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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Wipes para limpeza de tênis são lançados nos EUA

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A 516 Brands LLC, uma empresa com sede em Farmingdale, Nova York, lançou o SWIPZ Premium Sneaker Cleaning Wipes, lenços  umedecidos de textura dupla embalados individualmente, projetados especificamente para a limpeza de tênis e outros calçados. Cada SWIPZ Wipe apresenta uma superfície texturizada que usa pontos elevados de microescovas para uma limpeza mais profunda. 

Os lenços umedecidos são pré-embebidos em uma fórmula única que pode remover arranhões e manchas de calçados. A solução de limpeza SWIPZ Wipes pode levantar e remover sujeira e fuligem com o mínimo esforço, evitando produtos químicos agressivos e escovas de limpeza sujas. 

Fonte: PR Newswire  28.09.2021

Amazon anuncia robô doméstico com Alexa capaz de interagir com pessoas

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Quando se fala em robôs domésticos na atualidade, os iRobots são os mais populares, afinal eles ajudam na limpeza da casa. Embora úteis, estão longe do conceito de robôs que a maioria das pessoas tem, inspirados nos famosos C-3PO ou Sony, protagonista de Eu, Robô.

A Amazon, contudo, pretende mudar isso com o lançamento do Astro — nome provavelmente inspirado no cachorro dos Jetsons —, um dispositivo criado para interagir com pessoas e oferecer uma experiência inédita até então. Ao custo de US$ 999 (cerca de R$ 5,4 mil), trata-se de uma mistura de câmera de segurança móvel, serviço de informação e central de entretimento sobre rodas.

A parte mais bacana dele talvez seja a personalidade própria, similar a manter uma conversa com a assistente virtual Alexa. Assim como os robôs da Boston Dynamics, o modelo da Amazon lembra um cachorro, embora seu corpo seja mais parecido com aqueles carrinhos usados por equipes de limpeza em todo o mundo.

O robô Astro funciona conectado à rede Wi-Fi tem uma CPU Snapdragon no seu interior, potente o suficiente para rodar um sistema operacional baseado no Fire OS e Linux. Ele apresenta uma tela sensível ao toque de 10 polegadas, alto-falantes estéreo, uma porta USB tipo C e duas câmeras digitais — uma integrada à tela sensível com 5 MP e outra com resolução de 12 MP —, além de um sensor de infravermelho na extremidade de um periscópio retrátil.

Todos esses apetrechos são usados para entregar os recursos utilitários do pet-robô e funcionam de forma semelhante um celular, porém com recursos avançados de inteligência artificial e reconhecimento de ambiente. O sensor, por exemplo, se expande para detectar a presença de movimentação da casa, o que pode indicar uma visita indesejada.

Um robô notável, mas ainda limitado

Um dos destaques da máquina é certamente o visual clean, as rodinhas e a tela sensível que simula o olhar. É impossível não se encantar com os olhinhos expressivos que lembram uma versão mais moderna de Wall-e.

Ele não consegue subir ou descer escadas, além de não possuir braços para executar tarefas básicas, como pegar algo ou limpar o chão. A cestinha nele, contudo, permite que você envie uma bebida (ou outro objeto) para sua esposa em outro cômodo, por exemplo.

Já a porta USB-C deve possibilitar acoplar acessórios ao robozinho, como monitor de pressão arterial da Omron (o que daria a ele a função de “enfermeiro”) ou um dispenser de alimentos para cães da Furbo para permitir a alimentação do seu pet à distância.

Obviamente que este é o primeiro projeto deste tipo da Amazon e a companhia deixou claro trata-se de um projeto com muita capacidade de evolução. O objetivo é que o aprendizado de máquina permita a compreensão das suas necessidades para entregar uma experiência mais personalizada. Um kit de desenvolvimento de software também deverá permitir que outras empresas adicionem funções extras, expandam as capacidades do Astro ou até modifiquem a personalidade dele.

Utilidade pode atrair interessados

O fato de poder monitorar sua casa de forma remota e mais efetiva do que câmeras fixas pode ser um belo atrativo. Checar se o forno está desligado ou se você esqueceu de fazer uma tarefa em casa, por exemplo, pode fazer dele o sonho de consumo. Com a aparência simpática, ele também pode funcionar como um amigo virtual para quem leva uma vida mais solitária, embora isso vá exigir elevadas doses de aprimoramento, o que não deve estar disponível logo de cara.

Já para outras pessoas, ter um dispositivo conectado à internet e monitorando a sua residência vazia pode não ser lá um belo exemplo de segurança. A promessa é de oferecer uma opção para desabilitar as câmeras de imediato ou manter as imagens apenas no dispositivo, fato que pode tranquilizar os mais céticos.

Mas, por enquanto, o Astro ainda é mais uma espécie de brinquedo caro para pouca gente, apesar de seu futuro ser extremamente promissor. O robô está em pré-venda a preço promocional e deve ter seu valor alterado para US$ 1.449 (mais de R$ 8 mil) assim que as edições iniciais se esgotarem. Não há previsão de quando o robô será disponibilizado fora dos Estados Unidos.

Fonte: Canaltech  28.09.2021

Scotch Brite lança teste de eficácia de limpeza doméstica

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No teste piloto com o Clean Scan, 3M trabalha com uma empresa de biotecnologia

A marca da 3M Scotch-Brite e a Phylagen,  empresa de biotecnologia baseada em São Francisco (EUA), anunciaram estão trazendo dados baseados na ciência para limpeza doméstica, com a introdução do teste de eficácia de limpeza Scotch-Brite Limpeza Scan para os consumidores. 

 A tecnologia, que antes estava disponível apenas em ambientes comerciais, analisa os níveis microbianos nas áreas comuns da casa, como cozinha e banheiro, fornecendo relatórios personalizados e analisados ​​em laboratório para ajudar as pessoas a entender melhor a limpeza de suas casas.  

 “O Clean Scan fornece uma visão do que está nas superfícies da casa e confirma que estamos limpando com eficácia para remover bactérias e vírus nocivos, como a gripe”, diz o comunicado.  

De acordo com dados da Scotch-Brite e Phylagen, de uma análise de 100 residências de consumidores, um terço das residências testadas apresentavam indicadores de fezes humanas na cozinha ou no banheiro. Das casas com fezes humanas, 9% encontraram-na apenas na cozinha, não nos banheiros, antes da limpeza. Aproximadamente 50% das famílias ainda tinham fezes humanas presentes após a limpeza, disse a 3M.

