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Nutra InnovationÚltimas notícias Portal Nutra Innovation

Na gôndola de limpeza, cenário é de vendas em alta e mais inovações em produtos

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Brasileiro não parou de comprar diferentes categorias para garantir a desinfecção de todos os ambientes da casa, mas execução em loja precisa de ajustes

Para dar conta do crescimento nas vendas de itens de limpeza, a rede Condor não só aumentou o espaço de exposição de várias categorias como também destinou mais pontas de gôndola a esses produtos. Em contrapartida, explica Maurício Bendixen, diretor da varejista paranaense, segmentos com retração tiveram de ser adequados.

Já no MundialMix (SC) limpa-vidros e alvejantes se destacaram na pandemia. “Acreditamos que as vendas se mantenham em alta”, avalia Julio Lohn, diretor comercial da empresa, com 24 lojas. “Essas categorias já são bem trabalhadas, mas deve ocorrer uma melhora no valor do tíquete médio”, completa.

Lançamentos para diversos momentos

Durante o ano passado, a Ypê colocou no mercado 10 lançamentos voltados a diferentes soluções:

♦ cuidados com as roupas (três novos amaciantes)

♦ com a cozinha (um sabão em barra e duas esponjas, sendo uma multiúso e uma não risca)

♦ cuidados com a casa (três limpadores perfumados e um desinfetante). Soma-se a eles o Álcool em Gel Antisséptico, lançado no final de 2020

Márcio Briz Amuri, diretor de trade marketing da empresa, enfatiza a grande transformação das categorias de limpeza no ano passado. Como exemplo, cita o sabão em barras, que, mesmo sendo uma categoria madura, voltou a crescer e conquistou maior importância no dia a dia do consumidor.

“As pessoas passaram a considerar o sabão em barras um aliado fundamental para os novos hábitos de higiene e limpeza da casa, além das roupas”. Márcio Amuri Diretor de trade marketing da Ypê.

O que esperar de 2021

A expectativa da Ypê é de permanência da intensificação do consumo de produtos de limpeza e higiene, ocorrida em 2020 em decorrência da pandemia. “O consumidor brasileiro passou a adotar novos comportamentos. No entanto, a mudança de hábito é um processo”, avalia Amuri. Segundo ele, o portfólio da Ypê atende essas necessidades com mais de 200 itens em 30 categorias.

O diretor de trade marketing lembra que existem desafios, como a escassez de matérias-primas e o impacto da alta do dólar. Mas garante que a empresa manterá o foco em acompanhar as demandas dos consumidores com o propósito de trazer sempre soluções completas e de alta qualidade, além de garantir a melhor relação custo-benefício para os consumidores.

Como adequar a execução

♦ Segundo Amuri, é necessário organizar o layout da loja e as gôndolas por soluções de uso. “Essa organização facilita a jornada de compras na loja, uma vez que agiliza ao shopper encontrar os produtos que procura”, afirma. Uma boa execução, acrescenta o executivo, estimula o cliente a experimentar outros produtos.

♦ Também é fundamental calcular periodicamente a importância de cada categoria para a rede, conforme suas clusterizações, e fazer adequações sempre que for identificada a necessidade de destinar novos espaços para determinadas linhas

♦ Produtos com melhores vendas e lucratividade devem ser alocados em áreas nobres das gôndolas para potencializar os resultados

♦ O diretor de trade marketing da Ypê reforça a necessidade de destinar o espaço correto para cada marca e produto, a fim de evitar ruptura e estoques ociosos. “A ideia também é garantir um mix de produtos que esteja ajustado aos anseios e às exigências do shopper”, diz

“O momento pede assertividade,e um gerenciamento por categorias bem-feito pode fidelizar clientes e alcançar um maior nível de satisfação, além de gerar novas experimentações e indicações de produtos mais adequados ao que o shopper procura”. Márcio Amuri Diretor de trade marketing da Ypê.

Desinfetantes

Levantamento da empresa de inteligência de mercado Horus constatou uma alta de 30,7% nesses produtos entre janeiro e novembro de 2020 em comparação a igual período do ano anterior. Foi a segunda categoria que mais cresceu em limpeza na pesquisa, perdendo apenas para o detergente líquido, com avanço de 35,6%. Uma das empresas que atuam nesse segmento é a Flora. Para a fabricante, os itens de desinfecção de superfícies já vinham em evidência nas lojas antes da pandemia. “O que percebemos foi um reforço na comunicação sobre esses produtos no ponto de venda. Hoje, o consumidor recebe mais informações a respeito dos itens, nível de proteção contra vírus e bactérias e como eles podem auxiliá-lo em sua rotina de limpeza e lavagem”, afirma João Gandolfi, head de marketing da área de home care da empresa.

