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Tide comemora 75 anos de inovação

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A história dessa marca de produtos de higiene pessoal essencial começa na década de 1930, quando um cientista da P&G estava trabalhando silenciosamente em um agente de limpeza chamado Projeto X, que ele acreditava ter grande potencial para revolucionar a maneira como as famílias lavavam roupas

Chamado de “O milagre do dia de lavagem”, a Tide prometeu lavar mais a roupa do que o sabão em menos tempo – uma afirmação ousada feita por uma empresa cujo sustento dependia do sabão. Isso significa que durante o auge da 2ª Guerra Mundial, o Tide ajudou a dar às mulheres o tempo extra necessário para que entrassem no mercado de trabalho.

Desde o seu início, a Tide tem impulsionado a inovação em resposta direta às necessidades de seus clientes e tem uma história orgulhosa de “primeiros”, incluindo: primeiro detergente líquido, primeiro detergente com alvejante e a primeira caneta Tide To Go, para citar alguns. Desenvolvimentos recentes para o Tide foram explorados recentemente em Happi .

“O Tide foi criado porque um cientista acreditava que havia um grande potencial para revolucionar a maneira como as famílias lavavam roupas”, disse Amy Krehbiel, vice-presidente de lavanderia norte-americana da Procter & Gamble. “Nos últimos 75 anos, mantivemos essa mentalidade e nos esforçamos para criar produtos pensando nas pessoas. Estamos sempre procurando maneiras de ajudar as famílias a se lavar e antecipar suas necessidades de lavagem. ”

 

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 22.02.2021

Reckitt Benckiser fazer parceria com a Miami Marlins

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Lenços Desinfetantes Lysol estarão disponíveis ao redor do estádio para os fãs usarem

The Miami Marlins e RB, o fabricante do Lysol, firmaram uma parceria para melhorar em conjunto as medidas de desinfecção e limpeza existentes da equipe em Marlins Park. A aliança prioriza a proteção do consumidor, já que a equipe espera dar as boas-vindas aos fãs de volta ao Marlins Park durante a temporada regular de 2021.

Os Marlins são a primeira equipe da Liga Principal de Beisebol (MLB) a fazer parceria com a Lysol durante o treinamento de primavera da equipe e os jogos e práticas da temporada regular.

Os Marlins trabalharão com microbiologistas e especialistas da Lysol para fortalecer e reforçar as medidas de desinfecção no parque, com foco em áreas germinativas de alto contato, incluindo grades, banheiros, abrigos e clubes. A RB fornecerá aos Marlins produtos de desinfecção aprovados pela EPA para uso em áreas de alto contato e alto tráfego onde os germes são mais prevalentes, e dispensadores com toalhetes de desinfecção Lysol serão disponibilizados ao redor do estádio para os fãs usarem.

O anúncio segue um compromisso da RB com a MLB, anunciado em outubro de 2020.

“Práticas rigorosas de higiene e desinfecção são de extrema importância, inclusive para equipes esportivas profissionais, que buscam proteger seus fãs, jogadores e equipe em meio à atual pandemia de COVID-19”, disse E. Yuri Hermida, vice-presidente executivo da North America Hygiene for RB. “A Lysol está orgulhosa da parceria com os Marlins para ajudar a inspirar a confiança dos fãs conforme eles retornam ao estádio para continuar aproveitando o passatempo da América.”

“Sabemos que nossos fãs estão entusiasmados com a experiência do beisebol Marlins no estádio e a criação de um ambiente seguro para seu retorno a Marlins Park continua sendo uma prioridade enquanto entramos na temporada de 2021”, disse Michael Shaw, chefe de experiência e inovação da Marlins. “Esta parceria inédita entre as equipes da MLB dá aos nossos fãs confiança nas medidas que estão sendo tomadas para aplicar medidas adicionais de saúde e segurança em nosso estádio.”

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 22.02.2021

P&G Expande Microban24 para o Reino Unido

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Primeiro lançamento da mais nova marca de limpeza da P&G fora do mercado dos Estados Unidos

A Procter & Gamble está lançando o Microban 24 no Reino Unido.

O lançamento – que marca a primeira expansão de mercado da marca fora dos Estados Unidos – será apoiado por uma campanha de marketing integrado de alto impacto que alcançará 95% de seu público-alvo principal de compra ao longo dos primeiros dois meses nos principais pontos de contato da mídia, bem como aquisições em Twitter, Instagram, Pinterest e um programa de embaixadores em todo o Reino Unido, de acordo com a marca.

A linha será estocada em grandes varejistas em todo o país, incluindo ASDA, Sainsbury’s Morrisons, Wilkos, Waitrose, Coop, Costco e Ocado.

A Procter & Gamble lançou o Microban nos EUA no início de 2020 – exatamente quando a pandemia do coronavírus estava se espalhando pelos EUA.

“Em um momento em que estamos mais conscientes dos germes ao nosso redor do que nunca, as pessoas estão procurando produtos desinfetantes nos quais possam confiar e o Microban 24 oferece exatamente isso, fornecendo proteção poderosa contra bactérias que subsistem – para que você possa continuar com vivendo ”, disse Paris Kallintzis, diretor da marca P&G Home Care, Reino Unido e Irlanda.

 

 

 

 

 

Fonte: Happi 23.02.2021

Lenços umedecidos antissépticos ganham mercado no país

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Com a pandemia as pessoas ficaram mais atentas à higienização e passaram a se preocupar ainda mais com as superfícies tocadas pelas mãos (HTP – do inglês high touch points)

Tanto que um produto até então desconhecido da maioria dos consumidores ganhou destaque: os lenços umedecidos para desinfecção de superfícies, popularmente chamados wipes.

Se até 2020 o produto não tinha utilização em massa, os critérios com o advento da Covid-19 impactaram no mercado e nos costumes. Prova disso, é que segundo a Fibertex, fabricante de não tecidos, o segmento de desinfectant wipes deve puxar o mercado household e crescer acima da média.

Indicados para utilização nas mais variadas superfícies: vidros, azulejos, assentos de couro, balcões, entre outros, os lenços umedecidos acumularam um crescimento de 37% de 2019 para 2020, impulsionados justamente pelos cuidados contra o SARS-Cov-2.

Crescimento

Segundo Nívea Furlan, diretora de vendas e marketing da empresa, a consciência sobre a transmissão de doenças criou a necessidade por este tipo de desinfetante. “Houve um grande aumento no consumo desde o início de 2020 e, ao contrário de alguns outros produtos, o consenso é que uma maior demanda residual permanecerá mesmo após a Covid-19 ser controlada”.

Com taxa de crescimento anual estimada em 8,5% para o período de 2020 a 2025 – um pouco abaixo dos 14,7% registrados entre 2015 e 2020, mas ainda assim, promissor – o segmento segue em alta. Ainda de acordo com Nívea, apesar dos dados serem globais, o reflexo no mercado brasileiro deve seguir os mesmos passos.

Adriano Lowenstein, consultor e marketing estratégico na empresa Ecomaster confirma a informação. “Durante a pandemia houve grande movimentação no mercado com a promoção de lenços umedecidos para limpeza e desinfecção, tanto no segmento profissional como no doméstico”. Ele aponta ainda a praticidade de utilização – por serem prontos para uso e descartáveis – como atrativos para aumento do consumo.

Sem contraindicações para uso, no entanto, os wipes registram atraso em relação ao volume produzido em outros países. “Segundo informações de fabricantes multinacionais, o Brasil está 20 anos atrás dos Estados Unidos e 10 anos atrás da Europa no tocante ao desenvolvimento e utilização deste tipo de produto”, diz o consultor.

Ambientes self cleaning

Thiago Lopes, gerente técnico na Spartan do Brasil, avalia que apesar do rebuliço, a pandemia não gerou novas demandas, mas sim vem atuando como um catalisador para ferramentas, tecnologias, bens e serviços que já estavam disponíveis no mercado, mas por algum motivo não tinham tanta adesão.