Uma boa notícia dessa análise é que os lares com crianças menores de cinco anos não são mais sujos do que aqueles sem filhos.

Ao amostrar as superfícies do banheiro e da cozinha com cotonetes Scotch-Brite Clean Scan antes e depois da limpeza, os usuários receberão indicadores sobre a limpeza de sua casa e a eficácia de sua rotina de limpeza. O laboratório Clean Scan analisará as amostras de cotonete para medir a presença e os níveis de vários micróbios. Os clientes receberão seus resultados dentro de três dias após o laboratório receber o kit.

O Scotch-Brite Clean Scan testa níveis microbianos selecionados, como quantidade bacteriana total, quantidade de Aspergillus, listeria (patógeno de origem alimentar), fungos dermatofíticos, SARS-CoV-2 (COVID-19) e muito mais. Para este lançamento piloto, uma quantidade limitada está disponível agora na Amazon por US$ 249.

“A marca Scotch-Brite tem uma longa história de ferramentas de limpeza inovadoras que ajudam os consumidores a superar a bagunça para fazer o trabalho, e estamos entusiasmados em oferecer esta nova solução para testar a eficácia da limpeza”, disse Beth Edinger, presidente da divisão de cuidados domésticos da 3M. “Colaborar com a Phylagen acelera nossa capacidade de ajudar os consumidores a manter suas casas limpas e saudáveis ​​com soluções baseadas na ciência.”

 

Fonte: Happi  29.09.2021

Indústrias Anhembi inaugura fábrica em Feira de Santana

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Líder de mercado há 70 anos nas categorias de água sanitária e alvejante com cloro, a Indústrias Anhembi entra em operação no município de Feira de Santana no dia 1º de outubro.

A nova fábrica, que ocupará um terreno de 10 mil metros quadrados na região do Novo Horizonte, substituirá a unidade que durante muito tempo funcionou no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, produzindo água sanitária e alvejantes clorados da marca Qboa, além de outros produtos de limpeza como amaciante, multiuso e tira manchas. A marca é reconhecida por sua tradição, confiança e qualidade e está entre as mais vendidas no Brasil.

A escolha por Feira de Santana para sediar a nova unidade decorre da localização estratégica do município para alcançar os principais mercados consumidores do Nordeste do país. Além disso, a mudança tornou-se necessária para viabilização do projeto da Anhembi de modernizar o seu parque fabril, aumentando a produção em mais de 60% e melhorando a logística junto aos fornecedores de insumos para fabricação dos produtos da marca.

Como consequência, a nova fábrica ampliará também os postos de trabalho, trazendo a oportunidade de absorver os colaboradores que atuavam em Simões Filho e que expressaram o desejo em compor o novo time. No total, de acordo com o diretor executivo da Anhembi, Samuel Noronha, a nova fábrica vai gerar aproximadamente 150 empregos diretos e indiretos.

Decisão estratégica

Ao justificar a decisão de mudança da fábrica para Feira de Santana, o diretor Samuel Noronha ressalta especialmente o que esta nova localização pode proporcionar em termos de adequação logística: “A região Nordeste concentra mais de 30% do consumo de água sanitária do Brasil e, diante desta constatação, entendemos que teríamos que nos adequar frente a essa alta demanda. Adicionalmente, a região de Feira de Santana possui um hub rodoviário que facilita o escoamento de nossos produtos, não só para todo o Nordeste, mas, também, para algumas regiões do Centro-Oeste e Norte do país”, afirma.

O executivo Samuel Noronha complementa que a água sanitária Qboa apresentou crescimentos expressivos neste período da pandemia, confirmando a força da marca e seu compromisso em entregar produtos de qualidade e com eficácia comprovada. Um resultado que, segundo a empresa, só respalda a decisão da Anhembi de querer ampliar o seu parque fabril e garantir um suporte operacional mais condizente com as necessidades do mercado, o que resultou em um investimento da ordem de R$25 milhões, segundo informa o diiretor.

Uma empresa de 74 anos

A Anhembi tem 74 anos de atuação no país. Sua história começou com uma primeira unidade industrial em São Caetano do Sul (SP) . Na década de 1970, a empresa expandiu para o mercado do Nordeste com a abertura da unidade de Simões Filho (BA). Com a expansão da marca por todo país nos anos 1990, a Anhembi migrou sua operação de São Caetano para a cidade de Osasco (SP), em uma nova unidade fabril, com equipamentos e processos mais modernos, onde permanece até hoje, fabricando produtos das marcas Qboa e Super Candida.

No total, a companhia possui, espalhados por todo o país, cerca de 150 mil pontos de venda, de sua extensa linha de produtos, que contempla, além dos clorados como Água Sanitária, Alvejantes e Limpeza Pesada, também itens não clorados como Amaciantes, Tira Manchas e Multiusos, reforçando que a Qboa é uma marca de limpeza com qualidade testada e aprovada pelos consumidores.

Qboa e a evolução

A água sanitária Qboa surgiu no mercado brasileiro em 1947 como uma solução prática e eficiente para os serviços de higienização doméstica. Seu frasco, na época, em vidro, encantava os consumidores por sua qualidade e inovação. A partir da década de 1960, o produto iniciou um processo de modernização que prossegue até hoje. O vidro foi substituído pelo plástico, enquanto a marca sofreu atualizações. Mais recentemente, a embalagem de Qboa passou por uma mudança radical, ganhando um frasco mais anatômico, bolinhas antiderrapantes e bico de dosagem. Hoje, a Qboa deixou de ser apenas água sanitária para dar nome a toda uma categoria de produtos de limpeza.

 

 

Fonte: Bahia de Valor  24.09.2021

Preocupação com higiene e busca por bem-estar transformam o olhar do consumidor sobre o banheiro

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Cresce a oferta de itens de limpeza para banheiro no Brasil, mercado que deverá crescer acima da média mundial nos próximos anos

Por Estela Mendonça

A Covid-19 transformou vários hábitos de higiene e limpeza. Com os cuidados com o banheiro não foi diferente, mas mais do que um espaço funcional dedicado à higiene pessoal, os banheiros se tornaram ambientes de refúgio, relaxamento e bem-estar, o que abre oportunidades não apenas para os produtos cosméticos que remetam à sensação de spa em casa, mas também para os de household.