60 lançamentos da Flora chegaram ao mercado em 2020. Desse total, 15 corresponderam a inovações que atendem a procura por itens antibactericidas e desinfetantes. Na marca Minuano, as novidades foram o Multiúso Antibac e o álcool 70% em gel e aerossol

De acordo com a Flora, lojas de diferentes formatos utilizaram pontas de gôndola para expor os produtos com alta demanda, entre eles o desinfetante. Na avaliação da fabricante, a iniciativa potencializa as vendas, uma vez que facilita a localização da categoria pelo shopper.

 

 

 

 

 

Fonte: SA Varejo 11.02.2021

Navigator lança na Europa nova geração de papel tissue com sabão incorporado

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A The Navigator Company anunciou o lançamento de uma nova geração de papel tissue com sabão incorporado, chamada Amoos Aquactive

O papel integra a tecnologia Aquactive que é ativada em contato com a água, produzindo espuma de sabão para agilizar e facilitar a limpeza das superfícies.

Proveniente de recursos renováveis, o novo papel tissue é feito com fibra virgem, certificada de acordo com o FSC (Forest Stewardship Council), dermatologicamente testado e com sabão produzido à base de aditivos de origem natural.

“É uma solução muito mais higiénica quando comparada com os tradicionais panos de cozinha, pois evita a acumulação de germes e bactérias, podendo ser utilizado em qualquer tipo de superfície”, garante a empresa em comunicado.

Num estudo realizado pela The Navigator Company com a GFK em agosto de 2020, verificou-se que, numa amostra de consumidores em três países (Portugal, Espanha e França), mais de 50% dos entrevistados manifestou a intenção de adquirir o papel Amoos Aquactive como complemento à utilização do rolo de cozinha tradicional.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hipersuper 02.03.2021

Novo método permite obter compósitos com ação antimicrobiana e fotocatalítica

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Materiais antimicrobianos poderão ser produzidos em escala industrial

Pesquisadores vinculados ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) vêm estudando há anos as propriedades de compostos químicos formados por prata e tungstênio. Conhecido como tungstato de prata, esse material inorgânico pode ter diferentes estruturas tridimensionais (polimorfos) e aplicações industriais.

Em um trabalho recente, o pesquisador Román Alvarez-Roca, pós-doutorando da UFSCar e integrante do CDMF, descreve uma via que possibilita a síntese seletiva de três polimorfos de tungstato de prata, conhecidos como α-, β- e γ-, por um método simples, em temperatura ambiente e sem o uso de surfactantes – o que permite a produção desses materiais em escala industrial. Além disso, a pesquisa explora o possível mecanismo responsável pela atividade fotocatalítica e antibacteriana desses polimorfos, bem como o seu processo de formação e crescimento.

O artigo, intitulado Selective Synthesis of α-, β-, and γ-Ag2WO4 Polymorphs: Promising Platforms for Photocatalytic and Antibacterial Materials, foi publicado no periódico Inorganic Chemistry.

“O estudo faz parte de um grande projeto para otimizar compostos viáveis para serem utilizados na fabricação de compósitos, que são a base de polímeros usados na indústria. A principal propriedade desses compósitos é a eliminação de bactérias resistentes, fungos e vírus”, explica à  Agência FAPESP o professor Elson Longo, diretor do CDMF e um dos autores da pesquisa.

Os polimorfos do tungstato de prata foram sintetizados seletivamente por meio de uma rota de precipitação simples em temperatura ambiente. A síntese controlada foi realizada por meio do ajuste das relações volumétricas dos precursores em solução: o nitrato de prata e o tungstato de sódio. Obtidas as fases, as propriedades estruturais, microestruturais e eletrônicas do material foram investigadas usando uma combinação de diversas técnicas experimentais.

Mais detalhes sobre a pesquisa estão disponíveis no site do CDMF, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.

 

 

 

 

 

Fonte: Agência Fapesp 24.02.2021

SC Johnson lança aquecedor de óleo perfumado inteligente

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Glade® PlugIns® Scented Oil PLUS foi projetado com recursos intuitivos

Aquecedores de óleo perfumados são uma maneira fácil de enriquecer as casas com as fragrâncias , mas com as pessoas passando mais tempo em casa do que nunca, elas estão procurando maneiras de limitar seus custos e consumo de energia. Por isso, a SC Johnson lançou nos Estados Unidos no mês passado  Glade  PlugIns  Scented Oil PLUS,  aquecedor  de óleo perfumado  com maior eficiência energética no mercado, que oferece fragrância de longa duração com o mínimo de desperdício.

