Visit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Nutra InnovationMatérias EspeciaisVerde e saudável: como Extratos Vegetais estão revolucionando a indústria alimentícia

Verde e saudável: como Extratos Vegetais estão revolucionando a indústria alimentícia

  • Written by:

Extratos vegetais inovam na composição de alimentos e bebidas para atender o consumidor que busca cada vez mais alternativas de uma alimentação saudável

Por Cristina Bielecki

A crescente busca por uma alimentação saudável direciona o consumidor para produtos naturais, o que inclui os extratos vegetais na composição desses alimentos. Para aumentar a vida útil dos produtos, protegendo de ações de bactérias, fungos e leveduras, impedindo o crescimento de micro-organismos, a indústria faz uso de conservantes, que podem ser naturais ou sintéticos, segundo artigo do GEPEA, Empresa Júnior da Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas, SP). Os extratos vegetais possuem propriedades antioxidantes e antimicrobianas naturais, e atuam na inibição do crescimento microbiano e no controle de oxidação de lipídios, por exemplo. Esses conservantes não alteram as propriedades físicas, químicas e nutritivas dos alimentos, sendo considerados aditivos. A preocupação do consumidor quanto à eficácia e, principalmente, o impacto para a saúde na ingestão de ingredientes sintéticos, é o que faz aumentar a procura de produtos à base de plantas, o que também gera menos impacto ambiental. São várias opções disponíveis, como por exemplo, extrato de alecrim, de chá verde, semente de uva, entre outros.

Isso tem levado a indústria de alimentos a direcionar seu foco na utilização dos extratos vegetais, porém a disponibilidade de matérias primas é limitada. Segundo análise da Exactitude Consultancy, são vários os fatores que afetam esse mercado, incluindo as mudanças climáticas, que trazem um impacto profundo para o crescimento de plantas utilizadas para a extração de compostos bioativos. Soma-se ainda o desmatamento que causa a extinção de florestas e biomas, provocado principalmente pela atividade humana. Esses fatores afetam diretamente a produção e o preço dos extratos vegetais. Outro aspecto é que em um mercado no qual os ingredientes artificiais dominam a maior porcentagem de participação, o custo para a produção e distribuição de ingredientes naturais é mais alto. Porém, à medida que os produtos naturais passem a ocupar mais espaço nesse mercado, os custos da produção tendem a cair.

Além dos extratos vegetais, estão entre os principais ingredientes naturais as especiarias, os óleos e adoçantes naturais, que são obtidos através de extração a seco, por exemplo, como a polpa de frutas desidratadas, utilizadas para a fabricação de geleias, pães, sucos, chás e suplementos alimentares. Os ingredientes naturais atendem também o público que necessita de uma dieta restritiva, caso dos vegetarianos, veganos, ou para quem possui intolerância a glúten e lactose. E ainda alcança o consumidor que busca uma dieta à base de proteína, com os produtos plant-based.

POTENCIAL DE MERCADO

De acordo com dados do relatório da Exactitude Consultancy, a expectativa é de que o mercado global de extratos vegetais tenha um crescimento de 11.70% CAGR de 2020 a 2029, e poderá atingir acima de US$ 87.16 bilhões até 2029, contra US$ 32.20 bilhões em 2020. O crescimento desse mercado está diretamente relacionado ao aumento da procura por alimentos naturais mais saudáveis por parte do consumidor, o que por sua vez gera a demanda por extratos vegetais pela indústria de alimentos e bebidas. O relatório abrange o mercado global de extratos vegetais por tipo (fitomedicamentos e extratos de ervas, óleos essenciais, especiarias, sabores e fragrâncias), por aplicação (produtos farmacêuticos, suplementos dietéticos, alimentos e bebidas, cosméticos) e por região.

EXTRATO DE OLIVA, ALECRIM, CHÁ VERDE E HORTELÃ

A busca incessante dos consumidores por produtos com ingredientes naturais, sustentáveis e confiáveis é uma tendência marcante nos dias de hoje. A crescente conscientização sobre os efeitos da alimentação na saúde e no meio ambiente impulsionam essa demanda por produtos mais limpos e transparentes.

Thamires Silva, Analista de Produtos

Thamires Silva, analista de produtos na Kemin

“Nesse contexto, a Kemin está atenta às necessidades do mercado e dos clientes, oferecendo soluções inovadoras que se alinham perfeitamente a essas expectativas”, segundo Thamires Silva, analista de produtos.

