Lançamentos podem explorar e reforçar benefícios específicos para casas com animais de estimação
Um dos mercados que mais se valorizaram globalmente com a pandemia foi o de cuidados com os animais de estimação, crescimento apoiado pelo isolamento social. Na análise da Euromonitor, os consumidores sentiram conforto na companhia dos pets, levando ao aumento da posse de animais e a demanda por cuidados premium, como uma forma de expressar afeto e fidelidade. Os Estados Unidos lideram o ranking global de vendas desses produtos, em que o Brasil figura no privilegiado terceiro lugar.
O Censo Pet IPB, levantamento anual da população de animais de estimação realizado pelo Instituto Pet Brasil, mostra que o Brasil encerrou 2021 com 149,6 milhões de animais de estimação, uma elevação de 3,7% sobre os 144,3 milhões do ano anterior. Os cães lideram o ranking, com 58,1 milhões. As aves vêm em segundo, com 41 milhões. Os gatos figuram em terceiro lugar, com 27,1 milhões, seguidos de perto pelos peixes (20,8 milhões). E depois vêm os pequenos répteis e mamíferos (2,5 milhões).
A população de pets felinos foi a que registrou maior crescimento no Brasil entre 2020 e 2021, 6%, enquanto que a de cães cresceu 4%. Nos anos anteriores, os gatos já vinham registrando aumento maior em relação aos cães, mas nunca como o do último levantamento (6%). De 2019 para 2020, o índice foi de 3,6%. De 2018 para 2019, 3,4%. Os dados passaram a ser computados somente em 2018, mas uma estimativa do IPB dos últimos dez anos aponta para um crescimento médio anual de 2,5% entre os felinos.
Segundo apuração do Instituto Pet Brasil, a alimentação de animais de estimação representou 55% dos R$ 51,7 bilhões que os brasileiros gastaram em produtos, serviços e comércio de animais de estimação, uma elevação de 27% em relação ao ano anterior, segundo a apuração do Instituto Pet Brasil.
Oportunidades em limpeza doméstica
Entre as oportunidades que o aumento do número de animais de estimação cria para as marcas de produtos de limpeza, de acordo com a Mintel, é apresentar linhas de household especialmente desenvolvidas para solucionar problemas de limpeza de áreas e superfícies relacionadas a animais de estimação.
Entre as funcionalidades específicas dos produtos de limpeza, a Mintel cita fórmulas adequadas para superfícies duras e têxteis que forneçam ação de limpeza de longa duração, com tecnologia de eliminação de odores e manchas indesejáveis, além de linhas premium especialmente desenvolvidas para melhorar a saúde dos animais de estimação. Embalagens inspiradas nos pets também podem ajudar as marcas a se diferenciarem para chamar de forma rápida e eficaz os tutores.
Confirmando as oportunidades, uma pesquisa realizada pela marca de produtos ecológicos de limpeza Positiva, entre agosto de 2020 e junho de 2021, com mais de 20 mil clientes, para entender o que leva esses consumidores a escolherem produtos de limpeza mais sustentáveis, apontou que 40% optam por esses produtos por terem animais de estimação em casa e estarem preocupados com o bem-estar do animal.
Segurança e bem-estar
“Produtos de limpeza com características de sustentabilidade, segurança, suavidade e eficiência estão ganhando relevância na decisão de compra dos consumidores, principalmente nos mais de 50% dos domicílios brasileiros em que eles dividem seu espaço com cães ou gatos e tendem a levar em conta em suas escolhas a saúde e o bem-estar de seus animais de estimação”, reforça Vera Gomes, coordenadora de negócios home care da Dinaco.
Vera Gomes, coordenadora de negócios da Dinaco
Vera ressalta que, na limpeza doméstica dos lares com cães ou gatos, é importante dar uma atenção especial aos pisos, por serem superfícies onde os animais têm contato por mais tempo, e também para eliminação de odores desagradáveis causados por fezes e urina de animais, que costumam atingir os pisos e outras superfícies, como móveis e acessórios.