“Glade® tem sido um nome familiar por mais de 65 anos e tem uma rica história de liderança em inovação em fragrâncias e purificadores de ar. O novo PlugIns ® Scented Oil PLUS foi projetado para pessoas que desejam criar o melhor humor para suas casas, mas que estão atentos ao desperdício “, disse um porta-voz da SC Johnson. O dispositivo é o único aquecedor de óleo perfumado projetado com um modo de descanso, permitindo que as pessoas economizem energia e fragrância.

O produto é a evolução mais recente na linha Glade  de produtos de óleo perfumado PlugIns  . O dispositivo está equipado com uma nova tecnologia de luz inteligente para funcionar de forma mais eficiente e possui recursos que incluem: modo de descanso configurável, desligamento automático quando a fragrância acaba e indicador que avisa a hora da recarga. Para mais informações, visite  Glade.com.

Mulheres provam que há espaço para crescimento profissional nas indústrias

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08Mesmo ainda sendo minoria entre os trabalhadores do setor, mulheres provam que há espaço para crescimento profissional nos fabricantes de produtos de limpeza

A indústria é, possivelmente, o mais masculino dos setores econômicos. De acordo com dados do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, enquanto as mulheres representam 45,3% dos postos de trabalho do mercado formal, considerando todos os setores econômicos, na indústria de produtos de limpeza, que movimenta R$26 bilhões por ano, o índice é de apenas 26%. Mas este cenário não deve durar muito tempo. A participação feminina, entre os fabricantes de saneantes, vem sendo bastante estimulada nos últimos anos e tem crescido o número de mulheres no setor. “É possível que em cerca de uma década já tenhamos um equilíbrio entre homens e mulheres (confira entrevista completa no final do texto)”, afirma Juliana Marra, presidente da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional.

A ABIPLA, por sinal, é um exemplo do espaço que as mulheres vêm conquistando. Além de Juliana, que é a primeira mulher a ocupar a presidência da entidade em 45 anos de existência, a direção da Associação é composta por 28 pessoas, sendo que 14 são mulheres. No Comitê Regulatório, por sua vez, a dominância já é feminina: 87 mulheres e 49 homens.

Desenvolvimento

Eloísa Samarini, Química industrial da Candura

E a ascensão na carreira não se limita ao trabalho associativo. Na Candura, por exemplo, a química industrial Eloísa Samarini lidera uma equipe de 15 pessoas, tendo construído toda sua trajetória profissional na empresa. “Entrei na Candura como estagiária técnica, em 2001, e permaneço até hoje”, diz, acrescentando: “Nunca sofri nenhum tipo de preconceito por ser mulher, nem entre colaboradores nem na administração. Para mim, isso nunca foi um empecilho”, completa ela, que abraçou a educação e especializações para alavancar a carreira. “Sempre busquei me especializar. Fiz curso técnico, faculdade de química industrial e cursos de especialista de formulação em produtos para casa”, conta.

A procura por aperfeiçoamento profissional entre as mulheres, realmente, chama a atenção no setor. De acordo com dados divulgados pelo SESI – Serviço Social da Indústria, a busca por cursos de graduação e pós-graduação nas Faculdades da Indústria (Instituto Euvaldo Lodi e SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é maior entre as mulheres, mesmo elas sendo minoria entre os trabalhadores. O público feminino é maior na graduação à distância (56%) e na graduação presencial (54%).

A última barreira

Talita Santos, Diretora-executiva da Gtex Brasil

Apesar do recente crescimento profissional feminino nas empresas, ainda é raro encontrar uma companhia que tenha uma mulher ocupando a cadeira de presidente. De fato, das 46 empresas associadas à ABIPLA, apenas quatro são comandadas por mulheres. “A maioria dos fabricantes de produtos de limpeza são empresas familiares. Com isso, as empresas ainda estão com a liderança masculina, de quem as comprou ou fundou”, explica Talita Santos, diretora-executiva da Gtex Brasil, que deve assumir a presidência da companhia nos próximos anos.

Talita, que é filha dos fundadores da empresa, José Domingues e Neiva Santos, também seguiu o caminho do aperfeiçoamento profissional para se preparar para o cargo. É graduada em Relações Públicas, possui pós-graduações em áreas variadas, além de ter atuado em, praticamente, todos os departamentos da Gtex. “Apesar de jovem, eu sempre me preparei. Cresci nos corredores da empresa”, afirma ela.