A Euromonitor registrou crescimento de 24%, entre 2015 e 2020, nas vendas globais de limpadores de banheiros, que atingiram US$ 2,276 bilhões no ano passado. Já os produtos de toilet care, que incluem produtos para caixas acopladas, pastilhas, sistemas e acessórios de limpeza de banheiro, tiveram desempenho ainda melhor, somando vendas de U$ 5,729 bilhões, com crescimento de 26,1% em 2020, em comparação com 2015.

O mercado brasileiro refletiu o cenário global e cresceu 23,8% em limpadores de banheiro nos últimos cinco anos, totalizando R$ 363,9 milhões em 2020. O crescimento das vendas de toitet care no mesmo período foi 25,1%, atingindo R$ 649,2 milhões. Para os próximos cinco anos, as perspectivas para o mercado brasileiro para essas duas categorias são de um desempenho bem acima do que para o mercado global: 12,5 % em limpadores de banheiro e 18,5% em toilet care.

Limpeza importante

Thabata Cristina dos Santos Lima, gerente de marketing da Bettanin, ressalta que o banheiro é um ambiente que necessita de cuidados diários com a limpeza, já que é um lugar propício para a proliferação de bactérias. Durante a pandemia, o cômodo que já era compartilhado, passou a ser mais utilizado, já que as pessoas ficaram mais em casa, e consequentemente, a sujeira aumentou. E para garantir a segurança de todos e evitar a contaminação cruzada, passou a ser necessária uma higienização mais eficiente e contínua. “Acreditamos que a limpeza do banheiro ganhou ainda mais importância nos últimos anos e as pessoas passaram a ter maior cuidados e apostar em produtos que facilitam a higienização”, afirma.

A Bettanin, com as marcas Sanilux e EsfreBom,  oferece diversas soluções de higienização do cômodo. Alguns destaques são o Sanilux Limpa Box e o Sanilux Odor Free que, segundo Thabata, fazem sucesso com os consumidores nas redes sociais e nos pontos de vendas. O Sanilux Limpa Box contém fórmula exclusiva que mantém o box limpo, do vidro aos azulejos. O produto tem ação 3 em 1, é desengordurante, remove manchas e dá brilho.   A marca também oferece o Sanilux Bloco Sanitário 5 Estágios, que oferece 5 benefícios,  e Sanilux Bloco para Caixa Acoplada DUO, com design inovador, que garante melhor desempenho na higienização.

Da marca EsfreBom, Thabata destaca os Wipes Banheiro, que são lenços umedecidos prontos para o uso, que limpam, perfumam e previnem o acúmulo de germes e bactérias, além da EsfreBom Esponja Banheiro, mais resistente a produtos químicos, sendo indicada para limpeza de louças e metais sanitários. O produto ainda possui a tecnologia íons de prata, que elimina até 99,9% das bactérias.

Com e sem cloro

Veja Banheiro, da Reckitt, nas versões X-14 (com cloro ativo) e Antibac (sem cloro), oferece eficácia e praticidade para a limpeza de todo o banheiro, além de desinfetar e branquear. As duas linhas estão disponíveis nas versões squeeze, spray, refil e sachê.

A Reckitt também detém a marca Harpic, que oferece limpadores, pastilhas adesivas e blocos sanitários, além de bloco para caixa acoplada. Entre os destaques, o Harpic Líquido Power Plus foi especialmente desenvolvido para remoção de manchas difíceis no vaso sanitário. Sua fórmula de limpeza e desinfecção elimina germes e bactérias. O gel viscoso forma uma camada que cobre o vaso todo. Já o Harpic Fresh Power 6 é um bloco perfumado 6 em 1, com 6 benefícios que garantem a limpeza e perfumação do vaso: fragrância duradoura, ação antimanchas, espuma limpadora, remoção de sujeiras, brilho intenso e duração por até 4 semanas.

Cif, Vim e Sétima Geração

A Unilever atua com três marcas na limpeza do banheiro: Cif, Vim e Sétima Geração. Cif  Banheiro Gatilho sem cloro promete limpeza fácil das superfícies, além de remover os resíduos de sabonete, marcas de água e sujeiras do dia a dia das superfícies, além de eliminar o mau odor. A marca Vim conta com pastilha adesiva sanitária e bloco para caixa acoplada. Já a marca Sétima Geração conta com o Limpador Lavanda Spray, com fórmula  biodegradável à base de planta, fragrância natural com 100% óleos essenciais e extratos botânicos e 0% ativos petroquímicos.

Turbinando com aminas óxidas

Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan, observa que no cuidado diário da casa, o banheiro é um dos locais que mais demanda atenção, por ser um ambiente de uso intenso e também por ter diversos tipos de superfícies, inclusive, algumas mais delicadas, além de vários tipos de sujeira. “A limpeza do banheiro requer alguns produtos específicos, como formulações mais ácidas para a limpeza de resíduos no box ou alcalinas, como os clorados. Nesse sentido, uma classe de ingredientes que ajuda bastante os formuladores são as versáteis aminas óxidas, da linha AMMONYX. Elas podem ser usadas tanto em produtos com pH ácido como básico e são compatíveis com tensoativos aniônicos e catiônicos”, explica.

Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan

O AMMONYX LO-BR, segundo Daniela, aumenta a eficiência dos limpadores de superfícies e ainda traz um diferencial na espumação, que é valorizada pelos consumidores durante o uso. Já o AMMONYX MO é um tensoativo chave nas formulações de produtos clorados, principalmente quando se busca maior viscosidade. “Nessas formulações, esse atributo funciona até mesmo como um parâmetro de segurança durante o uso, pois o consumidor tem mais controle na aplicação do produto, evitando desperdício e minimizando a chance de espirrar o produto em roupas e superfícies que são mais delicadas. O AMMONYX MO contribui bastante para proporcionar a viscosidade adequada que o formulador precisa”.

Daniela destaca que outra categoria essencial para manter o banheiro em ordem é o desinfetante, lembrando que a Stepan possui um amplo portfólio de quaternários de amônio, usados como biocidas. Entre as principais opções, a especialista cita o blend de 5ª geração AGENT 2576-65, uma opção mais moderna e eficaz de ativo, que pode ser utilizado desde nas linhas de desinfetantes domissanitários mais básicas até nas mais inovadoras em claims, já que é eficaz contra bactérias, fungos e vírus em menores concentrações do que os quaternários de amônio mais antigos.