Em sua análise, o especialista considera que os wipes passaram a ser mais utilizados devido à redução do risco de contaminação cruzada, uma vez que esses produtos são descartáveis. “Além, é claro, da rapidez da higienização, já que eles fazem a limpeza e desinfecção em apenas alguns segundos”, esclarece.

Além disso, o gerente indica a praticidade proporcionada ao agente de limpeza. “Não há necessidade da instituição, indústria, local ou ambiente ter um DML (depósito de material de limpeza) com diluidores instalados, o que demanda manutenção preventiva, corretiva, aferições, controle no prazo de validade do produto químico diluído, além de compra de frascos, gatilhos pulverizadores e panos de limpeza descartáveis ou reutilizáveis”.

Ele acrescenta ainda: “a utilização de wipes vai ao encontro de um conceito existente antes da pandemia que se tornou uma tendência: as estações self cleaning”. Na prática a responsabilidade da higienização das superfícies e dos ambientes passa a ser compartilhada com os usuários dos espaços.

Um exemplo são as escolas que já aderiram à prática. Nelas em cada sala de aula, sala de professores, refeitórios e áreas comuns o próprio usuário pode retirar um pano embebido em produto químico e fazer a higienização do seu espaço de estudo, lazer ou refeição. “isso tira uma carga grande das costas do pessoal da limpeza”, argumenta. “A mesma estratégia pode ser empregada em áreas administrativas de empresas ou indústrias”, diz.

O consultor da Ecomaster também destaca os benefícios da utilização dos lenços umedecidos nas etapas de higienização de superfícies e equipamentos. “Ao invés do operador umedecer ou borrifar produto na microfibra ou pano, ele simplesmente retira da embalagem e aplica, seguindo as recomendações do fabricante”.

Padronização

No entanto, as opções de lenços umedecidos antissépticos disponíveis no mercado nacional não são padronizadas por composição ou categoria. Lowenstein aponta a existência de vários fabricantes do produto, com diferentes opções de substratos, reforçando a ausência de padrão.

Lopes relembra que ao citar categoria a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define as RDC´s (Resolução da Diretoria Colegiada) 59, 14 e 35, que indicam uma categoria específica de desinfetante para cada tipo de ambiente.

“Desinfetante de uso geral para ambientes comuns, desinfetantes hospitalares para instituições de assistência à saúde e desinfetantes de indústrias alimentícias e afins para áreas de produção e/ou manipulação de alimentos. Além disso, para cada área existe uma categoria”, explica.

Vale lembrar ainda que além das categorias os produtos podem dispor de composições variadas: apenas para limpeza e outros para limpeza e desinfecção. “Nesse último caso há presença de ativos à base de álcool; quaternário de amônio; quaternário de amônio mais biguanida polimérica; peróxido de hidrogênio; peróxido de hidrogênio mais quaternário de amônio; triclosan; clorexedina, entre outros”.

Ainda segundo ele, a finalidade do produto é a mesma. Porém, cada tipo de ativo ou combinações entre eles oferecem características e vantagens distintas para utilização nos mais diversos ambientes.

Descarte

Mas a pergunta que fica é: como descartar os wipes após a utilização?

Roger Koeppl, fundador da cooperativa YouGreen diz que o volume de lenços antissépticos presentes no lixo reciclável aumentou muito nos últimos meses. “E isso é um problema, pois significa que este tipo de material não está recebendo o descarte correto”, esclarece.

O especialista explica que ainda não há no mercado uma tecnologia específica para reciclagem de TNT (tecido não tecido) – matéria-prima dos wipes. “Então, após a utilização a recomendação é colocá-lo no lixo do banheiro, preferencialmente, acondicionado em sacos apropriados para que ele seja tratado como rejeito”.

A partir daí, as equipes de limpeza devem prosseguir com a correta destinação para esse tipo de material. “O importante é destacar que esses materiais não devem, de forma alguma, serem tratados como recicláveis, lembrando ainda que foram utilizados para higienização de superfícies, contendo substâncias químicas e microorganismos contaminantes”, enfatiza.

Lowenstein também enfatiza que apesar do substrato (composição do TNT) ser reciclável, os lenços umedecidos trazem impactos para o meio ambiente, quando comparado às microfibras laváveis.

“Já estão disponíveis no mercado lenços em 100% viscose, biodegradáveis. Mas seu custo é muito elevado se comparado aos modelos que empregam poliéster e viscose. Além disso, quanto maior for o teor de poliéster nos mistos, mais difícil de ser biodegradado”, explica.

 

 

 

 

 

Fonte: Revista Higiplus 03.03.2021

Startup desenvolve equipamento para esterilização remota de ambientes

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Radiação UVC emitida pelo equipamento esteriliza ambientes de três a seis minutos e é capaz de inativar o novo coronavírus

A startup BioLambda desenvolveu em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein um equipamento móvel, operado remotamente, capaz de esterilizar ambientes com radiação ultravioleta C (UVC) em três a seis minutos. O equipamento foi idealizado originalmente para ser utilizado em ambientes hospitalares, como quartos de internação, centros cirúrgicos, laboratórios de análises clínicas, pronto-atendimentos, ambulâncias, locais de triagem de pacientes e de coletas de amostras para exames. Mas também poderá ser usado para descontaminar escritórios, indústrias alimentícias e até contêineres para exportação de alimentos processados ou in natura antes da embarcação.

Além da ação germicida, a radiação UVC emitida pelo equipamento é capaz de inativar o novo coronavírus, afirma Caetano Sabino, fundador da empresa e doutorando do Departamento de Análises Clínicas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. “Os testes em laboratório de biossegurança de nível 3 [NB3] mostraram que mesmo o equipamento com menor potência que já tínhamos desenvolvido, que é um descontaminador portátil de superfícies, é capaz de eliminar 99% da carga de coronavírus em menos de um segundo”, diz Sabino.

O equipamento integra uma linha de descontaminadores de superfície, de ar, de ambientes e de máscaras de proteção N95 ou de tecido desenvolvida pela empresa com apoio do Programa Fapesp Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

O projeto do equipamento surgiu a partir de uma demanda do Hospital Israelita Albert Einstein. No início da pandemia de covid-19, a equipe de apoio assistencial da instituição começou a buscar no mercado equipamentos para esterilização de ambientes por UVC a fim de auxiliar o processo manual de limpeza de quartos reservados para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

“O processo manual de limpeza já é muito eficiente, uma vez que elimina até 92% de unidades formadoras de colônias de microrganismos. O objetivo de usar a tecnologia UVC é complementá-lo para garantir maior segurança e eficiência”, explica Luiz Moreira, coordenador da área de governança e hospitalidade e gerente interino da área de apoio assistencial do Hospital Israelita Albert Einstein.

Ao começar a utilizar equipamentos para esterilização por UVC adquiridos inicialmente de outros fornecedores, os profissionais da instituição identificaram a oportunidade de melhorar o desempenho e a usabilidade dessa tecnologia. Como não identificaram no mercado fabricantes que pudessem atender aos requisitos que estabeleceram, fecharam uma parceria com a BioLambda, que integra a Eretz.bio, a incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein.

“Estávamos procurando por uma empresa disposta a trazer experiência com esterilização por UVC que pudesse ser somada à de um executor da tecnologia para desenvolvermos um produto exclusivo, com aplicação mais rápida”, afirma Moreira.

Os equipamentos comprados inicialmente pela instituição demoravam, em média, dez minutos para concluir a aplicação de UVC em um ambiente. Ao aumentar a quantidade de lâmpadas e a potência, o equipamento desenvolvido pela BioLambda conseguiu reduzir esse tempo em cinco minutos.

“Fizemos uma série de requisições para diminuir não só o tempo de uso do equipamento, que é extremamente importante para potencializar a operação do equipamento, mas também para torná-lo extremamente usual e seguro”, diz Moreira.

