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Harpic apresenta práticas de Feng Shui para deixar o banheiro mais agradável

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O cômodo deve ser um local harmonioso e saudável para todos os membros da família

Você sabia que vamos em média, 6x no dia ao banheiro? Por se tratar de um cômodo que visitamos com tanta frequência, deve ser um local que transmita paz e tranquilidade para seu usuário.

Para que os consumidores desfrutem deste momento com paz e relaxamento, Harpic, marca especialista em cuidados sanitários da Reckitt Hygiene Comercial, preparou dicas especiais para tornar o banheiro mais agradável de acordo com as práticas do Feng Shui, antiga arte Chinesa que ajuda a manter a casa organizada de acordo com o fluxo de energia. Confira!

Dica 1: Mantenha a tampa do vaso sanitário abaixada e a porta fechada

Com uma técnica bem simples, essa é a dica que todos os membros da família podem seguir. Especialistas em Feng Shui acreditam que a energia positiva pode ser absorvida pelo vaso sanitário e fluir pela porta afora. Mantenha a tampa do vaso sanitário e a porta do banheiro fechados para reter a energia feng shui positiva. Outra possibilidade é colocar tampões nos ralos e drenos.

Dica 2: Faça os espelhos funcionarem

Os espelhos são importantes na arte do Feng Shui, pois auxiliam a circular a energia que eleva o espírito e faz com que você se sinta positivo. Porém, apontar o espelho para a direção errada pode intensificar a energia negativa, como a energia em torno de um vaso sanitário com cheiro desagradável. Procure posicionar o espelho acima do vaso sanitário e não oposto a ele. A melhor posição é a que você não consiga se ver quando estiver sentado no vaso sanitário.

Dica 3: As plantas têm efeito positivo e pacífico no Feng Shui

As plantas representam a essência íntegra da natureza, criando um espaço sanitário purificado, especialmente quando colocadas na frente dos espelhos para multiplicar esse efeito. O bambu é perfeito para o banheiro e deve ser colocado em vasos de terracota para contrabalancear o ambiente predominantemente baseado em água.

Dica 4: Mantenha o banheiro iluminado

Como o banheiro serve para limpar a sujeira do dia, deve-se usar uma decoração clara sobre tons escuros, o que gera efeito de pureza e limpeza. Lembre-se: um banheiro iluminado gera uma maior sensação de limpeza.

Dica 5: Mantenha o banheiro limpo e organizado

É mais prazeroso passar tempo em um banheiro limpo e brilhante, não é? Limpe-o diariamente com um produto como o FreshPower6. Além disso, faça limpezas profundas a cada duas semanas para evitar a síndrome do vaso sanitário com cheiro desagradável devido a manchas e sujeira acumulada. O limpador líquido Harpic Power Plus mata 99,9%* de vírus e bactérias além de remover as manchas mais difíceis.

Se você for um adepto apaixonado por Feng Shui ou apenas desejar tornar seu banheiro um lugar agradável para seus usuários, estas dicas vão te ajudar a criar um ambiente charmoso, positivo e pacífico. Um ótimo ambiente para visitas rápidas ao vaso sanitário ou intervalos mais longos no banheiro!

Entrevista exclusiva: ‘Está na hora de puxar uma grande transformação no setor’, diz Juliana Marra, da Unilever

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Gerente sênior de relações institucionais e governamentais fala sobre o futuro que a companhia persegue

Por Estela Mendonça

Presente em 100% dos lares brasileiros, a Unilever sabe o tamanho de sua responsabilidade em liderar as transformações na produção e consumo de bens de consumo. “Queremos que, ao comprar nossos produtos, os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e, consequentemente, para a sociedade”, afirma Juliana Marra, gerente sênior de relações institucionais e governamentais, em entrevista exclusiva ao portal Household Innovation. Confira.

– Como alinhar eficiência com biodegradabilidade e menor impacto no meio ambiente?

Esse é um dos grandes desafios da atualidade e para diversos segmentos. Acreditamos que os consumidores não precisam escolher entre um produto de alta qualidade e um produto que seja sustentável, ele pode – e deve – ter os dois. As empresas têm papel fundamental em promover mudanças positivas na sociedade e, para uma companhia como a Unilever, com marcas e produtos que chegam a milhões de lares em todo o mundo – estamos em 10 de cada 10 lares no Brasil -, essa responsabilidade é ainda maior. Por isso, queremos sempre entregar soluções de alta eficácia que facilitem a vida dos consumidores, ao mesmo tempo em que contribuam para um futuro melhor e um planeta mais sustentável. Queremos que, ao comprar nossos produtos, os consumidores façam parte de uma mudança sistêmica, significativa e real em prol de um futuro mais limpo e seguro para o meio ambiente e consequentemente para a sociedade.

A Unilever mantém a busca constante por ingredientes que não prejudiquem o meio ambiente e consigam manter o máximo de eficiência. Essa é a premissa do programa Futuro Limpo, uma estratégia de inovação desenvolvida para mudar radicalmente a forma como criamos, fabricamos e embalamos nossos produtos de limpeza e lavanderia. Ela é única em termos de ambição em incorporar os princípios da economia circular nas embalagens e nas formulações, ou seja, reduzir-reutilizar-reciclar, em vez de extrair-produzir-descartar. No centro dessa estratégia, há uma nova ambição: substituir todo o carbono derivado de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos de limpeza e de lavanderia da Unilever por carbono renovável ou reciclado até 2030. O “Futuro Limpo” transformará a sustentabilidade de nossas marcas globais e representa um grande passo em direção ao nosso compromisso de atingir emissões líquidas zero em nossos produtos até 2039. Assim, cada vez mais, o consumidor vai entendendo o seu poder de ajudar a melhorar o futuro por meio da escolha de um simples produto.

Em OMO, por exemplo, a maior parte do portfólio é feita com 90% de ingredientes biodegradáveis (ou mais), e nosso próximo passo é substituir os ingredientes que não têm altos níveis de biodegradabilidade por outros que se decompõem com mais facilidade. E continuaremos nesta toada em busca de mais e mais aprimoramentos.

– Qual seria o grau de biodegradabilidade ideal para a Unilever? É possível alcançar em curto prazo? 

Não vamos parar de trabalhar nisso até que o número seja 100%. E esta é uma jornada que requer pesquisa, desenvolvimento e inovação com planejamentos que alcançam o curto, médio e longo prazos, além de envolver diversos atores do mercado.

Temos conquistado resultados relevantes nas iniciativas propostas em ESG como um todo, mas sabemos que temos muito a fazer e queremos ir além. Por isso, lançamos, em março de 2021, nossa nova estratégia de negócios, o Unilever Compass, com grandes metas divididas em três pilares prioritários para a companhia e que se complementam: Melhorar a saúde do planeta; Melhorar a saúde, a confiança e o bem-estar das pessoas; Contribuir para um mundo mais justo e socialmente inclusivo. Com ele, levamos nossos compromissos ambientais para outro patamar, visando entregar uma performance superior, impulsionar um crescimento responsável e sustentável.

“…ainda precisamos repensar mais a forma como projetamos e embalamos os produtos”

– A Unilever está testando um frasco de papel para lava-roupas líquidos. Quando será lançado no país e por que escolheu o Brasil para testar o produto?

Como trouxemos acima, é importante dizer que, hoje, OMO já possui garrafas plásticas 100% recicláveis, com cerca de 35% de plástico reciclado (PCR) em sua composição e 100% em suas tampas. OMO para Diluir, por exemplo, já tem 50% de PCR em sua composição, além de usar 72% menos plástico comparado a uma garrafa de 3L. Mas há também uma jornada para a redução do uso de qualquer tipo de plástico que envolve o projeto-piloto para nossa primeira embalagem feita à base de papel. Esse formato inédito da companhia utiliza uma nova tecnologia desenvolvida em parceria com o consórcio Pulpex, que reúne outras empresas do setor, como a Diageo e Pilot Lite.

