante, consciente ou inconsciente. “Isso se traduzirá no desejo de ficar por mais tempo em uma instalação ou retornar em uma data posterior, o que potencialmente levará a um maior consumo em um restaurante ou loja”, disse ele.

Impacto imediato

Alguns aromas são projetados para ter um impacto muito mais imediato sobre o desejo de compra do cliente, acrescenta. “Por exemplo, o cheiro de um waffle em um shopping center, um pão de canela em uma barraca de mercado ou o aroma de roupa limpa na seção de máquina de lavar de uma loja de linha branca podem levar a vendas”, disse ele.

“Outra marca registrada de um sistema de purificação de ar de sucesso é a capacidade de criar uma assinatura olfativa – uma que permite ao cliente identificar instintivamente uma rede de hotéis, marca de roupas ou concessionária de automóveis, mesmo sem estar ciente disso”. A Prodifa está constantemente desenvolvendo assinaturas olfativas para grandes marcas, diz ele.

O marketing olfativo é a chave para qualquer sistema de melhoria de ambiente bem-sucedido, de acordo com Peretti. “As empresas estão finalmente começando a entender a importância desse fenômeno”, disse ele.

Ele acrescenta que as necessidades específicas do usuário são a principal consideração quando se chega a um sistema de dispensação bem-sucedido. “A escolha do sistema vai depender da área a ser tratada ou cheirada”, disse. “Para combater odores recorrentes por um longo período, por exemplo, é imprescindível a escolha de um sistema de difusão automático. Os sistemas de difusão manual são úteis apenas para eliminar odores ocasionais e, portanto, não são adequados para a maioria dos clientes profissionais”.

O CEP da Vectair Systems, Peter Lipke, concorda que um bom sistema de purificação de ar deve atender às necessidades do cliente em questão. “Por exemplo, um hotel pode optar por uma fragrância sutil com a qual os hóspedes se conectarão e que rapidamente ficará impressa na mente subconsciente do cliente, enquanto as lojas de varejo e cassinos provavelmente preferem fragrâncias fortes e identificáveis ​​que incentivem os clientes a gastar mais dinheiro”, ele disse. “Um cassino de Las Vegas sobre o qual ouvi falar observou um aumento de 45% na receita das máquinas caça-níqueis depois de perfumar a sala de jogos com um aroma ambiente agradável. Os fabricantes devem, portanto, garantir que têm a experiência necessária para recomendar o produto certo ao cliente para o ambiente em questão”.

 

Fonte: European Cleaning Journal  01.10.2021

Embalagens de aço: oportunidades sociais e ambientais

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Pesquisas mostram que embalagens de aço têm potencial para fazer parte de produtos que podem operar em ciclo fechado de produção de maneira infinita

O novo paradigma de produção e consumo baseia-se em modelos inspirados nos conceitos de circularidades dos materiais, em que as matérias-primas pós-consumo são reinseridas nas respectivas cadeias de valor. Pesquisas recentes mostram que as embalagens de aço têm um grande potencial para fazer parte de um grupo de produtos que podem operar em ciclo fechado de produção de maneira infinita. Além disso, a cadeia do aço também se mostra muito versátil, com embalagens pós-consumo podendo se transformar em quaisquer outros produtos de aço. Assim, por exemplo, podem se transformar em uma geladeira, que, por sua vez, pode se tornar uma porta de carro que, posteriormente, voltará a ser uma embalagem.

Por se tratar de um material tão polivalente e com alta liquidez, a demanda supera a oferta para a sucata, de tal forma a se concretizar como um mecanismo importante de renda para um grupo de coletores e cooperativas de triagem. Esses indivíduos e organizações podem compor e ampliar suas rendas familiares, de tal forma a alinhar impacto social e ambiental de forma sinérgica. O papel ativo e articulado de uma rede de coletores e cooperativas evita que as embalagens cheguem aos aterros sanitários ou que sejam descartadas de forma danosa ao meio ambiente, impactando a saúde e o bem-estar das pessoas.

No Brasil, a taxa de reciclagem do aço ainda é de 47,3%, aproximadamente a metade do que é na Europa, o que demonstra um grande potencial a ser explorado para gerar impacto social e ambiental duradouro. Em pesquisa realizada recentemente no programa de pós-graduação do Insper, identificamos as principais barreiras para explorar a circularidade das embalagens de aço. Uma das principais lacunas encontradas atualmente é o conhecimento limitado sobre os impactos e potenciais sociais e ambientais da circularidade do aço por parte do consumidor final e dos(as) principais tomadores(as) de decisão, tanto no poder público quanto no privado.