Focando em tecnologias inovadoras e multifuncionais, que atendam atributos desejados pelos consumidores em formulações minimalistas para cuidados do lar, roupas, utensílios e brinquedos do pet, sempre preservando o bem-estar dos animais, a executiva da Dinaco selecionou algumas especialidades da Evonik: TEGOTENS® SD 100 MB, REWOFERM® SL ONE e TEGO Sorb®.
O TEGOTENS® SD 100 MB, surfactante não iônico de origem 100% a base de vegetais e certificado Ecocert, é um produto multifuncional ideal para aplicação em superfícies e pisos em geral. Alternativa aos álcoois graxos etoxilados, com alta capacidade dispersante e emulsificante, segundo Vera, possui rápida penetração de sujeira, baixa formação de espuma, secagem rápida e sem resíduos. “Sem chance de prejudicar bichos que adoram aquele canto especial da casa e lambem o que ficar no chão”, garante.
Já para produtos que atuam como um reforço de limpeza altamente eficiente e com formulações ecológicas, o ingrediente REWOFERM® SL ONE, de acordo com Vera, é uma excelente alternativa, por ser um biossurfactante ultra sustentável, de fontes renováveis de base biológica para detergentes e com excelente poder de umectação, uma alternativa sem etoxilação e com certificado Ecocert.
Para eliminar odores desagradáveis de forma permanente e irreversível, a sugestão da Dinaco é o TEGO Sorb®, um ingrediente biodegradável para uma ampla variedade de aplicações em todos os tipos de superfícies e materiais. “Possui ação rápida, altamente eficaz e é compatível com a maioria das fragrâncias. Em combinação com as fragrâncias suaves, hipoalergênicas e biodegradáves da Takasago, o olfato e a pele dos pets estarão muito bem cuidados”, completa Vera.
Neutralizadores de odores
“Enquanto o mundo vivia momentos de muita preocupação em relação à saúde e à economia devido à pandemia da Covid-19, o mercado pet só crescia”, pontua Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda, ressaltando que pesquisas comprovam que o relacionamento com os animais melhora a qualidade de vida das pessoas, combatendo depressão, reduzindo estresse, aumentando a imunidade e estabelecendo vínculos afetivos.
Davi Pugliese, gerente de desenvolvimento de vendas para home care da Croda
Entretanto, Pugliese destaca que, frente a esse novo cenário e a demanda por novos produtos criada para esses considerados membros da família, a Croda possui tecnologias que são consideradas suaves e anti-irritantes e que poderão suportar os desafios de atingir os critérios de desempenho na criação de formulações, tanto para limpeza de ambientes e superfícies como para cosméticos, sempre considerando a compatibilidade dos ingredientes da formulação e, principalmente, com foco na sustentabilidade e no cuidado com o meio ambiente.
Um dos desafios na limpeza doméstica em casas com animais de estimação, segundo o executivo, é a neutralização dos odores, provenientes das urinas, fezes ou até mesmo exalados pelo corpo do animal, deixados em ambientes, em tapetes, caminhas, cobertores e outros objetos e superfícies. “Para tal desafio, a Croda traz ao mercado a linha de neutralizadores de odores ZinadorTM, com duas versões, Zinador 22L e Zinador 35L, para se adequar da melhor forma nos diversos tipos de formulações e aplicações”.
A linha Zinador é composta de neutralizantes de odores de base biológica (85% a 100%), que provou ser eficaz contra uma ampla gama de odores, em especial o de urinas. Não requerendo emulsificantes ou quelantes para formular, Pugliese destaca que eles são econômicos e muito fáceis de usar.
“Como estamos falando de limpeza doméstica, em alguns tipos de aplicações não temos enxágue (sofás, tapetes, cadeiras e outros), tornando importante observar também se a formulação não deixará resíduos, causando a mancha ‘fantasma’, que aparece após o tecido estar seco. Com a linha ZinadorTM, garantimos que esse tipo de mancha não irá ocorrer”, afirma Pugliese.
De acordo com Pugliese, a Croda realizou vários testes comparativos da eficácia de ZinadorTM com outros produtos comerciais, comprovando seu efeito na neutralização da concentração da amônia (usada para simular o odor de urina), logo após um minuto de ser adicionada, além de avaliações comparadas de resíduos em tecidos, que mostraram seu atributo antimanchas.