A BioLambda desenvolveu em aproximadamente três meses o equipamento em parceria com a equipe da área de apoio assistencial do hospital. Os testes foram feitos inicialmente em quatro leitos do hospital. Para avaliar a efetividade do equipamento na eliminação de microrganismos foram feitas contagens de unidades formadoras de colônia antes da higienização manual do quarto, após esse processo e depois da aplicação da radiação UVC. Os resultados mostraram que, juntamente com a higienização manual, a esterilização com radiação UVC elimina 99,9% dos microrganismos vivos no ambiente.

Já nos testes operacionais foi avaliada a facilidade de uso de equipamento pelas camareiras do hospital. “Depois da higienização de um quarto hospitalar, as camareiras ficarão encarregadas de levar o equipamento para dentro, ligá-lo e sair para que o equipamento faça de forma autônoma os procedimentos de desinfecção por radiação UVC”, explica Sabino.

Alta potência

O equipamento é retrátil, em formato de telescópio, com uma base fixa e dois módulos internos que se expandem e ficam expostos no momento em que o aparelho é acionado.

Ao ser acionado, o aparelho emite um alerta sonoro e outro luminoso para que pessoas que eventualmente estejam no ambiente saiam, evitando que sejam expostas à luz ultravioleta.

“A luz ultravioleta com comprimentos de onda superiores a 180 nanômetros pode causar efeitos adversos à saúde, como danos aos olhos, câncer de pele e envelhecimento. Por isso, os raios ultravioleta C nunca devem ser usados diretamente sobre a pele e os olhos de seres vivos”, adverte Sabino.

Além dos alertas sonoro e luminoso e sensores de presença, o equipamento também possui um sistema de segurança composto por uma placa – semelhante às utilizadas para indicar que o piso de um determinado ambiente está molhado –, a ser colocada junto à porta do espaço que será esterilizado.

A placa possui quatro sensores de contato com a porta e um painel eletrônico que indica o tempo de conclusão do processo de desinfecção após o equipamento ser acionado. Colocada na superfície da porta do ambiente que será desinfetado, a placa aciona o equipamento. Se, durante o procedimento, a porta for aberta, o processo de desinfecção é interrompido.

“Estamos desenvolvendo um modelo final da placa com um sistema touch screen para controle de funções do equipamento, como tempo de funcionamento e de espera para evacuação do ambiente e volume do alerta sonoro. Há locais nos quais se deseja que o alerta sonoro seja alto para que as pessoas não entrem no recinto, mas há outros onde o barulho não é desejável para não incomodar os pacientes, por exemplo”, diz Sabino.

Um dos fatores que permitem a rapidez na desinfecção de ambientes é a potência elétrica, de dois mil watts (W). Dessa forma, é possível descontaminar um ambiente de 30 metros quadrados em até cinco minutos, com a rapidez exigida, por exemplo, num ambiente hospitalar.

“A descontaminação de um quarto de internação tem que ser muito rápida porque o tempo de troca de pacientes – entre a alta de um e a entrada de outro – também é curto, levando entre 30 e 40 minutos”, afirma Sabino.

“Com equipamentos convencionais de descontaminação por radiação UVC esse processo levaria até uma hora para ser concluído, sem contar o tempo necessário para higienização e troca de lençóis”, compara.

Além de quartos de internação, o Hospital Israelita Albert Einstein está usando o equipamento para esterilização de ambulâncias e salas de hemodiálise. A instituição também pretende avaliar o uso para desinfecção de centros cirúrgicos.

Inicialmente, a instituição deverá adquirir entre oito e dez equipamentos para uso na unidade Morumbi. A expectativa da BioLambda é comercializar o equipamento também para outros hospitais ao custo unitário de aproximadamente R$ 50 mil.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Jornal da USP 02.03.2021

Startup fatura R$ 2,5 milhões com desodorante para roupa e spray anti-covid

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Renan Serrano, fundador da Visto.bio, divide sua rotina entre tocar a empresa criada em 2014 e ajudar outros empreendedores ao longo de suas jornadas

O ano de 2020 tinha tudo para marcar um novo momento da startup Visto.bio, empresa criada em 2014 pelo pesquisador em processos têxteis e bioquímica Renan Serrano.

Fundada com o propósito de mudar o mundo da moda com um spray que evita mau cheiro das roupas e descarta a necessidade da lavagem com água, a startup recebeu em janeiro de 2019 um aporte de R$ 1,2 milhão e se preparava para a expansão.

Mas aí veio a pandemia e o negócio, como de costume entre startups, teve que pivotar. Sem deixar de lado seu spray carro-chefe, a empresa viu uma oportunidade e lançou durante a pandemia um novo spray anti-covid, capaz de eliminar o vírus das roupas, da pele e do cabelo. Lançado em abril de 2020, o projeto foi premiado pela Singularity University, uma das mais importantes do Vale do Silício, no Pandemic Challenge, um desafio criado para buscar soluções contra o coronavírus.

O spray, feito a partir de uma combinação entre álcool e óleo de uma erva brasileira, recebeu a certificação da Anvisa e começou a ser vendido como antisséptico – com a proposta de ser menos prejudicial para a pele do que o álcool gel, por exemplo.

E o que parecia um ano dentro dos planos, tornou-se um período de desafios e novas entregas mas, ainda assim, de sucesso. “Percebemos que a dor do nosso consumidor tinha mudado, então olhamos para o nosso produto e repensamos a rota”, diz Serrano.

Hoje, a startup vende seus produtos somente no ambiente digital, com entrega para todo o Brasil. O “Programa Adeus, Desodorantes”, spray que tira o mau cheiro das roupas e rende até 400 aplicações e conta com consultas com dermatologistas, sai por R$ 199; já o antisséptico “Visto.bio Natural”, com 150 aplicações, sai por R$ 69.

O modelo de negócio deve mudar logo, visto que a startup já fechou parcerias com empresas como Kimberly-Clark e Philip Morris para formatar o negócio e levá-lo a pontos físicos de venda.

De fundador para fundador
Em 2020, a empresa faturou R$ 2,5 milhões. Segundo Serrano, o valor foi totalmente reinvestido no negócio, na contratação de pessoas e no desenvolvimento de pesquisas, além de apoiar startups parceiras. Isso porque o empreendedor acredita que os fundadores devem se ajudar.

De acordo com o empresário, duas startups foram investidas pela Visto.bio em 2020 – são aportes pequenos, de R$ 5 mil a R$ 10 mil. As empresas atendidas foram a Crop, focada em pesquisas para a produção de insumos que reduzam riscos associados às doenças crônicas; e a Flori.tech, startup de coleta inteligente de resíduos.

Apesar dos dois negócios serem da área da ciência, Serrano não limita as possibilidades de apoiar outros segmentos. “Se o nosso propósito é criar equilíbrio entre as pessoas e o planeta, isso envolve todas as áreas”, diz.

Além do dinheiro, o empreendedor tenta reservar parte de seu tempo – pelo menos uma hora por semana – para mentorar e trocar experiências com os outros fundadores. “De fato, é um desafio tocar família, mestrado e negócio, mas ainda sobra tempo para apoiar e ajudar outros empreendedores”, afirma Serrano.

Em 2021, ele espera fazer mais do que chama de “aceleração prática”, além de levar seus produtos para um público mais amplo. “Queremos investir em uma comunicação mais simples e oferecer o produto a um preço mais acessível. Estamos caminhando para isso.”

 

 

 

 

 

 

Fonte: Revista PEGN 02.03.2021

Saco para lixo vegano cresce 40% ao ano no varejo brasileiro

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Inovação da Embalixo eleva rentabilidade da seção de limpeza

Por meio de inovações, a Embalixo tem desenvolvido a categoria de sacos para lixo no varejo nacional. Grande exemplo foi o pioneirismo ao fabricar o primeiro produto vegano do segmento em todo o mundo.