A executiva conta que a própria estrutura familiar permitiu que ela tivesse as ferramentas necessárias para se desenvolver profissionalmente. “Nasci em uma família em que a mãe tem uma presença muito forte. A Gtex quebrou um pouco esse tabu por ter minha mãe como presidente do conselho. Há uma liderança conjunta na empresa”, analisa ela.

Ciente do desafio que a aguarda, Talita fez parte do programa de líderes femininas globais da Fundação Dom Cabral, mantém contato com outras mulheres em cargos de alta direção e responsabilidade e segue atenta às pautas de diversidade e inclusão. “As empresas do setor estão crescendo e introduzindo novas tecnologias. Isso abre a cabeça para ter um time multidisciplinar, com muito mais diversidade, em que é necessário ter pessoas com características diferentes”, analisa.

Toque feminino

Segundo ela, um exemplo simples do que as mulheres podem agregar à alta gerência é a empatia que líderes femininas costumam demonstrar junto às suas equipes. “Tem que olhar pessoas e não só números. A empresa é feita por pessoas. Se eu não tenho pessoas felizes, dedicadas e engajadas com o propósito, eu não entrego o número”, afirma Talita.

Eloísa concorda: “A mulher é mais acolhedora, sabe ouvir, enxergar o ser humano, saber que, por trás de um colaborador, de um cargo, existe uma pessoa”.

Setor de Produtos de Limpeza e Saneantes está atento à diversidade, diz presidente da ABIPLA

Juliana Marra, Presidente da Entidade ABIPLA

Pela primeira vez, desde 1976, a ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, entidade que representa o mercado de saneantes do Brasil, setor que movimenta R$ 26 bilhões anuais e emprega 58 mil pessoas, é comandada por uma mulher. Desde março do ano passado, Juliana Marra ocupa a presidência da entidade, com a meta de modernizar a associação e consolidar a ABIPLA como a principal referência em sanitização no Brasil. Para ela, todos os players do setor já têm trabalhado a questão da diversidade, o que deve fazer com que aumente o número de mulheres que podem construir carreira em um fabricante de produto de limpeza.

Confira a opinião de Juliana Marra sobre a ascensão feminina no mercado de trabalho e no setor:

1) As mulheres representam apenas 26% da força de trabalho do setor, mas diversas companhias já têm pessoas do sexo feminino assumindo cargos de liderança. Acredita que as empresas estão criando políticas para que essa inclusão ocorra no nível gerencial?

Juliana Marra: O setor de bens de consumo tem trabalhado bem essa pauta afirmativa e uma empresa influencia a outra. Isso é muito bom nesse mercado. É uma concorrência saudável. Uma empresa cria um compromisso de usar menos plástico, por exemplo, e a outra empresa também o faz. A questão da inclusão, da igualdade de gênero, é presente em quase todas as empresas. Por isso, vemos cada vez mais posições estratégicas ocupadas por mulheres. Muitas delas foram formadas e preparadas dentro da própria empresa, dando valor ao desenvolvimento dos colaboradores, e outras chegam para reforçar o time vindas de outras companhias e até de outros setores.

2) A própria ABIPLA é um retrato disso, já que a diretoria é ocupada por 14 mulheres e 14 homens.

Juliana Marra: Sim, são líderes de diversas áreas. Mas isso só é possível porque temos nas empresas uma dinâmica que possibilita isso. Existe um movimento e um olhar para a liderança feminina. O que mostra que os associados, ao indicarem nomes, entenderam que essas pessoas tinham potencial para representá-los na ABIPLA. Mostra que as empresas vêm investindo nessa pauta.

3) Acredita que a ABIPLA, por ser composta por um time com a presença de muitas mulheres, pode influenciar o setor e até outras associações?

Juliana Marra: A dinâmica associativa pode ser mais bem aproveitada se a gente tiver uma equidade como a que existe na ABIPLA. A gente precisa ter cada vez mais certeza de que as entidades representam aquilo que é importante para as empresas. É preciso trabalhar essa conexão e a maior participação das mulheres pode ajudar a dar esse novo status às associações. Além disso, nós, mulheres, somos mais sensíveis às causas que envolvem cuidado, como saúde, que agora é um tema muito falado.

4) Com plantas de produção cada vez mais modernas e automatizadas, precisando menos de força física, avalia que a presença das mulheres pode aumentar, também, nas áreas fabris?