Biocida sinérgico
“O mercado brasileiro de cuidado com os animais de estimação está crescendo. O Brasil já tem a terceira maior população de animais de estimação do mundo e ocupa o sexto lugar entre os 10 países com maior faturamento do mercado pet care”, reforça Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan, lembrando que no auge da pandemia do coronavírus houve um aumento significativo no número de animais de estimação nas casas dos brasileiros.
Gabriela Crisol, pesquisadora especialista de P&D em home care da Stepan
Gabriela observa que, enquanto os animais de estimação trouxeram um ambiente vibrante para as casas, especialmente durante as medidas de confinamento, compartilhar o espaço com eles tornou a limpeza doméstica mais desafiadora. “Pensando na facilidade e eficiência, os donos de animais procuram produtos que limpem bem a casa, mas que também não deixem resíduos ou odores indesejados”.
Para atender essa necessidade e pensando em uma limpeza eficiente, a pesquisadora da Stepan recomenda o AMMONYX® LMDO, uma amina óxida ideal para formular detergentes, neutralizadores de odores e outros produtos de limpeza doméstica desenvolvidos para residências com animais de estimação. “Este produto oferece excelente poder de limpeza, além de aumentar a viscosidade e contribuir para a formação de espuma. Também pode ajudar na estabilidade da formulação, agindo como solubilizante de fragrâncias”, descreve.
Já para ajudar a lidar com os odores que os animais de estimação deixam nas superfícies, Gabriela também recomenda incluir um bactericida na formulação, o que ajudará a eliminar os microrganismos causadores de maus odores e a promover uma limpeza segura e eficiente. “O AGENT 2576-65 é um biocida sinérgico de 5ª geração baseado em sais de amônio quaternário. Este produto é concentrado em 80% ativo e requer baixa dosagem na formulação, quando comparado aos quaternários de outras gerações”.
“A combinação do AGENT 2576-65 com outros tensoativos, como o AMMONYX® LMDO, proporciona uma limpeza completa e eficiente da casa, eliminando a sujeira e quaisquer odores”, garante Gabriela, que coloca a equipe técnica da Stepan à disposição dos fabricantes para fornecer mais detalhes desses e outros ingredientes e para auxiliá-los no desenvolvimento de produtos de limpeza destinados para ambientes com animais de estimação.
Marcas embarcam
Muitas grandes marcas de limpeza lançaram produtos para aproveitar a onda de oportunidades. A SC Johnson, por exemplo, lançou no Brasil a linha de produtos desinfetantes Lysoform Pets indicada para desinfetar diversas superfícies da casa, ajudando a proteger os pets.
Os produtos da linha matam 99.9% dos vírus e bactérias presentes nas superfícies, inclusive os que causam a cinomose, a gripe canina e a calicivirose felina, além de eliminar odores causados por animais domésticos nos ambientes. Os locais sugeridos para uso incluem pisos, local do xixi, coleiras, brinquedos, roupas, sofás, camas, entre outras.
O Extreme Stain & Odor Eliminator, da Rocco & Roxie, comercializado no mercado americano, promete lidar com manchas de urina, fezes e vômito de animais de estimação. A marca adicionou um neutralizador de odores à base de minerais naturais à sua formulação enzimática para eliminar manchas e odores mais rapidamente. O produto funciona em carpetes, estofados, madeira, cerâmica, couro, tecido, entre outras.
A Pet Perennials lançou nos Estados Unidos uma nova linha de purificadores de ar para quem costuma transportar seus pets nos veículos: Pawsitively Fresh, composta por aromatizantes de carros de longa duração com designs de animais com expressões inteligentes para oferecer um pouco de “inspiração enquanto o consumidor dirige”.
A One Fur All atualizou sua linha de velas Pet House Candle que, além de um design moderno e sustentável, são feitas de cera de soja à mão em corantes, ftalatos, e parabenos. Elas foram desenvolvidas para neutralizar odores de animais de estimação e estão disponíveis em várias fragrâncias.
A marca Vanish, da Reckitt, lançou no Reino Unido, o Vanish Pet Expert Carpet & Upholstery Foam, Spray de espuma para limpeza que promete remover três vezes mais pelos e odores de animais do que apenas aspirar os tapetes e carpetes, ajudando também a proteger de novas manchas.