A inovação é feita a partir de matéria-prima à base de planta. É 100% vegetal, sem nenhuma fonte animal em sua composição, nem nos processos produtivos ou nos testes de qualidade.  Isso porque o Embalixo Vegano é produzido com matéria-prima renovável, obtida a partir de plantas, e que contribui para reduzir as emissões de CO2 na atmosfera, ajudando a evitar o aquecimento global.

Está disponível nos tamanhos 30 L, 50 L , 100 L e também em opções menores para pias e banheiros. O melhor de tudo é que a linha vegana da Embalixo apresenta o mesmo desempenho, resistência e versatilidade dos sacos para lixo tradicionais da marca.

A cada ano, as vendas crescem em torno de 40%, puxada pelo público de bom poder aquisitivo e também por um perfil mais amplo de pessoas que seguem o veganismo e/ou consideram questões de respeito ao meio ambiente na hora de escolher as marcas que irão consumir.

O produto integra a linha premium da Embalixo, repleta de opções de alto valor agragado que ajudam a melhorar a rentabilidade da categoria nos supermercados brasileiros.

 

 

 

 

 

 

Fonte: SA Varejo 01.03.2021

Revestimento antiviral inovador para reduzir a propagação do Covid-19

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Acadêmicos da Northumbria University, Newcastle, foram apoiados pelo Government’s Defense and Security Accelerator (DASA) para desenvolver um revestimento antiviral adequado para uso em superfícies cotidianas

O DASA, que faz parte do Ministério da Defesa, contratou uma equipe de pesquisa da Nortúmbria para desenvolver um novo tipo de revestimento antiviral multifuncional que poderia fazer parte da biodefesa do país – crucial para combater crises de saúde pública, como a atual pandemia por COVID-19.

Em parceria com o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa (Dstl), acadêmicos do Departamento de Ciências Aplicadas da Universidade estão trabalhando para criar um revestimento “superhidrofóbico” exclusivo – de baixo atrito – que permite que as superfícies sejam funcionalizadas de uma forma que destrua vírus, mantendo a robustez e propriedades fáceis de limpar.

Embora os revestimentos antivirais não sejam um conceito novo, as abordagens existentes podem liberar compostos químicos indesejáveis no meio ambiente, não são duradouros ou são difíceis de limpar e manter.

Este novo revestimento visa fornecer uma solução para as desvantagens das fórmulas atuais.

O financiamento do DASA permitirá que a equipe de pesquisa explore uma ampla gama de aplicações, para entender se o revestimento é universalmente robusto em uma variedade de superfícies e materiais. Espera-se que, no futuro, possa ser usado em superfícies de alto contato, como corrimãos em transporte público, carrinhos de hospital ou lojas, bem como no mercado interno – em maçanetas ou torneiras de banheiro, por exemplo.

Tal desenvolvimento científico é uma ferramenta de biodefesa vital que pode ajudar a reduzir a taxa COVID-19 ‘R’, enquanto permite mais espaço para a vida ‘normal’ continuar.

O Dr. Matt Unthank, líder do projeto e Professor Associado em Química de Polímeros, disse: “Ter a capacidade e visão para projetar sistemas de revestimento multifuncionais que podem criar defesa duradoura contra vírus, embora também sejam compatíveis com a vida cotidiana, é um desafio, mas importante.

“Não se trata apenas de destruir vírus em laboratório. Novos sistemas de revestimento e tratamentos de superfície precisam ser robustos, fáceis de limpar, universais em sua aplicação, seguros e de baixo custo. Nossa pesquisa busca explorar essas interdependências e desenvolver novos sistemas de revestimento antivirais para as pandemias atuais e futuras. ”

Rotas para superfícies antivirais

Os métodos de desinfecção, como produtos químicos, alvejantes ou à base de álcool, destroem ou desativam ativamente microorganismos como bactérias e vírus em contato. No entanto, esta abordagem requer o retratamento constante das superfícies com agente desinfetante, o que pode ser trabalhoso e impraticável.

Uma abordagem alternativa é criar uma superfície permanente ou semipermanente que destrói as partículas de vírus em contato, conhecida como superfície “antiviral”. Eles se enquadram em duas categorias principais:

1) aqueles que lixiviam lentamente produtos químicos virucidas de uma superfície revestida para o ambiente, resultando em um efeito antiviral, conhecido como revestimentos biocidas ou virucidas de “liberação controlada”.

2) aqueles que têm uma superfície que é permanentemente capaz de destruir microorganismos, como o coronavírus e são conhecidos como revestimento de “biocida de contato” ou “virucida de contato”.

Ian Shortman, sócio técnico e cientista sênior da Dstl, disse: “Este trabalho visa desenvolver revestimentos transparentes que são biocidas e repelentes de água. As abordagens que estão sendo adotadas podem fornecer uma ampla gama de benefícios e ser facilmente aplicadas a uma variedade de superfícies, como têxteis e plásticos. ”

Andrew Caldwell, chefe do DASA, disse: “Parabéns à Northumbria University, estamos ansiosos para ver o progresso deste projeto importante e emocionante.

“Este trabalho é um ótimo exemplo de como o DASA, trabalhando com outras pessoas encontra, financia e ajuda a acelerar o desenvolvimento de inovações importantes que ajudam a nos manter seguros.”

O Dr. Matt Unthank e sua equipe estão se concentrando no desenvolvimento de novos revestimentos biocidas e virucidas de contato multifuncionais, que são seguros, não liberam produtos químicos para o meio ambiente e são fáceis de usar e universais em sua aplicação.

Uma desvantagem de todos os revestimentos biocidas e virucidas é que a contaminação da superfície por poeira, detritos e sujeira pode desativar suas capacidades antivirais com o tempo. Um sistema de revestimento ideal seria potente em suas propriedades antimicrobianas, mas também de fácil limpeza ou mesmo autolimpante por natureza. Este conceito é a inspiração para a baixa fricção, ou qualidades “superhidrofóbicas” dos revestimentos em desenvolvimento por pesquisadores na Northumbria University – uma visão que os diferencia das tecnologias de revestimento antiviral existentes.

 

 

 

 

 

Fonte: Teknoscienze 15.02.2021

Inokem lança desinfetante têxtil

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Devido à crise pandémica, os cuidados com a desinfeção do têxteis aumentaram significativamente

Para assegurar que estes materiais sejam desinfetados em poucos segundos, a marca portuguesa INOKEM apresenta o Vircov Tex, um desinfetante têxtil biodegradável, que pode ser utilizado em sectores como o retalho e os transportes.

Segundo um estudo da universidade De Montfort University (DMU) de Leicester, o vírus que provoca a Covid-19, pode sobreviver na roupa num período até 72 horas. O mesmo estudo indica que o vírus se pode manter vivo em materiais como o poliéster durante cerca de três dias, e no algodão, durante cerca de 24 horas.

Neste contexto e de forma a evitar a propagação pandémica através do têxtil, a INOKEM desenvolveu em 2020, o Vircov Tex, um desinfetante têxtil biodegradável que permite a eliminação do vírus que causa a Covid-19.

Vircov Tex

Com carater germicida, bactericida, fungicida e virucida, o Vircov Tex é desenvolvido através de uma tecnologia avançada que permite a desinfeção de materiais como estofos, tecidos, colchões, calçado e peles, de forma rápida e totalmente segura. Não possuindo contraindicações, este produto revela-se ideal para qualquer tipo de têxtil, permitindo otimizar o processo de desinfeção no transporte de pessoas e mercadorias.

Além disto, o Vircov Tex atua como um grande aliado no sector do retalho, uma vez que a sua utilização evita as quarentenas de roupa e os respetivos custos adicionais, tanto a nível de mão-de-obra, como a nível de custos energéticos com limpezas a vapor.