De uma forma geral, investimentos e iniciativas bem-estruturadas em educação ambiental em diferentes fases da formação formal e informal de crianças, jovens e adultos têm um grande potencial de reverter esse quadro. No limite, a sociedade pode passar a contar com residências e organizações mais conscientes, aumentando a renda de coletores, diminuindo a demanda por aterros sanitários, reduzindo consumo de energia e gerando menor pressão sobre recursos naturais virgens.

Além do trabalho de conscientização e educação do consumidor, a pesquisa aponta para a necessidade dos fabricantes de embalagem e de produtos que usam embalagens de aço se comprometerem com um trabalho mais proativo. São necessários investimentos em campanhas de descarte seletivo, na formalidade e capilaridade do setor de coleta e, como ponto primordial, o desenho de incentivos que valorizem a sucata para aqueles que dela sobrevivem, em particular, as populações mais vulneráveis.

Dessa forma, a economia circular passa necessariamente por um trabalho conjunto. É necessário garantir que formuladores de política pública, sociedade e empresas trilhem juntos essa jornada, cooperando e inovando em conjunto, com foco em alcançar todo potencial de impacto social e ambiental que a circularidade possibilita.

 

Por Juarez Castro, Vinícius Picanço e André Duarte
Fonte: Exame 01.10.2021

Tupperware lança Difusor Ultrassônico e Óleos Essenciais

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A linha Tupperware Home, lançada em setembro, tem foco em bem-estar e em outros cômodos da casa

A Tupperware faz parte da vida dos brasileiros há 45 anos, apostando em inovação para trazer soluções exclusivas que tornam a rotina das pessoas dentro da cozinha mais prática. Atenta às novas tendências e perfis de consumidores, a marca vai expandir o seu portfólio, ocupando novos cômodos da casa com o lançamento de Tupperware Home, uma categoria inovadora com produtos voltados para o consumo consciente.

Há mais de um ano e meio, o lar ganhou um novo significado e se tornou também espaço de escritório, escola e até academia, despertando novas necessidades e comportamentos do consumidor que, agora, precisa criar também um ambiente acolhedor e de descanso em casa. Pensando nisso, a marca desenvolveu soluções que vão transformar os momentos dentro do lar em experiências únicas, garantindo mais conforto e relaxamento.

“O brasileiro tem uma relação de muita confiança e carinho com a Tupperware e conhece a qualidade dos seus produtos, que há 45 anos fazem parte da sua rotina na cozinha. Agora, estamos ampliando nosso portfólio, lançando um olhar mais atento sobre os demais momentos na vida do consumidor e desenvolvendo produtos que vão fazer parte de novas histórias. Tupperware Home é um convite para cuidar mais do bem-estar e tornar a casa um ambiente mais agradável e acolhedor”, conta Cristina Goto, Diretora de Marketing da Tupperware Brands Brasil.

A novidade traz também uma oportunidade de crescimento no mercado brasileiro, alcançando novas jornadas de compras e garantindo novas vendas aos Consultores. “A marca vai conquistar ainda mais visibilidade e nossa Força de Vendas terá a chance de se conectar com novos perfis de consumidores com diferentes comportamentos e lifestyle, além de conseguir trazer soluções para outras necessidades dos seus clientes tradicionais, que já conhecem e confiam na qualidade da marca”, completa a Diretora.

Tupperware® Home está disponível no mercado a partir de setembro. Os primeiros produtos da linha são: Difusor Elétrico Ultrassônico e Óleo Essencial, com fórmula 100% natural, disponível em duas fragrâncias.

Sobre os produtos:

Com design clean e moderno, o Difusor Ultrassônico possui tecnologia ultrassônica de ponta, dispersando, em 360 graus, uma névoa excepcionalmente fina que purifica e perfuma o ambiente. Além disso, o produto traz sete opções de cores para o consumidor escolher a que mais combina com seu humor.

Tupperware® Home ainda apresenta Óleos Essenciais para serem usados com o Difusor, disponíveis em duas fragrâncias exclusivas (Spring Bloom e Happy Breeze) que levam as sensações de bem-estar da natureza para dentro de casa. Os Óleos são veganos, 100% naturais e biodegradáveis, livres de parabenos e produzidos sem testes em animais.