O Vamoosh Pet Hair Dissolver, disponível no Reino Unido, é um detergente com oxigênio ativo desenvolvido para dissolver os pelos de animais ao ser adicionado nos ciclos de lavagem das lava-roupas. Além disso, remove odores, manchas e sujeiras, além de eliminar 99,9% das bactérias.
O Clorox Pet Urine Remover, desenvolvido com peróxido de hidrogênio, propõe-se a remover rapidamente manchas e odores desagradáveis. Segundo a Clorox, a fórmula decompõe a urina em vez de mascará-la e funciona em superfícies duras ou macias.
A marca Febreze, da P&G, oferece nos Estados Unidos uma linha para eliminar odores persistentes de animais de estimação, composta por variantes específicas para tecidos, aromatizadores para pequenas áreas e aromatizadores sprays.
Para ajudar na rotina de limpeza dos tutores, a Bettanin lançou no ano passado EsfreBom Sacos para Lixo Pet. Segundo a empresa, possui tecnologia oxiobiodegrádavel, que se decompõem em um período de 1 a 3 anos. Na versão rolo de 6L, com 40 sacos, o produto traz uma solução prática e higiênica na hora de descartar a sujeira do pet sem prejudicar o meio ambiente.
A Skout’s Honor, especializada em produtos para animais de estimação ambientalmente e socialmente responsáveis, no início deste ano lançou dois novos produtos Severe Mess Stain & Odor, um para gatos e outro para cães. Os produtos prometem eficácia na eliminação de odores e são ecologicamente corretos e à base de plantas.
Lançada no Brasil, a linha de produtos Veja Pets, da Reckitt, é indicada para higienizar e neutralizar os odores que os pets deixam em casa. O limpador de uso diário higieniza todos os ambientes, além de conter fragrâncias exclusivas. Os produtos são ideais para espaços internos, quintais, clínicas veterinárias e pet shops.
A Zoflora anunciou o lançamento no Reino Unido do Biodegradable Antibacterial Floor Wipes, feito de fibras à base de plantas provenientes de florestas geridas de forma responsável, para limpeza de pisos de locais com animais de estimação. Os wipes estão disponíveis na fragrância Mountain Air, especialmente desenvolvida para ser mais bem tolerada pelo olfato sensível de cães, gatos e outros animais de estimação.
A UAU Ingleza, enxergando no amor pelos pets, um mercado de oportunidades, aposta em nova marca UAU AU, que inclui o Limpador Neutralizador de Odores UAU AU, com fórmula que limpa e neutraliza os maus odores do ambiente. “Este é um avanço na diversificação de mix da empresa para um cuidado completo e eficiente, dentro do propósito da marca, que cuida da família brasileira”, afirma a gerente de marketing da UAU Ingleza, Lara Melo.
Riscos de intoxicação
Os dados são dos Estados Unidos, mas servem de referência por aqui sobre os riscos de intoxicação animal. A ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), que mantém uma área de controle de intoxicação animal que opera uma linha direta para orientar donos e veterinários para manter os animais seguros e saudáveis, viu em 2022 as ligações subirem de 22%, totalizando 401.550 atendimentos.
Com base no ano anterior, a associação elabora uma lista das principais toxinas de animais de estimação. Os produtos de household, que incluem produtos de limpeza e tintas, por exemplo, ocupam a sexta posição e só perdem para os medicamentos de venda livre, os medicamentos prescritos, os produtos alimentícios, o chocolate e as plantas. Na sétima posição estão os produtos veterinários, seguidos por raticidas, inseticidas e itens para jardinagem, como fertilizantes.
Estabilidade pós-pandemia
Depois de um boom durante o isolamento social na pandemia de Covid-19 no Brasil, lares com pets tiveram uma redução -2,9% em 2022, segundo o estudo Domestic View 2022, que também mostrou que o gasto médio domiciliar com pets apresentou um salto de 129% entre 2020 e 2021. Enquanto entre os meses de março de 2020 e 2021 os lares com três ou mais cachorros representavam 21,2% do share, entre 2021 e 2022 passaram para 14,5%, e as casas com apenas um cachorro são hoje 10% a mais do que ano passado.
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