“A Stepan reforça a disponibilidade da sua equipe para mais esclarecimentos e desenvolvimentos em parceria com clientes, além de fórmulas inspiradoras que trazem benefícios ao consumidor, ao formulador e ao meio ambiente”, completa Daniela.

Kit de formulações

“Sabemos que a maioria das pessoas gosta de espaços organizados e da paz de espírito que uma casa higienizada e impecável traz. Com a situação atual, em que passamos mais tempo em casa, a preocupação do consumidor com a manutenção da organização também aumentou, assim como a busca por produtos que facilitem o dia a dia com a limpeza”, avalia Aline Viana, especialista técnica da Dow, observando que a higienização do banheiro é uma das mais complexas, especialmente pela diversidade de sujeiras e de superfícies: vidros, espelhos, box, revestimentos, metais e os vasos sanitários.

Para facilitar esse processo, segundo Aline, a Dow aposta cada vez mais em novos desenvolvimentos de concentrados, que ajudam a fazer uma limpeza efetiva, com a possibilidade de formular produtos com melhor desempenho e, consequentemente, a utilizar menores quantidades de água ou solvente, gerando benefícios para o meio ambiente. “Isso vai de encontro com o número crescente de pessoas buscando soluções mais ecológicas e demonstrando uma maior compreensão sobre a importância da sustentabilidade nos produtos”.

Aline Viana, especialista técnica da Dow

Aline ressalta que essa nova plataforma de produtos concentrados permite reduzir o consumo de plásticos e as emissões de CO2, ao transportar menores volumes, além de agregar mais funcionalidades às categorias de produtos já existentes por um custo acessível ao consumidor final.

“Como solução a essa demanda desenvolvemos um kit promocional com diversas fórmulas que podem ajudar nossos clientes a se inspirarem em seus desenvolvimentos”, informa Aline, destacando  um limpa-vidros desinfetante 10 vezes concentrado, com benefícios de economia de plástico, propriedades antibacterianas e limpeza eficaz de sujeira pesada. A formulação utiliza os produtos TRITON™ CG-650 Surfactant, um alquilpoliglucosídeo que atua como agente umectante, 100% de origem vegetal, prontamente biodegradável e com excelente poder de limpeza; XIAMETER™ OFX-5211 Fluid, um copolímero de silicone glicol altamente eficiente com propriedades de espalhamento rápido e umectante, que atua como inibidor do efeito embaçado nos vidros e formação de estrias; e DOWANOL™ PnP Glycol Ether, um solvente amplamente utilizado para auxiliar na remoção de gordura.

Outra sugestão da Dow é o limpador desinfetante de superfície 5 em 1, com benefícios de perfume duradouro, superfícies brilhantes, enxágue fácil, desinfeção e limpeza. O produto é formulado com o ECOSURF™ EH-9 Surfactant, um tensoativo não iônico, solúvel em água, biodegradável, com baixo odor e cerificação Safer Choice, desenvolvido especialmente para ajudar formuladores a atender tanto às crescentes demandas por conveniência e desempenho quanto às normas cada vez mais rígidas de segurança ambiental. Para conferir essas e outras soluções, acesse: dow.com.

Solução biodegradável completa

“A limpeza, de uma maneira geral, vem ganhando ainda mais destaque devido à pandemia, uma vez que manter a higienização dos espaços de convivência é fundamental para evitar a contaminação pelo vírus. Com isso, o mercado de home care tem crescido muito e, consequentemente, a busca por produtos para a higienização do banheiro”, avalia Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produto da Wana Química.

Myrian Carvalho de Oliveira, gestora de produto da Wana Química

Myrian ressalta que a Wana Química oferece diversos produtos ao mercado de aditivos, que permitem ser aplicados em formulações do segmento. Para cuidados com o banheiro, ela destaca a linha HOUSEWAN®. “Trata-se de uma solução completa biodegradável que confere ao produto as propriedades desejadas, dependendo da diluição e da customização de forma simples, rápida e segura, que pode ser aplicada em diversas formulações”, explica citando como exemplos detergentes, desengordurantes, limpadores de superfície, entre outros.

Além disso, Myrian informa que a empresa detém um portfólio completo com linhas de agentes que visam atender ao mercado de home care: ADWANA® (espessante), OPACIWAN® (opacificante), POLIWAN® (dispersante e antirredepositante), WANSEQ® (sequestrante), WANSUR® (tensoativos) e a linha WANBAC®, com produtos aprovados pela ANVISA para ser usados em produtos de home care.

“Vale ressaltar que, além dos produtos, a Wana Química, que completa 20 anos de história em 2021, conta com uma equipe de assistência técnica que trabalha para atender as expectativas de cada cliente, garantindo uma boa performance dos produtos e uma parceria com foco nos resultados do cliente”, finaliza.

Alternativa aos alquilfenóis

Vera Gomes, especialista técnica de Home Care da Dinaco, lembra que a Agência Europeia de Substâncias Químicas (ECHA – European Chemicals Agency) inicia a rotulagem dos alquilfenóis com o alerta “Perigo!”, pontuando que a substância “causa severas queimaduras e danos aos olhos, é muito tóxica à vida aquática com efeitos duradouros, é danosa se engolida e é suspeita de comprometer a fertilidade e o nascituro”. Apesar de banido em determinadas aplicações na União Europeia, o nonilfenol, da família dos alquilfenóis, ainda é muito usado em outros países onde não há limitações regulatórias ao seu uso. “O uso dos alquilfenóis continua, principalmente por serem surfactantes de alto poder de limpeza, múltiplas aplicações e baixo custo”, afirma Vera.

Vera Gomes, especialista técnica de Home Care da Dinaco

Buscando alternativas sustentáveis, a Evonik investiu no desenvolvimento de blends funcionais na linha TOMADOL®, projetados para substituição direta dos alquilfenóis etoxilados (APEs/NPEs). A linha de blends funcionais TOMADOL® é composta por diferentes cadeias de álcoois etoxilados de caráter não iônico com alto desempenho, ecologicamente corretos, sustentáveis e seguros ao serem manipulados.

