Refrigerantes prebióticos, eletrólitos e abstêmios impulsionam o mercado de bebidas em novas direções
Os jovens adultos nos EUA têm se tornado progressivamente menos propensos a consumir álcool.
Segundo a Gallup, 62% dos adultos de 18 a 35 anos dizem que bebem álcool, uma queda em relação aos 72% de duas décadas atrás. Além disso, os jovens adultos estão bebendo com menos frequência e são menos propensos a beber em excesso.
Por quê? A crescente preocupação pública com os riscos à saúde associados ao consumo de álcool, especialmente entre os jovens adultos, parece ser uma grande parte da equação.
De acordo com dados da Gallup, os jovens adultos estão particularmente preocupados com o fato de que o consumo moderado de álcool é prejudicial à saúde, com mais da metade (52%) agora tendo essa visão, em comparação com 34% apenas cinco anos atrás. Esse aumento de 18 pontos na preocupação contrasta com um aumento de 13 pontos entre adultos de meia-idade e pouca mudança entre aqueles com 55 anos ou mais.
Sem se limitarem apenas ao “Janeiro Seco” e ao “Outubro Sóbrio”, mais consumidores estão deixando de lado o álcool durante o ano todo e optando por alternativas saudáveis.
Se você estava se perguntando se o movimento “sober-curious” é sustentável, considere a história da Athletic Brewing. Segundo uma análise do Wall Street Journal com base em dados da NielsenIQ, a empresa se tornou a principal marca de cerveja não alcoólica em vendas nos supermercados dos EUA.
Na verdade, a cerveja não alcoólica se tornou o segmento de crescimento mais rápido dentro de um mercado de cervejas, apesar de representar uma pequena fatia das vendas totais.
Fundada em 2017 pelo ex-gerente de fundo de hedge Bill Shufelt, a Athletic Brewing explorou a sede dos consumidores por cerveja artesanal sem o álcool. Além da cerveja não alcoólica, a empresa oferece uma linha de água com gás infundida com lúpulo e sabores naturais como cereja preta, laranja vermelha, limão-lima e manga.
Hidratação e Eletrólitos
Em coincidência com a tendência de abstemia, os consumidores têm destacado a hidratação como parte de suas rotinas de estilo de vida.
A Precedence Research estimou o mercado global de bebidas eletrolíticas em mais de US$ 33,4 bilhões e espera que o mercado alcance quase US$ 59 bilhões até 2032, com uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 5,9% de 2023 a 2032.
Virando a página sobre o plástico e desafiando o molde do que uma marca de bebida pode ser, a Liquid Death conquistou uma forte base de consumidores atraídos pela marca de água enlatada com designs únicos.
Mesmo o fundador Mike Cessario não esperava que a marca ressoasse com uma audiência tão ampla, dizendo à CNBC que ele imaginava que as latas altas atrairiam músicos que precisam se manter hidratados e fãs que optaram por não consumir álcool e bebidas energéticas açucaradas.
Além da sua Água da Montanha, a Liquid Death oferece Chá Gelado com vitaminas do complexo B, água com gás aromatizada e um mix de bebida eletrolítica chamado Death Dust, que oferece cinco minerais essenciais e 200 mg de potássio por pacote de 35 calorias.
Em abril, a Liquid Death se tornou parceira oficial da NASCAR com um acordo abrangente e plurianual que faz da Liquid Death o “Chá Gelado Oficial da NASCAR”.
A linha de chás gelados de baixa caloria e baixo teor de açúcar da marca contém vitaminas do complexo B e “uma microdose de cafeína”, disponível em cinco sabores: Green Guillotine, Slaughter Berry, Grim Leafer, Rest in Peach e Dead Billionaire.
O chá gelado da Liquid Death agora ocupa a posição de best-seller número um na categoria de bebidas de chá prontas para beber (RTD) na Amazon, conforme definido pelas vendas totais no varejo. A empresa também está se destacando nas redes sociais, com mais de 8 milhões de seguidores no TikTok e Instagram combinados, tornando-se a terceira marca de bebidas mais seguida globalmente.