Esquadrias: limpeza profunda e sem água

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Linha de produtos da Sasazaki deixa as esquadrias e vidros de portas e janelas limpos e conservados, de forma prática e com economia de água

Em época de baixa umidade e poucas chuvas, a poluição e a poeira do ar ficam em suspensão e se depositam em maior volume sobre as superfícies. As esquadrias e os vidros de portas e janelas estão entre os locais que mais recebem os resíduos trazidos pelo vento e que podem se incrustar ao longo do tempo. A crise hídrica, no entanto, exige economia de água e para driblar esse problema, a Sasazaki, fabricante de portas e janelas de aço e alumínio, oferece a Linha Saz Clean, com soluções que permitem a limpeza da esquadria sem necessitar enxague, com eficiência e praticidade.

Saz Clean Limpa Esquadrias é um limpador instantâneo e de simples aplicação – bastam poucas borrifadas com o bico de jato regulável e um pano umedecido -, dotado de tensoativos que geram uma camada de proteção que reduz a tensão entre a sujeira e a superfície, facilitando a remoção de resíduos. Sem enxágue, contribui para a economia de água, é ecoeficiente e biodegradável, favorecendo o meio ambiente.

Com baixa alcalinidade, sem soda cáustica (hidróxido de sódio) e solventes que possam agredir a proteção da pintura e causar amarelamento da superfície, o produto possui aditivos anticorrosivos que protegem as esquadrias e ajudam a inibir a corrosão – mesmo o alumínio pode sofrer corrosão, principalmente quando não possui tratamento de superfície de acordo com as normas vigentes.

Saz Clean Limpa Esquadrias, da Sasazaki, é indicado para a limpeza profunda de portas e janelas e outras superfícies em geral – aço pintado, alumínio, inox, metais, borrachas, plásticos, PVC, policarbonatos, etc. Sua formulação atende aos interesses e legislações ambientais e tem a chancela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Está disponível em embalagem de 500 ml.

 A Linha Saz Clean possui, também, o Limpa Vidros, produto antiaderente, que forma uma película protetora sobre a superfície, de secagem instantânea e fragrância suave; e o Saz Clean Limpa Grill, super concentrado, com alto poder desincrustante, que garante maior rendimento e eficiência na retirada dos resíduos com menos produto. Não inflamável, o produto traz segurança no transporte e na estocagem.

Inspire o Bem – empresas e profissionais unidos no combate à fome!

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Quando profissionais renomados e empresas do setor de HPPC e Saneantes se unem em prol de uma causa, o mundo muda para melhor.

A ActionAid no Brasil alerta para a gravidade da pandemia de fome no Brasil:

“Chegamos ao final de 2020 com 19 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar grave, mas podemos supor que agora [em 2021] a situação já piorou ainda mais. É urgente conter essa escalada. Não se pode naturalizar essa questão como uma fatalidade sobre a qual não se pode intervir.” Francisco Menezes, analista de Políticas e Programas da ActionAid no Brasil.

Como organização internacional que trabalha há mais de 20 anos no país por justiça social, igualdade de gênero e pelo fim da pobreza, a ActionAid no Brasil alerta para a gravidade desses dados e para a urgência da implementação imediata de medidas para a superação da fome no país.

Diante da necessidade de ação, o mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos e Saneantes se uniu para fazer a diferença. São profissionais, empresas, associações e sindicatos, todos mobilizados em prol de uma causa: a luta contra a pandemia de fome no Brasil.

O evento beneficente Inspire O Bem será realizado nos de 25 a 29 de outubro,  totalmente online e arrecadará fundos para a campanha nacional de combate à fome da ActionAid no Brasil. O valor dos ingressos será o de uma cesta básica agroecológica completa, então por R$ 120,00 o público terá acesso a 5 Masterclasses com grandes nomes do mercado de perfumaria, cosméticos e aromaterapia.

A meta do evento é arrecadar 500mil reais e ajudar mais de 4.000 famílias nos 12 estados brasileiros em que a ActionAid atua.

Conheça o time de profissionais que fará o evento acontecer e entregará para o público um conteúdo exclusivo, trabalhado com muito carinho para inspirar o bem!

Junte-se a nós e venha inspirar o bem para milhares de famílias!