“A versão TOMADOL® 900, por exemplo, é indicada para substituição funcional do nonilfenol etoxilado (NPE-9EO e NPE-10EO), possibilitando formulações de limpadores de uso geral altamente eficientes na limpeza pesada de superfícies, incluindo limpadores de banheiro”, destaca Vera, acrescentando que o  TOMADOL® 900 possui alto poder de umectação, limpeza, desengorduramento e desengraxamento, além de possuir ótima capacidade de emulsionar e solubilizar. Especialmente por ser prontamente biodegradável, minimiza os impactos ao meio ambiente. Por entregar desempenho superior, também apresenta ótimo custo-benefício, permitindo aplicação em dosagens menores, comparado aos alquilfenóis tradicionais.

“O TOMADOL® 900 se adequa bem a qualquer formulação que requeira alto poder de detergência, solubilização e remoção de sujidades, atendendo às demandas de limpeza doméstica e também limpeza industrial e institucional. Para cuidados com o banheiro, por exemplo, pode ser aplicado em produtos multiuso, limpadores de piso, vidros e superfícies em geral”, propõe a especialista da Dinaco, distribuidora exclusiva da Evonik no Brasil.

Inspirações internacionais

O Clorox ToiletWand Disposable Toilet Cleaning System é um sistema de limpeza de vasos sanitários, composto por um seis esponjas descartáveis embebidas com limpador, que se encaixam facilmente em cabo, prometendo limpeza profunda, remoção de manchas e eliminação de 99% de vírus e bactérias. A grande vantagem é que ele elimina a necessidade de guardar uma escova suja e cheia de bactérias.

A Bloo, marca de higiene de banheiro da Henkel, lançou no Reino Unido uma atualização para sua linha de blocos sanitários Fragrance Switch. Os novos blocos de borda de vaso sanitário agora apresentam uma versão renovada com design patenteado das bolas, que oferecem 10% mais fragrância, além de perfume 2 em 1. Esta tecnologia promete fornecer dois aromas diferentes entre as descargas, liberando uma fragrância duradoura no banheiro. Oferecido em duas versões, a Juicy Peach & Sweet Apple, por exemplo, libera notas de pêssego quando o vaso está seco e de maça após a lavagem.

Scrubbing Bubbles Bathroom Grime Fighter, da SC Johnson, é uma espuma de limpeza aerossol indicado para várias superfícies do banheiro, incluindo box, azulejos, pias e torneiras, que ao ser aplicado, dissolve e remove o acúmulo de sujeira formado por resíduos de sabonete, xampu, creme dental e outros.

Bem-estar e cuidados holísticos

De acordo com estudo da Mintel, à medida que a saúde e o bem-estar se tornam essenciais para os consumidores, os produtos para o lar cada vez mais os produtos para o lar com fórmulas inspiradas na natureza e que são projetados para não agredir saúde da pele ou de outras partes do corpo se tornarão ainda mais atraentes. “Isso ajudará a posicionar as marcas como participantes intersetoriais entre as categorias domésticas e de beleza e cuidados pessoais (BPC)”, diz o estudo.

A empresa de pesquisa reforça que o desenvolvimento de novos produtos projetados para apoiar o bem-estar físico e mental promoverá associações com o autocuidado e a saúde holística. Dessa forma, o banheiro que ganhou status de refúgio, e que vem inspirando marcas de higiene e beleza, sem dúvida pode ser um campo fértil para a indústria de limpeza inovar.

Desinfetantes eliminam vírus e bacterias, além da COVID-19

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Produtos de Lysoform ajudam a proteger a família dentro e fora de casa

A limpeza de pisos, superfícies e objetos tem sido uma medida de precaução muito popular para combater a covid-19. Desinfetantes tiveram papel fundamental para ajudar as pessoas a manterem seus lares seguros. Por conta disso, devem continuar sempre presentes na hora da faxina mesmo após a pandemia. Doenças causadas por vírus, bactérias e fungos ainda estão e continuarão a agir. Desinfetantes – diferentemente de produtos básicos – vão muito além da limpeza. Em ação, os princípios ativos de suas fórmulas trabalham para destruir micro-organismos que causam doenças nos seres humanos. Tudo isso sem abrir mão de deixar aquele cheirinho gostoso em banheiros, cozinhas, quintais e muitas outras áreas da casa. 

Independentemente da fragrância, do tamanho da embalagem ou da apresentação, o importante é escolher uma opção que assegure sua eficácia. Os desinfetantes de Lysoform, por exemplo, se tornaram grandes aliados do brasileiro durante a pandemia. Referência em desinfecção, a marca da SC Johnson tem ajudado a garantir os protocolos de segurança no combate ao vírus da covid-19.

Curta a página de Lysoform no Facebook e descubra como a marca ajudou o Brasil no combate à covid-19

Os produtos de Lysoform eliminam 99,9% dos vírus, bactérias e fungos do ambiente. Nos formatos desinfetante líquido, aerossol desinfetante e lenços desinfetantes, eles podem ser usados para higienizar desde todas as superfícies laváveis da casa – como pisos, azulejos, pias e vasos sanitários – até sofás, cortinas, armários e muito mais.

Proteção em qualquer período 

Com a vacinação avançando no Brasil e a redução das medidas de distanciamento, não se pode esquecer das doenças causadas por micro-organismos que sempre estiveram por aí e não desapareceram durante a pandemia. Lysoform continua a ajudar na missão de manter a casa livre de diversas ameaças à saúde, entre elas aquela gripe chata – e muito comum no inverno – e as doenças causadas por bactérias que contaminam superfícies.

Esses perigos podem ser ainda maiores fora de casa, por conta da alta circulação de pessoas e animais. A proteção da marca da SC Johnson te acompanha onde estiver. O Lysoform Aerossol Desinfetante Portátil, por exemplo, facilita a desinfecção de bancos e apoios nos transportes públicos, mesas e cadeiras nas praças de alimentação – além de maçanetas e torneiras em banheiros compartilhados.

Os lenços desinfetantes também podem limpar essas e outras superfícies bem rapidinho. Já o Lysoform Álcool Gel vai te ajudar a higienizar as mãos quando não há água e sabão à disposição. Os dois produtos têm apresentação portátil, e podem ser levados facilmente em bolsas, mochilas e até no porta-luvas dos carros.