Juliana Marra: Quanto mais modernizada for a indústria, mais mulheres entrarão. Mas vale ressaltar que as mulheres já são maioria nos cursos de graduação (nota: de acordo com relatório Education at Glance 2019, da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, 25% das mulheres entre 25 e 34 anos têm Ensino Superior no Brasil. A proporção de homens na mesma faixa etária é de apenas 18%) e, claramente, isso vai refletir no mercado, pois elas estarão cada vez mais preparadas para ocupar postos qualificados. Além disso, há oportunidades em diversas áreas, como comunicação, por exemplo, já que, mesmo sendo uma indústria, é um setor que reúne marcas, muito famosas, que têm que trabalhar sua imagem. Claro que o desenrolar da carreira e o momento que a mulher decide casar e ter filhos podem fazer com que elas acabem priorizando a família, o que pode ser um fator inibidor de crescimento de carreira. Talvez as novas e futuras gerações façam escolhas diferentes.

5) Em quanto tempo prevê que o setor de saneantes terá uma divisão equilibrada entre homens e mulheres?

Juliana Marra: Acredito que, em uma década, devemos conseguir avanços e teremos proporções mais equilibradas entre homens e mulheres na indústria de produtos de higiene, limpeza e saneantes. Essa dinâmica da educação já vai estar estabelecida e é uma questão do aproveitamento do espaço que vai ser criado. A independência de escolha da mulher, em relação à carreira, família e filhos, somada à educação e às políticas de igualdade podem fazer com que fiquemos perto do equilíbrio.

Beko apresenta nova máquina de lavar louça AutoDose

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A Beko acaba de lançar no mercado português uma nova máquina de lavar louça com tecnologia inteligente AutoDose, um sistema de dosagem de detergente, que permite dispensar automaticamente o detergente necessário até durante um mês

Para assinalar este momento, a Beko juntou-se à reconhecida máquina de detergentes Finish para lançar uma nova campanha de comunicação em Portugal, onde os utilizadores podem ganhar até seis meses de Gel Finish.

A campanha vai estar presente em TV, canais digitais e pontos de venda e a promoção será válida até 15 de abril.

Sistema AutoDose

O sistema AutoDose simplifica o dia-a-dia dos utilizadores, ao reduzir o tempo dedicado à lavagem, e elimina a preocupação de reabastecer a gaveta de detergente e abrilhantador até durante um mês.

Quando o detergente acaba, as máquinas AutoDose possuem um botão de alerta para serem recarregadas. Basta voltar a encher a gaveta com detergente e deixar a tecnologia AutoDose usar a quantidade necessária para cada lavagem.

Com este sistema inteligente de dosagem, a gama garante também uma maior eficiência energética, pois a quantidade de água e de detergente a utilizar é calculada com base na carga da máquina e no nível de sujidade da louça.

 

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 04.03.2021

Pril 5+ Antibacterial combina os mais altos padrões de limpeza e poder de dissolução de gordura

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O novo Pril 5+ Antibacterial responde à crescente demanda por produtos com efeito antibacteriano e, ao mesmo tempo, impressiona com seu comprovado poder de dissolução de gordura Pril

A nova Pril remove 99,9 por cento das bactérias em pratos e talheres e também oferece até 24 horas de proteção contra bactérias na esponja 1 .

A limpeza e a proteção contra bactérias em casa estão se tornando cada vez mais importantes, pois estamos com mais frequência em casa novamente. Como resultado, as tarefas diárias, como limpeza ou enxágue, também aumentam. A fórmula do Antibacteriano Pril 5+ garante uma agradável frescura – tanto nos copos e pratos como na esponja. Pril não esquece sua competência central: a nova variante combina a fórmula Pril testada e comprovada, que remove facilmente gordura, amido, resíduos de comida queimada e odores ruins, com proteção adicional contra bactérias durante a lavagem. Assim, você se sentirá particularmente limpo e seguro em casa.

O novo antibacteriano Pril 5+ estará disponível nas lojas a partir de 1º de janeiro de 2021.

Use produtos biocidas com segurança. Sempre leia o rótulo e as informações do produto antes de usar.

 Aplicar 1 5 ml de Antibacteriano Pril com 45 ml de água morna na esponja ou diretamente na loiça, deixar por 5 minutos e enxaguar com água limpa. Para proteger adicionalmente a esponja por 24 horas, enxágue após a lavagem, aplique 5 ml de Antibacteriano Pril, pressione a esponja para distribuir e deixe agir por 30 minutos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Henkel 04.03.2021

WC Frisch DeLuxe traz o perfume das orquídeas para o seu banheiro

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As fragrâncias WC Frisch DeLuxe são inspiradas por perfumes finos e criam uma experiência de fragrância única e duradoura

 O WC Frisch DeLuxe também impressiona com o seu design exclusivo de alta qualidade e traz a elegância das cores à casa de banho.