A garrafa é feita de celulose, que possui origem sustentável, e foi projetada para ser reciclada junto com os outros resíduos de papel dentro da cadeia de reciclagem. Internamente, possui um material patenteado pela companhia que repele a água e permite que o conteúdo retenha produtos líquidos como detergente para roupas, xampu e outros itens que possuam ingredientes ativos. A expectativa é que a embalagem chegue ao Brasil no primeiro semestre de 2022 em edição especial e depois tenha a distribuição estendida para a Europa e outros países.

Lançamento de garrafa feita de celulose está prevista para 2022

Entendemos que estamos no caminho certo para lidar com o uso excessivo de plástico e que ainda precisamos repensar mais a forma como projetamos e embalamos os produtos. Isso requer uma mudança drástica que só pode ser alcançada por meio da colaboração de todo o setor e confiamos que a tecnologia de garrafas à base de papel Pulpex é um passo extremamente significativo nessa direção.

Nesse sentido, é importante mencionar outro movimento essencial da Unilever para acelerar e evoluir na agenda do plástico, que é a adoção, como diretriz, do conceito “Menos Plástico, Melhor Plástico, Nenhum Plástico”. Quando falamos em “menos plástico”, significa que estamos investindo em inovação para explorar novos formatos de embalagens e produtos. Um exemplo é o desenvolvimento de fórmulas mais concentradas, com a mesma performance e menor impacto no meio ambiente. A nossa missão é ter um portfólio – o que inclui nossas embalagens – que seja bom para as pessoas e para o planeta ao mesmo tempo.

Com “melhor plástico” almejamos ter um percentual cada vez maior de resina reciclada pós-consumo na composição dos nossos frascos e mais plástico verde. Algumas de nossas marcas no Brasil já entregam esse compromisso, como Sétima Geração e Love Beauty and Planet que utilizam 100% PET e plástico verde proveniente da cana de açúcar.

E por último, com a abordagem “nenhum plástico” estamos revisitando nosso portfólio, com pesquisa e desenvolvimento, para trazer ao consumidor opções de produtos em refil, produtos concentrados e produtos nus, que não requerem embalagens, como xampus em barra, por exemplo. Como resultado desses esforços no Brasil, quase 100% das marcas que utilizam embalagens rígidas já contam com a inclusão de algum percentual de resina reciclada pós-consumo (PCR). Quando implantamos mudanças como essa, a redução do impacto ambiental é enorme.

“A Unilever entende que está na hora de puxar uma grande transformação em cadeia de todo setor”

– Quais os principais ganhos com a substituição da embalagem?

Os ganhos são muitos. A Unilever entende que está na hora de puxar uma grande transformação em cadeia de todo o setor, mostrando que é possível produzir itens de forma mais sustentável, contribuindo para um futuro mais limpo e seguro para todos, sem perder o poder de limpeza. Por isso, temos feito transformações nas marcas para trazer mais sustentabilidade para os mercados em que atuam. O nosso objetivo é reduzir cada vez mais o plástico utilizado na produção dos produtos.

A Pulpex, por exemplo, estima que sua tecnologia resulte em uma pegada de carbono aproximadamente 30% menor do que o PET garrafa a garrafa. A embalagem de plástico também está fortemente ligada à questão dos resíduos de plástico em nosso meio ambiente, por isso estamos explorando alternativas ao plástico, trabalhando em inovações para usar melhor e menos plástico, além de ajudar a coletar e processar mais embalagens de plástico do que vendemos.

Além de OMO, TRESemmè é outro exemplo de marca que foi pioneira ao relançar todos os xampus, condicionadores, cremes para pentear e cremes de tratamento em frascos feitos com plástico 100% reciclado e reciclável, comunicando a mudança para os consumidores direto nas embalagens. No Brasil, a jornada de redução do plástico de TRESemmè começou em 2018, quando foram lançadas as garrafas mais leves do mercado, feitas com 20% menos plástico do que as versões anteriores. No mesmo ano, a marca também lançou seus Super Condicionadores com tubos feitos inteiramente de plástico obtido de fontes renováveis. Além disso, podemos citar fórmulas concentradas como de CIF eco-refil, que eliminou 75% do plástico utilizado para embalagens, além de estações de recarga de xampu como a de Love Beauty and Planet que testamos no Brasil no final do ano passado, com o objetivo de diminuir o uso do plástico.

CIf eco-refil eliminou 75% do plástico utilizado para embalagens

Todas essas mudanças estão em linha com nosso plano de sustentabilidade, o Compass, que mencionamos anteriormente. Com ele, nossos compromissos nessa agenda vão além, até 2025, temos o comprometimento de garantir que 100% de nossas embalagens plásticas sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis; aumentar o uso de material plástico reciclado pós-consumo em nossas embalagens para pelo menos 25%; reduzir pela metade a quantidade de plástico virgem que usamos em nossas embalagens e alcançar uma redução absoluta de mais de 100 mil toneladas no uso de plástico.

“O lugar do plástico é na economia, não no meio ambiente”

– Quais os principais obstáculos para sua implantação? Custo ou fornecedores estão entre eles?

O nosso principal desafio tem sido desenvolver embalagens mais sustentáveis que mantenham a qualidade já tão conhecida pelos consumidores, mas de forma que ao utilizar este produto, o consumidor não esteja gerando impacto negativo para o meio ambiente.

Quando falamos especialmente de economia circular e vida útil das embalagens, encontramos diversos obstáculos. A questão é complexa e envolve diferentes atores sociais. A falta de coleta seletiva, a baixa disponibilidade de resina pós-consumo para compra, e os altos preços desses materiais vs. resina virgem são questões que se colocam contra a aceleração da economia circular do plástico.

Sabemos que ainda há muito a ser feito e os desafios são inúmeros, mas precisamos incentivar o mercado brasileiro a migrar para a economia circular por um futuro mais limpo para todos nós. O lugar do plástico é na economia, não no meio ambiente.

“É nosso dever parar de bombear carbono do subsolo da terra, quando há abundância desse recurso no solo e acima dele”

– Como a Unilever está agindo para melhorar as formulações químicas dos seus produtos de limpeza?

O planeta é a casa que compartilhamos e temos a responsabilidade de protegê-lo. Por isso, entendemos que é hora de eliminar os combustíveis fósseis como fonte de energia e como fonte de carbono nos produtos químicos que facilitam nosso dia a dia. O mundo caminha para eliminar o carbono da energia, migrando para a energia renovável.

É o momento de combater as emissões de carbono escondidas em produtos químicos cotidianos, fazendo a transição para fontes renováveis de carbono. Produtos químicos fabricados a partir de combustíveis fósseis representam 12% da demanda global de petróleo, respondem por mais de 1/3 do crescimento da demanda até 2030, e quase 50% até 2050 (Fonte: International Energy Agency). A solução é diversificar as fontes de carbono, eliminando os combustíveis fósseis para crescer dentro dos limites do nosso planeta.

O nosso programa Futuro Limpo reflete a visão de transformar radicalmente os nossos negócios. É nosso dever parar de bombear carbono do subsolo da terra, quando há abundância desse recurso no solo e acima dele. Só teremos que aprender a utilizar o carbono dessas fontes em ampla escala. Como indústria, precisamos acabar com a dependência dos combustíveis fósseis, inclusive como matéria-prima nos nossos produtos. No centro da estratégia do programa Futuro Limpo está o modelo Carbon Rainbow™, nossa nova abordagem de diversificação das fontes de carbono usado nas formulações dos nossos produtos de limpeza e de lavanderia. Fontes fósseis não-renováveis de carbono (identificadas como carbono negro) serão substituídas por CO2 capturado (carbono roxo), plantas e fontes biológicas (carbono verde), fontes marinhas como algas (carbono azul) e carbono recuperado de resíduos (carbono cinza). Acreditamos que o Carbon Rainbow ™, por si só, pode nos ajudar a reduzir em até 20% as emissões de carbono das nossas formulações.