Não se pode esquecer, ainda, que além de oferecer proteção contra doenças causadas por vírus, bactérias e fungos, os desinfetantes são aliados na remoção de diversos odores desagradáveis. Por matarem 99,9% dos micro-organismos, os produtos Lysoform podem ser usados para melhorar o cheiro de calçados de uso diário e latas de lixo. Assim como manter sempre limpo e cheiroso os espaços usados por cães, gatos e outros pets.

A marca Lysoform tem como propósito ajudar a proteger as famílias brasileiras de contaminações e doenças. Com produtos de limpeza e desinfecção prática sempre à mão, fica fácil curtir a vida com muito mais tranquilidade dentro e fora de casa.

Fonte: GZH 23.09.2021

A indústria FMCG lidera as classificações de responsabilidade social

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A indústria FMCG está no topo do ranking de 31 setores empresariais em seu compromisso com a responsabilidade social, de acordo com o estudo de Responsabilidade Social da plataforma de pesquisa online Glow’s. O estudo mostra que a FMCG está no topo da classificação com uma pontuação de 26, seguida de perto pelo setor de artes, cultura e música com 25, universidades com 24, restaurantes, cafés e bares com 21 e varejistas, incluindo supermercados, com 19.

No outro extremo está o setor de jogos de azar e apostas esportivas, 19, extração de recursos naturais, 8, e plataformas de mídia social, 1.

A Glow está lançando um Relatório de Responsabilidade Social e Ambiental da FMCG para permitir que as empresas da FMCG comparem seu desempenho social e ambiental com o de seus rivais. O benchmarking do setor em relação a outros grupos da indústria ajuda a definir um contexto mais amplo.

A primeira edição do relatório constatou que os consumidores consideram que a questão de sustentabilidade mais importante para as empresas FMCG abordar são os resíduos de plástico e embalagens,  indicados por um em cada dois entrevistados, seguidos de abastecimento ético.

As pontuações são calculadas pedindo aos consumidores que avaliem o quão ambiental e socialmente responsáveis ​​eles consideram um setor ou marca ser.

O fundador e CEO da Glow, Tim Clover, disse que o relatório é um marco no progresso e desenvolvimento da agenda de CSR / ESG. “Cada vez mais investidores, funcionários, clientes e consumidores desejam ver as empresas agindo sobre essas importantes questões sociais e ambientais. Este relatório permite que indústrias e marcas comecem a avaliar seu próprio desempenho em relação a questões que são importantes para suas partes interessadas”.

 

 

Fonte: Inside FMCG – 21/09

Unilever conta com fornecedores na luta contra o tempo das mudanças climáticas

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Se o planeta continuar a aquecer, os impactos nos negócios – e nas cadeias de suprimentos globais – serão catastróficos. A mudança climática também é, sem dúvida, uma crise socioeconômica que afeta a vida e os meios de subsistência de milhões de pessoas hoje. Isso causa estragos nas colheitas e na disponibilidade de água limpa e está contribuindo para um aumento de eventos climáticos extremos com risco de vida. Ação decisiva em escala global é necessária agora.

Em 2020, a Unilever estabeleceu uma série de compromissos e ações ambiciosos para combater as mudanças climáticas, proteger e regenerar a natureza e preservar os recursos para as gerações futuras. No centro de tudo isso está a meta de atingir zero emissões em suas próprias operações até 2030 e zero líquido em nossa cadeia de valor até 2039.

Mas uma cadeia de valor líquido zero não é algo que a empresa possa alcançar sozinha. Por isso quer capacitar cada um de seus 56.000 fornecedores para se juntar à nossa jornada climática.

Para fazer isso, lançou a Promessa Climática da Unilever – um convite para que os fornecedores se posicionem na vanguarda das metas do nosso planeta e demonstrem seus valores compartilhados e compromisso com a redução da pegada de gases do efeito estufa (GEE) em suas cadeias de valor.

Os fornecedores dispostos a se comprometer com a Promessa do Clima devem definir uma meta pública de reduzir pela metade as emissões absolutas de GEE até 2030, relatar abertamente sobre seu progresso e compartilhar seus dados de emissões e pegadas.

Como Dave Ingram, nosso Diretor de Compras, afirma: “Cada vez mais empresas preocupadas com o clima estão reconhecendo que a maioria das emissões de GEE em suas cadeias de valor vem de fora de suas próprias operações. Por meio de nossa Promessa do Clima, estamos encontrando novas maneiras de apoiar nossos parceiros para medir, reduzir e relatar as emissões em suas próprias cadeias de valor, para que, juntos, possamos dimensionar e acelerar nosso progresso para o clima e ajudar a tornar a vida sustentável um lugar comum”, afirma Dave Ingram, nosso diretor de compras.

Fonte: Unilever – 20/09

ABRAS apresenta sua proposta de marketplace para os supermercados brasileiros

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A 55ª edição da Convenção ABRAS, que aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro na cidade paulista de Campinas, foi encerrada em grande estilo. Pela primeira vez a entidade detalhou junto ao setor supermercadista a sua proposta de marketplace que estará à disposição de todas as empresas do autosserviço brasileiro.

Na prática, as mais de 91 mil lojas do setor poderão usufruir da plataforma, o que beneficiará, especialmente, as pequenas empresas. Essa primeira apresentação foi conduzida pelo presidente da ABRAS, João Galassi, e pelo vice-presidente de Ativos Setoriais, Rodrigo Segurado.

O grande conceito por trás desta empreitada é utilizar a escala do setor supermercadista a seu próprio favor, colocando essa plataforma a serviço do seu desenvolvimento. Com gestão própria, apartada da ABRAS, este marketplace foi concebido para que ele seja um ativo do setor e será dotado com o mais alto nível de inovação tecnológica.

O aporte a ser empregado será proveniente de investidores, que, além de financiar a construção da própria plataforma, também será aplicado em outras demandas estratégicas, como a aquisição de uma empresa especializada em serviços de entrega já estabelecida no mercado.

O marketplace do setor permitirá que o consumidor compre produtos de diversas empresas supermercadistas em um mesmo ambiente, que futuramente prevê agregar outros segmentos do varejo. A ferramenta também será vantajosa para as pequenas empresas, que não precisarão desenvolver estruturas próprias de e-commerce. Essa iniciativa, portanto, digitalizará as operações de todos os supermercados do Brasil.