Os dias de fragrâncias de banheiro substituíveis acabaram: desde a introdução da linha premium WC Frisch DeLuxe, composições de fragrâncias elegantes e refinadas têm derramado em nossos banheiros e criando um ambiente luxuoso. A nova variante Royal Orchid WC Frisch DeLuxe realça o banheiro com o perfume régio e elegante de orquídeas. Um total de quatro fragrâncias individuais e de longa duração estão agora disponíveis, que cobrem cheiros desagradáveis ​​de forma confiável e se espalham fragrantemente por todo o ambiente. Seja o aroma fresco de magnólia, o aroma sedutor de jasmim, a misteriosa flor da lua e a nova, a orquídea real: todas as composições aromáticas dão um toque de luxo ao banheiro – e isso a cada descarga.

WC Frisch DeLuxe tem o poder das quatro bolas que funcionam com a combinação testada e comprovada de ingredientes ativos: além das fragrâncias premium elegantes, o efeito quádruplo oferece frescor duradouro até o último enxágüe. As quatro câmaras do bloco do vaso sanitário são ativadas a cada descarga e o protetor de sujeira com efeito anti-calcário evita a formação de depósitos desagradáveis ​​na água da descarga. Além disso, a espuma de limpeza ativa garante uma limpeza radiante em seu banheiro.

A versão Royal Orchid WC Frisch DeLuxe está disponível nas lojas.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Henkel 04.03.2021

UFMG desenvolve tecnologia que protege superfícies contra vírus

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Composto químico que preserva grandes ambientes do coronavírus por até 28

Uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e uma empresa têxtil de Jundiaí, interior de São Paulo, desenvolveu um composto químico que protege grandes ambientes do Sars-CoV-2, vírus que provoca a COVID-19, por até 28 dias.

A UFMG é detentora da patente desenvolvida por pesquisadores dos departamentos de Química, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e de Odontologia Restauradora, da Faculdade de Odontologia. Já a empresa Erhena, da indústria têxtil, estava em busca de inovações para o setor, com o objetivo de combater a pandemia.

O encontro ocorreu em abril do ano passado e o fruto desta parceria é o composto químico Nanoativ. O produto se revelou um potente antiviral, capaz de proteger grandes ambientes do coronavírus por até 28 dias.

Tecnologia desenvolvida em tempo recorde

O desenvolvimento da tecnologia, os testes, a aprovação e o depósito da nova patente ocorreram em oito meses, tempo considerado recorde para os padrões no campo da inovação. E só foi possível em razão do aproveitamento de estudos anteriores, conforme explica o coordenador da pesquisa e chefe do Departamento de Química da UFMG, professor Rubén Dario Sinisterra.

Segundo ele, a professora Maria Esperanza Cortés e dois ex-pós-graduandos da Faculdade de Odontologia, André Pataro e Michel Furtado Araújo, já haviam gerado uma patente concedida à UFMG pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), em 2017, para ser usada em enxaguantes bucais e em doenças periodontais.

O professor conta que o Departamento de Química estava fazendo pesquisas de caráter emergencial para o combate ao coronavírus quando recebeu a demanda da empresa Erhena, por um composto antiviral que pudesse ser aplicado em tecidos. “Imediatamente, propus que o potencial antiviral do composto patenteado fosse avaliado”, comenta.

Confiante na capacidade antiviral da substância, Rubén Dario e os pós-graduandos Alfonso Martinez e Daniel Grajales, do Programa de Inovação Tecnológica e Biofarmacêutica da UFMG, desenvolveram novas pesquisas tendo essa patente como referência.

Também foram feitas adequações para possibilitar a absorção da tecnologia em tecidos encaminhados pela empresa têxtil. “Os testes antivirais realizados no laboratório da Unicamp pela professora Clarice Weins Arns, já em julho, apresentaram excelentes resultados, o que trouxe ótimas expectativas”, afirma o professor.

Testes in loco

Após os ensaios em laboratório, a tecnologia precisava ser testada em diferentes ambientes para comprovar a sua eficácia. Isso foi possível com a intermediação da empresária e empreendedora Renata Iwamizu, que envolveu a Ehrena e uma produtora brasileira de fitas adesivas, a Adelbras. Usando a tecnologia da UFMG, as empresas desenvolveram uma fita adesiva experimental com o Nanoativ em sua composição, inserido já no processo de fabricação.

