Um olhar sobre como os americanos secam suas roupas
“Secar sua roupa pendurada é uma das maneiras mais fáceis e baratas de economizar energia, emissões de carbono e dinheiro”, diz Joe Wachunas, gerente de programa de uma organização em Portland, Oregon, que defende o transporte elétrico
Mais de duas décadas atrás, Wachunas viajou como estudante de intercâmbio para a Itália, onde apenas 3% das famílias possuem uma secadora. Ele tem evangelizado roupas secas ao sol desde então. Alguns anos atrás, uma estação de televisão local o apresentou em um segmento sobre secagem de linhas para combater a mudança climática. “Eles me filmaram pendurando minha roupa de baixo”, disse ele ao New York Times.
Wachunas tem cronometrado a tarefa várias vezes e estima que pendurar uma carga de roupa leve cerca de oito minutos a mais do que colocá-la na secadora. Itens maiores levam menos tempo do que itens menores, como roupas de bebê ou meias. Além disso, ele calcula que, ao secar no varal, a economia será de cerca de US$ 600 por ano, além do fato que as roupas secas ao ar encolherão menos e durarão mais.
Nos Estados Unidos, cerca de 80% de todas as residências usam uma secadora de roupas, um eletrodoméstico que consome eletricidade, perdendo apenas para a geladeira. Mesmo com eletricidade de fonte renovável, os humanos precisarão cortar o uso de energia para reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa. A casa de Wachunas é coberta de painéis solares, e ele ainda pendura sua roupa nos elementos. “Esta é uma pequena maneira de resolver problemas enormes”, diz ele.
Fonte: New York Times 13.04.2021
Comments are closed.