Fonte: Superhper – 22.09.2021

Petrobras inicia fase vinculante da venda de 27,88% da Deten Química em Camaçari

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A Petrobras comunicou na quinta-feira, 16, que iniciou hoje a fase vinculante para venda da totalidade de sua participação acionária de 27,88% na Deten Química, localizada no polo industrial de Camaçari (BA). A empresa já concluiu a fase não vinculante iniciada em julho.

Segundo a empresa, os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite com instruções sobre o processo de desinvestimento, incluindo orientações para a realização de due diligence e para o envio das propostas vinculantes.

A Deten fabrica e comercializa as principais matérias-primas para a produção de detergentes biodegradáveis líquidos e em pó. De acordo com a Petrobras, é a única produtora nacional do Linear Alquilbenzeno (LAB), precursor do Ácido Linear Alquilbenzeno Sulfonato (LABSA), do qual também é fabricante. Produz ainda o Alquilado Pesado (ALP), utilizado em aditivos lubrificantes e óleo têxtil.

A Petrobras reforça que a operação está alinhada à estratégia de otimização do portfólio e à melhora de alocação do capital da companhia, visando à maximização de valor.

Fonte: Terra 16.09.2021

SBP promove evento para reforçar seu compromisso no combate à dengue e alertar sobre o início da temporada de mosquitos

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Evento trouxe dados atualizados do número de casos registrados e subnotificados de dengue, além de ações na prevenção às doenças transmitidas por mosquitos

SBP, marca de repelentes e inseticidas da Reckitt Hygiene Comercial, realizou no dia 15 de setembro de 2021 um evento para marcar o início da temporada dos mosquitos transmissores de doenças no Brasil, como a Dengue, Zika e Chikungunya que acontece entre os meses de setembro a março, por conta do aumento das temperaturas com a chegada do verão, bem como mais chuvas.

Com a presença de palestrantes como Dr. Drauzio Varella (Médico), Julio Cals (Presidente da Cruz Vermelha Brasileira) e Elvis Barreto, (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Reckitt Hygiene Industrial), além da mediação de Carol Martins, Head de Marketing de SBP, o evento trouxe números atuais de casos de dengue registrados e subnotificados, bem como o aumento de casos em cada região do país. Os convidados também apresentaram importantes técnicas completas de prevenção e proteção para o público.

“Sabemos que as doenças arboviroses vêm crescendo ano após ano, ainda mais no período que proporciona condições climáticas favoráveis para a proliferação dos mosquitos. A melhor solução é a prevenção e por isso SBP, marca líder de mercado, há 40 anos trabalha pela proteção por meio de fórmulas com boa performance, já que os produtos precisam ser altamente eficazes. Por isso unimos negócio e propósito para garantirmos nossa responsabilidade como marca referência”, afirma Carol.

Para iniciar o evento, Elvis Barreto, trouxe um panorama completo sobre os insetos (com foco nos mosquitos), métodos de prevenção às doenças arboviroses e o uso correto da linha de produtos de SBP que trazem uma proteção completa garantida. Em relação a números e prevenção, o gerente de pesquisa e desenvolvimento da Reckitt Hygiene Industrial ressaltou que 1 milhão de casos de dengue foram registrados em 2020 e que, neste ano, apenas cerca de 500 mil casos foram mapeados* até o momento (por conta da subnotificação), mostrando que a pandemia da Covid-19 pode impactar no monitoramento dos casos.

Como técnicas para evitar o mosquito, Elvis reforça que não se deve deixar água parada – para evitar a proliferação destes insetos – e combinar o uso de produtos que garantem uma proteção completa. Para garantir a segurança dos consumidores, a marca SBP conta com uma linha de produtos que garante proteção dia e noite, dentro e fora de casa, com todas as formas de erradicação do mosquito, seja para eliminar ou repelir, com as opções em aerossol, repelente elétrico, larvicida e o repelente corporal.

Não adianta cuidar apenas do nosso lar. Precisamos agir coletivamente com a prática das técnicas de prevenção e produtos adequados para eliminar o mosquito e trazer proteção para a sociedade. Para que isso seja possível, SBP utiliza e sempre inova em soluções que reúnem ativos eficientes e modernos para garantir a segurança do consumidor”, explica Elvis.

Para explicar mais sobre como surgiu e funciona o Movimento Juntos Contra o Mosquito, programa criado por SBP em parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, o evento contou com a presença de Julio Cals, presidente da instituição. Com início em 2017, o movimento, ao longo dos anos, já beneficiou mais de 18 mil famílias ao redor do Brasil com conscientização sobre os cuidados diários e as doenças transmitidas pelos mosquitos. Como a educação é importante nesse processo de transformação do mundo, o Movimento tem o papel de atuar em comunidades em alto grau de vulnerabilidade social e levar informações que podem salvar vidas.

O movimento já aconteceu em dez estados brasileiros, atuando em comunidades com foco na redução da proliferação dos mosquitos – especialmente do Aedes aegypti – e abordando ativamente temáticas como limpeza e educação com jovens e adultos nestes locais. Em 2020, por conta da pandemia, a atuação foi focada em doações para comunidades de São Paulo e do Rio de Janeiro que mais sofriam com a Covid-19 e que, ao mesmo tempo, viam os casos de Dengue crescerem. A ação alcançou cerca de 100 mil famílias, por meio de doação de produtos que protegem dos mosquitos transmissores de doenças e informação sobre os cuidados diários necessários.

“Com o avanço da pandemia da Covid-19, SBP e a Cruz Vermelha Brasileira precisaram reinventar o movimento para retomar as ações. Por essa razão, criamos um programa pautado em comunicação e conscientização online com influenciadores digitais, jornais e rádios comunitários para potencializar nossa mensagem nas comunidades mais vulneráveis e acabarmos com a dengue, zika e chikungunya em nosso país”, ressalta Julio.

Como destaque do evento, Dr. Drauzio Varella trouxe um panorama das doenças arboviroses pelo ponto de vista médico. De início, e em um bate-papo com Carol Martins, o médico explicou o que é a dengue, seus principais sintomas e as diferenças entre a dengue e a Covid-19 – são duas doenças completamente diferentes, mas com sintomas semelhantes (febre, dores no corpo, vômito) que podem causar dúvidas na hora do diagnóstico. Uma diferença fundamental é em relação aos sinais iniciais: a Covid-19 começa com sintomas gripais e febre baixa; a dengue tem uma manifestação abrupta e febre forte. Além disso, diferente da dengue, a Covid-19 se instala nos pulmões e pode causar complicações.