Há rumores de que a empresa abrirá seu capital este ano e foi avaliada em US$ 1,4 bilhão em março, quando anunciou o fechamento de uma rodada de financiamento de US$ 67 milhões que ajudará a empresa a expandir ainda mais a distribuição e acelerar a inovação de produtos.
Enquanto isso, a Corpse Reviver, fundada por mulheres e irmã da marca de kombucha alcoólico Hooch Booch de Anna Zesbaugh, oferece uma bebida eletrolítica “melhor para você” nas variedades Guava Rose, Botanical e Prickly Pear. Disponível em latas prontas para beber (RTD), a Corpse Reviver contém 75 mg de L-teanina, 175 mg de magnésio, 20 mg de zinco, 325 mg de potássio e 20 mg de sódio.
Segundo a empresa, “Corpse Reviver é mais do que uma bebida; é um companheiro versátil projetado para atender às suas necessidades aceleradas. Seja você se preparando para uma sessão rigorosa na academia, fazendo uma pausa consciente entre indulgências espirituosas ou saboreando discretamente em um speakeasy, Corpse Reviver se adapta perfeitamente a diversas ocasiões. Nossa bebida não apenas repõe eletrólitos e melhora a hidratação; revitaliza seu estilo de vida. Abrace a simplicidade de ingredientes melhores para você enquanto saboreia a essência de uma vida revigorada.”
Refrigerante Prebiótico
Enquanto isso, as marcas de refrigerante prebiótico Olipop e Poppi abriram um portal para outro mundo onde o refrigerante já não é mais evitado.
As vendas nos EUA de uma dúzia ou mais de marcas de bebidas prebióticas são estimadas em US$ 100-150 milhões, segundo a Beverage Marketing Corp, triplicando em relação ao ano passado.
Olipop recentemente colaborou com a Barbie para lançar uma edição limitada de sabor Pêssego com Creme que contém 9 gramas de fibra dietética e 5 gramas de açúcar. “Feito com suco de pêssego real e baunilha aromática, o sonhador Pêssego com Creme é doce, mas não muito doce, e tão icônico quanto a Barbie”, afirmou a empresa.
Bebidas Energéticas
Falando em colaborações, nesta primavera o Philadelphia Phillies se tornou o primeiro time da Major League Baseball a assinar um fornecedor exclusivo de bebidas energéticas, a Ghost Beverages, de acordo com o Philadelphia Inquirer.
Três variedades das bebidas energéticas da Ghost, em latas de 8,4 onças (OG Original, Orange Cream e Tropical Mango), agora são vendidas em quiosques e barracas de alimentos por todo o Citizens Bank Park.
As bebidas da Ghost, que contêm cafeína, taurina, Carnipure L-Carnitine, extrato de fruta de café inteiro Neurofactor e alpha-GPC, também são servidas como misturadores de bar e disponíveis como coquetel. A Ghost também realizará degustações e eventos especiais ao longo da temporada, segundo o Inquirer.
Competindo com a Ghost, marcas como Prime, Zoa e C4 continuam disputando uma parte do mercado de bebidas energéticas.
Enquanto isso, virando a maré de uma categoria tradicionalmente voltada para homens, as bebidas energéticas Gorgie — fundadas por Michelle Cordeiro Grant depois de ter criado e vendido sua startup de lingerie Lively — são mais do que uma marca de bebidas. A empresa diz: “É uma comunidade, uma marca, uma plataforma com uma missão de tornar o bem-estar divertido! Somos uma marca com benefícios, criando bebidas com benefícios, e estamos começando com energia. Acreditamos que bem-estar, energia, suplementos e produtos bons para você não devem mais ser um sacrifício em sabor, vibe ou estética.”
Cordeiro Grant disse em uma entrevista com Bristol Farms: “Todas as bebidas energéticas que eu via eram cheias de coisas como eritritol, sucralose e aspartame. E tudo isso em embalagens voltadas para homens ou que não pareciam relevantes para o que as pessoas querem segurar hoje. Esses produtos me davam tremores e quedas de energia. Em vez disso, eu queria um produto que tivesse bom gosto, que me fizesse sentir bem, e que também tivesse uma boa aparência. Um que eu estivesse animada para beber e orgulhosa de segurar.”