Para patrocinar o evento, entre em contato pelo e-mail: contato@inspireobem.com

Para se inscrever e assistir as Masterclasses acesse: inspireobem.com

Higienizar vs Desinfetar

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Embora a limpeza quotidiana das nossas casas seja fundamental, sozinha, ela é insuficiente para eliminar os microrganismos que não detectamos a olho nu.

Poucas coisas batem a sensação de uma casa acabada de limpar. O cheiro a lavado, o ar imaculado dos móveis, o brilho das louças… Mas se pudéssemos analisar cada canto das nossas casas com um microscópio, talvez essa sensação desvanecesse num segundo. A verdade é que uma casa limpa nem sempre é sinónimo de uma casa livre de micróbios, bactérias e vírus. Para isso, é preciso passar à segunda etapa: desinfetar.

A diferença entre limpar (ou higienizar) e desinfetar reside num único detalhe: os produtos que usamos. Se para remover a sujidade e alguns germes basta água e sabão ou um limpador comum, já para eliminar com eficácia bactérias, fungos e vírus é necessário recorrer a produtos desinfectantes. O desinfectante mais comum é bem conhecido de todos: a lixívia. Uma solução tradicional com algumas contra-indicações e riscos que não a tornam a melhor opção para todas as situações. É por isso que, atualmente, já existem no mercado fórmulas desinfetantes sem lixívia, com algumas vantagens face ao método tradicional. Primeiro, porque ao contrário das lixívias tradicionais, muitos destes produtos juntam a função de limpeza à desinfeção, concentrando duas rotinas num mesmo gesto. Em segundo lugar, porque tendem a ser mais adequados a todo o tipo de superfícies, não deixando manchas nem danificando os materiais. E, finalmente, porque muitos destes produtos são dermatologicamente testados para serem suaves e seguros para a pele, não emitindo vapores nem possuindo componentes abrasivos.

Se todas as áreas da casa devem ser desinfetadas regularmente, há algumas às quais é particularmente importante darmos especial atenção. É o caso das cozinhas, o espaço onde não só preparamos as refeições, e que só por isso já é uma zona mais delicada, mas também onde recebemos e armazenamos a maioria das compras e produtos que trazemos do exterior – e os respetivos microrganismos que os acompanham. O mesmo se passa na casa-de-banho, uma das divisões mais utilizadas da casa (aliás, a sanita é, sem surpresas, a zona mais suja da casa, acumulando maior carga bacteriana, segundo um estudo da Universidade de Barcelona) e onde o uso de um desinfetante é fundamental. E se estas podem ser áreas óbvias, é importante não esquecer também os pequenos grandes potenciais focos de contaminação que nos rodeiam, como corrimões, maçanetas, interruptores e torneiras, em constante contacto com as nossas mãos, e que devem ser desinfetados corretamente para prevenir o risco de infeção. Afinal, já diz o ditado: “o seguro morreu de velho”. E quando aumentar a segurança em casa pode ser tão simples como escolher os produtos certos… vale a pena, certo?

Fonte: Dário de Noticias 21. 09. 2021

Bem-te-vi lança o Essentials, sabão em pó com óleos essenciais

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Bem estar é tudo. Foi com esse pensamento que a Bem-te-vi criou o novo lava roupas Bem-te-vi Essentials. O lançamento chega trazendo uma inovadora fórmula com óleos essenciais, que traz a sensação de bem estar, tranquilidade e harmonia, deixando as roupas bem cuidadas e sempre cheirosas. Além de inovadora, a nova linha de lava roupas tem a garantia da qualidade Bem-te-vi, que há 91 anos faz parte da família dos brasileiros.

O sabão em pó Bem-te-vi Essentials é feito com óleos essenciais de erva doce e aloe vera e tem ativos biodegradáveis, o que ajuda a proteger o meio ambiente. Usados há milênios em diversas culturas, os óleos essenciais promovem a sensação de relaxamento e bem estar. A nova fórmula também tem propriedades antimicrobianas, matando bactérias, fungos e outros micro-organismos.

“A sensação agradável provocada pelos óleos essenciais agora também pode fazer parte do dia a dia dos nossos consumidores. Dermatologicamente testado, o Bem-te-vi Essentials chega para atender consumidores interessados por produtos que possam oferecer a sensação de bem estar e paz de espírito”, diz Wagner Mendes, diretor de marketing da ASA Indústria, proprietária da marca Bem-te-vi.