“O animal mais perigoso para o homem é o mosquito, já que ele pode nos transmitir uma grande quantidade de doenças. Precisamos ensinar a todos a se prevenirem e compreenderem que teremos que conviver com as doenças arboviroses. É necessário estimular a conscientização da população, especialmente em regiões em que os casos são frequentes como o Norte e o Nordeste do Brasil. Para o futuro, com tantas mudanças climáticas, o desafio é cada vez maior”, afirma Dr. Drauzio.

Ainda durante o evento, Dr. Drauzio também ressaltou a questão das subnotificações de casos dengue no País, já que a pandemia trouxe medo na ida aos hospitais (o que faz com que muitos casos não sejam registrados). Além do sentimento de medo, pode fazer com que as pessoas relaxem nos cuidados de combate ao mosquito, lembrando-se apenas da Covid-19. Em 2021, estima-se que o número de casos subnotificados seja quatro vezes maior que os casos notificados – 500 mil até agosto.

Aumento das Doenças Arboviroses no Brasil*

A dengue teve um aumento expressivo de casos em várias regiões do Brasil, principalmente na região Norte e Sudeste. Ao comparar o ano de 2020 com os meses de janeiro a agosto de 2021, percebeu-se, no Norte, um aumento de mais de 44%, puxado principalmente por Acre (164%) e Amapá (189%). Já no Sudeste, no mesmo período, foram registrados mais que o triplo de casos de dengue na cidade de São Paulo. Além disso, as regiões Nordeste e Sul do País também apresentam dados expressivos: houve um aumento de 74% na Paraíba, 60% em Pernambuco, 47% no Ceará, 64% em Santa Catarina, e 126% no Rio Grande do Sul.

  Já a chikungunya traz dados alarmantes com o aumento de casos em todas as regiões do Brasil na comparação de 2020 com janeiro e agosto de 2021, sendo as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste as mais afetadas. No Nordeste, os estados da Paraíba e Pernambuco registraram um aumento de 500% de casos confirmados. No Norte, os números também são preocupantes, especialmente nos estados do Acre (552%), Amazonas (308%), Roraima (329%), Tocantins (259%). Já no Centro-Oeste, Goiás traz um aumento 608% de casos no período. Em relação às regiões Sudeste e Sul, o estado de São Paulo registrou um aumento de 2.709% em casos confirmados, e o estado do Rio Grande do Sul teve um aumento de 454%.

  Em relação ao zika, as regiões mais afetadas são o Nordeste, Sudeste e o Norte. Ao comparar os casos de 2020 com os registrados entre janeiro e agosto de 2021, a situação mais alarmante é do estado do Acre, com um aumento de 2.043%. No Nordeste, os principais estados afetados são o Piauí (325%), Ceará (405%) e Paraíba (2.193%). Já no Sudeste, a elevação foi de 134% de casos confirmado no Espírito Santo. No Centro-Oeste, o aumento foi de 77% no Mato Grosso do Sul; no Sul, o estado do Rio Grande do Sul aparece em alta novamente com 300% de aumento.

Importações de produtos químicos batem novo recorde em agosto

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No acumulado do ano até agosto, déficit supera os US$ 36,1 bilhões

O ritmo das importações brasileiras em produtos químicos, que já era intenso desde meados do ano passado com o início do processo de retomada da economia simultaneamente ao enfrentamento da pandemia da COVID-19, tem se consolidado nos últimos meses em um novo e alarmante patamar, de compras mensais superiores a US$ 5 bilhões. Desde junho, vêm sendo seguidamente estabelecidos novos recordes mensais em valores e em volumes físicos importados.

Em agosto, foram importados US$ 5,8 bilhões, equivalentes a 5,8 milhões de toneladas adquiridas pelo País em produtos químicos, resultados que passam a ser os recordes em bases mensais. As exportações brasileiras de produtos químicos, por sua vez, têm permanecido estáveis, em níveis mensais bastante inferiores ao das importações, com vendas médias de US$ 1,2 bilhões, relativas às expedições de 1,3 milhões de toneladas aos países de destino das mercadorias nacionais.

No acumulado do ano, até agosto, as compras de produtos químicos vindos do exterior totalizam US$ 36,1 bilhões, expressivo aumento de 35,9% frente ao mesmo período de 2020. As exportações, por sua vez, alcançaram US$ 8,9 bilhões, aumento de 21% na comparação com o valor registrado entre janeiro e agosto do ano passado, resultado devido especialmente à recuperação dos preços médios, de 15,2%, dos principais produtos químicos exportados pelo País. O déficit na balança comercial de produtos químicos, até agosto, chegou a US$ 27,2 bilhões, crescimento de consternadores 41,7% em relação ao igual período de 2020.

Nos últimos 12 meses (setembro de 2020 a agosto deste ano), o déficit comercial atingiu a inédita marca de US$ 38,2 bilhões, superando em muito as próprias projeções da Abiquim desse indicador para o ano e confirmando as urgentes necessidades de medidas de apoio e estímulo produtivo imediatas e de um programa de políticas industriais robusto e com foco em competitividade, dando previsibilidade e segurança jurídica ao investidor.

Para o presidente-executivo da Abiquim, Ciro Marino, não existe País forte sem uma indústria competitiva. Em todas as grandes economias do mundo, que já possuem programas sólidos e duradouros de políticas industriais específicas para suas indústrias químicas, o setor tem exercido papel estratégico tanto no enfrentamento da pandemia quanto na retomada sustentável das atividades econômicas. “O Brasil tem potencial e capacidade técnica incríveis para transformar os recursos naturais, em especial relativos ao petróleo e gás, em valor e riqueza para o País. Os números da balança comercial comprovam duas coisas: que a escala do mercado interno é, indiscutivelmente, um ativo estratégico nacional e deve que ser preservado a todo o custo de operações desleais e ilegais de comércio; e que o crescente déficit, que será recorde em 2021, mesmo com a pandemia, demanda pragmatismo e agilidade na elaboração imediata de uma agenda de competitividade, alicerçada em visão estratégica e em segurança jurídica para o comércio e para os investimentos”, destaca Ciro Marino.

 

 

 

Fonte: Abiquim – 21/09

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