Casal cria aplicativo que promove lavagem automotiva ecológica a domicílio
As lavagens são feitas a seco, com produtos a base de cera de carnaúba, em cinco etapas
O casal Cintia Gonçalves Batista e Tiago Carvalho entende do setor de saúde. Ela é enfermeira, ele é anestesista. Apesar do background, decidiram empreender em uma área completamente diferente: eles fundaram a LavCar, aplicativo de lavagem ecológica para veículos que faturou R$ 300 mil em 2022.
Para usar o serviço, o cliente cadastra o carro e os dados bancários no aplicativo e pode solicitar as lavagens quando necessitar. O pedido é enviado para os parceiros que estiverem mais próximos da localidade. A ideia é que o cliente seja atendido onde quer que esteja, trazendo mais comodidade. A lavagem completa dura cerca de duas horas e meia e a chave do veículo fica com o proprietário.
A LavCar começou a operar usando o WhatsApp, em 2021. A partir de setembro do ano passado, o aplicativo entrou no ar e, atualmente, a plataforma conta com 10 profissionais cadastrados. Para se tornar um parceiro, o interessado precisa realizar um curso gratuito de três horas para conhecer a metodologia e os produtos. O kit inicial com mochila e itens de limpeza – flanelas, luvas, funil, pincel – custa R$ 699. A receita vem da venda dos produtos, já que não há cobrança de taxa pelo uso do app e os parceiros recebem 100% do valor das lavagens.
Batista afirma que entre os parceiros estão profissionais que trabalham com entregas para outros aplicativos, como iFood, Lalamove e Uber. As lavagens são feitas em intervalos de menor movimento e entram como segunda renda – a lavagem completa custa R$ 89,90 e dura cerca de duas horas. “Queremos ser uma plataforma de serviços e incluir outros profissionais no aplicativo, aumentando a renda das pessoas e gerando empregos. Também vamos começar a oferecer nosso curso em comunidades para ensinar quem tiver interesse e fornecer kits gratuitos”, afirma Cintia Gonçalves Batista, fundadora da LavCar.
Cera de carnaúba
As lavagens são feitas a seco, com produtos a base de cera de carnaúba, em cinco etapas. “Uma lavagem tradicional gasta de 300 a 400 litros de água. Temos cuidado com a questão da sustentabilidade. É um trabalho de formiguinha, as pessoas ainda não conhecem, mas lavar com água é coisa do passado”, declara. A empresa está investindo na linha de produtos, vendendo os itens também para concessionárias e pessoas interessadas: Batista conta que donas de casa adoram o limpa-vidros da LavCar. Eles podem ser adquiridos pelo site da startup e também em marketplaces como Magalu e Americanas.
A ideia para o negócio surgiu de uma dor dele: com o carro sempre sujo e sem tempo para se dirigir até um lava-rápido, ele pensou em uma forma de unir o útil ao agradável. Buscaram empresas especializadas em criar aplicativos e levaram cerca de um ano no processo. Depois, visitaram indústrias para encontrar um fornecedor para criar os produtos. O investimento inicial para tirar a LavCar do papel foi de R$ 250 mil.
Em 2022, o faturamento foi de R$ 300 mil e a projeção é chegar aos R$ 500 mil neste ano, com a entrada no B2B – ofertando o serviço para empresas que trabalham com grandes frotas e locadoras de veículos – e a estimativa de lavar 2 mil carros por mês, com 150 parceiros. Atualmente com operações apenas no Rio de Janeiro, a startup pretende expandir para São Paulo.
Para continuar crescendo, a LavCar pretende ir ao mercado neste primeiro semestre para conseguir investimentos. “Estamos montando um pitch bacana, deixando os números e projeções redondos para o investidor se sentir mais confortável”, conclui.
Fonte: Revista PEGN 01.02.2023
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