A empresa apresenta sua nova linha OLESSENCE™ – a nova geração de soluções naturais para a preservação da vida útil dos alimentos, mantendo as características sensoriais, como frescor, sabor e aroma por muito mais tempo. Segundo a Analista de Produtos, a chave para essa inovação reside em uma combinação sinérgica de extratos naturais aromáticos, cuidadosamente selecionados pela sua eficácia, proporcionando um perfil de sabor equilibrado e sem impacto sensorial (com aroma e sabor neutros). Entre esses extratos estão o extrato de oliva, alecrim, chá verde e hortelã, que combinados garantem a qualidade do seu produto ao longo do shelf-life.

“O OLESSENCE™ oferece o melhor custo em uso quando comparado com outras soluções do mercado, e contribui para um rótulo limpo, visto que os ingredientes são naturais, de fontes vegetais e conhecidos pelos consumidores”, segundo a analista de produtos. Seus compostos são extraídos sem utilização de solvente químico, e, com a sua versatilidade, pode ser perfeitamente integrado às suas formulações existentes. Este ingrediente aromático pode ser aplicado em produtos como biscoitos e cárneos, e também ser explorado em novas aplicações.

“Assim, a introdução do OLESSENCE™ representa mais do que uma resposta às demandas do mercado, mas também um passo significativo em direção a alimentos mais saudáveis e sustentáveis. É a Kemin impulsionando a evolução do setor alimentício rumo a práticas mais naturais, seguras e responsáveis”, conclui Thamires Silva, Analista de Produtos da empresa. (Disclaimer: Certas declarações podem não se aplicar a todas as regiões geográficas. A rotulagem e as declarações associadas podem diferir com base nos requisitos governamentais).

EXTRATO DE ACEROLA

De acordo com Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos, a Duas Rodas utiliza o seu profundo conhecimento em ingredientes naturais para oferecer um portfólio especializado de extratos botânicos. A empresa alinha expertise, investimentos em tecnologia e parcerias estratégicas para criar soluções inovadoras ao mercado de alimentos e bebidas. Em seu portfólio clean label para a indústria cárnica, oferece uma linha de soluções que inclui Extratos de Acerola e outros botânicos microencapsulados, que apresentam importantes ganhos na conservação de atributos sensoriais de forma natural, substituindo os tradicionais aditivos sintéticos.

Mozart da Silva Soccas, Gerente de Desenvolvimento e Pesquisa de Produtos

Mozart da Silva Soccas, gerente de desenvolvimento e pesquisa de produtos na Duas Rodas

“As soluções foram desenvolvidas pela equipe de pesquisadores da Duas Rodas junto a universidades, que investigaram a interação dos extratos botânicos aplicados em carnes para desenvolver um produto com elevado potencial antioxidante. Conseguimos uma combinação com benefícios e especificamente formulados para mercados que buscam clean label e garantias de shelf life para diversos tipos de produtos cárneos”, explica Mozart.

Ele ressalta outras vantagens das soluções Duas Rodas, como a preservação do sabor, odor e da cor de produtos cárneos, retardando a oxidação lipídica e rancidez, além da presença do ácido ascórbico natural, que promove a aceleração e estabilização da reação global de cura, e da proteção ao valor nutricional dos alimentos. Os ingredientes da linha de Extratos de Acerola para cárneos têm aplicações em diferentes produtos, como hambúrgueres, linguiças, mortadela, presunto, salsicha, empanados, cortes temperados de carnes de aves, bovina e suína, além de pescados, entre outros.

CÚRCUMA – HISTÓRIA E TECNOLOGIA

A utilização do Açafrão-da-terra, também conhecido como Cúrcuma (Curcuma longa), envolve mais de 4.000 anos da cultura Ayurvedica na Índia. Atualmente, a utilização dos rizomas do Açafrão em pó é amplamente empregado pela indústria alimentícia em diversas aplicações como aditivo alimentar, em Curry indianos, para atribuir propriedades como melhora nas condições de armazenamento, palatabilidade e apresentação dos alimentos devido ao seu sabor característico, aroma marcante e à coloração amarela que confere aos alimentos.