Cada litro de Vircov Tex permite mais de 4.000 pulverizações/desinfeções. Esta valência permite que este produto seja viável e eficaz tendo sido uma excelente solução na reabertura de várias lojas de vestuário após o desconfinamento do ano passado.

Além deste produto, a INOKEM apresenta um vasto portfolio de soluções desinfetantes para uso doméstico e empresarial, compostas por matérias 100% biodegradáveis e biológicas, contribuindo para o bem-estar do ambiente e para a saúde de todos.

 

 

 

 

Fonte: Grande Consumo 26.02.2021

OMO, Hellmann’s e Santander são marcas que mais investem em influenciadores no Brasil

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Dados também revelam que houve queda de 7,44% no uso da #ad em comparação com o mesmo período do ano anterior

Socialbakers, plataforma líder global em soluções para otimização de performance corporativa em redes sociais, realizou um amplo estudo nacional sobre o desempenho das empresas brasileiras que mais trabalharam com influenciadores.

A marca de produtos de limpeza OMO ficou com o primeiro lugar no ranking de marcas que mais colaboram com influenciadores no período, com 171 perfis fazendo 247 menções da marca; seguida do banco Santander com 120 produtores de conteúdo e 176 citações; e da Hellmann’s, com 96 influenciadores que mencionaram a marca 216 vezes. Ainda ficaram top 5 a Natura com 89 perfis e 246 menções, bem como a empresa de produtos de beleza e cuidados Nivea com 76 influenciadores e 93 citações.

Para Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, o uso de influenciadores pelas marcas requer uma percepção para que seja destinada ao público certo. “Os seguidores estão tendo uma aproximação maior com os formadores de opinião e, com isso, também se eleva o nível de exigência deles. Sendo assim, é muito importante que os influenciadores entendam o seu público e que as marcas percebam quais são os formadores de opinião que estão mais alinhados e combinam melhor com o perfil delas.”

O relatório ainda revelou que no quarto trimestre de 2020 a hashtag #ad foi usada em 5.721 postagens no Brasil, uma alta de 40,5% em relação ao trimestre anterior. Apesar do aumento em comparação com os meses anteriores, houve uma queda de 7,44% comparando os meses de outubro, novembro e dezembro de 2020 com o mesmo período de 2019. Essa diminuição não ocorreu somente no Brasil, mas quando comparamos globalmente a queda foi ainda maior, de 17,6% no uso da hashtag #ad.

Segundo o levantamento, também houve um desempenho positivo de algumas marcas no trabalho com produtores de conteúdo, com destaque para Knorr, Sorriso, Sadia, Açúcar União e Protex. O resultado é o cálculo da média de interações na postagem de um influenciador que menciona a empresa em comparação com uma postagem publicada pela própria marca.

O estudo da Socialbakers levou em consideração o trabalho das marcas com o marketing de influência no Instagram no quarto trimestre de 2020. Todo o estudo foi feito com base nas interações do Brasil.

Cuidados com as roupas: Brasil crescerá acima da média global

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Entre os cinco maiores consumidores do mundo, país deverá registrar aumento de mais de 23% até 2025

Por Estela Mendonça

Com vendas que totalizaram US$ 2,997 bilhões em 2020, o Brasil ocupou a quinta posição no ranking global – liderado pelos Estados Unidos –  de produtos de cuidados com as roupas, que incluem detergentes lava-roupas, amaciantes e auxiliares de lavanderia, segundo a Euromonitor International. O resultado representa um crescimento de 15,8% em relação a 2015.

Na previsão da Euromonitor, embora permanecendo na mesma posição de consumo, o Brasil deverá registrar o maior crescimento em vendas nos próximos anos entre os cinco maiores mercados. As vendas deverão atingir US$ 3,705 bilhões em 2025, representando uma elevação de 23,6% em comparação a 2021, com crescimento anual de 4,3%. Enquanto isso, Estados Unidos e China crescerão 16,3% e 17%, respectivamente.

A Procter & Gamble, que detém 26,3% de participação no mercado global, nem aparece entre os três primeiros colocados no ranking brasileiro, que é liderado pela Unilever, com 42,7%, seguida por duas companhias nacionais, Química Amparo (Ypê) e Gtex.

Mudança de hábitos

Os cuidados com as roupas vêm ganhando importância para os consumidores brasileiros e se sofisticando, o que pode justificar o crescimento esperado para os próximos anos. Pesquisa da Mintel realizada no ano passado no Brasil mostrou que 49% dos brasileiros lavavam as roupas imediatamente ao retornarem para casa e 29% aumentaram a duração do ciclo de lavagem, além de 46% afirmarem que buscavam ações desinfetantes. O interesse por produtos com ação aromatizante e proteção desinfetante, que permitisse reusar as peças de forma segura também foi apontando por 54% dos entrevistados.  Na mesma pesquisa, 28% também manifestaram interesse por produtos que reduzam o tempo de lavagem das roupas.

Amanda Caridad, Analista Sênior da Mintel no Brasil

Para Amanda Caridad, Analista Sênior da Mintel no Brasil, esse cenário abriu muitas oportunidades: fórmulas eficazes na remoção de sujeiras e na desinfecção sem necessidade de ciclos longos ou água quente, formulações que protejam os tecidos dos danos causados nas fibras e nas cores dos tecidos, além de produtos desinfetantes, desodorizantes para permitir usar mais vezes as peças sem a necessidade de lavá-las.

As fragrâncias em produtos para os cuidados com as roupas também são atributos valorizados e determinantes para a decisão de compra. “Para detergentes, este atributo é o segundo mais importante e, para a compra de amaciantes, é o primeiro, sendo que neste caso os consumidores dão preferência a produtos que ofereçam fragrância de longa duração”, afirma Amanda, que também destaca que as fragrâncias inspiradas em aromaterapia podem registrar aumento, já que 45% dos consumidores demonstraram interesse por aromas relaxantes em cuidados com as roupas.

Amaciante translúcido

As marcas responderam rapidamente às novas demandas e realizaram muitos lançamentos em 2020. A Ypê, que no ano passado completou 70 anos e alcançou presença em 91,5% dos lares brasileiros, de acordo com o relatório Kantar Brand Footprint (2020), trouxe algumas novidades para a categoria de cuidados com a roupa, como o Amaciante Concentrado Ypê Essencial, translúcido, livre de corantes, hipoalergênico e 99% biodegradável. Sua fragrância contém óleos essenciais e traz notas naturais de frescor. A empresa também apresentou o Sabão em barra Ypê Natural, de base vegetal, sem corantes e sem perfume.

Perfume e desinfecção

As duas marcas de cuidados com as roupas da P&G também realizaram lançamentos para atender a nova demanda. Downy relançou a linha premium Perfume Collection, com quatro perfumes de longa duração (Místico, Adorável, Paixão e Liberdade), e colocou no mercado o Downy Spray Higienizador, capaz de matar 99.9% das bactérias, que pode ser usado para higienizar e desinfetar superfícies, roupas, sapatos, equipamentos, utensílios e objetos. A fórmula também auxilia na proteção contra maus odores das roupas, agindo em bactérias que causam odores desagradáveis. É capaz de matar 99.9% das bactérias, deixando o perfume Downy como diferencial.

Ariel lançou o detergente multiuso Ariel 3 em 1, que limpa roupas, pisos e superfícies sem deixar resíduos. Ele possui ação desengordurante e detergente que não agride os tecidos, e ainda ajuda a prevenir os sinais de desgaste nas roupas.

Sem passar

No segundo semestre do ano passado, Gtex Brasil anunciou o lançamento do detergente lava-roupas Baby Soft Infinity Care, que oferece oito  tecnologias que promovem ação anti-esgarçante, ação anti-bolinhas, ação antiestética, rejuvenesce as fibras, protege as cores, combate maus odores, oferece maciez absoluta e fortalece os tecidos. A marca também estreou em uma nova categoria com o Baby Soft Sem Passar que, além de desamassar as roupas, elimina maus odores e deixa as peças mais macias e perfumadas por mais tempo, contribuindo para  uma sensação de roupa sempre limpa.

