Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationEmpresas & Negócios RegulatóriosRobert Koch Institute atualiza diretrizes sobre limpeza probiótica

Robert Koch Institute atualiza diretrizes sobre limpeza probiótica

  • Written by:

O Robert Koch Institute, a autoridade de higiene hospitalar reconhecida internacionalmente, atualizou seus requisitos de higiene para limpeza de superfícies.

Agora, os probióticos foram incluídos como uma forma sustentável e comprovada de contribuir para melhorar a higiene hospitalar, criando uma microbiologia de superfície mais benéfica em hospitais e outras unidades de saúde.

A recomendação recém-lançada pela Comissão do Instituto Robert Koch para Higiene Hospitalar e Prevenção de Infecções (disponível apenas em alemão) afirma em sua seção 6.3 sobre limpeza probiótica que “o uso de probióticos em superfícies em instalações médicas é uma abordagem interessante porque as bactérias probióticas formam um microbioma estável a longo prazo, enquanto o sucesso da desinfecção dura apenas um curto período de tempo.

“Além disso, sabe-se que os desinfetantes estimulam o desenvolvimento de resistência cruzada a antibióticos, o que não é o caso dos produtos de limpeza probióticos”.

Um dos cientistas citados nas diretrizes do Instituto Robert Koch, o Dr. Tilman Klassert, do Helmholtz Center for Infection Research, enfatiza: “A inclusão da limpeza probiótica é o resultado de vários anos de pesquisa que resultaram em evidências sólidas sobre como ela pode ser usada como um aliado eficaz contra infecções nosocomiais, um grande problema que precisa de atenção adequada”.

 

 

 

Fonte: European Cleaning Journal 16.02.2023

Comments are closed.

Parceiros 2024