Com o produto piloto pronto, os testes de eficácia foram realizados em uma área de 300 metros quadrados em diferentes ambientes no aeroporto de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo. A fita adesiva, visível, foi afixada em áreas com grande movimento de pessoas, sujeitas a toques frequentes de mãos, como balcões de atendimento, maçanetas de portas e corrimões de escadas.

Entre o fim de novembro e o fim de dezembro do ano passado, foram realizadas análises microbiológicas semanais, a cargo dos laboratórios da UFMG, que comprovaram a eficácia da tecnologia aplicada. “Os testes demostraram a capacidade antiviral e também antibacteriana da fita, que preservou o ambiente livre de vírus como o novo coronavírus e de diferentes bactérias por até 28 dias”, explica Rubén Dario.

O composto dispensa o uso de solventes e álcool e utiliza encapsulante de origem renovável. Entre as vantagens da tecnologia, está a sua não volatilidade, o que prolonga sua ação antiviral e antibacteriana.

Novas aplicações

A UFMG e a Ehrena estão estudando novas aplicações para a tecnologia por meio de testes com cosméticos, produtos hospitalares, saneantes e veterinários.  “A tecnologia mostrou-se muito promissora após diversos testes de aplicação que desenvolvemos, conferindo características antivirais por tempo prolongado em diferentes produtos, e não apenas do setor têxtil”, diz Renata Iwamizu, fundadora da Ehrena. Há 20 anos atuando na indústria têxtil, Iwamizu é detentora de patentes nacionais e internacionais que envolvem produtos nanotecnológicos e a funcionalização de tecidos.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Estado de Minas 23.02.2021

Vendas globais de fragrâncias para o lar deverão atingir US$ 8,75 bilhões em 2025

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O estudo “Global Home Fragrance Market (Scented Candles, Room Sprays & Reed Diffusers), da empresa de pesquisas  ResearchAndMarkets.com.

Prevê-se que o mercado global de fragrâncias caseiras alcance US $ 8,75 bilhões em 2025, crescendo a um CAGR de 5,29% para o período que vai de 2021-2025.

O estudo prevê que a rápida urbanização, melhoria do índice de confiança do consumidor, aumento das despesas com decoração, aceleração dos canais de comércio eletrônico e aumento da adoção de velas de aromaterapia devem impulsionar o mercado. Em 2020, o surto da pandemia COVID-19 criou um impacto desfavorável no mercado.

O mercado doméstico compreende três segmentos principais, nomeadamente velas perfumadas, difusores de palheta e sprays para ambientes. A grande preferência por velas perfumadas personalizadas nas economias em desenvolvimento ajudou as velas perfumadas a permanecerem na primeira posição entre todos os segmentos em 2020.

Os Estados Unidos e a China são os dois maiores mercados e já têm uma boa penetração nos níveis de mercado desenvolvido.

 

 

 

 

 

Fonte: PR Newswire 11.02.2021

Limpadores de superfície probióticos podem reduzir infecções hospitalares

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Produtos são capazes de construir um biofilme ativo de bactérias benéficas

Um estudo sobre uma das principais causas de infecções hospitalares (HAI)  está explorando como as bactérias contagiosas sobrevivem até mesmo em limpezas profundas com produtos químicos e está avaliando uma nova abordagem para reduzir HAI por meio do uso de limpadores probióticos de superfícies duras.

A colaboração entre a Genesis Biosciences e a University of Huddersfield no Reino Unido examinará biofilmes secos causadores de infecção e avaliará a eficácia de limpadores probióticos preventivos. Embora historicamente alto, o HAI testemunhou um aumento significativo no último ano devido ao COVID 19 e representa uma ameaça implacável e urgente.

Apesar da limpeza regular e completa, os organismos potencialmente infecciosos podem sobreviver em superfícies duras dentro das instalações de saúde, formando um biofilme seco que atua como uma barreira entre os microrganismos infecciosos e os agentes sanitizantes, além de formar um reservatório para a reinfecção da superfície.

O projeto de pesquisa investigará a forma e função dos biofilmes criando biofilmes secos sintéticos semelhantes aos encontrados em hospitais. Os pesquisadores então examinarão como os produtos de limpeza probióticos eficazes, como os criados pelo Genesis, evitam a formação de biofilmes secos em uma superfície e se os produtos de limpeza probióticos podem diminuir a cobertura do biofilme e as cargas de patógenos na superfície.