Lavagem perfeita

Entre as mais recentes novidades da Unilever, Omo anunciou uma evolução do OMO Multiação com o lançamento de OMO Lavagem Perfeita. Todas as variantes da linha passaram a contar com nova fórmula, com dez benefícios, como capacidade de remoção das manchas em uma única lavagem e o cuidado para que as cores durem mais. O pó ultrafino tem rápida dissolução e não deixa resíduos nas roupas. A versão líquida ganhou um novo perfume e viscosidade diferenciada para evitar desperdícios durante a dosagem.

A marca lançou ainda uma versão que reforça sua eficácia contra o vírus da Covid-19, o Omo Lavagem Perfeita Sanitiza e Higieniza. Na linha Tira Manchas Extra Poder, a novidade é o Omo Tira Manchas Ultra Espuma, com válvula pump de fácil utilização, prometendo remover manchas em uma aplicação única. Também é lançamento o OMO Peças Íntimas e Biquínis, que foi desenvolvido em parceria com a marca de lingerie Valisere, considerando o hábito das brasileiras de lavar as peças íntimas no box.

Calcinha no box

Também aproveitando o hábito de muitas mulheres que lavam as roupas íntimas durante o banho, a Onda Eco acaba de lançar o in.box,  um detergente líquido com camomila, 100% natural, vegano, biodegradável e hipoalergênico. O produto foi desenvolvido para roupas íntimas femininas e masculinas, além de biquíni, calção, sunga e até roupas esportivas.

Delicadeza do coco

A Minuano, marca de produtos de limpeza da Flora, renovou as embalagens e reforçou as ações de marketing para promover sua linha Coco Minuano, indicada para peças delicadas, como as roupas íntimas e infantis. Produzidos de forma artesanal, com óleo natural de coco e pH equilibrado, os produtos da linha possuem fórmula hipoalérgica, que limpa e remove manchas dos tecidos preservando suas fibras e sem causar irritação à pele.

Bioz Green, empresa de produtos biodegradáveis, hipoalergênicos e feitos de plantas – traz para o mercado seus primeiros amaciantes de roupas criados à base de plantas. A matéria-prima escolhida para desenvolver os novos produtos foi o óleo de palma, provindo de colheita sustentável. A linha é composta pela variante Conforto, que possui uma fórmula concentrada com fragrância duradoura de karité e baunilha, e  Baby, que conta com uma formulação mais suave, assim como a pele dos bebês, além disso, sua fragrância é 100% natural, resultado da combinação de camomila e lavanda..

Inspirados no skincare

Na Europa, a marca de detergentes para roupas All da Henkel lançou duas novas variantes. A formulação All Free Clear Clean & Care se destaca por introduzir queratina e vitamina E, ingredientes encontrados normalmente em produtos de skincare. Segundo a empresa, ele suaviza e promove maior elasticidade às fibras e é isento de corantes e perfume.  Já o All Free Clear Pure é um detergente de base biológica que contém 99% de conteúdo de base biológica certificado pelo USDA. Utiliza fórmula multienzima para limpar, é biodegradável e livre de perfumes e corantes.

Detergente em tiras

Outro destaque internacional é a Tru Earth marca de detergentes de roupa criada no Canadá em 2019, que lançou um detergente para roupa em formato de tira em três variantes: roupa fresca, bebê e sem aroma. As tiras com cerca de três gramas dissolvem-se na lavagem, são vegan, hipoalergênicas e têm poder de limpeza ultra concentrado. O produto é oferecido em embalagem em cartão, 100% livre de plástico e compostável, que permite reduzir em 94% os níveis de poluição no transporte e reduz a quantidade de embalagens de plástico descartadas nos aterros sanitários.

Cuidado micelar

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing na Evonik para Care Solutions América Central e do Sul, lembra que o conceito de cuidado micelar, eficiente na limpeza e suave para a pele, já é utilizado há muito tempo nas categorias de cuidados pessoais, mas agora também chegou para os cuidados da casa e tecidos e estão cada vez mais presentes em produtos de home care. Inspirada nos cosméticos micelares, a Evonik oferece produtos que permitem elaborar formulações eficientes na limpeza, seguras, suaves, que permitem misturas transparentes ou que não precisam de enxágue.

Daniel Coelho, Coordenador de Marketing na Evonik para Care Solutions

Coelho cita como exemplo o REWOFERM® SL ONE, o biossurfactante ultrassustentável e de origem renovável, com estabilidade enzimática, fácil de formular e livre de microplásticos, nanopartículas e silicones. “REWOFERM® SL ONE é uma alternativa sem etoxilação para limpeza de roupas e superfícies. O produto é ideal, por exemplo, para ajudar na limpeza eficiente e, ao mesmo tempo, suave das máscaras de tecido para proteção facial”, destaca Coelho. “Além disso, estudos apontam que patógenos como bactérias e vírus podem viver em tecidos por até 8 ou 12 horas, sendo importante a lavagem adequada e regular das máscaras, antes mesmo do uso de qualquer agente desinfetante. Por isso temos formulações para atender a demanda dos consumidores que querem limpeza eficiente e segurança para seus tecidos e para a pele”.

O coordenador também destaca que, diferentemente das soluções tradicionais de cadeias de baixa insaturação, em que há potencial amarelamento e deposição na superfície da fibra, os esterquats da Evonik promovem penetração na fibra, condicionamento uniforme, mínima quantidade de resíduos e baixa  irritabilidade para a pele. Trazendo benefícios multifuncionais para amaciantes domésticos e institucionais, as soluções Evonik, incluem o REWOQUAT® WE 45, para uma ampla variedade de formulações com bases estáveis, permitindo formulação de amaciantes transparentes e não exigindo aquecimento ou resfriamento durante o processo de formulação; o REWOQUAT® WE 28 E, de base biodegradável, com matérias-primas renováveis e etanol como solvente, e o REWOQUAT® WE 18 E BR, também de base biodegradável e etanol como solvente, adequado para grande variedade de formulações de amaciantes em versões diluídas e concentradas e com ótima compatibilidade e cobertura com fragrâncias.

Outra indicação de Coelho é o TEGO Sorb®, projetado para uma ampla variedade de aplicações e para uso em tecidos e superfícies, removendo permanentemente odores desagradáveis. “TEGO Sorb®, reage sob demanda por precipitação e faz com que os maus odores sejam realmente eliminados de maneira irreversível. Com ação rápida e altamente eficaz, é diluível diretamente em água, permitindo maior flexibilidade em matéria ativa. Derivado vegetal, o produto é biodegradável e não contém silicone, nanopartículas ou microplásticos”, completa.

Valor à categoria

Fabrizio Mazzeo, Gerente Técnico de Industrial & Home Care América Latina da Clariant, reconhece que o ano de 2020 colocou em teste muito do que se conhecia do mercado: “Foi um ano desafiador, que provocou e acelerou transformações nos hábitos de consumo de produtos de limpeza e cuidados com as roupas”. Ele pontua que o distanciamento social incentivou as pessoas a usarem roupas mais confortáveis no dia a dia e a transformar seu lar em um ambiente multifuncional. Além disso, muitos consumidores que não conseguiram fazer o distanciamento social intensificaram a lavagem das roupas e passaram a buscar produtos eficientes, mas que também fossem suaves e menos agressivos para não desgastar as peças. “Todas essas mudanças promoveram o aumento da consciência e do rigor do consumidor para a demanda por produtos de melhor custo-benefício e que entreguem exatamente o que é prometido no rótulo”.