– A Unilever pretende lançar no Brasil projetos de recarga de embalagens de produtos de limpeza como já acontece em outros países?

Unilever, globalmente, está em constante desenvolvimento e em busca de inovações, construindo um mix de iniciativas que visa encontrar as melhores alternativas para, em seguida, aplicar as mudanças em grande escala. Iniciativas de recarga já estão em teste em outros países.

Temos equipes internas dedicadas para construir experiência, testar diferentes abordagens e aumentar a escala de pilotos de sucesso, inclusive na área de recargas. Por exemplo, no Chile, fizemos uma parceria com a Algramo, uma empresa social, para entregar um modelo de refil diretamente aos consumidores em casa. Desde o início da parceria, foram economizadas 3 toneladas de embalagens plásticas, com uma taxa de repetição de compra de 60% à medida que os consumidores mudam para o modelo de refil. Agora estamos trabalhando ativamente para expandir essa parceria e implementação em outros mercados.

Aqui no Brasil, tivemos estações de recarga de xampu como a de Love Beauty and Planet que testamos no Brasil no final do ano passado, com o objetivo de diminuir o uso do plástico.

“…estamos em busca de oportunidades para usar novas enzimas que nos permitam ter produtos ainda mais concentrados”

– A Unilever está investindo no desenvolvimento de novas enzimas. O que isto pode significar nos produtos do futuro?

Em OMO, as enzimas que usamos são de origem natural e biodegradáveis e estamos em busca de oportunidades para usar novas enzimas que nos permitam ter produtos ainda mais concentrados. Assim, conseguiremos diminuir nossas embalagens, isso significa menos plástico e menos poluição para transportá-los.

– Você poderia explicar como é a tecnologia do surfactante feito de emissões industriais de carbono em vez de combustíveis fósseis?

A Unilever vai substituir globalmente 100% do carbono derivado de combustíveis fósseis das fórmulas de seus produtos de limpeza e lavanderia por carbono obtido de fontes renováveis ou recicladas. Com investimento de 1 bilhão de euros em pesquisas e desenvolvimento, o programa visa transformar a sustentabilidade das nossas marcas globais de limpeza e lavanderia como OMO, Brilhante, Cif, Sétima Geração,  entre outras, dentro do programa Futuro Limpo, já detalhado anteriormente. Abaixo, separamos uma explicação mais aprofundada sobre o Carbon Rainbow™ e as iniciativas do programa Futuro Limpo para deixar mais claros os seus benefícios.

Há, por exemplo, projetos de pesquisa e de desenvolvimento em andamento, como “Carbono roxo”, para captura e utilização de carbono para produzir carbonato de sódio e outras substâncias químicas; “Carbono verde”, um surfactante ramnolipídeo derivado de biomassa terrestre; “Carbono cinza”, surfactante derivado de resíduos; “Biodegradabilidade”, com polímeros de limpeza biodegradáveis; e “Fórmulas de baixo carbono”, com ingredientes com eficiência de peso.

De acordo com o Carbon Rainbow™, a extração de carbono considerará o impacto ambiental e será monitorada pelos programas de extração sustentável da companhia para evitar processos desordenados do uso do solo. O mundo deve eliminar o uso dos combustíveis fósseis e fazer a transição para recursos renováveis, de menor impacto nos ecossistemas e que ajudam a restaurar a natureza. Diversificar as fontes de carbono é essencial para crescermos dentro dos limites do planeta. Os nossos fornecedores e parceiros de inovação desempenham um papel importantíssimo nessa transição. Ao compartilharmos o modelo Carbon Rainbow™, invocamos uma transformação no modo como usamos carbono em toda a economia.

“…vamos abrir novos caminhos para reduzir a pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavanderia do mundo”

– Quando e como as formulações da Unilever ficarão livres de ingredientes fósseis?

Com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, vamos abrir novos caminhos para reduzir a pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavanderia do mundo. Esperamos que essa iniciativa sozinha reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20%. Já para as emissões líquidas, a ideia é chegar a zero até 2039. Nossos compromissos também passam por reduzir pela metade o impacto dos gases do efeito estufa durante todo o ciclo de vida dos nossos produtos até 2030, zerar as emissões de gases do efeito estufa das nossas operações até 2030, tornar as fórmulas dos nossos produtos biodegradáveis até 2030, alcançar uma cadeia produtiva sem desmatamento até 2023 e reduzir pela metade o uso de plástico virgem, ajudar a coletar e processar mais plástico do que vendemos e garantir que todas as embalagens plásticas dos nossos produtos sejam reutilizáveis, recicláveis e compostáveis, usando pelo menos 25% de plástico reciclado nas embalagens até 2025.

– A Unilever conseguiu reduzir o consumo de água nas fábricas em mais de 50% na última década. Ainda dá para reduzir mais?

Em 2018, conseguimos antecipar a meta de redução em 40% da extração de água de nossa rede global de fábricas. A meta havia sido colocada para 2020, ano em que registramos uma diminuição de 49% no consumo de água por tonelada de produção nas fábricas em todo o mundo, superando o objetivo traçado em nosso plano de sustentabilidade. Nas fábricas do Brasil, para uma comparação mais próxima de nossa realidade, o resultado foi ainda melhor e esse percentual de economia chegou a 54% na última década.

Recentemente, assumimos novos compromissos mundiais de enfrentamento à escassez de água e conservação de recursos hídricos. As metas relativas à água, que tem como data limite o ano de 2030, visam transformar as fórmulas dos produtos para que sejam 100% biodegradáveis e ter 100% das fábricas da companhia com circularidade de água, o que significa reaproveitar a água das estações de tratamento de efluentes e não descartá-la em corpos hídricos.

Reduzir o consumo, reutilizar e conservar a água são prioridades em todas as unidades da Unilever e, por isso, há um trabalho cirúrgico para eliminar perdas ao longo de todo o processo de fabricação. Utilizamos medidores inteligentes que possibilitam localizar, de maneira rápida e digital, oportunidades de melhoria e eventuais vazamentos. Dessa forma, a gestão do recurso se torna ainda mais assertiva e acontece em tempo real. Além disso, em 2020, foi implantado o projeto “Water Squad”, no qual líderes de sustentabilidade de todas as fábricas trabalham em conjunto para estudar a matriz hídrica dos complexos fabris para propor ajustes e aprimoramentos.

Em números: exigências dos consumidores digitais

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A Wunderman Thompson lançou a quinta edição do The Future Shopper Report, pesquisando 28.000 consumidores em 17 mercados diferentes e analisando profundamente o que os varejistas devem oferecer para atender às demandas dos consumidores em experiências de compra digital

♦ 73% dos compradores globais disseram que o e-commerce será mais importante para eles este ano

♦ 62% dos compradores globais aumentarão o uso de canais de compras digitais no futuro

♦ 51% dos gastos serão online pós-COVID-19, de acordo com compradores globais pesquisados

♦ 64% dos compradores dizem que preferem comprar com marcas que têm presença online e offline

♦ 59% dos consumidores desejam que as marcas se comuniquem perfeitamente com eles em todos os canais

♦ 41% dos compradores globais admitem que ainda têm medo de fazer compras na loja após o COVID-19

♦ 38% dos compradores globais procuram produtos na Amazon

♦ 14% de todos os gastos online são por meio da Amazon

♦ 30% dos compradores globais esperam entrega em 24 horas

♦ 48% dos compradores em todo o mundo disseram que queriam uma entrega mais rápida

♦ 66% dos compradores afirmam que os mercados são os melhores em entrega rápida

♦ 62% dos compradores globais estão entusiasmados com lojas sem finalização de compra, como Amazon Go

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Beauty Matter 04.08.2021

Diluição é solução em limpeza, diz Mintel

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A Mintel destacou em seu site um limpador doméstico multifuncional pode ser usado para diferentes funções, dependendo da quantidade de água adicionada ao produto. A startup Everdaily, com sede na Nova Zelândia, vende um produto concentrado que pode ser diluído em água da torneira para atender a diversos fins de limpeza

Puro, pode ser usado para lavar louças ou roupas, mas quando diluído em cinco partes de água torna-se um limpador de banheiro. Com 15 partes de água adicionadas, ele pode ser colocado em um borrifador e usado como um spray multiuso. O concentrado é isento de produtos químicos agressivos e a fórmula não é tóxica e tem base vegetal e mineral, portanto, pode ser usado com segurança em qualquer lugar da casa. Everdaily atualmente está atuando dentro da Nova Zelândia.

