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Nutra InnovationRadarSetor de produtos de limpeza se mantém confiante, mas com cautela para o futuro

Setor de produtos de limpeza se mantém confiante, mas com cautela para o futuro

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Dados do ICEI Setorial da CNI indicam que empresários do setor de saneantes se mantêm do lado otimista da indústria.

De acordo com dados do ICEI – Índice de Confiança do Empresário Industrial Setorial, de novembro, os fabricantes de produtos de limpeza se mantêm entre os segmentos confiantes da indústria brasileira. No levantamento, realizado pela CNI – Confederação Nacional da Indústria, o setor de saneantes e de higiene pessoal apareceu com 51,4 pontos (índices acima de 50 indicam otimismo). “As cadeias produtivas estão normalizadas e há espaço para retorno de investimentos para o setor. Embora tenha havido uma queda de quase 10 pontos em relação a outubro, a situação é melhor do que a de novembro de 2021, quando a pandemia ainda impactava muito as projeções”, afirma Paulo Engler, diretor-executivo da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional. 

Nos últimos meses, a confiança do empresário industrial, de todos os setores, registrou baixa, com alguns passando a registrar pessimismo para os próximos meses. A confiança caiu em indústrias de pequeno, médio e grande portes. O maior recuo foi registrado nas empresas de médio porte, cujo ICEI caiu 10 pontos. Nas pequenas e grandes empresas, as quedas foram de 7,4 pontos e 7,7 pontos, respectivamente.

Apesar da cautela para os próximos meses, a expectativa, segundo Engler, é que o setor de saneantes feche 2022 com um crescimento de cerca de 2%, o que significaria um novo recorde nos níveis de produção – o setor atingiu sua máxima histórica em 2019 e manteve a estabilidade em 2020 e 2021. “Parte desse crescimento se deve ao constante fluxo de lançamentos e ao fato de a sociedade ter se conscientizado sobre a importância do uso de saneantes como ferramenta de saúde pública”, analisa o diretor da ABIPLA.

A estabilidade mantida pelo setor durante o período mais crítico da pandemia permitiu que a indústria de produtos de limpeza continuasse a gerar postos de trabalho. Hoje, são mais de 92 mil empregos diretos gerados e saldo positivo no CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados nos últimos anos. “Além da geração de vagas, é importante destacar a possibilidade de ascensão profissional que o setor possibilita. É uma indústria muito desenvolvida, com oportunidades em todos os níveis de trabalho”, diz, lembrando que, em 2021, o número de empregos do setor cresceu 2,6%.

46 anos de fundação da ABIPLA

Em novembro, a ABIPLA completou 46 anos de atuação. A entidade foi criada para promover discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública e consumo sustentável e tem interagido, de forma permanente, com a ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária, entidades congêneres e autarquias, órgãos e esferas governamentais.

Nos últimos anos, a ABIPLA vem tendo papel de destaque no combate à desinformação e na defesa do uso correto de saneantes como ferramenta de saúde pública. Em março de 2021, por exemplo, a entidade lançou seu Guia de Produtos de Limpeza, publicação que responde às principais dúvidas de consumidores sobre os diferentes tipos de saneantes, suas indicações e cuidados no uso para ambientes domésticos e profissionais. 

Além disso, em parceria com o CFQ – Conselho Federal de Química, tem desenvolvido campanhas informativas sobre produtos de limpeza, como a que visa conscientizar a sociedade do risco de se misturar produtos de limpeza em desacordo com as informações do rótulo dos saneantes, as chamadas misturas caseiras de limpeza que, além de serem ineficazes, podem provocar danos em objetos e superfícies e até levar à formação de gases tóxicos, prejudiciais à saúde humana e de animais de estimação, por exemplo.

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