Fabrizio Mazzeo, Gerente Técnico de Industrial & Home Care América Latina da Clariant

Para Mazzeo, esse contexto também deve ser encarado como uma oportunidade para os fabricantes apostarem em novos produtos e indica a linha TexCare® da Clariant, composta por aditivos de alto desempenho, utilizados em produtos para cuidados com as roupas e que adicionam valor à categoria. Além disso, com a variante TexCare® SRN 260 Life também é possível entregar excelência em sustentabilidade, por se tratar de um produto de origem renovável e com Índice de Carbono Renovável (RCI) de 80%, considerado altíssimo nessa categoria.

A linha TexCare® é bem versátil, podendo ser utilizada em aplicações de detergentes lava-roupas, tira-manchas e amaciantes. De acordo com Mazzeo, sua principal função é criar uma camada protetora sobre os tecidos, um verdadeiro escudo que impede o contato da mancha com a fibra, protegendo as roupas, prolongando a vida útil dos tecidos e auxiliando no processo de limpeza nos ciclos subsequentes de lavagem, além de reduzir a agressão causada pelo sistema surfactante do detergente.

Outra vantagem apontada pelo executivo é que, por sua natureza não iônica, a linha TexCare® apresenta compatibilidade com os sistemas de tensoativos tradicionais. Sua forma líquida e seu fácil manuseio também facilitam o processo de fabricação, além de possuir 60% de conteúdo ativo, excelente perfil de biodegradabilidade e altíssimo índice de carbono renovável.

Estudos realizados pela Clariant comprovaram que um tecido de algodão-poliéster tratado com um detergente contendo 0.5% de TexCare® SRN 260 apresentou ampla proteção contra manchas, melhorando a remoção de sujidades oleosas em mais de 30% e mantendo o tecido até duas vezes mais branco após lavagens contínuas. “Além disso, ao facilitar a remoção das manchas, a presença de TexCare® permite otimizar o teor de ativos da fórmula, manter o bom desempenho de limpeza e gerar economias para o formulador”, ressalta Mazzeo.

Enzimas inteligentes

Quando o assunto é lavagem de tecidos, uma limpeza efetiva é importante, mas os benefícios secundários não devem ser ignorados. Elaine Scarelli, líder regional de Home & Personal Care na divisão de Health & Biosciences da IFF, pondera que, ao escolher um detergente lava-roupas, os consumidores buscam não apenas qualidade, mas também consistência, um atributo que os fabricantes devem sempre ter em mente para fidelizar o consumidor.

Elaine Scarelli, Líder Regional de Home & Personal Care da IFF

“A geração de hoje procura gratificação instantânea, está mais informada do que nunca e busca aprovação dos pares para as suas decisões. E, no contexto pós-COVID-19, os consumidores estão buscando produtos que promovam limpeza profunda. Identificando e acompanhando os comportamentos e preferências dos consumidores de hoje e do futuro, a IFF desenvolve novas soluções que permitem aos fabricantes satisfazer essa base de consumidores diversificada, dinâmica e exigente”, explica Elaine. “Projetadas para fornecer desempenho econômico e sustentável, nossa linha de enzimas, distribuída no Brasil pela Polyorganic, destaca-se em lavagens de ciclo curto e baixa temperatura”.

Entre os destaques, Elaine cita a tecnologia ENZOGUARD®, que permite uma distribuição inteligente dos grânulos de enzimas no detergente em pó. Isso porque o fornece de duas a quatro vezes mais partículas, permitindo melhor distribuição e maior flexibilidade de dosagem. “O resultado dessa tecnologia exclusiva é um alto número de partículas multifuncionais presentes em cada colher de detergente para uma experiência de lavagem consistentemente positiva”.

Tendo como alvo o grande desafio para os fabricantes de detergente em pó de administrar a estabilidade de seus produtos, devido às diferenças nas condições da fábrica até a casa do cliente, a IFF também desenvolveu o PREFERENZ® P 300, uma protease líquida projetada para ser estruturalmente estável e fornecer remoção robusta de manchas de base proteica.

Segundo Elaine, PREFERENZ® P 300 beneficia não apenas os fabricantes de detergentes, mas também seus consumidores: “Ele permite que os fabricantes reduzam os sistemas de estabilização, o que gera muita economia durante a produção. Já a estabilidade do PREFERENZ® P 300 ajuda a cumprir as promessas de desempenho que a empresa faz aos clientes, garantindo fidelização à marca”, afirma.

Roupas rejuvenescidas

André Karadi, marketing Home Care, I&I and Industrial Formulators da BASF, reforça que a busca por produtos que cuidam e protegem as roupas é uma tendência econômica alinhada com a sustentabilidade. Segundo ele, isso já é uma realidade por meio de novas tecnologias que atuam nas fibras durante a lavagem. “A BASF possui soluções que permitem ter roupas novas por mais tempo. Além disso, essas soluções são consideradas opções sustentáveis, que diminuem a necessidade de compra recorrente de novas peças e reduzem a quantidade de resíduos (microplásticos) na água de lavagem descartada pelas máquinas de lavar”.

André Karadi, Marketing de Home Care da BASF

Entre as soluções que a BASF oferece para cuidado e proteção dos tecidos, sejam sintéticos, naturais ou mistos, estão as linhas Plantatex® e Sokalan®, que têm como objetivo reduzir o desgaste, conservar as cores, evitar a transferência de cor entre roupas coloridas e brancas e até “rejuvenescer” fibras danificadas. Karadi acrescenta que, utilizando essas soluções juntas, é possível conservar de forma eficiente os mais diversos tipos de tecidos, aumentando a vida útil das peças.

Karadi observa que a proteção das roupas vai além das fibras: “Aprendemos durante a pandemia que proteger a nós mesmos e a nossa família contra doenças e ameaças externas é de suma importância”, diz, destacando as linhas Protectol® e Tinosan®, que protegem e têm ação desinfetante eficiente contra fungos, bactérias e vírus, incluindo os envelopados, como os da classe corona e bactérias.

Outro destaque da BASF lançado recentemente é o SolupratTM Roupas Vegano. Combinado com as soluções sustentáveis do conceito B-Active da companhia, o ingrediente possibilita a construção de um produto base vegetal e compatível com as mais diferentes soluções para limpeza, incluindo remoção de manchas, desinfecção, proteção das fibras e das cores, maior conforto, suavidade e outros benefícios.

“Neste mercado, no qual produtos de alta performance são cada vez mais exigidos, a BASF vem se posicionando com toda a qualidade de seu portfólio para diversos tipos de aplicação”,  afirma Karadi, que assegura que as soluções apontadas são apenas alguns exemplos e que é possível conferir estas e outras especialidades, além de solicitar amostras, na plataforma online shop@BASF.

Produtos coloridos

Fernanda Soro, Gerente Sênior de Marketing Latam da Sensient, reforça que a pandemia de COVID-19 elevou a importância do cuidado das roupas, já que as pessoas passaram a lavá-las com mais frequência. Entretanto, alerta para os impactos da recessão global e o fato de os consumidores estarem adotando um mindset consciente e sustentável, que condena o consumo desenfreado de roupas. “Tudo isso pede para que controlemos melhor nossos gastos, tornando-se mais do que necessário inovações para o mercado de laundry care que ajudem aos consumidores a cuidar das roupas e prolongar seu período de uso”.

Fernanda Soro, Gerente Sênior de Marketing Latam da Sensient

A multinacional Sensient, que já é reconhecida por fornecer cores de alta qualidade e pureza para o segmento de beauty & personal care, também oferece uma variedade de tonalidades para os mercados doméstico, industrial e institucional de limpeza. Sua ampla gama de produtos inclui corantes com certificação FD&C e D&C, corantes ácidos e outros compatíveis com EPA para atender a todas as aplicações, que vão desde limpadores de automóveis, ceras para desengordurantes, desinfetantes, limpadores de superfícies duras e detergentes, até produtos de cuidados com as roupas.