Os produtos recarregáveis ​​estão ganhando impulso com os consumidores à medida que procuram alternativas ao plástico descartável. No entanto, eles estão cada vez mais conscientes da variedade de maneiras diferentes pelas quais o consumismo pode prejudicar o meio ambiente, à medida que muitas outras questões vêm à tona.

A pegada de carbono de um produto, o uso de água e o número de produtos químicos tóxicos que ele contém são apenas alguns dos diferentes elementos que os consumidores agora também estão considerando ao comprar produtos domésticos, e todos esses itens são tratados pelo único produto concentrado da Everdaily.

Ter um único produto que pode desempenhar várias funções também atrairá os consumidores que procuram uma abordagem mais minimalista para seu consumo – precisar de apenas uma garrafa no armário em vez de uma diferente para cada cômodo e função certamente será desejável para quem deseja organizar e reduzir o desperdício.

Clorox lança linha de limpeza com certificação EPA Safer Choice em parceira com Real Simple nos EUA

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O site Real Simple, da Meredith Corporation, e a Clorox  se uniram para criar a Real Simple Cleaning Collection nos Estados Unidos

“Em nosso século de história na Clorox, continuamos a aumentar nosso portfólio para incluir diversas marcas que defendem que as pessoas estejam bem e prosperem todos os dias”, disse Kirstin Ganz, diretora de marketing, equipe de crescimento transformacional da Clorox. “É por isso que estamos entusiasmados em unir forças e lançar uma linha de belos produtos de limpeza que não apenas incorporam a estética amada do Real Simple, mas também cumprem a reputação histórica da Clorox de limpeza segura e eficaz”.

A nova linha de produtos certificados pela EPA Safer Choice inclui um spray de limpeza multiuso e wipes compostáveis. Os produtos são formulados sem parabenos, corantes e outros produtos químicos agressivos e são seguros para uso em superfícies duras e não porosas, incluindo granito, ladrilhos e aço inoxidável. O spray limpador multiuso, feito com energia renovável, possui uma fórmula 99,9% de base biológica. Ambos os produtos estão disponíveis em dois aromas, Laranja Doce e Manjericão e Flor de Cerejeira e Rosa.

“Acreditamos que você deve ser capaz de manter sua casa limpa e convidativa sem o uso de produtos químicos, e é por isso que estamos tão entusiasmados com a parceria com a Clorox para fornecer produtos de limpeza de alta qualidade que são seguros para uso perto de crianças e animais de estimação”, disse a editora-chefe da Real Simple, Liz Vaccariello.

The Real Simple Cleaning Collection se junta ao crescente conjunto de produtos da marca, incluindo sua coleção de bolsas de mão recém-lançada.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 27.08.2021

Dragão, marca de água sanitária mais lembrada em Pernambuco, terá nova fábrica em 2022

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Marca do grupo Interlândia, a Dragão se consagrou, mais uma vez, como primeiro lugar na preferência do público na categoria Água Sanitária na 18ª edição da pesquisa Marcas que eu gosto 2021, realizada pela  Folha de Pernambuco, juntamente com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe)

Neste momento de dificuldade, a empresa focou em manter um preço justo ao consumidor, com produtos acessíveis e eficazes para a limpeza do lar. Além disso, a Dragão manteve publicidade nos veículos de comunicação, como TV, rádio e redes sociais.

“Toda empresa quer ter sua marca lembrada, e, claro, de forma positiva. A Interlândia busca isso desde sua fundação, em 1948, dando maior importância sempre ao consumidor, produzindo um produto com preço justo e alta qualidade”, destacou Lucas Sève, gerente Comercial e de Marketing da Interlândia.

Ao longo do último ano, a Interlândia ampliou suas unidades fabris de Marechal Deodoro, em Alagoas, e de Cascavel, no Ceará. Foram feitas algumas modificações em relação às embalagens e foram lançados novos produtos, como o amaciante de roupas em duas fragrâncias e a esponja, ambos muito bem aceitos pelo consumidor. A empresa continua ampliando suas linhas já existentes e para 2022 está projetando mais uma unidade fabril.

A Interlândia, fabricante dos produtos de limpeza Dragão, foi criada em 1948, com o objetivo de garantir a limpeza geral das ruas do Centro da cidade do Recife, em Pernambuco. Atualmente, atende todo o Nordeste e parte da região Norte, com os seus três parques industriais, em Jaboatão dos Guararapes (PE), em Marechal Deodoro (AL) e em Cascavel (CE), empregando 600 funcionários.

Hoje, a Dragão está consolidada como a água sanitária mais vendida da região Nordeste e a quinta mais vendida do Brasil, mesmo sem atuação no Sudeste. Os produtos Dragão oferecem qualidade, preço justo e tradição, alinhados a uma tecnologia de barreira que permite o envasamento da água sanitária em garrafas pet.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco 28.08.2021

Condor lança nova linha de Mops

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Produtos simplificam a desinfecção e reduzem o uso de produtos de limpeza

Diante do novo cenário que a pandemia trouxe – onde não basta mais só limpar, é preciso desinfetar -, a Condor acaba de ampliar sua gama de Mops com mais três produtos. Além de suprir as necessidades dos consumidores, a Condor – empresa nacional e líder em diversas categorias dos segmentos de Limpeza, Higiene Bucal, Beleza e Pintura – investiu em tecnologias que facilitam as novas rotinas desafiadoras dos consumidores, ocasionadas pela Covid-19.

Tradução literal de esfregão, o item é uma alternativa a vassoura, rodo e pano, tornando-se um importante aliado na desinfecção dos lares brasileiros pela praticidade e pela redução do desperdício de produtos de limpeza, gerando significativa economia em longo prazo.

De acordo com a Condor, os três lançamentos aumentam as opções ao consumidor dentro do portfólio da marca, com Mops de diferentes atributos, como níveis de praticidade, conveniência e tecnologia. “Essa diversificação também permite atendermos a clientes de diferentes perfis e em múltiplos canais de vendas, oferecendo de maneira assertiva soluções específicas de acordo com a necessidade de cada consumidor, já que os hábitos de limpeza são muito pessoais”, destaca Vanessa Ribeiro Gonzalez, gerente de Marketing da Condor para categoria Limpeza.

Os produtos estão disponíveis a partir deste mês em pontos de vendas físicos e canais de e-commerce.

Confira os benefícios dos novos Mops da Condor

O Mop 360° Smart possui tecnologia inteligente diferenciada no mercado brasileiro. Este sistema contém um balde com volume total de 12 litros (6l úteis) com mecanismo automático de funcionamento. Após o uso do mop, com o refil umedecido para limpar o piso, basta girar o sistema sobre o pino central e, após três ciclos, o mecanismo mudará do “modo lavagem” para o “modo centrifugação”. Os modelos similares do mercado não são automatizados e precisam dessa alteração manual.