A Genesis Biosciences investiu milhões de libras e anos de pesquisa para desenvolver produtos que contenham microrganismos benéficos naturais que podem alcançar profundamente as superfícies, eliminando potencialmente bactérias nocivas e oferecendo resultados de limpeza duradouros. Em testes hospitalares recentes realizados com probióticos à base de Bacillus na Itália, uma simples troca de produtos de limpeza químicos tradicionais por variantes de probióticos reduziu o número de organismos detectados nas superfícies, resultando em uma redução de 52% no HAI e 75% nos custos associados àprescrição de antibióticos.

“Há evidências de que os produtos de limpeza probióticos podem reduzir os genes de patógenos ligados à superfície e de resistência antimicrobiana no ambiente e ajudam a construir um biofilme ativo de bactérias benéficas na superfície da aplicação, evitando assim o restabelecimento de organismos prejudiciais e prolongando eficácia de limpeza, explica gerente geral da Genesis Biosciences, Emma Saunders. “Este estudo é muito empolgante e, assim que confirmarmos a eficácia das soluções probióticas sobre suas contrapartes químicas corrosivas e tóxicas, essa nova forma de limpeza pode ser implementada em instalações de saúde em todo o país, minimizando infecções adquiridas em hospitais e potencialmente salvando vidas”, completa.

O projeto conjunto visa, em última análise, estender a base de conhecimento e compreensão das estruturas de biofilme seco e os aspectos genéticos de sua existência, enquanto fornece um método de teste robusto para desenvolvedores de limpadores de superfície para melhor avaliar a viabilidade de seus produtos nesta área exigente.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Wales 247  04.03.2021

Garden Química anuncia nova head de vendas e marketing e reformula identidade visual

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Viviane Gianasi chega com a missão de expandir o time comercial e o portfólio de soluções

Por Estela Mendonça

A fabricante e distribuidora de produtos químicos Garden Química, que está completando 28 anos, começou 2021 com novidades. Além de anunciar a contratação de Viviane Gianasi para o posto de head de vendas e marketing, também apresenta ao mercado sua nova identidade visual.

Formada em Engenharia Química com especialização em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas, Viviane, com mais de duas décadas de experiência na área técnica e comercial na indústria química, destaca-se por resultados expressivos no desenvolvimento de times de alta performance. Seus últimos desafios incluem passagens como head de marketing na quantiQ, do grupo GTM Chemicals, e como gerente executiva comercial na Coremal Pochteca.

“Acompanho a Garden desde os primeiros passos e sempre acreditei muito no potencial de seus produtos e seus executivos”, conta Viviane, ressaltando que, para 2021, a empresa projeta expandir o time comercial e desenvolver o portfólio de soluções, buscando parcerias sólidas para o sucesso dos negócios. “Mais do que desenvolver produtos e serviços, o desafio do marketing e vendas da Garden Química é assumir o papel de líder na área de gestão de informações de mercado e clientes, e, ao combinar estes dados com resultados e análises financeiras, trazer informações de alto valor para acionistas e gestores, ampliando a capacidade da empresa em avaliar seus investimentos e otimizar os recursos, aprendendo com as experiências anteriores como desenvolver produtos, serviços e campanhas cada vez mais efetivas”.

Expansão dos negócios

“Com a chegada da Viviane, a expectativa é melhorar a capacidade estratégica do time comercial, com foco em resultados, bem como aprimorar e implementar novos processos e apoiar a expansão dos negócios para a filial Recife”, explica o CEO Waldir Freire, que prevê que até meados deste ano a nova unidade já esteja operando.

CEO Waldir Freire: “Fizemos escolhas assertivas”

Segundo Freire, apesar dos desafios, a Garden Química registrou um crescimento de 60%.  “Tivemos um crescimento orgânico coerente com os mercados alvo em que atuamos. Neste cenário de pandemia, estávamos preparados para lidar com os impactos da recessão, fizemos escolhas assertivas, tendo o futuro sempre em mente”, avalia.

Nova identidade

Além do novo nome à frente do time comercial e de marketing, a empresa também renovou sua identidade visual. Para Freire, foi uma missão muito desafiadora, mas que a empresa precisava de uma cara nova: “Acompanhando o seu atual crescimento expressivo, com uma característica de sua gestão mais moderna, dinâmica e futurista, o logo representa com uma ‘seta’ a constante evolução da empresa, com cores mais fortes e um detalhe em dourado em sua solução química, ilustrando o valor que a empresa cria ao que entrega aos clientes”, explica. “É muito gratificante ajudar a escrever essa história de sucesso, ainda mais com a nova identidade da empresa”, completa Viviane.

 

Novo logo representa a constante evolução da empresa

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