Preferida entre os consumidores, a Bem-te-vi marcou a vida de gerações e continua se modernizando, com ampliação do portfólio e mais respeito ao meio ambiente. O sabão em barra Bem-te-vi, por exemplo, utiliza óleo de cozinha usado como parte de sua matéria-prima, evitando que ele contamine o meio ambiente. Isso acontece através do Programa Mundo Limpo, Vida Melhor, desenvolvido pela ASA, que recolhe o resíduo, através de parcerias com diversas entidades. Além do tradicional sabão em barra, a Bem-te-vi conta com sabão em pó, lava roupas líquido, amaciante, água sanitária, e desinfetante.

 

Fonte: Diario de pernambuco 17.09. 2021

Agi Sipos, da Reckitt, fala o que faz como diretor de criação de marca com propósitos

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Conforme o mundo apoia a campanha da Semana de Metas Globais da ONU, Agi Sipos, diretor de criação de marca com propósitos da Reckitt, conta porque acredita que  agora  é a hora de agir.  

Conte-nos um pouco mais sobre você.

Entrei na Reckitt há quase 12 anos e atualmente estou baseado nos Emirados Árabes Unidos. Sinto-me extremamente sortudo por ter participado de projetos pioneiros, disruptivos e divertidos e sempre ter sido apoiado por equipes incríveis e grandes mentores – permitindo um crescimento e desenvolvimento contínuo, não apenas como marketeer, mas também como indivíduo.  

Fora do trabalho, sou um viajante apaixonado e um iogue, o que me mantém em forma e equilibrada. Adoro estar na natureza e experimentar diferentes cozinhas.    

O que ‘propósito’ significa para você?  

Propósito significa viver uma vida consciente, durante a qual tudo o que faço visa tornar o mundo um lugar melhor ou não causar danos – seja tão simples como não usar plástico ou ser voluntário no meu tempo livre.  

Eu acredito no poder dos pequenos atos diários que fazem a diferença. Dar vida a essa ideia por meio de nossas marcas é realmente a oportunidade mais incrível que já tivemos.  

Defina o envolvimento com os ODS na Reckitt.  

Os ODS da ONU (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável\Objetivos Globais) são uma lista de 17 objetivos interligados. Essas metas foram projetadas para fornecer um futuro melhor e mais sustentável para todos – com o objetivo de resolver os problemas mais urgentes do mundo por meio do esforço coletivo. Como uma empresa com alcance e influência globais, é nosso dever ajudar a alcançar esses objetivos – junto com nossos parceiros, é claro.  

Qual é o papel das marcas da Reckitt e inovações na solução dos ODS? 

Graças ao nosso talento de classe mundial e excelentes capacidades, estamos em uma posição única para projetar produtos e soluções que podem criar hábitos que levam a mudanças positivas.  

Você pode nos contar mais sobre sua área de trabalho? Como você aborda a inovação na equipe de propósito? 

Nosso objetivo final é transformar nossas marcas para impacto e crescimento, apoiando-as na jornada para se tornarem orientadas para o propósito e inclusivas.  

Ajudamos as equipes a definir o papel de nossas marcas na abordagem dos ODS. As inovações são cruciais para sustentar uma mudança de hábito, pois os consumidores buscam experiências agradáveis ​​por meio de nossas marcas. Além disso, à medida que elevamos nossas marcas, expandimos automaticamente as estratégias de marca, identificando novas oportunidades de impacto e crescimento. Portanto, as inovações estão no foco central do nosso trabalho e o propósito nos dá a oportunidade de inovar maior e melhor do que nunca.

Por que este é um momento único para reconhecer nosso papel e o que é a campanha World’s To Do List?    

A Global Goals Week (20 – 26 de setembro) é um esforço conjunto trazido à vida por um grupo de empresas de todos os setores para espalhar a palavra sobre a importância dessas ações cruciais de uma forma muito divertida, porém profunda. A World’s To Do List ganha vida na forma de notas adesivas perturbadoras colocadas em vários lugares físicos e virtuais. Somos um dos participantes ampliando as mensagens por meio de nossos canais corporativos e de marca. 

Esta semana permite um momento único de pausa e reconhecimento sobre o quão grande e importante é a World’s To Do List e como estamos todos juntos nisso.

Fonte: Reckitt  28.09.2021

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