Já o Mop Lava e Seca FIT é o modelo supercompacto da Condor, de fácil armazenamento e super versátil. O conjunto consiste em um balde de 9 litros (4,5l úteis), e um refil de microfibra maior do que os similares do mercado. Este produto possui compartimentos separados para águas suja e limpa, além de um duplo sistema de drenagem. Ele possui ainda cerdas que agarram completamente a sujeira e uma base fina e flexível em 360°, para garantir maior alcance na limpeza.

O terceiro lançamento é o Mop Lava e Seca EVOLUX, totalmente inovador e exclusivo da Condor. Além de trazer compartimentos separados para águas suja e limpa, o balde interno para água limpa é totalmente removível, podendo, assim, ser utilizado também como um balde simples. Outro diferencial deste Mop é seu sistema dentado que limpa o refil de microfibra de forma muito eficiente.

Os lançamentos reforçam a atuação da Condor no segmento, que já possui outros modelos de Mops, como o Mop 360° SPIN (com inovador sistema de enxague e centrifugação, sem cesto interno), o Mop de PVA (de alta absorção), o Mop Limpa Vidros (ideias para janelas) e mais de um modelo de Mop Spray, este tendo como o mais recente lançamento a inovação no compartimento para líquidos, no qual a própria base do produto é o tanque para uso de água e produtos químicos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Segs 26.08.2021

Reckitt foca em desinfecção

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Com crescimento global de 18% na divisão de higiene desde janeiro, o Grupo Reckitt, dono de marcas como Veja, SBP e Vanish, concentra esforços em uma nova categoria: desinfecção

O movimento começou no ano passado, quando a companhia buscou adequar seus produtos às novas demandas causadas pela pandemia. “Existe um grande potencial para desinfecção, porque são produtos que complementam o processo de limpeza. Agora, o consumidor quer limpezas duradouras e perfumadas, e está disposto a pagar mais pelos produtos”, revela Heloisa Glad, VP de Vendas da Reckitt Hygiene Comercial, em entrevista exclusiva ao Jornal Giro News. Além de novos SKUS em suas marcas, a companhia antecipou o lançamento de Lysol no Brasil, com um portfólio focado em desinfecção.

 Para Daniel Domingues, Diretor Regional de E-commerce LATAM da Reckitt, outro hábito que veio para ficar é a compra online de produtos de higiene e limpeza. “Nosso e-commerce cresceu 6x em 2 anos e, até o fim de 2021, estará entre 5% e 10% do negócio. A região LATAM é a que mais cresce no mundo neste canal há 7 trimestres consecutivos, com o melhor desempenho no Brasil, que reportou crescimento de 2,5x no primeiro semestre deste ano, ante o mesmo período de 2020”, destaca o executivo. As marcas da Reckitt estão presentes em canais digitais de redes como Carrefour, Pão de Açúcar, Mambo e Zona Sul, além de plataformas de delivery e marketplaces, incluindo Rappi, Cornershop, iFood, Amazon, Magazine Luiza e Mercado Livre.

Em um cenário pós-pandemia, a companhia acredita que a frequência de limpeza possa diminuir, mas a preocupação com desinfecção segue. “Essa categoria vai incrementar o valor da cesta de compra, porque é um item que o consumidor não se preocupava anteriormente”, avalia Heloisa. Para captar o shopper no ponto de venda, a Reckitt investirá em diversificação de portfólio, com lançamentos que devem chegar ao mercado até outubro, e campanhas. “Estamos realizando um programa de ativação junto ao trade, chamado ‘Pela Porta da Frente’. O objetivo é trabalhar diferentes marcas, agrupando a exposição de produtos de acordo com os cômodos”, explica a VP. A iniciativa visa fomentar uma recuperação do sell-out no varejo físico e online, premiando os consumidores com casas e valores de até R$ 1 mil.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Data Mark 25.08.2021

Ownever lança linha de manutenção e reparação

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Lançada em março deste ano, a marca portuguesa de malas de luxo Ownever pensa as suas peças para “durarem uma vida e serem passadas de geração em geração”.

Para isso, a marca oferece manutenção vitalícia para as suas criações, um serviço que, em maio, alargou a malas e peças de outras marcas. Agora, a Ownever apresenta uma linha de produtos para cuidar e reparar malas e outros artigos em pele.

Tendo como mote “Antes de comprar reparar e antes de reparar cuidar”, a linha visa permitir que cada pessoa possa cuidar devidamente dos seus artigos em pele, evitando o seu desgaste prematuro ou a necessidade de arranjos.

Eliana Barros, fundadora da marca, explica em comunicado a importância destes cuidados: “Só assim é possível conservar uma mala da qual se gosta verdadeiramente: com manutenção e reparação. Adoro criar malas intemporais, mas também adoro poder dar vida às que já estão feitas. Desta forma posso ajudar as pessoas quem têm em casa as suas malas de pele paradas, a dar-lhes nova vida, e a evitarem uma reparação ou compra tão cedo.”

Pensada para ser utilizada em malas de quaisquer marcas, a linha de cuidados da Ownever é composta por três produtos: Smooth Leather Cleaner, para limpar peles, Leather Polisher Preto, para reparar peles pretas, e Leather Polisher Incolor, para reparar peles de todas as cores.

Os produtos, adianta a Ownever, são à base de ingredientes naturais como água, cera de abelha e carnaúba, sendo desenvolvidos para proporcionar limpeza e hidratação a peças de pele, para que durem mais tempo em melhores condições.

 

 

 

 

 

Fonte: Fashion Network 23.08.2021

Limpa-vidros ganha importância nos hábitos de limpeza urbana

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Mercado deverá crescer três vezes mais do que a média global, diz a Euromonitor

Por Estela Mendonça

Enquanto o mercado global de produtos limpa-vidros, que no ano passado alcançou vendas de US$ 1,109 bilhão, na previsão da Euromonitor, deverá se manter estável nos próximos cinco anos, atingindo US$1,158 bilhão em 2025 (4,5%), as previsões para o Brasil são mais positivas. No mesmo período de 2015 a 2020, a categoria acompanhou o desempenho mundial, com 20,1% de crescimento, totalizando R$ 172 milhões. A diferença em relação ao mercado global é que as vendas de produtos para limpeza de vidros continuarão com tendência de expansão por aqui, devendo chegar a R$ 201 milhões em 2025, um crescimento de 16,7%.

Liderança no Brasil

A Reckitt, com a marca Veja Vidrex, detém com folga a liderança do mercado, com mais 35% de participação.  Segundo Mariana Rocha, gerente sênior de marketing da marca Veja, os produtos Veja Vidrex são ideais para deixar vidros, vitrines, espelhos ou acrílicos limpos e brilhantes, sendo necessário apenas aplicar o produto nas superfícies e passar o pano para eliminar as sujeiras com pouco esforço.

Veja Vidrex, da Reckitt, é líder no mercado brasileiro de limpa-vidros

A marca oferece duas linhas: Veja Vidrex Tradicional, que contém fórmula de secagem rápida, limpa e restaura o brilho, sem embaçar e sem deixar resíduos; e Veja Vidrex Cristal, que possui uma fórmula balanceada, com ingredientes ativos que limpam e não deixam manchas. Essa linha não contém amoníaco.

Mariana Rocha, gerente sênior de marketing da marca Veja

“As varandas envidraçadas são realmente uma tendência nas grandes cidades, por tornar o ambiente mais climatizado e aconchegante, principalmente em uma fase que todos estamos passando mais tempo em casa. No mercado de Vidrex, vemos essa tendência refletida em um crescimento de 6% nos primeiros seis meses do ano, com Veja sendo uma das principais marcas a alavancar esse número”, afirma Mariana.

Mais vidros para limpar

“A procura por residências maiores aumentou significativamente com a vida em isolamento social e a realização de todas as atividades em casa. Espaços, como sacada ou quintal, se tornaram um diferencial”, comenta Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, que justifica com dados da Imovelweb, que apontam que a demanda por imóveis com varanda cresceu 128% em maio de 2020 em relação ao mesmo mês de 2019. “E para aproveitar ao máximo essas áreas, inclusive nos dias chuvosos, muitos moradores fecham suas varandas com vidros”.

Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco

Se antes limpar a casa já era um desafio, com casas maiores e mais vidros a tarefa ganhou complexidade. Para tornar esta tarefa mais simples e rápida, Vera destaca um silicone surfactante superespalhante e de secagem rápida, o TEGOPREN® 5840, fabricado pela Evonik e distribuído no Brasil pela Dinaco. De caráter não iônico e solúvel em água, o TEGOPREN® 5840 possui umectação hidrofílica, particularmente adequada para superfícies polares, como vidros e polipropileno. “Por isso, atua como agente antiembaçante e promove ótima transparência no vidro”.

“O TEGOPREN® 5840 pode potencializar várias formulações de limpadores, sem aumentar a quantidade dos surfactantes principais” explica Vera Tonon, que relaciona outros benefícios do produto: tensão superficial extremamente baixa, excelentes propriedades de umedecimento uniforme e afinidade com superfícies, sem efeito de acumulação. Suas aplicações são diversas, como detergentes para lava-louças, agentes de secagem rápida e ampla gama de limpeza doméstica, de superfícies e instalações, veículos e institucional e industrial.

Concentrados em alta

Laércio Albuquerque, especialista técnico da Dow

Citando o relatório Mintel “The Future of Household Cleaners 2021”, Laércio Albuquerque, especialista técnico da Dow, reforça que os limpadores de superfícies no formato de refil ou recarga, incluindo os limpa-vidros, não são apenas uma tendência, mas uma necessidade sustentável e urgente. “Os produtos de recarga estão ganhando importância à medida que grandes marcas procuram ajustar seu uso de plástico e abordar preocupações emergentes como as emissões de carbono”. A Dow Consumer Solutions possui propostas de fórmulas de limpa-vidros e limpadores de superfície de alta performance, que são de 20 a 30 vezes mais concentradas, segundo ele,  e que podem ser adotadas para diluição pelo consumidor.

Fabricantes apostam em produtos concentrados também no segmento de limpa-vidros

As formulações de limpa-vidros, de acordo com Albuquerque, devem conter ingredientes de remoção de sujeiras comuns de janelas ou espelhos, como impressões digitais, poeira, manchas de água entre outras. A principal consideração é que entreguem a limpeza deixar resíduos, que nessas superfícies se tornam mais aparentes.

Ele explica que os solventes são de grande importância na formulação dos limpa-vidros, mas lembra que a volatilidade precisa ser considerada. “Além de legislações específicas para os VOCs, se o limpador não secar rapidamente, o solvente pode não ser uniformemente eliminado da superfície, resultando em streaking. Esses resíduos só se tornam aparentes quando a superfície está completamente seca”, explica.

Os álcoois de baixo número de carbono, como etanol e propanol, apesar da baixa interação com sujeiras apolares, como gordura, por exemplo, são amplamente utilizados nessas formulações por conta da rápida secagem. Para eliminar essa deficiência de limpeza e ainda manter a volatilidade esperada, a Dow possui uma ampla de linha de solventes biodegradáveis da linha Dowanol, que podem substituir parcial ou totalmente esses álcoois. Entre eles, o especialista indica o Dowanol™ PnP.

Albuquerque acrescenta que diferentes tipos de tensoativos aniônicos, não iônicos e anfotéricos podem ser utilizados para formular esses limpadores e recomenda os tensoativos Dow da linha TRITON™ CG, alquil poliglucosideos obtidos 100% de fontes renováveis, biodegradáveis e suaves, que apresentam superior desempenho anti-streaking.

“Os limpa-vidros também podem oferecem benefícios adicionais de antifog, que consiste em prevenir a formação de gotículas de água que espalham a luz visível e resultam na ‘neblina’ no vidro”, acrescenta Albuquerque. Segundo ele, há abordagens opostas para o problema: tornar a superfície hidrofóbica para repelir a água ou muito hidrofílica para que a água forme um filme contínuo, evitando formação de gotículas, o que é prontamente obtido pela ação do super umectante XIAMETER™ OFX-5211 Fluid, tensoativo poliéter de silicone não iônico de baixo peso molecular e que permite alcançar esse benefício  “Ele também evita a formação de marcas de água da chuva, promovendo um benefício de long lasting de brilho e limpeza no vidro, o que facilita o cuidado com os vidros de sacadas, por exemplo, aumentando o intervalo entre as limpezas”.

Benefícios agregados

Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para o segmento de Industrial & Home Care na América Latina da Clariant, ressalta que, por conta da pandemia, os consumidores intensificaram a limpeza de roupas, objetos e superfícies, principalmente as que tocam com as mãos com mais frequência, mas também áreas que não prestavam tanta atenção, como vidros utilizados nas mesas de jantar, janelas, espelhos e outras. “Este hábito de consumo permanecerá no médio e longo prazo, uma vez que o consumidor ficará mais cauteloso e atento em manter seus lares livres de germes e serão atraídos por soluções práticas e convenientes”.

Fabrizio Mazzeo, gerente técnico para o segmento de Industrial & Home Care na América Latina da Clariant

Atenta a isso, a Clariant desenvolveu o Aristocare® Smart, um polímero inovador, com multibenefícios e, segundo Mazzeo, chega para “revolucionar” o mercado de limpeza de superfícies, incluindo vidros. O produto cria uma película protetora sobre a superfície que diminui a aderência de gotículas de água, reduzindo o tempo de escoamento e o acúmulo de sais. Essa camada de proteção também permite que resíduos de sabão sejam removidos com mais facilidade. Além disso, Aristocare® Smart entrega um efeito antimanchas ao permitir que a formulação seja uniformemente distribuída na superfície e seus efeitos permanecem mesmo após vários enxágues.

Mazzeo explica que o Aristocare® Smart foi desenvolvido para ser versátil, com estabilidade em ampla faixa de pH (1 a 12) e em ambientes oxidantes, como aqueles contendo peróxido de hidrogênio. “Mesmo em baixa concentração, é um poderoso ativo, compatível com surfactantes catiônicos, não-iônicos e a maioria dos aniônicos, além de ser fácil de manusear, por se tratar de uma solução aquosa de baixa viscosidade”, explica.

Com Aristocare® Smart, é possível formular, por exemplo, um produto limpa-vidros com efeito desinfetante, como sugerido na formulação desenvolvida no laboratório regional da companhia. “Aristocare® Smart é ideal para uma limpeza de superfícies revolucionária, proporcionando uma limpeza rápida, eficaz e duradoura”, enfatiza Mazzeo.

Aumentando a competividade

Produtos de valor agregado com boa competitividade, de origem natural, biodegradáveis, com alta performance e que permitem ao fabricante redução custos, eliminação de processo de neutralização e fácil dispersão são alguns dos benefícios que Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I da IMCD, atribui a três itens do portfólio da CP Kelco, distribuídos pela IMCD, para aplicação em limpa-vidros: a goma KELZAN®, a goma gelana KELCOGEL® e  a celulose líquida CELLULON™,  desenvolvidos a partir de fermentação microbiana.

Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I da IMCD

Segundo Vanessa, a família de produtos da goma xantana KELZAN®Advanced Performance é composta por polímeros de origem natural, biodegradáveis e de última geração, que permitem maior compatibilidade e controle reológico, com menor nível de uso. “Ela também garante excelente cling em superfícies, controlando melhor o típico escorrimento de produto enquanto se limpa a superfície”, ressalta.

“Já a goma gelana KELCOGEL® foi desenvolvida a partir de um biopolímero inovador, que permite suspender ativos de limpeza, inclusões visuais ou fragrâncias long lasting, sem impactar viscosidade do produto final”, afirma, destacando que o ingrediente também permite ao produtor inovar na forma de apresentação, ao fornecer, por exemplo, um produto final na forma gel, mas proporcionando ao consumidor a experiência de agitar o gel e ter seu produto liquido pronto para uso.