O maior desafio enfrentado pelos fabricantes de produtos de limpeza e tratamento de tecidos no que se refere às cores dos produtos, segundo Fernanda, é encontrar corantes ácidos que não manchem a pele e o tecido. Além disso, com a exposição recorrente das roupas a esses corantes, lentamente ocorre o desbotamento das cores, o que diminui a vida útil das peças.

“Felizmente, para esses problemas a Sensient já tem soluções inovadoras, ambas disponíveis numa ampla gama de cores”, afirma Fernanda, citando duas linhas da empresa: SensiRinse, corantes completamente solúveis e enxaguáveis com alto poder tintorial que não mancham tecidos, e SensiRinse Plus, uma evolução tecnológica do SensiRinse, que não  mancha tecidos nem a pele. “A tecnologia é livre de metais pesados e conta com conservantes aprovados para o contato cutâneo”.

“As soluções em cores da Sensient garantem o momento lúdico da lavagem, por propiciar a criação de produtos coloridos, que não transferem cor para tecidos e cútis e que também auxiliam na integridade das peças por não propiciar um descoloramento paulatino”, garante Fernanda, destacando que a empresa oferece orientação técnica e compartilha sua expertise em formulações para o desenvolvimento de soluções personalizadas.

Microcápsulas de fragrâncias

A experiência do uso de fragrâncias encapsuladas em produtos de higiene e cuidados com as roupas deverá se tornar padrão de perfumação no futuro. Esta é a aposta da Vollmens Fragrances, que investiu R$ 2 milhões e dois anos em pesquisa e desenvolvimento para lançar suas microcápsulas de fragrâncias para detergentes lava-roupas e amaciantes, as VOLL CAPS.

Sergio Gallucci, Gestor de Tecnologia da Vollmens

“A produção é totalmente nacional e o produto promete trazer inovação e competitividade para os clientes da casa de fragrâncias”, ressalta Sergio Gallucci, gestor de tecnologia da Vollmens. Lançadas durante o Vollmens Business Meeting, evento online realizado em outubro de 2020, as VOLL CAPS são as microcápsulas de fragrâncias produzidas por um processo exclusivo de polimerização. “Elas representam a última tecnologia com benefícios tangíveis na perfumaria”.

A coleção de fragrâncias das VOLL CAPS foi criada com exclusividade pelo mestre perfumista Paulo Fonseca. “Foram trabalhados ingredientes inovadores para a categoria, como o OUD, comumente utilizado na perfumaria fina, e também uma maior diversidade nas famílias olfativas, que irão oferecer uma experiência única para o consumidor brasileiro”, explica Gallucci.

O amaciante ou detergente em pó que possuir a tecnologia das VOLL CAPS, segundo Gallucci, irá oferecer aos consumidores uma perfumação prolongada dos tecidos, isso porque, durante o processo de lavagem, as VOLL CAPS são depositadas entre as tramas dos fios, onde permanecem por um período de tempo maior. A fragrância é liberada através da fricção dos tecidos, ou seja, no momento de uso das roupas, as cápsulas se rompem e liberam seu perfume.

Gallucci conta que, desde o lançamento, alguns clientes vêm realizando testes e estão em fase de validação das VOLL CAPS. “Nós acreditamos que em breve teremos grandes lançamentos para o mercado de cuidados com as roupas, principalmente na categoria de amaciantes”, aposta.

Voll Caps são microcápsulas são produzidas por processo exclusivo de polimerização

Aromaterapia na lavanderia

Para a Helena Klein, analista de marketing da Crecência, o mercado tem buscado cada vez mais produtos que possam trazer também benefícios para o bem-estar e a saúde do consumidor e que, com o advento da COVID-19, essa tendência cresceu ainda mais e provavelmente se manterá nos próximos anos.  “Devido ao cenário mundial atual, o consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com toda a cadeia de limpeza, incluindo os cuidados com as roupas. Ele está lavando mais as roupas e por isso tem buscado por produtos que apresentem aditivos para o cuidado do tecido e também benefícios diferenciados”.

Helena Klein, Analista de Marketing da Crecência

Buscando agregar um diferencial para os produtos de lavanderia, em 2020, a Crecência lançou a linha AROMATERAPIA, que conta com cinco fragrâncias, todas elas contendo blends de óleos essenciais que possuem propriedades terapêuticas, visando promover bem-estar e benefícios sensoriais para a saúde do consumidor.

Segundo Helena, a fragrância ALEGRIA, criada para transmitir a sensação de felicidade e bom humor, conta com os óleos essenciais de noz moscada e basilicão, sendo uma fragrância frutada doce e indicada para ser utilizada em produtos para roupas de criança. Para ressaltar a sensualidade e com um toque afrodisíaco, a indicação é a ATRAENTE, delicada fragrância floral amadeirada com óleos essenciais de ylang ylang e patchouli, perfeita para ser utilizada em produtos para roupas íntimas.

A linha também conta com a versão DESCANSO, formulada com óleos essenciais de lavanda e laranja, com direcionamento olfativo floral cítrico, que pode ser utilizada em produtos para lavagem de roupas de cama, considerando que possui propriedades relaxantes para uma boa noite de sono. Já a fragrância ENERGIA é ideal para promover mais disposição, pois contém em sua formulação óleo essencial de alecrim. “É uma fragrância enérgica com direcionamento olfativo floral verde, ótima para produtos para roupas de uso diário”, recomenda Helena.

Completando a linha, a fragrância floral herbal SERENIDADE  busca transmitir sensação de calma e  tranquilidade. Formulada com óleo essencial de camomila, é a opção mais versátil e perfeita para ser utilizada em todos os tipos de roupa.

Como se manter inovadora

Tentar descobrir o que os consumidores esperam para os próximos meses é uma das seis resoluções apontadas para a Kantar para as marcas se manterem inovadoras no cenário atual. “Já é possível adiantar que um maior planejamento das despesas terá um efeito na dinâmica dos canais e limitará as compras por impulso, embora não signifique que não haja espaço para indulgência e gratificação”.

Assim, como em outras categorias de bens de consumo, é preciso que as marcas de cuidados com as roupas continuem a se esforçar para compreender quais são as jornadas de compra na  categoria e como otimizar essas etapas. “Além de entender estes novos hábitos, usar a criatividade para gerar desejo no universo da comunicação e publicidade é passo fundamental para outra tendência: a necessidade de manter a marca atual”, diz o relatório.

 

Empresas de limpezas recebem cada vez mais candidaturas de pessoas licenciadas

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As candidaturas que chegam às empresas de limpezas são cada vez mais e, neste momento, a procura é maior do que a oferta

Uma das consequências da pandemia, escreve esta quinta-feira o “Jornal de Notícias”, é o aumento do número de pessoas licenciadas que optam pelo trabalho de limpeza doméstica ou industrial. E, neste momento, a procura é mais do que a oferta, garantem as empresas de recrutamento.

Uma das empresas mencionadas pelo “Jornal de Notícias”, a House Shine, refere que tem perto de mil trabalhadores e cerca de 10% têm uma licenciatura: “Temos cada vez mais pessoas licenciadas a trabalhar connosco. Há até o caso – que estranhei por ser de uma área de estudo que não era tão afetada pelo desemprego – de uma engenheira civil que foi nossa colaboradora”. Nesta empresa, o número de pessoas vindas do sector da restauração e hotelaria duplicou. Também outras empresas de limpezas admitem que registaram um aumento de candidaturas nos últimos meses de pessoas licenciadas, que não encontraram vaga na sua área.

Apesar deste aumento, no ano passado registaram-se várias queixas de trabalhadores que foram dispensados sem qualquer aviso prévio ou indemnização, fruto das quebras verificadas durante a pandemia. Ao Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas (STAD) chegaram várias denúncias de pessoas que “foram dispensadas com a justificação da pandemia, de um dia para o outro”.

 

 

 

 

 

Fonte: Expresso 18.02.2021

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