Pesquisadores criam spray de limpeza anti-COVID
Pesquisadores da Universidade de Queensland desenvolveram um spray de superfície de longa duração que tem o potencial de matar vírus como o COVID-19 e bactérias potencialmente mortais.
O spray contém uma proteína que permite aderir às superfícies e permanecer eficaz por 24 horas e está sendo avaliado pela Therapeutic Goods Administration para uso em limpeza comercial.
Uma equipe liderada por Heather Shewan, da Escola de Engenharia Química da UQ, decidiu criar um spray para uso em várias superfícies para matar o COVID-19 e bactérias como E. coli e staphylococcus aureus.
“Usamos gelatina hidrolisada, que essencialmente ajuda a criar uma película fina que permite que o spray grude nas superfícies e pode permanecer lá por pelo menos um dia e potencialmente mais tempo”, disse Shewan. “Essa durabilidade significa que é eficaz por um período mais longo do que um limpador padrão e tem potencial para ser usado em áreas de alto uso, como transporte público, cozinhas, hotéis, lojas de varejo, hospitais e áreas públicas.”
A pesquisa foi realizada em parceria com a fabricante australiana de produtos de limpeza OzKleen, com a proteína fornecida pela empresa Beaudesert GELITA Australia. Shewan contou com a ajuda da virologista Kirsty Short e da microbiologista Deirdre Mikkelsen para fornecer os conhecimentos multidisciplinares necessários.
O CEO da OzKleen, Mark Quinn, disse que o spray seria fabricado e produzido em Queensland e potencialmente exportado para todo o mundo. “Esta é uma iniciativa muito empolgante e os resultados mostram que este produto pode ser usado em locais públicos em todo o mundo e ajudará a tornar o mundo um lugar mais seguro”, disse Quinn.
Fonte: UQ News 18.01.2023
Comments are closed.