Completando, Vanessa conta que a celulose líquida CELLULON® é o mais novo lançamento da CP Kelco para o mercado de cuidado da roupa e da casa. O produto possibilita a substituição de sintéticos, sem necessidade de neutralização. “Ele tem alta claridade e suspende facilmente em uma elevada concentração de surfactantes e polímeros, sem incrementar viscosidade”.

Vanessa acrescenta que todos os produtos foram submetidos a testes de biodegradação realizados de acordo com a norma OECD 301B, que confirmam que são rapidamente biodegradáveis. “Eles também ajudam a elevar o índice de naturalidade das formulações, enquanto permitem inovar com uma grande variedade de texturas e claims que atraem o consumidor”.

Customização do multiuso

André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF, observa que o mercado de limpadores de superfícies possui vários produtos para aplicações bem específicas, desde multiuso, passando por desengordurantes de cozinha, até limpa-vidros. Apesar disso, é muito comum os consumidores adotarem um só produto, normalmente um multiuso para todas as aplicações, principalmente para lugares com menos janelas e espelhos, visando otimizar o orçamento e o espaço.

André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF

“Com o boom dos apartamentos com varandas envidraçadas, esse cenário mudou para muitos e soluções mais customizadas passam a ser necessárias”, diz, destacando que, necessariamente, não é preciso comprar produtos adicionais. Customizar o multiuso para limpar melhor vidros e espelhos pode ser uma alternativa boa, barata e sustentável. “Com isso em mente, a BASF trouxe algumas soluções para limpa-vidros que também podem ser aplicadas a multiuso, trazendo o melhor dos dois mundos”.

Karadi destaca que o polímero Polyquart® (PRO A ou 149 A) tem ação hidrofóbica, ou seja, depois de aplicado no vidro ou espelho, faz a água que respingar na superfície escorrer com mais facilidade. Isso evita formação de manchas no vidro, trazendo uma limpeza mais eficiente e duradora.

Outra indicação do executivo são os biosurfactantes da Linha Glucopon®, tensoativos não iônicos a base de óleo vegetal (palma e coco) e amido (de milho, batata e trigo). “Não apenas eficientes, esses biosurfactantes também são mais suaves para a pele e causam menos danos a plásticos e superfícies”.

Para os fabricantes que procuram uma solução simples e de fácil formulação, Karadi recomenda a linha SolupratTM Superfícies. “Esta base pronta concentrada é fácil de lidar, basta diluir com água para a quantidade de ativos desejada e customizar com cor, fragrância e conservante, havendo as alternativas simples e premium, além da SolupratTM Bio, com alto índice de vegetalização.

As soluções mencionadas aqui são apenas alguns exemplos. É possível visualizar essas e outras soluções nas plataformas online shop@BASF e shop@BASF/Sustentabilidade.

Cuidados específicos

“Cuidados com as superfícies é um tema na categoria de home care que vem ganhando muito destaque no cenário atual de pandemia, uma vez que mantê-las limpas e higienizadas é fundamental”, observa Stephanie Lopes, especialista de desenvolvimento técnico HI&I para a América Latina na Brenntag, que acrescenta que as superfícies de vidro são as que mais necessitam de cuidados e produtos específicos para efetuar a limpeza, já que tendem a ficar manchadas, a apresentar efeitos de embaçamento, além de serem mais suscetíveis à impregnação de sujidades.

Stephanie Lopes, especialista de desenvolvimento técnico HI&I para a América Latina na Brenntag

Stephanie destaca algumas inovações e soluções para os clientes que desejam se destacar nesse mercado. Em parceria com a Wacker, apresenta dois ativos: o LIOSIL ® HC 53 e o LIOSIL ® HC 1570. “O LIOSIL ® HC 53 é um silicone glicol indispensável nas formulações de limpa-vidros. Ele entrega efeito antiembaçante e evita a formação de manchas. Além disso, é compatível com bases alcoólica e aquosa, é de fácil manuseio e promove uma película protetiva que mantém a superfície limpa por mais tempo e facilita a próxima limpeza”, explica.

Já o LIOSIL ® HC 1570, segundo Stephanie, é uma emulsão de alto peso molecular e viscosidade média, que promove a ação de hidrorrepelência, possui excelente espalhabilidade e evita a impregnação de sujidades, o que mantém a superfície do vidro limpa por muito mais tempo. “Para as duas soluções apresentadas, a Wacker conduziu diversos testes de eficácia para avaliar a performance dos ativos, garantindo assim a entrega desses benefícios”.

Outra solução disponível no portfólio Brenntag, oferecido em parceria com a The Chemours, é o Ácido Glicólico Sol Tech, um ativo de baixo peso molecular, biodegradável, baixa corrosividade, versátil e amplamente compatível com uma gama de matérias-primas. Nas formulações de limpa-vidros, atua como um agente quelante, que irá evitar que as partículas de água e sabão impregnem na superfície, evitando a formação de manchas. “Ele possui um excelente poder de limpeza para remover com facilidade incrustações e sujidades”, afirma Stephanie.

Formulações sem resíduo

Para a limpeza de superfícies, de acordo com Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan, a aposta da empresa são os produtos multifuncionais. “Pensando em vidros, esperamos que as formulações não deixem resíduos, que sejam multifuncionais e que se mantenham limpos por mais tempo”. Considerando-se essas necessidades, a Stepan trás esse ano a linha BIO-SOFT® LFS, um lançamento que reforça a percepção do cuidado com a casa e os ambientes, para além da eficiência de limpeza.

O BIO-SOFT® LFS é uma mistura sinérgica entre dois tensoativos não iônicos. É um líquido transparente, de baixa espumação e de fácil manipulação, além de possibilitar a formulação em processos a frio.  O foco do produto, segundo Daniela, é limpar sem deixar marcas ou resíduos nas superfícies, incluindo vidros, espelhos e pisos mais delicados, como laminados e porcelanatos, o que proporciona uma limpeza mais efetiva em um único passo, possibilitando ainda a economia de água potável.

Daniela Tristão, coordenadora de serviços técnicos da Stepan

“Cada vez mais, o mercado procura por formulações minimalistas, e com esta tecnologia da Stepan, fica muito mais fácil obter produtos mais eficientes, já que não se faz necessário a utilização de alta concentração de ativos para atingir os resultados de performance desejados, com baixo resíduo”.

Daniela lembra que, além do uso do BIO-SOFT® LFS, para garantir uma fórmula que tenha mínimo resíduo para uma superfície, também é importante agregar ingredientes que contribuam para este benefício. “Entre os tensoativos aniônicos, ela destaca a performance do BIO-TERGE® AS 40-HP, que possui sinergia com diferentes ingredientes de fórmulas de limpeza, e que compactua para minimizar os resíduos nas formulações”.

O BIO-TERGE ® AS 40-HP é um tensoativo aniônico que, segundo Daniela, é livre de sulfatos com ótimo poder de limpeza e, mesmo em baixas concentrações, irá potencializar a performance dos limpadores de vidros e superfícies. “Ele também tem uma tecnologia de preservação de não crescimento microbiológico, e não contém conservantes. Nossa equipe técnica está disponível para mais esclarecimentos e desenvolvimentos em parceria, com fórmulas inspiradoras que tragam benefícios ao consumidor, ao formulador e ao meio ambiente”, completa.

Oferta variada

A marca americana Windex conta com um spray de limpeza de janelas para ser acoplado a uma mangueira. Para usar, basta borrifar as janelas na configuração de enxágue, depois na configuração de limpeza e, em seguida, na configuração de enxágue novamente. Além de prometer janelas com brilho, sem manchas ou riscos, também pode ser usado em paredes de tijolo, móveis de jardim e vidro. Ele também não danifica as plantas.