Mas, a parte do seu prestigiado uso na culinária, a Cúrcuma possui uma longa história de uso na medicina Ayurvedica, devido às suas reconhecidas propriedades medicinais que são especialmente atribuídas à sua composição de substâncias denominadas de Curcuminoides, sendo o seu principal representante a Curcumina. O Açafrão em pó apresenta cerca de 3-5% de Curcuminoides, um teor relativamente baixo e que exigiria uma quantidade expressiva do ingrediente para atingir propriedades medicinais.

Com o avanço da ciência e tecnologia na padronização de extratos vegetais, o estabelecimento de extratos contendo um maior teor de ativos, neste caso de Curcuminoides, se tornou realidade. As técnicas de extração exaustiva dos compostos presentes na matéria-prima vegetal em conjunto com as ferramentas analíticas, como a Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC), permitiram o melhor entendimento dos compostos ativos da Cúrcuma levando a padronização seletiva, precisa e exata dos Curcuminoides. Esse avanço se tornou fundamental para garantir uma maior concentração e potencialização dos efeitos terapêuticos das substâncias ativas, os Curcuminoides. Outro fato relevante, os métodos adequados de extração e análise dos extratos padronizados atualmente são requisitos mandatórios para garantir ingredientes seguros, eficazes e livre de adulterações.

O Sami-Sabinsa Group é referência na produção de extratos de Curcuma longa há mais de 35 anos. O Curcumin C3 Complex®, padronizado em no mínimo de 95% de Curcuminoides, faz referência aos três Curcuminoides principais – Curcumina , Desmetoxicurcumina (DMC), Bisdemetoxicurcumina (BDMC), e são reconhecidos como a assinatura digital do extrato de Cúrcuma, a correta padronização é essencial para garantir o seu potencial biológico.

Camila Correa, Analista de Qualidade

Camila Correa, analista de qualidade no Sabinsa Brasil

O Sami-Sabinsa Group se orgulha de ter fornecido os padrões farmacopeicos de Curcuminoides para a Farmacopeia Americana (USP) e estabelecimento da monografia oficial Curcuminoids, segundo Camila Correa, analista de qualidade, da Sabinsa Brasil. O Curcumin C3 Complex® foi premiado como o branding mais estudado clinicamente globalmente, com mais de 200 estudos publicados, sendo 98 estudos clínicos oficialmente registrados em clinicaltrials.

A indústria fabricante de ingredientes, especialmente de extratos vegetais padronizados, desempenha um papel vital e de alta responsabilidade. Com o avanço da tecnologia, as ferramentas atualmente disponíveis permitem o fornecimento de extratos vegetais altamente padronizados e obedecendo aos mais altos rigores de qualidade e segurança para a indústria alimentícia. O exemplo do Curcumin C3 Complex® do Sami-Sabinsa Group, demonstra como a ciência e a tecnologia permitem uma maior concentração dos compostos ativos do Açafrão-da-terra, garantindo qualidade, segurança e múltiplos benefícios à saúde. O estabelecimento de extratos corretamente padronizados eleva o nível de qualidade em ingredientes naturais, e representa uma nova perspectiva para inovação em alimentos funcionais. A tecnologia em extratos vegetais é uma realidade, e um caminho “sem volta” para o setor produtivo focado em consumidores exigentes. “Extratos vegetais de qualidade são oportunidades que agregam valor à indústria alimentícia, permitindo o desenvolvimento de produtos mais saudáveis, funcionais e seguros para os consumidores. Sabinsa Brasil se orgulha de ser uma empresa brasileira que fornece extratos padronizados ao mercado e às indústrias da América Latina com o mais alto rigor”, enfatiza a analista de qualidade da Sabinsa Brasil.

PERPECTIVAS DE MERCADO

O aumento da procura pelo consumidor por uma alimentação mais saudável e por ingredientes naturais em alimentos e bebidas, incluindo as bebidas aromatizadas, os suplementos nutricionais, tanto para dietas fit ou aquelas com restrições alimentares, como também para saúde, beleza e cuidados da pele, deverá impulsionar o mercado de extratos vegetais utilizados nas composições desses produtos. Para atender a crescente busca desse consumidor, a indústria investe em pesquisa e tecnologia na criação de novos produtos para suprir essa demanda.

Comments are closed.

Parceiros 2024