Apresentando 150 mg de cafeína do chá verde, vitaminas B6 e B12, L-teanina e 30 mcg de biotina, as bebidas adoçadas com estévia e sem açúcar estão disponíveis nos sabores Paradise Punch, Watermelon Crush, Mango Tango e Peach Tea.
Seguindo uma abordagem diferente das latas de energético carbonatadas, a nova linha Energy da Karma Water contém 150 mg de cafeína natural, 250 mg de Cognizin Citicolina e nove vitaminas essenciais, sem cores artificiais, sabores, adoçantes ou conservantes.
Disponível nos sabores Raspberry Peach, Blueberry Watermelon e Melon Dragonfruit, a Karma Energy Water apresenta a tampa patenteada PushCap da empresa, que armazena os ingredientes ativos em uma câmara hermética até serem liberados pelo consumidor.
Kelley Bridenbaugh, gerente de marketing da Karma Water, afirmou que a empresa está mirando em adultos conscientes da saúde. “Não estamos competindo com Red Bulls ou Monsters. Esta é uma energia sustentada que você pode consumir ao longo do dia”, disse ela. “O Cognizin se encaixa muito bem com o mesmo público”, acrescentou, pois consumidores informados “entendem o valor de um ingrediente de marca” e a pesquisa que apoia sua eficácia e segurança.
Avaliação de Mercado
“Estamos vendo uma tendência por bebidas mais naturais e saudáveis”, disse Nicole Staniec, vice-presidente de produtos de bebidas da Virginia Dare, empresa centenária de aromas e extratos que recentemente mudou de Brooklyn, NY, para uma nova instalação de ponta em Carteret, NJ.
“Ainda há espaço para bebidas energéticas com alto teor de cafeína, mas estamos observando uma transição em direção a energéticos mais sustentáveis, com rótulos limpos e produtos bons para você — energia com outros benefícios, como hidratação ou função cognitiva.”
Atualmente, com o aumento do custo de bens e serviços, os consumidores estão em busca de valor, observou Staniec. “Faz sentido que eles estejam procurando por produtos que ofereçam benefícios adicionais, para que obtenham o máximo valor pelo dinheiro gasto nos produtos que estão comprando.”
Mais conscientes de sua saúde e bem-estar, muitas pessoas também estão ativamente tentando reduzir a quantidade de açúcar e carboidratos que consomem, abrindo espaço para adoçantes naturais.
Ao lado da saúde cognitiva, o controle da glicose e do peso estão em alta, afirmou Staniec. “A saúde da mulher é outra área funcional que está começando a decolar, com produtos especificamente direcionados para diferentes estágios da vida das mulheres.”
Os mocktails e alternativas ao álcool estão tendo um “crescimento explosivo agora”, disse ela. Seja chamando de “consumo consciente” ou “curiosidade sóbria” ou algum outro conceito, tanto empresas tradicionais quanto novas startups estão chegando ao mercado com produtos para que todos se sintam parte da festa.
“Acredito que ainda há espaço para crescer na hidratação, geralmente com outro benefício funcional”, disse Staniec. Por exemplo, ela destacou alguns desenvolvimentos interessantes em produtos de hidratação à base de suco para crianças ativas.
No final das contas, “no fim do dia, ainda se trata de sabor”, ela acrescentou. “Os benefícios funcionais podem despertar o interesse do consumidor e atrair, mas se não tiver um bom sabor, eles vão buscar outra coisa para gastar seu dinheiro.”
O mascaramento e modificação de sabor é um processo complexo e personalizado. Não há uma solução única, disse Staniec. “Temos uma grande biblioteca de sabores de mascaramento e usamos essas ferramentas para mascarar os sabores indesejados que podem vir de qualquer um dos ingredientes ativos.”
Uma vez que o perfil de sabor é neutralizado, os cientistas podem então adicionar “sabores característicos” à formulação.
Staniec disse que sabores nostálgicos como certos doces e gomas das décadas de 1980 e 1990 voltaram ao centro das atenções. E para as gerações mais jovens, esses sabores oferecem uma “nova nostalgia”, já que estão experimentando-os pela primeira vez.
Fonte: Nutraceuticals World 03.06.2024
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