A Outfog, que comercializa flanelas antiembaçantes para óculos, lançadas durante a pandemia, já faturou R$ 18 milhões. A flanela forma um filme sobre a lente que evita a formação de microgotículas, evitando que embacem.  Além de óculos, também é indicada para visor de capacetes e vidros de carros, prometendo ação por 36 horas e podendo ser utilizada por até 500 vezes.

O Jimo Limpa-Vidros Aerossol é indicado para remover sujeiras de diversas superfícies de vidro. É prático porque a espuma adere na superfície e não escorre, facilitando a remoção. Além disso, dispensa o enxague e não causa manchas.

A Esponja não Risca Tekbond, do Grupo Saint-Gobain, é produzida com espuma e manta abrasiva e agente antiviral e antibacteriano que elimina 99,9% dos vírus e das bactérias. Com uma espuma macia desenvolvida para limpeza de louças e vidros sem a formação de risco indesejáveis.

Não disponível no Brasil, Seventh Generation Glass Cleaner, da Unilever, promete deixar vidros, espelhos, aço inoxidável e outras superfícies limpas com um brilho sem riscos. Com 0% de VOCs, fragrâncias, corantes ou vapores agressivos, o produto é hipoalergênico, biodegradável e de base biológica certificado pelo USDA 96%.

Para grandes áreas, a 3M oferece o Scotch-Brite Flex Multiuso Plus 8B, limpador multiuso formulado para limpar vidros e outras superfícies não porosas. Após a diluição, a embalagem de 2 litros rende até 110 litros, quando usado junto ao Dispensador para Produtos Químicos Concentrados Scotch-Brite Flex. Por ser concentrado, requer pequena área de estocagem, além de ser facilmente transportado. Não é necessário enxaguar, economizando tempo e mão-de-obra.

A Bettanin oferece vários itens para limpeza de vidros, como o EsfreBom Wipes Limpa Vidros. Com ação 3 em 1, o produto limpa, desengordura e não deixa manchas. Os Mops Limpa Vidros da marca Noviça também se destacam: a variante Spray combina reservatório para armazenar água e produtos de limpeza, sistema spray, tecido de alta performance e um rodo para finalização, e o Fit possui espuma e rodo e está disponível em dois tamanhos de cabo.

Oportunidades à vista

O mercado global de vidros para construção, que ultrapassou os US$ 46 bilhões em 2020, deverá crescer 7% ao ano entre 2021 e 2031, atingindo US$ 90 bilhões em 2031. Os dados são da Fact.MR, provedor de pesquisa de mercado.

O relatório destaca que o vidro pode transmitir a luz do dia e não ser afetado pelo clima. Além disso, a cor de um vidro não é alterada por mudanças no ambiente. Como resultado, fica visualmente agradável por mais tempo. Outras vantagens apontadas é que ele pode ser moldado e reutilizado inúmeras vezes. “O vidro surgiu como uma alternativa econômica para diversos materiais usados ​​no setor de construção. Além disso, clientes preocupados com o meio ambiente estão escolhendo vidros que passaram por procedimentos de produção sustentáveis. Espera-se que isso seja um bom presságio para o mercado”, diz o relatório.

A necessidade de vidro para construção civil está sendo impulsionada pela urbanização e pela demanda dos setores residencial e comercial. De acordo com o estudo, a crescente demanda por vidros de construção mais leves, mais resistentes e com maior eficiência energética continuará a impulsionar a produção de vidros de construção. “Com o advento de soluções de envidraçamento modernas, os consumidores estão escolhendo vidros de construção que sejam energeticamente eficientes, melhorem a difusão de luz natural e ajudem na redução do consumo de energia. Além disso, desenvolvimentos como vidros autolimpantes, redutores de ruído e de proteção solar irão impulsionar o mercado”.

3M lança Scotch-Brite Lenços Desengordurantes para Coifas de Inox

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Solução com tecnologia ScotchgardTM facilita o dia a dia em restaurantes e cozinhas profissionais, reduzindo em até 45% o tempo de limpeza após o primeiro uso

Com a crescente retomada de comércio e serviços em diversos Estados do Brasil, os donos de bares e restaurantes estão vivendo um momento otimista, com previsão de crescimento nos próximos meses. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a expectativa de faturamento do setor em 2021 deve chegar a R$215 bilhões.

Com o retorno dos clientes, o aumento na demanda das cozinhas e, consequentemente na frequência e necessidade de limpeza, esses estabelecimentos contam agora com Scotch-BriteTM Lenços Desengordurantes para Coifas de Inox com ScotchgardTM. A solução facilita uma das tarefas que mais demandam empenho da equipe: a limpeza de coifas. A embalagem contém 30 lenços descartáveis, umedecidos e de pronto uso, que desengorduram e protegem coifas e outras superfícies de aço inoxidável, que não tenham contato direto com alimentos.

A tecnologia ScotchgardTM deixa uma camada protetora na superfície que reduz em até 45% o tempo de limpeza após o primeiro uso. Não há necessidade de diluir com químicos nem enxaguar. Além disso, cria um ambiente seguro para os funcionários, diminuindo as chances de incêndio causado pelo acúmulo de gordura e eliminando o uso de produtos químicos cáusticos.

“Criamos esse produto para oferecer praticidade aos que realizam a limpeza contínua de coifas e superfícies de aço inox. Como é uma superfície que acumula muita gordura, o lenço desengordurante facilita o processo com rapidez no uso e não rasga, além de eliminar o risco de pulverização excessiva dos químicos tradicionais”, explica Karen Ligeiro, especialista da Divisão de Soluções Comerciais da 3M do Brasil.

A novidade está disponível para compra nos Distribuidores Autorizados 3M. Para mais informações sobre o produto, acesse o site.

Nova marca portuguesa ISTO aposta em produtos naturais para fazer durar vestuário

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 A portuguesa ISTO. – marca de moda masculina e feminina e de acessórios de luxo, que foi criada para durar em Lisboa – trabalha peças básica, que transcendem as estações do ano pela qualidade e duram o mais tempo que lhes for possível graças a um tratamento VIP com produtos naturais

A ISTO. descobriu a lacuna neste nicho de mercado de luxo com muito ainda para dar, apostando cada vez mais em novidades integradas na sua gama de produtos naturais de eleição, em constante evolução e crescimento, que cuida as peças de vestuário (antes que estas sejam substituídas por novas).

Comercializados através do site e lojas dedicadas da marca, distinguimos o sabão orgânico de yuzu (fruto cítrico originária do leste chinês tipo tangerina); o detergente para vestuário de desporto com controlo de odores; o tira-nódoas com agentes de soja e girassol; e o detergente para lavagem de ganga com açúcar suave e óleo de laranja.

A ISTO. foi fundada no final de 2016 por Vasco Mendonça, Pedro Palha, e Pedro Gaspar, que se conheceram na publicidade, arrancando inicialmente só com moda masculina e dois produtos: uma T-shirt em branco ou verde e uma camisa Oxford em branco ou azul, ambas feitas com algodão turco orgânico. A marca começou por apostar nos básicos masculinos, passando a incluir também básicos femininos, maioritariamente fabricados em fábricas de Vizela ou Guimarães.

A sua coleção de moda única e também crescente – que procura o essencial minimalista, bem como materiais 100% orgânicos e naturais com maior durabilidade – tem o know-how, qualidade e garantia de fornecedores com a Certificação GOTS, que representa a Global Organic Textile Standard.

Para além de todos produtos da marca serem comercializados online no site – e amplamente divulgados nas redes sociais – estão expostos em três espaços físicos abertos no Príncipe Real (praça do Príncipe Real 26), Campo de Ourique (rua Tenente Ferreira Durão 70) e Chiado (rua Nova da Trindade 22E), em Lisboa onde nasceu.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Fashion Network 30.08.2021

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